Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Uma partida quase que perfeita

Não cometeria nenhuma heresia, se dissesse que foi uma apresentação de gala do nosso Galão, mas considerando a fragilidade do adversário opto por esperar continuidade nos próximos jogos. O placar dilatado denuncia o quanto o time valadarense é candidatíssimo – junto do Pouso Alegre – às vagas do rebaixamento. Foram apenas dois jogos, restando ainda seis para a definição de finalistas, classificados para série D do Brasileiro e Copa do Brasil, além dos dois que descem para o módulo II da FMF.

As mudanças, promovidas pelo Felipão, comprovaram que as escolhas para a primeira partida foram mesmo equivocadas. Tudo bem que Hulk, Zaracho, Mariano e Scarpa não estavam aptos para a estreia, mas Pedrinho e Kardec estão distantes do que era esperado quando de suas contratações e mesmo renovação. Vargas que ontem nem entrou e mesmo o Edenílson – que fez um gol que “até eu faria”, diria Vanucci – fazem parte do mesmo rol de contestados pelo Torcedor. Sobre esse último, um amigo me enviou ao saber a escalação. “Não é fora da realidade ou de argumentação, mas sim de uma irracionalidade e afronta ao Atleticano”. E depois do jogo, mesmo com o gol, o amiGalo disse que mantinha a opinião.

Num gramado digno de uma partida de futebol, seguramente o melhor deste a inauguração da nossa casa – diferente do capim gordura (que pode ser também braquiária ou colonião) do meio da última semana – o time impôs sua superioridade técnica e construiu o dilatado placar. Poderia ter sido muito mais, porém depois do terceiro gol até sair o quarto tento, abusou em certos lances imperdíveis. Até bola na trave, mas balançar as redes parecia tarefa impossível. Hulk até embaraçou com as pernas numa delas.

De bom, além do super herói Atleticano, que fez um gol e duas assistências, as atuações do estreante Scarpa, Otávio, Jemerson e – das melhores apresentações – do Pavón. O time, no todo, esteve bem, esses me saltaram aos olhos. Lemos, zagueiro artilheiro; Zaracho, gol e assistência. Éverson, sem qualquer lance difícil, se destacou pelo uniforme todo preto e não o arrepiante e azarento amarelo.

Sobre a primeira atuação do recém contratado Scarpa, diria que pelo que mostrou será determinante à temporada. Parecia ser velho conhecido do Arana. Enquanto atuaram juntos, o lateral foi substituído, promoveram jogadas espetaculares pelo lado esquerdo do nosso ataque. Depois, mostrou bom entendimento do Hulk e Paulinho. Que qualidade do nosso novo jogador. Me motivou. Promete ser decisivo às nossas pretensões de títulos nacionais e internacionais. Se em um tempo mostrou se à vontade com a camisa do Galo, quero imaginar que será ainda muito mais ao se entrosar com seus companheiros e com a Massa.

Nossas duas próximas rodadas serão determinantes na busca do penta campeonato mineiro. O próximo adversário será um dos três mineiros que se revezaram na rivalidade mineira. Antes deles, o Vila Nova e América, na sequência o Athletic que desponta para ser o próximo clássico mineiro. A equipe de São João del Rey, que ano passado disputou a fase de mata mata do estadual e se classificou para a série C do Brasileirão, nas duas primeiras partidas demonstrou que o time atual é ainda melhor que o anterior. Portanto, essas terceira e quarta rodadas, irão dar o tom das pretensões do Galo na competição regional. Que venha o hexa, como carta de apresentação ao novato Scarpa e motivacional a ele, aos seus companheiros a toda Torcida Atleticana para as competições que começam em abril.

Assim seja!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

20 thoughts to “Uma partida quase que perfeita”

  1. Achei q arana e paulinho ficaram devendo. Sorte nossa q a bola q o paulinho chegou atrasado caiu nos pés do zaracho.
    O próximo jogo será um ex-clássico. Hj são times de diferente porte e com objetivos mto diferentes ao longo do ano. Não são concorrentes entre si nas competições nacionais e internacionais (o timeco azul está quase 30 anos sem ganhar nada). No âmbito regional, apenas disputam a mesma competição. Mequinha e athletic (e talvez tbm a tombense) estão à frente do zerim no sentido de tentar fazer frente ao time do Galo.
    Independente de tudo isso, é um fato q, assim como os demais times q jogam contra o Galo, os jogadores do micróbio azul darão a vida em campo pra não perder e, quem sabe por uma sorte (como foi no jogo anterior), talvez, no sufoco, conseguir uma vitória.
    E por isso q o futebol é tão imprevisível, onde crianças podem ganhar dos adultos…

  2. Mudando de assunto, e creio que este seja relevante, o que passa pela cabeça do Rodrigo Caetano (cabeça e não o bolso) quando admite estudar proposta da CBF? Vai trocar um trabalho consolidado num ambiente limpo por um punhado de dólares na pocilga mais imunda do esporte brasileiro? Vai optar por conviver, interagir e se misturar com a escória, com a podridão de homúnculos venais?
    Rodrigo Caetano, não faça uma cagada dessas. Não cometa suicídio e nem deixe a CBF sacanear o Galo mais uma vez.

  3. Vi um comentário neste espaço democrático, que insinua “perseguição” do mestre Felipão contra determinado jogador. Com a devida vênia,discordo,porque, salvo raras exceções acontecem este tipo de coisa, Julga antes de tomar conhecimento do que acontece durante uma semana de treinos e jogos não é nada fácil. Ademais, creio eu que o próprio elenco ficaria insatisfeito se presenciasse ALI NO BATENTE DIÁRIO, ao ver um colega injustiçado! Eles têm como fazer como chegar isso junto ao tÉcnico, com certeza, sem se queimarem. O próprio Hulk,duvido que na diria isso pra ele NA CARA, porque, por tudo que já fez e faz, não baixa cabeça pra superior algum, mesmo send de uma humildade à toda prova. A síntese de tudo isso que eu digo é o seguinte: vamos para de JULGAR um técnico consagrado. Ele foi e será sendo do jeito que é, o que revela, aliás, TER CARÁTER acima de tudo!

  4. Bom dia Eduardo e massa. Bom ótimo treino contra o poderoso Democrata Gv. Domingo espero eu e milhões que nada de abrir as pernas para as cabulosas. Problema que Galo adora ressuscitar defuntos. Aff. Otávio jogou muito. Arana ainda está de férias não acerta um cruzamento. Hulk sempre o Heroi. Scarpa mostrou seu talento. Paulinho nem viu a bola. O 7×1 é mesmo teimoso não dá chances ao alisson. Temos que ver seu afilhado 100 minutos no jogo. Ótima semana a todos amigalos. Vá Galooooo.

  5. Bom dia xará e amigalos!
    Por favor MEU DEUS, não deixe o HULK se lesionar, ter problemas estomacais, intestinais e ficar suspenso por cartões amarelos, e também não envelhecer, AMÉM!!!!!!!!!!!!!!!

  6. Quando saiu a contratação de Scarpa , não me empolguei , destoando da grande maioria da torcida , que comemorou. Mas ,parece ,que estava enganado,graças a Deus , acredito que este jogador será muito útil ao time,principalmente pelo fato de desafogar o nosso talentoso Hulk , em escanteios , cruzamentos ,bola parada no geral , liberando nosso grande jogador pra ficar na espreita da área adversaria , pesadelo de todo time que nos enfrenta. Como é bom ver jogador deste naipe ao lado de Hulk, ao lado de Paulinho, Zaracho , Igor Gomes , Batalia num futuro breve e este Pavon , que acredito , será outro em 2024. Nào ver edmilson e este poste kardec no time , já é muito bom , contratações inexplicaveis e nebulosas

  7. Bom dia Amigalos
    Gostei das palavras do nosso barbudo e querido blogueiro: que venha o hexa. Acho que ele quis dizer que o penta ta garantido . Se bem que o Democrata não conseguiu correr pra frente nem pra trás . Muito fraco. Vamos salgar a carne das marias e esperar os desafios maiores – América e Atletic-
    para avaliarmos onde vamos chegar.
    No mais viva nosso Galão e um abraço deste ano novo a todos.

  8. O ATLÉTICO perdeu para o CAP (Patrocinense) não jogando nada, foi engolido pela Águia Grená e a derrota decorreu do gramado pasto.

    Que ótima desculpa…

    A vitória contra o DEMOCRATA, mais um gatinho manso do que uma PANTERA BRABA de outrora, a baba do calango, com todo o respeito, e o ATLÉTICO passou a condição de Real Madrid das Américas e dá-lhe folia e oba-oba antes do Carnaval começar…

    Ô lôco!!!

    É bom cuidar para que a soberba não invada a Cidade do Galo como sói acontecer antes de jogos tidos como fáceis contra os azuis…

    Em JOGO CLÁSSICO o que prevalece não é a técnica, mas sim o físico, a raça, o emocional e o mental. Quem jogar com mais vontade, mais brio, mais pegada e mais força, ganha, como aconteceu, aliás, no jogo inaugural do ano passado na ARENA contra o csa-bh naquela PARTIDA DA PIPOCA…

    Alguém está lembrado?!!

    Então, a hora é de calçar as chuteiras da humildade, trabalhar duro e sério nos treinamentos ao longo da semana, conter o orgulho e a vaidade, segurar a língua e respeitar o adversário para evitar atiçar a ira dos deuses do futebol que adoram castigar o ALVINEGRO toda vez que a Torcida ou o Time entram de salto alto na semana que antecede a Clássico…

    A propósito, ontem no Canal Breno Galante o GUIDO JORGE, a quem gosto e respeito, repetiu bobagens faladas por LAMONIER naquele último CLÁSSICO, dizendo, entre outras coisas, que “não existe rival para o ATLÉTICO em Minas”, “o resultado esperado só pode ser uma goleada” e blá-blá-blá…

    É, o ATLETICANO não aprende!!!

    Arrogância e vaidade no ATLÉTICO é mato…

    Até quando?!!!

    1. ÂNGELO ,
      a boa e velha forma de se ganhar o meio com dois caras de pegada na frente da zaga e liberando um meia que saiba criar.

      TELÊ usou no Atlético com EDER LOPES e WANDER LUIZ como também na Seleção , com ELZO e ALEMÃO , trazendo o JUNIOR para a meia .

      Deu certo , mas ZICO perdeu um penal durante os 90 minutos e fomos pra loteria dos pênaltis .

    2. ERNEST ,
      o que os caras na transmissão fizeram não é uma narração de futebol .

      Aquilo ali foi ” militância ” , cruzcredo!

  9. GAAAAAALÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔ
    MINEIRO , BRASILEIRÃO , COPA DO BRASIL , LIBERTADORES , ESSE ANO QUEREMOS TUDO……….SEM PRIORIZAR NENHUM……

  10. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanas!
    Ao meu ver, pode não ter sido uma atuação para encher os olhos, mas foi uma boa atuação, apesar da fragilidade do adversário. O adversário de ontem não serve de parâmetro para uma avaliação mais consistente. Entretanto, senti outra postura do time no campo de jogo. Para mim, que não quer dizer nada, o Paulinho foi o destaque do jogo, embora não tenha feito gol. O seu posicionamento no campo de jogo, alternando com Zaracho e Edenílson, preenchendo os espaços do meio-de-campo, foi o que melhor apresentou o galo. Sábado teremos um parâmetro melhor, muito mais pela rivalidade do que pelo futebol apresentado pelas marias. Mas de qualquer forma, continuamos, queiramos ou não, na Hulk dependência, o que não é bom. Precisamos de alternativa para substituir o super-homem.
    Nada de euforia ou pessimismo! A sequência de jogos serão importantes para melhor avaliação. Estamos no caminho certo com Edenilson no campo? Somente o tempo dirá…
    Hoje e sempre, galo!!!

  11. Fui, vi e vencemos. Minha primeira partiida na nossa casa, foi muito boa. Mas o time carece de um lateral direito. Mariano é um bom.jogador, mas não aguenta a temporada e não confio no Saravia. Um cara p puxar contra ataque tb seria bom.

  12. Bom dia Eduardo. Bom dia a todos. Quando o Bataglia estiver pronto, o meio será, nas grandes competicoes: Otávio, Bataglia, Scarpa e Zaracho. Com bons reservas: Franco, Edenilson , Bernard e Rubens. O ataque com Hulck e Paulinho. Com Pavon e Luis Henrique como opções. A zaga: Fucks e Lemos ( Rabelo e Jemerson na reserva). Na minha opinião, faltam um zagueiro tipo o Alonso ( de 2021, obvio), para ser o Xerife ali . Nosso ponto fraco, a lateral direita, onde temos um aposentado( Mariano) e um destrambelhado ( Saraiva). Vamos ganhar a Libertadores com um gol do Edenilson, para tristeza de seu amigo corneta.kkkk

    1. DOMINGOS SÁVIO!
      Também acho que Otávio, Bataghia, Zaracho e Scarpa é o que de melhor temos no meio-de-campo do galo. Podem não ser craques, mas são jogadores de alto nível e equivalentes entre si. Paulinho e Hulk são titularíssimos. A defesa carece de ajustes na lateral direita e de mais um quarto-zagueiro, de preferência canhoto.
      Abraço.

      1. ÂNGELO ,
        a boa e velha forma de se ganhar o meio com dois caras de pegada na frente da zaga e liberando um meia que saiba criar.

        TELÊ usou no Atlético com EDER LOPES e WANDER LUIZ como também na Seleção , com ELZO e ALEMÃO , trazendo o JUNIOR para a meia .

        Deu certo , mas ZICO perdeu um penal durante os 90 minutos e fomos pra loteria dos pênaltis .

  13. Quanto ao Igor Gomes, parece que nasceu pra ser preterido. Pode correr, combater, atacar, dar um passe primoroso, colocando Hulk na cara do gol, que vai ser sacado porque o protegido do senhor mal educado e turrão, não sai nem a pau.

  14. Bom dia!!
    Bela partida do Galo.
    Otávio é um gigante.
    Ontem ficou provado que o grande problema do Galo em Patrocínio, não foi o pasto, mas a ausência de Hulk. Nasceu pra jogar no Galo.
    Zaracho é craque.
    Gostei também das entradas de Pavon e Rubens. Impressionante a rapidez do garoto nas interceptações.
    E o Scarpa…o cara tem o dom.
    Quanto ao Edenilson…ignorei e vou ignorar sua presença. Já vi que sempre haverá um Elias, Patrickão da massa e um Alan pra me encher a paciência. Então, pra eu não perder o prazer no Galo, vou ignorar esses encostos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *