Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Returno em busca da reação

Não, definitivamente não – diferente do que alguns pretenderam insinuar – meu questionamento em relação ao imbróglio da partida de hoje não tem relação com a presença de 60 mil vascaínos em apoio ao seu time. No primeiro turno, quando formos derrotados, a esmagadora presença era de Atleticanos. Semana passada, dentro do Morumbi, empacotamos o reemergente São Paulo com a maciça presença da torcida tricolor.

O que reclamo e vou morrer reclamando é que a mídia nacional – contaminada pelo Rio de Janeiro e São Paulo, por questões comerciais -, em conluio com a cbf e seus departamentos (arbitragem e stjd) e agora contando com a justiça nada confiável daquele estado, sempre agiram e continuarão assim em beneficio dos clubes do eixo. A cbf, na gestão ednaldo, tem se mostrado ainda pior que nos tempos de teixeira, marin, del nero e caboclo. Conspiram contra a moralidade.

Enfim, o fato de ter esse grande público no Maracanã, onde já levantamos título nacional e vencemos cada um dos cariocas, até mesmo goleamos o Corinthians em 1999, numa punição ao clube de SP, em nada me incomoda. O que me convence, cada vez mais, é que se os fatos fossem no sentido contrário, sabemos que as decisões da cbf, da tv e da própria justiça carioca, seriam igualmente contraditórios às decisões anunciadas. É assim que funciona, por exemplo, os juízes em campo e o próprio var, até mesmo no tal stjd. Portanto, sigamos!

Depois de duas vitórias, a primeira convincente (São Paulo) e a segunda nem tanto (Bahia), o Atleticano quer e espera um grande resultado na manhã deste domingo. À propósito, assim como historicamente faz essa desgraça de cbf, o Galo é obrigado a jogar nesses horários convenientes aos interesses da organização e da sua patrocinadora rede de televisão, situação que alguns queridinhos são preservados. A nossa luta, lamentavelmente não mais pelo título, agora é por buscar vaga em mais uma Libertadores. Para isso, necessitamos somar algo em torno de 33 pontos em 57 possíveis.

É uma missão difícil, para quem chegou a míseros 27 num período idêntico. Não é impossível, como diz o profeta Fred Melo Paiva, “há coisas que só acontecem com o Galo”. Se vencer todas, algo delirante, ganhamos até o título, mas no caso para buscar esses 33 pontinhos e a vaga, bastariam 11 vitórias. Ou dez e três empates, no caso admitindo seis derrotas. Também vencer nove jogos e empatar seis, deixando apenas quatro reveses. É difícil, mas não é impossível. A atuação e o resultado da partida de hoje irão mostrar e sinalizar o que podemos sonhar para o final do Brasileirão.

Vamos aguardar qual a escalação que o Felipão (suspenso e fora do banco) vai anunciar. Seu auxiliar vai comandar no gramado. Com as ausências do Pavón – suspenso -, Rabello, Zaracho e Hyoran – contundidos -, quero crer em: Éverson; Saravia, Lemos, Jemerson e Arana; Otávio, Bataglia e Igor Gomes; Hulk, Kardec e Paulinho. Seria a minha opção, de um torcedor que está blogueiro, mas quem sabe das condições e conveniência é o treinador. Receio, mas admito que ele possa vir com três zagueiros, tirando o Kardec ou até mesmo optando por um daqueles rejeitados – Edenilson ou Patrick – pela Massa. A aguardar!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

29 thoughts to “Returno em busca da reação”

  1. Acho que deveria mudar o discurso. Só se vitimizando, terceirizando culpados etc. Pq não falou do pênalti a favor do Vasco. ? Seja homen comentários parciais. Cara só fala de CBF FLAMENGO EIXO VAR ARBITRAGEM BLÁ BLÁ BLÁ PQP

  2. _ Ô treinador! Pq vcs escalaram o Edenilson?
    _ Pq nós estudamos o adversário e vimos a necessidade de colocar o Edenilson pra parar os avanços do MESSI.

  3. É melhor deixar o Lucas Gonçalves à frente do time, porque se vier qualquer um outro treinador, ele vai começar tentando “recuperar” Edenilson, Patrick, Vargas, Pedrinho…eu tô cansado de ver essas merdas em campo.
    0s 4 ratos e esse diretorzinho de merda que renovou contrato com Pedrinho tem que ser presos urgentemente.

  4. Rodrigo Caetano e os 4 simpáticos são os principais responsáveis pelo lastimável Atlético.
    Felixão, acreditei em você. Fui engando. Frouxo como o tanga.
    O que mais esse Edê e o Vanderléa precisam deixar de fazer!
    Esse frangueiro não SAI DO GOL e ainda as poucas bolas que defende são no movimento MANCHETE, oferecendo a pelota para o rebote, vai jogar volei, safado!
    Tolerar o AFILHADO (Edê) mais de 90 minutos é pracabá com o dia de qualquer santo. Não marcou no cruzamento do gol, frouxo. O Edê-toca-pra-trás!? Não pode deixar cruzar a bola, você não sabe que o frangueiro não sai do gol!
    Kardec só quando faltam 5 min e o Galo tá perdendo. Alison e Rubens devem estar doidos pra vazarem, ser reserva de Edê-toca-pra-trás, Pantera prenha e Vargabundo.
    Quem defende esses pilantras não torce pro Atlético! Quero ver a mídia passar pano pra esse FRANGUEIRO!

  5. Tá osso!!!

    Time fraco, desequilibrado e esfarinhando…

    No gol do Vasco, falha generalizada: na origem do lance, falha dupla na marcação de EDENILSON (cerca lourenço) e SARAVIA (distante), o que deu tempo e espaço para o cruzamento na área; e falha no lance com JEMERSON bizonhamente na disputa com o centravantão vascaíno que ganhou a disputa facilmente como quem tomava um pirulito de uma criança…

    E não houve falha de EVERSON, bom registrar, na rebatida de cabeçada a queima-roupa…

    Agora, esse esquema sem ofensividade do ataque atleticano tem dedo do FELIPÃO. Colocar somente dois atacantes não dá…

    FELIPÃO é retranqueiro e reativo e vai morrer nesse 4-4-2, porque é teimoso e cabeça dura…

    A meta para 2023 é o G16 e se escapar do rebaixamento já estará bom demais…

    Melhor esquecer Libertadores (G6) e Sul-americana (G12). Com esse time sem vontade, sem raça e sem alma, não há nem esperança, a última que morre e sejamos realistas.

    Tem solução?

    Tem!!!

    Promove o FELIPÃO a gerente de futebol e o LUCAS GONÇALVES a treinador, bem como se entregue a camisa 10 ao ISEPPE e seja o que DEUS quiser…

    A continuar o FELIPÃO como treinador, babau!!!

    1. Só não concorda quando diz que não houve falha do goleiro.
      O fato de ter havido falhas de outros (Edenilson, Jemerson) não impediu que o frangueiro também falhasse.
      Desde o tempo de amarrar cachorro com linguiça todo mundo sabe que na pequena área a bola é do goleiro. O frangueiro não sai debaixo do gol nem com reza brava.
      É simples o time começa com um bom goleiro, então não temos time pois esse frangueiro é o pior goleiro da série A. Só não vê quem não quer

  6. Timinho safado este do Galo. A cara desta pifia diretoria e 7×1 ultrapassado . A entrada dos peladeiros vargas. Edenilson. Patrick e pedrinho foi um tapa na nossa cara. Galo rei para levantar defuntos os gambas e Vasco que digam. Aff

  7. Bom dia xará e amigalos! “V” de Vasco é o mesmo de “V”Ice lanterna. Então é obrigação do GALO vencer hoje e inadmissível ressuscitar os mortos.

  8. Quisera uma expectativa melhor para o jogo de logo mais. A começar pelo indecente horário das 11:00 horas, o segundo no cabo do outro , “brinde caprichoso” que time nenhum merece mas que tascaram no Galo, e, segundamente, o próprio CAM, fizemos, até aqui, quase nem pro sal. O encontro do primeiro turno, por exemplo, ainda tá engastaiado na goela feito um beiju seco, queimado. Não engoli o resultado até hoje, que, para mim, borrifou uma espécie de aziago em nossa performance a partir de então. Portanto, o Galo que engarrafe minha crença e desânimo, desafivelando de si e devolvendo ao feiticeiro Vasco essa mochila de encosto.

  9. Bom dia, Ávila e Massa,
    Acompanho o blogueiro na escalação, exceto o goleiro, Mateus Mendes supera em todos os fundamentos o titular.
    Que os afilhados (bois cansados) fiquem no banco. Que Rubens e Alison possam ter oportunidade.

  10. Bom dia, acredito, baseado nas trocas que nosso fraquíssimo treinador promove durante as partidas, que Patrick será escalado no lugar do Pavón, jogando pela esquerda, com Paulinho jogando pela direita. Acho q hj iremos de Everson, Saravia, Lemos, Jemerson e Arana; Otávio, Battaglia e Gomes; Paulinho, Hulk e Patrick. Dificilmente Kardec sairá jogando. Hulk e Saravia pela mesma ponta? Duvido! Seria uma avenida! Que o Galo consiga hj descontar a inesperada derrota do primeiro turno! SAN

  11. Bom dia, prezados Atleticanos

    Brasileirão – jogo 20/38 – Vasco (fora) – Como foi dito ontem (19.08) neste Blog, esperamos que o Galo dê o troco, pois decepcionou a Massa no Mineirão, ao perder deles por 2×1 na 1ª rodada do BR.
    Este time só tem 03 (três) vitórias em 19 jogos e uma delas foi exatamente contra nós. É f*d@.

    O Galo está numa crescente, tem jogadores cascudos, que não vão se intimidar com o Maracanã cheio.

    Nossos pontos perdidos: 15 (casa) e 15 (fora), num total de 57/114 pontos disputados. Ganhar e seguir rumo ao G4, Gaaloôô!

  12. Bom dia!
    Vou torcer como sempre, independente de quais jogadores irão pra partida. E que Scolari fique à frente do time até que a morte os separe, já que a aposentadoria não o fez. Porém, se a apresentação hoje for vexatória, que essa horrorosa diretoria tome providências enérgicas, não só na troca de comando como afastamento definitivo de jogadores. Já não basta o VAR contra nós ainda temos o GAS.

  13. O VASCÃO DA GAMA:

    “Se não for sufrido, não é Vascão da Gama!!!”…

    Parece que já ouvi isso…

    Ô lôco!!!

    Na ZR e com a água batendo no nariz, o Vasco somou apenas 13 pontos no 1º turno do BR23 e é o vice-lanterna.

    Tem 3v, 4e, 11d. Fez 11 e sofreu 29, tendo saldo negativo de 15 gols, dentro de um aproveitamento pífio de apenas 24%. Tem o pior ataque da competição e a quarta pior defesa.

    Desde a 11ª rodada vinha jogando com portões fechados sem sua apaixonada torcida. É que no jogo contra o Goiás em São Januário, onde o time acabou perdendo de 0 a 1 para o Esmeraldino, a torcida protestou com sinalizadores, tumultos e confusões que acabaram rendendo punição ao clube que mandou seus jogos com portões fechados desde então.

    Vencida a punição e o Vasco conseguiu na Justiça mandar o jogo de hoje contra o CAM no Maracanã e reencontrar sua torcida que esgotou os ingressos.

    A euforia da torcida vascaína resulta da mudança de ares no clube após dois resultados positivos (vitória sobre o Grêmio em casa e empate com o Bragantino fora) e novas contratações na janela que fechou, incluindo novo técnico argentino Ramón Díaz e uns dez jogadores, como o chileno Medel (volante), o argentino Vegetti (centroavante) e o francês Payet que foi ídolo do Olympique de Marselha, serviu na Seleção Francesa e chega com status de sonhado camisa 10 ao Gigante da Colina.

    Como há no clube e torcida um movimento para escapar do sexto rebaixamento vascaíno (2008, 13, 15, 20 e 2022), a expectativa é de virada de chave a partir da partida de hoje e justamente contra o ATLÉTICO…

    Ô lôco!!!

    O time provável (4-3-3):

    Léo Jardim, Robson Bambu, Medel, Léo, Lucas Piton, Zé Gabriel, Praxedes, Paulinho, Gabriel Pec, Serginho e Vegetti.

    Desfalques:

    Orellano e De Lucca. Payet não joga, mas será apresentado à torcida.

    Em suma, jogo encrenca…

    A ver…

  14. Bom dia Avila. Bom dia a todos. Em relação a presença de torcida em estádio, sigo o saudoso Padre Torga: se grito valesse, porco não morria. Ganhamos o Brasileiro de 71, no Maracana. Em 2021, a maioria do campeonato foi sem torcida e nos sagramos campeoes,na Bahia, com uma virada de 3×1. Foram várias semifinais de Brasileiro que fomos eliminados no Mineirao abarrotado: Inter, Coritiba, etc. Perdemos o Brasileiro de 77, em casa, quando na presença de um Mineirao locado, assistimos o time chutar três pênaltis pra fora, depois do goleiro fazer duas defesa. Titulo que presta, o Galo só conquistou a Libertadores na presença da torcida. O problema para hoje não é torcida. É o time mesmo. Sem o Pavon, o Felipao vai escalar o Edenilson, que na partida contra o Palmeiras fez um lançamento sensacional para o Paulinho. Quem sabe hoje não ganharemos por 1×0, gol do Edenilson? Futebol é jogado, lámbari é pescado. Eu acredito!!!

    1. Bom dia atleticanos, até o momento. Sem apresentar soluções exequíveis, contra os choros reiterados, CBF, eixo RJ-SP, comissão de arbitragem, Globo, imprensa, entre outras, sugiro que “sofrido e roubado Galo”, joque somente o campeonato mineiro ou se transfira para outro país. Assim acabaria o “muro de lamentações”, penso eu e concentraríamos nossas atenções em corrigirmos seguidos erros que cometemos ao longo de nossa história, dentro e fora de campo. Utilizaríamos nossas tragédias e vitórias, como exemplo de aprimoramento. Perdemos para o Vasco, um time de baixo da tabela e em casa. Espero menos erros no jogo de hoje.

  15. Bom dia Eduardo e massa. Que estes bois cansados nos traga 3 pontos e mais nada. Repito falta 20 pontos para objetivo do Galo em 2023. Olhando estes bois cansados treinar dar até cansaço nos olhos vivem no SPA do Galo e quando jogam estão mortos no campo. Que o 7×1 ultrapassado não vem com seus afilhados se não a corneta vá piar. Rsrs. Vá Galooooo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *