Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Vaga na final só na partida de volta

Inegável que saímos em vantagem, não só pela vitória magra por um gol de diferença, mas por outros fatores que rodeiam esse confronto. Se digo que foi magro estou me baseando no que vi ontem na nossa casa. Vejamos! O Galo teve 63% de posse de bola, enquanto o Vasco apenas 37%. Chutes em direção a área, foram 13 vezes contra sete deles. Já finalizações diretas ao gol e que ameaçaram, foram seis do Galo e apenas um dos cariocas.

E é aí que alguns Torcedores, demonstrando insatisfação e até irritação, destilaram reclamações. Afinal a única deles entrou e as nossas apenas duas balançaram as redes. Duas outras chances, Alan Franco e Bataglia, ao que senti faltou caprichar em direção à meta defendida pelo goleiro. Ambas para fora e com o goleiro já sem chance de reação. Ainda assim, sem polemizar, voltei para casa satisfeito. Vencemos e temos tudo para confirmar a vaga em São Januário.

E mais, ainda que isso não ocorra – bate na madeira -, em nada vai mudar o sentimento e a fidelidade do Atleticano que carrega essa camisa tem décadas pela vida afora. Mas, de coração, confio no elenco e na direção técnica. Como consequência, na gestão administrativa – comandada pelo Sérgio Coelho -, que já nos deu títulos nacionais desde o primeiro ano de mandato. Agora, vivos, sonhamos com outros das Copas do Brasil e Libertadores.

O Milito não surpreendeu com o anúncio dos titulares, até porque era um desejo da maioria explícita dos Atleticanos. Porém, logo nos primeiros minutos, percebemos que a ala esquerda era feita pelo Rubens. Ao contrário do que era esperado, Arana é que ficou flutuando pelo meio, no início até um pouco perdido. Perdeu dois lances que não são do seu feitio. Na metade desse primeiro tempo foi se ajustando e acabou premiado – acordando a Torcida – com um golaço que empatou o confronto. Sair em desvantagem é terrível, mas conseguimos ainda o gol da virada no primeiro tempo. E tinha de ser dele. Paulinho, o Rei da Arena. Criticado por parte dos Torcedores, marcou contra seu time de origem, calando a boca de muitos que conspiravam contra o craque.

Pois é, saindo atrás no placar numa infelicidade, não intimidou os jogadores que mostraram ser o Galo o time da virada. Poderia ter sido maior o placar? Sim, mas vencemos e vamos para o Rio com a vantagem do empate. Os mesmos que reclamam pelos gols perdidos, são aqueles que na derrota para o fluC – pela Libertadores – já tinham jogado a toalha e deu no que deu. Aprendi com o amiGalo Bolivar que quem não agradece o pouco não merece o muito. E estou feliz e agradecido. Outra consideração, temos jogado – em três competições – duas vezes por semana. Uma partida a cada três dias.

E, em função disso, foi nítida a queda no segundo tempo. Ainda que mantido o controle da partida e até ameaçando a meta vascaína. Entre os que entraram com a partida em andamento, um que critico muito – Mariano -, me pareceu o que mais demonstrou vontade. Vargas, que foi até festejado quando acionado ao gramado, parecia sonolento (tresnoitado). Será que ainda está com a cabeça na lua de mel? Gostei do time e do desempenho. Hulk, mesmo com a bola espirrando no seu pé – que nem como no taco de sinuca – é imprescindível. Participou efetivamente dos dois gols e sempre atrai dois ou mais adversários na sua marcação. Voltei pra casa leve e esperançoso. Que assim seja!

Em tempo: tentei evitar falar do sujeito do apito. Mas, assim como minha língua coça, meus dedos ficam formigando. Ruinzinho e indigno de comandar uma partida tão importante e decisiva. O jogador Emerson Rodrigues ao ser amarelado, deitou falação – deu pity – na cara do juiz que afinou. Depois em mais uma das faltas do vascaíno, foi perceptível que ele levou a mão no bolso, mas quando percebeu que seria a segunda advertência, novamente acovardou. A mim é muito claro. A camisa do adversário é do Rio de Janeiro. Assim caminha a cbf e o fim do futebol brasileiro. Esse anúncio no uniforme da arbitragem é muito apropriado. TCL! Sigamos!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

20 thoughts to “Vaga na final só na partida de volta”

  1. Olha, eu não sei o que é preciso ou qualifica alguem para ser reporter, apresentador ou comentarista esportivo, mas de uma coisa eu tenho certeza, imparcialidade é o principal, esta impresa marrom do eixo desconhece esta palavra, é vergonhoso para quem tem esta profissão e é um Profissional com P maiúsculo. Deixando de lado estes abutres, jogamos bem ontem, e isto foi muito importante pois ficou evidente que está havendo uma evolução, mesmo faltando peças importantes, milito soube organizar a equipe que demorou um pouco a entrar nos eixos e tomou o gol, mas quando entrou poderiamos ter feito 3 ou 4 facilmente, porem qualquer vitoria mesmo que por 1 gol apenas é importante principalmente quando se joga bem, o moral é dobrado. Bora seguir no caminho!

  2. Bom dia!
    Hoje vou começar pela arbitragem que vergonhosamente não aplicou o segundo amarelo pro jogador vascaíno. Bandido!
    Quanto ao time, gostei demais de Paulinho, não só pelo gol mas pela garra e pelo futebol apresentado. Se Hulk estivesse nas suas melhores noites aplicariamos uma sonora goleada nos cariocas. Mas…vamos jogar lá com inteligência e partir pra final.
    Vamu Galooooo!

  3. Bom dia, Guru e AmiGalos! Vitória é sempre uma vitória. E foi uma vitória maiúscula de um time que tá se encaixando na reta final, com muita raça, vibração, mesmo com muitas partidas decisivas, isso requer um esforço físico e mental acentuado. Vi alguns reclamando do placar, nem sempre o futebol permite um placar delatado.
    Que partida do Arana e do Paulinho, hein? prá mim não tenho problema em criticar qualquer jogador ou elogiar. O torcedor é passional, quantas vezes, na mesma partida, você xinga um jogador, até a última geração e depois, o mesmo jogador faz um gol, vc, arrependido, lhe pede mil desculpas e lhe faz juras de amor.
    O que nunca fiz e nem farei é vaiar um jogador do meu Galo.
    Enquanto isso no “país da maravilhas”, tem um ex-diretor financeiro do Galo, sendo indiciado e denunciado pelo MP, por apropriação indébita durante ao mandado de um ex-presidente, hoje um politiqueiro contumaz .E, continuando no “país das maravilhas”. O flamídia, conseguiu através do governo federal, arrematar um terreno para fazer seu estádio. O conringa de SP está gastando milhões, como não houvesse amanhã, mesmo tendo uma dívida monstruosa. Assim caminha o desacreditado futebol, com suas maracutaias. E, pra não dizer que falei das flores…Que espetáculo da torcida, ontem, e também dos que organizaram a festa, com mosaico e coreografias. Aqui é Galo, p@##ra.Eu acredito!!!

  4. Bom dia,

    Jogo muito bom, resultado bom, seguindo a tabela do Amigalo ERNEST , NOTA 6.
    O jogo deixou claro que o nosso time está chegando despedaçado neste final de temporada, desfalques, cansaço altíssimo, jogador jogando no sacrifício e etc.
    Fiquei muito P da vida quando termina o jogo e vou ao pós jogo ouvir comentários e ouço Youtuber Beto Guerra (gosto de dar nome) ficar malhando o treinador porque retirou o Paulinho.
    O sujeito vive disso, é Galo de manhã a noite e não percebe que o jogador está com problema, pode até não ter a informação, mas quando que o Paulinho passou a ser poupado, não é de hoje.
    Mesmo torcedor sem noção dá para perceber, mais ele tem que se tocar que além de torcedor se coloca como formador de opinião, então tem que melhorar nas colocações.
    Ao jogo agora, nosso time é superior e demonstrou em campo, porém, não é normal ver Arana, Rubens, Lyanco e Paulinho sair por cansaço físico, se doaram muito e também a pressão psicológica é grande e influencia no corpo.
    Depois da palhaçada do presidente do Vasco, creio que agora gostará de mais tempo para recuperar o Phillipe Coutinho.
    Apesar do intervalo da data FIFA, acredito que nossa equipe esteja precisando mais de descanso do que treino, coisa que não terá os convocados.
    Precisamos dos 3 pontos contra o Vitória e já sabemos que no sábado teremos mais o desfalque do Paulinho.
    Vai Galo, agora é na raça.

  5. O texto tava indo bem até que no último parágrafo eis que aparece o sintoma que acompanha o blogueiro, tal qual uma marca de nascença: falar de arbitragem. O soprador não teve qualquer lance duvidoso, nenhuma decisão que impactasse em nada o rendimento de ambas as equipes. Engraçado que não vejo você falar sobre a paciência dos árbitros em não amarelar o Hulk, que choraminga a partida inteira e principalmente nessa, tão nocivo o hábito de reclamar, parou em duas jogadas agudas para reclamar com o 4º árbitro em vez de seguir junto com os companheiros na construção da jogada de iminência perigosa por estar perto do gol adversário. Haja saco, blogueiro. Haja saco!

    1. Conte com a paciência do blogueiro. Caso contrário, faça como lhe convém. Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é, parafraseando Caetano. Ao que sei, ele (o Veloso) e eu só nos ocupamos com aquilo que nos agrada. Quem insiste em sentido contrário, que sofra.

  6. Fizemos o dever de casa e começamos a semifinal em vantagem. A vitória poderia ter sido mais elástica, porém, temos que valorizar mais uma partida consistente e dominante do Galo.
    Algo interessante foi a nova função do Arana. Jogou demais! Ganhamos outra opção tática para surpreender os adversários. Mérito total do treinador.

    Outro jogador importantíssimo ontem foi o Paulinho. Ele perde gols sim, mas é um cara que se entrega intensamente, aparece pra jogar, cria oportunidades, tabela, finaliza, não se esconde nunca. O número de gols e assistências dele são excelentes. Já passou da hora da torcida reconhecer sua relevância para o time.

  7. Torcedor do Galo hj está satisfeito, com o resultado e com o desempenho do time. Agora, os modinhas, nutelas, a turma da bundinha no sofá e da selfie em rede social deve estar p da vida mesmo, “torcer” pra eles é isso. Que se fodam, com todo o respeito! Vamos que vamos! GALO SEMPRE! SAN

  8. Bom dia! Excelente vitória e excelente placar para o Vasco segundo a turma nojenta do eixo e já estão imitando o ex-gabigol dizendo que lá será um inferno, lá já um inferno e digam quem mora por lá. Fiquei preocupado com a arbitragem, porque o de ontem sei não viu,o Emerson rodrigues mesmo amarelado desceu o pau xingou e ficou por isso, e no jogo do Flamerda o seu Gerson só faltou cair lá no japão com os socos no gramado por falta não marcada pelo Goiano que sempre apita jogos decisivos para ele que se fosse o Hulck tinha ido pro chuveiro e a midia no alvoroço total .Abrem o olho Menis e cia!

  9. Prevendo um jogo dificilimo em São Januario , sonhava com mais , pelo menos mais um gol de diferença. Paciencia, nada a reclamar do desempenho do time , sem faltar luta e garra. Um belo jogo de futebol . Quanto a este vargas , ficou clarissimo mais uma vez , que não podemos jamais contar com ele , desde que aqui chegou. Hulk , ontem , pessimo , sem nunca tirar sua importancia , e desejando que entre em campo no jogo de volta e acredito que fará novamente a diferença. Paulinho , gigante , um golaço de antecipação , um cabeceio fulminante e longe do goleiro. Time cansou no segundo tempo , cansou muito , como o vaxxxco tambem , agora é dosar , recuperar energia para o jogo de volta, sem jamais desdenhar o brasileirão , fim de outubro o bicho pega pro nosso lado.

  10. Bom dia amigalos,no meu aniversário de 70 anos ganhei um belo presente, grande vitória do Galo,de virada é mais gostoso, poderia ter sido mais,mas fizemos um resultado importante pro jogo de volta, destaque pro Milito que escalou o melhor que tinha, o Lianco foi muito bem,o Arana decisivo,o Paulinho fez valer a lei do ex,o Hulk mesmo não estando bem,participou dos 2 gols,o Scarpa ficou devendo, acho que pode ser melhor aproveitado, vamos na fé, coisas boas nos esperam

  11. CAM 2 x 1 VAS

    NOTA DOS JOGADORES PELO PÚBLICO-GE:

    Mariano 4,7
    Fuchs 4,9

    Vargas 5,0
    Cadu 5,0

    Bataglia 6,4

    Lyanco 7,5
    Hulk 7,5
    Everson 7,6
    Otávio 7,8
    Alonso 7,9
    Franco 7,9

    Scarpa 8,0
    Paulinho 8,0
    Rubens 8,3

    Arana 9,1

    Fosse considerar uma escala para definir o desempenho individual para facilitar o entendimento, o desempenho de cada jogador poderia assim ser entendido: (Muito Fraco de 0 a 2); (Fraco de 2 a 4); (Regular de 4 a 6); (Bom de 6 a 8); (Excelente de 8 a 10)

    Assim:

    Regulares (Mariano, Fuchs, Vargas, Cadu)

    Bons (Bataglia, Lyanco, Hulk, Everson, Otávio, Alonso, Franco)

    Excelentes (Scarpa, Paulinho, Rubens e Arana)

    Média da Equipe (7,4 – Bom)…

    Melhor em campo: Arana…

    1. Oh Ernest e aquele drible que o Rubens levou no primeiro gol? Não conta na sua avaliação? E a bola perdida pelo Scarpa no início do mesmo lance? Rubens e Scarpa não estiveram em nivel de excelencia. Agora, excelencia em regularidade tem sido o Junior Alonso. Agora o Milito foi ousado substituindo o Arana pelo Vargas, mas o Vargas tá curtindo a lua de Mel. Padre Torga diría que Vargas está com a cabeça em outro lugar.

      1. Domingos Sávio,

        A Nota é da Torcida do Galo que vota na página do GE…

        Eu sou apenas o mensageiro…

        Ne nuntium necare, Domingos Sávio…

  12. Eu nunca reclamo de estar em vantagem. E vamos explorar isso no jogo de volta. Em relação ao jogo, só tenho uma observação: Não encontro justificativa para Mariano na esquerda. Aliás, não deveria nem estar no banco, mas já que estava, o correto seria Mariano na direita e Alonso na esquerda.

  13. Bom dia xará e amigalos! Festa da torcida com direito a tirolesa do GALO DOIDO!!! GALO triturou o Vasxxxxxco em boa parte do jogo. Arana só não fez chover na Arena. Todo o time jogou bem, com raça e determinação. Como respeito a Bernard mas Rubens tem lugar nesse time(o tal do Paulo Henrique continua no bolso dele). Apenas Vargas entrou e parecia o Vargas de sempre. GALO jogou como time copeiro e vai jogar assim no Rio. Ficou batato o 2×1. A mídia do eixo continua sem graça….

  14. Bom dia. Ontem escrevi aqui a necessidade de fazermos uma boa partida em casa p ” facilitar” as coisas lá na frente e que poderia colocar em risco as duas copas. Pois bem, pra mim o resultado foi ótimo, mesmo querendo que fosse mais elástico, mas tá bom assim. Ainda precisamos estar ligado no jogo de volta c direito a empate. Não podemos e tomar gol bobo é deixar os caras chutarem de frente, como aconteceu no 2 tempo. Corrigir isso e importante. Sábado 3 pontos por favor Milito. Vamos nos afastar desse Z4.

  15. Bom dia.

    Continuo longe viajando, mas a vitória sempre é importante.

    Lembrando aos administradores da Arena MRV, que sábado o jogo é contra o vitória e eles são amiguinhos das Marias. Reforço policial para evitar quebradeira das tremedeiras nervosas.

    Abraço.

  16. Bom dia Avila. Bom dia a todos. Excelente vitória. O Galo tem totais condições de vencer em São Januario. Para a classificacao temos três possibilidades: vitória, empate, derrota por um gol e vitória nos penaltis. Bora comemorar a vitória do Galo!

  17. Um empenho físico notável de ambos os times a igualar as ações em campo, o Galo sem conseguir se impor. E pá, o Vasco fez 1×0 na habilidade de Coutinho. Um Galo brioso rejuntou forças e competência e virou o jogo. E o talento de Arana. E o talento de Hulk e Paulinho. Muitos só enxergam e descrevem a curvatura de um maldito anzol que teima em desfisgar os gols de Paulinho. E desprezam sua luta, força e movimentação em campo, as infiltrações. A perfeita e fulminante antecipação para cravar o segundo gol. Só não foi por um placar maior porque o futebol é assim mesmo. Eu celebro a vitória do Clube Atlético Mineiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *