Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Tabuleiro do xadrez conmebol montado e definido

Tal qual no ano passado, três brasileiros e um argentino decidem as duas principais competições do continente. Naquela ocasião, Galo e Botafogo, pela Libertadores; BBBzero e Racing, brigaram pela Sul-americana. Nas duas foram vencedores Botafogo e Racing. Agora serão Palmeiras e flamídia, primeiro e segundo colocados no Brasileirão, decidindo a LA. E Galo enfrentando o Lanús pelo título da SA. A diferença é que os outros três na temporada passada não chegaram nesse jogo único valendo o título, enquanto o nosso time está mais uma vez na luta pelo pódio. Para chegar a essa decisão nosso placar agregado foi de 4 a 2, enquanto o Lanús 3 a 2; já o flamídia 1 a 0 e o Palmeiras 4 a 3. Registre-se que o time paulista reverteu o placar de três da primeira partida. As duas competições serão decididas em um jogo em campo neutro.

Como o que nos interessa é o Galo, ontem vivemos um dia intenso de Torcedores pesquisando e procurando a alternativa que mais lhe fosse sedutora para essa viagem ao Paraguai em busca de mais uma conquista internacional. Já à noite, de olho na decisão dessa segunda vaga, que como dissemos credenciou o Lanús. Está será a terceira decisão entre o nosso clube e esse concorrente argentino. Vencemos as duas anteriores. Pela Taça Conmebol, precursora desta mesma Sul-americana, superando lá dentro da Argentina por quatro a um, num jogo inesquecível. Se massacramos em campo, os argentinos – que não gostam de perder para brasileiros – promoveram uma guerra ao final da partida. No jogo de volta, no Mineirão, o empate em um gol confirmou o bicampeonato Atleticano.

Isso foi em 1997, quase três décadas já se passaram, mas o Torcedor do Galo que acompanhou aquela batalha campal ao final da partida ainda não esqueceu daquela covardia. Entre essa decisão e a próxima, em 2014, vencemos o time argentino pela Recopa Sul-Americana. Fomos campeões da Libertadores e o Lanús dessa Sula que vamos decidir dia 22 próximo. Vencemos na Argentina por um a zero, aqui na volta – tempo normal – fomos surpreendidos pelo adversário com a derrota por três a dois, obrigando uma prorrogação para definir o campeão. Nesse tempo extra, dois a zero Galo, e mais uma conquista inédita para o nosso time do coração. O Galo é o time das conquistas de vanguarda, a primeira Taça Conmebol foi em 1992, ganhamos. Agora, se não é a primeira, embora seja a competição sucessora daquela outra, é das poucas conquistas que faltam para o Galo colocar na sua galeria de títulos.

Ao que imagino e considerando a distância entre Belo Horizonte até Assunção, comparada com a localização geográfica de Argentina e Paraguai, é de se esperar muito mais torcedores do adversário que a Massa. Não consigo estimar quantos Atleticanos poderão ir até a capital do Paraguai em busca de um baile em Assunción, capital do Paraguai, para ver as paraguaias, sorridentes a bailar. Assim espero que seja, eu vou e muita gente conhecida já assegurou lugar, outros ficarão em casa – de pijama e copo de cerveja na mão – mas com a mesma energia de quem vai nessa aventura. Minha condição de viagem é o famoso bate & volta, conhecido como vapt vupt, saindo daqui no dia do jogo cedinho lá de Confins e voltando após a partida – oremos que com o título que assegura vaga na Libertadores de 2026 – para ainda festejar pela madrugada na capital mundial do Galo. Seja tudo o que Deus quiser, e ele é tão bom que irá querer, diria Orédis Pereira dos Santos, locutor da Rádio Imbiara de Araxá dos meus tempos de infância.

Até que chegue esse tão esperado dia, com toda a justa ansiedade que já estamos vivenciando, temos para casa a ser feito aqui no campeonato nacional. Domingo, em Porto Alegre e frente ao Internacional, temos de buscar alguma pontuação para seguir distanciando da zona de perigo. Já na quarta-feira e no próximo sábado, dois concorrentes para buscar duas vitórias e seis pontos. O Bahia (aqui), que vive uma situação confortável na tabela, e também o desesperado e praticamente rebaixado Sport (lá). No turno vencemos por três a um, temos de repetir essa vitória, já sobre os baianos recuperar da derrota inesquecível da ida. Hulk empatou num gol olímpico, em cobrança de escanteio nos acréscimos e sofremos outro tento pela desatenção do sistema defensivo que decretou a derrota logo depois da saída da bola.

Se no Brasileirão apenas nove pontos em 27 a serem disputados nos atende, diria que na Sul-americana basta uma vitória simples nesse tabuleiro louco que é o futebol. Tempinho logo ali atrás, o desanimo era perceptível no semblante do Torcedor do Galo, agora estamos nessa condição de poder fechar o ano no mais alto e imprevisível astral, desde que esses dois objetivos sejam alcançados. Esse título da Sula, aliado com o afastamento do risco de queda, é o melhor antídoto para a alma e o coração Atleticanos. Eu acredito! Quero cantar isso em terras guaranis, bailando ou não com as paraguaias, mostrando para toda a América do Sul essa magia da nossa Atleticanidade. Que assim seja!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

15 thoughts to “Tabuleiro do xadrez conmebol montado e definido”

  1. Time por time o Galo é muito melhor, mas é jogo único é time Argentino catimbeiro tem que entrar ligado não pode dar mole!!
    Assistir Fluminense e Lanus no Maracanã o Fluminense amassou o Lanus mas ficou no empate e foi eliminado!!
    Se jogar como jogou contra o Delvalle é campeão mas tem que jogar e estamos depositando todas nossas fichas nesse título para salvar o ano, não nos decepcione me Galão!! ansiedade total que venha o título!!

  2. Sampaoli tá ajeitando o time dentro do elenco torto, um tabuleiro difícil, PILHA de marrento q não disseram a q vieram (até dia 22 de novembro de 2025), é essa a verdade!

    Não tem o q inventar mantendo cada qual no seu lugar, os q estão arrumando o seu setor na titularidade, deixa quieto!

    Lyanco, com todo respeito…é zagueiro limitado, no jogo aéreo para, e pensa q é muito bom qnd na verdade é BONZINHO (entrega a rapadura q é uma blz). Pode vir a ser bom volante ou, como se dizia, um bom LÍBERO…Ano q vem!

    O time melhora SEM O TAL SCARPA… mais do q Gabriel MENINIM, o enguiço da NOSSA MEIÚCA! Tem passe, mas n encorpa…é FRACO no combate e irresponsável com A CAMISA! É o q penso com respeito À VIÚVA!!

    VIVA Sampaoli por colocar o ídolo VERDE no banco! !…chegou a hora de VENCER uma grande competição, SEM PIPOKAS E CAI CAI!! Vai Hulk, sem choro nem vela!!

    2021 já FOI com UM GRANDE ELENCO e não um com UM JOGADOR! Aos GRANDES meio campistas e GRANDES atacantes do NOSSO CAM dos anos 70 e 80 q NÃO venceram um Brasileiro! Honra ao mérito!

    VIVA SAMPAOLI! Segura o homem q ele arruma o elenco pra ANO Q VEM! Ano q vem vai!! Mas antes, tem o Lanús!!

    Q DEUS OLHE POR NÓS E PRO CAM E NÃO ESQUEÇA DE PLANTAR UMA GRAMINHA NATURAL NA ARENA DOS MENINS!

  3. Essa tal de CIGA nos fez passar muita raiva este ano, ver o Fuchs jogando lá no meio dos porcos, e a gente tendo que engolir Gabriel Menino e Caio Paulista, é duro.

  4. Bom dia.

    Deixando de lado os entretantos e partindo direto para os finalmentes, eu não irei ao Paraguai por ser muito caro para a minha pessoa.

    Abraço.

  5. Bom dia prezados amigos atleticanos. Eu não tenho problema nenhum em vir neste espaço para ver o que vocês estão achando o seus time do coração. Somos mineiros, apaixonados por futebol, prezamos pelo belo e bom futebol, sem interferência da arbitragem, é claro. O Atlético que tanto já fora prejudicado neste quesito em favor dos times do eixo RJ-SP. Na semana passado o meu time fora operado dentro do Allianz Park sem anestesia mesmo. Mas tudo bem, como diz o nosso anfitrião, aqui é galo por…. Mas enfim, assistir ao jogo do Galo na Arena, foi impressionante a vontade daquele time vencer, indiscutível e diria até irreparável. O que o Sampaoli está conseguindo recuperar de jogadores não está escrito: Arana, Dudu, Bernard, o próprio Hulk que está entrando na segunda etapa com muito mais disposição. Então é isso, acredito que o Atlético leva este título para a cidade do galo. Abraços amigos.

  6. EU ACREDITO, e vamos que vamos buscar mais um taça, se Deus quiser! Acho que a “direção”, se não o fez, deve promover viagens mais em conta para a grande Massa, a fim de aumentar o número de torcedores nossos, frente à torcida do Lanus, que está ali mais colada nem Assunção. E mesmo sem iniciativa da “direção”, creio que seremos muitos, a exemplo de parentes meus, que moram no Rio de Janeiro e já estão prontos para encontrarmos no grande jogo! Aqui e no Paraguai, somos Galo até enquanto vivermos!!!

  7. Salve Massa e Guru

    Uma das frases mais escutadas pela Massa é : “Sampaoli tá tirando leite de pedra”.
    Grande verdade, afinal Bernard depois de quase dois anos de clube só agora deu o ar da graça. E o que dizer de uma zaga formada por Vitor Hugo, refugo do Bahia e Ruan o bichado?
    Falso Vera o argentino xing ling e Dudu que veio pro clube mais para fazer raiva no ex rival do que alternativa de reforço?
    Mas por mais que esteja realmente arrumando a casa depois do estrago feito por Cuca, Sampaoli não faz milagres e pelo jeito tem pedra dura no time, que ele não terá como tirar leite.
    E estas pedras tem nome: Biel, Renier, Jr. Santos, Caio Paulista e Rony e até Natanael.
    A esperança do torcedor atleticano é que o carecone caia na real em relação a estes nomes e passe a dar oportunidade as crias, mas ao ver Izeep e João Marcelo no sub 20, confesso que venho perdendo a esperança.
    A pergunta que fica, porque Sampaoli não dá 10% de chances que ele dá a Biel, para João Marcelo, por exemplo? E nem vou falar de Veneno e Mosquito, mas fato é que ninguém, nenhum torcedor aguenta mais este jogador (Biel), no time.
    Mas eu ainda tenho uma tese: que se o Galo for campeão da Sula e de quebra, confirmar o fim do perigo da degola, sem a pressão pelas vitórias, Sampaoli vai dar chances à gurizada.
    Será?

  8. Pela ordem, excelência: fomos também os precursores ao vencermos, em 1971, o PRIMEIRO CAMPEONATO BRASILEIRO DE VERDADE. Por fim, vale esclarecer que a frase dita pelo inesquecível Orédis Pereira dos Santos foi ensinada a ele por Padre Torga, que além de ter sido em excepcional professor de Língua Pátria, foi um filósofo da mais alta casta naqueles tempos na encantadora Araxá. FATOS!!!

  9. PAULO BRACKS – ENTREVISTA ITATIAIA- 30/10/25 – RESUMO

    TEMPORADA: Bracks enfatizou que a análise de temporada é contínua e vital, sendo necessário ver o que deu certo (para potencializar) e o que deu errado (para corrigir)…

    ERROS: admitiu que o Clube identificou erros, corrigiu alguns no meio da temporada e planeja corrigir outros no final do ano…

    BRASILEIRÃO: entende que o Time começou a perder performance em julho, após a parada, com perda técnica que incluiu o princípio de crise financeira; em julho o sinal amarelo foi ligado e em agosto o sinal vermelho (8/9 derrotas em 15 jogos)…

    TROCA DA COMISSÃO TÉCNICA: a derrota no clássico terá sido o gatilho para a diretoria agir…

    HULK: uma lição aprendida é a necessidade de tratar a utilização do ídolo; a realidade dele não jogar todos os jogos ou 90 minutos é nova; Bracks afirmou que tudo relacionado a Hulk está sendo tratado de forma bilateral “com o próprio Hulk na mesa”…

    BASE: reconhecida como essencial, pilar e futuro do Atlético; Bracks disse que acompanhar a Base “é a minha função” e ele disse que o faz “de perto”; entende que mudanças estão acontecendo e no SUB20 foi grande (70 a 75%); a expectativa será de “2026 bem melhor”…

    SUL-AMERICANA: o Clube está totalmente mobilizado para “dia 22 trazer esse caneco pra casa…”…

    1. Ps:

      JOGO ADIADO CONTRA O FORTALEZA NA AMRV: Bracks disse que o Atlético está conversando com a CBF para tentar desdar esse “nó no calendário”. 12 ou 13 de novembro deve ser a data da partida, no meio da Data-FIFA; “…não tem outra solução…o Atlético precisa estar em Assunção com dois dias de antecedência da Final…”…

  10. Bom dia Ávila. Bom dia a todos. Inicialmente, uma carraspana: jogo com o Inter não é amanhã! Dito isto, o Galo só perde essa Sula para ele mesmo. Quem viu o jogo do Lanus ontem, pode constatar time fraco. Palmeiras campeão da Libertadores e do Brasileiro, Vasco Campeão da Copa do Brasil e Galo campeão da Sula. E para fechar o ano com chave de ouro, a barca do Sampaoli vai zarpar, capitaneada pelo Hulk!

    1. Bom dia para todos.
      Dia 22 é o jogo para salvar a temporada.
      Decisão em partida única é complicada mas o Galo tem time para vencer bem. É só não inventar.
      Quero comentar um outro assunto sobre a base do Galo.
      Não vi muitos comentários, por isso vou citar rapidamente uma situação. O Atlético venceu concorrentes e contratou uma revelação do Guarani de Campinas, João Marcelo, e não deu nenhuma chance ao garoto. Talvez poucos saibam, mas, ontem teve jogo contra o Flamengo pela Copa do Brasil sub 20. O Galo venceu por dois a zero, dois gols de João Marcelo. Coincidência ou acaso?
      Vamos refletir.

    2. DS

      Tenho lá minhas dúvidas sobre esta barca, principalmente conhecendo a competência, quero dizer a incompetência da SAF e de Paulo Brats e Vitor.
      O natural e ideal seria a reformulação se a vaga da liberta vier após o título da sula, justamente para termos um time competitivo, porém o próprio Gepeto (Rubens Menin), sempre vem com aquela que temos um elenco qualificado.
      Já está sendo ventilada por exemplo a renovação de Igor Gomes. É mole?

  11. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Antes da partida final da sul-americana, precisamos nos concentrar no jogo de amanhã, contra o Internacional. Qualquer resultado, desde que não seja a derrota, será bem vindo. Precisamos pontuar fora de casa e, fazer o dever de casa, para aliviar-nos das incertezas que o Brasileirão pode nos proporcionar. A autoestima do atleticano voltou e com ela, a certeza de dias melhores. Se continuarmos nesta toada, vamos ser campeões da sul-americana e ficaremos bem na fotografia da série a. Afinal, aqui é só galo!!!
    Hoje, e sempre, galo!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra mais sobre Canto do Galo

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading