Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Remédio para ressaca

No caso de uma bebedeira, se ainda me lembro bem, eram engov e epocler. Embora tenha me tornado abstêmio do álcool, me lembro que o primeiro deveria ser ingerido antes e o segundo era pós consumo exagerado de bebida. E a nós, Atleticanos, a indicação é que sejam três medicamentos. Antes, durante e depois. Ontem a reação dos amiGalos era de estarrecer. Doer o coração.

Só tem um remédio capaz de curar essa ressaca. Vencer! No Brasileirão, sequer empates nas próximas partidas seria aceitável. Santos, que voltou da série B e até o momento apenas um pontinho conquistado. Depois o atual campeão do BR, Botafogo, que nos tirou o título da Libertadores e desmanchou seu time pós conquistas de 2024. Depois desses dois compromissos pelo BR, serão cinco jogos seguidos fora de Belo Horizonte.

Isso mesmo, cinco partidas longe do Atleticano e necessitando resultado em todas elas. Duas pela Sul-americana. Caracas (23/abr) e Iquique (08/mai). Entre esses compromissos o primeiro – ida – com o Maringá (30/abr, ainda a confirmar). E também dois pelo Brasileirão. Vamos pegar o Mirassol (26/abr) e Juventude (05/mai), ambos na casa dos adversários. É missão difícil, mas não impossível, desde que nossos jogadores – especialmente os atacantes – reaprendam o caminho do gol.

Vejo todos os jogos do Galo. O time é bem treinado, mas faltam peças que a gestão negou em atender ao Cuca. O elenco é curto e muito enxuto. As contusões, que já aproximam de dez, ainda contribui bastante para essa falta de opções ao treinador. Vamos ter de conviver com essa situação até a abertura da próxima janela, ainda em julho, para tentar equilibrar o plantel Atleticano. Tomara, oremos muito para isso, que não seja tarde demais para salvar o ano de 2025.

São três competições. No Brasileiro, com esse início terrível – dois pontos em nove possíveis (22%) – já percebo Torcedor preocupado com a parte de baixo da tabela. Rendimento pífio e longe do potencial do Galo ao longo da história. Distante absurdamente do que fora alardeado pelos atuais donos dessa saf Atleticana. Nessa hora sinto falta sim de alguém no Departamento de Futebol ao estilo Yustrick. Não para treinador, onde o Cuca tem meu respeito e aprovação, mas ali no dia a dia para dar uma bronca na rapaziada.

Nas outras duas competições, ambas Copas – do Brasil e Sul-americana (ano passado fomos finalistas da primeira e da Libertadores) -, o caminho ainda é longo. Se vamos pegar e até admitindo passar pelo Maringá, depois começam a chegar os peixes grandes. Por enquanto perdemos pontos para quem sequer é cantado aos títulos da CB e SA. Nessa segunda copa, pela qualidade do nosso grupo, é de se esperar a classificação direta com a primeira colocação em função da baixa qualidade dos demais concorrentes. Mas em se tratando desse Galo saf, tudo é possível, até ouvir que está dentro do planejamento. Ainda assim, avançando, vamos pegar times melhores ranqueados que todos esses enfrentados até o momento. Será que vou ter de tomar remédio antes, durante e depois. Eu quero é festejar e comemorar.

*imagens: UAI/EM

11 thoughts to “Remédio para ressaca”

  1. Boa tarde! Parece que a história de repete e o Galo não aprende, estamos chegando exatamente à situação que nos minou o ano passado, um monte de desfalques (agora foi o Patrick), e elenco curto para suprir as necessidades. Cuca já puxou 2 ou 3 do sub 20 para o jogo de quarta, inclusive o camarada da mão bizarra no jogo de ontem.

    Salve-se quem puder!!!!

  2. A responsabilidade da SAF nesse momento é gigante pois está escancarado a necessidade de reforços pontuais, porém, da boca dos caciques, só sai sobre a falta de grana, aliás, o tal fodão (só que não) do CEO já foi a público dizer que o clube precisa vender jogadores.

    Como assim caramba??? Esse cara não dá conta de cuidar nem do gramado, da acústica, das catracas/segurança e vai para a mídia dizer sobre vender???

    Como vão vender jogadores se o time não têm nem reservas qualificados o suficiente para repor os titulares numa necessidade???

    Não foram os torcedores comuns que prometeram uma potência de clube e 4 HULK´s por ano, então, que se faça mais para o bem do clube… um ponto muito positivo foi que contrataram um ótimo treinador mas que já tinha alertado da necessidde de mais peças antes do brasileirão começar e com esse elenco curto e enxuto, vamos apenas participar e isso está muito na cara de todos… Cuca sabe montar e treinar times como poucos no Brasil mas fazer milagres não creio.

    O nosso CAM precisa de mais jogadores qualificados no elenco para disputar os torneios e não só participar.

    Com a palavra o Sr. Menin e não o tal CEO bocudo.

    1. Amigalo Hendel

      Gostaria que alguém me explicasse porque este CEO boca aberta ainda aparece para dar explicações já que não entende de nada. O clube hoje tem uma pessoa responsável pelas entradas e saídas de jogadores e o nome dele é Paulo Brats, que inclusive vem fazendo um bom papel.

  3. Eu sou um dos que prefere ganhar o mineiro do que perder, mas é inegável que para aqueles que comandam o galo, ganhar o mineiro serve e é utilizado como escudo. Utilizam o mineiro de forma a tentar enganar o torcedor que sabe das falhas e carencias do time. Ao contrario do comentario acima que prevê a saída do cuca até julho, caso aconteça será mais um na enormidade de erros que o galo comete todos os anos, o galo é um time que nunca aprende, não assimila, não desenvolve, um time estacionado. Semana passada a imprensa fazia a festa com atraso de salarios, este não pagamento ao cuiaba pela compra do deiverson que até foi vendido, sendo ou não sendo saf o galo continua o mesmo, a mesma mentalidade. Tô vendo voces falarem de sulamericana, como se fosse fácil, daqui a pouco a competiçao vai afunilar, e com o atual futebol praticado pelo galo a chance é zero. Porem a culpa não é do cuca, e sim de quem entra em campo e não se apresenta, não corresponde, das decisoes erradas tomadas por Hulk que perde muitas bolas, por Rony que corre muito, mas se correria ganhasse jogo podiamos montar um time de maratonistas. Arana não joga nada faz tempo, Cuello tem andado apagadissimo mal toca na bola, Junior alonso não está bem, sem falar no tal de scarpa que pra mim até hoje não chegou ao galo. Tô citando aqueles que precisam ser decisivos em todos os jogos seja contra fracos ou fortes. Teve um aí que falou em 4 ou 5 jogadores no meio do ano, você acredita em papai noel, fada do dente e coelhinho da pascoa né filho. Enquanto for esta saf, segura na mão de Deus (só que Deus não mexe com futebol viu).

  4. Salve Massa e Guru

    Na contramão da maioria eu ainda estou confiante e me apego a performance do time e a capacidade de nosso técnico.
    Mas ao mesmo tempo que continuo confiante, vendo o último jogo, algo me chamou a atenção: sem o reforço do cabeça de área pretendido pelo Cuca e a contusão de Alan Franco, ficamos órfãos de um jogador de proteção da área, pois mesmo Rubens não tem este cacoete. E nem vou falar de Gabriel Menino e Fausto vera, que na realidade são 8.
    E a preocupação aumenta a partir das bolas perdidas bisonhamente por Hulk e seus companheiros de ataque, proporcionando contra ataques dos adversários. Se foi assim contra o Vitória, imagina contra equipes mais qualificadas?
    Aliás, Hulk a quem eu considero o maior ídolo do clube junto com o rei, precisa repensar suas atuações e de que ele não pode perder bolas como vêm ocorrendo, expondo o time de maneira até irresponsável.
    É ídolo sim, mas isto não o isenta de críticas se as merecer.
    Enfim, vamos com o que temos, esperando que já na reabertura da janela esta SAF e o seu CIGA, já tenham mapeado e contratado jogadores, para as carências gritantes do elenco. E olha que não são poucas.
    O torcedor está a espera de pelo menos 4 a 5 jogadores.
    Será que virão? Será que a SAF esta pensando neste número? Será que temos cacife pra trazer tanta gente?
    Muitas perguntas e poucas respostas. Assim caminha o Galo!

    1. Caro,com vossa devida permissão! Concordo com vc em relação ao ” péssimo sub 20″,e digo q dali se tirar 3 é muito! Mas ,no entanto, porém; o bom observador viu q houve uma falta no lance anterior, e o assoprador _ruim iguais á todos os outros,o q mostra q o nível da arbitragem brasileira está no patamar das recentes matérias relacionadas aos bastidores q tem pintado nas mídias confiáveis (confiáveis hj em dia em TODOS os níveis é difícil, frise-se.) sobre os bastidores da cbf _ ignorou um apito q veio da arquibancada e isto em estádio vazio,mesmo não tendo boa índole e fácil demais de confundir,e foi o q aconteceu. Base Alvinegra está passando por uma grande reformulação o sr. sabia?! Tem acompanhado as categorias menores,saberia me dizer quem/quais foi/foram os destaques do GALINHO no sub13,14,15,17 na Alcans Cup, Copa Brasileirinho, etc… disputadas nesse início de ano?! Sabia q em todas essas competições tem olheiros de toda parte do mundo e um garoto de 15 anos _ Gabriel Veneno_ chamou a atenção do Arsenal-Ing e ao q parece vem proposta por ele agora no meio do ano. Este provavelmente será mais um caso igual ao Savinho, não serve p aqui,vai ser vendido pelo preço de um caldo de cana e 2 pastéis e vai jogar muita bola e não será no GALO. E tem muito mais moleques bons de bola nestas categorias menores. Enquanto isso a roda gigante Alvinegra segue seu eterno fluxo, para blindar os bilionários começa a campanha “vamos queimar o técnico e os jogadores. Modus operand mais batido q laje de construtora de uns aí. P fechar: viste o “melhor elenco da história do GALO,segundo um entendido de nada,q vai ao Urbano Caldeira enfrentar as sardinhas praianas? Pois é!
      Em tempo: Estes moleques do sub 20 deveriam estudar mais ,o GALO agradece,se é q me entendes…
      Saudações Atleticanas,prezado e perdão pela sinceridade.
      Created by the poor stolen by the rich… Vai um “debêntures”de leve aí?! Éhhhh…

  5. Bom dia xará e amigalos. Próximo adversário do GALO: Santos em baixa, sem treinador e com Neymar apagado tentando provar que não é ex-jogador em atividade. E onde o Santos está na tabela? Z4 e precisando se reerguer. Isso tudo quer dizer alguma coisa em se tratando de GALO???? Eu já vi esse filme heim….

  6. Bom dia Ávila. Bom dia a todos. O Angelo sempre nos alertou que Campeonato Mineiro não permite uma avaliação correta da capacidade do time. Ficamos iludidos com Gabriel Menino, Natanael, Cuello, que foram bem contra times semiadores. No Brasileiro esses caras estão sucumbindo. O time é fraco. Se perder as duas próximas partidas, a missão será lutar para permanência na série A em 2026. OREMOS!

    1. Campeonato Mineiro (na realidade é Campeonato da Roça) não ilude ninguém. Isso é apenas uma retórica infantil de pseudo entendedores para inflar um discurso que visa apenas dar razão a quem o profere, ou seja, eles mesmos (Isso, sim, é uma carraspana!!!! Tomou?). Mas uma coisa é fato: Enquanto o Campeonato da Roça existir eu prefiro ganha-lo do que perdê-lo. Pela situação econômica dita aos quatro ventos pelos proprietários da SAF, só vejo mais uma chance de título para o Atlético nesse ano: Copa Sulamericana. De resto, deveria haver um planejamento para não retornarmos à SÉRIE B do BRASILEIRÃO em 2026. E só!!!! Mais um detalhe: tempos atrás (logo ali, menos de 1 mês) o treinador era phodão que conhecia profundamente o Atlético, era desejado pela CBF para técnico da Seleção Brasileira, indicou vários reforços pontuais que qualificaram o elenco de 2024, etc, etc, etc,. Mas tive um gaiato que disse que “se desse errado” a culpa seria da SAF. Taí o discurso pronto, mas eu pensava que ele só seria sedimentado no final de 2025. Pra finalizar: Eu aposto (e gostaria de perder) que o treinador não passa de julho. E o discurso para a fuga também já está prontinho e contará com o apoio de vários adivinhos (aqueles que dizem que “ja sabiam que isso ia acontecer”).

      1. Oh Teobaldo você foi cruel com o Ernest Soares useiro e vezeiro em utilizar de retórica infantil para dar razão as narrativas que profere. Que carraspana. Tomou Ernest Soares!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra mais sobre Canto do Galo

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading