Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Sétima colocação valendo vaga

Quem diria, de candidato ao(s) título(s) em 2022, passei a me conformar com uma vaga – desde que direta na fase de grupo – para a pré-libertadores. Com o título da Copa do Brasil, pelo Flamídia, o sétimo colocado estará no mata-mata. Que vergonha. A meu juízo é entrar pela porta dos fundos na mais importante competição sul-americana.

Me lembro, em 2013, quando vencemos a Libertadores, que nosso adversário da ocasião – Olímpia do Paraguai – também entrou assim na fase de grupos. Por pouco teria sido campeão, não fosse a força da Massa e a disposição em campo daquele elenco liderado por Ronaldinho Gaúcho e com o próprio Cuca no comando.

Quero dizer, se assim for o nosso destino, quem sabe possamos ter melhor sorte na próxima temporada. Desde que, com todo respeito a todos que nos asseguraram as conquistas do ano passado, repensem tudo que aconteceu neste 2022. Desde as contratações pífias (Fábio Gomes e Godín, nem mencionei outros que ainda permanecem por aqui) até as liberações que fizeram diferença nas conquistas (Nathan, Hyoran, Alan Franco, Savarino, Diego Costa, Borrero  e mesmo Alonso, que voltou longe de ser aquele capitão).

Nosso elenco, comprovadamente, está envelhecido. Quando leio ou ouço o diretor de futebol, confesso que fico preocupado. A tônica em suas manifestações é de reformular sem custos, ou seja, trazer oportunidades de mercado. Ora, com todo respeito, jogador sem custo na atualidade, como diria no meu Araxá, só mesmo “refugo”.

As provas disso estão aí, nisso que o mercado nos ofereceu na vexatória temporada que está por encerrar em seis partidas. A Massa começou o ano, iludida e dando total apoio e confiança na gestão do futebol do Galo, pois encerra 2022 depressiva e preocupada com o ano que vamos inaugurar a nossa casa própria.

Imaginemos os cenários. Competição internacional, se não mudar radicalmente o perfil do elenco, com remotíssimas possibilidades de avançar. Seja Libertadores ou mesmo a Copa Sul-americana. Xispa, zica! Durante a semana, nesses dias tristes recentes, aqui neste espaço já debatemos isso. Fato é que em determinadas posições, há a necessidade urgente de caras novas. Se vira, Caetano, você é muito bem remunerado pra isso.

Quanto a boa parte da Torcida, onde me enquadro e sempre estive presente, cabe dar voto de confiança e consumir produtos que alimentam o fluxo de caixa. Desde camisa, souvenirs, GNV, pacote da temporada e agora até mesmo cadeira cativa. Mas, queremos retorno no gramado, através de vitórias e conquistas de grandes títulos.

*fotos: Pedro Souza/Atlético

12 thoughts to “Sétima colocação valendo vaga”

  1. Prezados Eduardo e Atleticanos! independente da posição que time do Atlético alcance nesse campeonato brasileiro, o ano não deixará de ser ridículo, pífio, vergonhoso e decepcionante. O atual elenco não rende mais e isso ficou notório dentro das quatro linhas. Então se o diretor de futebol do Galo não enxerga essa situação , pergunto o que esperar para 2023?
    Em minha humilde opinião, se não houver reformulação com jogadores de peso, não teremos nada para comemorar no ano que vem será a mera repetição desse fracassado ano de 2022. Saudações

  2. O Cuca tá mexendo o doce. Agora, com a lesão de Hulk, Sasha assume a titularidade, Allan volta a ser primeiro volante. Na ausência de Keno entra o fumaça. Olha que doce bão…tamo é f…com esse bosta de treinador.
    Com esse diretorzinho de merda, se conseguirmos entrar nessa liberta, com certeza saímos na primeira fase.

  3. BOM DIA EDUARDO E MASSA ATLETICANA.
    ISSO É A REALIDADE , O ELENCO DO GALO É VELHO.
    MAS , O QUE CAUSOU ISSO ??
    O PROBLEMA É QUE A NOSSA CATEGORIA DE BASE É HORROROSA E NÃO CONSEGUE REVELAR ABSOLUTAMENTE NINGUÉM.
    ISSO É UMA VERGONHA…….
    O ATLÉTICO TEM A PIOR CATEGORIA DE BASE DO BRASIL…………
    ISSO É UMA HUMILHAÇÃO….
    VAMOS ACORDAR MASSA , ISSO NÃO PODE CONTINUAR DESSE JEITO.

  4. Bom dia xará e amigalos!
    Que o GALO faça um milagre e consiga a classificação para a pré Libertadores. Mas e aí????
    Até iniciar esse torneio não vai demorar muito. Alguém em sã consciência acha que o GALO com esse elenco que aí está e jogando esse futebol pífio teria condições de se classificar para a fase de grupos????? Volto a repetir: o futebol de 2021 acabou faz tempo. Hoje temos um amontoado de jogadores batendo cabeça e correndo igual barata tonta. Acho que o GALO está é guardando essa sétima posição para outro concorrente. Só ganha do Fortaleza se tiver muita nas muita sorte…..

  5. Prezado Eduardo, elenco envelhecido e caro, com metade da folha salarial atual do Galo dá pra montar um Time mais jovem e competitivo, basta trocar esse diretor que só sabe contratar medalhão em fim de carreira ,pra isso nossa Diretoria omissa tem que agir, buscar no mercado um diretor de futebol com visão diferente e inovadora

  6. Toda falsa simetría construida em cima de mentiras,acaba se tornando a própria mentira! Não atoa o nº sete é um número mentiroso,por isso diferente de vossa opinião, respeitando-a sempre, não vejo caso aconteça a vaga na pré.libertadores como sendo uma “entrada pelas portas do fundo” e sim por merecimento,o famoso “é o que deu para fazer” ou, me engana que eu gosto. O simples fato da falta de atenção_ leia-se largaram o barco a deriva,tocaram o f0d@-$€ etc etc…_ com o que realmente importa,ou seja a Instituição CAM ,por parte dos “gravatinhas engomadas” q se dizem os ” salvadores do GALO” _ hahaha… uuueeeeêppoaaaaá _desde o fim da temporada passada assim fizeram por merece-la. Simples assim e claro como um pedaço de betume.
    Saudações Atleticanas
    Saúde caro amigo temporão!

  7. Bom dia Massa e Guru

    Permita-me discordar caro Guru! Mas hoje o que menos importa é nossa soberba e o sétimo lugar é tão bem vindo quanto o segundo, já que o Porco será campeão.
    Aliás, não há o que lamentar se conseguirmos esta colocação, até porque nem estamos fazendo por merecê-la.
    Nossos adversários é que estão nos dando de presente esta colocação, como ontem fez o micróbio verde e o Santos. Mas precisamos ficar de olho vivo porque uma derrota para o adversário de segunda e a sétima posição já era.
    Ontem além dos resultados tivemos a grata surpresa foi Fábio Gomes fazendo o gol da virada do Vasco. Quem sabe ele não fica por lá?
    Mas insisto Guru, gostaria de que um dia vc postasse aqui sobre o tal CIGA, que até agora foi um engodo em nosso clube e tem dado aval à política de Rodrigo Caetano.
    Podemos comentar sobre este assunto?

  8. Bom dia. Renovei meu GNVeia, a muito contra gosto, mas acreditando em.apoio e mudanças p 23. Mencionei aqui dias atrás, que se a torcida não der um basta, essa marmota de time não vai mudar sua postura. Não faz sentido, ninguém esquece de como se joga bola. Não entendo de esquemas de jogo, mas tem algo errado. Tá na cara. P mim o que tá pegando no galo em.ordem de peso: conflito interno de liderança, salários e esquema tático. Se alguém souber de mais algum pode acrescentar, mas estes por si só já acabaram c o nosso ano.
    Concordo quando diz, que trazer jogador a custo zero, e no mínimo esquisito né. Só pode ser refugo. Me diz qual dos que veio neste cenário deu certo? Temos que vencer o Fortaleza lá, não acredito, mas temos que vencer sob risco de cair 2 posições e voltar a ficar fora da libertadores. CRIA VERGONHA, JOGADORES, COMISSAO TECNICA E DIRETORIA.
    RAÇA, FOCO, PQ AQUI E GALO PO##@!!!!!

  9. Bom dia Avila. Bom dia a todos. O Internacional gasta 1/3 da folha do Galo e está no segundo lugar do Brasileirao. Se estes jogadores do Galo, estivessem sob o comando do técnico do Palmeiras, podem ter certeza que não haveria essa indolência crônica. Vejam que um bom técnico consegue fazer o Marcos Rocha jogar bola e o Mike agora atua como atacante pelo lado direito. Aqui no Galo, temos um crônico problema na lateral direita e temos o Neto que já jogou ali. Os caras nem tentam a adaptação do Neto na lateral e ficam insistindo com Guga e contratando Refugo do Flamengo a peso de ouro. O Turco pelo menos teve a ousadia de usar o Rubens na lateral esquerda. Por que esse Cuca, que ganha um milhão e meio por mês, não testa o Neto na lateral direita no restante do Brasileiro? O Leão quando chegou ao Galo, chamou o Dede e disse a ele que iria jogar dez jogos seguidos, na lateral esquerda. O cara deslanchou. Por que esse Cuca não faz o mesmo com o Rubens ( sequencia de jogos), na lateral ou meio? Não se esqueçam que o Savinho só jogou com Sampoli e Turco. O Galo está ” amassando barro” com esse Cuca. Esse técnico já deveria ter sido demitido, deixando os últimos jogos com o Lucas Gonçalves.

    1. Domingos Sávio, mantenha sua fé ibabala6! Fábio Gomes ontem foi algoz! Dle está voltando! Estamosvem 7 ° lugar! Aqui é Galo!
      O Atleticano nunnnnca perde a esperança !

    2. CARO AMIGALO DOMINGOS SÁVIO…………
      VOCÊ AINDA ACREDITA EM JOGADOR VINDO DA BASE DO GALO ????????????
      SE ESSE NETO NÃO JOGA , CERTAMENTE É PORQUE É MUITO RUIM……

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *