Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Três importantes pontos

Foi um jogo ao melhor estilo do nem bem e nem mal. Com muitos desfalques o treinador, conforme este blog previa no post de ontem à tarde, escolheu as melhores opções que dispunha. O time do Grêmio que vem de uma campanha bastante irregular, até que deu razoável aperto no nosso Galo, mas prevaleceu o desejo da Massa. Sem repetir os lamentáveis deslizes ocorridos ao longo desse Brasileirão, pontuamos o suficiente para iludir em retornar ao G6.

Muidifíço, sabemos, mas recuperamos a nona colocação e estamos a três pontos do oitavo, cinco do sétimo e seis do sexto colocado. Some-se a isso, que temos um jogo a menos que os dois acima na tabela. Eita, Galo, porque fizeste isso comigo. Vitória, Bahia, Fortaleza, Cuiabá, Criciúma… Opa! Tenho me esforçado para não falar disso e já me flagro lamentando. Fato é que faltando 30 pontos possíveis, tudo é possível e até necessário, pois se as Copas escaparem é a senha para a Libertadores do próximo ano.

Com dizia, o Milito escolheu o que tinha de melhor disponível. Antes dos três minutos o goleiro Matheus Mendes já fez importantíssima defesa. O jogo ainda se desenhava, quando Hulk sofre uma penalidade – tinha de ser do Jemerson (ufa) – e ele mesmo abre o placar. Na saída da bola o empate, evitado pela ação certeira do var, em toque na mão do jogador gaúcho, que quase passa despercebido. Nossos zagueiros tomando bola nas costas, logo depois saiu o que foi validado e a pressão retorna no gramado e a agonia nas arquibancadas.

Bola na trave do Scarpa e logo depois – ainda na primeira etapa o super herói em bela assistência deixa Deyverson com a bola para voltar a ter vantagem. No intervalo a previsível substituição. Saindo Lyanco que estava amarelado, errando muito e fazendo faltas. O time retornou fogoso e parecia que o terceiro gol era questão de tempo. Outra vez o tricolor – desta vez do Rio Grande do Sul – suspira com outra bola na trave. Foi do Otávio e na sobra o Fausto perde um gol que seria da tranquilidade.

Daí vem as substituições, de lá e de cá, que me fazem cada dia ter convicção que sou um corneteiro. Sim, se mais um gol evitaria aquele sofrimento que só o Galo reserva ao Torcedor, eis que acontecem coisas que minha ingenuidade não consegue entender. O técnico gremista, no desespero, tira defensores e coloca atacantes em busca de algo melhor. Nosso Milito, tira atacante e opta por defensor. Daí temos aquele final de jogo para ataque cardíaco do Atleticano. Abdica de jogar e passamos – jogadores e Torcedores – a olhar no relógio do estádio.

Concomitante a isso, sua senhoria Luiz Flávio de Oliveira – de quem nunca gostei – ameaçando mais que os atacantes gremistas. Nem vou dizer que não tinha critérios. Tinha e sempre teve os mesmos critérios em jogos do Galo. Não apita nada a favor e tudo contra. Deyverson apanhou da zaga, nada assinalado pelo sujeito. Escanteio para o Galo, ele e o bandeira 2, apontam para tiro de meta. Lyanco amarelado numa falta de jogo e logo depois Fausto é agredido, apesar de marcar o lance faltoso, omitiu na advertência. Esse juiz, fraco desde sempre, historicamente prejudica o Galo. Eu estava no Maracanã, na Copa do Brasil de 2014 naquele dois a zero revertido aqui no dia do classificadaço (4 a 1) e ele foi o juiz. Teve uma falta para o Galo próxima a área do rubro negro, ele não apitou e na sequência do lance, penalidade para o flamídia. Foi o segundo gol. Memória ainda continua boa.

Pero si pero no, não convencemos mas vencemos. Para os pessimistas que – com todo respeito – parecem torcer contra faltam cinco pontos em dez jogos para evitar o Z4. Porém, prefiro ser otimista, se embalar numa boa sequência e tiver um aproveitamento na ordem de 2/3, podemos chegar aos 60 e garantir o G6. Mas, com toda sinceridade, quero seguir sonhando com as Copas, notadamente a Libertadores. Vamos ter uma curta parada, jogamos com o Fortaleza – seguramente – com time alternativo. Três dias depois pegamos o Vasco para definir a vaga da finalíssima da Copa do Brasil. Mais três outros dias, a primeira partida com o River Plate. Aqui é Gaaalooo, po##@!

Em tempo: sem intenção de tirar sarro, mas não poderíamos perder para o Grêmio. Lá tem cinco ex-jogadores do Galo que nenhum deles deixou saudade na Massa. Jemerson, Pavon, Diego Costa e Edenilson, esse último sem comentário. E o quinto, esse faço uma ressalva – e foi o único que não entrou em campo – Nathan Pescador. Teve papel importante nos títulos de 2021.

*fotos: Pedro Souza/Atlético

20 thoughts to “Três importantes pontos”

  1. Bom dia,

    Graças a Deus e ao Hulk, sem excluir o Matheus Mendes e os demais, a vitória veio.
    Um ponto preocupante para mim que observei durante todo o jogo foi o Paulinho não se comunicar em momento algum com o Rubens, toda passagem rumo a linha de fundo ele aproveitava para cortar para o meio, só se limitando aos passes quando era de dois metros com o Rubens preso a lateral.
    Não sei o porque, se era pelos erros no jogo contra o Vitória ou mesmo porque em entrevista assumiu que não está treinando com os demais e assim perdendo parte do entrosamento.
    O problema está que essa pode ser a solução encontrada do lado esquerdo na falta do Arana.
    No mais o Milito me parece aprender com os erros, tirando o Lyanco amarelado rapidamente e não dando chance como fez com o Fucks no jogo anterior.
    Que chiadeira do Renato, esse nunca assumi erros e/ou derrotas.
    Quanto ao juiz compartilho dos mesmos receios quando vejo sua escalação, no lance da falta no F. Vera ele foi muito mal intencionado, não deu o cartão amarelo para não dar oportunidade ao VAR de chamar para revisão.
    Todos os empurrões no Hulk foram despercebidos e nos adversários marcados.
    Quem viu a declaração do Empresário William Rogatto na CPI sobre a manipulação de resultados no futebol?
    Ao ser perguntado se há juízes envolvidos, a resposta dele foi que existe em todos os níveis até os FIFA.
    Ao ser perguntado como podemos detectar um juiz comprado, respondeu: “Quando o Endrick sofre falta a dois metros da área e se arrasta até cair dentro da área e o juiz marca pênalti e quando um juiz provoca o Hulk e dá dois amarelos no mesmo lance no início do jogo, pode saber que foi comprado.”
    Quem tinha dúvida daquele juiz mal intencionado…
    Cada vez mais difícil acreditar no futebol.
    Temos que tomar muito cuidado com nossos próximos jogos, um contra o VIXCO e outro contra o “Olímpia”, OPS… contra o River Plate.
    Boa quinta feira a todos!

  2. Vitória suada e nada diferente do que estamos vendo pelo Brasileirão, tudo na base do sufoco.

    O que valeu foram os 3 pontos e subindo na pontuação… vencer ou vencer todos os jogos em casa e buscar empates fora… assim acontecendo já vai estar muito bom e pode pintar um G6.

    OBS.: abre o olho Sr. Presidente Sérgio Coelho… a Conmebol já escolheu o estádio do River Plate para a final da Libertadores… estão cercando de todas as formas para esse time disputar a final e ganhar essa copa… o time argentino ganhando a competição, quem vai pro Mundial é o Olimpia, time do presidente da entidade no Paraguai… o nosso CAM precisa ficar antenado nas armações.

  3. Bom dia.

    Quanto a atuação do Lyanco, notei que já o colocaram de lateral direito, central e ontem estava jogando mais pela esquerda.
    No lance em que ele tomou o cartão amarelo, o Scarpa atravessou uma bola interceptada pelo jogador gremista, que partiu em velocidade no contra ataque, sendo bloqueado pelo nosso zagueiro. Coisa que o Fuchs não fez sábado contra o vitória.
    Inclusive o Scarpa fez umas três atravessadas de bola nos pés dos adversários. Depois do cartão do Lyanco, ele parou com isso.
    Outra coisa que observei, foi como o treineiro adversário atrapalha até cobrança de lateral do GALO, pois esse babaca se posicionava fora da sua área técnica, quase em cima da linha lateral.
    Vai ser chato assim lá em juiz de fora.

    No final, o resultado que nós esperávamos, três pontos na capanga e foco nas copas.

    Abraço.

  4. Ontem, fui ver o jogo na ARENA. Nada a acrescentar ao comentário cirúrgico do blogueiro democrático, apenas observando que, como eu me encontrava numa cadeira com visibilidade excelente do jogo, fiquei impressionado com uma arrancada do Hulk, dando um passe em seguida para um companheiro. A velocidade do cara (pelo menos naquele lance), para um atleta da idade dele, é de fazer inveja em muitos jovens que não se cuidam. Hulk é daqueles jogadores que, a não ser por uma necessidade de poupar um pouco visando outro jogo, não se tira do campo até os últimos segundos, porque o cara é capaz de meter uma bola na rede ou dar uma assistência pra gol imperdível.

  5. Eu como um adimirador confesso do Mateus Mendes falo e repito ele tem que ser titular do galo, é muito mais goleiro do que o Everson e não tem aquela irritante nojeira de ficar fazendo cera, mas já circula noticias que o galo já está negociando uma renovação do contrato do chama gol Everson

  6. Bom dia Eduardo e Massa Atleticana.

    Como eu disse anteontem que iria assistir pela primeira vez 1 jogo oficial na Arena MRV realizei o sonho.

    Sensacional ver a Massa vibrando, aplaudindo e até sofrendo um pouco. Não foi aquele jogo que esperamos do nosso Galooo. Mas saimos com a vitória que dá um perigoso alívio. Temos que jogar os próximos jogos com a alma nos pés, no coração para sairmos dessa incômoda posição. Mas valeu ter ido e até choveu depois de mais 170 dias.

    Tem jogador com altos salários tomando cartões infatilmente, tem que parar com isso.

    Aqui é Galooo Mineiro morador em Volta Redonda-RJ passando alguns dias na nossa Maravilhosa Capital.

  7. Caro! Um dado interessante q vem de encontro ao q está exposto em vosso 2º parágrafo, o GALO ñ venceu nenhum clube dos q conquistaram acesso em 2023 até o momento. Em 6 jogos _ criciúma 1d – 1 e. vitória 1 d – 1 e . juventude 1 e – *. atlético – GO 1 e – * _ foram 4 e . 2 d . 8 gols pró e 11 gols contra. Apenas 4 míseros pontinhos em 18 possíveis. * Lembrando q pegamos o juventude em casa na 36ª rod. / 01.12/ e o goianiense fora na 32ª rod./ 06/11/. Em CAMpeonato de pontos corridos aqle q encarna a síndrome de Robin Hood ñ se estabelece. Qtº jogo de ontem; para casa feito com sucesso, o 12º de invencibilidade dentro do Terreirão do GALO. Dizem as más línguas q os riquinhos mimadinhos ficam p*T®$ da vida qdº assim se referem ao campo o qual após um ano de inaugurado ainda ñ tem nome,só sigla. Bem diferente da História do GIGANTE CLUBE ATLETICO MINEIRO q eles pensam q irão apagar.Ele o CAM, tem o mesmo nome e as mesmas cores desde 1908. “Eu passarinho,eles PASSARÃO.”
    Prá cimmmmaaaa!!!
    Vamosss!!!
    GAALOO…
    Saudações Atleticanas

  8. Bom dia xará e amigalos. GALO fez o dever de casa contra o sempre chato Grêmio. Hulk mais uma vez prova que é um dos maiores jogadores da história do nosso time e carimbou a artilharia do século com 113 gols. A parceria dele com Dayverson está rendendo gols e assistências. Milito terá um grande problema para escalar o ataque do GALO contra o Fortaleza. Provavelmente Alan Kardec e Palacios. Vamos que vamos meu GALÃO!

  9. Jogo rançoso, no começo lembrando o desarranjo contra o vitória. No gol anulado e no empate, a defesa e o meio campo apanhados mais uma vez de calças na mão. Os vacilos foram sendo controlados num desforço físico, só que por seus méritos o grêmio insistia e poderia não sair derrotado, somado à nossa falta de sorte com duas bolas certeiras preferindo explodirem na trave. No caso de um empate ou até mesmo de uma derrota reconheceríamos a luta do time com nosso coaxar de pardalices? Hulk e sua cartola abarrotada de truques, pombos, dribles, passes e gols. Não tô nem aí mais que Paulinho erra gol, pois o cara mesmo com problema físico é um coelho duracell aqui-e-acolá recepcionando, cortejando e passando à frente miss bola, até desafogando na defesa. Fausto Vera na dialogação do segundo gol, Deyverson coroando o papo ao desviar eficientemente para as redes, Mendes com ótimas defesas. Quando for o caso, ao Galo o que é do Galo.

  10. Salve Massa e Guru

    Vitória ainda sobre o gosto amargo dos últimos acontecimentos, causados pelos 4R´s e diretoria.
    Agora, com a falta de jogos, só espero que não apareça mais nenhuma idiotice destes caras, para perturbar mais o ambiente.
    Já temos muitos adversários fora de campo para se preocupar, não precisamos de fogo amigo.

  11. Bom dia Eduardo, se tem uma coisa que você não pode é reclamar do juiz deste jogo de ontem. Aquela falta marcada dentro da área que originou o pênalti foi muito duvidosa.

  12. Bom dia!
    Vencemos, vencemos, vencemos. Cumprimos o nosso ideal.
    Rubens e Otávio jogaram muito. Faço questão de enaltecer esses dois, que são campeões em desarmes, mas quando estão em dia de infelicidade (acontece com todos, inclusive com Hulk), sempre aparece um aqui pra desqualificar os
    caras.
    Hulk entortou as costelas e o calcanhar do Jeferson.
    Matheus Mendes, goleiraço!

  13. Bom dia Avila. Bom dia a todos. Foco total nas partidas contra Vasco e River. Para o jogo contra o Fortaleza o time deve ser : Mateus Mendes, Mariano, Igor Rabelo, Lemos e Rômulo, Fausto Vera, Paulo Vitor, Robert Santos e Igor Gomes, Palacios e Kardec. Destaque de ontem: Hulck se tornou o maior artilheiro do século e o terceiro maior artilheiro do Galo no Brasileiro. Para o Hulck no Galo, falta ganhar a LIBERTADORES. Então só faltam três jogos. Uma cornetada: Deyverson levou um terceiro cartão que o tirou do jogo contra o Fortaleza ( não pode jogar contra o Vasco) de graça e ainda ficou simulando agressão, regendo torcida e segundo jogador do Gremio, desfazendo do jogador do Gremio que está em início de carreira. O Hulck, na entrevista disse que irá conversar com o Deyverson sobre esses exageros. Menos Deyverson, pois, como ensinava Padre Torga a seus pupilos do Colégio Salesiano de Araxá: água demais mata a planta!

  14. CAM 2 x 1 GRE:

    “Abandonar o Brasileirão”, como frase que vem sendo equivocadamente repetida por muitos como mantra, não será definitivamente uma boa escolha, convenhamos…

    Na sua História Centenária o Atlético nunca abandonou competição alguma, nem o Rural, e como assim abandonar o Brasileirão?!!

    Ô lôco!!!

    Falando em Brasileirão, vê-se claramente como possível, até provável e muito factível alcançar o G6, basta ver a classificação dos postulantes das vagas, do 6′ ao 9′ colocados (SP 47, Inter 46, Bahia 45, Cru 43 e CAM 40), lembrando que o Atlético tem um jogo a menos que os demais que disputam duas vagas…

    Aliás, a META G6 BR24 cumpre dois grandes objetivos…

    O primeiro objetivo é garantir participação na Liberta 25. Vai que o CAM não conquiste nenhuma das COPAS, embora estejamos crentes que vamos levantar os dois canecos…

    Mas…

    Já o segundo objetivo de G6 no BR24 é tirar do csa/bh a chance de disputar o Continental no próximo ano…

    Como gosta de dizer o ÁVILA, LIBERTAS ainda que tardia!!!

    Vamuuuu, GALOOOOOOO!!!

  15. Continuação…Em relação ao Post queria fazer 2 comentários: Nunca critiquei qualquer ex-jogador. Todos eles tiveram seu papel e sua importância quando jogavam. Criticar Jemerson, Douglas, Pavón, Edenilson, etc depois que foram embora é muito injusto pois todos eles já foram ovacionados (no mínimo quando chegaram). O segundo comentário é sobre o juiz: Ele teve muitas oportunidades que “complicar” o jogo. 1) não anular o gol (poderia dizer que era inconclusivo e validar); 2) Expulsar o Fausto Vedra pela entrada no jogador do gremio (era só ver as marcas da chuteiras na barriga do jogador); 3) Não dar cartão amarelo pro goleiro do gremio ainda no primeiro tempo por causa de cera (poderia fazer vistas grossas); 4) Aplicar cartão amarelo no Bataglia (perdeu no corpo a corpo com o jogador do gremio, caiu fora do campo e ficou “fazendo cera” e depois rolou pra dentro do campo). Precisamos ser justos tb pra não fazer o que tanto reclamamos dos adversários.

  16. Bom dia….o jogo foi meio que agua com açúcar. O outrora grêmio de fibra, reativo terror em qualquer campo (em casa e fora) não é mais o mesmo…ficou com a bola mas sem saber o que e como fazer para levar perigo ao gol do Mateus. o segundo tempo inteiro jogando para fazer um gol, empatar e tava bom demais (pra eles). Penso que Mateus e Hulk foram os destaques em primeiro plano; Rubens e Scarpa em segundo plano; Paulinho, Otávio e Saravia sumidos; Em relação aos demais algumas observações: Deyverson um “animador” de plateia mas em qualquer momento o que ele faz vai dar m****. Porque com 35 minutos do primeiro tempo começa a mandar bola pra um lado e olhar para outro? Começa a fazer jogadinha de efeito do tipo ameaça dar o passe e so finge. Além de provocar a ira do adversário, é falta de respeito com colega de profissão, fora o risco de fazer isso no primeiro tempo e o time tomar uma virada e ai se estrepar. A zaga está muito afoita vejo também que a qualquer momento o Bataglia vai complicar para o time. Ele entra em qq jogada pra “matar” o adversário e ainda fica esbravejando pra cima do juiz. O Tal de Fausto só apareceu em 2 lances: um que perdeu um gol e outra na entrada que deu no adversário. (continua no proximo).

  17. Bom dia! Boa vitória e que confirma uma necessidade para o ano que vem: precisamos de zagueiros, no plural! Com exceção do Alonso (e do jovem Rômulo), TODOS os outros zagueiros (inclusive, Battaglia), são extremamente lentos e pesados. Ontem, com Battaglia saindo pra acompanhar o centroavante do Gremio e com Lyanco perdido e atabalhoado, sofremos inúmeros contra ataques, inclusive o do gol adversário. Fuchs é molenga e lento, Rabello e, principalmente o horroroso Lemos, não tem condições de jogar num time do nível do Galo. Precisamos de zagueiros velozes, essa é a maior carência do elenco. Sigamos! SAN

  18. CAM 2 x 1 GRE

    NOTA DOS JOGADORES PELO PÚBLICO-GE:

    Kardec 4,8

    Paulo Vítor 5,7
    Palacios 5,7

    Mariano 6,2
    Paulinho 6,3
    Fuchs 6,7
    Bataglia 6,8

    Saravia 7,0
    Lyanco 7,3
    Rubens 7,5
    Scarpa 7,5
    F. Vera 7,6

    MM 8,3
    Otávio 8,4
    Deyverson 8,5

    Hulk 9,2

    Considerando a Escala FIAD (Ficha Individual de Avaliação de Desempenho) de cada jogador (Muito Fraco de 0 a 2); (Fraco de 2 a 4); (Regular de 4 a 6); (Bom de 6 a 8); (Excelente de 8 a 10), tem-se:

    Fracos e Muito Fracos (ninguém)

    Regulares (Kardec, P. Vítor e Palacios)…

    Bons (Mariano, Paulinho, Fuchs, Bataglia, Saravia, Lyanco, Rubens, Scarpa e F. Vera)…

    Excelentes (M.M, Otávio, Deyverson e Hulk)…

    Média da Equipe (7,0 – Bom)…

    Melhor em campo: Hulk…

  19. Bom dia. Sentimento de alívio e 3 pontos p caixola.
    Alguém já fez conta de quantos títulos o Galo perdeu desde 2005, por perder pontos p times que foram rebaixados?
    2020 perdemos devido a 1 vitória, sendo que perdemos ponto p 3 times que foram rebaixados.
    Ano passado, poderíamos ter chagdo mais forte na última rodada p pressionar o Palmeiras.
    Enfim, como não pensam nisso?
    Mas, agora é focar nas copas mesmo e quem sabe trazer algo ou ambas.

    Ontem vi um post de que a AFA federação Argentina está dando apoio p o River na tabela do campeonato, enquanto aqui a CBF fode com quem tá representando o Brasil. Aqui continua sendo um país de merda.
    Foda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *