Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Reta final, com o balanço da temporada e expectativas

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Ao que pude sentir pelas ruas da Cidade do Galo, a vitória não empolgou a Massa. Serviu, sim, para afastar o medo da degola e até mesmo para algumas avaliações positivas de jogadores que podem no futuro ter o espírito guerreiro do Luan. Além dele, os dois que entraram, Yago e Gustavo Blanco, vêm recebendo elogios de um desalentado Torcedor. O cria da base, depois de algumas partidas sem convencer, acabou sendo importante em duas vitórias recentes. No clássico mineiro e na quinta, frente ao xará de Goiânia.

Já o meio campista, cedido pelo Bahia, o nosso próximo adversário, embora tenha atuado pouco tempo, conquistou e vem sendo defendido por muitos Atleticanos. Gostei dele, mas ainda acho um pouco prematuro formar opinião. Melhor que Valdívia, de quem ganhou a vaga na partida, é indiscutível. Mas seria, como em meus tempos de infância e adolescência, quando me tiravam do time titular e todos que entravam em meu lugar brilhavam? O parâmetro de comparação pode ser o mesmo.

Como dissemos ontem, vencemos sem convencer. Teve um momento no final da partida que deu pânico. Com apenas um gol de vantagem e torcendo contra o relógio, o Atlético de Goiás pressionou o colocou o Galo na roda, levando o Torcedor ao desespero. Quando o árbitro, muito ruim, deu apenas três minutos de acréscimo, o semblante de alívio era visível entre os Atleticanos. E nem cumpriu o tempo que sinalizou, terminou antes mesmo da última volta do ponteiro na prorrogação. Ainda bem!

É aquela situação. Se até recentemente tínhamos esperança, admitindo até mesmo uma ou outra partida atípica, mesmo perdendo pontos o Torcedor confiava no time. Conseguiram destroçar a nossa confiança. Isso leva tempos para adquirir, mas poucas partidas para arruinar. Foi o que o time de 2017 conseguiu.

Afinal, pelos levantamentos feitos pelo bom amigo Luciano Gontijo, os números do Brasileiro de 2017 são terríveis. Minucioso e detalhista, este meu amigo me deixa aflito quando vai explicar determinada situação. Enfim, vejamos: até agora, foram 33 jogos, sendo 12 vitórias, nove empates e 12 derrotas, num aproveitamento de apenas 45,45%. Horroroso.

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Então, ele detalha os períodos de cada treinador. Roger Machado, em 15 partidas, chegou a 20 pontos, com exatas cinco vitórias, cinco empates e cinco derrotas, o que leva a um aproveitamento de 44,44%. Diogo Giacomini comandou uma única vez e foi derrotado. Daí, veio a aposta errada. Rogério Micale, em nove jogos, só venceu três deles, empatou duas vezes e sofreu quatro derrotas. Seu desempenho pífio de apenas 11 pontos e 40,75% levou à demissão. Depois que Oswaldo de Oliveira assumiu, em oito jogos, já somamos 14 pontos, com quatro vitórias, dois empates e duas derrotas, ou seja, 58,33% de aproveitamento.

Para entender melhor. Se fosse pelo rendimento de Roger Machado, estaríamos hoje uma posição abaixo na tabela, ao lado do São Paulo, na décima primeira colocação. Já pelo aproveitamento de Micale, seríamos o décimo quinto colocado. Já com Oswaldo, subiríamos para a vice-liderança. Evidentemente que essa projeção não tem a lógica necessária. Só para comparação. Fiz para mostrar o quanto a diretoria errou na temporada. Afinal, foram três treinadores na mesma competição. Nem considero a interinidade do Giacomini.

Em tempo: Caros, estarei ainda hoje, às 15h, no Estádio Municipal de Nova Serrana, assistindo à decisão do sub-20 entre – como já disse e repeti – o time do meu coração e o time da minha cidade. Vou confessar novamente. O campeão usa camisas listradas em preto e branco, seu nome oficial começa com a letra A e o mascote com G, tendo penas e bico. Boa sorte ao Atlético e ao Araxá, representados pelo Galo e pelo Ganso.

34 thoughts to “Reta final, com o balanço da temporada e expectativas”

  1. Resumo do ano, o atletico tem um casal de jogadores, nao existe isto gente, casal é homem e mulher. No mais foi um ano de vexames, ano que vem tem mais.

  2. Boa noite Eduardo,
    Quero postar meu comentário antes do jogo com o Bahia. Acredito sempre no Galo, mas como vc mesmo disse, este grupo de jogadores conseguiu destroçar nossa esperança. Por mais que a gente quer acreditar sabe que não vai ter o retorno por parte deles. Por isto não acredito em vaga de Libertadores, apesar de torcer pra isto ocorrer.Quando penso que se tivessem ganhado as 8 partidas que perdemos em casa, estaríamos hj na liderança do campeonato, sinto saudades do nosso Galo doido. Só uma observação, pq não mudam o estatuto e passam esta eleição para Presidente pro mês de Novembro, assim já poderiam estar tomando decisões para o próximo ano? Sds

  3. O AMERICANO quer falar também, blogueiro! Não ofendi, não falei nada de mais, será por cautela que meu comentário não foi publicado?! Sabe o senhor que vão ter que nos enfrentar! É fato!

  4. Continuo preocupado é com 2018. Cair, não caímos mais, a lugar nenhum já não vamos mais, porém se começarmos 2018 catimbando, sei não. Não confio no técnico, nessa turma que VAI permanecer, com certeza, e pelo andar da postura da futura diretoria, começo a desconfiar também.

  5. O time do Galo completo já tá osso de assistir, amanhã todo remendado me contento em saber só o resultado depois do jogo. Victor, Yago, Bremer, Matheus Mancine, Fábio Santos, Elias, Roger Bernardo, Otero, Valdívia, Robinho e Rafael Moura, vão ter a difícil missão de trazer ponto da Bahia, Eu não acredito mas o nível técnico do campeonato tá tão ruim que tudo pode acontecer, boa sorte ao Galo!!!

  6. Boa tarde amigalos! Concordo plenamente com o amigalo Elder José Alencar. Porque o garoto Marco Túlio despertou interesse do Ajax da Holanda e a torcida ainda não o viu jogar no time principal? Não se trata de queimar revelação porque parece que ele tem 19 anos. Se Marco Túlio jogasse no Santos Futebol Clube já teria chance no grupo principal, mas ele joga no GALO. Bernard custou a estreiar no time principal. Dorival Júnior, na época, custou a lançar este jogador! Sabemos que não é só Marco Túlio que precisa de oportunidade. Muitos outros bons jogadores da base estão sendo ”rifados” por estes Diretores incompetentes. Espero que Sette Câmara e os membros de sua nova Diretoria e Comissão Técnica administrem a base com dedicação e inteligência, o que não existe atualmente.

  7. A solução para o Galo (e pra todos os clubes do país) é valorizar a base e dar oportunidades aos jovens. A gastança desenfreada pode nos levar ao buraco, lugar de onde saímos após muito esforço.
    Os últimos 2 anos ficaram marcados por erros de planejamento e contratações de jogadores caros, que não deram o retorno esperado.
    Agora, mais do que nunca, precisamos voltar a revelar.
    Temos alguns bons nomes: Marquinhos, Marco Túlio, Bremer, César (lat esq), Cleiton (goleiro), dentre outros.
    Caberá à diretoria e ao treinador dar respaldo a eles. E que a torcida tenha paciência.
    Não acredito que dispensas em massa irão resolver. Mas é preciso algo novo. A base do Atlético está mostrando que tem qualidade, basta ser usada com sabedoria.
    Repito: ou muda
    a mentalidade de gestão do futebol ou voltaremos aos anos de marasmo total.

  8. Cair já não cai. Agora quem tem que cair são uma meia dúzia de jogadores medíocres e mercenários que o galo contratou e todo mundo sabe quem é. A cara do galo é a raça e a vontade de jogar futebol, jogadores lero lero façam o favor vão embora por quê não precisamos de vocês. Ganharam o que no galo? Só se for dinheiro. E esses caras de pau ainda levam o galo na justiça querendo mais dinheiro. A torcida que deveria leva los a justiça por danos morais e por esse futebolzinho. Queremos nosso galo de volta!

  9. Fico sempre rindo por dentro. Treinador precisa ser bom, mas com jogadores velhos, péssimos e sem caráter não ganham nada. Agora chegou a vez de Rafael Moura dar pitacos para reformar contrato. Meus deus do céu! Dois Freds? Valha-me deus. 2018 não está para dar esperança em ninguém. O novo presidente já disse que não vai fazer grandes coisas. E se já estamos fazendo pequena coisa, imagine o que vem por aí.

  10. Oi Eduardo e Amigos, boa tarde!
    Continuo muito desanimado com o time atual. Não inspira confiança nenhuma.
    O time está uma draga danada e agora de última hora mais três baixas: M Rocha, F Santana e Cazares. Será que estão fazendo corpo mole?
    O meu receio é de um novo vexame em Salvador e sair de lá goleado.
    Eduardo, dê uma de olheiro hoje; quem sabe dá para garimpar alguém do Araxá para o Galo.
    Saudações

  11. Prezados AmiGalos bom dia!
    Como venho falando anteriormente é chega aos 47 pontos para nossa menor indignação e esperarmos ao ultimas partidas. Jogaremos contra equipes que estão subindo no final da trajetória e no confronto direto. Não vai ser fácil, mas quem sabe com estes desfalques a moçada de a volta por cima e que possa nos surpreender, pode ser utopia mas como sou Atleticano de nascimento e só vou embora no apagar das luzes, pensamento positivo não faz mal.
    Quanto ao Gustavo Blanco, vejo com muita expectativa que este rapaz será um grande meio campista que dará retorno, tem que ficar no Galo e o OO nestes jogos finais tem que coloca-lo no jogo. Esse menino tem bola cheia. Já joguei a toalha, mas ela continua no varal e torço contra o vento, ela é preto e branco!
    Eduardo vamos, vamos, vamos!

  12. Sou e serei Galo até morrer. A bandeira que tenho hasteada na minha casa é conhecidíssima no meu bairro, principalmente pelos “caminhantes” que passam pela nossa rua , quase que diariamente. Contudo, não vislumbro nada de bom para os próximos anos. Falta de DIREÇÃO, ao que parece, vai continuar. Espero que esteja redondamente enganado, mas, realista que sou, não consigo imaginar melhoras.

  13. Bom dia.Acho que o amigalo quis dizer que os comentários estão sumindo pelo DESÂNIMO da torcida com a equipe.Quanto ao jogo contra o Bahia,o Osvaldo vai ter a oportunidade de colocar o Robinho de falso nove,Otero na direita,Cazares centralizado e Valdivia na esquerda,o time ficaria mais rápido e leve,pois Fred e Robinho juntos NÃO dá.Mas ele ñ vai fazer isto ñ.Vai colocar o Moura e fica tudo como está.Ê Galo.

    1. Ah! Bem observado, caro Volney. Rendo minha reconsideração ao João Reis, entendi no afogadilho diferente. Mas, até observando a média está mantida. Vamos pra cima do Bahia e do Vasco, quem sabe…

  14. ´Uma a uma, as mentiras impostas pela mídia mineira, vão caindo, não se sustentam. Jogadores cascudos , experientes, rodados. Uma pinóia, verdadeiros peladeiros, mercenários e que nos envergonham, sob o olhar deste banana despreparado, que nem conversar sabe , dirigindo nosso Galo, graças a Kalil. Só são rodados e aqui tiveram a acolhida ideal, sem cobranças, permitindo a jogador caro e improdutivo , via canal de televisão, insultar nossa torcida e ficar por isto mesmo, ver este cone errar penalte, ser expulso,prejudicar o time em todos os jogos e blindado, contratar treinadores meia boca, como este atual, para acatar imposição de empresários , isto que virou nosso clube nas mãos deste incompetente.
    O que nos resta a comemorar é dia 11 , quando esta m@#$@# deixar nosso Galo.

  15. Bom dia a todos. Um dos títulos de tempos atrás era ” O Galo treina” então vejamos:
    l) Até hoje o Victor não sabe sair jogando com os pés, recuar bola pra ele é um sufoco nunca sabemos o que acontecerá ou melhor sei que será aperto no coração;
    2) Gols de falta, quando foi o último, sinceramente não me lembro;
    3) Chutes de fora da área, ontem postei esse assunto e não me lembrava de gol fora da área, mas acabo de lembrar foi do Yago no jogo contra o Vasco no Indepa. Muito pouco p/ um time profissional que oferece todas as condições p/ um bom desempenho nas quatro linhas, então pergunto, O Galo treina??? Saudações atleticanas.

  16. Bom dia, Eduardo. Eu sempre fui da opinião que um time grande, vencedor, se faz a partir de um presidente com mentalidade grande, vencedora, de visão, participativo, e isso é tudo que o Galo não tem. Também não creio que ano que vem será diferente. Há quantos anos o Galo vem precisando de dois bons zagueiros? E o que o ainda atual aprendiz de presidente fez? Sempre contratado atacante e meio atacante. E toma gol. Há anos venho falando que precisamos de um bom lateral direito, pois o Avenida Marcos Rocha faz uma jogada que origina um gol, mas entrega a rapadura em jogadas que dão origem a dois gols do adversário. Espero que o próximo presidente não seja tão ruim quanto esse que já vai tarde.

    1. O problema é que não existe esse lateral no mercado. Todos são piores. Mas você identificou o problema. O problema é a defesa. Enquanto tínhamos Leandro Donizete e Pierre, Leo Silva mais novo, Rever e Jemerson, Marcos Rocha não comprometia pois a sua maior deficiência, a marcação, era corrigida pelos volantes. Mas hj ñ temos zagueiros e os volantes são péssimos e lentos.

  17. Bom dia, muito times tem apostado em jogadores da base, porque nao o Atletico? O Marco Tulio vem sendo sondado pelo Ajax, deveria estar jogando no time principal, o que nao da mais e ficar aguentando o Valdivia(enganador) e o Cazares(craque), mas que prefere dormir em campo pois deve passar as noites em claro desfrutando dos prazeres da vida!

  18. Bom dia a todos. Ainda confio em uma arrancada para uma vaga na LA. O ano de 2017 está sendo horroroso para nós Atleticanos,Mineiros e Brasileiros.Espero no ano de 2018 uma nova administração honesta e com atenção para o nosso amado time. Aqui é GALO…

  19. Bom dia caros amigos. 45 pontos e agora é pensar em 2017, a começar pela nova direção. Antes porém de entrar no assunto 2018, quero voltar ao último jogo. Ontem aqui um de nossos amigos de espaço, mencionou o destempero de alguns jogadores na partida contra o genérico. De certo que o juiz um cara despreparado e muito ruim, complicou o jogo, mas estávamos perdendo; e num acesso de puro destempero por causa de um cartão não aplicado a um adversário, jogadores como Elias, Adilson, Robinho e principalmente Fred partiram pra cima da arbitragem quase que o agredindo. Pior, tanto Fred quanto Adilson já haviam sido advertidos com o cartão amarelo e o juiz só não os expulsou, porque era muito fraco. E se isto estivesse acontecido? Com certeza hoje estaríamos amargando mais uma derrota em casa e mais um vexame. Muito se falou em time cascudo, mas o nosso time cascudo serviu somente para tomar cartões, e impor uma falsa liderança. Porque quando precisamos deles nos momentos de instabilidade, eles falharam. Aliás falsa não, uma liderança maléfica, já que mandaram e desmandaram no clube; escalaram jogadores, defenderam seus parças e queimaram técnico e jogadores da base. O pior é que alguns destes pseudo líderes infelizmente continuaram no elenco, contaminando e disseminando seus venenos.

  20. Bom dia MASSA! Bom dia Eduardo! Olha, eu torço pro Galo até em campeonato de fofoca de sogra, mas se o Gansinho vencer será bem merecido. Seria muito importante para o futebol da capital do Ibiá e premiaria um grande trabalho de base. Para o Galinho nem tanto. Esse ano deu até um nó na memória de tanto que ganhamos em cima das maricotas. Quanto ao profissional, não gosto muito de números, mas eles não mentem. Rendimento de grande estamos tendo com o Oswaldo e mesmo que não passe aquela confiança, acho que tem tirado leite de pedra. Já vimos esse elenco escalado em diferentes esquemas e nada. Falando em jogador vindo do Bahia, perdemos boa chance de compor uma vinda do Zé Rafael por ocasião da venda do zagueiro Tiago. Mas, a diretoria deve saber o que faz… Sabe não!!! Vai Galooooo! ?

  21. bom dia Eduardo e massa.na décadas de 90 o galo foi jogar em Ipatinga time da minha cidade,meu coraçao foi mais forte e torci para o galo rsrs,voltando ao galo,se o roger machado fosse treinador do galo ate hoje o galo estaria colado junto com atlético go,avai,vitoria,na minha opinião,mais não so o roger machado teve culpa,culpa de quem contratou o estagiario presidente que nos colocou nesta vergonha e vexame de 2017,alias não so o roger machado,tambem o aprendiz micale,triste 2017,que conseguimos mais 3 pontos e que o ano acabe rápido,reage galo,vai galooooooooooooo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *