Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Retornando e iniciando a preparação

Na volta aos trabalhos, nenhuma novidade. Nem mesmo a presença do presidente Daniel Nepomuceno, que domingo – conforme já comentado aqui no blog – anunciou cobrança ao plantel, alterou a rotina fria depois da derrota do último domingo. Como teremos ainda dois compromissos antes da primeira partida da decisão com o Grêmio, pegando Palmeiras (Belo Horizonte) e Santa Cruz (Recife), o que o Torcedor espera é que o treinador prepare a equipe para vencer, aqui e fora de casa.

nepomuceno uai

Nenhuma novidade sobre retorno de jogadores que estão no departamento médico. Entre os cinco atuais hóspedes, quatro deles só para o ano seguinte. Dátolo, Carlos, Leonardo Silva e Yago, sendo que o primeiro dificilmente continuará na equipe. Sabe-se que ele tentou de todas as maneiras até mesmo se desvincular antes do término de seu contrato. Os outros devem seguir para a temporada seguinte. Carlos, se aparecer negócio, é descartável; Léo Silva pode jogar mais uma temporada e Yago é grata promessa.

O único que pode ainda retornar nesta temporada é Marcos Rocha. Seria saudável e importante a presença do lateral nos jogos finais da Copa Brasil. Seus eventuais substitutos não têm correspondido. Carlos César, depois de algumas boas alterações, voltou a ser o jogador que todos conhecem, e Patric, chamado para a última partida, também não correspondeu. A presença de Rocha seria importantíssima para os jogos que ainda temos no ano.

yustrich
Fotos: UAI/EM

Além deles, foram ausências os estrangeiros Erazo, Cazares, Otero e Pratto, todos servindo às seleções de seus países. Os dois equatorianos, o venezuelano e o argentino certamente têm presença garantida na primeira dessa série de partidas que nos restam. O jogo com o Palmeiras será na próxima quinta-feira, às 21h, no Independência. Com bronca ou sem cobrança, fato é que o time deve ao Torcedor um bom desempenho que assegure o titulo da Copa do Brasil e ainda a vaga direta na Libertadores pelo Campeonato Brasileiro.

Caso contrário, seria o caso de dar atenção a uma série de comentários de leitores aqui no blog. O Atleticano, decepcionado com o desempenho da equipe – notadamente fora de Belo Horizonte – vem resgatando a memória de Dorival Knipel. O ex-treinador do Galo nos anos 50, 60 e 70 se notabilizou por seu temperamento forte e cobranças aos seus comandados. Yustrich, também conhecido por “Homão”, era explosivo com jogadores e até dirigentes. Além do Galo, onde trabalhou por mais tempo, dirigiu também três times menores de Minas Gerais e ainda do eixo Rio de Janeiro e São Paulo e até mesmo o Porto, de Portugal.

A bem da verdade, folclore à parte, nos tempos atuais não cabe esse tipo de profissional no futebol.

7 thoughts to “Retornando e iniciando a preparação”

  1. Eduardo acho os seus textos de uma maneira geral muito ponderados. Mas ao ler o texto acima fiquei um pouco incomodado com a colocação de o Carlos é descartável. Você não acha esse termo muito duro para ser usado em relação a um profissional e um ser humano?

  2. Dudu veja aí o que um cronista da radio gaucha , – conglomerado rbs afiliada da rede ESGOTO no sul – pensa do nosso time …http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticia/2016/11/atletico-mg-e-uma-grande-equipe-so-no-papel-8193240.html … Tem um vídeo deste sr. chamando-nos de marrecolândia e escrachando com nosso CAM e mais um montão se achá-lo e permitires colarei aqui no Canto do Galo. Combustível enorme o ‘véio gagá’ como é conhecido nos pampas ,está dando para a montagem de uma preleção daquelas . Não sei se isto já chegou aos ouvidos de nosso time -suponho que sim – se bem usado estão dando munição extra prá gente .Tenho vários chegados gremistas e os caras tão ‘p’ da vida com o sujeito … esta aí é uma cópia fiel de um outro que habita certa rádio aí de BH …. destila ódio aos montes . Que chegue logo dia 17/11 temos uma dívida com um certo ‘oráculo’ a ser cobrada …mundial ainda não foi bem digerido ,pela forma como foi … SAN

  3. Bom , agora temos uma semana para treinar, só espero que não seja igual das vezes anteriores que se teve até mais que uma semana para treinar, e quando no primeiro jogo, o time estava pior do que antes. Na verdade já estou perdendo a fé que o Marcelo consiga fazer alguma melhoria neste juntado de jogadores que está o Galo, pois ele foi deixando todos a vontade tanto , que agora não tem peito e nem moral de comandar seus jogadores.

  4. Não admito tanta falta de compromisso com um torneio da grandeza com campeonato brasileiro.. ; chegou na reta final com grandes chances de sermos campeões e das noite para o dia tudo escapa…. não concordo com a falta de vontade,,,, agora vamos atras da copa do brasil ,,,,,,,, só quero ver o que vamos escutar ;;;;;;;; abraços ;;; Pato, de Venda Nova.

  5. A Cidade do Galo é um SPA ou um CT? A acomodação reina e ninguém se importa. Não brinquem com o sentimento do torcedor. A brincadeira acabou? Se sim, desmontem a lona e comecem a trabalhar de verdade.

    1. Daniel Nepomuceno está vigilante caro Andrade. Quem não malhar em ferro não fica para o próximo ano; Isso vale desde o Robinho que recebe um milhão de reais ao jardineiro que recebe salário. É assim que estamos iniciando pra atropelar o grêmio. Pelo amor de Deus: eu não vou mais chorar a perda de mais um título.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *