Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Sorria, quem está de férias na Bahia!

Arquivo pessoal

Por Roberto Caldeira

Vem chegando o fim do ano que para alguns já praticamente terminou. Em dezembro, não temos futebol, começam as férias escolares e se iniciam os preparativos das confraternizações e festividades. É chegada a época do descanso, das festas, presentes e abraços, tempo de agradecimento e reflexão.

Confesso que aqui na Península de Maraú, esse paraíso de praias extensas e exuberantes, de mar cristalino e do clima que só a Bahia e o baiano têm, os temores e preocupações sobre a vida e sobre o Galo inconscientemente desaparecem. Basta alguns dias, pra entrar em um mundo paralelo, sem as adversidades da vida urbana. Uma pena não poder congelar o tempo fazendo com que seja mais demorada a volta do Galo em 2019.

Esse 2018, que foi o pior dos últimos Sette anos, deve ser esquecido. Mas até agora, há quase duas semanas do fim do Brasileirão, mesmo garantindo uma vaga na Pré-Libertadores, não tivemos nenhuma novidade. Nada de novo que possa nos trazer esperanças de um ano novo de “Conquistas Importantes”, como prometido esse ano.

Na próxima temporada, o calendário será cruel, com duas fases mata-mata da Pré-Libertadores já batendo à porta no mês de Fevereiro. O ano não vai ter nem começado e já teremos jogos decisivos de vida ou morte pra definir nossas pretensões em 2019. Os jogadores estão de férias, muitos deles escolhem também a Bahia. Mas na Sede de Lourdes, o tempo urge!

Time grande além de pensar grande, precisar trabalhar como gente grande! E pra quem não trabalhou direito nesse ano, resta correr atrás do prejuízo pra tentar preparar um ano novo muito melhor do que o ano velho.

Bruno Cantini | Atlético

Pelo menos uma coisa a grande maioria concorda: 2018 deveria servir ao menos de lição de muitas coisas que não se devem fazer. Como disse na semana passada, pra resolver um problema a primeira coisa a se fazer é reconhecer exatamente qual é o problema.

Mas será que a Diretoria refletiu a respeito desses problemas? Será que os reconhecem? O que estão pensando para a montagem do elenco 2019?

Sabemos que nosso time precisa gerar receitas com vendas de jogadores e assim alguns serão vendidos. Mas por outro lado, precisam reforçar o time. Difícil resolver essa equação hein. Vender jogadores, contratar outros, mas reforçar o time? Mais difícil ainda se pensarmos que isso será feito por quem já fracassou e insiste em efetivar um novo aprendiz que será responsável pelo planejamento de 2019.

Agora não adianta mais falar, chamar a atenção e criticar. Se pegarem as centenas de textos e milhares de comentários no Canto do Galo, dá pra compilar uma consultoria gratuita em busca de mudanças verdadeiras no Galo. E nesse final de ano resta então torcer para que seja feita essa reflexão e que assim reconstruam o Galo Forte e Vingador.

Enquanto isso, sorria… Afinal, é férias na Bahia! (rsrs)

31 thoughts to “Sorria, quem está de férias na Bahia!”

  1. Bom dia Eduardo. Bom dia a todos. Entao a proposta do galo para Leo Silva é de renovação de contrato ate o final do Mineiro.Mas o mineiro deveria servir para ajustar o time para a temporada. Vamos agir profissionalmente e ajustar uma zaga para a temporada. Nossa zaga precisa de soluções. Se o Flamengo e o Inter não querem Rever pra que contratar jogador pelo seu passado?

  2. Eita ! , que notícia maravilhosa acabei de ler !
    Postei aqui , e em páginas outras , sobre o
    verdadeiro absurdo de a Caixa patrocinar os
    clubes de futebol profissional, ainda mais em
    se sabendo que TODOS eles tem dívidas mais
    que assombrosas em todos os âmbitos .
    Tal patrocínio é vergonhoso , pois se trata do
    meu , do seu , do NOSSO dinheiro indo para
    as mãos de dirigentes irresponsáveis , que não
    têm o menor pudor em dar 5 anos de contrato
    para um Denilson e que tais, tudo por conta de
    empresários que fazem a festa com diretores .
    ( Segundo consta , o Atlético deve mais de 20mi
    pra essa turma ) .
    Agora , o anúncio : o governo que entra em 01
    de janeiro já mandou passar a régua e fechar a
    conta nos patrocínios da Caixa .
    Quero ver é quebrar mesmo essa roda imunda
    que faz girar o futebol no Brasil , CBF , Globo e
    essa tralha de dirigentes inconsequentes , para
    se dizer o mínimo .
    Quer jogador mequetrefe por 20 , 30 milhões e
    contrato de 500 mil ?
    Vai no mercado pra ver se encontra empresa
    privada que se disponha a financiar essa lama .
    Acabou a FARRA !

  3. Boa tarde Eduardo e massa. Boas férias Caldeira. Mais que lê notícia do galo vejo mais amadorismo e estagiário no comando do galo. Viramos um clube de asilos,aposentados e folgados. Ja tem o cone 2 com 38 anos. Vovó Léo Silva,com quase 40 e vão renovar o contrato,falam em voltar com rever e trazer um jogador quebrado do Palmeiras. Esta diretoria não aprende com erros de 2018. Jogadores velhos e cansados no galo está cheio. Até agora não vazaram as barcas e nem contratou jogadores para resolver.socorro tira nosso galo da lama.vai galoooooo.

  4. Caro Domingos Sávio. Agora vem mais um aposentado , o tal do GUERRA ; Veja quantos jogadores acima de 35 anos.
    L. SILVA, R.OLIVEIRA , F.SANTOS , GUERRA e o PÉSSIMO ELIAS.
    O Palmeiras vai ficar com M. ROCHA e mandar uns Bagulhos aposentados prá cá.
    FORA ELIAS.
    FORA ELIAS.
    FORA ELIAS.

  5. Triste notícia que vejo sobre a procura pelo Rever. Já não chegou a humilhação que eles nos causou naquele humilhante 6 x1? As expectativas de contratações de jogadores velhos e encostados nos seus times é outra peça que estão querendo nos pregar?
    Precisamos nos livrar dos vários encostos que puseram no nosso plantel. Não deixem voltar os que estão emprestados a outros clubes. Que o L. Culpi não me faça acreditar que o Patric é craque.
    Salve Galo!

  6. Eita, eita… volta logo, futebol!! Assim, as reclamações serão sobre resultados e desempenho, algo concreto.
    Se para os demais times essa época do ano é chata, com muitas especulações, para os Atleticanos é pior. Se surge o boato de que o Galo está contratando o “Zezinho, do Íbis”, choverão críticas reclamando da falta de qualidade, da falta de investimento, do elenco rumo a série B. “o que é bom nunca é barato”
    Minutos depois, a especulação é sobre a chegada do “Messi”, e lá vem a enxurrada de comentários, quer seja escorraçando a irresponsabilidade da Diretoria em gastar tanto, ressaltando a certeza de que vai dar errado: “lembra da selegalo?”, quer seja prevendo a entrega da cidade do Galo como pagamento de parte da primeira parcela do salário.
    Mas temos também o jovem jogador, nos primeiros anos de carreira, que vem por empréstimo de um time da série A, após ter se transferir para este, por muito dinheiro, em virtude de ter se destacado no campeonato anterior por um time menor. “Não serve, é refugo, só joga em time pequeno”. “Diretoria só contrata mambáia, medianos”…
    Tá osso!
    Os outros times são ótimos!! O Grêmio, por exemplo, está pensando grande e monitorando o “excelente” Marcos Rocha, que a Diretoria burra fixou o passe em “somente” dois milhões de euros. Se lembram dele? Aquele que era vaiado, que deu nome à avenida… aquele que serve para os outros… Palmeiras, Flamengo….mas não serve para o Galo. O Corinthians, com seus quase 400 milhos em orçamento, já buscou o Michel Macedo (?) no Las Palmas, o “Mosquito” no Coritiba, e o André Luiz, artilheiro da Ponte Preta série B, time de onde contratou o Claysson (que alguns no blog chamam de Clayton), que está sendo envolvido, ou melhor, empurrado, num “negócio das arábias” que o alvinegro paulista está fazendo com o alvinegro mineiro. Nos mandam o atacante “tiriça” de 23 anos, mais uns trocados, e levam o “extraordinário” Luan! Aquele, que uma turma chama de mascarado, de supervalorizado; aquele que “se acha”, metido à ídolo; aquele “bichado”, prazo de validade vencido, só joga meio tempo… Que serve para os outros, mas não serve para o Galo… até sair, é verdade. Pois, assim que sair, será apontado como mais uma “taca” que a diretoria levou..
    O que dizer do inter, que foi buscar o “sensacional” Neílton, no Vitória!!! É fruto do trabalho do “espetacular” Rodrigo Caetano, aquele que deu um “toco” no Galo, fazendo com que ficássemos com o Marques, estagiário, cuja torcida já vaticinou: será um fracasso!! E pensar que indicaram o Beletti…
    Desculpem, mas é muita reclamação. São críticas sobre especulações, críticas sobre possibilidades que se quer são analisadas e avaliadas. Se o jogador é do Galo e está sendo envolvido em transações, virá craque e o negócio é péssimo para o Clube. Se está vindo, é péssimo, quer seja por empréstimo, investimento, permuta…
    Desculpem, mas, parafraseando Raul: “… eu também resolvi dar uma queixadinha, porque eu sou um rapaz latino-“atleticano”, que também sabe se lamentar…”
    Lamento que o espaço esteja servindo apenas como muro aos atiradores de pedras, que pensam contribuir com essa execração diária. Debater ideias e pontos de vistas? Nunca!
    “E sendo nuvem passageira, não me leva nem à beira disso tudo que eu quero chegar.
    E fim de papo!”
    Saudaões alvinegras!

    1. Caro Souza, comungo com seu pensamento. Ainda bem, que a grande maioria que por aqui destila suas frustrações, são torcedores(?) de sofá e não frequentam o campo. “Eu provo sempre o vinagre e o vinho, eu quero é ter tentação no caminho, pois o homem é o exercício que faz” SAN

    2. A grama do vizinho é sempre mais verde. Assim é a torcida do Atlético. Só para lembrar, Rafael Carioca que era vaiado aqui é ídolo no futebol mexicano e não temos nenhum volante que jogue 1/3 do que ele joga, mas a torcida gosta de jogadores brucutu, pernas de paus mesmo, desde que seja esforçado e dê uns carrinhos aqui vira ídolo.

  7. L. SILVA , R. OLIVEIRA , RÉVER.
    ISSO É UM TIME OU UM ASILO .?????
    Coitado de Marques. Sai fora Marques senão ANDRÉ CURY te contrata como reforço.
    Quanta INCOMPETÊNCIA.
    Esse ANDRÉ CURY vai acabar de enterrar o GALO.

  8. Excelente texto o de hoje.. deixa um pouco lucido da fraqueza e falta de confiança da torcida atleticana em relação a gestão..
    Ao meu ver não seria essa ”draga” que muitos atleticanos dizem.. acho que é uma questão de adaptação à atual gestão e projeção financeira do atual elenco..
    O Sette não esta fazendo merda ele é consciente na sua gestão.. Não da o que o torcedor quer pois não temos caixa pra isso, algumas atitudes se destoam da linha de raciocínio dos torcedores mas acredito que sua competência deve ser levada em consideração.

  9. Eduardo e Roberto Caldeira temos dois alunos no comando do Galo. O presidente que não entende as “mazelas” do futebol e o ex-craque Marques, muito inexperiente para ser um Diretor de Futebol. É a nossa triste realidade.

  10. Caro Galo Roberto. Voce vai assistir um Luan chegando no Corinthians e declarar que seu sonho era jogar no time deles. Que quando ia jogar no Itaquerao ficava admirando a fiel. Esse dai nao me engana: marqueteiro profissional. Eu agradeço ao Corinthians que ja nos livrou de Bebezao, Giovani Augusto, Guilherme. Agora renovar com Leo Silva e contratar Rever é o fim do mundo…se Rever estivesse bem o Flamengo nao liberava..

    1. Caro Domingos Savio, pra mim o problema nem é a saída de Luan mas a chegada de Clayson. Esse eu tô cansado de ver. Não joga nada!

      1. Concordo e ainda querem trazer o tal de Guerra( 33 anos de idade). Outro Arouca. E o Palmeiras vai usar o Galo para dar rodagem ao jovem papagaio para vender posteriormente para a Europa. Muito triste a situação do outrora glorioso galo.

        1. Boa tarde Domingos!
          Essa é a diretoria que devemos dar um voto de confiança?
          Creio que o livro de cabeceira dessa diretoria deve ser o ESTATUTO DO IDOSO!
          TORCER SEMPRE SEM NUNCA PERDER A CAPACIDADE DE JULGAR!

  11. 2017 foi pior…
    Inclusive acho que foi a gestão Nepomuceno a pior de todas…pegou um time redondo, demitiu levir, botou estrelas dentro, e entregou um time quadrado, caro, sem identidade

  12. Bom dia Caldeira, xará e amigalos! É….ao que parece não teremos nenhuma “NOVIDADE” em 2019. Vai LUAN para os gambás e vem outro Berola(Clayson)!!!!!!!! Meu Deus do Céu!!!! Quando é que vai aparecer alguém no Conselho Administrativo do GALO que realmente entenda de futebol?????? Até refugo do Sport está sendo pretendido pelo 7 Câmera???? Alexandre Tadeu se foi mas a herança do veneno da incompetência permanece com o Marques! Pelo jeito teremos na Libertadores 2019 a dupla Chará-Pastor para o nosso desespero…Sejamos realistas! Ninguém em sã consciência vai pagar 9 milhões de reais no Marcos Rocha!!!!!!!!!!! A jogada de mestre dos times que admiram seu futebol é na base do escambo!!!!!! Vai Rocha e vem jogadores reservas dos reservas!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Tem que rir pra não chorar viu…….É melhor tomar um banho de mar aí Caldeira……

  13. Marcos Rocha nunca escondeu o sonho de jogar na Europa, mas – embora considerado uma “avenida” por muitos – fazia um trabalho razoável no Atlético e tinha a consideração da maioria da Torcida. Até que no fim de 2017 trocou de empresário, e quem era o novo? André Cury. Cury então conseguiu a renovação do contrato de Rocha, com aumento de salário e o ofereceu ao seu amigo diretor no Palmeiras. Com passe fixado e promessa de compra, foi feita a famigerada troca no Guedes sem o tal passe fixado, não sem empurrarem junto a barca Arouca, Eric e Juninho. E a diretoria do CAM, como sempre, disse “amém” ao agente André Cury. Chega o fim do empréstimo, o Palmeiras não faz a opção de compra, Rocha, desgastado com a Torcida, diz não querer voltar e passa a ser oferecido a outros Clubes. Há a possibilidade de voltar e ser um novo Elias (odiado por causa das declarações desastrosas tão quanto pelo futebol jogado) ou ser emprestado e o Galo ter que pagar parte dos salários. VIVA ANDRÉ CURY!
    Não há movimentação sobre jogadores que têm outros agentes, e não são poucos – Fábio Santos, Elias, Pastor, etc. – mas para variar, há rumores de mais uma transação desastrosa em curso, de qual agente? André Cury. Cury em 2018 conseguiu renovação de 4 anos de contrato e aumento de salário para o Luan, agora costura troca do jogador por Clayson do Corinthians. Nem vou entrar em detalhes sobre…mas fica a pergunta: É coincidência TODAS as negociações que lesam o CAM serem feitas através desse agente??? Quem são os seus sócios? Poderosos eu sei que são, Cury conseguiu até emplacar o seu pupilo, Gallo, no cargo de diretor de futebol. Cadê o Conselho pra fazer valer o Estatuto???
    Eu não conheço os termos desses contratos, mas percebe-se que são, no mínimo, IMORAIS. Os conceitos de ética e moral estão espalhados por aí, qualquer um pode procurar saber. A ética é uma reflexão sobre a moral, e a moral é o conjunto de regras aplicadas no cotidiano e usadas continuamente por cada cidadão. Essas regras orientam cada indivíduo, norteando suas ações e seus julgamentos sobre o que é moral ou imoral, certo ou errado, bom ou mau.
    Acorda Marques, você NÃO tem culhões para lidar com essa gente!

  14. Durante as férias do futebol me abstenho das notícias .
    Só de vez em quando dou uma olhada .
    Hoje , por exemplo .
    E tomo conhecimento que o Atlético quer o Réver .
    O Marques sondou também a volta do Cerezo , e tem
    conversa adiantada com o Éder Aleixo, questão apenas
    de acertar o salário .
    Pena que o Reinaldo não passou na avaliação médica ,
    pois seria a cereja do bolo para 2019 .

      1. O problema para o Kafunga é que ele odiava essa
        história de goleiro jogar com luvas , e hoje todo o
        aparato não poderia fazer bem a ele .

    1. Perfeito comentário Barata!! que façam proposta para o Ronaldinho Gaúcho quem sabe ele não se anime a voltar para o Galo.
      Diretoria incompetente mais perdida que cego em tiroteio.

      1. Parece que o Réver vem com contrato para 5 anos ,
        renovável em caso de títulos .
        A exigência dele é ter o Léo Silva como companheiro
        por igual período , além do Victor .
        O R10 deve ser mais difícil , pois está sem passaporte
        e o Atlético deve viajar muito ano que vem.
        Outro contactado foi o Alecssandro , que só vem caso
        possa trazer o Richarlison .
        Marques não para !!!!!

  15. O elenco que eu queria pra 2019: (sem os sonhos que não serão realidade, como Tardelli)
    Gol: Victor, Cleiton e Maílson (do Sport – trocaria por Patric), emprestando o Michael
    LD: com a venda do Emerson, Rodinei (do Flamengo) ou outro a ser contratado (Victor Ferraz do Santos é sonho), Alex Silva + 1 da base;
    Zaga: Rever (em negociação), mais um zagueiro pra ser titular (Sonho: Maicon ou Gil, realidade: Igor Rabelo ou Messias ou Formiliano do Penarol), Léo Silva (renovaria até final do Mineiro), Maidana (caso seja vendido, contratar outro jovem com pontencial de titular), Gabriel e Matheus Stockl;
    LE: Renan Lodi (Paranaense) ou Uendel (Inter), Leonan e Hulk;
    Volantes: Adilson, Zé Welisson, Blanco, Rômulo (Flamengo), Lucas Cândido ou Nathan (que tava na Ponte) + 1 da base (Neto e/ou Ralph que volta de empréstimo);
    Meias: Terans, Cazares, Bruno Roberto, Guerra (Palmeiras) ou Diego (Flamengo, trocaria pelo Elias);
    Ataque: Alerrandro, Pablo (Paranaense, poderia tentar uma troca mais uma quantia em dinheiro, deixando parte da porcentagem dos direitos) ou Beneditto (Boca, o empresário dele tá oferecendo ele pra vários times), Marquinhos, Chará, mais um ponta esquerda.
    Se conseguisse a contratação do Diego, poderia até mudar o esquema de jogo, jogando com dois meias e dois atacantes de movimentação, não tendo um cone na área.
    Assim teria dois times, disputando o Mineiro com os reservas, pelo menos na primeira fase, de 12 classificam 8.
    O restante que ainda estão aí, poderiam ser moedas de troca.
    Galo sempre

  16. Oi Eduardo, Caldeira e Amigos, bom dia!
    Com o ano de 2019 batendo à porta, até o momento, o Galo continua na mesmice.
    Não trouxe reforços de peso, o Corinthians querendo passar a perna e nos oferecendo outro refugo.
    O asilo abrindo as portas para o Rever. E agora o pior, começar a pré-temporada com o Patricao da Massa de titular.
    Nem férias na Bahia afasta do Torcedor a preocupação do próximo ano ser repeteco deste ano que se finda.
    Como tudo é difícil para o Galo.

  17. Bom dia! Boas Férias!
    As coisas no Galo estão indo bem. Emerson deve ser vendido e quem vai assumir a LD? Sim, ele, o imortal e “insumível” Patricão da Massa! Luan vai ser vendido, afinal pra alguns aqui ele é só um marqueteiro que joga pra torcida. Pra o lugar dele vem o grande Clayson do corinthians, gerando revolta e muita confusão na “fiel”, ao ponto de se reforçar a segurança em Itaquera, pois a torcida, furiosa quer depredar a arena em virtude da saída da “crack” Clayson.
    Além disso, a diretoria não mede esforços pra manter Fábio Santos e Elias. Jogadores caros mas que compensam cada centavo gasto com eles. Afinal, depois da chegada deles o Galo foi campeão de tudo.
    A diretoria também está trabalhando diuturnamente pra renovar o contrato de Leonardo Silva e estudam estender o contrato de Ricardo Oliveira até 2050.

    1. Caro Galo Roberto. Voce vai assistir um Luan chegando no Corinthians e declarar que seu sonho era jogar no time deles. Que quando ia jogar no Itaquerao ficava admirando a fiel. Esse dai nao me engana: marqueteiro profissional. Eu agradeço ao Corinthians que ja nos livrou de Bebezao, Giovani Augusto, Guilherme. Agora renovar com Leo Silva e contratar Rever é o fim do mundo…se Rever estivesse bem o Flamengo nao liberava..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *