Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Segue o BR e o pensamento na LA

A rodada, que teve sete jogos até o momento, será encerrada somente na quarta-feira. Já amanhã, dois confrontos da mesma 34ª, sendo que ocorrerão partidas da 35ª. Assim que as coisas funcionam nesse desorganizado futebol brasileiro. Semana passada, cumprimos jogo com o Paranaense, pela 19ª rodada ainda do primeiro turno. E foi por adiamento em função de competição internacional deste adversário do Paraná, em nada tendo relação com a questão das chuvas e a tragédia do Rio Grande do Sul. Nosso calendário, aliado às competições regionais, necessita urgentemente ser reestudado e mudar todo esse formato.

Fato é que, nesses dois jogos de amanhã, estão os dois brasileiros finalistas da Libertadores. O adversário Botafogo, que dias atrás abria boa vantagem na liderança do Brasileirão, enfrentando o atual primeiro colocado Palmeiras. Já o nosso Galo, com as atenções todas voltadas para a grande final, não pode se descuidar na busca de superar três adversários à nossa frente. Todos com 47 pontos, enquanto estamos – depois de empates e derrotas – estagnados agora com 44. Três a menos faltando tão e somente três jogos (nove pontos). Essa necessidade se justifica pela briga para a próxima Copa Continental, caso não levantar o título no sábado próximo.

Mesmo com esse “estado de necessidade”, ao que ouço e até concordo, para pegar o Juventude – desesperado e com risco de Z4 – o time deverá ser alternativo, mesclado ou até mesmo todo reserva. E nas vezes que essa foi a opção Atleticana, as coisas não funcionaram dentro de campo. Com exceção da vitória sobre o Bragantino, na nossa casa, as partidas que o time atuou sem nossos principais jogadores foram desastrosas. Empates dentro de casa com times da zona de rebaixamento e derrotas inexplicáveis e inaceitáveis. Porém, no sábado, em caso de título vale toda essa situação.

Além de levantar a Libertadores, pela segunda vez, dois Mundiais na sequência. Imediatamente, agora em dezembro, no antigo modelo da FIFA. Serão até três confrontos em caso de chegar à final. Já no novo formato, em junho/julho do próximo ano, junto a outras 31 equipes de todo o mundo. Some-se a isso, a grande quantidade de receita por premiação de conquistas e participação. Vale sim preservar. O Zaracho entrou e deu no que deu.

Por fim, confiante, estarei de novo no Independência. Como é triste, foi dessa vez e em outras ocasiões – pandemia e punições anteriores – assistir ao Galo no gramado sem a presença da Massa. Só espero que tenha sido a última vez que esses vândalos e baderneiros tenham prejudicado ao time e aos Torcedores sempre presentes. Esses caras, identificados, precisam ser banidos de sua presença nos estádios. Lá é lugar para torcer e apoiar, não para ação de marginais. Ontem, sem jogo, Atleticanos estiveram no entorno da Arena numa maravilhosa corrida – segunda edição – da nossa casa (foto acima). Isso não podem proibir. Nossa devoção ao time do coração.

Seguimos duplamente punidos, pela cbf e seu stjd parcial, pela ação desses moleques. Duplamente pois nos tiraram do estádio e a imposição da ausência da Torcida. Paralelo a isso, por dois jogos seguidos, a ação de jogadores e gente ligada ao Botafogo, assistimos – impunemente e ao olhar de paisagem dos mesmos algozes, brigas e expulsões ao final dessas partidas. Ah! Se! Isso mesmo, se fosse na casa do Galo, a punição açodada como foi a que está em vigor já teria sido inapelavelmente aplicada e a rede esgoto de televisão legitimando essas decisões. É assim que funciona. Nem falei hoje das penalidades DDD. Sigamos. Sábado o juiz não é da cbf. Temos chances!

Em tempo: ainda relativamente tolerante, ontem apenas dois comentários mais abusados foram para a lixeira. Ainda optei por liberar outros poucos, mesmo que provocadores e acreditando na própria régua. Semana de decisão, seguirei privilegiando as boas energias. Xô mal olhado!

*fotos: 1) Pedro Souza/Atlético; 2) Galo/divulgação redes sociais

28 thoughts to “Segue o BR e o pensamento na LA”

  1. Se os jogadores:

    – Assimilassem e entendessem apenas 1% do que esta final representa para nós Atleticanos.
    – Sentissem 1% do que nós Atleticanos estamos sentindo em nossos corações.

    Eles deixariam o gramado do estádio todo coberto de sangue, se for preciso. Dariam a vida se necessário fosse. Mas não deixariam de trazer essa taça para BH.

    Vai Galo, por favor. Galoooooooooooooooo

  2. Boa tarde a todos.
    Amanhã, de forma alguma, nem em pensamento, o Milito pode levar a campo os titulares e reservas imediatos.
    Amanhã é jogo para sub-20, deixem os titulares e reservas imediatos descansar para a grande final do dia 30.
    Matheus Mendes, Rabello, Lemos, Paulo Vitor, Robert, Kardec, Vargas, Bernard… esses podem jogar. Hulk, Paulinho, Éverson, Bataglia, Franco, Fausto Vera, Otávio, Scarpa, Arana, Deyverson, nem banco.
    O jogo de amanhã é muito importante, mas, obviamente, não se compara ao jogo do próximo sábado. Não o risco de perder por lesão jogadores essenciais ao time, como foi o caso do Zaracho.
    Vamo Galo, traz a taça pra Massa comemorar!

  3. Espero pelo time reserva amanhã. Não vamos arriscar que os titulares se machuquem e fiquem de fora da finalíssima do sábado. Também espero que Palmeiras x Bostafogo dê empate, assim o Bostafogo não desiste do BR24, pois continuará em igualdade de pontos e pressão para vencer o BR24. Uma vitória do Bostafogo pode aliviar a pressão e dar moral e a derrota pode fazer com que desistam do BR24, assim prefiro o empate. No mais é GALO bicampeão da LA.

  4. Boa tarde!
    Hoje é segunda-feira e a ansiedade já tá nas alturas.
    Está semana é de total apoio, inclusive ao Bernard,para que ele jogue o 90 ou mais no banco de reservas,onde ele tem feito ótimas partidas depois que voltou da Grécia.
    A propósito, será que esse “presente de grego” não tem espaço lá na terra dos filósofos?!?!

  5. Caro Amigo temporão. Milito provou ser um vivente inteligente, e já deve ter se dado conta q times com postura + defensiva tira o botafogo de sua zona de conforto.O GALO no dia 30/11 ñ precisa dar show_aqles q esperam isso na data + importante do século p o Clube, sugiro irem ao teatro,inclusive no dia 30/11 às 18:00 hrs
    acontece na Sala Minas Gerais a apresentação da Filarmônica de Minas Gerais com o espetáculo “Opera em noite de gala”. A turma dos metais são show á parte, fikdika! _ é segurar o ímpeto do time q se acha a última bolacha do pacote_até a taça com a plaquinha de campeão a vênus platinada e outros canais de mídia já entregaram demonstrando um clima de “já ganhou”, além de demonstrações de arrogancia/soberba dum kr@lh® jamais vista antes por parte dos manequinenses de severiano_ e fazer a boa numa escapada. Torço muito p que o Milito neste jogo único , abraçe o Simeone ,o Bilardo_ quem sabe os dois ao mesmo tempo _ que existem nele. Vai ser lindo ver muito vivente engolindo a arrogância. Já aconteceu 11 anos atrás e esses “zé bimbinha” travestidos de Paulo Morsa até hj ñ aprenderam… RESPEITEM o CLUBE ATLETICO MINEIRO, RESPEITEM…po##@!
    Sigamos! Pois atrás de morro vem morro, e, o GALO é GIGANTE, parceiro!
    Saudações Atleticanas

  6. Seremos campeões! Como em 1971, Deyverson será o nosso Dadá e vai fazer um gol de cabeça em cima dos cariocas, venceremos por 1 a 0.

    Obs: Como foi satisfatório ver os três patetas (Jaeci, Aécio e Alvimar) cantando vitória antes da hora kkkkkkk

  7. Dia 30 é tipo assim para Milito e seus comandados… têm que entrar com fome de bola, com fome de grama, com fome de conquista e com fome de taça… é a Libertadores, só isso!!!

    Eu acredito!!!

  8. Bom dia!! É uma pena o Zaracho viver machucado e o Bernard não encaixou estamos com um problemão no meio campo espero que a escolha do Milito seja certeira e agente consiga ser campeão.
    São duas opções entra Otávio ou Deiverson escolhas completamente diferentes que mudam demais a maneira do time jogar.
    Espero que o que entrar corresponda o time todo corresponda e agente saia com a taça, não vou condenar o Milito pela escolha pois qualquer uma delas pode dar certo ou errado.
    Espero que ele estude bem o Botafogo e seja sábio na escolha, no mais é o Everson fechar o gol e o Hulk decidir com um golzinho!!
    PIPOCA NÃO MEU GALÃO, PIPOCA NÃO HULK

  9. Bom dia MASSA!

    Essa semana não tem conversa. Ou não tem coré, coré.

    É 9ALO a semana toda.

    Se antes, sem jogo decisivo, a semana já era complicada de esperar o próximo jogo do 9ALO, imagina como vai ser essa.

    Para amanhã a vitória é muito importante. Tem vários pontos positivos: fuga definitiva da zona da confusão, aproximação dos que estão acima da tabela, e o mais importante, moral alta para chegar com confiança para final.

    Com relação ao bostafogo, não sei se é bom ou ruim a vitória ou derrota dele amanhã. Se ganhar, pode chegar forte e com moral altíssima; se perde, podem dar adeus ao brasileiro e darem a vida para ganhar a liberta.

    Só sei que o 9ALO está com menos pressão do que eles.

    BBOOOORRRAAAAA 999AAAALLLLLÔOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!

  10. Salve Massa e Guru

    Se fizer uma pesquisa imagino que 70 a 80% dos frequentadores daqui e da torcida, fará opção por time totalmente reserva amanhã?
    Ir para a final mais desfalcado por causa de um jogo que não trará grandes progressos no brasileirão?
    A única coisa que espero sinceramente é que Milito abandone suas convicções e teimosia e não escale Bernard como titular no sábado.
    Vamos precisar de todo mundo na ponta dos cascos e Bernard definitivamente não é este jogador, com todo respeito.
    Deixo aqui uma pergunta: quem seria o dono desta vaga?

  11. Bom dia Avila. Bom dia a todos. Um fato interessante poderá ocorrer no Brasileiro 2025; a presença de 05 times da região Nordeste na competição: Fortaleza, Ceará, Bahia, Vitória e Sport. Com o retorno do Santos para a série A, o Brasileiro ficará cada vez mais difícil. Em relação ao Galo, espero que se eventualmente não vier a vitória, a Diretoria não cometa a insanidade de eleger o técnico como “bode expiatório “, pois na minha opinião, o que ficou explícito foram as limitações do nosso elenco. Lado outro, se vier a vitória, espero que a Diretoria não cometa a insanidade de não remontar esse elenco. Nossa defesa foi uma peneira nesse Brasileiro. Jogadores tais como Mariano, Lemos, Rabelo, Rubens, Paulo Vitor, Otávio, Vargas, Cardec, Kadu, Bernard, Palácios, Igor Gomes e Bruno Fucks mostraram incapacidade de jogar na primeira divisão. Zarachio parece sem condições físicas. E o time está muito envelhecido. Precisamos de reforços de qualidade, jogadores jovens e de velocidade: NA DEFESA E NO ATAQUE!

    1. Bom dia, meu caro! Vc tem toda razão! Seja qual for o resultado no sábado, o Atlético precisa manter o Milito para 2025. O nosso problema não é treinador, mesmo que alguns torcedores insistam em repetir os mesmos erros de sempre. Nosso elenco é meia bomba. Temos um bom time, mas muitas carências, em diversas posições. Tenho convicção que só chegamos nas duas finais que chegamos porque temos um ótimo treinador que tirou leite de pedra. Dito isso, confiança total no titulo da Libertadores. Será dificílimo, jogo pra quem lembra que antes do vencer, vencer, vencer, vem o LUTAR, LUTAR, LUTAR! Boa semana pra todos os Atleticanos, desfrutemos deste momento, a gente merece! GALO SEMPRE! SAN

    2. Domingos Sávio

      Prometi nesta semana não cornetar, mas não dá pra passar em branco. Esta barca que vc montou, inclusive com Zaracho foi certeira. Pasmen 14 jogadores!!!

    3. Imaginam que o Galo está nadando em dinheiro para poder dispensar até 14 jogadores numa tacada e contratar outros melhores, que obviamente custarão uma grana enorme que o Galo não tem. Parecem desconhecer a monumental dívida do clube. De ilusão também se vive!

    4. Mariano, Kardec e Vargas basta não renovar.

      Igor Gomes, Otávio, Rabelo possuem mercado.

      Paulo Vitor, Kadu, Rubens e Palacios podem ser emprestados para times da Série B.

      Bernard é caso de rescisão amigável.

      Dinheiro para contratar? Que os donos da Saf peçam orientações ao Pedro Lourenço. Fica a dica!

  12. SAUDAÇÕES ALVINEGRAS
    Nossa, que bela atitude nobre blogueiro. Esses cornetas com suas vidas miseráveis nal conseguem ver alegria no Galo. A vida deles é só reclamar, murmurar e torcerem p terem razão em suas negatividades.
    Eles nunca irão entender, o simples fato do Galo existir já nos torna felizes por si só.
    Ganhar e perder é do jogo, a grande maioria aqui esmagadoa cresceu embaixo de injustiça e muita maracujás contra nosso Galo e até mesmo em fases tenebrosas.
    Mas nunca abandonamos o Galo
    Larguem o Galo seus cornetas, torçam p o Real Madri, assim nunca terão desgostos
    GALO É AMOR INCINDICIONAL
    PORRA

  13. O BOTAFOGO É FAVORITO

    Quem disse foi o HULK na coletiva pós-jogo de SP 2 x 2 CAM…

    Recebendo uma pergunta maldosa, tipo uma bola espetada, HULK matou no peito e saiu com essa:

    “___ Tem essa questão de ter um plantel mais experiente (do GALO). Mas, pelo outro lado, tem um Botafogo que tem jogadores em um momento muito bom, jogando na Seleção. Eles estão todos motivados. Temos que ser realistas e aceitar que o favorito é o BOTAFOGO…”…

    HULK, do alto de sua experiência que não é pouca, fez muito bem em jogar o favoritismo para o BOTA…

    Qualquer fala em contrário e o efeito tiro pela culatra pegaria o HULK como pegou o LUIZ HENRIQUE que chamou o CAM de “Time fraco e de m…”…

    E deu no que deu…

    O que tinha pra ser falado já foi falado e o momento impõe manter a boca fechada para prevenir conversa infeliz que pode dar munição psicológica para o adversário…

    A hora é do total silêncio e de esquecer o BOTA que amanhã haverá de ter um dia muito complicado…

    Em vez de preocupar com o BOTA o melhor será focar em vencer o JUVENTUDE amanhã para manter o astral e o entusiasmo elevados…

    Bom lembrar que vitória atrai vitória, dá moral, fortalece a alma e agiganta o espírito para o lutar-lutar e vencer-vencer, que são tudo o que restam para o ATLÉTICO…

    Vamuuuu, GALOOOOOOO!!!

  14. Bom dia….sei que vou levar bordoadas verbais de alguns poucos valentões por detrás do computador por ser realista, mas vamos lá: Tudo foi feito para desestabilizar o Botafogo e ele chegar pressionado dia 30. No entanto, a situação aqui tb não está muito boa…………como bem disse o Nobre Blogueiro, estamos a 3 pontos do G7 (ou G8), na verdade a situação é a seguinte: Não basta 3 pontos.. precisamos de 4 pontos em 9 (nº de vitórias é menor) e mesmo assim torcer para que pelo menos 2 percam todos os jogos. Assim, caros, vamos tb jogar pressionados tb pelo título pq em caso contrário não teremos LA em 2025 e ai pagar língua do que falamos do outro time que disputou a SULA esse ano. (não estou dizendo que o Botafogo não estará pressionado….mas com uma pequena diferença – eles já estão na LA 25) .

    1. Prefiro jogar pra cima. Sempre foi atuando assim, que no meu jogo pessoal da vida, chego nessa idade comemorando mais vitórias que derrotas. Diga-se quando saio derrotado, ganhei muito naquilo que nâo previa. No balanço, portanto, tenho um grande saodo positivo.

    2. Bom dia Toninho, respeitosamente, se o calendário do Galo em 2025, for Copa do Brasil, Mineiro, Sul-americana e Brasileiro, na minha opinião, poderíamos focar no Brasileiro e tudo bem. Olhe as campanhas do Inter e do Fortaleza e do Palmeiras no Brasileiro. Esses times ao serem eliminados das Copas, ficaram na boa, jogando só nos finais de semana. O Galo vai ser o time que em 2024, disputou o maior número de jogos. Chegar nas finais da Libertadores e da Copa do Brasil, com os parcos investimentos feitos no futebol foi uma grande proesa, quando se compara com os investimentos feitos pelo Botafogo, Flamengo, Palmeiras, Cruzeiro, Corinthians, Internacional. E se não ganharmos a libertadores, se não classificarmos para a Libertadores de 2025, isto não significa terra arrasada. Agora se vencermos o Milito, o Hulck, o Arana, o Deverson, o Bataglia, o Everson e o Padre José Torga Couto serão canonizados pela massa.

    3. Confirmado o título do Galo irei até a Cidade de Tapira, onde se encontram os restos mortais do icônico Padre Torga para participar de uma missa na Igreja de Sao Sebastião em ação de graças pela alegria que essa conquista epica vai nos proporcionar. O fato é que o Galo fez a segunda melhor campanha da Libertadores, desbancou o time que fez a melhor campanha e vai ser campeão em cima do favoritaço da grande mídia!

      1. Melhor ir mesmo pq vc, o Eduardo, Teobaldo e outros não deixam o bom padre descansar em paz! A cada 5 frases, em 4 tem o Padre Torga kkkk

        1. Eu? Mencionei ele uma vez e depois sim Domingos Sávio, Teobaldo, Ernest e até o sumido Otto – tem mais – não dão sossego ao sacerdote. Me inclui fora dessa. Se imaginasse o tamanho da régua e esquadro que ele carregava nas aulas não arriscaria essa blasfêmia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *