Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Segundona marcada por diferentes reações

Cumprindo meu ritual, passei por diversas resenhas no primeiro dia da semana. Conforme mencionado na postagem de ontem, está claro – até o Gabriel Menino endossou – que o foco não é o Brasileirão. Entendo, afinal a distância para o primeiro colocado já bate em 16 pontos. Se temos dois jogos a menos que a maioria, o líder também tem um em atraso. Creio que para ameaçar ao flamídia, tão e somente do quinto para cima, entre os quais destacaria o Palmeiras – devendo dois jogos – pela pontuação e tradição. Se essa condição do Galo – distanciamento da liderança – justifica esse foco nas Copas não me convence abdicar em pensar no G6 e até G4. Quatro e seis pontos cada corte classificatório para a Libertadores.

Outra consideração, de caráter pessoal, segundo o dito pelo Menino seria a Sul-americana a eleita em busca do título. Além de, reafirmo ser minha preferência, a Copa do Brasil seria mais motivante ainda – nesses casos das competições eliminatórias – um deslize pode desmoronar toda e qualquer expectativa. Trocando em miúdos, respeito e não quero polemizar, mas ainda penso que não é momento para essa escolha. Foco nas três frentes, queremos títulos e vaga na Libertadores de 2026. Afinal, desde 2013, apenas 2018, 2020 e 2025, não participamos da competição. Das 14 vezes que disputamos a principal competição da América do Sul, dez delas foram nestes tempos recentes. Libertadores sem o Galo perde motivação.

Entre as pessoas com as quais conversei, essa situação divide o Atleticano. Arriscaria em afirmar que embora a maioria entenda essa necessidade, igualmente reagem e receiam repetir no Brasileirão a quase tragédia do ano passado. Chegar em duas finais, perder, depois sofrer para se manter na série A. Aqueles ditados, gato (no caso Galo) escaldado tem medo de água fria ou cachorro mordido por cobra tem medo de linguiça. Contrapondo, teve quem me dissesse que quem tudo quer tudo perde. Seja como for, fato é que o Atleticano parece estar reagindo aos percalços que passamos recentemente. Fundamental comprovar isso com a presença nos jogos. Quinta-feira, repito, precisamos fazer um bom jogo e ótimo resultado. Algo que dê tranquilidade para o decisivo confronto de volta na próxima semana.

Quanto a prosa sobre o jogo recente, posso dizer que beira a unanimidade, o Torcedor reclamando da acomodação do time em campo. Podíamos ter vencido e seria determinante nessa busca de recuperação no campeonato nacional. Sair na frente antes de um minuto, jamais servir de acomodação por manter o resultado. Ainda mais numa equipe treinada pelo Cuca, que em passagens anteriores por aqui, sempre buscou o ataque, ampliar o placar e matar o jogo. E mais, essa quantidade de gols perdidos, é inaceitável. Biel e Rony estão remontando Ademir e até Paulinho. Desses daria imunidade apenas ao último, que perdia sim muitos mas marcava sempre. Enfim, temos de fazer gols no Godoy, tipo River Plate nas semifinais, para viajar com tranquilidade.

Na próxima quinta vamos ter o retorno do Hulk, providencialmente preservado, além das possibilidades de contar com Alexsander desde o início. Talvez até Reinier, tenho um amigo que acompanha mais futebol que eu – na verdade só tenho foco no Galo – que assegura total confiança nesse jogador. Ele se baseia no histórico do atleta, revelado no flamídia, que foi para fora muito cedo e sentiu a mudança. Confia e até menciona outros profissionais com o mesmo processo de volta ao Brasil que deslancharam. Tomara! Esses novos contratados, adicionando Biel – que precisa acertar a pontaria – e quem sabe mais dois a serem anunciados seriam o suficiente para sonhar na temporada.

Fechando a prosa de hoje, algumas considerações. Éverson e Lyanco saíram de São Januário sem advertência do cartão amarelo. Ufa! O goleiro andou perto de merecer, felizmente o juiz tem um perfil de poupar essa aplicação. A Conmebol vai endurecer sobre a cera do goleiro, convém alertar nosso paredão. Lyanco foi perfeito. Recentemente fez uma de suas piores partidas, mas contra o Vasco foi das melhores. Que seja sempre assim! É esse o zagueiro que a Massa quer e tem ovacionado.

Por fim, se eu me enfartar durante um jogo a responsabilidade será daquelas saídas suicidas do sistema defensivo. Coloca em risco e quando o Éverson dá aqueles chutões o aproveitamento é mínimo. Essa opção e a bola longa são improdutivos. Vale? Não creio! E também corrigir a quantidade de passes errados no meio. Nem estou centrado naquele do Scarpa que serviu ao Coutinho e o goleirão salvou a lavoura, falo no geral. Enfim, quero o time jogando como foram as duas partidas frente ao flamídia no Rio, sim incluindo a que formos derrotados. Foram atuações dignas de um Galo Forte Vingador!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

23 thoughts to “Segundona marcada por diferentes reações”

  1. A preguiça dos jogadores no Brasileiro já diz tudo, o importante é fazer 45 pontos logo e depois tentar o G6.
    Foco total é nas copas ainda mais pegando o rival, BH vai parar e que agente consiga repetir o título épico de 2014 já tiramos o flamengo, vamos tirar o rival depois o Corinthians e a final contra o Botafogo.
    Que esse ano venha os dois títulos das Copas aí sim hem!!

  2. Com mil demônios , por enfrentar essas inhacas “sorteadas” e enfileiradas , Mingau, que já despachamos e agora os Smurfs. E jogando a segunda partida fora. Muitos dirão que assim é que bão e até seremos campeões , pois eis que os mesmos adversários (só em momentos diferentes), como na epopéia do Bicampeonato. Todavia, eu preferia enfrentar outros adversários , comungando com a opinião de um amigalo manifestada um dia desses, diante da perspectiva de um CAMxCRU , acho que o TEOBALDO ou o TONINHO JUIZ DE FORA (não me lembro bem e me desculpem se nenhum de vcs). Nem é arrego. É o caminho das pedras. E se tiver que ser assim. Assim seja!

  3. Ninguém precisa aceitar os comentários e suas narrativas mas o RESPEITO ao próximo deve ser mantido em nome da boa e velha educação.

    Quem pensa que o time está mal treinado pelo Cuca têm todo o direito de expor sua opinião e aqueles que discordam também têm todo o direito de defender o treinador.

    Aqui vejo todos querendo o melhor para o CAM e discordar de narrativas faz parte, mas o RESPEITO ao próximo deve prevalecer.

    É o que penso.

    P.S.: o time no papel é bom, mas precisa de acertos em todos os setores e a responsabilidade do Cuca é gigante nisso aí, afinal, ele é o treinador!!!

  4. Concordo com a maioria das opiniões dos amiGalos aqui registradas, até porque várias delas eu não teria como discordar, uma vez que já falei sobre as mesmas há alguns anos atrás, aqui neste espaço democrático, sendo a principal e que resume tudo: falta ao Galo DIREÇÃO COMPETENTE, principalmente para o futebol. Os donos, óbvio, podem até torcerem para o Galo, e serem empresários de sucesso, mas, no futebol, “o buraco é mais embaixo”. Enfim, como sempre digo, em quaisquer circunstâncias, aqui é Galo até morrer!!!

  5. Bom dia amigalos,caro Eduardo, observando com atenção o Biel perdeu o gol porque foi tocado pelo zagueiro do Vasco,passou batido pelo varr,quanto as competições, acho a Sul americana a mais acessível de ganhar,a Copa do Brasil vem na sequência, quanto ao Brasileirão dá pra sonhar com um G6, vamos na fé Galão da massa

  6. Bom dia!

    Não vejo nenhum sentido nessa fala de priorizar a sul-americana.

    Os jogos contra o Cienciano, Iquique e Bucaramanga falam por si só.

    Parece que no GALO está valendo a lei do menor esforço dos jogadores.

    Eu estou diminuindo as minhas idas a arena MRV, por que a minha azia aumenta a cada jogo, ao ver esse time ensebado.

    Só correram contra o flamerda e se alguns torcedores acham que eu não devo me irritar com esses caras, eu só digo; ME AJUDA AÍ!!!

    Grande abraço a todos atleticanos.

  7. Salve Massa e Guru

    Ávila, pare de criticar Cuca e seus esquemas de jogos e suas substituições, caso contrário vc, eu, DS e outros ai, arderemos no fogo do inferno.
    Pelo menos assim pensa o nosso amigalo José Cláudio, que ontem se incomodou com meu comentário e de muitos outros aqui, que andaram criticando Cuca, o futebol contra o Vasco.
    Se bem que ele tem todo direito, afinal parece estar satisfeitíssimo com o que está vendo em campo. Além disto o espaço é democrático e cada um pode expor seu pensamento.
    Mas para não contrariar a cornetagem do corneiteiro, vou ser coerente e continuarei a descer o pau no treinador.
    tenho que reconhecer que Cuca acima de tudo, é um cara perseverante, pois ainda acredita, que Jr. Santos e Bernard são soluções para mudar a postura do time em campo e por isto invariavelmente usa estes jogadores nas substituições.
    Talvez ele ainda acredita que Bernard está em fase de adaptação (afinal jogava fora do país) e Jr Santos, que não teve pré temporada poderá com a sequência de jogos, melhorar.
    Enquanto isto, Roman e João Marcelo não têm oportunidades e quando entram normalmente o placar está desfavorável e jogam 5 minutos.
    Enfim, depois da carraspana de ontem, para agradar parte da galera, vou me policiar para evitar criticas ao treinador e a qualquer jogador.
    Afinal de contas, no Galo tá tudo lindo e maravilhoso!

    1. Só falto dizer: – Titio Eduardo, o José Cláudio me xingou.

      Vai crescer, cara! Quando alguém te der uma canelada discuta e apresente seus argumentos (se tiver algum). Isso aqui não é o convento das carochinhas e nem o blogueiro é a madre superiora que fica castigando e puxando a orelha das criancinhas.

      1. Caro J. Cláudio

        Obrigado pela interatividade.
        Não apela e nem precisa ser rude se alguém pensa diferente de vc.
        Vc colocou sua opinião e eu retruquei com os argumentos que achei necessários, mas se vc não os entendeu eu desenho.
        Paramos por aqui ok?
        Siga em paz

  8. Priorizar as Copas, NO CONTEXTO ATUAL, e eu concordo com tal atitude, não quer dizer “abandonar o Brasileirão”. Não vejo nenhuma dificuldade em entender isso, embora alguns (muitos) torcedores sempre associam um fato ao outro e, pior do que isso, replicam “tais certezas” nas redes anti-sociais trazendo mazelas ao Clube. Penso, o que não tem a menor importância, que a situação financeira fez com que os administradores do Atlético optaram, pragmaticamente, por lutar pelos objetivos “mais palpáveis”, o que contraria, em tese, o olhar mais apaixonado do torcedor. Se vai dar certo ou não, só saberemos no final, mas não tenho dúvidas que os engenheiros de obra pronta estarão aqui para cobrar os resultados “prometidos”. O fato é que dedicar maior esforço em duas competições (Copas) traz reflexos físicos e mentais na outra (Brasileirão), mas o torcedor (todos nós) irracional, acha que, NO SENTIDO LITERAL, “temos que disputar tudo para vencer”. E aí está a diferença para quem comanda, e tem responsabilidade financeira, que é tentar equilibrar desempenho esportivo sem desequilibrar o caixa, O QUE QUASE NUNCA É POSSÍVEL. Está claro, para quem quer enxergar, que os responsáveis optaram por equilibrar o caixa, o que não condeno, afinal são eles os responsáveis por pagar as contas. Vou torcer para beliscarmos pelo menos um dos torneios em disputa, mas não ficarei aqui destilando veneno se o objetivo não for atingido.

    1. Amigalo Teobaldo

      Permita-me comentar, vc não está de todo errado, afinal o mais coerente é realmente priorizar o torneio cujo caminho a títulos é o mais palpável, até porque a premiação da CB é muito maior do que a do Brasileirão e o que mais precisamos no momento é grana.
      No fundo no fundo, a preocupação do torcedor não é a priorização, mas sim o clube persistir no erro de simplesmente largar a mão do brasileirão como no ano passado, colocando em risco o rebaixamento do time. e tb o risco de que uma vez não ganhando a CB (bate na madeira 3 x), ficar de fora da próxima liberta.

  9. SAUDAÇÕES ALVINEGRAS,

    REINIER…

    Reinier saiu do FLA para o Real Madrid, onde não chegou a jogar, ficou cinco anos na Europa e foi emprestado para o Borussia Dortmund, Girona, Frosinone e Granada…

    Em nenhum desses clubes o jogador se firmou. Em cinco de Europa jogou apenas 105 partidas e fez míseros sete gols e deu oito assistências…

    É muito pouco, vamos concordar, para um “ponta de lança”, como o professor Cuca viu o jogador como na fala sobre o cara no pós jogo contra o Vasco…

    Tudo bem não jogar no Real Madrid e no Borússia Dortmund, mas não conseguir jogar no Girona, no Frosinone e no Granada traz dúvidas gigantes sobre a real capacidade do jogador de performar no Atlético…

    Na apresentação ao Galo, Reinier disse:

    “ – Muita gente fala que eu não dei certo em determinado time, mas, no Real Madrid, ninguém pode falar que eu não dei certo, porque eu não tive sequência, não fiz uma pré-temporada, não joguei nenhum jogo. Muita gente fala besteira nas redes sociais. Neste caso, não pode falar, porque não tive nenhum jogo pelo Real Madrid…” …

    E continuou…

    “- Para a experiência, foi muito boa. Passei por muitas coisas, teve a Covid, joguei três jogos no Castilla do Real Madrid, e aí eu estava melhorando no espanhol e vem a Covid. Depois, cinco meses sem jogar e fui bastante emprestado…”…

    O certo é que os cinco anos do cara na Europa foram pífios e quase nada em termos de futebol…

    E aí é que tá!

    E se não jogar nada no GALO?!!

    A pergunta aqui não foca o jogador, mas sim na quantidade de contratações de peso, no Atlético, que não deram certo…

    E por que isso acontece?!!

    Pela incompetência da Direção do futebol em contratar?!!

    Pela incompetência do CIGA de assessorar o processo decisório?!!

    Sei lá…

    Alguma coisa de errado deve existir no “Reino da Dinamarca”…

    Agora é esperar pra ver se o Reinier será outro Bernard, outro Junior Santos, outro Caio Paulista, outro Brahian Palacios e segue relação…

    A ver…

    1. Resposta: É a síndrome do bom e barato, que quase sempre se torna um tiro no pé.
      Porém sem querer defender o jogador até mesmo porque eu não lembro dele nem no Flamídea.
      Utilizando sue grande poder de comunicação peço que faça o mesmo com a vida futebolística internacional do Paulinho para que pelo menos podemos criar alguma expectativa com o Reinier.
      Pior é o caso dos que custaram caro e ainda não demonstraram para que vieram.

  10. Bom dia Ávila. Bom dia a todos. Com o devido respeito, EU, acho um absurdo falar/aceitar em acomodação de profissionais em uma partida de futebol? Estamos normalizando o desrespeito aqueles torcedores que gastam seu dinheiro e tempo para ver o jogo? É isso? Esses caras ganham milhões! Deveriam entrar em campo( seja quem for entrar) e fazer máximo esforço pela vitória. Tal qual fez o Lianco. A camisa do time deveria ser respeitada. A torcida deveria ser respeitada. Esse discurso do Gabriel Menino jamais poderia ser aceito. O negócio é entrar em cada partida com gana, lutar, lutar e lutar. Este deveria ser o espírito do plantel. Vender caro derrotas. Sair de campo indignado quando eventualmente perder. Não se conformar-se com derrota. Indignação com perdas de pontos! Quem não tiver a fim , que vá embora. Olhem o estado físico do Junior Santos! O que está acontecendo no CT do Galo? Mas um time que coloca um Vitor como Diretor de futebol vai querer o que? O cara teve o despauterio, de dar entrevista reclamando de ter levado ” toco” de empresário do Zaracho em reunião agendada para discutir renovação. Pense na cena: vitor dando um ” esporro” no elenco cobrando empenho nas partidas do brasileiro? A torcida do Galo vai endossar acomodação nas partidas do Brasileiro com esse lero-lero de priorizar copas? Na minha visão, o time que entrou em campo contra o Vasco tinha de entrar com o espírito de que a prioridade era vencer, vencer! Os comes e dormes precisam ser banidos do Galo. Quais? Vitor, Eder Aleixo, Júnior Santos, Bernard, Fausto Vera, Caio Paulista. Outra coisa: Não me assusta o Galo ser eliminado pelo Godoy Cruz, pois quase fomos eliminados pelo Bucaramanga. O futebol que o Galo não tem apresentado é MUITO PREOCUPANTE! E mais preocupante ainda a normalização da indolência, da acomodação no Clube! E esse negócio do Cuca dando oportunidade para Bernard e Caio Paulista é UM ESCULACHO com a torcida. Acorda Cuca esses dois pesos mortos e o tal de Junior Santos ninguém merece. Melhor jogar com 10. Ver um cara que ganha mais de um milhão APANHAR DA BOLA? NOS POUPE VIU CUCA! Tá faltando um Padre Torga nesse Galo! Mais esforço, menos acomodação!

      1. Prezado JBHGalo: Tenho couro duro, meus comentários já foram adjetivados de asneira, intragável e até insinuaram que sou desprovido de capacidade cognitiva, o que no meu tempo de ginasio, era tratado como burro. Eu levo na zoação, até pq quem deveria se ofender era o burro. O Teobaldo, hoje já me passou uma carraspana. Faz parte. Segue o baile.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra mais sobre Canto do Galo

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading