Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Vai dar liga!

Esse título foi minha resposta ontem, para vários amiGalos que me enviaram mensagem pós jogo, tanto para os que demonstraram confiança quanto para aqueles que expressaram desconfiança. Dissemos aqui durante a semana, a primeira partida não pode servir de parâmetro para um time que está em reformulação. Ontem, só ontem, os seis novos contratados atuaram. Começamos com quatro deles e terminamos com quatro, sendo que apenas Edenílson e Bruno Fuchs atuaram o tempo todo.

Paulo Henrique e Paulinho, foram substituídos, o primeiro no intervalo e o segundo nos minutos finais. Já Igor Gomes e Patrick entraram no intervalo do jogo. O Galo começou até bem, mas depois do gol cedeu espaço, tomou o empate e até passou por alguns sobressaltos. Na segunda parte, com as duas entradas que mencionei, saíram além do lateral estreante também o Calebe.

O time melhorou bastante e teve chance de fazer o gol, mas Hulk e Paulinho perderam gols inacreditáveis. Novamente, como o primeiro gol, Hulk em penalidade colocou o Galo em vantagem. Foram dois gols da marca fatal, li gente não Atleticana, tentando conversar fiado sobre isso, ocorre que – desde que entendo um pouco sobre futebol – lance faltoso dentro da área é pênalti. Não interessa se um, dois ou mais lances.

Interessante, já em casa dedilhando nas redes sociais, li um conhecido e contumaz seguidor do Galo tentando fazer piadinha sobre as duas marcações. Considerações: enquanto lia sua tentativa em debochar do Galo, ouvia pelo rádio que o time desse infeliz também fora contemplado com gol de penalidade. Creio, que a exemplo do que ocorreu no Horto, bem marcada. A diferença, talvez, foi que aqui o juizinho – bem fraco – afinou e deixou a marcação por conta do VAR.

Covardia, no lance em cima do Fuchs ele estava perto e até seu jogo de corpo entregou que viu muito bem o lance. Repito, afinou e esperou a revisão. Em tempo: Esse mesmo sujeito que postou bobagem, quando o Brasil venceu a Argentina no Mineirão com três gols do então centroavante Ronaldo – todos de penalidade muito bem marcadas – festejou muito o agora dono de 90% das ações da SAF do seu time. Se não se preocupasse tanto com o Galo, seguramente seria mais feliz.

De volta ao jogo do Galo. Se acredito que o time tem tudo pra engrenar, foi por ter visto – apesar de o time ter caído de produção em cada etapa a partir dos gols conquistados – qualidade individual e o dedo do treinador na equipe. Os dois que entraram no intervalo foram muito bem, com destaque – a meu sentir – para Igor Gomes. Uma formiguinha, que não aparece espalhafatoso, mas está onde a bola está.

Patrick, que demorou a ser acionado, também mostrou muita qualidade. Paulinho é liso, habilidoso e na medida que entrosar com Hulk – só com tempo pra concretizar – formaram uma dupla de ataque fantástica. Bruno Fuchs, ao lado de Jemerson, podem reviver as torres gêmeas dos tempos de Rever e Leo Silva. Ainda, creio, vão se ajustar e ambos atuam dos dois lados da área defensiva.  Edenílson, que começou no meio e terminou na lateral, não mostrou tudo que sabemos de seu belo futebol. Já Paulo Henrique, não sei dizer se por timidez ou não ser o que precisamos, teve atuação muito longe do esperado. Também Calebe e Dodô deixaram a desejar, enquanto Éverson brilhou ao defender penalidade que ele mesmo cometeu.

Pra fechar, dois pitacos. Em meus mais de 50 anos de arquibancada nunca presenciei ter de ligar os refletores às 16h43m, com apenas 12 minutos do primeiro tempo, porque o tempo fechou tanto que escureceu o campo de jogo. E o segundo, o time da Caldense é muito bem treinado e deverá fazer boa campanha, mas abusou da violência. No primeiro minuto duas faltas violentas, sendo a segunda já objeto de cartão amarelo. Antes do segundo minuto já o terceiro lance faltoso. E mesmo nos instantes finais, com o jogo praticamente encerrado, continuou descendo o sarrafo. Resultado foi um cartão vermelho e quatro amarelos. Poderia ter sido mais, se o árbitro não fosse tão frouxo e condescendente.

25 thoughts to “Vai dar liga!”

  1. Caritos,

    Fue bacana el estreno!

    La hinchada comparecio, gracias a Dios y ‘si non es sufrido no es Gallo”…

    Hay q evoluir siempre, lo premero match, el enemigo muy encanchado, el nuestro Archero Amarillo haciendo y desahaciendo prezepadas y etc ..

    Un buenombre: EL ARCHERO AMARILLO, para combinar com El Increíble Hulk!

    y también, ufa! no habemos necessitado del Patricón en la lateral derecha, gracias a Diós… y El Chodó del Rodrigón El Caê, Denilson, alli de buena…

    Y esse DENILSON, nunca vi tanta fixação num cabra?, é bom mesmo? Joga nas onze?

    Pero la quarenta y nueve le cae bien a Patricón, y el será nuestro nuevo viejo y bueno maestro en la meiúca, caendo pela izquierda y…, tal uno R10, quiera Dios y El quiere…AMÉN?!

    Nosotros estamo juntos y mixturados en esta nueva empreitada!

    PRA CIMA, GALO!!!

    Esto año es nuestro!! Veinte dos dja fue, dja era… Vade retro veinte dos maldeto!!!

    Y tampoco importa nos penales favorables, los arbitros, …
    …pero si pero no los goles perdidos em bajo de las cancelas…si nuestro presida Cuejo arranjara uno matador, muy ayudara lo equipo Y la hinchada sufrida, pues si no es sufrido no es Gallo.

    Traduzindo: O GALO NÃO JOGA SEM CENTROAVANTE!!!

    Y El Coudet? mistura de Sampaoli, saltitante elétrico y El Turco, Bonachón…Ayuda nosostros, Dios!

    O MINEIRO NÃO VALE NADA, MAS NÓS GOSTAMOS DELE!!!

    1. Hoy era, pero mañana solo en portugués. Todos conocen tus cualidades.

      Hoje foi, mas amanhã só em português. Todos sabem das suas qualidades.

  2. Aqui é GALO! Linda festa. Torcida, vibração, bandeiras, faixas, futebol, DEMOCRACIA… TEMOS UM TÉCNICO. CHACHO COUDET. Fato. Seja bem vindo. Temos um zagueiro. BRUNO FUCHS. ELENCO será usado. Quem aproveitar a chance vai avançar. Sinal ligado para o CALEBE. Quem não dar respostas ao treinador fica para trás. Duas observações: É visível que temos dificuldades no SISTEMA DEFENSIVO, as duas laterais e mais um ou dois zagueiros. Atenção CHACHO! Não inventa de colocar o EDENILSON de lateral direito e o PATRICK de lateral esquerdo. Vai matar nossos melhores meias. EDENILSON e PATRICK tem que jogar no meio. EDENILSON foi prejudicado, primeiro jogou avançado e centralizado, depois de lateral direito. Não dá. EDENILSON tem que jogar de frente, defendendo e chegando na área, nunca de costas. Atenção! Temos ótimos MEIAS e ATACANTES. Faltam LATERAIS, principalmente esquerdo e ZAGUEIROS. Outro detalhe! O GALO não tem atacantes para o jogo aéreo. Não adianta cobrar do lateral lançar bola na área. Lateral dá assistência, não fica jogando bola na área. Muitos elogios ao BRUNO FUCHS, ALLAN, IGOR GOMES, PEDRINHO e PAULINHO. O jogador inteligente e bem preparado fisicamente vai destruir com CHACHO COUDET.

  3. BOA TARDE A TODOS.
    TAMBÉM ACHO QUE O GALO 2023 , ESTÁ BEM MAIS QUALIFICADO QUE 2022…….
    TEM TUDO PARA DAR LIGA E VAI DEPENDER MUITO DO TREINADOR COUDET NO AJUSTE DAS PEÇAS E NO ENTROSAMENTO .
    O ELENCO ESTÁ FORTE , AGORA É TORCER MUITO.
    QUEREMOS E MERECEMOS :
    —O BRASILEIRÃO…………….
    —A COPA DO BRASIL …………
    —A LIBERTADORES ……………
    E O MINEIRO , CLARO , COMO SEMPRE DISSE , E CUCA FEZ 2021 , NÃO PODEMOS PRIORIZAR NENHUMA DISPUTA , É ENTRAR EM TODAS PARA GANHAR….
    GAAALÔÔÔÔÔ…………
    COMEÇOU O ANO , APESAR DESSA DIRETORIA IMCOMPETENTE……….

    1. Olá amigos da bola!

      Keno deitando pelo Fluminense!…

      Outra coisa!

      Final do ano passado, nos últimos jogos, Vargas foi nosso melhor jogador!

      Começa temporada, Coudet o coloca na reserva!

      Êhh Galo!… Eita diretoria ridícula!

  4. boa tarde Eduardo e massa. para o começo da temporada foi mas ou menos. a veterana deu muito trabalho equipa muito bem treinada. todos treinadores tem seu afilhado no time e vê que Edenilson é afilhado do treinador argentino o Edenilson simplesmente andou 95 minutos no campo. gostei do Igor Gomes entrou e deu força no ataque. precisa reforços para zaga porque depender de Nathan silva e rever aposentado estamos fritos. vai galooo.

  5. Bom dia, Eduardo e Massa.
    Brilhante comentário, que concordo plenamente.
    Lamentável termos no meio pseudo-torcedores que lançam veneno achando que vão desestabilizar o time. Mas é uma agressão aos leitores e não leva a nada;
    Os 3 primeiros comentários são decepcionantes.
    Vamos acompanhar a evolução do time por etapas. Sem previsões pessimistas.
    Tenho uma opinião diferente sobre o Paulinho. Errou muito e ainda entregou o gol da Caldense.

  6. Olá amigos da bola!

    Tomara que eu esteja errado! Mas time sem pontas abertos, sem jogadas de linha de fundo não vira.

    Eu disse aqui, que esse Edenilson, 33 anos é fraco. Que a torcida do Inter soltou foguetes com sua saída.

    Pagaram quanto nele??? Pois é, pelo que sei, o dobro do preço que liberaram o excelente Keno! É difícil..

    Os caras fazem todas as “merdas” que esses péssimos treineiros pedem.

    Meu Deus!…. Galo tava praticamente montado!…. Por que não trouxeram o Beccacece??? Treinador ofensivo, que adora jogar pelas pontas. Treinador melhor e muito mais barato!

    Êhh diretoria…..
    .

  7. Pra primeiro jogo oficial e com a chuva que caiu, além de enfrentar um bom time do interior, o resultado foi otimo, porém, é notório que precisa melhorar em vários aspectos, seja defendendo ou atacando.

    Dos estreantes, o lateral Paulo Henrique é meia boca e deve ser reserva… o zagueiro Fuchs é bom e vai continuar titular… Edenilson é muito bom e vai se achar rapidamente nesse meio… Igor Gomes é tbm muito bom e vai brigar por posição… Patrick se mostrou muito fixo pela meia esquerda/ponta mas como treinou pouco, vai ser testado mais vezes… Paulinho é atacante nato com ótimo domínio de bola e posicionamento mas vai ter que fazer gols pra mostrar seu valor.

    E o Coudet que é um dos melhores treinadores argentinos na atualidade, com certeza irá fazer esse time do nosso GALO jogar muito mais… 2023 será longo!!!

  8. Bom dia xará e amigalos!
    Se vai dar liga nobre Gurú tem que ser em no máximo trinta dias. Acredito que nenhum jogador do nosso primeiro adversário na Pré Libertadores tenha cara de bobo. O jogo de ontem não deixou boa impressão pra mim. Vi nosso GALO tomando o segundo gol de bola aérea do ano(o primeiro no amistoso contra o Vila). Hulk foi muito bem marcado apesar dos gols de pênalti. Paulinho muito acionado mas precisa aprimorar a pontaria. Edenilson começou bem mas depois virou lateral direito e zagueiro. Achei o time com a mesma afobação do ano passado. Espero evolução na próxima partida. Caldense só não empatou por falta de pontaria e por São Everson que já começou o ano abençoado.

  9. Também acho, vai dá liga!!
    Gostei do que vi, principalmente entre técnico e jogadores, somando com a torcida que lotou o Indepa e estava insana, vai dá liga!!
    Pelo menos um título de expressão vai ganhar esse ano e inaugurar a Arena com títulos, Eu Acredito!!!

  10. Bom dia blogueiro democrático. Também gostei do jogo, embora muito cedo para uma definição. Acontece que, aquele pucha saco, está dizendo, e deve ter algum informe sim porque deveria até levar um processo nas costas, que os salários estão em atraso e a situação é grave. Isso é pouco, diante do que vou indagara sempre: 1.) montante REAL da dívida? 2) montante REAL do patrimônio (imóveis, jogadores, direitos, etc.)? E, por´último, a ARENA pertence efetivamente a quem? A torcida, de mais de 60 anos (de torcida) tem esse direito!

  11. Eduardo, estive no independência ontem e comungo com seu título. Vai dar liga. Para mim dos estreantes o que mais deixou a desejar foi o Edenilson, até o Paulo Henrique cruza na área melhor do que o Guga. Uma coisa que me chamou atenção e me irritou no independência são as músicas que a torcida canta ultimamente, nada que empolgue o time, umas músicas lentas, faladas, falas que vc não entendem o que dizem, sou torcedor Raiz, da época da charanga do Bororó. Cantemos o hino com vibraçao, cantemos como na libertadores de 2013, ajude nos Eduardo a mudar isso. Um abraço. Bom domingo.

  12. Bom dia,pessoal!!
    Ufa! Quantas saudades do Galo.
    Também tive boa impressão.
    Confesso que os primeiros jógos do campeonato mineiro nunca me convenceram, mas dessa vez acho que vai dar liga sim.
    Há muito tempo não eu não vai um jogador como Igor Gomes no Galo.
    Edenilson ,Patrick, Fuks e Paulinho vão render muito ainda, espero.
    Dodô,Nathan paçoqueiro , Calebe e o tal do Rubens não espero muita coisa.
    Também tive ótima impressão do técnico, só de lembrar a fleuma inglesa daquele turco me dá um trem ruim no coração.

  13. Bom dia, meu GURU!
    Como estreia, valeu pelo resultado. Penso que, assim como o Hulk e o Paulinho, a saga ainda em tem que jogar muito tempo junta para adquirir entrosamento. O problema que vejo é que o entrosamento no ataque prejudica menos o time; pois, falha na defesa, representa derrota. (sai prá lá). Gostei do modo como o time jogou ao estilo do treinador. Raça do tamanho que a nossa torcida exige. Não precisa fica berrando na beira do gramado; pois, conforme o andamento do jogo, pode tirar a atenção dos jogadores em campo.
    Não se preocupe com torcedores “das marias”; pois, depois de participarem do BBB22: isso é, três vezes na séria b, completados em 2022, não merece a sua atenção, nem para pitacos. Abraços e muita saúde!
    Como estreia, trouxe-me a esperança extraviada, nunca perdida, em nosso reNdimento em 2023.
    VAMOS GALO!

  14. Bom dia, Eduardo e Canto do Galo!!!

    Bom resultado pra recomeço. Todo início de temporada é sempre penoso e até o time engrenar e dar liga vai-se um tempo.

    Os reforços deram mostras de potencial para bom futebol, uns mais outros menos. O desentrosamento ficou patente, mas normal.

    Do esquema do novo treinador a tal intensidade foi percebida, porém fora de medida em boa parte do jogo. Havia momentos que a partida pedia mais calma e a intensidade aparecia em forma de afobação e jogo estabanado.

    Taticamente os laterais eram instados a subir pelos lados ao estilo mais “alas” e os meias a se infiltrar mais por dentro. Isso terá deixado Hulk e Paulinho isolados pela falta dos pontas que o esquema anterior oferecia (4-3-3).

    Esquema por esquema a falta de pontas do 4-3-3 anterior (“Savarino e Keno”; “Ademir e Keno”; “Pavon e Keno”) parece que vai tirar do time a amplitude com profundidade, o que era característico do Galo das temporadas passadas. Agora o esquema parece mais afunilado pelo meio e centralizado, ensejando num jogo mais faltoso e brigado, num estilo mais gaúcho de atuação.

    Embora ainda seja muito cedo para conclusões, o novo esquema parece que vai mudar muito daquilo que o torcedor atleticano está acostumado e tanto gosta, de jogo ofensivo pelos lados com ponteiros agudos e o time com amplitude e profundidade, aberto pelas beiradas.

    Espero estar errado, mas penso que a Torcida vai chorar muito pelas saídas de Savarino e Keno, ambos fundamentais naquela que terá sido a maior temporada do Atlético, o Galo 2021.

    Que eu esteja errado!!!

  15. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    2023 começou ontem. O ano só inicia com o primeiro jogo do galo. Confesso que Bruno, Paulinho, Igor Gomes deixaram boa impressão. Mas o edenilson, Patrick e Paulo Henrique não foram bem, embora tenham se apresentado para o jogo.
    Achei confuso taticamente o time! não vislumbrei alternativas táticas. Mas o tempo dirá se estamos no caminho desejado para 2023.
    Vamos aguardar….com certeza vai dar liga…
    Hoje é sempre, hoje!!!

  16. Bom Dia! No título do ” post” Vc colocou “!”. Pessoalmente, colocaria “?”. Foi decepcionante em todos os sentidos. 30/40 dias de treinamentos e, os treinador/jogadores não apresentaram nada de novo. No futebol de várzea tem “boleiros” mais qualificados do que o Paulo Henrique. Se 2022 foi um desastre
    – quero estar errado -, mais, a decepção vai continuar.

  17. Vou finalizar seu texto de forma diferente para que os seus queridos leitores não sejam enganados pelo seu texto: “Poderia ter sido menos, se o VAR não fosse tão condescendente”.

  18. Bom dia!
    Coletivamente, como era de se esperar, o time esteve bem aquém. Bola na área do Galo é um desespero. Tomara que o treinador ajeite logo isso. Individualmente gostei do Fuchs, Allan no segundo tempo, Paulinho, Hulk, pra variar e Igor Gomes. Já o Patrick com a camisa 49 é uma profanação!

  19. Bom dia Eduardo! Para o cartão de visitas gostei muito. Time como tem que ser, com intensidade, jogando verticalmente, sempre procurando o ataque. Neste esquema o Allan volta a aparecer. Jogo mais pegado e intenso é com ele mesmo. Se for no estilo “Turco” com toques horizontais e na moleza geral, pode até tirar ele do time. Acho que com o devido tempo e treinamento vai dar liga, como diz seu comentário. Agora só um pitaco: O Nathan Silva, entrou, e na primeira bola, recuou para o Everson no meio do gol. Não aprendeu com a vacilada do ano passado? Depois mandou uma bola para a lateral errando o passe, e depois armou um contra ataque para a Caldense novamente num erro de passe. Não serve nem para a reserva…..

    1. Bom dia! Concordo em gênero, número e grau. Acho que vai dar liga, mas o Nathan Silva, meu Deus. Nem reserva, pois corre o risco de ter que entrar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *