Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Sem soberba e nem entrar na pilha

Mineiramente fomos a São Paulo e vencemos a primeira batalha – caberia Bataglia – pela vaga nas semifinais da Copa do Brasil. Nesse confronto, que pela previsão audaciosa da mídia do eixo (com a aderência de alguns “atleticanos”), sairíamos de lá goleados e sem chances de reverter na partida de volta. Pois que, Milito, ouvindo a Massa e revendo conceitos, escolheu jogadores e sistema que combinam com a realidade do futebol e cabem no nosso bom elenco.

O time paulista, que goleou de véspera e teve jogador até fritando galo numa panela – o covarde que sumiu em campo postou e logo afinou retirando a provocação – foi derrotado dentro do seu palco de tristes lembranças. O ousado Galo soube anular os principais jogadores e as principais jogadas do adversário. Nem a falsa sensibilidade, reclamada por um desconhecido jornalista e desvairado caça cliques da paulicéia, foi capaz de inibir o Galo Forte e Vingador.

Seguramos o ímpeto do tricolor paulista, que só teve domínio do jogo na metade final da segunda etapa, castigado pela arrogância dessa gente na prorrogação. Gol milimetricamente tentado ser anulado pelo var e juiz, validado pelo critério de um mínimo de vergonha na cara. Ainda se tentou uma penalidade inexistente, também não assinalada pelo mesmo motivo. O var está exposto, todos estão fiscalizando e denunciando a ferramenta que veio para dirimir dúvidas e que estava se transformando na legitimação dos “erros convenientes”. Vencemos o adversário, a cbf/tv e seus interesses e até as nocivas casas de apostas.

Ontem, dia de curtir e renovar nossos mais puros sonhos de conquistas, convivemos com a sanha promíscua dessa gente do eixo. Teve esse idiota que reclamou até que a Massa cantou durante o minuto de silêncio em justa homenagem ao jogador uruguaio. A segunda vítima fatal naquela mesma trágica Arena. Manda benzer seu estádio ao invés de reclamar de idiotice. Já vi, em terras paulistas nos meus quase 70 anos de vida, torcida vaiar minuto de silêncio. Agora me aparece um “caça cliques” para reclamar ter a Massa cantado o hino do Galo? Só porque os 10% de Atleticanos, calaram os quase 50 mil torcedores do seu tricolor. Ah! Me ajuda ai, xará!

E na televisão, um bailarino ex-jogador travestido de comentarista e outro – como eu – de pouca visibilidade, provocando e até anunciando que virão aqui para golear. Pode, depende do rendimento das duas equipes na noite do dia 12 de setembro próximo. Porém, me valho daquela máxima que sempre recorro, “jogo é jogado e lambari é pescado”. O Morumbi, que agora tem S no final, na verdade virou palco de bis do Galo. Ano passado, demos a volta numa má fase aí mesmo. Em 2013, quando exigimos juiz internacional, foi dum dum no mesmo São Paulo pela Libertadores. Lá e cá! Se nesse segundo jogo vencerem na bola, parabéns, caso contrário enfiem o rabo entre as pernas e se danem.

Para nós, Atleticanos da gema, formados na dor da injustiça de um grande número de armações – inclusive frente ao mesmo SP -, o Galo é nossa paixão e fé. Tudo que essa mídia nojenta do eixo fez contra o nosso time não foi capaz de apagar nossa chama. As maracutaias da arbitragem, do stjd e até decisões administrativas da organização das competições, o interesse comercial das redes de transmissão – que dá espaço a esses moleques compromissados com a dupla cbf/tv – nunca abalou a devoção ao time do nosso coração. Não acreditem que será agora nesta temporada. Que reverter o resultado? Joguem bola e contem com uma noite infeliz do nosso elenco. Caso contrário, vão se phu…!

Sua pilha, a exemplo de secadores daqui de Minas, é fraca. Galo é resistência e não tem soberba. Um passo, ou jogo, de cada vez. Resiliência e resignação foi nosso adubo para enfrentar essa opção que o futebol brasileiro – condenado decorrente disso ao caos irreversível – escolheu para privilegiar cariocas e paulistas. Aqui é Gaaalooo, po##@!

*foto: Pedro Souza/Atlético

7 thoughts to “Sem soberba e nem entrar na pilha”

  1. Boa Noite,

    Muito bacana as palavras escritas no post de hoje.
    Parabéns.
    Que venha o SP e que o nosso Galo mantenha a máxima do Ronaldinho Gaúcho.
    “Quando tá valendo, tá valendo”.

  2. SAUDAÇÕES ALVINEGRAS
    Que bela crônica essa de hoje.
    Nos fez relembrar de onde saímos e onde estamos. Sempre lutamos contra todos e contra todos. Esse é o espírito que tem q ser restaurado em todos nós atleticanos.
    Aqui é Galo Porra. Forjado na Dor na Injustiça e no Amor

  3. Eduardo e amiGalos, boa tarde!
    Não tem coré-coré! Dia 12/09, é Galo na kbça! Iremos à decisão, pois seguiremos esmagando Juventude ou Curinthians! Na Liberta, da mesma forma, até eliminarmos o River, quando lascas de pedra cairão no Monumental, de onde só sairemos CAMpeões na final!
    No Brasileiro, precisamos garimpar uns trinta pontos, ao menos, pra garantir a Liberta/25, em caso de zebras pelo caminho.
    Tenho lido a respeito, e espero que o Galo dê mais uma esporada nas marias e contrate o Matias Reali, do San Lorenzo, caba tinhoso que deu um calor na nossa zaga. É o jogador que nos falta para qualificar a armação e o ataque, bem como para botar no banco o Elon Musk fake, vulgo Bernard.

  4. Salve Massa e Guru

    A vitória tem que ser enaltecida sim, até porque entre nós mesmos, haviam torcedores descrentes (como eu), como dito pelo escriba. Mas mais do que a vitória, o que precisa ser enaltecido é a mudança de postura. Será efeito Hulk?
    Não me canso de enaltecer este cara, que desde que chegou por estas bandas, vem provando a cada dia o quão é importante para o nosso Galo.
    Mas como bom cornetista vou perguntar:
    Que dia mesmo o Bernard vai chegar?

  5. Bom dia!
    No dia 9 de Abril de 1978 eu estava no Morumbi pra assistir o Galão da Massa bater os bambis por 2×1. Gols de Serginho e Paulo Isidoro. Mais de 70 mil pagantes. Eu era apenas um garoto e saí vibrando com alegria na vitória. Eu gosto de bater nesse são paulo!
    Quanto aos comentaristas do eixo, eu nem perco meu tempo pra ouvir. E tem youtuber atleticano que gosta de repercutir o que o “crack neto” vomita. Pqp!

  6. Bom dia Avila. Bom dia a todos. Pode o São Paulo ganhar e eliminar o Galo? Pode..isto como dizia Padre Torga: é do futebol. Agora, o que não pode é perder por falta de atenção, por falta de gana, o que os teóricos do futebol atual denominam de estado anímico, ou força mental. Antigamente a gente falava que era só jogar com o coraçao no bico da chuteira, disputar cada bola como se fosse um prato de comida, comer grama. Se este for o espirito de TODOS os jogadores escalados e da Torcida podemos ganhar a Copa do Brasil. Faltam 05 jogos. Queremos aquele espirito da Copa do Brasil 2014! EU ACREDITO! Afinal, como ensina Lugalo, a lenda do Blog, somos forjados na dor, no amor e na Injustiça! VIVA A GALO!

  7. Existe um ditado , referente à seleção brasileira , quando, por um motivo ou outro , entravam em quase crise , em má fase : chamem o Chile , que tudo se resolve. Aqui , no futebol brasileiro , se aplica ao nosso galão , quando atravessa uma fase tenebrosa : chamem o sao paulo, que tudo se resolve. Ressurgindo de tempos recentes pra cá, para um certo protagonismo , assitimos , sem compreender a soberba, aos insultos de torcedores deste timeco , a arrogancia. Inexplicavel de por um time que sempre debelou nossas crises , que sempre foi nosso fregues de carteirinha e que possuem memoria curta , Ronaldinho que o diga , quando tá valendo, tá valendo. Nas redes sociais, armas dos covardes e invejosos , ofensas, insultos, mostrando a inveja e o despeito destes torcedores do eixo, esta praga , Ridiculo esta empáfia , e tudo seria tolerado se fosse somente torcedores , mas não. Comentaristas , formadores de opinião , imbecis de todos os naipes , vomitam seu clubismo e sua histeria. Aqui é galo, fdps.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *