
Tal qual no ano passado, três brasileiros e um argentino decidem as duas principais competições do continente. Naquela ocasião, Galo e Botafogo, pela Libertadores; BBBzero e Racing, brigaram pela Sul-americana. Nas duas foram vencedores Botafogo e Racing. Agora serão Palmeiras e flamídia, primeiro e segundo colocados no Brasileirão, decidindo a LA. E Galo enfrentando o Lanús pelo título da SA. A diferença é que os outros três na temporada passada não chegaram nesse jogo único valendo o título, enquanto o nosso time está mais uma vez na luta pelo pódio. Para chegar a essa decisão nosso placar agregado foi de 4 a 2, enquanto o Lanús 3 a 2; já o flamídia 1 a 0 e o Palmeiras 4 a 3. Registre-se que o time paulista reverteu o placar de três da primeira partida. As duas competições serão decididas em um jogo em campo neutro.
Como o que nos interessa é o Galo, ontem vivemos um dia intenso de Torcedores pesquisando e procurando a alternativa que mais lhe fosse sedutora para essa viagem ao Paraguai em busca de mais uma conquista internacional. Já à noite, de olho na decisão dessa segunda vaga, que como dissemos credenciou o Lanús. Está será a terceira decisão entre o nosso clube e esse concorrente argentino. Vencemos as duas anteriores. Pela Taça Conmebol, precursora desta mesma Sul-americana, superando lá dentro da Argentina por quatro a um, num jogo inesquecível. Se massacramos em campo, os argentinos – que não gostam de perder para brasileiros – promoveram uma guerra ao final da partida. No jogo de volta, no Mineirão, o empate em um gol confirmou o bicampeonato Atleticano.
Isso foi em 1997, quase três décadas já se passaram, mas o Torcedor do Galo que acompanhou aquela batalha campal ao final da partida ainda não esqueceu daquela covardia. Entre essa decisão e a próxima, em 2014, vencemos o time argentino pela Recopa Sul-Americana. Fomos campeões da Libertadores e o Lanús dessa Sula que vamos decidir dia 22 próximo. Vencemos na Argentina por um a zero, aqui na volta – tempo normal – fomos surpreendidos pelo adversário com a derrota por três a dois, obrigando uma prorrogação para definir o campeão. Nesse tempo extra, dois a zero Galo, e mais uma conquista inédita para o nosso time do coração. O Galo é o time das conquistas de vanguarda, a primeira Taça Conmebol foi em 1992, ganhamos. Agora, se não é a primeira, embora seja a competição sucessora daquela outra, é das poucas conquistas que faltam para o Galo colocar na sua galeria de títulos.

Ao que imagino e considerando a distância entre Belo Horizonte até Assunção, comparada com a localização geográfica de Argentina e Paraguai, é de se esperar muito mais torcedores do adversário que a Massa. Não consigo estimar quantos Atleticanos poderão ir até a capital do Paraguai em busca de um baile em Assunción, capital do Paraguai, para ver as paraguaias, sorridentes a bailar. Assim espero que seja, eu vou e muita gente conhecida já assegurou lugar, outros ficarão em casa – de pijama e copo de cerveja na mão – mas com a mesma energia de quem vai nessa aventura. Minha condição de viagem é o famoso bate & volta, conhecido como vapt vupt, saindo daqui no dia do jogo cedinho lá de Confins e voltando após a partida – oremos que com o título que assegura vaga na Libertadores de 2026 – para ainda festejar pela madrugada na capital mundial do Galo. Seja tudo o que Deus quiser, e ele é tão bom que irá querer, diria Orédis Pereira dos Santos, locutor da Rádio Imbiara de Araxá dos meus tempos de infância.
Até que chegue esse tão esperado dia, com toda a justa ansiedade que já estamos vivenciando, temos para casa a ser feito aqui no campeonato nacional. Domingo, em Porto Alegre e frente ao Internacional, temos de buscar alguma pontuação para seguir distanciando da zona de perigo. Já na quarta-feira e no próximo sábado, dois concorrentes para buscar duas vitórias e seis pontos. O Bahia (aqui), que vive uma situação confortável na tabela, e também o desesperado e praticamente rebaixado Sport (lá). No turno vencemos por três a um, temos de repetir essa vitória, já sobre os baianos recuperar da derrota inesquecível da ida. Hulk empatou num gol olímpico, em cobrança de escanteio nos acréscimos e sofremos outro tento pela desatenção do sistema defensivo que decretou a derrota logo depois da saída da bola.
Se no Brasileirão apenas nove pontos em 27 a serem disputados nos atende, diria que na Sul-americana basta uma vitória simples nesse tabuleiro louco que é o futebol. Tempinho logo ali atrás, o desanimo era perceptível no semblante do Torcedor do Galo, agora estamos nessa condição de poder fechar o ano no mais alto e imprevisível astral, desde que esses dois objetivos sejam alcançados. Esse título da Sula, aliado com o afastamento do risco de queda, é o melhor antídoto para a alma e o coração Atleticanos. Eu acredito! Quero cantar isso em terras guaranis, bailando ou não com as paraguaias, mostrando para toda a América do Sul essa magia da nossa Atleticanidade. Que assim seja!
*fotos: Pedro Souza/Atlético

Time por time o Galo é muito melhor, mas é jogo único é time Argentino catimbeiro tem que entrar ligado não pode dar mole!!
Assistir Fluminense e Lanus no Maracanã o Fluminense amassou o Lanus mas ficou no empate e foi eliminado!!
Se jogar como jogou contra o Delvalle é campeão mas tem que jogar e estamos depositando todas nossas fichas nesse título para salvar o ano, não nos decepcione me Galão!! ansiedade total que venha o título!!
Sampaoli tá ajeitando o time dentro do elenco torto, um tabuleiro difícil, PILHA de marrento q não disseram a q vieram (até dia 22 de novembro de 2025), é essa a verdade!
Não tem o q inventar mantendo cada qual no seu lugar, os q estão arrumando o seu setor na titularidade, deixa quieto!
Lyanco, com todo respeito…é zagueiro limitado, no jogo aéreo para, e pensa q é muito bom qnd na verdade é BONZINHO (entrega a rapadura q é uma blz). Pode vir a ser bom volante ou, como se dizia, um bom LÍBERO…Ano q vem!
O time melhora SEM O TAL SCARPA… mais do q Gabriel MENINIM, o enguiço da NOSSA MEIÚCA! Tem passe, mas n encorpa…é FRACO no combate e irresponsável com A CAMISA! É o q penso com respeito À VIÚVA!!
VIVA Sampaoli por colocar o ídolo VERDE no banco! !…chegou a hora de VENCER uma grande competição, SEM PIPOKAS E CAI CAI!! Vai Hulk, sem choro nem vela!!
2021 já FOI com UM GRANDE ELENCO e não um com UM JOGADOR! Aos GRANDES meio campistas e GRANDES atacantes do NOSSO CAM dos anos 70 e 80 q NÃO venceram um Brasileiro! Honra ao mérito!
VIVA SAMPAOLI! Segura o homem q ele arruma o elenco pra ANO Q VEM! Ano q vem vai!! Mas antes, tem o Lanús!!
Q DEUS OLHE POR NÓS E PRO CAM E NÃO ESQUEÇA DE PLANTAR UMA GRAMINHA NATURAL NA ARENA DOS MENINS!
Essa tal de CIGA nos fez passar muita raiva este ano, ver o Fuchs jogando lá no meio dos porcos, e a gente tendo que engolir Gabriel Menino e Caio Paulista, é duro.
Bom dia.
Deixando de lado os entretantos e partindo direto para os finalmentes, eu não irei ao Paraguai por ser muito caro para a minha pessoa.
Abraço.
Bom dia prezados amigos atleticanos. Eu não tenho problema nenhum em vir neste espaço para ver o que vocês estão achando o seus time do coração. Somos mineiros, apaixonados por futebol, prezamos pelo belo e bom futebol, sem interferência da arbitragem, é claro. O Atlético que tanto já fora prejudicado neste quesito em favor dos times do eixo RJ-SP. Na semana passado o meu time fora operado dentro do Allianz Park sem anestesia mesmo. Mas tudo bem, como diz o nosso anfitrião, aqui é galo por…. Mas enfim, assistir ao jogo do Galo na Arena, foi impressionante a vontade daquele time vencer, indiscutível e diria até irreparável. O que o Sampaoli está conseguindo recuperar de jogadores não está escrito: Arana, Dudu, Bernard, o próprio Hulk que está entrando na segunda etapa com muito mais disposição. Então é isso, acredito que o Atlético leva este título para a cidade do galo. Abraços amigos.
EU ACREDITO, e vamos que vamos buscar mais um taça, se Deus quiser! Acho que a “direção”, se não o fez, deve promover viagens mais em conta para a grande Massa, a fim de aumentar o número de torcedores nossos, frente à torcida do Lanus, que está ali mais colada nem Assunção. E mesmo sem iniciativa da “direção”, creio que seremos muitos, a exemplo de parentes meus, que moram no Rio de Janeiro e já estão prontos para encontrarmos no grande jogo! Aqui e no Paraguai, somos Galo até enquanto vivermos!!!
Salve Massa e Guru
Uma das frases mais escutadas pela Massa é : “Sampaoli tá tirando leite de pedra”.
Grande verdade, afinal Bernard depois de quase dois anos de clube só agora deu o ar da graça. E o que dizer de uma zaga formada por Vitor Hugo, refugo do Bahia e Ruan o bichado?
Falso Vera o argentino xing ling e Dudu que veio pro clube mais para fazer raiva no ex rival do que alternativa de reforço?
Mas por mais que esteja realmente arrumando a casa depois do estrago feito por Cuca, Sampaoli não faz milagres e pelo jeito tem pedra dura no time, que ele não terá como tirar leite.
E estas pedras tem nome: Biel, Renier, Jr. Santos, Caio Paulista e Rony e até Natanael.
A esperança do torcedor atleticano é que o carecone caia na real em relação a estes nomes e passe a dar oportunidade as crias, mas ao ver Izeep e João Marcelo no sub 20, confesso que venho perdendo a esperança.
A pergunta que fica, porque Sampaoli não dá 10% de chances que ele dá a Biel, para João Marcelo, por exemplo? E nem vou falar de Veneno e Mosquito, mas fato é que ninguém, nenhum torcedor aguenta mais este jogador (Biel), no time.
Mas eu ainda tenho uma tese: que se o Galo for campeão da Sula e de quebra, confirmar o fim do perigo da degola, sem a pressão pelas vitórias, Sampaoli vai dar chances à gurizada.
Será?
Pela ordem, excelência: fomos também os precursores ao vencermos, em 1971, o PRIMEIRO CAMPEONATO BRASILEIRO DE VERDADE. Por fim, vale esclarecer que a frase dita pelo inesquecível Orédis Pereira dos Santos foi ensinada a ele por Padre Torga, que além de ter sido em excepcional professor de Língua Pátria, foi um filósofo da mais alta casta naqueles tempos na encantadora Araxá. FATOS!!!
PAULO BRACKS – ENTREVISTA ITATIAIA- 30/10/25 – RESUMO
TEMPORADA: Bracks enfatizou que a análise de temporada é contínua e vital, sendo necessário ver o que deu certo (para potencializar) e o que deu errado (para corrigir)…
ERROS: admitiu que o Clube identificou erros, corrigiu alguns no meio da temporada e planeja corrigir outros no final do ano…
BRASILEIRÃO: entende que o Time começou a perder performance em julho, após a parada, com perda técnica que incluiu o princípio de crise financeira; em julho o sinal amarelo foi ligado e em agosto o sinal vermelho (8/9 derrotas em 15 jogos)…
TROCA DA COMISSÃO TÉCNICA: a derrota no clássico terá sido o gatilho para a diretoria agir…
HULK: uma lição aprendida é a necessidade de tratar a utilização do ídolo; a realidade dele não jogar todos os jogos ou 90 minutos é nova; Bracks afirmou que tudo relacionado a Hulk está sendo tratado de forma bilateral “com o próprio Hulk na mesa”…
BASE: reconhecida como essencial, pilar e futuro do Atlético; Bracks disse que acompanhar a Base “é a minha função” e ele disse que o faz “de perto”; entende que mudanças estão acontecendo e no SUB20 foi grande (70 a 75%); a expectativa será de “2026 bem melhor”…
SUL-AMERICANA: o Clube está totalmente mobilizado para “dia 22 trazer esse caneco pra casa…”…
Ps:
JOGO ADIADO CONTRA O FORTALEZA NA AMRV: Bracks disse que o Atlético está conversando com a CBF para tentar desdar esse “nó no calendário”. 12 ou 13 de novembro deve ser a data da partida, no meio da Data-FIFA; “…não tem outra solução…o Atlético precisa estar em Assunção com dois dias de antecedência da Final…”…
Bom dia Ávila. Bom dia a todos. Inicialmente, uma carraspana: jogo com o Inter não é amanhã! Dito isto, o Galo só perde essa Sula para ele mesmo. Quem viu o jogo do Lanus ontem, pode constatar time fraco. Palmeiras campeão da Libertadores e do Brasileiro, Vasco Campeão da Copa do Brasil e Galo campeão da Sula. E para fechar o ano com chave de ouro, a barca do Sampaoli vai zarpar, capitaneada pelo Hulk!
DOMINGOS SÁVIO!
Carraspana absorvida. Mas pra mim, o jogo embora domingo, começa no sábado, com as minhas orações.
Forte abraço!
Bom dia para todos.
Dia 22 é o jogo para salvar a temporada.
Decisão em partida única é complicada mas o Galo tem time para vencer bem. É só não inventar.
Quero comentar um outro assunto sobre a base do Galo.
Não vi muitos comentários, por isso vou citar rapidamente uma situação. O Atlético venceu concorrentes e contratou uma revelação do Guarani de Campinas, João Marcelo, e não deu nenhuma chance ao garoto. Talvez poucos saibam, mas, ontem teve jogo contra o Flamengo pela Copa do Brasil sub 20. O Galo venceu por dois a zero, dois gols de João Marcelo. Coincidência ou acaso?
Vamos refletir.
DS
Tenho lá minhas dúvidas sobre esta barca, principalmente conhecendo a competência, quero dizer a incompetência da SAF e de Paulo Brats e Vitor.
O natural e ideal seria a reformulação se a vaga da liberta vier após o título da sula, justamente para termos um time competitivo, porém o próprio Gepeto (Rubens Menin), sempre vem com aquela que temos um elenco qualificado.
Já está sendo ventilada por exemplo a renovação de Igor Gomes. É mole?
Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
Antes da partida final da sul-americana, precisamos nos concentrar no jogo de amanhã, contra o Internacional. Qualquer resultado, desde que não seja a derrota, será bem vindo. Precisamos pontuar fora de casa e, fazer o dever de casa, para aliviar-nos das incertezas que o Brasileirão pode nos proporcionar. A autoestima do atleticano voltou e com ela, a certeza de dias melhores. Se continuarmos nesta toada, vamos ser campeões da sul-americana e ficaremos bem na fotografia da série a. Afinal, aqui é só galo!!!
Hoje, e sempre, galo!!!