Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Uma semana com as luzes preta e branca

Este é o meu desejo a todos, Atleticanos e mesmo aos não atleticanos, reafirmando como já disse aqui em posts anteriores que preto e branco não são cores e sim luzes. E foi com o líder, também das mesmas cores, que vencemos e seguimos dando continuidade à reabilitação na instável temporada do Galo. Podemos e devemos ainda melhorar muito nas 15 partidas que ainda faltam até o final do Brasileirão.

Os concorrentes diretos à vaga na Libertadores, também estão pontuando, precisamos recuperar da situação que nos tirou da terceira colocação e atirou o time na segunda página da tabela de classificação. Agora, agarrados na nona, temos ainda que superar nossos concorrentes, e dos oito primeiros, até o momento só enfrentamos o Paranaense e Botafogo. Entre os outros seis, apenas o Palmeiras aparece como improvável de ser superado. Todos os demais, desde Fortaleza, Fluminense, Bragantino, Flamídia e Grêmio, junto com o Paranaense, podemos sim passar à frente e assegurar essa classificação.

Conforme mencionei na postagem de ontem, que se diga teve bom número de acessos e comentários -situação recorrente apenas nas derrotas o que me estimula a confiar ainda mais na recuperação -, farei menções e observações nos embalos do sábado à noite. Sobre o bom goleiro Éverson, até muito dito aqui nos comentários de domingo, aquelas saídas com chutões não produzem resultados efetivos. Ao contrário, têm gerado contra ataques preocupantes. Precisa ser revisto.

Quanto ao chororô do eventual líder, duas considerações, sendo a segunda decorrente da primeira. Quando Simon, no já distante ano de 2007, nos tirou na sacanagem da Copa do Brasil, o então presidente da mesma equipe recomendou que fossemos chorar. Pois bem, agora que façam a recomendação daquele Montenegro falastrão. A única diferença foi que o então árbitro gaúcho, naquela ocasião, errou e borrou e no sábado o bandeira e o árbitro – com a revisão do var – confirmaram o impedimento indiscutível e anulação do gol. Vão então para os quintos. Aliás, a boa energia do Atleticano pelo time carioca, começa a dar lugar a antipatia dessa gente. E Atleticano tem um poder incrível de secar. Cuidado!

Já em relação ao gramado, reclamado pelo treinador botafoguense, embora até ache que está muito feio (o verde cheio de tonalidades diferentes), em nada comprometeu a prática do bom futebol. Que foi muito melhor o do Galo que o foguinho carioca. Aliás, sobre esse Bruno Lage, que bom as negociações com ele não terem evoluído. É notável em buscar criar factoides, assim como o Chacho, a toda entrevista uma declaração bombástica. Em comum, o pouco futebol do time. Tivessem ficado com o Caçapa, seguramente, a situação seria bem melhor. Lage é mais um português fanfarrão em terras brasileiras.

Outro fato que me chamou a atenção foi a bonita camisa do Galo. Prefiro mil vezes essa preta que aquela do código de barras. Entretanto, optaria definitivamente, pela tradicional preta e branca de todos os tempos. Essa coisa dos inúmeros lançamentos por ano deveria se limitar a venda aos Torcedores. Ainda assim, a meu gosto com a opção de com ou sem patrocinador. Eu não sou outdoor ambulante. Ponto. Em campo deve prevalecer a tradição Atleticana. Ano passado, tivemos duas horrorosas – tanto quanto essa do código de barras – a amarela e a rosa. Credo!

Pra fechar, no sábado um público pouco acima de 31 mil pagantes. Um Atleticano, de nome Adriano Clary, me abordou no bar do setor oeste superior com uma interessante sugestão. Criar um setor popular, segundo ele no Morumbi o São Paulo fez isso, com valores bem mais baixos e critérios para essa comercialização. Com isso, levou para dentro do estádio aquela parcela de público que enche o pulmão e solta a voz para levar o time às vitórias. Segundo ele, tem dado resultado prático e efetivo ao time paulista. Acho que valeria avaliar essa experiência. Torcedor que não tem como pagar os planos mais caros, estão alijados de irem ao estádio. Nossa Arena é um luxo e tem incomodado ao eixo. Que coisa! Até amanhã!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

40 thoughts to “Uma semana com as luzes preta e branca”

  1. Não queria o Felipão, já o chamei de mr Magoo, burro e teimoso, mas o cara parece ter dado um jeito na defesa e no meio campo. O time não está dando show mas está encarando todo mundo e a gente precisa reconhecer isso. Não quero ser o dono da verdade nem ter razão. Quero o Galo vencendo. Se o péssimo Edenilson voltar a jogar bola (nem sei se já jogou algum dia), não tenho problema nenhum pra vir dar a mão a palmatória. Mas tem gente nesse blog que só aparece aqui pra criticar. Parece que fica torcendo pro Galo perder só pra vir aqui falar mal do treinador. Mal de quem defende sua ideologia mesmo a vaca indo pro brejo.

  2. A VERDADE PRECISA SER DITA EM ALTO E BOM SOM ::
    A ARENA DO GALO É A MAIS BONITA DO BRASIL E DO MUNDO.
    O FUTEBOL JÁ FOI ELITIZADO HÁ MUITO TEMPO , AQUELE TOECEDOR RAIZ SÓ VAI VER JOGO PELA TV.

  3. O Bostafogo foi roubado!

    O Gol do Diego Costa foi legítimo, segundo a analista de arbitragem Ana maria Braga, hoje no melhor programa esportivo da TV: o Mais Você!!!

    Durmam com esta!

  4. Não tendo visto, ainda, o ISEPPE jogar, porque moro no oeste paulista, próximo ao Paraná e M. Grosso do Sul, aproveito o conhecimento do Sr. Eduardo Barata. Se o menino é muito bom, convém ao Atlético se precaver senão o genérico faz a mesma coisa que fez com as Marias, levando o Victor Roque. Por sinal parece que a multa é igual. 24 milhões. Depois vendem para Europa e o Galo fica chupando o dedo. Melhor se antecipar ao perigo.

  5. Sobre campos e arenas

    Por que o SINTÉTICO foi BANIDO nas principais ligas europeias , Holanda à frente ?

    Por conta do COMPROVADO AUMENTO de lesões musculares que os atletas passaram a sofrer provocadas por esse material .

    No sábado mesmo , mais uma vítima:
    o ARIAS prendeu o pé nessas tramas diabólicas e lá se foi o tornozelo do rapaz .

    1. Canelite, esse é o mal sofrido pelos jogadores que usam repetidamente esse tipo de gramado.
      Quanto ao Botafogo que foi prejudicado pelo gramado, são 20 equipes na séria A, 17 campos de grama natural, então quem pode realmente tirar proveito do tipo de gramado diferente dos outros são eles e não os demais 17 clubes.

  6. Sobre ISEPPE , atento aos comentários aqui , como o do DOMINGOS SÁVIO .

    O garoto vai JOGAR a Taça São Paulo
    ou vai adquirir experiência , maturidade , encorpar fisicamente , tratar de seu psicológico com um especialista para evitar traumas em sua carreira ficando NO BANCO ?

    Se eu reportar aqui tudo o que a vivência no futebol , dentro e fora do campo , me ensinou , por certo haverá uma enxurrada de críticas .

    Mas não importa , vou dizer assim mesmo :
    décadas de 60/70 os caras chegavam no profissional com 17 anos , mesmo que disputassem ainda no juvenil .

    Nessa convivência é que se forjavam bola e caráter da rapaziada .

    Hoje é tudo uma questão de “conceito” de profissionais que NUNCA chutaram um bagaço de laranja .

    O TALENTO não tem idade , se o cara demonstra ter , põe pra jogar , lança em um jogo ou noutro , vai deixando florescer NATURALMENTE a capacidade do atleta .

    Agora , ouvir o que temos ouvido por aí , que hoje se joga por resultado , que acabou a fase “romântica” do futebol , aí não tem mesmo o que fazer .

  7. Caros,

    O q importa no FUTEBOL MODERNO é VITÓRIA, igualzim no futebol de antigamente…

    …qnd ela vem tudo fica em 2º plano, da armadura à moda Sr. FIGUÊRA, passando pelo frãgueiro amarelão-se-num-deixar-chutar-na-direção-da-nossa-meta-virado-KAFUNGA …até estádio pode ser o q for inclusive ARENA (…podemos chamar o “locus” dos Donos e NOSSO tb como? Alguém da SÓCIO para esclarecer?)…

    VENCER EM QQ LUGAR!!!

    E ali é o seguinte <<>> Nosso CAM ñ pode depender de “ARENA” prá vencer…prá VENCER regularmente é time bom, ELENCO QUALIFICADO peça por peça e pt final…é essa e a PROMESSA do Dono Mor, o verdadeiro sem dúvida, pelo menos foi o grande MENINÃO q deu a cara a tapa na última CRISE (aquela dos 10 jgs sem vencer – será séria ali homenagem ao bom lá longe FIGUERA?)..ela, A PROMESSA, ñ pode ser esquecida SÓ por q PAULINHO PULIM ta marcando gol na ARENA…pode parar com isso!!!

    Tão pedindo pra subir da BASE! A hr é agora, encostar os MORANGUITOS gordos… e Felipão é O cara, ele tem PEITO? A quem SEVENONE engana aquém??!

    A BASE é Outra coisa é o NOSSO GALO não é time de BASE (a última vez q isso aconteceu o VELHINHO já morreu!)..a BASE tem q ser na BASE da contratação (NÃO IMPORTA IDADE, importa QUALIDADE técnica, histórico, serviço prestado, PASSADO VENCEDOR)…e na montagem, eficiência tentar ERRAR o mínimo… é uma espécie de XADREZ, tira um da desmilinguida BASE, salvando aí segundo dizem um ISEPSI ou otro IPSIS qualquer coisa…e tomando essas PREVIDÊNCIAS vamos q vamos…

    E FICAR DE OLHO no Rô Kaê no particular contratação (O cara é muito ruim de QUEBRA CABEÇA! Bom dele desmontar TIME BOM, é chutar balde e porta de cabine do VAR – e já tá valendo demais! Fica o agradecimento eterno POR TUDO!)

    e UM CENTROAVANTE matador, nossa MARCA REGISTRADA através dos tempos!!!

    ABRAÇOS@!

  8. Também não vejo o Botafogo como campeão. Tem um time, mas não tem elenco. Fez muito até aqui, mas já era de se esperar que não teria fôlego para ser campeão. No máximo, um G4. Continuo, do nosso lado, entendendo que temos um elenco melhor e era para estarmos lá em cima, se tivesse uma diretoria competente para o FUTEBOL, escolhendo quem ENTENDE MESMO para os comandos das quatro linhas. Não para a parte financeira, esta são mestres e doutores, embora seja mais para o bolso deles! Não tem almoço de graça em futebol, vale repetir quantas vezes se fizerem necessárias. A nós, Galo forte até morrer, só nos resta torcer mesmo!

  9. ERNEST ,

    você precisa ver o que acontece nas redes sociais , principalmente no X

    Além dessa “nova leitura” do futebol trazem discussões sobre o comportamento do torcedor

    Há queixas , por exemplo , sobre a acústica da Arena MRV (alô TEOBALDO !)

    Estão incomodados porque o que a “organizada” canta não chega uniforme aos diversos setores

    Torcedores estão “desesperados” com isso , cobrando atitude dos construtores

    Por Deus , É PRACABÁ !

    1. ARENA MRV: Boa, Barata! Assim sendo, já pode marcar o nosso café lá no Pátio (eu pago, faço questão!). E lembre-se de Winston Churchill: “Não há nenhum problema em mudar de opinião. Desde que seja para a melhor”. Abraços, querido, e grato pela lembrança!

  10. Lazer é caro em qualquer lugar do mundo, portanto, sem essa de querer transformar uma instituição privada, em instituição de caridade. Pedir esmolas com o chapéu dos outros, como diria a minha avó ou gozar com o pé dos outros, modernizando a sabedoria popular. Para manter time bom e competitivo, nesses tempos atuais (não adianta dizer que “vendas de secos e molhados sustentavam a instituição”; embora fato incontestável, isso já passou e vai longe no longínquo pretérito), é preciso dinheiro… muito dinheiro. E o estádio de futebol no Brasil, EM QUALQUER LUGAR DO BRASIL, não se sustenta SOMENTE com futebol. É triste? Sim! Mas é fato incontestável, e quem tiver SOLUÇÃO que apresente. Ah, mas isso não é problema meu… sei!!!! E não adianta trazer para o debate o que ocorre na Europa e em outros locais cuja realidade é absurdamente diferente do que existe no nosso país. Citem aí, UM, PELO MENOS UM estádio privado que se sustenta apenas com o futebol. Portanto, se a GRAMA SINTÉTICA OU UMA SOLUÇÃO QUE PERMITA O USO DA ARNA MRV COMO CASA DE SHOWS, permitir o maior faturamento, que assim seja (bem, pelo menos na minha opinião, o que não tem a mínima importância)! E que venham muitos shows para que os donos do Atlético ganhem MUITO DINHEIRO e continuem motivados a investir no TIME DO MEU CORAÇÃO e, mais do que isso, não se sintam desmotivados e de saco cheio, a ponto de vender a SAF para qualquer aventureiro. É o que penso! Abraços a todos os amiGalos!

    1. Teobaldo onde assino?

      O uso das Arenas ou estádios para outros propósito que não o futebol, é uma realidade.
      Aqueles que estão criticando nossa Arena, aqui vai uma informação de hoje: O Palmeiras corre o risco de ficar sem seu estádio por cinco jogos, por causa de shows.
      Ué, mas isto pode acontecer com o Galo. Sim, mas com um detalhe: o Palmeiras não tem participação nos shows já o Galo…
      Mas o carro chefe do clube é o futebol certo? Certo, mas tentem contratar, pagar salários ou ter um elenco qualificado com o dinheiro das rendas. Será que dá?

  11. Salve Massa e Guru

    Interessante ontem o debate da questão Isepe na live do Breno na qual nosso Guru mor estava.
    Flávio Domênico e Breno apresentaram cada um sua visão sobre o aproveitamento do garoto e ambos apesar de opiniões diferentes estão certos.
    Breno ao lembrar que o garoto precisa de maturidade psicológica e física para acessar o profissional e Flávio lembrando que outros garotos da mesma idade foram lançados com sucesso e precisa ser oportunizado.
    A pergunta que fica é: porque em outros clubes os moleques são lançados e no Galo não?
    Para mim é porque não temos o que os outros clubes têm. Gente com capacidade de orientar os moleques e coragem, para lançá-los.
    Então busquem estes profissionais que estão em outros times e coloquem aqui, porque hoje mais do que nunca estamos precisando.

    1. No Santos que convivi durante 7 anos, posso dizer que faz parte do contrato dos treinadores o lançamento de jogadores da base.
      Oferecem salários altos a garotos diferenciados o que faz do Santos um local atrativo.
      Neymar aos 11 anos em 2003 já ganhava o mesmo que o Iseppe hoje, aí podem dizer, mas Neymar era craque, então digo que foi assim com tantos outros e quando acertam um Neymar, Diego, Robinho, Rodrygo, Ángelo, Marcos Leonardo ou mesmo um David Washington vendido mês passado por 79,5 milhões com apenas dois jogos no profissional e 17 anos, vemos que vale a pena gastar com os que não vingam.
      Espero mesmo que não aconteça com o Galo o mesmo que aconteceu com o Ronaldo no Cruzeiro que tomou uma debaixo das pernas com o pagamento da multa recisória do Vitor Roque.

  12. Galinho sub 20 atropelou mariazinhas ontem com um belo gol de falta de Alison Santana (futebol é momento o muleque não tem oportunidade no time de cima depois…pode ser tarde demais, enquanto vamos tendo que suportar bois cansados). Além desse gol vimos frangaço do goleirinho azul.

  13. OS MENOS AVISADOS, OU MELHOR, OS INVEJOSOS, IRÃO TENTAR ACHAR DEFEITOS NA NOSSA ARENA MESMO AONDE NÃO TEM. NO SÁBADO DURANTE A TRANSMISSÃO , EU VÍ EM UMA DAS TRAVES UM ESCUDO DO GALO. PARECE UM ADESIVO, LINDO. NÃO É QUE JÁ BOTARAM DEFEITO NELE. DIZEM OS INVEJOSOS QUE ELE ESTÁ (TORTO).KKKKKKKKKK E ASSIM VAMOS VIVENCIANDO A NOSSA CASA, A MAIS BELA DA AMÉRICA LATINA. CH……. MARIA.

  14. Bom dia. Lembra que eu falei aqui que esse botafogo não presta? Esse time tem torcida arrogante igual aos azuis. Torço contra mesmo. Prefiro Palmeiras ou grêmio do que eles. Pelos lances da partida, o time mostra uma evolução grande, sem apatia. E é isso que o torcedor quer. Podemos evoluir mais e preparar uma base de time p 2024. Espero que sem Felipão e sim com um técnico mais criativo. Felipão ajustou a casa, mas penso que tá ultrapassado. Desejo lhe muita sorte nesta reta final. Hulk que volte calado. Ontem o Gabriel do flamerda abusou de esbravejar c o daronco e ele nada fez. Esse juizinho gosta de olofotes e encarar o nosso herói mostrando os músculos. Chupa flamerda. Chupa botafogo. Aqui é galo po##@@@.

  15. Bom dia, todos! Caro, Eduardo! Fiz essa sugestão de setor popular na Arena aqui neste espaço algumas semanas atrás. Poderia ser criado um cadastro de torcedores de renda mais baixa, principalmente se estiver inscrito em algum programa social, para que os mesmos tenham acesso a ingressos mais baratos. O ingresso deveria ser nominal e intransferível, limitado a alguns jogos por ano, para que o maior número de pessoas possam assistir os jogos durante o ano. O valor do desconto seria rateado para os outros setores, onde o poder aquisitivo é melhor. Vamos levantar essa bandeira a partir daqui do Blog.

  16. Bom dia, nada melhor do uma semana tranquila, pena que as Smorfetes, Neymazeters venceram. só ficarem mais oito jogos sem vencerem e tudo normal na B

  17. Questionado sobre o ISEPPE eis aí o que o senhor Scolari disse em coletiva :

    “ele vai fazer alguma coisa no sub-20 primeiro e se ele MOSTRAR ALGUMA COISA no sub-20 eu vou olhar”

    Este é o departamento de futebol da SAF que traz os Fábio Gomes da vida depois de “observá-los” .

    É PRACABÁ !

    1. Bom dia!!

      o que deve ter de oportunista e olheiro de olho no garoto bom de bola e acima da média Iseppe…
      É bom o Galo se precaver, pois o Vitor Roque foi fisgado num vacilo desses.

    2. Prezado Amigalo José Eduardo Barata,

      Sensacional a sua analise, é lamentável não se olhar para a base, mesmo que ela não seja lá um grande referencial neste momento da vida do Clube. Ao longo do anos passados muitos “Fábios Gomes” da vida já passaram pelo GALO.

    3. Bom dia Barata. Ontem o Iseppe, entrou no jogo do Sub-20. Veja na TV Galo. Nessa dai, eu ouso, respeitosamente, discordar de você. Em janeiro, teremos a copa São Paulo, que será uma excelente oportunidade para o Iseppe. Oras ele ainda, não conseguiu ser titular no Sub-20. Como ensinou o oráculo de Eduardo Avila, Padre José Torga Couto: devagar com o andor, que o Santo é de barro. Vamos aguardar o desempenho do Iseppe, na próxima Copa São Paulo, pois ele, já está no Sub20, onde foi reserva ontem, entrou com o Galo vencendo. Creio que, neste caso, está sendo feito o correto. Mas, máximo respeito pela sua opinião. Abraço

  18. Bom dia Avila. Bom dia a todos. O Centro de Inteligencia do Galo( Ciga) ainda existe? Se existe, penso que deve estar monitorando laterais direito, pois, para 2024, precisamos de dois jogadores para esta posição. Mariano e Saravia, podem ” montar no 18″. E o Rodrigo Caetano, já pode começar a negociar com os empresários o distrato do Edenilson, Vargas, Patrick , Alan Franco e Alan Kardec, pois começar 2024 com esses jogadores não pode. E o técnico? Felipao permanece? Eu, penso que sim, com o Rever de auxiliar técnico, em substituicao ao Eder Aleixo, que deve ser convidado a fazer parte da turma do Belmiro.

    1. DOMINGOS SÁVIO,

      Você diz que o BARATA pega no pé do ALLAN…

      Que eu pego no pé do ZARACHO…

      E você?!!!

      Parece que do ÉDER ALEIXO…

      Qual a sua rusga com o BOMBA?!!!

      1. Uai Ernest, me responde essa: em qual time o Eder foi campeão da Copa do Brasil? Na minha opinião, ídolo do Galo que se preza, não bandeia pro rival, por dinheiro nenhum. Agora veste a camisa azul, ajuda a ganhar título, comemora muito e depois que pindura a chuteira, aí é atleticano raíz. Cei…Agora, me diz uma coisa : na real, ha quanto tempo este atleticano raíz tá na Comissao técnica permanente do Galo? Eu, estranho que já tendo sido auxiliar de inumeros técnicos, nunca tenha sido convidado, por nenhum desses técnicos dos quais foi auxiliar para trabalhar com ele em outros clubes. E estranho mais ainda, porque o Galo nunca pensou em promover este auxiliar a técnico do time. Quanto este auxiliar ganha, por mês no Galo? Qual a função dele nos treinamentos? Por tudo, isto, acho que já chega ne?

  19. Alô, BARATA!!!

    Para a difícil partida contra o BOTAFOGO, em consideração a ausência de HULK suspenso, o BIG PHILL, em lembrança à memória tática de seu tempo na Europa, especificamente no CHELSEA, alinhavou como estratégia de jogo a única possibilidade que havia, a do FALSO 9 enviesado em diagonal de fora para dentro na grande área inimiga numa bola longa fatiada com esmero assertivo…

    E FELIPÃO dimensionou a jogabilidade no tabuleiro tático do CIGA contemplando a ligação direta com leitura de jogo na linha de cinco ou de quatro, no último terço do campo centralizado, com pensamento pivotante em PEDRINHO que deveria fatiar a bola longa encontrante no costado da primeira linha, justamente no encaixe do pé trocado para o FALSO NOVE bater na orelha da bola, como fez PAULINHO, para a alegria da MASSA…

    Não fosse isso e a partida, se perdurasse até agora, ainda estaria num zero a zero interminável, claro, isso se o VAR não inventasse uma ajuda para o time do EIXO e quase isso aconteceu naquela saída em migué de Diego Costa da Figura “A” para a Figura “B”, como bem lembrou o JORGE ontem…

    O geraldino, ao ouvir a explicação da segunda vitória atleticana na ARENA, disse que bastava o PEDRINHO dar no facão pro PAULINHO que tava resolvido o problema…

    Esses geraldinos…

    1. ERNEST ,

      você precisa ver o que acontece nas redes sociais , principalmente no X

      Além dessa “nova leitura” do futebol trazem discussões sobre o comportamento do torcedor

      Há queixas , por exemplo , sobre a acústica da Arena MRV (alô TEOBALDO !)

      Estão incomodados porque o que a “organizada” canta não chega uniforme aos diversos setores

      Torcedores estão “desesperados” com isso , cobrando atitude dos construtores

      Por Deus , É PRACABÁ !

  20. Lédio Carmona é um cara de pau. Muito bom pra comentar jogos entre os times do eixo. Fora dele é um torcedor descarado e um agente satânico da orcrim. Diego Costa estava bem além do “último terço” permitido. Diria Mário Viana, “saiu da A pra B”, ‘banheiraaaa”.

  21. Ingresso geraldino, ÁVILA, ótima sugestão!!!

    Precisa cercar falcatruas. Do contrário o ingresso cai na mão do cambista e não resolve o problema…

    1. Vamos levantar essa bandeira. como coloquei no meu comentário, basta fazer um cadastro com os torcedores de baixa renda interessados. Ingresso nominal e intransferível, com punição a quem tentar burlar o programa,

  22. Bom dia!
    Botafogo não vai ser campeão!
    A camisa número 2 do Galo deveria ser a preta e não a branca. E a tradicional precisa voltar urgentemente no lugar do código de barras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *