Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Tá chegando a hora de cantar de Galo

Ao que parece, amanhã, o treinador terá quase todos à disposição e escolher o time base para a sequência das competições. Com exceção de Éverson e Alísson – considerando que o segundo não disputa por enquanto vaga entre os titulares – Milito vai mostrar quem é quem no elenco. Para o gol, depois de boas apresentações do Matheus Mendes, a Torcida está dividida sobre qual – entre ele e Éverson – deve seguir com a titularidade. O garoto da base joga essa partida.

Nas demais posições, salvo sete deles existe uma saudável disputa por vaga. Creio eu que Alonso, Arana, Otávio, Bernard, Scarpa, Paulinho e Hulk são quase unanimidade. Restam então quatro vagas, onde possam até existir favoritos, mas seguido de perto por quem também pede passagem. Saravia, Fuchs, Lyanco e até Bataglia para fechar o sistema defensivo. Também Fausto Vera, Alan Franco e Zaracho, desses nomes devem ser escolhidos apenas três para início dessa e de outras partidas.

Vale dizer, além de dois bons goleiros, brigando pelas vagas de linhas, temos 14 bons jogadores em condições de titularidade. Se considerar que um dos goleiros e mais quatro desses que mencionei irão se somar a Rabello, Rômulo, Rubens, Igor Gomes, Paulo Vitor, Alisson (quando for liberado), Vargas, Palacios e Cadu, podemos afirmar como disse em chamada nessa semana “habemus elenco para sonhar alto”. Existem outros, menos cotados e citados, que podem sim ser úteis numa emergência.

Para amanhã, pelo volume de vendas e expectativa apurada nas ruas, novamente vamos ter um grande público na nossa casa. Tenho arriscado com a possibilidade de superar o recorde daquela Arena. Dos três maiores públicos, nenhum ultrapassou 43 mil, sendo que dois deles foram em clássicos mineiros. Na primeira partida da decisão do estadual, foram 42.592; já no jogo do turno passaram pela roleta 42.585 (sete a menos). Esses dois maiores foram apenas de Atleticanos, uma vez que por acordo entre as duas diretorias, não teve presença de torcida adversária. O terceiro maior público, com boa presença de vascaínos, foi domingo passado com 42.353. Confio que vamos superar esses três jogos com uma boa presença da Massa.

Vencendo, outra boa expectativa que carrego na minha bagagem, intuo que essa Arena vai ficar pequena para a sequência do Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores. E, diferente de quem critica, não vou aqui enveredar que o estádio é pequeno e foi mal projetado. Até porque em jogos recentes, quando o time precisou do apoio, tivemos menos de 30 mil nas arquibancadas. Se for necessário, em caso de jogo decisivo e com grande apelo de público, ai sim comungo com quem defende – eventualmente – levar para nosso salão de festas da Pampulha. Foi lá que comemoramos a Libertadores, Copas do Brasil e Brasileiros, e os cinco em sequência desse penta estadual. Afinal, o Mineirão é nosso! Ressalte-se que, incontestável, o faturamento ser maior como dono do estádio. Sigo, entretanto, questionando o achaque do estacionamento. A mesma empresa cobra 100 a 120 da gente e 60 reais no Mineirão. Sacanagem!

Para tanto, fundamental são a presença do Torcedor do Galo e as vitórias nos jogos que vamos ter nessa maratona de competições. É jogo lá e jogo cá, pelo BR, CB e CL, com esse elenco é lícito sonhar com grandes conquistas. Lembrando, é bom essa ressalva, que no campeonato são vinte clubes em busca do mesmo ideal de título. Já nas duas Copas, à partir dessa fase, exatos 16 em cada querendo levantar o caneco. Só um entre os concorrentes irá se consagrar. Entre esses, além do nosso Galo, outros seis times brasileiros estão nas três competições. Somam-se ao nosso time do coração o gaúcho Grêmio, os paulistas São Paulo e Palmeiras e ainda os cariocas flamídia, fluminenC e Botafogo.

Nas competições nacionais, sabe-se, que a cbf/tv se alia ao eixo. Para conquistar, se mineiro ou gaúcho e até mesmo de outros estados da federação, o mais dificil é vencer a maracutaia dessa gente. Quem viu a penalidade para o Corinthians contra o Grêmio? Uma pocilga e conluio da mídia dos dois estados. Na Libertadores, onde aparentemente possa existir maior isenção, acrescente o grande número de brasileiros já assegurados. Donde se deve ficar atento em eventuais manobras por argentinos ou outros países sul-americanos. Ainda assim, pelo histórico, confio mais na Conmebol que na cbf.

*fotos: Pedro Souza/Atlético

12 thoughts to “Tá chegando a hora de cantar de Galo”

  1. Desde já nossos pensamentos positivos para o jogo de amanhã e toda a sequência pesada que vêm por aí.

    A partir de agora temos de fato um timaço nas mãos do Milito.

    Nós acreditamos!!!

    1. Boa tarde! Reconheço que estou sendo repetitivo, mais falta ao time em campo o verdadeiro ARMADOR DE JOGADAS, para que tanto Hulk, quanto Paulinho tenha amplas condições de finalizar. Scarpa e Bernard – embora úteis ao time em campo – não têm características do VERDADEIRO CAMISA 10.

  2. Bom dia!
    Espero que Zaracho e Rubens não se machuquem tão cedo. Que Zaracho volte a comandar a meiuca e que Rubens volte a mostrar sua garra e talento.
    #ficaMatheusMendes

  3. Bom dia.

    Sigo aqui apostando amanhã no recorde de público na arena MRV.
    A diferença vai ser pequena, pois não há margem para um número maior.

    Vamos lá GALO!

  4. Vamos, Galo! Fazer um segundo turno infernal, ganhar as duas que ainda temos no primeiro, e disputar pra valer Brasil e Libertadores! Confio que tenhamos superado o pior e sinto que vai ser difícil segurar Hulk e cia, que devem estar doidos para competir de igual para igual, e sofrer menos, como diz Milito; vamos devolver as derrotas, e talvez as tabelas nos ajudem pelo menos um pouquinho. O semestre será nosso.

  5. Não há o que acrescentar às análises do blogueiro democrático, até porque, se forem buscar nos registros das minhas modestas opiniões do final de junho, início de julho, eu previ que, até o final deste mês, mais precisamente a partir do dia 10 a 15, o elenco seria este que está aí e iríamos deslanchar de vez. Mas, escrevam aí: vem mais craques por aí! Resta-nos TORCER E TORCER, porque aqui é Gaaalooo! até morrer!

  6. Bom dia, Eduardo, atleticanas e atleticanos. Vou logo rasgando verbo: não acredito e nem confio nesse time cheio de ideias e pouca bola.

    Mas como atleticanos raiz tenho esperança. E esperança produz sonhos e isso eu sei fazer bem.

    Meu sonho atleticanos é que o Galo vença dezoito desses 21 jogos que lhe faltam e empate três para uns breves relaxamentos. Afinal ganhar sem parar cansa e estressa.

    Com oitenta pontos é muito provável bater campeão ou no mínimo ficar como sói acontecer a três pontos do título.

    Sonhar não custa nada. Fica muito mais barato do que se decepcionar uma ou duas vezes por semana vendo essas ideias idiotas jogando nosso time na lama.

    O Galo não precisa dessas ideias infrutíferas fruto de uma mente pouco equilibrada. O Galo precisa é ter comando equilibrado capaz de aproveitar com sabedoria o excelente elenco que tem.

    Com um comando capaz de fazer o Galo jogar bola em vez de ficar batendo cabeça dentro do campo sem entender o que fazer, nossos sonhos se tornarão realidade.

    VAMOS GALO, JOGA BOLA. ESQUEÇA ESSAS IDEIAS MALUCAS E JOGA BOLA

    1. Boa tarde! Paulo: realmente Vc “rasgou o verbo”! Fico observando algumas equipes, sem “estrelas” no time e, vem fazendo campanhas melhores do que do nosso CAM. Não preciso sair de MG. No meu modo de entender, o que falta ao nosso time é o verdadeiro ARMADOR DE JOGADAS – para muitos o CAMISA 10 -. Se a bola não chega ao Hulk e Paulinho, em condições de finalizar ao gol, como vamos ganhar jogos. Scarpa e Bernard, embora necessário em campo, não vêm desempenho as funções. Agora, uma observação, como o Zaracho faz falta ao time em campo! Verdadeiro motor!

  7. Salve Massa e Guru

    Se em tempos recentes Milito tinha dor de cabeça para escalar o time por falta de opções, agora está com o mesmo problema, porém pelo excesso de bons jogadores. Eita, boa dor de cabeça!!!!
    Melhor, ele não precisa recorrer a Igor Gomes como titular e isso já é um grande alívio.
    Sobre a escalação do time não vejo problema porque qualquer um que entrar vai dar conta do recado.
    Só espero que Everson nesta para tenha aproveitado para repensar suas atuações e entender que a cera, suas saídas de bola e principalmente seu posicionamento foram determinantes para que a torcida pegasse no seu pé.
    Se ele não entendeu isso, corre o risco de ir pro banco, pois afinal agora ele tem uma sombra gigante chamada Matheus Mendes.

  8. Saravia e Otavio calaram minha boca de corneteiro juramentado . Que ótimo , continuem calando , quando sai a escalação antes do jogo , procuro seus nomes . O verdadeiro corneta , quando o jogador entrega para o time , se cala e apóia , este , o nosso papel de torcedor. Li ontem, num site do youtube , que o galo mostrou interesse em Córdoba , atualmente em fim de contrato com o Krasnodar da Rússia. Quem nos dera se for verdade , encaixaria como uma luva neste time. Como nestes sites , as mentiras e noticias bombasticas todos os dias se repetem , não vou acreditar , seria bom demais pra ser verdade. Mas dizem , onde há fogo , há fumaça , quem sabe , uma fumacinha , que atende pelo apelido de Ademir. Vamos confiar no tirocínio e olhos afiados da ciga , que apoiados pelo caetano , descobriram edenilson, patric e kardec , entre outros. Amanhã , vencer ou vencer , contra um time que joga reforçado de juiz, bandeiras , var , todo cuidado é pouco .Sigamos

  9. Bom dia, Atleticanos. Agora sim, com o elenco todo à disposição do Milito, podemos esperar resultados melhores do Galo. Penso que temos um elenco interessante. Zaracho, ao meu ver, é titular incontestável, pois é nosso melhor meio campista, o único do elenco com características que o permitem jogar de uma intermediária pra outra. Pode tanto ser volante como ser armador. Vejo com ótimos olhos as saídas dos zagueiros Lemos e Rabello, mesmo que saiam de graça. Estamos reforçando o elenco com essas saídas. Ao Rabello, obrigado pelos anos com nossa camisa e pelas conquistas. Ao Lemos, tchau e benção. Nenhum deles fará falta alguma. GALO SEMPRE. SAN

    1. Aproveitando o título do blogueiro. Alguém podia gravar um galo de verdade cantando e colocar p sair no som do estádio. Aquilo lá não é canto de galo. Parece que cantou enforcado.
      Quanto ao time, tenho total confiança na recuperação, com substituições de mesmo nível durante as partidas. Meu único receio é o time perder o foco e a garra, fora isso, estamos prontos p as disputas.
      Sigamos Militando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *