Desde sexta-feira, pós confirmação e anúncio do nome do Felipão para o comando técnico do Galo, o burburinho não para nas redes sociais e resenhas de bares e cafeterias. Naquela noite do primeiro dia, comigo, ocorreram situações hilárias e similares. Alguns Atleticanos chegavam até a minha presença e, sem delongas e perguntas longas, resumiam: “Eduardo, a pergunta que não quer calar”. Simplesmente diziam essa frase.
A todos respondia que estou otimista e esperançoso. Mesmo não sendo a solução que imaginava, tampouco desejava, vejo alguns aspectos positivos. É líder, amigo, tem comando de vestiário, brasileiro nato – chega dessa fase de gringos, foram quatro e três deles argentinos sem resultados efetivos -, campeoníssimo por onde passou e tem até título mundial. Reconhecido no Brasil e em solo europeu.
Estou com boa e grande expectativa. Afirmo, a atmosfera na Cidade do Galo (Belo Horizonte) já é outra, Otimismo puro! Só com o anúncio do nome do treinador, o Galo ganhou páginas e espaço na imprensa do Brasil e do mundo. O mercado do futebol ficou agitado e, aqueles sempre contrários, até assanharam em direção oposta. Caíram no vazio. Além da possível permanência de Allan, voltaram a treinar com o próprio volante o meio campista Pedrinho e o atacante Kardec. Efeito Felipão?
Ainda na sexta, foi perceptível, entre amiGalos que resistiam ao nome do novo treinador, revendo suas opiniões e colocando fé em mudança de rumos do time em campo. Felipão impõe respeito. Ah! Mas é grosseiro em entrevistas. Tem a história do sete a um. Convenhamos, qual entre nós – em alguma situação de nossas vidas – não sofremos um revés igual ou até maior que esse placar? E outra, tem momentos que a situação exige que responda com energia sim, afinal tem interlocutor (vale para entrevistador e curioso) que interpelam de maneira hostil.
Se antes da confirmação, pelos boatos, sentia maior número de resistência, afirmo que o quadro virou completamente. Ainda existem quem não se conforme, mas a maioria das pessoas com as quais mantive contato, estão confiando no trabalho do penta campeão mundial com o time da cbf. Entre aqueles que ainda resistem, dividiria em três subgrupos distintos e perceptíveis.
Existem aqueles, que pelas suas convicções – todos temos e com pleno direito – não acreditam no trabalho dele e até o julgam ultrapassado. Outros, facilmente identificados, que sempre apostam no caos. E, via de regra, ficam na espreita pra soltar o famoso “eu avisei” ou “eu já sabia”. Embora não concorde, respeito, isso é uma opção de vida. E o último subgrupo. Esses, não pretendo confrontar ou condenar, mas a motivação não é outra que não a política interna do clube. Lamentável!
São os mesmos. Sem alongar, propagam informações distorcidas – leia fake News – com a clara intenção em tumultuar o ambiente que já é delicado. Recebi cada coisa. Salário do Felipão e multa com valores exorbitantes. Pra se der uma ideia uma rescisão com três dígitos. Mentira! Tem até gente, que tristeza, se prestando ao papel de afirmar que a distrato com o ex-treinador Chacho beirou 20 milhões de reais. Pergunto, qual a verdadeira motivação de quem faz isso. Respondo. Causar discórdia e transtorno. Repito, tumultuar!
Eu sou Atleticano e não pertenço a grupo político interno no Galo. Se o presidente é o Zé, João ou Bastião, o meu time é o Galão. Ponto! Entre os presidentes da história do Galo que tive algum acesso, destacaria o Nelson Campos, Minhoca e Ziza. Com os dois Kalil, nunca estive na sala da presidência, o mesmo com o Sette (depois até votei nele), Daniel – me lembro – uma única vez e o atual algo em torno de três ocasiões.
Fui conselheiro e depois retirado desse colegiado quando Paulo Cury foi presidente. Certa ocasião, o saudoso Tite (Cecivaldo Bentes) que junto a Toninho Abdala formaram a melhor dupla de diretores de futebol (não remunerados) da nossa história me convidou a retornar, mas não seguimos o assunto. Ele presidia o Conselho. Eventualmente me bate essa intenção, mas posso fazer melhor daqui de fora.
Dito isso, pelas minhas convicções, as melhores gestões do Galo são aquelas que ganharam títulos. Então são eles o Nelson, primeiro Campeão Brasileiro; Alexandre, Libertadores e Copa do Brasil; Sergio Coelho, Brasileiro e Copa do Brasil. Reconheço a boa gestão do Elias, que não ganhou títulos relevantes, mas montou uma grande equipe. Foi parado não pelas defesas adversárias, mas por Aragão, Wright, Rosa Martins e outros que ainda tem iguais no futebol brasileiro. É bem verdade, todos sabem, que vacilou naquela partida de Goiânia, quando foi iludido pela cbf e Márcio Braga com a arbitragem decisiva e tendenciosa do Zé Roberto.
Enfim, minha Atleticanidade, diferente de algumas que li e ouvi, não me sugere cancelar Galo Na Veia, abdicar das cadeiras cativas do Estádio do Galo, deixar de ir aos jogos. Aqui é e sempre será Galo, ainda que ele não corresponda com aquilo que quero e desejo. Convenhamos, sou por demais chato e exigente. Quero ganhar todas as partidas e campeonatos que disputar. Sigamos!
*fotos: 1 e 3)UAI/EM; 2) Divulgação/Atlético
Estou lendo os comentários. Misericórdia, só ladainhas! Essa velharada precisa dar um jeito de ir namorar… Jogar um dominó, arrumar algo para fazer.
Ao escritor do texto, parabéns!
Namorar… estou velho demais pra essas extravagância! Oxalá você também consiga chegar lá! Abraços!
Sr. Ávila, na minha humilde opinião a discussão nesse momento deveria ser outra. Na verdade o Felipão chegando ao clube nesse momento, nesse mês de junho, é o resultado, o produto final de toda uma cadeia de desorganização, de falta de planejamento e de falta de diretores com competência para estar a frente de um clube de futebol. O Menin que manda no clube é empresário do ramo de construção civil, negócio dele é construir prédio, casa, estádio de futebol, isso ele faz muito bem, até fez um estádio para o clube, mas deixa espetada uma dívida astronômica na Arena MRV e no clube. Ainda vamos ouvir falar muito dessa dívida de quase meio bilhão da nova Arena. O Diretor Rodrigo Caetano “era” o cara para ter competência para contratar um bom técnico, sua comissão e o elenco. Isso ele falhou bisonhamente! O tal do Coudet fez a mesma coisa com ele no Inter e mesmo assim trouxe o xiliquento e olha o prejuízo financeiro e esportivo que causou? Muitos erros na contratação de jogadores, erros em vendas, categrias de base não aproveita ninguém, então é so prejuízo. Agora o Felipão é a “nova aposta”, um técnico que vem apagar incêndio e blindar a incompetente diretoria! É uma completa desorganização, processos de tentativa e erro, só agregam ao clube prejuízos financeiros e esportivos. Não enxergo um rumo do clube, o barco vai navegando ao sabor do vento e os comandantes não sabem onde querem chegar! Esses que deveriam ser demitidos!
Com todo respeito, mas quanta bobagem!
1- fomos campeões brasileiros com um técnico que chegou no meio da temporada (Cuca 2021).
2- Rodrigo Caetano é o diretor que foi campeão brasileiro com o Galo em 2021. E também já foi com outros clubes. O cara não tem direito de errar? Precisa acertar 100% das vezes?
3- Qual o problema do Menin ser do ramo da construção? Nem cargo ele tem na diretoria do Atlético, e deve acompanhar o time provavelmente a mais tempo que eu e voce juntos. E o quanto de dinheiro que ele e o Ricardo Guimarães já tiraram do próprio bolso para colocar no Galo… não fosse eles, teríamos quebrado muito antes do nosso rival.
Oras, se você acha que tem que dar um cheque em branco para todos eles continuarem dando prejuízo ao clube, tudo bem! Quer dizer que tem que conformar com os erros? Se o Rodrigo Caetano trabalhasse em qualquer empresa minimamente séria ele seria demitido. O Galo ao longo do tempo sempre teve gestões frouxas dentro e fora do campo e muitos normatizam e relativizam derrotas e fracassos! Bobo é quem acha que esporte de alto rendimento, clube de futebol profissional é aceitável essa completa desorganização e falta de planejamento, mas tem quem gosta da derrota e do fracasso!
PARA O MOMENTO , FELIPÃO FOI A MELHOR CONTRATAÇÃO QUE O GALO PODERIA TER FEITO………….
NESSA , A DIRETORIA ACERTOU EM CHEIO , FEZ O MELHOR………..
EU ACREDITO E VAMOS TORCER PARA DAR CERTO…..
QUEREMOS O BRASILEIRÃO E A LIBERTADORES.
NOBRE BLOGUEIRO , SE FOR SEGUIR SEU RACIOCÍNIO QUE DIRETOR BOM FOI AQUELE QUE GANHOU TÍTULOS IMPORTANTES , TERÍAMOS QUE CONCORDAR QUE REINALDO , TONINHO CEREZO , LUIZINHO , NÃO FORAM GRANDES JOGADORES…………
PORTANTO , VOU DISCORDAR DA SUA OPINIÃO……….
Por isso me referia a diretoria, uma vez que esse time foi o que mais me encantou. Perdeu, como dito, nos bastidores e corredores da cbf. Reinaldo foi o maior de todos que vestiram a camisa do Galo.
A contratação do FELIPÃO nesse momento é bem vinda se formos levar em consideração toda sua vivência no futebol… é um cara multi campeão e apesar do 7 x 1, têm qualificação de sobra pra mostrar serviço mesmo com a idade avançada… é apoiar, torcer e acreditar que vai dar certo… seja bem vindo FELIPÃO!!!
Acho a contratação do Felipão acertada, vencedor por onde passou.O que me preocupa muito como Atleticano, são as notícias e mais notícias de dívidas, Não pagou comissão de empresários de vários jogadores,São Paulo entrando na justiça para receber pagamento da venda de Patrick.Me preocupa o Galo vender patrimônio (o shopping)e continuar todo dia chegando novas cobranças,a tal da saf falavam que até março estava vendida, estamos no final de junho e nada,se o negócio é tão bom pq os 4 R’s não compram? Elenco caro,pagar 800 mil Vargas,400 mil Rever, Patrick 600, Edenilson 800, Pedrinho 800,Kardec 400,só aqui temos quase 4 milhões de salários em jogadores sem retorno técnico(Rever tem uma história maravilhosa no clube e fato,mas nesse último ano de contrato deveriam trazer o salário para realidade do clube) infelizmente gastam sem um pingo de coerência o dinheiro do clube.
PELO VISTO TEM MUITA GENTE ACHANDO QUE ESSA SAF SERÁ A SALVAÇÃO DO GALO………..
A VENDA DO SHOPPING TAMBÉM SERIA A SALVAÇÃO E A SOLUÇÃO DE TODOS OS PROBLEMAS DO ATLÉTICO…………
QUANDO ISSO FOI PROMETIDO , EU DISSE AQUI MESMO NESSE BLOG ::……..
“”VÃO VENDER O SHOPPING , O DINHEIRO VAI SUMIR E A DÍVIDA VAI TRIPLICAR””””” ,
AGORA DIGO O MESMO , VÃO VENDER A SAF , A DÍVIDA NÃO SERÁ PAGA E AO CONTRÁRIO VAI DOBRAR DE TAMANHO.
PODEM ANOTAR AÍ…..
VAMOS FICAR SEM PATRIMÔNIO E ENDIVIDADOS.
Já deixei consignado aqui, desde o primeiro momento, que sou plenamente a favor da contratação do Felipão, ao contrário das últimas anteriores, pra mim verdadeiros desastres. Vejam que, contraditoriamente, o pessoal que manda no time lá do Paraná, chama o Felipão de traíra e ao mesmo tempo fazem pouco caso dele como técnico… Ora, se clamam porque teria sido traíra, então qual a razão de falarem mal dele? Óbvio que gostariam que ele ficasse lá, pelo que fez e vinha fazendo. Então, massa atleticana, é confiar, sem deixar de rezar. EU ACREDITO!
Tomamos de 6×1 e potencializamos um 7×1… evoluímos, não há dúvida! Mas um fato, para mim, ficou latente: a total falta de confiança nos “treinadores da nova geração” que obrigou o Atlético a apostar no passado e adiar o futuro…. Enfim, vamos que vamos!
Esqueceu de mencionar que o cara que estava no comando do 6 a 1 ganhou tudo depois ou se quiser, três Mineiros, um Brasileiro, uma Libertadores e uma Copa do Brasil! O do 7 a 1 tb ganhou um Brasileiro depois e é o atual vice-campeão da Libertadores. Interessante….
Bom dia!
Dorival Jr, no auge de sua carreira passou por aqui e não foi bem. Quando, num passado recente, cogitaram seu nome eu repudiei. Pra mim tinha acabado. Porém, fez um excelente trabalho no mulambo e está fazendo um bom trabalho nos bambis. Felipão não está vindo pro Galo no auge de sua carreira. Pra muitos já está acabado. Só que em se tratando de Galo, é aí que aposto minhas fichas. Vide a chegada do Bruxo. Ninguém queria, mas quando foi filmado na Cidade do Galo, foi aquele alvoroço no mundo inteiro. E o Galo fez o cara renascer. Que a história diga, “Felipão deu a volta por cima comandando o time do Galo”.
Felipão é brasileiro, conhece o elenco do Galo, conhece o calendário brasileiro, conhece os adversários, é respeitado pelos adversários e pela arbitragem, e o principal é ótimo de vestiário, os caras compram idéia dele e jogam por ele, acho que agora é tudo que precisamos, o Galo fez ótima escolha.
Dissipada a surpresa , atordoamento e rejeição iniciais o cenário e momento é de quase unanimidade. Felipão vai para o trono. Até aqui no canto do Galo onde o sarrafo de cobranças e imediatismo é lá nas alturas predomina o voto de confiança. Não sabemos se virão títulos com o estilo conservador e de contenção , mas a firmeza , a queda de braço e porque não a marra engrossarão o concreto do pavilhão atleticano. Felipão peleia!
Bom dia! “O tempo é o senhor da verdade.” Eu acredito no trabalho de “Felipão.”
Caro amigo temporão, ontem no título de vossa letra aqui no Canto,questionava-se: “Felipão é solução?”
> Tendo em vista q o Luiz Felipe virá á Cidade do GALO sem aquele “montão” de faz não sei o quê o qual chamam de integrantes da comissão técnica _ pofexô tinha quase 15 e um juiz aposentado,frise-se_ trazendo á tira colo apenas o preparador de goleiros,Carlos Pracidelli_ex palmeiras, chelsea,etc_ uma econômica interessante p o CAM em termos financeiros. Com a saída do Rogério Maia e do Chacho temos dois jovens promissores á frente de dois setores importantes de um time de futebol. Treinador de goleiros q hj é o jovem, porém competente, Danillo Minutti e o treinador de CAMpo Lucas Gonçalves,ambos com pouca bagagem. Preparação física n será problema,volta p as mãos do Cristiano Nunes q foi posto de lado com a chegada dos argentinos.Dito isso, penso q veremos Big Phil mais abrigado na Casamata Alvinegra e o jovem Lucas Gonçalves á beira do CAMpo no comando do time. É o q penso,se vai acontecer são outros 500…
Sigamos!
JOSÉ ALVES ,
“… até a torcida tinha complexo de inferioridade …”
“… qualquer um comentarista de futebol sabe e percebe que são títulos que dão grandeza a qualquer grande clube brasileiro …”
Quanto à primeira afirmação , estou nas arquibancadas desde 1959 e NUNCA tive sentimento algum em relação ao que você pensa .
No tocante à segunda , eu “… e ando” para o que esses caras falam ou deixam de falar .
Por último , mas não menos importante sobre nosso debate , o que tratamos aqui é de OPINIÃO sobre FUTEBOL , cada um tem a sua.
De minha parte , meu caro , OFENSA passa longe : JAMAIS avancei nas questões pessoais de ninguém , quer seja na moral , no caráter , nos valores éticos .
Tenha um bom domingo !
Bom dia massa e Guru
Vou repetir uma frase postada aqui ontem:
“O tamanho de um cara se mede pela repercussão de sua contratação”
Guido Jorge, (a quem admiro) cantou a letra ao responder o seguinte questionamento : o que faria um cara vitorioso, já aposentado, com grana nos seus 74 anos a aceitar um desafio de voltar a ser técnico?
Segundo Guido e eu concordo, a oportunidade de apagar aquele fatídico 7 x 1, aqui no lugar onde tudo aconteceu.
O Galo é um time conhecido por recuperar personagens desacreditados (quem não se lembra do Bruxo e Tardelli?)
Quem sabe, o raio não cai pela terceira vez no mesmo lugar?
Pelas primeiras palavras do novo técnico é melhor se prevenirem, porque o raio tá vindo aí com força total!
E só um pitaco meu Guru: o tal cancelar GNV é pura pirotecnia e vontade de aparecer.
SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!
O BARATA, ontem aqui no CANTO DO GALO, cognominou FELIPÃO como BIG PHILL, uma ótima lembrança. Confesso que até tinha me esquecido desse cognome em inglês para o FELIPÃO, apelido bem humorado que veio a calhar a época para tentar traduzir o nome do cara para os ingleses em 2008 quando ele dirigiu o CHELSEA.
Outra consideração instigante pelo BARATA foi a indagação que fez perguntando se alguém poderia lhe explicar “…o que seria um treinador com o PERFIL do ATLÉTICO?”…
O BARATA muito bem explicou que quando o TELÊ veio do Fluminense para o CAM, o jovem treinador não tinha o “TAL PERFIL” atleticano, eis que era ainda praticamente sem experiência nenhuma no cargo de treinador.
E concordo muito com o BARATA. Fosse hoje a gritaria e histeria na Torcida seria tanta que o TELÊ SANTANA, sendo anunciado como substituto de COUDET no GALO, seria simplesmente taxado como fora do perfil para assumir o CAM e certamente nem seria relacionado na lista dos treinadores pela Direção do Clube.
Sinal dos tempos…
E voltando ao FELIPÃO e encaixando a pergunta do BARATA: o BIG PHILL tem o perfil do GALO?
Não sei responder, mas estimo que se o FELIPÃO conquistar a Liberta 23 ou o BR 23, ou ambos, e até o Mundial de Clubes, a atleticanada e a mídia, até do eixo, vão dizer que sim, que FELIPÃO é a cara do GALO, um nasceu pro outro e blá-blá-blá…
Mas se os resultados não acontecerem e o time patinar e for mal, estimo que FELIPÃO, no final da temporada, será fritado na AIRFRYER, a fritadeira da SEDE DE LOURDES, que não brinca em serviço e foi mandada para manutenção depois da fritada no COUDET…
E aí a atleticanada e a mídia irão cair naquelas conclusões, tipo o FELIPÃO tá velho, tá gagá, o 7 a 1 tá ultrapassado e dá-lhe patati patatá, trololó e nhenhenhém…
Uma coisa é certa: o futebol caminha em cima de resultados. E outra coisa: a decisão da Direção pra hoje foi a mais acertada para dar SOLUÇÃO AIRFRYER e pôr fim a QUESTÃO COUDET, gravíssima e nefasta sob todos os aspectos.
Agora, se o BARATA me perguntasse se eu acredito no FELIPÃO no ATLÉTICO, digo:
EU ACREDITO!!!
ERNEST ,
é sempre muito bom que , ao postar, alimentemos uma prosa , quer concordem ou discordem sobre o tema os que se dão ao trabalho de nos ler .
Essa interação nos motiva e nos acalenta , e nos ensina muito .
Sobre a vinda do BIG PHILL , corre nas redes uma postagem de um anônimo sobre a repercussão da chegada dele que traduz , FIELMENTE , o sentimento do ATLETICANO RAIZ .
Gostaria que todos aqui pudessem ter acesso .
O que eu ri dos áudios do cara não foi pouco .
Principalmente pelo fato de deixar no limbo TODA e QUALQUER manifestação dos tais ANALISTAS/COMENTARISTAS de futebol .
Vale demais procurar pelos áudios .
Maior revés da carreira do Felipão, sem dúvida foi ter treinado o cruzeiro na série B.
Tava na várzea. kkkk
Apoiarei e incentivarei enquanto enxergar coerência no trabalho. Por enquanto entendo que o nome Felipão, já diz que o galo não está fazendo aposta, e sim que foram buscar um treinador com currículo, vestiário e que já conhece o futebol brasileiro. Nada de período de adaptação. Com esse elenco jogando, e alguns reforços que são necessários, podemos continuar numa boa disputa nas duas competições. Acredito que não teremos sustos de ver a metade do time no banco em jogo importante.
Portanto, tb sou dos que não queriam como opção, mas o momento não permite experiências e neste caso, já trazem um treinador pronto, com história e bagagem e que deve ter o time na cabeça, haja vista, ter enfrentado o galo 3 vezes esse ano. Muita sorte ao Felipão.
concordo integralmente com seu comentário Miguel, nem vou postar o meu comentário hoje. Acrescento que a diretoria do NOSSO GALO acertou ao contratar Felipão. Não era que eu esperava, mas ressalto, que o êxito do Felipão no Galo, pode ser a restauração da credibilidade no trabalho dos técnicos brasileiros.