Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Semana de boas novidades

André UAI-EMDepois de um começo de temporada instável, as notícias do Galo voltam a estimular o Torcedor. Contratações ainda aguardadas; jogos nos EUA com time B; equipe titular iniciando campeonatos com apresentações que não convenceram; novo surto de jogadores no Departamento Médico. O noticiário sinalizava o caminho da depressão. Todavia, com a vitória por três a zero, apesar de ser pelo Mineiro e frente a uma equipe relativamente frágil (Tombense), o clima e o ambiente em Belo Horizonte – a Cidade do Galo – ganha ares de animação. O carnaval se aproxima e o Atleticano já ensaia as marchinhas que deverão dominar a capital por todo o ano de 2017. Lembremos que 17 no jogo do bicho é dezena do cachorro, assim como 18, 19 e 20. Tem gente que nos chama de cachorrada. Que assim seja! Ah! E entramos no ano do Galo, pelo horóscopo chinês.
Tudo conspira para o nosso sucesso. Além da procura significativa por ingressos para os jogos da semana, Joinvile pela Primeira Liga e Uberlândia pelo Mineiro, certamente com muito mais público do que na Pampulha no último domingo, a diretoria ainda premiou o Torcedor Galo Na Veia Black com “open bar de cerveja”. Embora sequer tome um copo do produto, acho louvável como reconhecimento aos Atleticanos que acreditam no time e pagam o pacote anual para acesso a todos os jogos.
Bons ventos. Até o ex-jogador André – ele mesmo, aquele tanto festejado quando o Corinthians levou num único pacote ele e Geovane Augusto – continua rendendo receita aos cofres do Galo. Do time paulista, ele foi para o Sporting de Portugal. Agora, de volta ao Brasil, vai jogar no Sport Recife, que desembolsa cerca de 1,6 mi de reais para o Galo, por um resíduo do passe do atleta. Não seria o momento de tentar novamente o Rithely?
Entre os motivos para comemorar, vale ressaltar, o lançamento do pacote para os jogos da primeira fase (de grupos) da Copa Libertadores das Américas. A iniciativa vem atraindo muitos torcedores que são portadores do Galo na Veia Prata, de modo a tornar o preço acessível, além de garantir a presença do Atleticano nas partidas e viabilizar a transferência dos jogos para o Mineirão. Afinal, serão três jogos em Belo Horizonte pelo valor total de R$ 213,00. Simplesmente imperdível!
Por fim, mesmo com toda a desconfiança detectada no meio da Massa, o Atleticano consolida-se como a maior força de Minas Gerais com relação ao sócio torcedor. No último balanço, fornecido ontem pelo “Movimento Por Um Futebol Melhor”, passamos de 72 mil abnegados – na sétima colocação nacional – atrás dos paulistas: Corinthians, Palmeiras, São Paulo; dos gaúchos: Grêmio e Inter; e do Flamengo (temos apenas quatro mil a menos que os cariocas que tem toda essa mídia nacional ao seu lado), sendo que o próximo mineiro da relação está na casa dos 50 mil associados. No Galo a inadimplência é quase zero.
Como podemos perceber, o Atleticano ainda terá bons motivos para embalar e aumentar ainda mais o ranking nacional e crescer com o time em campo. Nosso otimismo prevalece, por isso, aguardemos as contratações de um zagueiro, um volante e um armador.

Aqui em Minas Gerais é SÓ Galo!

32 thoughts to “Semana de boas novidades”

  1. …galera, esperei um pouco pra postar com mais calma…a princípio eu fiquei irado com a notícia da venda do Pratto,porém, analisando friamente, acho que está certo…..parece que serão 33 milhões(10 milhões de euros) limpinhos para o Galo…e outra coisa, o Pratto quer sair…..lembrando que o Tardelli foi vendido por 17 milhões….outra coisa, o Tardelli postou no twitter mensagem enigmática , acho que ele volta…..é ruim perder um jogador raçudo como Pratto mas futebol é isso, as vezes tem que fazer caixa….me lembro que os irmão beijoqueiros todo ano faziam uma grande venda pra poder manter um grande elenco e deu certo por muito tempo….a diretoria tem que agir com a razão….é muito dinheiro que pode financiar a vinda de mais uns 2 grandes reforços…..e mais, se o Tardelli vier, cairá como uma luva nesse time……ou Pratto ou Fred , um dos 2 seria reserva…..agora, Tardelli , Robinho e Fred tem características que se completam mais….pior seria se vendesse o Pratto para o palmeiras…..a princípio parece muito ruim, mas talvez com essa saída , o time se acerte…..e o Pratto não quis ir para a China, uma pena….

  2. Ta de sacanagem!!! Vender Pratto que a diretoria já rejeitou 15 milhoes de euros pros bambis a preço de clayton!!! Manter C.E., Hyuri, Patrick no elenco!!! Meu amigo o Pratto com os dois pés amarrados é melhor que todos esses ai e mais o Fred!!! Perdemos o único jogador titular que luta com alma atleticana se confirmar esta venda, porque o General já foi tbm!!!Saudades do Kalil que nessa hora mandava os bambis para aquele lugar mais não deixava times do eixo Rio-Sp buscar nossos idolos atuais!!!

  3. Muito cedo ainda para nos empolgarmos, caro Eduardo… mas muito cedo MESMO. Nós continuamos sem uma zaga que coloque respeito em adversários: nenhum dos nossos zagueiros é de plena confiança. Excessão ao Léo Silva, mas para este a idade já pesa MUITO. No meio, temos incógnitas, e uma delas é como vamos montar um time com Elias e Rafael Carioca, principalmente com este último, que não joga NADA desde o primeiro semestre do ano passado. Carioca tem se mostrado uma verdadeira enganação. Não arrisca um passe em profundidade, não arrisca um chute a gol, e ainda não marca ninguém. Tem sido verdadeiro peso morto na frente da zaga do Galo, e quase ninguém comenta isso. Habilidosíssimo, está se mantendo no time muito mais pelas firulas do que por um futebol objetivo e competitivo. E agora temos uma notícia alarmante de que o São Paulo está vindo quente para contratar Lucas Pratto. Eu fico me perguntando: estamos tão quebrados assim que há risco do São Paulo ou qualquer time brasileiro tirar o Pratto ou qualquer jogador do nosso elenco? Não é possível Pratto e Fred jogarem juntos? Que piada, minha gente… não é possível é Clayton e Hyuri jogarem juntos. Felipe Santana e Ronaldo Conceição. Patrick de um lado e Emerson Conceição do outro. Enfim… não é possível dois ou mais jogadores medíocres, horrorosos, vestirem a camisa de um Atlético que visa ganhar a Libertadores. Há essa eterna mania de achar que o Atlético não pode jogar com dois centroavantes. Ótimo!! Mas somente aqui no Atlético Pratto foi centroavante. No Velez , no Gênova e mesmo no Boca, no começo da carreira, ele era segundo atacante, e às vezes fazia até a função de meia, mas há que se decidir onde o cara vai jogar, porque cada treinador quer que ele seja tudo na frente. Nosso melhor trio ofensivo é formado por Robinho, Pratto e Fred. DEPOIS é que se pensa em Cazares, Maicossuel, Otero, Clayton e as outras porqueiras que sequer quero mencionar… claro que dá pra manter os dois no time.

  4. Sou um defensor da Diretoria do GALO, principalmente do Maluf, mas Direção que negocia Pratto COM UM RIVAL DOMÉSTICO, pra manter o Fred que é infinitamente inferior, perde todo meu apoio. Sem mais. SAN

  5. Caro blogueiro, gostaria que postasse o comentário feito por mais cedo que ainda não vi aqui no blog. Pelo que vi, Pratto está sendo vendido mesmo ao SP, espero que o dinheiro sirva para reforçar nossas posições carentes: mais um zagueiro, um volante e um camisa 10! Será que Fred e Rafael Moura poderão jogar juntos agora?

  6. Não concordo com a ida do Prato para o São Paulo. Precisa fazer caixa, mas fica servindo os adversários aqui no Brasil. Este ano precisávamos dele. Vão os craques e vem os bondes, Clayton, Hiury, Carlos Eduardo e outros. O Atlético tem que fazer parceria com empresários que tenham jogadores que vem nos servir, e não uns pernas de pau.
    Eduardo, há poucos dias te fiz uma pergunta sobre a lesão do Robinho. A CBF está arcando com os salários e despesas da recuperação dele? O jogador machucou a serviço da seleção.

  7. Bomba, Galo vende o Pratto ao São Paulo se for uma proposta boa financeiramente acho que tem de vender mesmo.
    Não sei os valores mas não pode ser menos que 6 milhões de euros por 50% do passe.
    Eduardo e amigos do blog, lembre se do Tite sai os jogadores mas o esquema permanece, por isso sai o Pratto entra o Otero no mesmo esquema.
    E quando o Robinho voltar fica Robinho e Fred de atacantes, mas Roger Machado pelo amor de Deus não mexa no esquema.
    Giovanne
    Marcos Rocha – Leo Silva – Gabriel – Fabio Santos (4)
    Carioca (1)
    Elias – Danilo (2)
    Cazares (1)
    Fred – Otero (Depois Robinho)(2)
    Essa venda pode ajudar na estabilidade financeira durante o ano e o Galo ainda mantém um porcentagem, temos reposição e com esse esquema abre um leque de opções ao Roger, o próprio Otero entrou no Lugar do Fred e foi bem.
    O importante é edificar esse esquema, trabalhar as variações para o 3-4-3 ou para o 3-4-1-2 ou para o 4-1-4-1 com o Luan entrando no time formando o meio com Luan – Elias – Danilo – Robinho, com o Fred de centro-avante
    O mais importante agora é consolidar esse esquema e uma goleada amanhã vai ajudar muito eu acredito!!

  8. E ai nação atleticana, gostaram da noticia do Globoesporte.com sobre a ida do Prato para o São Paulo por 5mi de euros por 50%. Noticia boa também para a semana? Não sou contra a venda do Pratto desde que não seja para times do eixo rio-são paulo. Na gestão Nepomuceno não ganharemos nada, me cobrem no final do ano. Tivemos sérios problemas defensivos nos ultimos 2 anos sendo uma das piores defesa do brasileirão, qual melhora tivemos para esse ano? O meio de campo que era um problema melhorou com a chegada do Elias mas não temos peças de reposição e é o setor que mais roda jogadores por cartões e lesões ( Não venham me dizer que Yago e Rauph são peças de reposição pelo amor de Deus ) No galo não se aprende com os erros pelo contrario eles perpetuam.
    Eduardo com todo o respeito não é hora de oba oba, se não o senhor estará fazendo um desserviço ao galo.

  9. Semana de boas novidades até aqui… E esse papo de que Pratto está saindo para o SPFW? Não é possível que a diretoria vai fazer uma burrada dessas… Nosso melhor jogador para reforçar adversário brasileiro? Prefiro acreditar que sejam boatos de gente fofoqueira…

  10. Boa tarde, Nação…. Notícia agora no site da Globo (golpista) diz que Pratto vai para o São Paulo ainda essa semana. Será que a diretoria quer mesmo reforçar adversário? Acho que isso é tiro no pé. Responde aí, diretoria.
    Abraços

  11. Boa tarde, Eduardo e demais irmãos em Galo! Acabo de ler uma notícia no site da Globo, que Jucilei e Lucas Pratto estão perto do acerto com o São Paulo. Obviamente pode ser mais um furo ou melhor furada de blog, mas se for verdade, por que a diretoria não aproveita essa venda do Pratto e traz um armador, outro volante e um zagueiro que pode ser o próprio Rodrigo Caio do SP?

  12. Olha, o meu time base é esse mesmo que treinou, ressaltando que sai Pratto quando retornar Robinho. Cazares, a meu ver, é titular, motivado e focado, faz a diferença; basta o Roger administrar isso. Luan é excelente jogador e todos sabemos que tem problemas físicos, acredito que pode ser opção para o segundo tempo. Fred e Pratto, entendo, não podem jogar juntos desde o início, o time perde poder de marcação. Aos poucos, o treinador vai achando o time titular e o esquema. Assim definidos, poderia rodar o elenco em algumas rodadas do estadual. Temos que pensar adiante, queremos o Brasileiro e a Libertadores, certo??? Não podemos ter mais jogadores no DM, então é hora de planejamento.

    1. “Fred e Pratto, entendo, não podem jogar juntos desde o início, o time perde poder de marcação”. Esse problema, parece, já está resolvido. Prato será anunciado como novo reforço do São Paulo. Diretoria competente é isso. Aparece um problema, ela resolve rápido!

  13. Olá Eduardo.
    Na verdade uma semana de boas novidades começaria obrigatoriamente com a contratação de pelo menos dois zagueiros, de qualidade. Entra ano e sai ano o problema continua na bequeira. Leo Silva tem excelentes serviços prestados, é eterno pra gente, mas para Libertadores não dá mais. Quiçá pro Mineiro. Rafael Carioca está precisando voltar a ser o jogador que foi convocado por Tite. Hoje não é nem sombra de um bom volante. Ajeitou a zaga e a cabeça de área o restante está bem encaminhado. AQUI É SÓ GALO!!!!

  14. Que beleza só noticias boas mesmo. So falta o Maluf contratar o Ganso pra fazer dupla com Robinho novamente, é o camisa 10 que falta no Galo , !!!!!!!

  15. Bom dia, Massa!!!! Que os bons ventos permaneçam ao nosso lado. Quanto ao volante Sissoko, me parece que já foi desmentido pelo Maluf, mas sinceramente não acho que seria uma boa contratação, é um jogador de 32 anos vindo do futebol indiano, acredito que nesse momento precisamos de jogadores com idade abaixo dos 30 para não envelhecer mt o elenco, talvez pelo lado de divulgação/mídia seria bom, mas tenho minhas duvidas quanto ao que ele poderia acrescentar tecnicamente ao elenco. Abraço!!! Vamos seguir ajustando a maquina 2017!!!! Galoooooo

  16. Este pensamento de que as coisas vão melhorar, só se confirmará se chegarem novas peças de reposição para a zaga e, principalmente, para o meio de campo. Não temos aquele cabeça de área raçudo, capaz de impor respeito aos adversários. Desta maneira, o fracasso destes últimos anos, tende a se repetir. São várias competições, e o time, além da falta destas peças fundamentais, não possui peças de reposição.

  17. Pelos dados mencionados o programa GnV é de vital para as receitas do Clube (65.000 x R$ 40 (média) = R$ 2.600 Milhões), ou seja: renda liquida de 6/7/8 jogos no Independência e ou 3/4 no Mineirão (Libertadores ou contra times de ponta). A minha preocupação está na falta do camisas 3/4 (zagueiro), 5 (volante/volante) e 10 (armador). R$ 1,6 mil no caixa é bom, dá para pagar os salários/mês do Robinho/Fred e outros come-dorme (C. Eduardo e Cia), mais não resolve os problemas de caixa (contas a pagar). Quando Sport (Recife) vai pagar? Haja vista que dívidas entre times de futebol é uma novela. O próprio CAM é exemplo.

  18. Eduardo e amigos do blog estava tão decepcionado com nosso time que ao ver uma reportagem sobre o Chelsea do técnico Antônio Conte passei a entender e me interessar por táticas de jogo.
    Todos os esquemas tem suas vantagens e desvantagens cabe ao técnico estudar o perfil dos jogadores para adotar o melhor sistema.
    Depois que você passa entender um pouquinho fica tão claro o tempo que perdemos insistindo no 4-2-3-1 é impossível encaixar Robinho, Pratto e Fred nesse esquema.
    Nesse novo esquema abre um leque de opções para o Roger, ele prefere começar em um 4-3-1-2 losango que na prática é 4-1-2-1-2 com o Carioca fixo na proteção da zaga e com boa saída de bola, com Elias meia direita e Danilo meia esquerda, e Cazares ou Robinho fechando o losango, na frente Fred e Pratto um pouco aberto como jogava no Velez.
    Outra vantagem desse esquema é que os atacantes podem fazer pressão na saída de bola adversária.
    Se avançarmos os laterais o esquema fica 3-4-1-2 se o Robinho cai para esquerda fechando a linha de três atacantes ficamos no 3-4-3 igual o do Chelsea, e como o Roger Machado é discípulo do TITE pode colocar o time no -4-1-4-1 do Tite; sai o Pratto ou o Fred e entra o Luan fechando a linha de 4 no meio.
    Luan – Elias – Danilo – Robinho
    A sustentação do esquema vem do Elias e Danilo que vão ter papel importantíssimo assim como é o Paulinho e Renato Augusto na seleção, e o Moises e Tchê tchê no Palmeiras.
    Acho que eles estão preparados, o Roger agora está no caminho certo e cabe a nós apoiarmos e torcemos muito em todos os momentos.
    Saudações!!

  19. Bom dia Eduardo. Aos poucos as coisas em Minas vão se ajeitando e cada um no seu devido lugar. Esta sendo noticiado a contratação do volante Sissoko . A diretória esta com um pé atrás por causa da sua última temporada que foi na Índia onde não foi muito bem, mas convenhamos, um grande jogador disputar partidas na Índia é de desanimar mesmo, mas ele que tem passagens por Juventus,PSG,Valência,Liverpool, com certeza ia agregar muita experiência e talento no meio campo ao lado do Elias, fora que seria notícia no mundo todo. Quanto ao programa Sócio-Torcedor logo logo passamos o time da Globo/Cbf e o time do outro lado da lagoa ja perdeu mais de 17 mil sócios, daqui a pouco eles empatam com o América. Abraços e AQUI É SÓ GALO.

    1. Acho q pra zaga, se for contratar no máximo mais um zagueiro com velocidade. Mas acho q tirando o Carioca e escalando 3 zagueiros (Léo Silva, Gabriel de líbero e Felipe Santana) nem precisamos tanto de mais volante, já q no meio do ano chega o tal Roger. Quanto ao 10 pra mim o ideal seria o Tardelli, pra revezar com o Robinho na armação, os dois jogando soltos. Se o Tardelli vier: Giovani (até a volta do são Victor) Leo Silva, Gabriel e Felipe Santana; Marcos Rocha, Elias, Danilo e Fábio Santos; Tardelli (caso venha) ou Cazares, Robinho e Pratto ou Fred. Entre os dois últimos, deixo pro Roger resolver, aliás é ele q ganha pra isso. Contra o Joinville espero ver o Indepa lotado e a rede adversária balançando.

      1. Boa noite, Ricardo. Você tem uma opinião semelhante à de muitos outros amigos do blog. Concordo com ela até chegar no Tardelli. Não pelo futebol dele que é indiscutível. Mas, pela sua postura com o Atlético. Ele já deu duas bananas para nós e por qualquer troquinho a mais ele se manda outra vez. Quanto ao Victor acho difícil sua recuperação, bastando lembrar do Velloso. É a mesma contusão agravada pela idade. De resto, o seu comentário é perfeito e parece que o Pratto já é do São Paulo.

  20. Ótimas notícias!!! e mais uma boa notícia é que o Galo vai enfrentar o Joinville com o time titular, com a volta do Leo Silva, com a estreia do Elias, com o Danilo de titular e o principal com o esquema mantido.
    Acredito em uma grande vitória e a consolidação do time e do esquema, bem próximo do ideal.
    Quando o Robinho voltar do DM assume a vaga do Cazares, e quando chegar nosso zagueirão o Gabriel toma a vaga do Carioca.
    O Joinville vai ser um treino de luxo pode preparar o balaio uns 5×0 no mínimo.

  21. Bom dia Eduardo e massa,
    bons ventos começam a soprar pro nosso lado. E todo mundo sabe o que acontece quando o atleticano se entusiasma com o time. Por isso vamos ficar atentos aos “intrusos” (todo mundo sabe quem são) que vão fazer de tudo pra isso não acontecer. Vão ficar levantando dívidas do Galo, vão “ver” nossos jogadores em baladas, vão “acusar” nosso departamento médico e preparação física, enfim vão tentar de tudo, porque sabem que só assim podem competir com a gente.

    1. É verdade José Antônio vamos ficar atentos e vigilantes para que ninguém tire nossa confiança alvinegra com estas notícias que tanto desestabilizam nosso time. As perguntas e comentários dos reporteres e comentaristas só trazem prejuízo.
      Acabam instalando uma crise , desestabilizam nosso lado emocional e o rendimento do time cai demais.
      Acredito firmemente que perdemos nosso título brasileiro de 2012 por causa disso e também aquele outro título quando o Celso Roth disse que seríamos campeões (acho que foi o brasileiro de 2009).
      A mídia se voltou contra o Galo nas 2 ocasiões , os jogadores não tiveram sossego e o desempenho caiu vertiginosamente na reta final.
      Resultado: 2 títulos brasileiros jogados no ralo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *