Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Reta final para a intertemporada

Conforme esperado e imaginado, reações antagônicas em relação ao nosso jogo do sábado à noite. Aqui no espaço, isoladamente, questionamento sobre a opinião do blogueiro que viu mais qualidades sem esquecer de reconhecer defeitos na atuação Atleticana. Isso é saudável ao espaço que se propõe a dar vez a voz ao Torcedor. Confesso e insisto, mesmo sendo muito crítico ao momento que estamos vivendo, agora é esperar e projetar – com reforços – a sequência da temporada.

Foram dez jogos pelo Brasileirão até o momento, vamos chegar a 12 antes da paralisação. Desse total foram apenas três vitórias, duas derrotas e incríveis cinco empates. Meio a meio, cinco e cinco, entre jogos mandante e visitante. Nesse recorte, como visitante foram duas derrotas, igual número de empates e uma vitória. Já como mandante apenas duas vitórias e três empates. Desse aproveitamento geral de 47%, extraímos 60% nos jogos em casa e apenas 33% fora de Belo Horizonte.

Confiante, não como profissão esperança, quero acreditar que podemos vencer as duas próximas partidas. Ceará fora e Internacional aqui, concorrentes diretos junto a tantos outros na briga pelo G6 ainda antes da intertemporada próxima. A se confirmar esse desejo, não acho impossível, vamos pular para 55% de aproveitamento e seguramente entrar nessa primeira zona de classificação para a próxima Libertadores. É pouco? Sim, concordo, mas plagiando meu querido amiGalo Frederico Bolivar: “quem não agradece o pouco, não merece o muito”. E ao final eu quero é o muito, por mais difícil que possa parecer.

Insisto que não achei a ruim atuação, considerando todo o entorno da partida e o momento do Galo frente ao Corinthians. A mídia do eixo insistiu e a pilha acendeu que o time paulista estava com time alternativo. Balela, lá – como aqui – com desfalques importantíssimos para escalar a equipe. Na sul-americana, em que pese o segundo lugar das duas equipes, nossa situação é consideravelmente melhor que a dos paulistas. Jogamos a rodada decisiva – em casa – na quinta, eles fora na terça. A nós basta uma vitória para o primeiro lugar, a eles vencer e tirar difícil saldo de gols. Enfim…cada qual no seu quadrado.

Quero ainda reafirmar que confio que a nossa caixa preta será aberta e o Atleticano vai saber a realidade financeira dessa saf. Afinal, em 2025, segundo as primeiras promessas seria a temporada para tudo estar organizado. Mas o aço subiu, a Prefeitura exigiu, a planilha não fluiu e até grama e acústica exigiram fechar o lucrativo estádio construído. Sem saber ao certo tudo que se passa, seguimos fiéis ao time do nosso coração e que os investidores – notadamente aqueles que manifestaram com tanta eloquência – coloquem a cara e expliquem.

Quanto ao time não faltará apoio. A presença do Torcedor, registrei ontem, dobrou depois da boa vitória sobre o Maringá. Que na quinta, buscando a primeira colocação da chave, a Massa novamente lote os espaços do estádio do Galo em busca dessa imprescindível vitória. O Cienciano, com nove pontos, tem duas vitórias e três empates. Chegou a hora de conhecer a derrota. Pra cima deles, Galo! Vencer esses três compromissos antes da parada, serão fundamentais para a sequência nas três competições. Melhorar no Brasileirão, onde Palmeiras e flamídia dispararam deixando a briga por G4 e G6 para os demais, além – claro – de lutar por avançar e buscar os títulos das Copas do Brasil e Sul-americana. Com contratações, claro! Aqui é Gaaalooo, po##@!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

13 thoughts to “Reta final para a intertemporada”

  1. Boa Tarde Mestre e Atleticanos! A melancolia tomou conta do torcedor, mas tudo isso já estava desenhado desde o ano passado e com um time que piorou ainda mais a ponto de não ter jogadores para cobrir todas as posições. O meio de tabela é o máximo que se consegue com esse timinho. Não adianta otimismos muito além da realidade. Não existe milagreiro que consiga algo melhor que o Cuca, ainda mais com o excesso de lesões. A coisa esta feia e as notícias não empolgam. Que raios de SAF é essa que só tem indicadores ruins?

  2. Olhando para o futuro bem próximo e depois das indiretas do Cuca para a SAF, fica a pergunta:

    – o tal Centro de Incompetência do Galo (CIGA), já têm as indicações primordiais para contratar os reforços pontuais e necessários???

  3. Bom dia Eduardo Ávila e amiGalos. Eu por aqui novamente. Sábado de manhã estive na Arena MRV com meus filhos e minha esposa. Passei lá para meus filhos conhecerem o Estádio do Clube Atlético Mineiro. Eles ficaram encantados com o Galo de Inox na esplanada. De quebra comprei uma bandeira do Atlético para o meu cunhado Eduardo, xará do anfitrião deste democrático espaço. Friso uma coisa Ávila, além do Flamídia e do Palmeiras terem disparados, o Cruzeiro também disparou. Saudações meus amigos.

  4. Bom dia amigalos! Além dos desfalques e jogos constantes que cansam o time, ainda tivemos uma virose que está atacando vários jogadores. Perante isso tudo, poderíamos estar pior nesse momento do ano. Creio que com reforços e time renovado após a parada, voltaremos muito mais competitivos. Até lá a meta é classificar em primeiro na sula e ficar grudado no G4.
    Quanto à acústica, que mudança absurda! Agora sim a Arena consegue fazer jus à massa. Mas não podemos deixar de cobrar para que seja feito em todo estádio, se apenas no setor Sul já teve essa mudança, imagina quando fizer tudo.

  5. Bom dia xará e amigalos. Hoje estamos vivendo a Cuello dependência. Muito pouco para um time almejar vaga na Libertadores ou título da Copa do Brasil ou Sulamericana. Também espero que está barca saia rapidamente do GALO levando esses bagres. E o Júnior Santos heim? Alguém sabe quando ele finalmente vai entrar em forma e estrear?????

  6. 10’ RODADA INCOMPLETA

    Dez times disputam o título, se é que se pode dizer que o CAM esteja ainda no páreo do BR25…

    O G4:

    PAL (22 pontos), FLA (21), csa bh (20) e RBB 17 seguem no G4, todos com probabilidades muito boas de conquistar o BR25. O RBB joga a noite em casa contra o JUV e deve vencer. Mesmo assim não vai ultrapassar o csa/bh pelos critérios de desempate…

    O G6

    FLU (17) e CEA (15) completam o G6 que dá vaga nas prévias da LA26…

    O G10

    BAH (15), COR (14), MIR (14) e CAM (14) fecham o G10 naquela primeira página da Tabela. E tem aquilo, com o secador ligado para o BOT não vencer o CEA logo mais e ultrapassar o CAM que pode descer ainda hoje uma posição na Tabela…

    O CHORO DE CUCA

    Em boa e inteligente entrevista no pós-jogo, Cuca foi sagaz ao reclamar que o Elenco está curto. Respondendo aos jornalistas, CUCA, nas entrelinhas, deixou claro que com esse elenco meia-boca aí não dá para mexer esse doce não…

    O REI DO EMPATE

    O Atlético já está no G2 na disputa do REI DO EMPATE NO BRASILEIRÃO. O SP tem seis empates e lidera esse Ranking. GALO e INTER seguem na cola com 5 empates cada…

    Se o Atlético empatar todos os jogos restantes o máximo que fará são 28 pontos nesses jogos, terminando, portanto, rebaixado no BR25…

    No Brasileirão é certo que o empate é sempre péssimo resultado, ainda mais com expressinho do curintia e jogando em casa…

    O trem tá feio!!!

    Mamãe me acode!!!

    REFORÇOS AINDA QUE TARDIA!!!

  7. No rescaldo do jogo de sábado o Galo não aceitou a excelente atuação do misto gambazento, essa sim a surpresa, pois a equipe paulista, principalmente no primeiro tempo, era quem propunha o jogo com troca de passes envolvente e tolhia nossas tentativas numa marcação muito eficiente. Só fomos conseguir um chute a gol lá pelos 41 minutos . Com esforço , o Galo tentava se livrar dessas garras e a coisa melhorou um pouco no segundo tempo , quando até teve chances de vencer. Daí especular que não fez um jogo tão ruim como muitos acharam. Só que no geral o Corinthians foi melhor. Estendo a mão a palmatória.

    1. Amigalo permita-me comentar

      Cuca que tem minha admiração, mesmo com tantos problemas, precisa urgentemente explicar porque em todos os jogos, jogamos um primeiro tempo sofrível e vergonhoso e no segundo as coisas mudam.
      Os jogadores só funcionam no choque de vestiário? Se for assim tamo fu….

      1. JBHGALO

        Se você assistir reprises dos últimos jogos do Galo, do Cuca, vai perceber que no primeiro tempo de cada um deles, Galo entra em campo, com o mesmo ESQUEMA do Cuca, esquema esse, que ele adora!

        Time postado atrás, e na base da ligação direta/chutão, que nada mais é que entregar a bola para o adversário, que recupera a posse, e sai em velocidade, COM TOQUES ENVOLVENTES e logo estão finalizando em nosso gol com facilidade….É MUITO SUFOCO

        Já no segundo tempo das partidas, as coisas mudam, Galo volta com outro esquema de jogo, com outra postura, não sei se é porque os atletas pedem ao Cuca para mudar o jeitão de jogar, ou se são eles mesmos dentro de campo, que resolvem mudar o esquema tático….

        Aí sim as coisas dão certo, Galo começa a marcar pressão, trocar passes, tocar a bola em velocidade, chutar a gol, FAZER GOLS, perder gols etc…

        Para mim, o Cuca é o principal culpado… Pedir Hulk, Scarpa, Alan Franco, Éverson, Rony, Cuello, Júnior Santos e companhia, para jogar na base do chutão.. É difícil…. Esse elenco tem muita capacidade sim, para colocar a bola no chão, e tocar em velocidade e qualidade…. Quando o Galo joga assim, fica difícil para qualquer adversário… Mas o esquema que Cuca usa e adora, não é esse. Essa tal de ligação direta, é doída… Façam uma análise, e vejam quantos chutões foram dados e quantas bolas os atacantes pegaram… Tô pra te falar, que nenhuma, então para que insistir com isso…Nessa coisa incompetente, ultrapassada, limitada, ridícula, ?????

        Pepa tá livre no mercado, acorda diretoria……

  8. Salve Massa e Guru

    Para alcançar todos os objetivos traçados pelo nobre escriba no último parágrafo, precisaremos mais do que nunca de Hulk, o maior jogador do Galo pós Rei.
    Mas a pergunta que não quer calar: poderemos contar com ele?
    Nitidamente Hulk não é o mesmo das temporadas passadas e motivos pra isto não faltam: peso da idade, má condição física, esquema de jogo, contusões dele de seus parceiros de ataque e principalmente reclamações excessivas tirando o jogador de foco no jogo.
    Prova disto, são as baixas notas que ele vem obtendo nos pós partidas, chegando inclusive a ter a menor nota do jogo.
    Posso estar cometendo uma heresia, mas o time sem ele, nitidamente é mais rápido, mas fica difícil imaginar que vamos a algum lugar sem ele no time.
    Gostaria imensamente de não estar pensando isto, mas tá na hora da diretoria já pensar em um substituo a altura, se é que existe.
    Não só pelo futebol, mas pela dedicação e representação junto ao torcedor.
    Este cara tem a cara do Galo e o Galo a cara dele. Simples assim.

    1. Prezado JBHGALO, Padre Torga dizia que na vida tudo é passageiro, menos o trocador e o motorista. Hoje sumiram até com o trocador, daqui a pouco o motorista também não será necessário, em face dos veículos autônomos. O Hulck deu uma resposta dura a uma repórter que o questionou inclusive dizendo que poderiam consultar os dados do seu GPS para ver seu esforço físico nos jogos. Mas, é fato que o Hulck cobrou duas faltas, sem êxito, o Scarpa foi melhor que ele na única cobrança que fez. Com o Dudu disponível, teremos: Dudu ,Hulck, Cuello, Scarpa, Roni, Junior Santos para quatro vagas. Então se o doceiro recuperar a forma física e técnica de todos, o Hulck talvez precise ser convencido a dividir protagonismo. O trio maldito foi importante? Foi mas passou. Daqui a 100 anos Reinaldo, Hulck, estarão no mesmo patamar do trio maldito. História…

  9. Bom dia Ávila. Bom dia a todos. Óbvio que o Galo precisa de REFORÇOS. Mas esses seis meses iniciais, nos permite remover do grupo de jogadores, aqueles sem condições de jogar na primeira divisão. Fausto Vera, Palácios, Caio Paulista, Bernard, Kadu, Igor Gomes, precisam de cancelamento definitivo do Galo. Só de ficar livres de pagar os salários desses perebas já será um ganho. Com trinta minutos de jogo, a expressão no rosto do Bernard é de uma pessoa exaurida fisicamente. Pagar um milhão e cem todo mês. 14 milhões e trezentos mil por ano para um Reserva é uma insanidade. Padre Torga sempre dizia: de onde menos se espera é que não sai nada mesmo! #FORADOGALOSANGUESSUGAS!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra mais sobre Canto do Galo

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading