Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Reação, já! Não tem outra alternativa

Foto: Bruno Cantini | Atlético

Ao final de mais uma conturbada semana, dentro e fora de campo, o Galo tem pela frente o Palmeiras. Nada mais que o atual líder do Brasileiro e que caminha soberanamente rumo ao título nacional. Será uma partida dura, claro.

Fato é que será a quarta vez que Levir Culpi comandará o time. Portanto, não cabe mais aquela desculpa esfarrapada de não conhecer o elenco. Na minha opinião, nunca foi aceitável essa sua escapada. Dizer que não acompanhava o futebol brasileiro, compromete – ainda mais – quando lá do Japão contestou a demissão do Osvaldo de Oliveira.

A propósito, ele – Levir – foi contratado antes mesmo da demissão do ex-treinador do Galo, o que teria então a dizer sobre o seu comportamento e daqueles mesmos que demitiram Osvaldo e Larghi? Pau que dá em Chico tem de dar em Francisco. Mas, vamos ao que interessa, afinal estamos correndo riscos sérios de fechar a temporada de maneira vexatória.

2019 está entre os piores desempenhos de nossa história, podendo ser comparado aos tempos de rebaixamento. Pois, tratando de tempos recentes, seguramente, é o pior ano do Galo. Vale dizer: Cury, Ricardo e Ziza. “Pior que tá não dá pra ficar”, diria o humorista parlamentar.

Depois de cinco jogos sem vitória, somando apenas um mísero empate, a Torcida exige reação.  Empatamos com o candidato a rebaixamento, América, e perdemos para Fluminense, Ceará e Grêmio. Hoje e amanhã, somos movidos por um só desejo: vencer o Palmeiras para buscar melhor classificação no Brasileiro.

Foto: Bruno Cantini | Atlético

A partir de segunda-feira, com qualquer resultado, voltamos a pensar no futuro do Galo. Projetando e sonhando, dentro e fora das quatro linhas do campo.

A história da venda do Shopping Diamond ainda vai render. Diante disso, não podemos esquecer que o elenco precisa ser totalmente reformulado. E mais: que se Levir continuar sem conhecer os jogadores, talvez seja necessário trazer outro com mais agilidade para essa missão. Mas, se for necessário, quantos treinadores terão passado por aqui nos últimos tempos e quanto custou ou ainda custará toda essa falta de planejamento?

Se falta organização do lado de fora, temos de torcer para que no gramado a situação seja diferente. Que Victor, ídolo eterno, continue bem debaixo das traves, mas que também noutros fundamentos, como repor a bola em jogo, cresça. Que Emerson, bom lateral, mostre sequência e regularidade.  E que ainda Léo Silva, capitão de tantas conquistas, tenha fôlego para acompanhar os velozes atacantes.

Maidana ainda precisa mostrar muita. Mostrar, inclusive, o que justificou sua vinda do Paraná para o Galo. Fábio Santos já passou do tempo de  acertar os cruzamentos.

No meio de campo, torço para que Adilson volte a mostrar o futebol que fez a Torcida exigir sua permanência. Já Elias, esse nem dá pra sonhar. Luan precisa provar que é jogador pra ser titular e não apenas para segundo tempo. Que esse jogue para o time e não para a arquibancada. Cazares precisa de um dia iluminado e não apagado, por isso o apelido de vaga-lume. Se for Terans, que ele jogue que nem vimos no DVD. Chará dos primeiros tempos, não como nos jogos recentes e o Pastor Ricardo Oliveira, esse só com muita reza mesmo.

Taí, Levir, já que não conhece, tá feito um breve resumo do que dispõe. E não lhe para o banco. Além de deprimir, dá calafrio no Atleticano. Abro apenas excessão para Alerrandro e Bruninho, que merecem oportunidade. Opa, desculpe, quem oportunizava era o Roth. Seria na dinâmica do jogo? Também não, este era o Roger Machado. Então vai lá, seu burro, vê se reencontra o seu lado de sorte!

Em tempo: assistam a coletiva de Levir. Um amigo, conhecidíssimo entre nós, comentou que o treinador está vivendo num mundo paralelo. Concordo. Parei de ver antes dos cinco minutos. Tamo fu….

 

29 thoughts to “Reação, já! Não tem outra alternativa”

  1. Bom dia amigos do Galo. A pergunta que eu faço é a seguinte : O que leva alguém que não gosta de falar de futebol a ser presidente do NOSSO GALO?
    Registro aqui minha indignação com a entrevista daquele que ocupava o cargo de diretor de futebol do NOSSO GALO ao Globo Esporte, onde ele ainda defende suas contratações de 19 jogadores e se diz surpreendido pela demissão do CAM. Surpreso ficou o torcedor por ele, com tanta incompetência, ter ocupado a função de Diretor.

  2. Mesmo reconhecendo a realidade triste e lamentável do nosso Galo de hoje, nunca deixei de torcer, em qualquer circunstância. E, nesse jogo, então, tenho uma razão maior: “odeio” este Palmeiras, desde quando levei o meu filho mais novo (hoje magistrado e torcedor “fanático”) para assistir um jogo do galo contra o “porco” e este “ganhou” o jogo, com a ajuda de um juiz. Claro, o meu filho saiu cabisbaixo, triste, numa cena que nunca me esqueço. Contudo, voltando à realidade, não será a vitória que vai tirar o nosso Galo do atoleiro no qual se encontra. Infelizmente.

  3. Assisti a entrevista até o momento em que ele disse que estamos bem…com 46 pontos estacionados estamos bem? Vai te catar seu burro!

  4. O Galo hoje vai reagir com muita raça hoje. Ao invés de tomar gol com 2 minutos, vai reagir e só vai tomar gol lá por volta de 10 minutos do primeiro tempo. Também vai reagir e vai perder de pouco. É isso aí Kalil, continua arrebentado o galo. Não foi você que impôs o nepolino e o 7C? Parabéns, está fazendo um bom trabalho. O Galo ficou do tamanho do ameriquinha. Agora vamos para fase dois, deixá-lo do tamanho do vila não vence. Sem shopping, sem estádio, atolado em dívidas, sem elenco, sem dinheiro, e quando tem um dinheirinho torra com Chará que não joga nada. E quando tem uma dupla boa de zaga (Jemerson e Bremer), corre vender para pagar salários de Robinho e MariCone. Eta administração boa essa. O pior que tem atleticano que acha que o galo com estádio vai ser grande igual ao PSG. Ops. O PSG não tem estádio. Com estádio o Galo vai ficar grande com américa, botafogo, vasco, coritiba, etc.

  5. Bom dia massa!
    Venhamos e convenhamos,a lógica será aplicada.
    O time do Atlético não ganhará do Palmeiras e ponto!
    O time é ruim,desentrosado,frágil…..Iremos assistir ha mais um daqueles episódios
    em que o time ataca,ataca,não chuta e em seguida toma o gol.
    Guardarei energia para a formula1 onde se verá mais emoção.

  6. Meus comentários não estão sendo publicados infelizmente.Acredito que deve ser erro do provedor ou então ele passa antes pela competente diretoria do clube, E que diretora. E que time maravilhoso. Que grupo de jogadores empolgados. Acredito que a CBF deveria anular alguns jogos que perdemos e assim ganharíamos pelo menos uns 18 pontos seremos campeões em 2018. Ou seja acredito no titulo ainda. Acredito em tudo! Papai noel , mula sem cabeça, Terans . Messi paraguaio. Vou despencar aqui de casa na chuva super empolgado para ver o craque ricardo oliveria dar uma sessão de oratória evangélica emocional, Ver o Elias apesar de nitidamente, não ter interesse em jogar ser escalado e passear no campo. E o nosso técnico viajandão!!! Apos o sensacional jogo nas entrevistas usar o espaço e tempo para fazer piadas , não entender as perguntas e falar que não conhece, nem quer conhecer o grupo de craques que o clube tem, são tantos que da vontade até de gravar os jogos e ficar assistindo a semana toda! Estou muito animado acho que deveríamos colocar o preço do ingresso 300 reias pq a torcida esta tão motivada que deve lotar o enorme estadio. Realmente esse galo me empolga demais! Para que preocupar já que vivemos no universo paralelo!

  7. Bom dia, Eduardo e Massa!
    “Dizer que não acompanhava o futebol brasileiro, compromete – ainda mais – quando lá do Japão contestou a demissão do Osvaldo de Oliveira.”..uhu, Eduardo! Essa foi na canela desse burro e agora palhaço!
    Já vi que essa desgraça só vai arriscar com Bruninho e Alerrandro depois que não tivermos mais chances de nada.
    Agora, não dá pra entender o que é que esse burro viu no Terans. Caramba, se o vagalume estiver apagado durante a partida, então coloca o argentino paraguaio na segunda etapa, afinal foi o único dessa barca horrorosa que mostrou alguma coisa.
    Se o time entrar com Fábio Santos, Elias e Ruimcardo Oliveira, não precisamos contar nem com empate. Vai ser derrota daquelas de doer mesmo.
    Luan tinha que ser opção pra segundo tempo. No histórico dele, só deu resultado entrando na segunda etapa. Será que nem ele consegue enxergar isso?
    Fora Fábio Santos!
    Fora Elias, bunda gorda, desgraçado!
    Fora Ruimcardo Oliveira!
    O que é que esse Lucas Cândido ainda está fazendo no Galo? É só prejuízo…fora ocê tamem!!!

  8. Bom dia!
    O que a venda do SHOPPING pode ter correlação com o jogo contra o Palmeiras?
    Vamos pela hipótese que a venda do DIAMOND MALL seja o correto a fazer em razão da dívida financeira que está inviabilizando o Atlético como clube de futebol.
    E vamos considerar que a venda venha a possibilitar o equacionamento da dívida, a construção do estádio e a mudança de patamar do Clube para uma posição de protagonista do futebol brasileiro, como assim profetizou o presidente.
    Se isso fosse real e viesse a se concretizar eu, na qualidade de torcedor, legitimaria a venda e apoiaria a medida de olhos fechados…
    Bem, isso aí é o que pode estar, para a direção atleticana, como argumento para convencimento do Conselho, em principal, e da Torcida, em secundário, como a guerra a ser vencida de agora em diante…
    Para a guerra no futebol seja vencida uma crise tem que se estabelecer tipo um rebaixamento à vista, sem vaga para a Liberta, atrasos de salários, quedas de treinadores, entrevistas absurdas, goleadas contra sofridas, protestos, invasão do CT e ô Ca#@lh@@@@…
    Sem crise não há falar em venda de Shopping, ora bolas…
    Então, só por isso, infiro que não haverá vaga na Liberta porque isso não interessa ao establishment atleticano.
    Mas imaginemos que a venda do Shopping seja de fato uma coisa muito boa e a solução definitiva para os problemas do Atlético…
    Mesmo assim tem outra coisa, não falada, que precisa ser esclarecida: o Shopping vale quanto mesmo?
    Tenho cá comigo que o valor real deve ser bem maior do que foi precificado e divulgado, há uns dois anos atrás, quando começou essa história de estádio…
    Como o Atlético, desde Pedro Álvares Cabral, é pouco transparente, exigir do torcedor um voto de “EU ACREDITO”, nessa empreitada específica, é pedir demais…
    Vou seguir para o bloco do EU NÃO ACREDITO…
    Quanto ao jogo contra o Palmeiras vou arriscar um 4 a 1 para o Porco…
    Afinal, sem crise não haverá venda do DIAMANTE…
    Então que comece logo o tempo das goleadas contra…
    A conferir…

  9. vamos perder do palmeiras,ganha não.eu sou daqueles que não querem o galo na libertadores,com esse elenco.acho que a divida do atletico foi feita por um et que desceu na terra.RSRSRS,ja que ninguém assume

    1. Só acho que precisamos de manifestação já. Contra a venda do restante do Shopping.
      Já que tem as dívidas, pega o dinheiro que já tem da metade que já vendeu, que seria pra construir o Estádio e paga as dívidas.
      Um time que tem poucas dívidas (as já parceladas pelo Profut), tem condições de montar um time forte, ganhar títulos… Jogando no Mineirão, arrecadando com bilheteria, revelando jogadores e vendendo-os bem, rapidamente terá condições até de começar a falar de novo em estádio.
      Temos que lembrar que o Shopping traz receitas mensais e que em 9 anos, trará mais, pois acabará o arrendamento, passará a valer mais e aí sim, se for pra vender, que seja por um valor muito maior, podendo parte desse dinheiro ser investido para construção de estádio.
      Mesmo assim, ainda prefiro investir o dinheiro num time bom, com jogadores que vão nos dar alegrias com os títulos importantes conquistados.
      Sinceramente, com esse bando de refugos, prefiro que não classifique pra Pré-libertadores, pra não passar vergonha.
      O planejamento pra 2019 tem que começar com os jogadores da base e os que estão emprestados que serão utilizados, jogando o Campeonato Mineiro, pra pegarem mais experiência e rodagem pra ver quem presta pra ser aproveitado durante as demais competições.
      Acho que já falei demais, mas resumindo: SOU COMPLETAMENTE CONTRA A VENDA DO RESTANTE DO SHOPPING, ACHO Q É HORA DE MANIFESTAÇÕES PELA TRANSPARÊNCIA E PELO USO DO DINHEIRO DA PARTE DO SHOPPING QUE JA FOI VENDIDA PRA PAGAR ESSAS DÍVIDAS. VOLTA AO MINEIRÃO E ESQUECE ESTADIO PRÓPRIO, PELO MENOS NOS PRÓXIMOS ANOS.

  10. Bom amiGALOs, concordo com a lista acima, mas defendo a permanência do Ricardo Oliveira, o que temos de cobrar na minha opnião é dos jogadores que tem a responsabilidade de lançar o centro avante e não estão fazendo, vai bater um escanteio com jogadores nossos ALTOS, batem a meia altura no primeiro pau, e quando batem alto, colocam muiiiita força passa da grande área……..e outra,….quando chegam a lançar também colocam muita força a bola sai do controle do centro avante……….ASSIM PODEMOS TER O MELHOR CENTRO AVANTE QUE VAMOS CONTINUAR SEM FAZER GOLS………eu acreditooooo, vamos GALOOOOOOOO

  11. É hora de acalmar os ânimos, botar a cabeça no lugar. Essa negociação do shopping é bem complexa e pode ser o divisor de águas na vida do Clube. Muito dinheiro vai entrar nos cofres, suficiente pra quitar as dívidas, equacionar as contas e montar um time forte, que é o desejo da torcida. Esperamos que os envolvidos atuem de forma idônea, honesta e busquem a melhor solução.
    O Galo precisa virar a página e se tornar gigante de vez. Chega de ser trampolim para interesses pessoais. A Instituição e os milhões de torcedores merecem respeito.

  12. Bom dia a todos. A situação não está nada boa, temos que torcer e rezar muito, sendo que nossa reza não seja do pastor RO, pois não é muito boa e sem fé.Vamos GALO,ganhar do Palmeiras e começar nossa arrancada final. Andar com fé eu vou…

  13. Posso estar enganado, mas acho q o Levir não tem mais tesão nem entusiasmo pra ser treinador.
    O cara saiu do japão, não acompanhava os campeonatos nacionais (palavras dele mesmo).
    Lembro do Cuca que morava no CT e ficava vendo todo jogo possível q passava, tava antenado nas trocas, dispensas de outros times. Não vejo o Levir com essa vontade mais. Pesa contra ele o estilo mais bonachão, que não gosta de treinos táticos, além de dar muita folga ao elenco. Em suma, não vejo ele com sangue nos olhos.
    Não gosto de troca de treinadores, mas veria com bons olhos pro ano q vem a troca de comando, desde q chegue um Cuca ou um Rogério Ceni.
    E pra não perder os costume: ELEIÇÕES DIRETAS JÁ

  14. Bom dia, meu comentario aqui e outro, ao ler a reportagem sobre o Wesley que esta arrebentando na Europa, e foi dispensado pelos incompetentes Rogerio Micale e Andre Figueiredo, o Presidente devia ser o tambem incompetente Nepomuceno, por isso o Galo esta nessa que nao revela ninguem, espero que esses tres nunca mais pisem nas dependencias do Galo!

  15. O blog tá uma merda, tá igual ao time do Galo.
    Os comentários não aparecem mais “aguardando moderação”. Agora, mostra que já foram enviados 4 comentários e quando vou acessá-los, não constam nenhum.
    Eduardo, ajuda “nois aí”.
    Saudações,

  16. Quer dizer agora que o Levir é mau técnico? Tirando o Cuca, que é um monstro, e o Rogério Ceni, que vem despontando para ser o melhor do Brasil, Levir é da prateleira de cima. Ora, ele tem agora 65 anos. Quer que tenha a mesma energia física de anos atrás? Levir sabe o que faz, e para dispensá-la, a meu ver, só se for para contratar um melhor que ele, ou seja, Cuca ou Ceni.

  17. Bom caro Eduardo e amigos!
    Para completar a informação: Levir não conhece o time do Galo e tenho quase certeza que não faz questão de conhecer os times adversários!
    O sentimento que tenho é que ele está aqui de férias e com vontade de vingar Osvaldo Oliveira!
    Infelizmente não aposto em uma vitória, um empate seria um resultado ótimo com esse time.
    Ver o pastor andando em campo, se poupando, e toda a imprensa dizendo que no auge de seus quase 40 anos, está em plena forma, é muita falta de senso de realidade! O cara sabe que se forçar estoura!
    Isso é fato!
    Aí eu me pergunto: porque continuar com ele na frente?
    Sei que não temos muitas opções ofensivas, mas tem que tentar algo diferente!
    Sem falar nas outras figurinhas carimbadas, que todos os nossos amigos leitores não cansam de citar! Porque continuar?
    Será o técnico vive realmente no mundo de Bob, ou ele andou assistindo demais Revenge?
    Deus abençoe o Galo!

  18. Oi Eduardo e Amigos, bom dia!
    O Galo já era. Amanhã é outra chinelada, resta saber de quanto será o placar.
    Time de pernas de pau e descompromissado, comandado por um treinador lesado (Levir ALZHEIMER Cupi).
    Parece que a desgraça não tem fim.
    “Cruiz Credo”.

  19. Bom dia Eduardo e Atleticanos, após alguns dias esperando novidades em termos de planejamento para 2019, vejo que a diretoria mantém sua postura de silencio e aparente omissão quanto a revelar o que de concreto há nas finanças e comando do clube. Resolvi não comentar mais nada sobre o time e sobre o brasileirão de 2018 , pois para nós a realidade já demonstrou que é um ano totalmente perdido, não espero mais nada.
    A grande preocupação está focada em 2019, o que a torcida pode esperar de uma direção que não é transparente e, na imprensa, as noticias que saem nos dão enormes calafrios. Não se vê movimentações para montar de fato um time de futebol, algo que desde 2017 o Atlético não teve.
    estou tentando buscar um luz de otimismo mas está ficando cada vez mais difícil com essa atual diretoria e apatia do conselho; parecem que estão desistindo de melhorar o Atlético. Por uma mudança radical de rumo saudações Atleticanas

    1. Bom dia Afrânio!
      Mais um comentário lúcido, preciso e consciente. Este ano acabou. Não tenho espectatica e nem desejo pré libertadores. Sem condições com esse elenco que não conseguiu ganhar da “CHAP”.
      Melhor pensar e agir para que 2019 não seja igual ou pior.
      Estamos nos “americanizando”.

  20. Bom dia Eduardo e massa. Pedir estes peladeiros a jogarem ,Elias. Victor. Fábio Santos. Cazares. Cone 2 é pedir demais. Estes 5 peladeiros que desaparece do galo em 2019,Aliás ainda tem mais peladeiros para vazar em 2019.leandrinho. therans. Leonardo Silva. Patrick. Gabriel. Edinho. Olha a barca que precisamos livrar.sobre o jogo contra o Palmeiras é derrota na certa. Não ganhamos do Vasco. Chapecoense. Sport. Bahia. E vamos ganhar do líder. Triste realidade. Vai galoooooooooo.

  21. Entrevista Do Levir deu sono.
    Acabei dormindo já que levantei cedo.
    Eu acho que apesar da crise vai dar Galo: 1×0 gol do meu eterno ídolo Luan menino maluquinho aos 43 do segundo tempo .
    Felipão : eu não esqueço os 7X1.Miserável.

  22. Bom dia Massa e Guru. O que está acontecendo com o clube chama-se Americanização, sim síndrome do diminuto verme verde. Estamos ficando diminutos não só de futebol, mas de espaço na mídia, nas arrecadações, e olha lá se não no número de torcedores. Há tempos estamos isolados e cerceados no pequeno estádio do Horto, como time de segunda divisão. Tudo isto graças aos inconsequentes e porque não dizer irresponsáveis das últimas diretorias do clube. Mas uma coisa me intriga, quem os elege, quem os respalda? Então meus caros, a nossa crítica e nosso ataque de ira deve ser direcionados aos conselheiros, e não vi nenhuma manifestação encima dos caras. Temos que saber quem são, quais as suas verdadeiras intenções no clube e porque estão aceitando passivamente a nossa derrocada.
    Cadê os atleticanos ilustres que nesta hora de agonia e sofrimento ao invés de aparecerem simplesmente somem?
    Fora Conselho!!!
    Fora 7 Lama!!!!
    Fora Victor!!!
    Fora F. Santos
    Fora Elias
    Fora Leo Silva
    Fora Ricardo Oliveira
    Fora Cazares!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *