Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Um mês sem Galo

 

A prosa ontem foi sobre a abstinência e paralisação do futebol por causa do primeiro mundial de clubes da Fifa em novo formato. Inevitável não ouvir e até resenhar sobre a amarelada do Galo – dos tempos do Milito – perdendo a vaga em duas competições inter continental valiosas. Em dezembro passado, quando o campeão do Brasil e da Libertadores – Botafogo – foi lá e voltou num voo vapt vupt, eliminado a exemplo do próprio Galo, Internacional e os imbatíveis da mídia do eixo flamídia e porcos. São os brasileiros que não chegaram à final. Outros chegaram, mas a maioria nos tempos de disputa magra entre um time europeu e outro sul-americano apenas.

Claro que, como a maioria dos Atleticanos, gostaria de estar agora ligado nesse mundial e até na premiação pela participação e eventuais avanços na competição. Isso poderia aliviar nossas combalidas finanças. Porém, sobre esse assunto contábil, como já disse, é problema de quem anunciou que veio para equacionar. Seria legal estar no mundial, mas desde que o time estivesse embalado para a participação na competição da Fifa. Diante do quadro atual, sonhando até mesmo com a recuperação nas competições em andamento, quero crer que será benéfica ao Galo.

A começar pelas ausências de jogadores no Departamento Médico. Os titulares Arana e Coello, seguramente estarão liberados quando a maratona for retomada. Ameaçados, ambos, pelo que vem apresentando Rubens e o ataque de quinta com a presença do Dudu ao lado dos já conhecidos Hulk, Rony e Scarpa, incluindo até o Júnior Santos. Ainda no DM o Cadu e Caio Maia, jovens que ainda em processo de amadurecimento. Se vamos ter a volta de jogadores contundidos, some-se também Lyanco, que cumpriu suspensão frente ao Internacional.

 

Para o primeiro compromisso do Brasileirão, Bahia lá em Salvador, não vamos contar com Éverson e Rony. Ambos suspensos pelo terceiro cartão amarelo. O goleiro advertido, a exemplo de jogos anteriores, por sua insistência juvenil em retardar o jogo. Já o atacante, ao que vi, por implicância do péssimo árbitro. Era visível a perseguição do juiz ao atacante do Galo. O sujeito acabou advertindo com amarelo num lance que supostamente teria utilizado a mão para finalizar uma bola que foi pela linha de fundo. Marcou várias faltas duvidosas do atacante e deixou e assinalar outras tantas claras cometidas contra o jogador Atleticano.

Nossa sequência, pelo Brasileiro, seria esse time baiano e depois aqui com o Sport, esses e os demais jogos sem data definida pela cbf. Quatro jogos da última rodada estão adiados, todos relacionados aos times brasileiros no mundial. Quero acreditar que terão precedência sobre a rodada seguinte a ser definida. São fluminenC X Ceará, Botafogo X Mirassol, flamídia X Sport, fechando com Palmeiras X Juventude. Ai sim, completando a rodada 12, com todos os concorrentes entrando na 13ª em igualdade de condições. Para o Galo, estão programados dias 17 e 24 de julho, fora e depois aqui, com o Bucaramanga (Colômbia) pela repescagem da Sul-americana. Ainda em 30 de julho e 6 de agosto, igualmente primeiro fora e decidindo em casa, pela Copa do Brasil com o flamídia.

De qualquer forma, apesar da falta de jogos, vamos ter muita prosa durante esse período. Incluindo, claro, eventuais contratações para a sequência da temporada. Diferente de quem decide, entendo que precisamos mais quatro ou cinco caras novas, entre as quais um zagueiro e um volante. Todos para chegar e brigar por titularidade. Isso para sonhar com títulos ainda na temporada. Por fim, sem jogos, vou daqui me esforçando por manter nossas resenhas atualizadas, ainda que sem novidades. Com a intenção da gente falar sobre nossa invejável paixão Atleticana. Sigamos!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

13 thoughts to “Um mês sem Galo”

  1. O amigo Domingos Sávio citou o Hulk hoje e por curiosidade fui verificar o desempenho dele ano a ano com a camisa do Galo e contra números não a argumentos o desempenho dele vem despencando ano a ano:
    2021 foram 36 gols e 13 assistências
    2022 foram 29 gols e 5 assistências
    2023 foram 30 gols e 14 assistências
    2024 foram 19 gols e 13 assistências
    2025 foram 11 gols sendo que 7 foi pelo campeonato Mineiro e 3 assistências
    Vendo os números é nítida a queda em 2024 e 2025 será que ele vai conseguir ser o HULK de 21/22/23???? o será fim de carreira??? tomara que dê a volta por cima

  2. Tirando algum exagero, concordo com o comentário aduzido aqui neste espaço sobre o Éverson. Tem hora que dá vontade de ir lá no campo e falar com ele pra parar com o que faz, até porque ele não precisa daquilo, por ser um grande goleiro. E, se continua fazendo, é porque não tem superior que deveria mandá-lo “baixar a bola”, mas não manda!

  3. Aos trancos e barrancos estamos vivos em tudo!! Espero que no segundo semestre o time se encorpe e apresente um futebol de time campeão!!
    É fundamental buscarmos uma taça esse ano pois ficamos muito machucados pela perda dos títulos do ano passado até hoje me pergunto como perdemos aquela final da Libertadores???
    Mineiro bateu campeão, Sulamericana foi uma vergonha, início do Brasileiro uma vergonha mas se recuperou 8 jogos sem perder, Copa do Brasil se recuperou também balaiada no último jogo.
    Espero que essa evolução na Copa do Brasil e Brasileiro continue e tomem vergonha na Sulamericana e bata campeão!!
    Espero que fora das 4 linhas essa SAF mostre a que veio faça o aporte necessário para acabar com esse juros de 200 milhões por ano é inviável um clube pagar um juros desse, é fundamental esse aporte para estabilizar o clube financeiramente é uma vergonha toda hora notícia de salário atrasado, outros clubes cobrando, empresário cobrando, prometeram uma SAF profissional que deixaria o Galo entre os melhores da América do Sul então que honrem esse compromisso!!
    No mais é torcer, torcer e torcer saudações!!

  4. Salve Massa e Guru

    Falando de Everson, apesar de alguns não gostarem do guarda metas, penso ser um bom goleiro e um dos melhores do Brasil atualmente e provou isto com grande atuação no último jogo.
    Contra ele o fato de ser fraco nas saídas de bola e principalmente no comportamento dentro de campo.
    Como este cara gosta de aparecer! Toda bola que vai ao gol do time, mesmo que seja um lance sem perigo, ele simplesmente fica a todo momento gesticulando e reclamando, sabe-se lá do quê. Parece querer ser o centro das atenções, inclusive reclamando lances, em que ele nem participa. Será que tem o sonho de ser o capitão do time?
    E nem vou falar sobre os constantes cartões de cera. Coisa bizarra e imbecil.
    Enfim, se um dia ele se tocar que está sendo mala e que suas ceras não tem efeito nenhum, com certeza ele estará no topo.

      1. Quem é forte pra você? Eu TB tinhas algumas restrições ao Everson, mas neste ano ele tá pegando muito. Nesse último jogo mesmo, se não fosse umas duas ou três defesas do “fraco” goleiro, o Inter tinha no mínimo empatado a partida

  5. Bom dia Ávila. Bom dia a todos. Lá em Perdizinha (onde tudo começou) eles dizem: ninguém tem a segunda oportunidade de deixar a primeira impressão. E a primeira impressão deixada pelo Dudu, foi de um jogador que está querendo jogar bola no Galo. Sei não viu se o Junior Santos e o Hulck ajudarem, o Dudu pode ser a mola propulsora dessa ataque. Na minha, Ernestistica opinião, o que não quer dizer nada, pois segundo o Toninho de Juiz de Fora, que tá mais sumido que o futebol do Hulck, o Dudu vai seguir a trilha do Nelinho, do Léo Silva no Galo e do Guilherme bunda no Galo. Falando do Guilherme bunda, este cara, contusões a parte foi decisivo na Libertadores com aquele gol contra o News e na Copa do Brasil/2014, no jogo contra o Corinthians. Uma pergunta: até quando o Bernard vai continuar nessa mamata aqui no Galo? Será que ele como atleticano não poderia ter a dignidade de pedir a rescisão desse contrato que só serve ao seu interesse financeiro? #XôBernard, tá na hora de ligar o desconfiometro e vazar! Se és atleticano, larga mão desse contrato e monta no porco!

    1. Concordo que a primeira impressão do Dudu foi boa, concordo que o futebol do Hulk sumiu esse ano e concordo que o Bernard infelizmente é um péssimo custo benefício.
      Saudações!! volta Hulk vamos precisar demais de você no segundo semestre ajuda aí!!

    2. Amigalo DS

      O Hulk para mim, é o maior ídolo do clube, na frente inclusive do Rei, mas nesta temporada até agora não jogou uma partida que prestasse. Gostaria de ver em pelo menos uma partida o ataque formado por Cuello, Rony e Dudu.

      1. Prezado JBHGalo, nem falta está acertando. Parece com dificuldades no gramado sintético tbem. Enfim parece que o ocaso de sua vitoriosa carreira se aproxima. Se fizerem um esquema para ele pode ser muito útil ainda. Mas não é mais o mesmo. Infelizmente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra mais sobre Canto do Galo

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading