Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Vagas do Brasil praticamente definidas na LA

Com FluminenC e São Paulo, assegurados via Libertadores e Copa do Brasil, o G6 do Brasileiro está quase que matematicamente definido para a próxima competição da Conmebol. Palmeiras, Botafogo, Grêmio, Bragantino, nosso Galo e Flamídia disputam quem será o G4 e os dois que irão para a pré-Libertadores naquele chato mata mata de jogos de ida e volta. Nessa temporada entramos por essa porta.

Vou, exaustivamente, repetir qual a razão da minha preferência pelo G4, tenho ouvido gente defender – a meu juízo, por comodismo – a entrada nessa pré-asse. Dizem que seria uma pré-temporada. Arriscada, no mínimo. Pelo nosso recente desempenho como campeão em 2013, semifinalista em 2021, a confirmação praticamente assegurada na próxima (será a décima nos últimos doze anos), o Galo irá para o pote número 1, cabeça de chave no sorteio da fase de grupos.

A entrar por essa fase classificatória, mata mata, vamos para o pote de número 4, correndo riscos de pegar já na fase de grupos outros concorrentes diretos ao título. Sim, pois entramos como um dos favoritos, seja em qual pote tiver o nome do nosso Clube Atlético Mineiro. E é importante, pegando adversários mais frágeis (em tese), a classificação em primeiro lugar e com vantagem de pontos sobre os demais concorrentes. Assegura decidir até a semifinal sempre em casa, aos clubes melhores classificados na fase de grupos.

A torcida do Galo: se tivesse conquistado o Brasileiro de 1980 e a Libertadores de 1981, a presidência de Elias Kalil seria mais fulgurante do que foi  Já com relação a tabela, no momento atual, está assim a classificação e pontuação. Palmeiras é o líder (62 pontos), seguido pelo Botafogo (60), em terceiro o Grêmio (59), fechando o atual G4 o Bragantino (59) com duas vitórias e menos que o time gaúcho. Galo e Flamídia (ambos com 57 pontos) têm o mesmo número de vitórias, mas superamos no saldo de gols (16 a 13), graças ao fato de termos a melhor defesa do campeonato. O Galo sofreu tão e somente 27 gols. Em campeonatos anteriores, com treinadores diferentes, nossa média era superior a 40 gols, atingindo 50 por Brasileirão. Méritos ao nosso retranqueiro Felipão. O problema é que, embora tenhamos o artilheiro da competição, Paulinho, até mesmo o Super Hulk, temos perdido gols excessivamente.

Pois bem, depois dos seis primeiros colocados, o próximo na tabela de classificação é o Paranaense, com exatos seis pontos a menos que Galo e Flamídia, mas três vitórias a menos. Vale dizer, se um ou outro perder dois jogos e o time do Paraná igualar em pontos, ainda seguimos à frente do concorrente. Creio firmemente que o G6 está definido e confio que o Galo vai entrar no G4. Que venha a Libertadores de 2024. Sigamos!

Por fim, para fechar esse domingo, da semana que vamos retomar o Brasileirão até a rodada final, confesso que fico sensibilizado com as manifestações de carinho e vários amiGalos aqui deste espaço quanto à decisão de colocar termo neste espaço. Foi e continua sendo um período muito rico na minha vida. Tenho consciência do valor desta página, que tenho a honra de assinar. Fui convidado para tal missão. Dei o melhor que pude nesses quase oito anos, mas existe um ônus causado por vários fatores. Alguns legítimos, outros e não são poucos, causados por atos nada nobres. Para alguns já pude demonstrar sobre esse desgaste e a dificuldade em manter uma postagem diária. Quem me encontrar pelas ruas da cidade, pode me abordar que falamos sobre isso, sem qualquer constrangimento. Mas tudo tem começo, meio e fim. Só o Galo que é e sempre será nossa paixão comum. Assim seja!

Fotos: Atlético

 

13 thoughts to “Vagas do Brasil praticamente definidas na LA”

  1. Boa tarde, para todos!
    Pois é, Ávila, parece que a sua decisão já foi tomada. Uma pena!
    A minha primeira lembrança do Galo foi na final de 77 ,eu tinha 5 anos e me lembro de pessoas passando arrastando galos pelas rua empoeiradas de Cel Fabriciano em suas bicicletas,num ato de tremenda crueldade.
    Lógico que à época não entendi.
    Pouco depois, influenciado pelo meu irmão mais velho, me vi ATLETICANO.
    Na pequena e pacata Bela Vista de Minas havia o Bar do Geraldo,um reduto GENUINAMENTE ATLETICANO,por lá vi aquele ESQUADRÃO ATLETICANO que foi muitas e muitas vezes parado pelos ladrões de sempre.
    Abraços e saudações ATLETICANAS!

  2. Boa tarde.

    A minha questão com o Felipão, sempre foi principalmente com aqueles 8 jogos sem vitória, isso sim é que nos tirou qualquer possibilidade de título. Nunca estivemos, Até agora, perto de ocupar a liderança do campeonato.
    Isso é o que eu penso, mas esses jogadores tem a OBRIGAÇÃO de lutar pelo título até o fim.

    Ingressos para domingo, esgotados.

    Duas falácias:
    1) Time que tem jogos atrasados, não tem nenhuma vantagem.
    2) Estádio lotado não ganha jogo.(Pode não ganhar, mas ajuda muito).

    Abraço.

  3. Boa tarde, , Ávila!
    Raramente me manifesto neste espaço aqui. Quase sempre o faço para comentar os comentários(Rs). Quero, no entanto, dizer que sou leitor diário do blog e sentirei enormemente a falta do seu texto. Não há outro espaço tão bom, democrático, Atleticano, de fato e ficaremos órfãos. Sempre senti que você me representa, inclusive, por causa da sua indignação e constantes denuncias contra a cbf e seus comparsas. Torcedores mais jovens, não tendo acompanhado toda a podridão desse povo, ao longo dos anos, costumam querer relativizar o assunto. Você, tal qual um profeta, está sempre levantando a voz e denunciando essa corja. Fará muita falta.
    Quem sabe, há uma alternativa a sua decisão, para que continuemos a ter a alegria de ler suas considerações sobre o nosso Galo. Mesmo que não seja diariamente.
    Abraços!

  4. Boa tarde Eduardo e massa. O fortaleza ontem pipocou junto com o Galo em ressuscitar as Gaselas. Bom sobre o Galo é muito pouco um G4 ou G6 para um equipa de refugos com salários europeus. Eduardo se você for embora vamos sentir sua falta mais você disse tudo. Tudo tem o início. Meio e fim. Criamos aqui uma família virtual com vários amigalos que não conheço pessoalmente. Galo Roberto DE Oliveira. Domingos savio. Barata. Enersto.Anjelo. Lugalo sumido. Barros. Reinaldo.Evandro.jorge 19. Viana. Pablo Oliveira. JB GALO. Eustaquio. E outros amigalos que sempre andam aqui. Mas obrigado por me atulerar estes anos todos. Ótimo domingo a todos amigalos. Vá Galooooo.

  5. ÁVILA,

    De dezembro de 2004 a janeiro de 2007 tive a honra, a alegria e a benção de morar em Araxá, a “Terra de Onde Primeiro se Avista o Sol”…

    O significado do nome da Terra terá sido dado pelos indígenas araxás que teriam vivido por lá antes da chegada dos bandeirantes, que por lá passaram, atrás do ouro, subindo de São Paulo e foram parar em Goiás, Mato Grosso etc…

    Aliás, o Triângulo Mineiro antes pertenceu a São Paulo e depois a Goiás e só foi definido como pertencente a Minas Gerais em razão de Dona Beija, a araxaense que conseguiu arrastar a rica e próspera região para o território mineiro mediante a um golpe estratégico que deu muito certo…

    Aliás, há no Triângulo Mineiro, mais em Uberaba e Uberlândia, um movimento ancestral, uma ânsia, quase agonia, de transformar a região em Estado e deixar Minas lambendo embira.

    Particularmente prefiro Minas sem esse corte no mapa e como conseguiu e deixou Dona Beija, porém o pensamento aqui é total do povo para a independência da região…

    Em Araxá fiz vários amigos, nos quais você que está como figurinha carimbada. Conheci você por causa do ATLÉTICO quando o time caiu para a Série A2…

    A propósito, vamos deixar claro: apenas um descenso no BRASILEIRÃO, o campeonato mais difícil do mundo, equivale a descer pra SÉRIE A2. Mais do que dois descensos, Séries B, C, D e segue relação…

    Voltando a Araxá, o que eu mais gostava de fazer era ir ao Estádio Fausto Alvim acompanhar o GANSO que tinha na arquibancada raiz a Torcida Jovem Ganso a animar o Time e botar pressão nos adversários…

    Depois da Galoucura, não há em Minas uma Torcida tão fanática e fiel como a Jovem Ganso, a qual, aliás, enverga uma camisa preta e branca bem parecida com a do ATLÉTICO, se não for cópia idêntica..

    Sobre você, ÁVILA, deixar o CANTO DO GALO, fico a pensar naquela frase que o padre TORGA às vezes mencionava: “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas…”…

    E toda vez que o padre TORGA mencionava essa frase, que iniciava o raciocínio, ele terminava com outra para finalizar o pensamento: “matar o elefante é fácil; difícil é remover o cadáver…”…

    Quero ver como você vai fazer para desdar esse nó…

    Vida longa com felicidades e paz, ÁVILA, pra você e o CANTO DO GALO…

  6. Estimado Guru,
    Sei o quão pouco represento neste nobre espaço. Também não sei ao certo os motivos de sua decisão em encerrar a sua participação nesta agradável “resenha”. Talvez como muitos, pouco participo ativamente, nas postagens mas diariamente esta coluna é leitura obrigatória para mim e certamente para muitos mais. Obviamente concordo em muitas coisas e discordo de outras tantas, mas a virtude do espaço que tem como seu ponto alto essa possibilidade.
    Apesar de não ser brasileiro, quando cheguei o país (1979) tive a possibilidade de conhecer o espetacular time que o GALO tinha na época. Talvez por isso, senti profunda afinidade com o CAM. A vida me permitiu morar por alguns anos em BH, onde tive o privilégio de, inúmeras vezes assistir ao nosso time do coração (além de comer o feijão tropeiro do mineirão). Hoje moro em outro estado, mas jamais deixo de seguir as andanças do GALO.
    Ao que me parece a sua decisão seria motivada pelo excesso de tempo e trabalho que o compromisso diário representa.
    Permita-me sugerir um meio termo (talvez eu esteja falando besteira por não conhecer a situação integralmente). Talvez a minha ideia seja muito simplista. Mas, se for possível, o que acha de continuar administrando este belo espaço, ao invés de todos os dias, apenas uma ou duas vezes por semana?
    Caso tenha invadido (sem querer) a esfera de sua individualidade, desde já peço sinceras desculpas.
    Atenciosamente
    Galo Nordestino.

  7. Bom domingo a todos. Se este espaço terminar, será de uma perda enorme, pois aqui, democraticamente, defendemos e muitas vezes achamos culpados p o que acontece c o galo. Sugiro, se assim posso manifestar, convidar algum amigalo de boa prosa p partilhar por um tempo e depois assumir este espaço. Temos ótimos nomes: Ângelo, Barata, Ernesto, Teobaldo e outros mais, que podem trabalhar as palavras sobre o nosso galo.
    Espero que suas forças sejam duradouras e inspiradoras p todos nós por muitos anos.
    É minha leitura diária. Sempre que posso procuro postar, sendo muitas vezes um dos primeiros a fazer. Sei que não sou aquele que prende os leitores com sugestões ou textos interessantes, mas gosto muito de estar aqui c todos vcs.
    Como diz a letra do titas: ” que seja pra sempre enquanto durar”

    PS .: é o VAR ontem heim?

  8. Bom dia
    Amigo
    Sei que o fardo é pesado.
    Mas esse blog é importante nas nossas vidas .
    Vários anos acordando e esperando os textos
    Vamos ficar órfãos
    Segue uma sugestão crie um grupo no whatsapp e quando lhe convir nos agracie com um texto ( grupos do amigo seleto . Aqueles seguidores que vc saiba que não haverá aborrecimentos para vc .)
    Ps: me inclua nesse grupo
    Por favor
    Galo sempre

  9. Salve Massa e Guru

    A decisão é sua Guru e deve ser respeitada.
    Realmente qualquer um que se preze a ter um espaço para debates pode e invariavelmente é alvo de pessoas que acreditam e querem impor somente a sua opinião ,como verdade absoluta, sem respeitar o contraditório ou o pensar alheio.
    Ainda mais nos dias de hoje, onde alguns se escondem no anonimato de um epíteto, para destilar seus venenos, isso sem falar nos machões do teclado.
    A esperança que fica é que, a vontade de falar de Galo remova sua ideia ou traga-o de volta a este espaço depois de um período sabático, se assim vc decidir.

  10. Este fdp deste fortaleza , no jogo de ontem contra o csa mg , não quis vencer , este treinador , cujo nome não sei e não quero falar, voigoda , sempre lembrado como o nome pra substituir os pessimos treinadores que aqui no galo chegam , é um verdadeiro embuste, péssimo dos péssimos. Ontem , seu time mostrou quanto é mal treinado , fundamentos , erros , jogadores jogando na banheira o jogo todo , e ele, estatico, sem mexer no time, Ruim , péssimo e torço pra este fortaleza cair, se Deus quiser , que time de pipoqueiros e chinfrim, ze welisson, calebe , este machuca que machuca qualquer torcida, que timeco sem vergonha. Time sem vergonha, o que a torcida do leão do pici , pra mim, um gatinho do pici cantava, com fúria e com razão. Que time sem vergonha meu Deus. Tomara que caia. Revoltado de ver como jogaram onte e como jogam contra nosso clube , revoltante. E , Joaquim Portugal , vou te citar hoje , nào pra fazer panelinha , onde uns são citados e outros esquecidos , mas pra te roubar uma palavra que voce usa muito , o que estou sentindo hoje : eu não ATULERO aquele jogo de ontem

    1. É aquela história, meu amigo: “alegria de maria dura pouco”. Qualquer um ganha do Forta[mo]leza. Até marias ganham. Idem ao Bahia. O problema das marias não é adversários fracos, não é contratar técnicos para blindar o clube nas últimas entrevistas – eles não iam deixar o clube cair com o mesmo técnico, a estratégia é mudar de técnico no fim para que o novo, que corra risco de cair junto, possa dar o discurso de novos horizontes, tesouros da base e o blá, blá, blá de sempre da geração de Autuori, Luxa e Mano. Isso já é manjado e não produz mais efeito. O problema delas é que o dono do espaço só pode investir até certo ponto. Quando esse ponto chegar, ele vende o clube com o passivo para os árabes. “Cruzeirense: uma vida de choro e raiva”.

  11. Abel Ferreira, treinador do palmeiras é reconhecidamente um mala. Voce pode , amigalo, não gostar dele, porém ele tem razão quando faz duras criticas sobre a interrupção do campeonato de pontos corridos. Não é mimimi não , ele tem muita razão , em pontos corridos nào deve nunca, em hipotese alguma , times com mais ou menos jogos , altera a conformação , altera a tabela de pontos , beneficia alguns, prejudica outros. Porque o contexto muda a dinamica e motivação muda. Se o adiamento de jogos for absolutamente necessario, que joguem dois, tres dias depois, nunca , em tempo algum , nas ultimas e decisiva rodadas para o fim, onde a onça está bebendo água e cada ponto ‘`e muito importante e decisivo. Na esteira de jogos adiados por absoluta impossibilidade , sempre acompanham os beneficiados de sempre , absurdo. Mais absurdo é a aceitação dos clubes , paus mandados desta entidade suja e maquiavelica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *