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Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Valorização da marca CAM

Imagem: arquivo pessoal

Ontem, numa rápida resenha com o bom amiGalo Luciano Gontijo, ouvia interessantes observações dele sobre marketing, marca Galo e essa paixão de uma Torcida que consome tudo que diz respeito ao nosso time do coração. Estava me preparando para retornar da minha cidade, daí desafiei o amigo a ocupar este espaço Atleticano para um debate. Ele, que é advogado e jornalista, acima de tudo – como nós – é Atleticano e esteve com o Galo por muitas partes do mundo nos últimos tempos. Essa foto do alto, por exemplo, foi em Defensores Del Chaco, em Assunção, na primeira partida da decisão da Libertadores de 2013.

* Por: Luciano Malta Gontijo de Amorim

“Indo para 110 anos a se completar em março próximo, o Clube Atlético Mineiro tem uma marca centenária valorizadíssima e neste contexto poderia explorar mais por meio de uma gestão de marketing mais arrojada na nova administração “Sette Câmara” que se inicia.

Com uma torcida APAIXONADA, que se destaca por sua fidelidade ao clube, sendo inclusive objeto de estudos sociológicos, o Galo poderia ser menos tímido e ter uma ousada investida neste quesito.

Sendo o 7.º clube brasileiro a atingir a marca de mais de 100 mil sócio-torcedores e faturando mais de 20 milhões de reais neste ano com o programa “Galo na Veia”, voltar a popularizar “a massa”, ou seja, o torcedor mais simples e humilde no estádio é um grande desafio.

É essencial investir no crescimento e aperfeiçoamento do marketing esportivo, pois o esporte é capaz de gerar sentimentos que levam os torcedores a acompanhar e fidelizar-se cada vez mais a um clube.

Espera-se que no novo estádio do Galo possa-se corrigir um fator nunca bem explorado pelo clube que é o acesso de sua torcida à sala de troféus, imagens, vídeos, camisas históricas e acervo riquíssimo que o poderoso Galo detém.

Momentos de glórias vivenciados por sua torcida que se encontram esparramados por todo o canto do mundo hoje é limitado a poucos que têm acesso a pontos do clube que guardam esta preciosidade.

O cidadão ou turista que aprecia o futebol e que vem a Belo Horizonte, seja do interior de Minas, de outros Estados ou mesmo do exterior, tendo acesso a um espaço organizado com este “mote”, é garantia de público e renda ao clube.

Em um mercado cada vez mais versátil, os atleticanos buscam também por produtos e serviços que atendam às suas necessidades e desejos, mesmo em outras áreas, fora do segmento esportivo, contribuindo para a fidelização com a marca do clube.

Imagem: arquivo pessoal

Não precisamos ir aos clubes europeus, que têm um trabalho nesta vertente, de forma bem aprimorada. Na vizinha Argentina, em Buenos Aires, quando se visita as instalações do estádio “La Bombonera”, do Boca Juniors, que tem capacidade para 49 mil espectadores, não muito superior à nova Arena MRV do Galo, aqui projetada para um público de 41.800, lá se tem um museu com toda a história do clube, suas taças e troféus, fotos, vídeos interativos e uma loja com venda de produtos com grande diversidade.

Restaurantes, bares e cafeterias com o tema do clube aberto no dia-a-dia não seria diferente e certeza de ocupação permanente, assim como o clube são-paulino faz no Morumbi com estabelecimentos que dão visão para o gramado e arquibancadas do estádio, fazendo sua torcida vivenciar o clube mesmo em dias sem jogos.

A realização de eventos, promoções e a interatividade com o torcedor é necessária e o torcedor atleticano certamente responderá na mesma proporção.

O FANATISMO atleticano é a moeda que move o clube. #EuAcredito e o torcedor também na valorização de uma marca centenária do segmento esportivo brasileiro: o GALO. Práticas de marketing bem direcionadas para este consumidor-torcedor colaboram de forma significativa para essa fidelização.”

 

23 thoughts to “Valorização da marca CAM”

  1. Seja aqui na América do Sul,na América do Norte ou na Europa o que fortalece a marca de qualquer clube de futebol ou qualquer outro esporte são TÍTULOS a sala de troféus de qualquer clube de futebol ou qualquer outro esporte é que rende dividendos e fortalece a MARCA.
    É por isso que tudo quanto é esporte bomba nos E.U.A lá é negocio,lá antes da paixão tem que ter organização e profissionalismo,os europeus seguiram esse caminho e estão na mesma balada,onde já se viu que nossas MARCAS são fortes,aqui em Minas Gerais nossos dois grandes clubes nadam em dívidas altíssimas,não tem planejamento e parece que o departamento de marketing de ambos só trabalham AMADORES,marketing tem que focar o torcedor que é a principal causa da existência dos clubes,aqui nossos gestores não sabem nem promover uma partida,ridículo,simplesmente ridículo.em Minas Gerais Barcelona e Real Madrid se duvidar tem mais torcedores que ambos os grandes de minas.
    Tem muitos torcedores que tem muita mais visão que os gestores dos clubes.
    INFELIZMENTE ESSA É A VERDADE.

  2. Acabem com Estádio Gourmet. Deixem o Zé Ninguém ver o Galo no campo (assim que era chamado). Tragam os pretos e favelados de volta… lembram da música da massa: “Time de preto, de favelado, mas quando joga o mineirão fica lotado”. Formem jogadores identificados com a história do Galo e de sua torcida. Este sim é o marketing que dá resultados, não um Estádio Gourmet, para 41.000 pessoas com poder aquisitivo alto para gastar uma grana preta e consumir produtos, porém não sabem a escalação do time.

  3. Caros,
    Pensar a parte financeira no imediatismo é perder terreno e o Galo perdeu campo no aspecto enfocado, com o modelo Kalil de administrar. No pt dos mais importantes do coment, prá equilibrar alavancando de fato o CAM, o texto foi pouco profundo. Qual seja, trazer de volta o Galo às origens, trazer de volta o povo simples, humilde e repopularizar o CAM. Muitos podem contestar, dizer q o CAM é o mais popular contra tudo e contra todos, e, imediatamente, já passam pro “Eu Acredito”. Ou podem cair na falácia Bocarra de q “futebol é prá rico”…Ñ quero entrar no mérito e nem exagerar um dado da observação: de q torcidas inimigas tem crescido mais nos meios populares, ñ necessariamente significando q a nossa estacionou. Uma parte da nossa torcida sensivelmente crédula e passiva ñ aceita isso. Ok, somos ainda uma Nação, mas o povão, q ainda é A Massa, foi afastado do Clube. A parte a necessidade e a eficiência por um breve período, o deslocamento para o Horto ajuda na sensação de retração da torcida. A equação já vai deduzida: menos ingressos mais caros ingressos. CONTA SIMPLES. Mas é apenas uma bronca a mais q deve ser encarada levando mais jgs ao Mineirão enquanto o “nosso estádio” ñ sai da prancheta…Inclusive com questionamento de cláusulas contratuais q nos obriga a jogar no pequeno Independência. Nos tínhamos um TIMAÇO q dava espetáculo no Horto e ele ñ existe mais. Agora o CAM precisa uma vez até morrer do povo preto e branco, sempre foi assim. A reformulação tb é prá trazer de volta a Massa. Acorda 7.
    Obs.: bom para um debate é a democratização do CAM, com mudança no Estatuto e abertura pros SÓCIOS opinarem, ou seja, direito a votar e ser votado. Ou sócios é só prá pagar mensalidade e consumir?
    Prá ñ deixar barato, fortalece: QUEREMOS TIME PRA LUTAR PELO CANECO DO BR18.

  4. Falou falou e não falou nada. Parece que é obrigação enaltecer uma coisa e desmerecer todas as outras. As nossas maiores preocupações não são essas e outra, todos os clubes do brasil tem as mesmas ideias e merecem o mesmo respeito por suas tradições.
    O que deve ser feito é investir no esporte, em atletas. Não em lendas de que a torcida é isso ou aquilo e ou suposições. Ivestir no esporte, isso é o que gera valor e investimento, o povo quer a volta do futebol de verdade. Não essas amebas ganhando milhares

  5. Quer Marketing melhor que título?, não existe. O que queremos é títulos a nível nacional e internacional. Aí sim, vamos para a galera, a galerinha, e fim de papo .
    Aqui é Galooooo p****

  6. Boa tarde a todos.
    Perfeita a análise do JBHGalo. O ex-presidente do Galo, só fez besteiras! Demissão equivocada do Levir, contratações erradas. Enfim, muito erro pra uma só gestão. Agora, é torcer pro 7 Câmara arrumar a casa, e montar um time competitivo pra 2018. Trazer ao menos um zagueiro, um camisa 10, um atacante de velocidade, e um lateral direito, porque pelo visto, o MR já está no Palmeiras. Claro que o time precisa de mais, mas com essas contratações, e ficando livre de dois medalhões, o Galo já teve um reforço e tanto! Galo, sempre!!!

  7. Meu amigo Avila,
    o atleticano pelo mundo, como eu aqui em Salvador-Bahia, não fica menos apaixonado pelo Galo de cada dia, somente por estar longe!
    Em 81, chegando em Salvador, ainda na rodoviária, meus olhos buscaram uma tela de TV para saber do meu Galo!
    Para minha decepção, um repórter estranho e com uma linguagem estranha na tela 🙁 .
    Eram poucos minutos para o futebol baiano com seu BaVi e, para piorar, passei a testemunhar na boa terra a violência emocional, via TV, sofrida até os dias de hoje, com quase toda a programação esportiva enaltecendo os Clubes cariocas e paulistas e em especial o Clube do Roberto Goebbels Marinho com a perversa lavagem cerebral e cultural que a plim…plim… com ajuda da Ação Corrosiva da Mentira investia e ainda investe sobre a saúde mental do povo baiano. >___________< Depois de muitos telefonemas e brigas, um dos grande de la me pediu um endereço de BH! 🙂 E foi ai que, desviaram, via satélite o sinal de TV para a minha casa e assim, por anos fiquei com o BHTV em minha casa, Avila!
    E assim, depois de anos na Bahia voltei a ter a LIBERDADE de ter noticias de meu, seu e nosso Galo de cada dia, meu amigo! 🙂 🙂
    Mas continuei preso e sem a liberdade de vencer sob a lei do Gerson – Leve Vantagem Você Também! E a do Arnaldo, em A Regra é Clara!
    Então, você me pergunta, aonde eu quero chegar com todo esse relato.
    Que o Galo, com as novas tecnologias da comunicação, usando seu marketing, busque o seu apaixonado atleticano pelo mundo e o liberte da saudade do direito de vencer, pois, nessa luta, ha mais de 100 anos, somos UM! 🙂

    Abraços

  8. Bom dia massa. Meu caro guru, fiquei um tempo sem acessar este espaço e não sei se vc postou sobre o nosso ex presidente. De qualquer maneira hoje farei isto, e porque? Porque agora a ficha caiu e vi o desastre desta administração. Nada pessoal contra ele, até porque tenho certeza que ele é tão atleticano como nós aqui deste espaço, mas infelizmente ele entrou pro rol dos piores presidentes do clube, e porque?
    – Fez contrato com uma fornecedora de material esportivo que além de não cumprir o contrato, nos deixou arcando com parte de salários fora da realidade de jogadores, endividando o clube;
    – Demitiu Levir Culpi, que foi o técnico ganhador de nosso último título significativo;
    – Contratou estagiários para comissão técnica do clube;
    – Vendeu Lucas Pratto, e deixou um cone aqui ganhando muito mais e jogando muito menos;
    – Blindou jogadores totalmente descomprometidos com o espírito de raça e vontade que sempre marcaram nosso time;
    – Foi omisso, medroso e inconsequente; quando o time precisou de pulso forte para por ordem na casa, quando jogadores simplesmente tomaram as rédeas do clube;
    – Contratou jogadores medíocres para o clube;
    – Contratou um técnico sem nenhuma bagagem em times de grandeza, e transformou o clube em laboratório;
    – Deixou que uma dívida negociável com o Grêmio se tornasse quase impagável, e alvo de bloqueio contra o clube;
    – Deixou para o sucessor dívidas com salários e direito de imagem dos jogadores;
    – Depois de muito esforço de seu antecessor, conseguiu regredir o time, ficando atrás de outras equipes medíocres e de menor potencial financeiro, administrativo e técnico.
    Enfim, todas estas mudanças radicais que estão sendo feitas pela nova diretoria, vão de encontro ao caos que este senhor deixou. E ele só não continuou porque a torcida chata que alguns aqui insistem em criticar, não aceitou.
    Espero sinceramente que nunca mais tenhamos Neponucemos em nossa administração, porque se hoje estamos juntando os cacos, devemos tudo a ele.

  9. Bom dia! Luciano abordou um aspecto importantíssimo! Há subexploração da marca Galo! São poucos os clubes com identidade tão forte! Poucos tem um mascote que represente tão bem essa identidade. Galo é sinônimo de luta! E, não bastasse essa identificação lá pelos fins dos anos 70 a história nos brinda com um gênio que, politicamente, representou a luta contra a ditadura! Assim estamos fazendo a nossa história de amor por um Clube, marcado por tantas singularidades. Isso pode e deve ser explorado melhor. Pessoas como você, Luciano, e o novo profissional contratado pelo Clube é que precisam encabeçar esse desafio.
    Falando de futebol, estou muito ansioso por novidades em termos de contratações e de vendas de jogadores. Que sigam Giovane, Alex Silva, Carlos Cesar, F. Santana, Erazo, Mansur, Adilson, Yago, Valdívia… Que cheguem os especulados Conti, Walace, Rafael Veiga, Roger Guedes e o lateral direito substituto de Marcos Rocha. Abraços

  10. “Marketing é psicologia. É preciso acima de tudo,estudar seus clientes,e a melhor forma de estudo é se colocar no lugar deles.” Thales Valentim
    ✓ a pouco tempo aqui mesmo no Canto,um amigGalo de BSB_ não recordo o nome_ não conseguiu visitar a Cidade do Galo com seu neto,salvo engano,uma “pecha” oficial 250 picanhas_qdo tem_programa de sócio,3000 pts dá direito a uma chave de fenda,etc etc etc …para finalizar, futebol é para rico_ voltou a ser divulgado na mídia estes dias atrás_ e marketing é bola na casinha…será q em algum momento pensaram, ou, pensam em se colocar no lugar do torcedor q é fiel mesmo sendo maltratado? E a favela? Será q pensam em trazê-la de volta,ou nosso recém ressuscitado dept° de marketing pensa igual, futebol é bola na casinha e o produto final continuará sendo para poucos..????!!!! Vida longa ao CAM e à sua cachorrada, da qual faço parte desde sempre??️? GALO

  11. Olá, bom dia!
    Leio sempre na internet esse tipo de assunto, sobre como o Atlético poderia ser um clube melhor se utilizasse estratégias de marketing adequadas. Confesso que não compartilho de tal otimismo, e que até mesmo tenho certa desconfiança de seu sucesso( dado a ausência de exemplos), e acredito que esse papo interessa muito mais a profissionais do marketing e da comunicação social na tentativa de valorizar a atuação desse profissional. Mas minha maior crítica a esse investimento é que ninguém apresento o quanto custa um departamento de marketing para uma instituição do tamanho do Galo e quanto se pode obter de lucro real com tal investimento. Até apresentarem respostas a essas minhas dúvidas. Marketing no futebol, pra mim será tratado como aquelas funções desnecessárias criadas por políticos no serviço público, que cumpre a única função de ser cabide de emprego para nele alocar parentes e amigos que nada produzem de útil. Sinceramente ainda não conheci e nem vi o tão falado milagre do marketing.

  12. Bom dia a todos. Bem vindo Luciano nesse espaço democrático e “Galista”. Concordo com os comentários dos colegas e acho que o Renato pontuou bem essa questão de visitar o interior de Minas. Temos muito potencial a ser explorado e realmente perdemos a oportunidade de alavancar nossa marca com as conquistas de LA/13 e CB/14. Agora é bola pra frente e acabar de arrumar o time p/18 com as contratações a serem anunciadas. Saudações atleticanas.

  13. Bom dia Massa! O Atlético devia aproveitar melhor este fanatismo da Massa. Já vi melhoras no programa sócio galo na veia, mas ainda estamos longe do ideal. O Galo deve privilegiar este sócio torcedor que investe no clube.

  14. Bom dia Eduardo. Muito oportuna a colocação do Luciano a respeito do marketing do Atlético. Todos sabemos que poderia ter sido melhor explorado. Só um exemplo: quando o Galo foi campeão da Libertadores em 2013 se tivesse confeccionado miniaturas da taça e vendido a R$ 10,00 cada, tenho certeza que todos nós gostaríamos de ter esta lembrança e quanto não lucraria certo? No período que Ronaldinho esteve no nosso time, se o Atlético fizesse um treino por mês nas cidades do interior e levasse toda esta estrutura de produtos com a marca Galo, além da receita das vendas o número de sócio torcedores também iria expandir. Assim como aqui em Itabira, as demais cidades do interior também sentem esta carência de uma maior aproximação com nosso Galo. Sds

    1. Impossível termos preços populares já que teremos apenas 29.000 lugares à venda nos jogos do GALO já subtraídos cadeiras cativas, área VIP/camarotes e 10% adversário; me impressiona como poucos se atentaram pra isto, inclusive o fato de que teremos a menos nova arena do Brasil!! O estádio do Boca não é pouco maior, é 20% maior meu caro Eduardo!!

  15. Bom dia MASSA! Bom dia Eduardo! Seja bem vindo Luciano. Isso tudo é sabido por todos, menos, ao que me parece, pelos responsáveis… O Galo é muito maior do que imaginam os que deveriam usar a nossa grandeza em favor das finanças e, por consequência, das conquistas do clube. Mudando de pau pra cacete, hoje temos essa manchete “Atlético-MG quer vender Erazo, mas não encontra interessado”. Está estampada em um grande site esportivo. CONTA UMA NOVIDADE PRO PAPAI… E COLOCA NA CONTA DE QUEM DE DIREITO. Vai Galooooo! ?

    1. Rsrsrs….gostei da colocação. Mas infelizmente, ter dinheiro jogado fora com jogadores, técnicos e outras cozitas é quase uma praxe no futebol tupiniquim (taí as marias pra provar, acabam de rasgar dinheiro com um cone…deixa pra lá, só volta a falar desse cidadão quando for pra zoar suas “atuações” naquelas bandas pobres).

      Como não deu pra comentar nas últimas postagens do Blog, peço licença ao Paulo Henrique pra desejar aqui meus votos de um feliz ano novo pra todos nós que somos Galo na alma e no coração!!! Ano que vem, vamos de mais apoio e menos corneta (sem nós calar com os problemas, sem deixar de “puxar a orelha” quando preciso, mas com muita ênfase na nosso sentimento de alegria, permeado por agonia, de ser ATLETICANOS! Vai Galoooooooo!!!!! Tamo juntos, Amigo.

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