Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Tem base não ou falta de base

E o Galinho, com 100% de aproveitamento selou sua classificação na Copa SP sub-20. Essa informação sugere motivos para motivar o desconfiado Atleticano com as divisões subs do Galo, mas – pra quem tem assistido aos jogos – não passa de uma grande preocupação. Nosso próximo adversário será o Nova Iguaçu.

Se fizemos nove pontos, vencendo as três partidas da fase de grupos, o time carioca da baixada fluminense, fez seis, tendo vencido dois jogos e sendo derrotado uma vez. Creio que vamos superar o time do interior do Rio de Janeiro, mas dali pra frente – a exemplo do que disse do Brasil na Copa do Mundo – o mais previsível é a eliminação no mata mata. Tomara que eu pague língua.

Nas duas primeiras partidas, as vitórias sobre o Galvez do Acre e o mato-grossense Mixto foram decepcionantes (1 a 0 e 2 a 1). Ontem, o placar de 4 a 2, que parece elástico foi outra decepção. Saímos na frente e tomamos a virada, falha do goleiro e de zagueiro em cada gol. A fragilidade do Água Santa, determinou a nossa vitória, mas não podemos projetar qualquer revelação naquilo que vimos. O Galo sempre foi um time revelador de craques.

A base é, foi e sempre será a maior fonte de revelações para o time principal. Desde profissionais para o aproveitamento no futuro até como produto a ser comercializado no futuro. Nos anos 70 e até 80, foi um celeiro de craques que vieram das divisões inferiores a deram grandes alegrias à Massa. Do time hexa campeão – 1978 até 1983 – em todas as posições garotos formados no Galo atuaram naquele momento histórico.

A final de 1977, decidida em março do ano seguinte (quando ficamos com o vice invicto do Brasileiro, numa das incontáveis manobras da cbf), do time que atuou mais da metade dos jogadores foram formados no Galo. Seis entre os titulares, sendo que o Reinaldo – artilheiro da competição e que seria o sétimo – não pode atuar por ter sido suspenso providencialmente pelo stjd. O Tribunal tendencioso da cbf, que até hoje atua nos mesmos critérios em benefício de times do Rio de Janeiro e São Paulo.

Pois bem, para essa temporada, a Diretoria apresentou um plano de ação que visa – ao meu modesto entendimento – mudar os rumos da base Atleticana. Na verdade, diria que por mais de uma década, as coisas ali andam misteriosas. Jogadores, como Fred e Bruno Tabata, são exemplos de bons valores que saíram sem serem aproveitados e tampouco renderam financeiramente ao time Atleticano. Neste ano, exatos 15 jogadores da base, estão deixando nosso time e indo para Fluminense, Chapecoense, Ipatinga, Vila Nova, Guarani de Campinas, Volta Redonda, Joinville, Juventude, Goiás, Avaí, Hercílio Luz e até para a Estônia. Precisa dizer mais?

Visando ter uma base reveladora, a diretoria apresentou uma projeto que prevê ampliação de gastos e resultado a médio e longo prazo, Para tanto anunciam o aumento do número de olheiros (antigamente o Zé das Camisas fazia por uma centena), avaliação trimestral do elenco, incrementar as oportunidades de teste (era o grande celeiro, ao lado das peneiradas) de onde surgiram grandes valores da história Atleticana

Boa vontade e compreensão nunca faltou do Atleticano, desde que – como sugeriu Sampaoli – o gramado jogue junto com a arquibancada. Quero, mais uma vez, confiar e acreditar no trabalho das divisões inferiores. Estou entre aqueles que curtem e gostam de ganhar títulos desde a base, mas que lá é para ser lapidada a matéria-prima a ser consumida no time profissional. E que logo estejam à disposição, para lá da Arena do Galo, o Atleticano ovacionar o seu nome nas comemorações das vitórias e títulos.

Pós post: entre nossos seguidores, a leitura qualificada do presidente Sérgio Coelho. Recebi dele logo cedinho e divido com os amiGalos. “Escreve aí amigo: nossa base vai revelar muitos jogadores. Estou pessoalmente à frente dela.” Eu confio nele!!!

*fotos: Bruno Sousa\Atlético

19 thoughts to “Tem base não ou falta de base”

  1. NOBRE BLOGUEIRO EDUARDO DAVILA.
    NÃO VAMOS TAPAR O SOL COM A PENEIRA , DIZER QUE ESSA BASE REVELA JOGADORES É QUERER ENGANAR O LEITOR E O TORCEDOR.
    ESSA BASE NÃO REVELA NINGUÉM HÁ MAIS DE 40 ANOS.
    PODE FECHAR , POIS SÓ DÁ PREJUÍZOS.
    ALIÁS , PELO QUE SAI NOS PROGRAMAS ESPORTIVOS , A SITUAÇÃO FINANCEIRA DO ATLÉTICO É DESESPERADORA , E O CLUBE PODE ATÉ FECHAR AS PORTAS SE NÃO FOR VENDIDO POR QUALQUER PREÇO.
    QUEM SERÁ RESPONSABILIZADO ????
    QUEM VAI PAGAR POR CRUZEIRAR O ATLÉTICO???
    DIZER QUE CONFIA NESSE PRESIDENTE SÉRGIO COELHO É OUTRA INSANIDADE OU INOCÊNCIA.
    ESSE PRESIDENTE É UM DOS RESPONSÁVEIS POR JOGAR O GALO NA LAMA , DO FUNDO DO POÇO.

  2. Bom dia. Sou do tempo em que não havia seleção brasileira disputando Copa do Mundo sem que houve pelo menos um jogador do Galo. Nem consigo mais lembrar da última Copa do Mundo em que na escalação dos 11 titulares tivesse 1 único jogador oriundo das bases do Galo. Acho que foi o Bernard (que até então nem era titular) na fatídica partida contra a Alemanha. Acompanho pela imprensa a venda de jovens jogadores de outros times brasileiros e, comparando, vejo que o trabalho de nossa base é horroroso, sofrível, deplorável. Nossa última GRANDE revelação foi o Savinho, vendido por algo em torno de 50 milhões. Ontem noticiaram que João Gomes, do Framengo está sendo vendido por 100 milhões. Nem vou falar do Endrick. Não revelamos grandes jogadores – nível seleção e nem faturamos alto. O Galo negocia 8, 10 jogadores para fazer 100 milhões…Framengo, Santos, Palmeiras, etc fazem uma venda e faturam horrores. Até o Athético genérico está pedindo uma baba por uma promessa que saiu aqui das Minas Gerais. Acorda Galo!

  3. Boa tarde A TODOS.
    Acompanhando está copinha, vejo que existem times que estão muito,mas muito a frente desta fraquíssima base do Galo. O time fez 3 jogos até agora em NENHUM deles, vi um destaque, nenhum cara que trate a bola como deve ser tratada… Enfim,um futebol injusto pela grana que é injetada. Times sem nenhuma tradição,vindo dos confins do fim do Brasil,chegam em São Paulo já desgastados pela loga viagem,desempenham e mostram no mínimo uma grande vontade e compromisso.Infelismente como atleticano,tenho que dizer que queria muito que está base milionária que o ATLETICO tem é um poço sem fundo como os cartões corporativos do governo.Se não houver mudança de pensamento,estudos como se tem nós grandes de SP, haja dinheiro e fracassos.

  4. Embora o tema seja outro, apesar de ele ter sido citado, fiquei muito triste ao constatar que o aniversário do maior gênio do futebol que eu vi foi quase ignorado pela imprensa. Que terrível mal fizeram ao futebol as arbitragens e as contusões, na sua maioria, causadas pela crueldade dos seus marcadores.
    Caso contrário (e grandes nomes do futebol também disseram), José Reinaldo de Lima ,- o aniversariante – poderia, hoje, ser lembrado como o maior de todos.

  5. Boa tarde a todos. Pelos comentários anteriores, estou desconfiado quem seleciona a base do Galo é o Geraldo Magela ” o Ceguinho”. Não tem base.

  6. boa tarde Eduardo e massa. repito esta base é uma das piores do Brasil a décadas. a flor nem ct tem e todos anos revela vários jogadores da base. porcos.mulambos.gambas.atretico.etc. olham para base e ganha milhões com vendas de jogadores da base. etc. enquanto o galo só chinelinhos e refugos de empresários na base. confiar nesta diretoria cega e muda é mesmo acreditar em papai Noel. rsrs.vai galooo.

  7. Totalmente “off-topic”, mas achei curioso o que tem sido divulgado sobre o tal parceiro do Atlético na formação da SAF. Segundo li, em diversas mídias, “o tal investidor pretende montar um fundo de US$ 1 bilhão para gerir clubes de futebol”. Assim sendo, salvo meu engano (ou burrice, o que não deve ser descartado de imediato), o Atlético está sendo vendido para alguém que não tem dinheiro, mas, sim, para um captador de recursos. Aí vieram as dúvidas: 1) o cara já captou o recurso para investir ou só vai captar o recurso depois da SAF estabelecida? 2) E se o cara não conseguir captar o recurso, como é que ficamos? Acho que vem chumbo grosso por aí…

    1. [•••]”E se o cara não conseguir captar o recurso, como é que ficamos?”[•••]
      > R- Caro! Teríamos uma ‘ Dry World coming back versão 2.0 ‘. Modelo de parceria parecido q tbm dependia de recursos captados no mercado. Não durou 6 meses pq ñ conseguiram os recursos,além disso,deu uma dor de cabeça danada ao GALO num processo milionário,e, ao q parece ñ recebeu um centavo até ontem. O único q saiu no lucro foi o Luan q ganhou um contrato vitalício na época. Mas é aqla máxima,se criticar os “os 4 trololó” q acertam tudo, vc ñ é Atleticano.
      Saudações Atleticanas.

  8. Boa tarde, vale lembrar que a vitória suada de 4×2 foi contra os reservas do Agua Santa. Eu também estou insatisfeito com o trabalho executado na nossa categoria de base…

  9. Bom dia!
    Realmente, a base tem que ser nossa esperança.
    Mas, acho que não os “olheiros” não podem se limitar a indicar nomes. Têm que estar também nos portões da Cidade do Galo, para abri-los para as promessas que surgem espontaneamente.
    É o caso do Endrick do Palmeiras. O pai do menino procurou o Santos, São Paulo e não teve os portões abertos. O Palmeiras abriu. E lucrou uma grana que lidera as negociações no nosso País.

  10. Boa tarde, meu GURU!
    Nenhuma equipe pode entrar em um torneio com 100% de sua condições. O correto é a equipe ir crescendo durante a disputa, para que não entre na fase de queda. Assim, o normal é que a nossa equipe do GALINHO cresça durante a competição. Temos que olhar a parte técnica proposta pela turma que está dirigindo a equipe. Portanto, calma pessoal!
    Como sabemos: tudo que sobe desce; portanto, vamos subir durante a competição, para alcançarmos o bom patamar. Se possível, e o ideal, o caneco.
    Abraços!

  11. Sério! Essa base do GALO tem de ser estudada a fundo p entender o mínimo de nada. Fizeram um levantamento e avaliações internas de 327 jogadores q compõem as diversas categorías nela contidas e 27 foram classificados com nota “A” q significa / potencial p ser craque/ o q seriam 7,25 %. 45% ficam entre nos níveis A/B. O B seriam jogadores com desempenho regular e com grande dúvida se teriam projeção futura de projeção p a categoria acima,e o restante C e D q seria desempenho abaixo do esperado com tendência a ser liberado. Daí q vem a necessidade de um estudo p entender um mínimo como chegaram a 27 moleques com potencial de craque,talvez 1/2/3 seria aceitável,mas,como a avaliação é feita pelos profissionais q trabalham dentro da base, dá p perceber um puxa sardinha caseiro no levantamento dessa “mina de ouro Alvinegra”.
    Em tempo: Quero deixar meu abraço ao REInaldo pelos 66 anos de vida. Sobe o hino p o Baby Craque esse sim nasceu nota “A”.
    Saudações Atleticanas

  12. Eduardo me desculpe mas acho que você exagerou ao dizer que “O Galo sempre foi um time revelador de craques”. Acho que isso ficou para trás lá na década de 80. Acho que conto nos dedos das mãos os jogadores revelados a partir da década de 90 que tiveram boas carreiras dentro ou fora do clube. Se formo pegar nos últimos 10 anos acho que só revelamos DOIS jogadores: Bernard e Jemerson. Não consigo recordar mais nenhum.

    A base do Galo é dominada por empresários que jogam meninos lá para perdoar dívidas realizadas com eles nas contratações de jogadores no estilo Maicon Bolt. Vai levar anos e anos para uq e a base passe a revelar. O objetivo tem q ser no mínimo dois jogadores novos da base no elenco (com um no time titular) por ano.

    É incrível pensar que não tem um lateral direito na base e tivemos que trazer um cara de 26 anos que só jogou série B para baixo.

  13. Bom dia,p todos!
    Uma vergonha ,é isso que é essa base do Atlético, os “olheiros ” estão cada vez mais atentos às suas contas bancárias.
    Há muito tempo ñ revela ninguém ( só apareceram esses “INHOS” pés de rato.)
    A melhor estrutura do futebol brasileiro não revela um craque de bola. Vergonha.

  14. Bom dia MASSA!

    FELIZ 2023! Que tenhamos um ano de glórias, principalmente a Glória Eterna do futebol, ou seja: Libertadores.

    Mas vamos ao assunto do momento, Copinha, Base do 9ALO, sem base. Sinceramente, alguns anos já não acompanho mais esse torneio. Vários motivos, profissional, tempo, mas o principal, falta de motivação de ver a Base do 9ALO jogando. A cada ano que passa fica mais fraca.

    Para esse ano estão dizendo em investir mais pesado, cerca de 37 milhões. Melhor investir nada, ou só o básico, e o restante colocar no time principal. Deve gastar uma fortuna com os gestores da base, que não revelam nada. Deveria pagá-los por produtividade, salário no mesmo nível dos jogadores da base e ganhos por produção. Participação nas vendas futuras de jogadores, etc. Talvez assim possa até salvá-la. Do contrário da em nada.

    Palmeira e mulambo estão sempre revelando e vendendo jogadores caros. Endrik, vale 25% da nossa dívida. O Vítor Roque, tb. Esse estava aqui ao lado e ninguém viu isso? O genérico só libera por 300 milhões e pegaram ele de graça, comparado a esse valor de revenda.

    Os olheiros do 9ALO são cegos, míopes, ou sei lá. Melhor nem comentar.

    Mas vamos que vamos.

    BBBOOOORRRAAAAA 999AAAALLLLLÔOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!

  15. Bom dia xará e amigalos!
    Saudações ao xará Eduardo Eduardo de Ávila pelo retorno! Que neste ano de 2023 tenhamos muita coisa boa para comemorar e comentar. Quanto ao galinho na Copa São Paulo concordo que no mata-mata esse time num vai guentá! O ataque até que regula mas a defesa é uma peneira. Tomara que com a SAF as categorias de base do GALO tenham a atenção e importância que tiveram nas décadas de 70 e 80 revelando craques e ídolos. O último bom jogador revelado pelo GALO talvez tenha sido Bernard que não volta ao Brasil tão cedo. Savinho foi estragado e virou foguete molhado como tantos outros. Acredito que com investimento e dedicação a coisa muda….
    Vamo que vamo Gurú!!!!!!!!!!! Esse ano é nosso!!!!!!!!!

  16. Prezado blogueiro, sou um refém dos times dos anos 1970/1980, portanto, um cátedro no assunto, embora a modéstia, às vezes (só às vezes), me atrapalhe. O time titular de 1977 teve, em média, durante aquele Brasileirão, nada menos que 8 formados na nossa base: João Leite, Alves, Márcio, Vantuir, Cerezzo, Ângelo, Paulo Isidoro e Reinaldo. Completavam o time Valdemir (lateral esquerdo que, salvo engano, veio da Caldense); Serginho (ponta direita, não sei de onde veio – acho que da Ponte Preta) e Ziza (veio do Guarani de Campinas). Além deles podemos, também, considerar o Marcelo um “quase titular”, uma vez que a briga dele com o Paulo Isidoro era ferrenha. Lembro-me que o saudoso Barbatana, tentando encaixá-los no time titular em 1976, colocou o Marcelo como falso ponta-esquerda, e ele jogava com a camisa 12. O nosso meio de campo era Cerezzo, Danival e Paulo Isidoro e o ataque Marinho, Reinaldo e Marcelo. Lembro-me, ainda, que numa convocação para a Seleção Brasileira de 1977, tivemos 4 jogadores convocados saindo como titulares contra a Polônia: Cerezzo, Marcelo, Pauso isidoro e Reinaldo, sendo que este último marcou um gol antológico no Mobumbi, ao dar um “chapéu” no zagueiro polonês antes de estufar a rede… bons tempos aqueles. Putz, como o tempo pôde ter passado tão depressa? Eu era feliz e não sabia… ou sabia???

  17. Este time da base não revela ninguém e só gera custos , tinha que ser extinto..
    No primeiro jogo contra um time grande será eliminado…
    O Tal de Água Santa jogou ontem com o time todo reserva…

  18. Bom dia!
    Assisti o primeiro jogo da copinha e desisti de ver os demais. Ontem assisti os gols. O Galinho jogou com time mesclado, já o Água Santa jogou com apenas o goleiro de titular. Nossa zaga foi uma mãe mas nosso ataque funcionou bem. Gostei das assistências de Alisson que demonstrou ser liso e demonstrou boa técnica, além de Isaque que fez dois gols. Mas infelizmente não dá pra esperar muita coisa, embora o time tenha, até aqui, feito mais do que eu esperava.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *