Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Sem jogos e com muitas especulações

Faltando tão e somente seis confrontos para decidir qual ou quais competições vamos disputar e priorizar na próxima temporada, o Atleticano segue em meio aos rumores que a triste situação nos condenou. Quem sai, quem fica e quem vem? Qual será o treinador? O Torcedor, embora não tenha acesso à contabilidade e possibilidades, sonha alto e quer de volta o Galo Forte e Vingador.

A maioria, com os quais conversei, pouco se importam se o estádio a ser inaugurado vai se chamar Arena MRV ou Elias Kalil. Para o blogueiro sempre será o Estádio do Galo. Aliás, sobre essa polêmica da denominação, é daqueles casos que começa errado e tem tudo para piorar. Me lembro daquela votação, a matéria não estava na pauta e parceiros do ex-presidente Alexandre levantaram essa sugestão. O presidente da ocasião não deveria ter colocado em votação. O fez e deixou esse imbróglio. Deveria constar sim na pauta de votação.

Como seguirei com Estádio do Galo, essa picuinha não vai me afetar de forma alguma. Que eles, poderosos gestores do nosso time do coração, se reúnam e encontrem a melhor solução para esse impasse. Não deveria ter sido votado, pois votaram e aprovaram, agora que encontrem a melhor saída para uma desnecessária crise. Mais uma, como se não bastasse o pífio rendimento do time na temporada.

Temos um elenco até certo ponto inchado. Para o gol Éverson e o pouco utilizado Rafael, ainda os figurantes Matheus Mendes e Gabriel Delfim. Não podemos abrir mão de nenhum, uma vez que a ausência de um deles coloca em risco a formação da suplência. O titular pouco é poupado e o imediato raramente atuou nas duas últimas temporadas. Ao que me lembre o terceiro goleiro, por duas ou três oportunidades e o último absolutamente nenhuma vez no profissional.


Já nas laterais, pelo lado direito Guga e Mariano; na esquerda Arana e Dodô – com eventuais improvisações do Rubens – , o único que teria lugar assegurado no time dos sonhos é exatamente aquele que teve uma séria contusão. Arana, covardemente agredido no campo de jogo, ainda vai levar um bom tempo para voltar aos gramados. Duas posições que têm causado grandes preocupações entre os Torcedores.

A zaga, que na temporada passada foi motivo de orgulho, passou a ser uma das grandes preocupações e responsável pelo desastre das eliminações e posição no Brasileiro. Apenas Jemerson, entre todos, tem relativamente se destacado. Nathan Silva, Alonso – o grande capitão do ano passado –, Rever e até Rabello – antes de se contundir – não asseguraram estabilidade e tampouco ganharam a confiança do Atleticano. Já Hiago ainda carece de maturidade.

No meio de campo, região que assegurou equilíbrio e os títulos do ano passado, em 2021, com Allan, Jair e Zaracho, vivemos o sofrimento de que entre os três não houve quem repetisse a boa atuação. Otávio vem se destacando, pela inoperância dos companheiros, Nacho altera altos e baixos, já entre os demais Calebe, Pedrinho – que se machucou – e Neto – punido e até hoje sem explicação e/ou oportunidade – nenhum registro positivo ao longo do ano.

Nosso poderoso ataque, com as saídas de Savarino e Diego Costa – interessantes peças alternativas – minguou e os produtivos Hulk e Keno também desapareceram. Vargas, que foi importante, nesta temporada foi responsável direto pela eliminação da Libertadores. Cardec, que chegou depois junto com Pavón, igual ao argentino parece que vai fechar o ano em débito. Fora eles, ainda Sasha e Ademir. Ambos igualmente sem qualquer destaque.

Ao que parece, devem retornar Nathan, Hyoran e Alan Franco. Também Borrero, a joia colombiana, esse pelo menos alternou boas e médias partidas, muito mais eficiente que muitos que chegaram neste 2022. Nem compensa falar de Godín, que me motivou, e do desconhecido – parece que tá voltando – Fábio Gomes. É, o diretor de futebol – caso permaneça – terá de melhorar os olhos para o próximo ano. Esse CIGA, muito bem mencionado ontem por um leitor, está com o olhar distorcido. Se vira, que com o Estádio do Galo vamos exigir muito mais do que até agora, caro Caetano.

Para fechar, merece registro o pedido da Federação dos Atletas, solicitando punição exemplar ao musculoso soprador de apito Daronco. Nosso Hulk e o próprio Galo já foram vítimas da ação truculenta e desproporcional desse juiz tanto prestigiado pela cbf. Ele e outros mereciam um gancho exemplar, mas a comissão de arbitragem – que apadrinha o corporativismo deles – é conivente com esse descalabro. Que seja apurado. Essa de punição de 5 mil reais em cestas básicas é palhaçada.

Sigamos!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

22 thoughts to “Sem jogos e com muitas especulações”

  1. Meus Amigalos, não dá saber pelos comentários quantos anos tem os amigos. Eu vou falar quantos eu tenho, 64. Sempre fui Galo, quando ia a BH ver jogo ia na geral. Quando Toninho Cerezo apareceu saiu uma nuvem escura de cima do Atlético, me lembro da sua estreia, time horroroso. Coitado do menino. Era chutão prá lá, prá cá, parecia a música do João Bosco. Passamos maus bocados. Ultimamente estamos na parada de sucesso, disputando em alto nível com os melhores do país já há algum tempo e vocês aí se lamentando porque o Galo vai entrar na repescagem da Libertadores. Se esquecem que passamos décadas sem disputar uma Libertadores. Podem falar o que quiser, somos forjado de ouro, torcida fanática que não abandona o time, os corneteiros fazem parte mas são minorias, choramingar não é nossa marca. Vamos cobrar, xingar, torcer para melhorar agora ficar desmerecendo o time que nos deu as maiores alegrias da nossa história é característica de ser muito chato e mal agradecido. Somos Galo

  2. boa tarde Eduardo e massa. respondendo à 2 amigalos ontem no post. fora EL turco. cuca manso. peusudo diretor omisso. nacho preguiça. Everson frangueiro. Nathan silva peladeiro. Alonso entregador. Guga avenida. Ademir foguete apagado. etc. temos 6 jogos e considero 3 derrotas. Fortaleza. bambis e gambas. não acredito nesta diretoria cega e muda. peusudo diretor omisso. treinador e jogadores. reformulação urgente em 2023.triste realidade. vai galooo.

  3. Boa tarde amigos do Galo. Acredito, que Vitor Pereira, que sempre é ameaçado de demissão pelos torcedores e parte da mídia paulista, seria uma boa opção para o NOSSO GALO. Na verdade ele está fazendo um grande trabalho por lá, mesmo tendo um elenco tecnicamente inferior ao do Galo.

  4. Apenas alguns pontos:

    -Ao meu ver, Ademir é destaque, mas destaque negativo. É diretamente responsável por não termos 3 pontos em diversas ocasiões, devido a sua finalização amadora.

    -Ao meu ver, Pavon pode já entrar na lista dos gringos decepcionantes, como Cardenas. Simplesmente tosco.

    -E por fim, tenho medo das semanas sem jogos do Galo. Em nenhuma, Cuca conseguiu fazer alguma coisa positiva, mas pelo contrário, parece que quanto mais tempo Cuca treina o time, mais o time piora.

  5. Bom dia a todos. sou a favor da torcida criar um nome próprio para o nosso estádio, que se identifique com nossa historia e nosso mascote. Adianto que puleiro ou galinheiro estão fora da lista.
    Esse negocio de chama Elias Kalil ou MRV não tem a ver c o nosso time, por mais que o primeiro tenha sido um bom presidente. Nome de estádio tem que ter identidade com o time.
    Falando de time, esse amontoado que está ai, nada me tira da cabeça que tem caroço nesse angú e será resolvido quando mandarem o cuca embora e trouxerem um técnico novo, com visão nova. Falaram aqui e eu concordo, o técnico do Fortaleza faz um trabalho interessante já há algum tempo.
    Interessante que um time muito estruturado como o galo, não acha um técnico desconhecido como esse , que mostra trabalho e resultados.
    Não espero nada mais que uma derrota la em fortaleza, pq o time tá KGANDO p torcida.

    1. Caro amigo

      O nome MRV é pago através do name rights, ou seja, igual o Alians park do Palmeiras. Elias Kalil seria o nome oficial como o Mineirão é Gov. Magalhães Pinto, ou seja, briga idiota esta da diretoria ou conselho. Sei lá!

  6. E o provincionismo continua a todo vapor com essa babaquice de nome para a ARENA do GALO… PULEIRO DO GALO… TERREIRO DO GALO… blá blá blá!!!

    O Clube vai de mal a pior com seu administrativo financeiro, vende mal (inclusive patrimônio) e contrata jogador pior ainda, a base é uma porcaria sem tamanho, o tal CIGA que inventaram é uma vergonha, a Diretoria/Gerência de futebo não mostra serviço qualificado, comissão técnica permanente só faz vender beleza que não têm e o departamento de futebol principal (comissão técnica e elenco de jogadores), bem, esse não precisa nem comentar, basta ver os fracassos e vergonhas da temporada 2022 que ainda não acabou e pode piorar!!!

    Em resumo, está absolutamente tudo errado e ferrado dentro do nosso CAM e os caras discutindo nome pra Estádio que só será do GALO de verdade pra ganhar grana depois de pagar aos bancos lá em 2030???

    É isso mesmo prezado Eduardo???

    OBS.: e o capitão do time disse que nem tudo está uma MERDA… então tá viu HULK???

  7. Bom dia avila, bom dia a todos. Peço vendas para discordar de sua opinião de que o Vargas foi o responsável direto pela eliminação na Libertadores. Fomos eliminados em dois jogos. Abrimos 2×0 no Mineirao e deixamos empatar. O Atlético do Paraná soube usar um jogador a mais para eliminar o Palmeiras. Por favor Avila, reveja o jogo contra o Palmeiras. Antes da expulsão do Vargas, o Vargas fez um passe sensacional e colocou o Hulck na cara do gol. O Hulck chutou pra fora. O Hulck teve a chance clara de eliminar o Palmeiras e não o fez. E se o Hulck faz o gol, estaríamos enaltecendo o Vargas, que nas finais da Copa do Brasil contra o Atlético do Paraná resolveu a parada. O problema do Vargas foi ter falado a verdade após a expulsão quando numa entrevista disse que os jogadores estavam acomodados. Ele falou mentira? A partir daquela entrevista Claro que o ambiente ficou insustentável para ele. Espero que no final do ano seu empresário arrume outro clube, mas no Galo, a conquista da copa do Brasil de 2021 teve grande participação dele. Quanto a eliminação na libertadores, ontem vimos a repetição do filme: jogador inexperiente treme mesmo. Agora quem escalou o Rubens para cobrar o pênalti e deixou o Mariano se omitir de fazer a cobrança?

    1. Caro Domingos Sávio, boa noite.
      Acompanho seus comentários e sinto uma enorme falta de fé no nosso GALO.
      Você sabe muito bem que o atleticano nuunnnca perde a esperança. Talvez você não esteja indo ao estádio, aquele local sagrado, acompanhar os jogos. Empenho existe, a fase é que está ruim.
      Nosso míster é sofrer e torcer. Este ano não foi tão ruim conquistamos o mineiro mantendo a hegemonia estadual e a super copa! É pouco?
      Por favor, mostre que você é um verdadeiro atleticano, e volte a spoiar nosso clube do coração. Chega de críticas, é hora de apoio. Ano que vem graças aos nossos benfeitores teremos nosso estádio! Mantenha duas fé INABALÁVEL!

  8. No post de ontem, Leonardo Mello e Teobaldo, estavam a procura dos “fora Turco” e o Teobaldo ainda disse que estavam caladinhos. Eu venho aqui todo dia e sou um dos “fora Turco”. Obviamente parei de dizer “fora Turco” porque esse engodo já foi demitido. Nem era pra ter sido contratado. É difícil entender a razão do “silêncio” agora? Putz!!!

    1. Eu sei que é difícil ler nas entrelinhas, mas vou ajudar (na verdade, tentar ajudar). Quando procurava os “fora Turco” referia-me àqueles de pensamento curto (não sei se você se enquadra nesse grupo), normalmente imediatistas e descompromissados com qualquer planejamento para médio/longo prazo (entendem geralmente uma bobagem) que achavam (ou continuam achando, uma vez que, agora, já devem estar defendendo o “fora Cuca” – em tempo: para mim esse sujeito nem deveria ter voltado) que bastava trocar o treinador que tudo se resolveria. Espero que, agora, você tenha entendido a razão do meu desentendimento do silêncio dos “fora Turco”. Abraços e grato pela leitura!

      1. Ah vamos falar a verdade, Teobaldo…se fosse por você o Dudamel tava aí até hoje…

        O cara tava a mais de 6 meses fazendo merda e você defendendo trabalho de longo prazo.
        Isso sim é pensamento curto.

        Tinha que ter saído muito antes, cansou de dar provas que não entendia p.. nenhuma de futebol.

        Também sou a favor de trabalhos a longo prazo, contando que o trabalho mostre evolução.
        Se a escolha foi mal feita, tem que trocar o quanto antes, pra não acontecer o que aconteceu esse ano.

  9. BOM DIA A TODOS…….
    O PRINCIPAL PROBLEMA DO GALO ESTÁ NA ADMINISTRAÇÃO………..
    O ATLÉTICO É MUITO MAL ADMINISTRADO , POR ISSO NÃO GANHA TÍTULOS………
    O ATLÉTICO NÃO SABE COMPRAR E NEM SABE VENDER , OS NEGÓCIOS SÃO FEITOS PARA DAR PREJUÍZOS AO CLUBE. É SÓ VER O VALOR DA DÍVIDA ASTRONÔMICA E INCONTROLÁVEL ………
    A NOSSA CATEGORIA DE BASE É UMA VERGONHA E NÃO É DE HOJE , NÃO CONSEGUE REVELAR ABSOLUTAMENTE NINGUÉM , COM CERTEZA DÁ GRANDE PREJUÍZO TÉCNICO E FINANCEIRO AO CLUBE……..
    PARA DIAS MELHORES TEM QUE IR NA RAIZ DOS PROBLEMAS , QUE SÃO ESSA PÉSSIMA ADMINISTRAÇÃO , UMA DIRETORIA FRACA E IMCOMPETENTE………..
    OU SE CONCERTA ISSO , OU VAMOS CONTINUAR ENTRA ANO E SAI ANO , LAMENTANDO E LAMURIANDO OS FRACASSOS DENTRO DE CAMPO…………..
    VAMOS ACORDAR EDUARDO E MASSA ATLETICANA.

  10. Ano passado quando o Galo estava no auge, os 4 Rs viviam dando entrevistas. Agora os felasdasputa sumiram.
    Ô Menin! Tira esse Nacho das costas do Galo e leva esse engodo pra ser comentarista na CNNlixo ou na Itatizeiro.

    1. CARO AMIGALO , GALO ROBERTO DE OLIVEIRA , COM ESSA DIRETORIA ATUAL DO GALO JÁ JOGUEI A TOALHA.
      SÓ SE VÊ VEXAMES EM TODA A MÍDIA NACIONAL .
      ESTÁDIO DE 1 BILHÃO……
      VENDE SHOPPING E A DÍVIDA DUPLICA , A CATEGORIA DE BASE NÃO REVELA NINGUÉM.
      QUAL FUTURO ESPERAR COM UM CAOS ADMINISTRATIVO DESSE ??????????

  11. Bom dia Massa e Guru

    Sim a dúvida quanto ao elenco da próxima temporada é enorme, principalmente se levarmos em consideração as palavras ditas pelo nosso diretor de futebol “não vamos fazer renovação radical no elenco”, uma pena.
    Mas quanto ao técnico, acho que já temos indícios da manutenção de Cuca, pois o mesmo anda dizendo que já está pensando no elenco de 2023. Se ele não fosse ficar, porque estaria pensando nisso?
    Sei que receberei uma enxurrada de críticas dos amigalos aqui, mas vou levanta r uma hipótese: talvez a manutenção de Cuca seja para que ele tenha oportunidade de apagar esta má impressão que tem deixado na direção do time atual. Como diria aquele nosso ex dirigente “viria com sangue nos olhos”.
    Bom indiferente do técnico, só espero que o próximo traga alguém pro lugar do Allan que ontem disse em entrevista em tom de deboche: vou melhorar meu futebol para agradar vcs”
    Idiota, vc tem de melhorar seu futebol é porque vc ganha pra isto e não pra mostrar este futebol de merda que está jogando.

  12. Bom dia!
    Quero começar discordando do nobre blogueiro em relação a Nacho. Altos e baixos? Uma das piores contratações do Galo. Um embuste. O Galo foi campeoníssimo ano passado quando o manso finalmente tirou esse engodo do time.
    Estamos indo a passos largos pro abismo e Caetano juntamente com Cuca ainda não foram demitidos. Absurdo!!!

    1. Nacho é um excelente jogador e ídolo do River. Fez partidas memoráveis pelo Galo. O que falta é visão do treinador. Tenho convicção que ele, mesmo não estando bem, deve ser um dos jogadores que não ficará sem clube. Outra fato, que confesso, não aguentar mais é estar sempre culpando juízes e a CBF. Quando se tem um bom elenco e determinado, não há vento que desobstrua os objetivos. Sds.,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *