Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Reta final em busca da glória eterna

Estamos por três semanas para a temporada encerrar. Para o Galo, se conseguir o milagre de conquistar a Copa, pode estender ainda por mais três jogos após os seis que nos restam. Cinco pelo Brasileirão – Botafogo (BH), São Paulo (SP), Juventude (BH), Vasco (RJ) e Paranaense (BH) – e a final pela Libertadores (de novo Botafogo/Buenos Aires). E o mais grave, se não conquistar a LA, aliado a essa sequência pífia no BR, amargar a pior temporada nesse novo modelo SAF de fazer futebol.

É um momento novo na vida do Torcedor. O Atleticano, como dito na faixa dos anos 60 no antigo Mineirão, seguiu até aqui carregando o time nas costas. Cada formação de elenco que era desanimador, mas a Massa apoiava. Dai os termos dessa mencionada faixa da nossa Torcida. “A torcida do Galo fica no sol, mas é fiel como a sombra”. Ficamos por décadas tomando raios ensolarados de frente no estádio da Pampulha, mas batemos muitos recordes de público no Brasileirão. Eu vivi isso desde 1974, quando me mudei para Belo Horizonte, antes ouvia pelo rádio. Foram quase 50 anos de sol na cara e fidelidade.

O título de 71 ouvi na voz de J Júnior, os que nos roubaram desde 1977, assistia aqui ou onde fosse a partida final. Como no Maracanã em 1980. Vivi, sofri e comemorei muito ao lado do Galo. Nem vou repetir, mas impossível não registrar os títulos da Libertadores, Copas do Brasil e Brasileiro, todos eu estava lá. Sempre ao lado de milhares de Atleticanos no nosso salão de festas da Pampulha. Ah! Ainda teve a Recopa e a Super Copa do Brasil. Estaduais foram incontáveis.

Faço essas considerações para voltar ao início da resenha. Dia 30 será decisivo ao nosso final de ano. Antes, nos três compromissos do Brasileiro, temos de reagir e buscar melhor colocação. As duas partidas seguintes e que fecham a competição nacional, serão pós decisão da Libertadores. Se vencer, vai ser uma ressaca de toda essa pressão que estamos condenados. Se perder, a ressaca será ainda maior e as esperanças atiradas pelo ralo. E, sabemos, vão aparecer os profetas do “avisei”, “eu sabia” e um monte de falação nessa direção. Parece ser antidoto para as dores nas derrotas.

Outros, doídos até muito mais, vão se reservar ao sofrimento silencioso. Sabedores que tudo na vida é cíclico, no recesso e buscando a cura, se preparando para a próxima temporada. Sonhando com contratações que são necessárias e com o hexa mineiro e os torneios da cbf. Também com a competição da Conmebol. Mas qual das duas? Libertadores ou Sul Americana. Seja qual for, sei que o Atleticano não foge à luta. Tampouco vai na onda de não Atleticanos que estão aflitos em busca desse título que já desdenharam. Ah! Até o mineiro teve dirigente pequenininho que chamou de rural. Nessa pilha não entro não!

Mas, se ganhar, afinal não somos finalistas por acaso. Conheço gente que se diz Atleticano e vai sumir. Foi assim nos títulos de 2021. Eu e a maioria vamos festejar, com a adrenalina dos justos, só que diferente de alguns poucos. A comemoração será idêntica as que estão vivas na minha memória dos anos de 2013 e 2021. Depois, como em 2014 e 2022, esperar a volta do futebol e seguir com o Galo sempre que possível. Ah! Isso vale para no caso da vitória e se aplica também se ocorrer o contrário. E assim será enquanto forças minhas pernas aguentarem para levar esse corpo que ostenta uma cabeça dura em defesa das cores branca e preta e de um amor incondicional pelo Clube Atlético Mineiro. Ah! E sou participativo, em sentido amplo, muito mais que muita gente que só sabe reclamar. Eu reclamo também mas é de juiz, da cbf, do stjd, da tv, da mídia do eixo. E sou feliz! Sigamos!

36 thoughts to “Reta final em busca da glória eterna”

  1. Minha escalação para a final da Libertadores seria o 4-3-3
    Everson, Sarávia, Lyanco, Alonso e Arana – Bataglia – F. Vera e A. Franco – Paulinho – Scarpa e Hulk.
    E treinar bastante pènaltis.

  2. O calendário brasileiro é uma vergonha!!!É preciso acabar com os estaduais e que o brasileirão comece em fevereiro com jogos apenas aos finais de semana,é necessário também que nas datas FIFA´s os campeonatos sejam paralisados,para que os clubes não sejam prejudicados por conta da convocação de atletas,e necessário também se criar uma liga profissional,como a inglesa,com árbitros profissionais.

  3. Se escalar cada um na sua real posição, usar um esquema para defender bem (2 volantes de marcação) e sair só na boa, com Scarpa, Paulinho e Huck próximos uns dos outros, o GALO tem condições de competir e vencer a CL, no entanto sabemos que o Milito é inventor da moda e não vai fazer isso. Daí será um deus nos acuda, mão no terço, coração a mil, sofrimento do começo ao fim, infarto garantido e a chance de levar uma goleada. Se segurar até os pênaltis será uma façanha.

  4. Bom dia! Como torcedor, só me resta torcer. Mais NÃO ACREDITO! Ainda mais com as invenções desse treinador, que entendo, já deveria ser EXONERADO há muito tempo.

  5. Tem que focar na Libertadores para salvar o ano!!!! Nosso time reserva é horroroso inútil não serve pra nada pode fazer uma limpa.
    Mas nosso time titular é bom tem que recuperar esses caras para o jogo do ano fodas ao Brasileiro é muito difícil chegar em uma final de Libertadores temos que aproveitar essa chance.
    É Recuperar física e emocionalmente e fazer um jogo inteligente fechadinho deixa o Deiverson para o segundo tempo.
    Time titular para Libertadores Everson, Lyanco, Bataglia, Alonso, Arana, Fausto Vera, Alan Franco, Zaracho, Scarpa, Hulk e Paulinho, LIBERTADE PARA SCARPA E HULK DECIDIREM.
    Deiverson para o segundo tempo.
    É Difícil mas quem sabe EVERSON E HULK estejam inspirados e tragam a taça, É FOCO TOTAL NA LIBERTADORES, PIPOCA NÃO MEU GALÃO!!!!
    Colocaria time reserva hoje, São Paulo e Juventude deixa esse time reserva medíocre se virar, PREPARA E RECUPERA O TIME TITULAR MILITO.
    Saudações

    1. O Galo ainda não está garantido na elite, precisa de ao menos 3 pontos. Ainda bem que vc não é técnico, senão corríamos o risco de ser rebaixados…..

      1. Se perder a Libertadores é muito pior, esse time reserva consegue pelo menos 3 pontinhos nos jogos que faltam com certeza, não pode é chegar em uma FINAL DE LIBERTADORES E DESPERDIÇAR A CHANCE IGUAL AS MARIAS FIZERAM.

        1. Sua resposta é total contradição ao seu primeiro parágrafo do seu próprio post.
          “Nosso time reserva é horroroso inútil não serve pra nada pode fazer uma limpa.

  6. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Na minha opinião, o que não tem a menor importancia6. O GALITO DO MILITO, deveria entrar em campo, na final da libertadores, com o seguinte time: EVERSON, SARAVIA, LYANCO, JUNIOR ALONSO E ARANA, ;
    ALAN FRANCO, BATAGLIA, ZARACHO E SCARPA;
    HULK E PAULINHO. É o que temos de melhor no.momento.
    Hoje é sempre, galo!!!

  7. Bom dia,

    Entre a cruz e a espada.
    Este é o momento do Galo.
    Ou a Glória eterna ou o risco eminente.
    Ouvi em programas que os 42 pontos atuais garante o não rebaixamento.
    Só lembrando que em 2023 o Santos caiu com 43 pontos.
    Nesse momento eu quero os 45 pontos, urgente.
    Nosso caminho passa pela vitória no próximo jogo veja a trajetória e comprove se não é preocupante:
    Botafogo líder, SP mordido e fora de casa, Juventude poupando totalmente, Vasco mordido e fora de casa, só sobra o Athlético PR que pode estar disputando quem será rebaixado contra o Galo e sabendo das nossas fragilidades já que perdemos a pouco tempo para eles.
    Não sou pessimista mais para mim a glória eterna é a série A em 2025, depois o resto.
    Que Deus ilumine esses jogadores no próximo jogo.

  8. Estou me apegando, como ATLETICANO que sou, ao fato de que “certas coisas só acontecem com o Botafogo”.
    Me permita caro blogueiro, reclamações fazem parte do dia a dia do futebol. Quanto a suas reclamações, válidas, já passou da hora de guardá-las!
    Do alto dos meus 67 anos de atleticanidade acredito que tanta reclamação atrai energia negativa!!!

  9. Bom dia a todos.
    E o adversário da final da LA nos enfrentará amanhã. Que Galo podemos esperar? Um Galo agressivo, marcando pressão e sem deixar o botafogo respirar (isso não ocorre desde o jogo de ida contra o River), ou o Galo sonolento, displicente e espaçado dentro de campo, como tem sido os últimos jogos?
    Espero que amanhã o Galo entre focado para vencer o Botafogo e nos aliviar do real risco de rebaixamento e mostrar que estamos vivos para a finalíssima.
    Para amanhã eu iria com.
    Everson,

    Saravia, Lyanco Bataglia, Rubens,

    Fausto Vera

    Zaracho Scarpa Bernard

    Paulinho Deyverson

    Deixar Hulk no banco para descansar e retirar Paulinho no segundo tempo para preservar.
    Vamos Galo, reage e mostre sua força.
    Que venha a vitória, mesmo que no sufoco.

  10. Quero acreditar e espero que Milito e seus comandados dêem a volta por cima nessa reta final, vencendo os jogos que precisamos… amanhã já seria muito bem vindo essa retomada de vitórias.

  11. Está sendo um ano atípico para o Galo, um ano completo em que o Galo é o único time brasileiro a disputar todas as partidas possíveis, ainda não incluo a do mundial, para essa precisamos ainda se qualificar para ela. Vejamos, nos últimos 30 dias jogamos 10 partidas, Vasco decisiva, 2 com o River decisivas, 2 com o Fla decisivas só aí já foram 5 decisivas com adrenalina no mais alto grau, é muito para qualquer time do mundo suportar jogando bem todos os jogos, isso digo na parte física e emocional. Temos um time forte, pelos menos 12 ou 13 jogadores no mesmo nível, os demais estão deixando a desejar e isso impacta no rendimento geral. Tenho certeza que os jogadores vão dar seu máximo na final da libertadores, de resto não dá pra reclamar, não dava mesmo para ser bom em todas as competiçoes e esse brasileiro de 24 espero servir de aprendizado para jogadores e diretoria. Eu continuo acreditando.

  12. A ESTRATÉGIA DO BOTAFOGO

    O pensamento botafoguense é chegar em Buenos Aires já CAMPEÃO BRASILEIRO, algo bem possível e provável até…

    O BOTA, o LÍDER do BR24, tem 68 pontos, quatro a frente do vice-líder Palmeiras e cinco sobre o FOR, o terceiro colocado…

    Até a FINAL do dia 30 serão três jogos pelo Brasileirão, o GALO em BH, VITÓRIA no Rio e o confronto direto contra o PALMEIRAS no Allianz Parque…

    Se vencer as três partidas, o BOTA abre sete pontos e baterá CAMPEÃO antes da BATAGLIA DO RIO DA PRATA…

    Eis aí a estratégia botafoguense, conquistar o Brasileirão antes de conquistar a Glória Eterna…

    E o GALO com isso?!!

    Bem, se o CAM vencer o BOTA amanhã a estratégia botafoguense mudará completamente…

    Aí o BOT terá que jogar a vida contra o PORCO na semana da FINAL LA24, na terça 26, a quatro dias antes do grande confronto na Argentina, e debaixo do fantasma de uma incerteza gigante, do aiaiai e do mamãe me acode…

    E o futebol não é só tática e técnica, é também mental e o BOTAFOGO é um time sensível a medos e incertezas…

    Se o GALO vencer o BOTAFOGO aí quem poderá tirar fantasmas e marimbondos da cabeça será o ATLÉTICO que enfim terá dez dias para se preparar e focar totalmente na BATAGLIA DO RIO DA PRATA e esquecer o Brasileirão momentaneamente.

    É bom não esquecer nem desconsiderar que o CAM está a cinco pontos da ZR, ô lôco!!!

    Se o GALO perder amanhã aí a questão mental da equipe vai se transformar numa variável central e preocupante, tanto pelo Brasileirão pela luta para escapar da ZR, quanto da FINAL da LA que parecerá impossível…

    Portanto, ao GALO não resta outra opção senão a de lutar-lutar e vencer-vencer e empurrar incertezas para o BOTAFOGO que tem medo de assombração…

    A ver…

    1. Caro Ernest!
      O galo atual lembra-me muito a brincadeira que fazíamos, quando jovens, sobre São Sebastião: lá vem São Sebastião todo crivado de flexa, se viu que não aguentava, pra que foi mexer com os índios. Estamos levando flexadas pra todos os lados. Espero que cicatrizem o mais rápido possível para que tenhamos condições na libertadores.
      Abraço.

  13. Grandes conquistas (SQN) nos últimos anos: Ultimo time mineiro campeão da Libertas; Ultimo time mineiro campeão da supercopa; Ultimo time mineiro campeão do BR; Ultimo time mineiro a disputar uma Libertadores; Ultimo time mineiro a ser vice campeão da CB; Ultimo time mineiro a ser vice campeão do BR; ultimo time mineiro a ser eliminado invicto pelo Palmeiras na Libertas; ultimo time mineiro a perder pro Xará paranaense; Ultimo time mineiro a tomar um dum dum do Flamengo; Único time mineiro a ter casa própria estilo MRV (literalmente); Ultimo time mineiro a ser…bla…bla…bla.. e 2025 está chegando com mais alguns prováveis do tipo: Ultimo time mineiro a ser vice da Libertas; Unico time mineiro com possibilidade de ter ido ao Supermundial em junho. Vamos acordar gente!

    1. Esqueceu alguma coisa? Pense direitinho. Único comentarista do blog, que surgiu coincidentemente após um afastamento de um tontinho daqui, que iniciou reclamando ser o Domingos Sávio amigo do blogueiro.

      1. De verdade, não entendi esse negocio de “afastamento de um tontinho”. Agora uma coisa me alegro, meu comentário te marcou bastante a ponto de lembrar quando escrevi “de volta”. Em relação ao Domingos, ja esclareci que meu comentário foi pontual. Abraços fraternais.

  14. Salve Massa e Guru

    Desculpe Ávila, mas no momento o mais importante são os 3 pontos, para nos afastar da zona da degola, até porque se isto acontecer, o time ficará totalmente focado no dia 30.
    Mas como ter esta confiança se os protagonistas e ai digo, SAF, comissão técnica e jogadores não passam esta confiança?
    Onde estão Victor e Sérgio Coelho neste momento? Cadê os 4R´s?
    Não foram eles que douraram a pílula de que tínhamos um dos melhores elencos do Brasil?
    Sinceramente, só vou me concentrar no jogo do dia 30, depois dos jogos anteriores, até porque, ganhar liberta e ser rebaixado será o maior fracasso.

  15. Bom dia xará e amigalos. Daqui a 4 dias vai fazer um mês inteiro sem vitória do time do GALO. Falta motivação a esses jogadores??? Centro de treinamento top, hotel cinco estrelas, avião fretado, ônibus de luxo na porta do aeroporto até o hotel, seguranças, massagista, psicóloga, nutricionista, assessor de imprensa, salários milionários e astronômicos em dia, férias na Europa, Caribe, EUA se aproximando. ENTAO ESSA CAMBADA JÁ PASSOU DA HORA DE DAR UM SANGUINHO SEQUER NOS JOGOS. COM EXCEÇÃO DE EVERSON O RESTO NAO PRODUZ ABSOLUTAMENTE NADA!!!! DEPOIS VEM COM CARA DE VITIMA DAREM ENTREVISTAS. É TENTAR GANHAR A LIBERTADORES NA SORTE E PREPARAR A BARCA PRA 2025 COM MILITO COMO COMANDANTE.

  16. Bom dia Ávila, bom dia a todos: Catanha, Cure, Berola, Marquinhos Samurai, Di Santos, Kardec, Kadu, Castilho, Emerson Conceição, Nilson Sergipano, Walker, Bozó, Carini, Modesto, Mixirica, Didira, Nedo Xavier, quem já sobreviveu a isto, perder final de libertadores ou ficar fora de libertadores no ano quem vem é café pequeno. É como dizia Padre Torga: a atleticanidade é um estado de espírito forjado pela resiliencia e fidelidade!

    1. DOMINGOS SÁVIO,

      O problema da nova geração atleticana é não saber nada disso nem ter sido forjada na dor, portanto, não é casca grossa…

      Aí prevalece o mimimi, algo bem real na TNA (Torcida Nutella Atleticana)…

      Mamãe me acode!!!

    2. Se me permite ,caro ! Acrescento em vossa lista alguns jogadores q encheram nossos olhos_ de areia _ vestindo a Peita Alvinegra: Adriano gol contra, Welton Felipe, Jorge Luis, Sheslon, Kanappis, Jales, Tesser, Nen, Walker, Rubens Jr., Ataliba, Fabbro, Lopes Tigrão, Trípodi, Pedro Oldoni nenhum gol marcado, Sidimar, Sérvulo, Diego Macedo, Elder Granja , Calisto, Rancharia, Batata, Carlão, Eraldo …parar por aqui ,mas adianto a lista é quilômetrica. Tbm faço parte do time dos 60tões citados na crônica pelo Edu, e digo : põe mais um pouco de ” resiliência e fidelidade aí q ainda será pouco! Prova cabal de quê o Atlético é para quem tem fé, pq vou te falar , viu …nuhhhhhhh!!!
      Saudações Atleticanas

      1. Prezados, não posso deixar de fora dessa lista os inesquecíveis da turma 1992-1993: Orlando, Lica, Vônei, Dicão, Bira, Gilson, Fernando Rosa, Wiver, Agamenon, Nael, Paulo Egidio, Pael, Lê, Mauro… pois é, já foi muito mais difícil confiar em vitória! SAN

        1. Verdade,Barros! Vivemos tempos tenebrosos e ñ arredávamos o pé. Não era só durante a tempestade que a gente torcia contra o vento,tinha a lógica tbm_ quase sempre em nosso desfavor _ e caso estivesse ela do outro lado, a gente lutava contra ela também.
          Forte abraço e Saudações Atleticanas

      2. José Roberto, além do Rancharia um zagueiro que veio do Democrata teve o tal de Renteria. Rancharia& Renteria. Kkkkk

        Cardenas, Scudero, Thomas Andrade, Felipe Santana, Danrley, Jorge Campos, Clayton, também foram injusticados por não fazerem parte da lista. Porém o pior jogador que vestiu a camisa do Galo, na minha opinião foi o Gutemberg volante comprado a peso de ouro do Galo pelo América.

        1. Domingos o Gutemberg é our concour em todas as seleções do bagres dos “bagres ” q passaram pelo GALO. A briga pelo segundo posto é grande, Toró_ menina dos olhos do Dorival Jr. _ e o meu escolhido como o pior jogador q vi com a nossa CAMisa, o Zé Pequeno. Estes tbm jogaram um bocado de areia grossa em nossos olhos e têm cadeira cativa na seleção do bagre dos ” bagres”de todos os tempos .O Zé Pequeno além de dar prejuízo dentro de CAMpo, deu fora dele tbm! Esse moço ficou um tempão no DM por conta de uma lesão grave no tornozelo,e ainda levou uma bolada qdº levou o Clube na justiça. Já pensou um meio de CAMpo com esses três e o Baiano de lateral direito!? Cuuuuuruuuuiiiizzz…credo! Nem é bom pensar.
          Obrigado pela interação,forte abraço.

    3. Pessoal imperdoável vcs esquecerem do famoso lateral esquerdo Mansur, que ganhou um contrato de 5 anos. Jogou até com o Paulo Isidoro e saiu a pouco do clube.

  17. Confiança, Atleticanos! O momento é ruim, o time está jogando mal, é verdade, mas se trata de um jogo apenas para conquistar um dos títulos mais importantes. Apesar de tudo, temos um bom time e condições de vencer o Botafogo dia 30. Será dificílimo, tenho certeza, mas tbm é possível! Lutar, lutar, lutar. Simbora, GALO! GALO SEMPRE. SAN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *