Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Reencontro com o desconfiado Torcedor

Diferente de todo reinício de temporada, alguns poucos Atleticanos irão hoje ao Mineirão ver a primeira partida oficial do ano com a presença da Massa. Motivos não faltam para essa atmosfera. Os frustrantes resultados nas decisões das Copas Libertadores e do Brasil, a péssima colocação no Brasileiro e o risco até de rebaixamento, disputar jogos valendo pontos e classificação com sub20 num tremendo desdém com o campeonato mineiro e com a própria Torcida.

Nesse último caso, ocasionando um decepcionante empate com o Aimoré de Ubá, numa partida que o destaque do nosso time foi o goleiro. Precisa dizer mais? Acho desnecessário! Ainda assim, creio que algo entre 12 e 15 mil Torcedores estarão presentes no imponente Mineirão. Confronto que poderia ser no Horto, onde imagino pudesse ter um público até melhor. Afinal quarta-feira, 19h, na Pampulha, é complicado para o torcedor encontrar uma logística favorável. Enquanto isso, a Arena do Galo segue trocando o gramado.

Hoje, com todo respeito aos mineiros de Governador Valadares – que torcem pelo seu Democrata – a vitória é o único resultado aceitável. E mais com placar longe de apertado e magro. O time do Vale do Rio Doce estreou na competição derrotado em casa para o Vila Nova. O mesmo leão do Bonfim que esses meninos do Galo venceu semana passada em jogo treino. Futebol não tem lógica, mas não podemos esperar e aceitar nada diferente de um bom e convincente resultado.

Além do empate na primeira rodada, nossos concorrentes da chave A, superam – situação de momento – ao Galo. Betim venceu e Uberlândia, que também empatou, estão na nossa frente pelos critérios pontos e o outro número de gols marcados. Agora é correr atrás do prejuízo inicial, até porque no próximo final de semana – ainda usando o sub20 – saímos de novo para a cidade de Pouso Alegre e vamos enfrentar o adversário do mesmo nome. Eita tabelinha, depois nos cinco jogos restantes, enfim usar os titulares. E serão dois clássicos nessas partidas.

Quero crer que o treinador Dalla Déa irá utilizar os mesmos jogadores da última partida, com os reforços do Gabriel Delfim (goleirão), Paulo Vitor e Robert (queimando as últimas cartadas em busca de espaço). Dois dos garotos já estão compondo o elenco principal, Vitinho e Luiz Felipe, enquanto os demais buscam cavar lugar entre os profissionais. A hora é agora de mostrar seu valor. Mais que a comissão técnica, que está na excursão aos Estados Unidos, o Torcedor sábio saberá avaliar quem merece oportunidade para vestir o manto sagrado.

Vencendo e dependendo dos demais resultados, podemos dar um salto na pontuação, deixando a provisória e decepcionante sétima colocação – compartilhada com o Aimorés – e até assumir a liderança do grupo entrando no G4 classificatório. E isso seria o mínimo em reconhecimento aos abnegados Atleticanos que irão até a Pampulha matar as saudades de ver o Galo Forte e Vingador.

*fotos: Daniela Veiga/Atlético

13 thoughts to “Reencontro com o desconfiado Torcedor”

  1. Boa Tarde.

    Falar em desacreditar o campeonato mineiro é brincadeira quando a própria FMF o faz com maestria.
    Parar ao campeão valor que não chega a 50% do pago no Paulista as equipes que subiram no ano anterior e de matar.
    O Santos rebaixado em 2024 recebeu no Paulista a bagatela de 25 milhões pelo vice campeonato, quando o Palmeiras 40 milhões.
    Eu acho que campeonato mineiro hoje e sempre só vale pela gozação em cima do rival perdedor, mais nada.
    Nem como preparação para o Brasileiro serve, as vezes outra utilidade é para se livrar de treinador ruim.
    Só não quero perder, prefiro tirar onda como campeão do que tirarem comigo.
    Quanto ao sub 20 hoje, estão vestindo e representando o clube e o manto, então não vou comentar sobre o desempenho de ninguém no jogo anterior até porque aquilo mais me pareceu tortura do que jogo.
    De bom foi o torcedor ficar tranquilo com o empréstimo do Mateus Mendes por estarmos muito bem representados com o Gabriel Delfim.
    Espero ver gol do Galo em 2025 hoje, que seja muitos e de vários artilheiros diferentes.
    Gostei também do Lucas Louback e fiquei encabulado com o Vítor Gabriel que é considerado terceiro lateral direito do profissional ficar no banco e nem entrar, seria ele um peixão que está tirando espaço do Kaique que foi titular os 90 minutos.

  2. Bom dia xará e amigalos. Ganhar ou não ganhar hoje não altera em absolutamente nada. Volto a repetir. Nas finais desse falido campeonato mineiro teremos como “novidade” GALO, MEQUINHA. CSA-MG e mais um do interior que deve ser esse Atletic. Na “grande” finalíssima teremos dois times da capital decidindo com 99% de chances de ser GALO X CSA-MG. Precisa ser tarólogo para ver isso nas cartas???????

  3. Saudações Alvinegras!!!

    Sobre a postagem do AmiGalo BARROS relativamente à situação de torcedores mineiros que torcem para times do eixo, estimo alguns fatores para tanto…

    Resido em Uberaba e por aqui a maioria torce para times do Rio e SP…

    Numa pesquisa feita deu que a maior parte torce para o FLA, COR, SP, PAL, VAS, CRU e CAM, nessa ordem…

    Bom enfatizar que o uberabense e os moradores da região têm pouco sentimento de mineiridade. Na verdade se consideram aqui “triangulinos” e até já houve no passado um movimento independentista mais forte para criação do Estado do Triângulo. Em 2008, em passado mais recente, essa questão reacendeu, não foi pra frente, mas pode ressuscitar com força…

    Em passado mais distante, no Brasil Brasil Império, o Triângulo Mineiro já pertenceu aos Estados de SP e Goiás…

    E terá sido por causa da intervenção da mítica Dona Beja, de Araxá, a terra do Ávila, que o Triângulo foi definitivamente incorporado a Minas…

    E voltando à Torcida do Atlético em Uberaba e no Triângulo cabe reconhecer que é pequena, tal qual a Torcida do Cruzeiro que também caberá naquela Kombi do América…

    Agora veja como a banda toca pelos lados de cá: o Globoesporte que passa aqui diariamente, em Uberaba na TV, é o do Rio de Janeiro, desde sempre…

    Esse efeito da grande mídia acaba favorecendo demais os clubes do eixo que diante de uma exposição muito maior faz com que o apego da criançada para os times de Rio e SP artificial e milagrosamente aconteça…

    Vejo até uma certa espanholização da meninada por aqui. Pelas ruas o que mais se vê são crianças com camisas de Real Madrid e Barcelona…

    Estimo até que se nova pesquisa for feita por aqui, no público infanto-juvenil, haverá mais torcedores de Barcelona e Real Madrid que de Atlético e de Cruzeiro…

    Em suma, o sentimento de mineiridade, de atleticanidade e de cruzeirice pelos lados de cá, em todo o Triângulo Mineiro, é a cada dia menor…

    Fato!!!

    1. Uma pena, meu caro, uma pena! Algo semelhante ocorre na região do Campos das Vertentes, Juiz de Fora, São João Del Rei e em outros estados tbm. As empresas de comunicação, que dependem de concessões públicas para terem acesso ao seus canais, massacram as populações com informações relativas aos times de outros estados (isso ocorre desde priscas eras, nos tempos do rádio) e por isso existem hj as chamadas “torcidas nacionais “. Tudo isso influencia o número de torcedores e portanto a capacidade de arrecadação de cada clube. Lamento muito e prefiro mil vezes um mineiro torcedor do cruzeiro do que do framengo. SAN

  4. Se assim foi planejado pelos poderosos, então, vamos dar crédito e voto de confiança para essa garotada que veste nossa camisa logo mais.

    Eu vejo com bons olhos testar esses jovens apesar de achar muito arriscado um time inteiro SUB 20/21, mas, como não temos escolha, vamos acreditar em uma vitória.

  5. Voltando

    Permita-me novo comentário Guru, mas não dá pra passar batido.
    Todos sabemos como são os jogadores de futebol em geral.
    Com raras exceções, quando saem do clube, normalmente saem pela porta dos fundos, por suas atitudes e pelo que parece alguns que saíram, recentemente se enquadram nesta situação.
    Mas muito estranho que ultimamente no Galo, com esta administração SAF e a saída de Rodrigo Caetano, esta porta dos fundos, tem sido frequentemente usada por vários jogadores que tem deixado o clube.
    Por mais que eles tenham dado razão para as saídas polêmicas aos olhos deles, fato é que as declarações destes últimos jogadores, tem colocado em cheque o relacionamento do elenco com a diretoria e principalmente a falta de postura da diretoria nas tratativas com os jogadores.
    Não me estranha, pois na era menino luxento, tem se reclamado muito da falta de comunicação e o que menos tem sido usado é bom senso. A torcida mesmo é exemplo vivo de como estes caras tem tratado pessoas no clube. Quer seja, jogador, imprensa ou torcedor.
    Talvez esta postura e a fama de mal relacionamento, têm contribuído pros diversos NÃOS que o clube vem tomando para trazer reforços e até executivos (CEO)
    Afinal, quem quer vir trabalhar em um lugar que não se pode confiar e que tem um histórico de falta de transparência, prometer e não cumprir ?

  6. Salve Massa e Guru

    Jogo de estreia as 11:00 da manhã em um sol de 40 graus, hoje joga na Pampulha às 19:00hs. Até onde a FMF e esta TV maldita vai para atazanar a vida do torcedor atleticano?
    Indiferente a estas bizarrices, a molecada hoje tem a segunda oportunidade de mostrar serviço e agora sem a desculpa da estreia.
    Ao contrário do nobre escriba penso ser uma boa a utilização do sub 20, até porque a possibilidade não ser o primeiro da chave ou o quarto na classificação geral só se for um aborto da natureza.
    Mas as atenções da garotada estarão para mim voltadas a dois jogadores: Robert Santos e paulo Victor.
    O primeiro pela gritaria da torcida por não ter tido chances com Milito, mesmo o time nem tendo jogador pro banco.
    O segundo pelas péssimas partidas em que entrou, aliás eu o acho um draga.
    Ambos se não mostrarem serviço hoje, podem se juntar à turma de Vargas e cia e caçar seus rumos.

  7. Atletico terá dia de folga hoje, nos Estados UNidos , a manchete. Folga hoje, nevasca amanhã. Eis o planejamento pra temporada. Folga aos folgados , que pra não perderem tempo ,
    irão às compras. Enquanto isto , contratações , nada. Blablabla, conversa daqui e dali, observação , monitoramento , abriu não abriu conversas,blablabla, mimimimi,etc e tal. E nada de chegar jogador , a não ser cuello e junior santos. Precisamos de contratações pra mudar radicalmente , a cara deste time , indolente e preguiçoso, pipoqueiro e burocratico. Só Hulk não resolve. Precisamos de meio campo que saiba jogar bola , precisamos de jogador no lugar de bernard, fausto vera e caterva. Veremos hoje se o sub nada resolva jogar contra o poderoso democrata , enquanto os “titulares”se preparam pra enfrentar o não menos poderoso orlando sabado.

  8. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    O atleticano, realmente, precisa ser estudado! Todo começo de ano, pedimos que o time sub-20 represente o galo no “rural”. De repente, somos críticos da decisão de usar os garotos no estadual, única oportunidade que têm os garotos de mostrarem se têm bala no cartucho. Com certeza, se não fosse pela busca do hexa, não estaríamos preocupados. Calma rapaziada! Foi apenas o primeiro jogo dos garotos. Vamos dar créditos e vamos apoiar, pois no meu modo de ver, que não quer dizer nada como bem diz o mestre Teobaldo, a base é a única esperança de que surjam jogadores capazes de proporcionar din-din ao galo. Já está definido, há muito, que o rural seria disputado pelos meninos e cabe a nós, apoia-los. Portanto, vamos ter paciência! Vamos apoiar e vamos acreditar!
    Hoje e sempre, galo!!!

  9. Bom dia Avila. Bom dia a todos.

    A contratação desse Robert Santos é muito, mas muito estranha. Será que não tem gato nesse telhado? Gostaria sinceramente de saber como foi partilhado os valores pagos por esse jogador. “Só sei que nada sei, mas desconfio de muita coisa…”, diria o icônico Padre Torga.

  10. Bom dia, Atleticanos. O jogo de hj é mais uma oportunidade pra garotada mostrar ou não, condições de jogar no Atlético. Gosto do futebol do Vitinho, meia e do lateral esquerdo Julio Cesar. David Kauã, meia canhoto tbm é bom de bola. A zaga pode esquecer, péssima! Qto ao respeito pelos mineiros de Valadares que torcerão pelo Democrata, estendo esse respeito a todos os mineiros que torcem para os seus times, sejam os da capital ou do interior. Pra mim, futebolisticamente falando, nada mais ridículo, provinciano e bobo do que mineiro torcendo pra time de outro estado. Simplesmente ridículo! Vergonha alheia! SAN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra mais sobre Canto do Galo

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading