Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Rodada bem mais ou menos

Se o ideal seria que tivéssemos vencido, não podia sequer pensar em perder, acabamos empatando com um dos concorrentes às vagas da Libertadores. Com isso, o São Paulo, permanecendo um ponto ainda atrás da gente, segue na mesma briga com o Galo e outros concorrentes. Já o Paranaense venceu e nos empurrou de novo para a mesma colocação de número sete. Eita que momento tenso para nós Atleticanos e torcedores de outros clubes.

Por força dos regulamentos nacionais e da própria Conmebol, as vagas brasileiras que são sete – sendo cinco diretas – os quatro primeiros do Brasileiro mais o campeão da Copa do Brasil. Some-se a isso, o fato de o time carioca ter conquistado a Copa do Brasil e também a Libertadores, passando então para oito brasileiros na próxima competição sul americana.

Consolidando as regras, se chega à conclusão, serão seis brasileiros diretos na fase de grupos e dois – no caso os sétimo e oitavo colocados – na pré Libertadores. Matematicamente estão assegurados Palmeiras – que ontem também garantiu o título nacional -, Flamengo, Internacional, Fluminense e Corinthians. Restam, portanto uma vaga direta, que tem o Paranaense na sexta colocação com 54 pontos, Galo com 52 e São Paulo com 51. Ao que se desenha, um dos três se garante já na fase de grupos.

Os outros dois, ainda terão a concorrência do América, Fortaleza e até do Botafogo. Nesse quadro, ao que nos interessa, a disputa está acirradíssima e – claro – o ideal seria essa vaga direta. Se temos pela frente Botafogo e Cuiabá em casa e na última rodada o Corinthians lá, o Paranaense sai duas vezes seguidas com Internacional e Atlético GO, fechando frente ao seu torcedor com o Botafogo.

Já o São Paulo, que corre colado na gente, vai pegar o Fluminense no Rio, depois recebe o Internacional e fecha em Goiânia com o Goiás. Ao que imagino e projeto, não podemos sequer empatar qualquer dos dois compromissos em Belo Horizonte. Seis pontos fundamentais para sonhar com a fase de grupos direta. O tenso é que o Galo tem vacilado demais nos jogos domésticos. Notadamente frente a times com menor poder de fogo. Goiás, Ceará, Bragantino são exemplos do que estou afirmando.

Precisamos chegar na rodada final com a vaga assegurada, pois se depender de vencer e ainda secar a concorrência, o risco de nem chegar a ver o Galo na próxima temporada é grande. Não me refiro à classificação, mas a eventuais ataques cardíacos que esse time nos submete sistematicamente. Então, caríssimas e caríssimos, vamos começar imediatamente uma corrente positiva em busca dessa vaga. E também levar o maior número de Atleticanos possíveis nos dois jogos do Mineirão. Vale vaga na Libertadores a ser jogada na nossa casa. O Estádio do Galo.

*fotos: 1) Atlético; 2) divulgação

14 thoughts to “Rodada bem mais ou menos”

  1. Bom dia xará e amigalos! Com muita sorte o GALO permanecerá na 7ª colocação e assim participar da Pré-Libertadores. Digo participar porque o torneio já inicia daqui a 3 meses(início de fevereiro). E em 3 meses contando férias dos jogadores(incluindo os come e dorme) e mais passividade da Diretoria não acredito em mudança substancial do que temos visto atualmente no elenco, treinador e no futebol do GALO. Então passar da primeira fase da Pré-Libertadores será uma façanha. Infelizmente a realidade é essa: Palmeiras e CBFLA irão continuar dominando as Américas e o futebol brasileiro. Triste realidade….

  2. boa tarde Eduardo e massa. estes peladeiros de várzea no minimo tem que lutar para o 6 lugar. se vencer os 3 jogos restantes e atretico pr perder pontos. o problema é estes amontoadas de peladeiros ganhar 3 jogos seguidos isto não aconteceu este ano no brasileirão. ontem o péssimo presidente que não entende porraa nenhuma de futebol abriu a boca que 2022 não foi mau para o galo. este presidente é mesmo uma piada. alguns jornais esportivos dizem que o galo vai contratar 4 ou 5 reforços o problema se os reforços do peusudo diretor forem iguais Godin aposentado. Kardec bichado. pedrinho DM.fabio bosta. etc.reformulação urgente em 2023.acorda galo. vai galooo.

  3. A Torcida Atleticana, mesmo com todo esse ano muito aquém das expectativas criadas, vai encher o Mineirão, vai acreditar e fazer sua parte apoiando e incentivando o time no próximo jogo, isso é um fato real e absoluto, porém, ela sozinha não ganha nada e os jogadores vão precisar do mínimo de empenho para honrar nossa gloriosa camisa vencendo e somando 3 pontos na tabela… nada menos que isso pode ser aceito!!!

    OBS.: para o ano que vêm, chega de refugos a custo zero (viu CIGA???)… o que adianta trazer um jogador a custo zero só com salários (sempre altíssimos), se este não ajuda em nada e pra piorar, as vezes fica mais no DM do que em campo???

  4. Bom dia a todos! Meus caros dizem que 7 é o número “perfeito”. Pois bem acho que não sairemos da sétima colocaçao. Com os resultados de ontem só alcançaremos “os falsos”, para isso teríamos que vencer os 3 jogos e contar com uma derrota do PR, porque se ganharmos somente os 2 jogos que casa e o PR também ganhar 2 jogos deles estaremos somente na sétima colocaçao isso se o mesquinha e o SP não ganharem os 3 o que é pouco provável. Temos 1 adversário mais forte que já tá na libertadores o Corinthians o PR tem o Internacional mais forte e que também já está na libertadores, no mais os 2 adversários de cada um dos Atléticos sao venciveis, o MG Botafogo/Cuiabá e o PR Atletico/Go e o Botafogo. A que ponto chegamos. Só um milagre essa sexta colocação.

  5. Esqueçam torneios importantes , pois Flamengo e Palmeiras vão dividir tudo daqui pra frente como neste ano e agora é voltar pro normal que é ganhar mineiro e tentar vaga na libertadores ou brigar pra não cair , pois é o eixo sempre teve razão…

  6. Bom dia Massa e Guru

    Todos os dias Cuca tem sido alvo de críticas neste espaço, inclusive por mim, e não sem razão, pois afinal de contas as suas escolhas e a forma como o time vem jogando tem deixado o técnico com “telhado de vidro”.
    Mas as vezes, é preciso se colocar no lugar do técnico ao fazer as críticas e já me imagino no lugar de Cuca tendo um elenco reduzido em função das contusões, que vieram acontecer justamente nesta reta final de temporada.
    Me imagino também em ter que escalar jogadores que no ano anterior venceram tudo comigo e agora andam praticando um futebol de time de quarta divisão. Para piorar, estes jogadores são justamente do setor mais importante do time: o meio campo.
    E a minha decepção com jogadores contratados a peso de ouro (altos salários) e que depois de vários meses se mostram uma aposta errada? Ou alguém na época criticou a vinda de Ademir, Kardec, Pedrinho e Pavon?
    Certo é que o maior problema de Cuca em relação à torcida foi a sua descontinuidade do trabalho e esta mania de largar tudo depois de uma campanha vitoriosa, frustrando causando frustração e ira à torcida.
    Sei que muitos aqui irão me criticar e achar que estou louco, mas não vejo ninguém mais preparado para ser nosso técnico no ano que vem, do que o próprio Cuca.
    Além de conhecer o elenco e saber quem deve sair e quem deve permanecer, Cuca, justamente pela campanha ridícula a seu comando e por não fazer este time jogar, ficou com uma dívida grande com o clube e com a torcida.
    E só ele poderá pagar esta dívida!

  7. CARO EDUARDO , É PRECISO FAZER UM MOVIMENTO E JÁ PASSOU DA HORA , PARA O ATLÉTICO TER UMA CATEGORIA DE BASE DECENTE , QUE TENHA CONDIÇÕES DE ABASTECER O TIME PRINCIPAL TODOS OS ANOS…………..
    NÃO É POSSÍVEL E É INADMISSÍVEL QUE NÃO TENHAMOS UMA CATEGORIA DE BASE…………
    “”SIM , PORQUE ESSA QUE AÍ ESTÁ INEXISTE”” , É UMA VERGONHA , É UM VEXAME , É UM ESCÂNDALO……….

    1. Amigalo P. Roberto, onde assino?

      Gastamos um caminhão de dinheiro nesta base e sem nenhum resultado. Há tempos não temos jogador da base que tenha vencido nos profissionais.
      Pior além de não revelar, a base sempre vem dando vexame nas competições com eliminações acachapantes e vexatórias.
      Colocaram um diretor de base que nunca deu resultado e isso com a melor infraestrutura do Brasil.
      Enquanto isso, o Santos com o centro de reveção Chico Formiga que é só tem um campinho mequetrefe, a cada dia lança mais um jogador.
      Esta base e o tal CIGA são duas enganações no clube

  8. BOM DIA EDUARDO E MASSA ATLETICANA….
    TÁ DIFÍCIL , MAS VAMO QUE VAMO , AOS TRANCOS E BARRANCOS BUSCAR A CLASSIFICAÇÃO NA FASE DE GRUPOS DA LIBERTADORES.
    CONSEGUIDO ESSE OBJETIVO , É PROJETAR UM ANO DE 2023 , COM MUITAS CONQUISTAS E TÍTULOS.
    PARA ISSO SERÁ NECESSÁRIO UMA REFORMULAÇÃO NESSE ELENCO……..
    O MAIOR PROBLEMA NOSSO HÁ MUITOS E MUITOS ANOS , É QUE NÃO PODEMOS CONTAR COM NENHUM JOGADOR DA BASE , DE LÁ NÃO SAI NADA , E NÃO É DE HOJE………

  9. Bom dia Avila. Bom dia a todos. Na minha opinião, o problema não está nas energias da torcida, mas na falta de energia dos jogadores em campo. Contra o Ceará, Goiás, Bragantino, faltou energia da torcida? O último jogo, contra o Juventude só não perdemos por ruindade dos atacantes do lanterna. Contra o São Paulo, jogamos bulhufas. Então, Eduardo, creio que ninguém deve arriscar a sua saúde, torcendo por quem não merece esse tipo de sacrifício. Se estamos nessa situação, a culpa é do Cuca que tinha contrato e saiu para não enfrentar o desafio de fazer mudanças necessárias num plantel que segundo ele mesmo, já tinha dado o máximo. O Cuca deveria ter mostrado para a Diretoria que Mariano, Rever, Vargas, não deveria haver renovação e que Ademir, Fábio Gomes, Godim, não eram reforços para quem almejava continuar como protagonista. Por ser adepto da teoria do Sampaoli, que nesta era atual, o time puxa a torcida e não a torcida empurra time, eu não creio em vitória contra o Botafogo. Até torço por isto. Mas o futebol que esse time não tem jogado, não me permite ilusão. A Sulamericana é o destino no Galo em 2023. Infelizmente.

    1. Caro Domingos Sávio, permita-me discordar de vossa senhoria.
      A energia da massa é contagiante. Viramos muitos jogos no grito. Adversários temem jogar contra o glorioso quando o sagrado estádio está lotado. A fase está ruim. Iremos superar isso com a nossa inabalável fé, no Galo. Aqueles que são forjados na dor, no amor, e na injustiça, nunnnnca perdem e esperança!
      Galo sempre@ somente sendo um para saber!

    2. Boa tarde Sávio, então você não viu o jogo contra o São Paulo. Rever é muito tático, sabemos que ele não é ágil mas faz o feijão com arroz, ainda pode ser útil pela sua experiência, assim como Mariano e Vargas. Guga, Sascha, podem ser negociados porém sem ser desvalorizados pelos bons serviços prestados. Ademir ainda merece mais chances, na reserva. Infelizmente Kardec está contundido, Jair e Alan estão decepcionando e merecem continuar até prova em contrário. Resumindo precisamos de reforços,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *