Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Reação ainda que tardia

A cada rodada tudo conspira a favor do Galo, que – por sua vez – não vem fazendo o dever de casa. A diferença nossa para o líder, mesmo considerando que oito pontos – vou morrer cobrando – foram do “apito amigo”, ainda deve se somar mais de vinte pela nossa incompetência. Só nos jogos, pós turco – incluindo aquele com treinador interino – de 18 disputados conseguimos tão e somente quatro miseráveis pontos. Defasagem de 14 pontos, relativamente previsíveis de serem conquistados.

E não tem sido diferente, rodada a rodada, os times da dianteira – com exceção do Flamídia que nem tá precisando da contribuição extracampo, pois reagiu de verdade – vem capitulando e o Galo não sabendo tirar proveito. Com isso, a desconfortável sétima colocação, segue ameaçando até mesmo a vaga para a Libertadores de 2023. Toma vergonha na cara e começa a mostrar reação já hoje frente ao ameaçado – porém motivado – xará de Goiás.

Ontem o líder Palmeiras empatou – depois de dois a zero no placar reagiu e quase virou – o que de certa maneira foi bom. Segurou o Bragantino, nosso próximo adversário, que ameaça reagir e tomar nossa posição na tabela. O América não perdoou e colou no Galo. Já o Paranaense, que segurou o Fluminense, abriu vantagem sobre o nosso time. Enfim, tá na hora – melhor passando – de o time do Cuca mostrar reação.

Nosso elenco é qualificado, em que pese tudo estar conspirando contra nessa temporada, temos muito mais time que o xará de Goiás. Mas temos também acima do América, o próprio Paranaense, Goiás, Internacional, Corinthians, Ceará, Santos, Coritiba, Cuiabá. São Paulo, Bragantino e até do Fluminense que nos aplicou uma sonora goleada. Era ali que deveria ter sido trocado o comando técnico do time. Passou, mas os fatos comprovam que o Torcedor tinha razão quando exigia isso, mas a diretoria de futebol insistiu em não ouvir o clamor da Massa.

O resultado dessa lambança é o que estamos vivenciando. Faltando 14 jogos, que somam 42 possíveis pontos, o Galo precisa fazer campanha de líder. Sob o comando do fujão, mas campeoníssimo Cuca, nosso rendimento é de rebaixamento. Tem de mudar esse roteiro, já com atraso significativo, para ter chance de sonhar com a Libertadores da próxima temporada. E não pode reclamar do Torcedor, pois, apesar da campanha ridícula, tem ido aos jogos e para quarta-feira – em BH – já tem em torno de 10 mil ingressos vendidos. Se vencer hoje, seguramente, passam dos 30 mil no feriado de 7 de setembro.

Além da nossa incompetência, ainda temos desfalques que não eram da rotina da temporada passada. Alonso e Allan, suspensos. No DM estão Igor Rabello, Pedrinho e até Alan Kardec. Parece que alguém não pagou promessa das conquistas de 2021 e Ele está cobrando essa conta. Para hoje, o moleque Vargas está relacionado. Não sei como o treinador irá montar a equipe, afinal ele dispõe de apenas três zagueiros, o jovem Hiago viajou para compor elenco.

Se inventar, como vem sendo dito, em escalar três zagueiros com Rever à frente da zaga na função de volante, começo a admitir que Cuca perdeu o senso ou a qualidade dos jogadores está em total declínio técnico e tático. Neto, que sempre mostrou qualidade, sequer viajou. Rolou uma informação, nada lá tem sido divulgado –daí abre possibilidade de especulações – que o jovem teria cometido ato de indisciplina. Qual seria? Fato é que nem Cuca, o interino e o Turco, deram chance ao garoto que é esperança de muitos Torcedores.

Afinal, o que o treinador irá colocar em campo, depois de mais uma semana (a terceira) todinha para tentar organizar o time em campo. Everson (instável); Mariano (precisa recuperar seu bom futebol), Nathan (idem), Jemerson ou Rever (duas incógnitas) e Arana (cada dia mais distante da selecinha); Jair, Zaracho e Nacho (excelente meio de campo, que se perdeu junto com o time); Pavón (pode render muito mais), Hulk (desde que volte a ser super herói de 2021) e Keno (sem medo de nova contusão). Só assim, com esses jogadores rendendo tudo que sabem e podem, vamos sonhar com a reação que vem adiando, jogo a jogo.

Observem que a situação anda tão complicada, que podemos ter 12 no banco, mas só viajaram 22, portanto serão 11 suplentes. E mais, viajaram três goleiros. O grande elenco, sente as ausências de jogadores importantíssimos em 202 e que foram liberados. Borrero, Alan Franco, Nathan, Hyoran, Savarino e até Tchê Tchê que eu mesmo critiquei muito aqui. Também disse neste espaço que as saídas e vindas, teriam qualificado o elenco. Errei. Não menti, errei. Vamos à luta!

Um registro, esse título de hoje – Reação ainda que tardia -, já foi utilizado em 9 de novembro de 2017. O time era treinado por Osvaldo de Oliveira – vencemos o mesmo adversário de hoje por 3 a 2 – e teve Cazares, Adilson, Fábio Santos, Valdivia, Elias, Robinho e aquele camisa 9 que ainda deve milhões ao Galo. Terminamos o Brasileiro na nona colocação com míseros 54 pontos. Xispa, azar!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

11 thoughts to “Reação ainda que tardia”

  1. Apito amigo de novo????????
    Já não convence ninguém, em breve vira chacota!
    E desde quando Allan pratrasmente é desfalque??? Só se for pro adversário!

  2. TEMOS QUE TORCER , APOIAR , PARA QUE O TIME CONSIGA PELO MENOS UMA CLASSIFICAÇÃO PARA A LIBERTADORES……….
    MAS , DIANTE DA REALIDADE DOS FATOS TORNADOS PÚBLICOS , OS 4 R E ESSA DIRETORIA PERDERAM COMPLETAMENTE A CREDIBILIDADE E A CAPACIDADE DE CONTINUAREM À FRENTE DO ATLÉTICO……
    PRECISAM VIR A PÚBLICO SE EXPLICAREM E SEREM RESPONSABILIZADOS PELO CATASTRÓFICO CAOS FINANCEIRO E QUEBRADEIRA A QUE LEVARAM O GALO………..
    DESTRUÍRAM O GALO………
    OS FATOS TODOS JÁ CONHECEMOS.

  3. boa tarde Eduardo e massa. quando vejo nas notícias do galo que o manso burro vá por rever aposentado de volante é pracabar. aff.ok faz neto que nunca tem chances. calebe. etc.este burro manso esta caduco. vou dizer precisamos de 10 pontos e mais nada. não confio neste treinador burro. jogadores pipoqueiros. diretoria covarde que afundou o galo na lama com milhões de dívidas. etc.enfim para mim o 2022 acabou a muito tempo. triste realidade. temos que atulerar o flamerda disputando tudo enquanto o galo no fundo do poço. diretoria covarde. hoje é dia do galo ressuscitar mas um defunto no brasileirão.vá galoooooo.

  4. Bom dia Avila. Bom dia a todos. Hoje será mais do mesmo. Mariano e o Arana estão jogando bulhufas. Jair está trotando em campo. Hulk segue atuando como corregedor de arbitragem. Clima de fim de feira é phoda. E o Cuca, bem não sabe se fica para o ano que vem. Mas Eder Aleixo, Leo Silva, Vitor e Rever continuam no bem bao e brevemente terão a companhia do Tardelli que voltará para jogar ” de graca”…

  5. NETO , três anos no profissional e só treinando , nada mais .

    Ele deve ter alguém que o oriente em sua carreira , e a essa pessoa eu me dirijo : dê uma banana pra essa diretoria de m@@@@ que está a destruir o TIME ( o clube já foi , não tem como se SAFar ) , repito , chute o balde e busque a rescisão .

    Definitivamente , a mim só me resta a CAMISA e o ESCUDO , o resto em Lourdes já foi pro saco ( com o perdão da palavra ) .

  6. As manchetes de ontem, no ge , que espelham nossa situacao atual , impensaveis e inacreditaveis apos as conquistas de 2021 , nem nos nossos piores pesadelos : ………. cuca testa rever no meio campo . ………. ceo da arena explica como o Atletico vai pagar a divida por seu estadio ………diretor do Atletico recebeu 20 milhoes do clube VINTE MILHOES ………tardelli quer voltar ao Atletico e diz jogar de graca, sem custos CremDeuspai, o que fizeram com nosso clube

  7. Neto provavelmente reclamou do Cuca ter testado Rever de volante e não ter colocado ele. Na realidade Cuca não gosta de utilizar jogadores da base.
    – Sávio foi lançado por Sampaoli e não teve vez com Cuca, pelo seu nível foi vendido a preço de banana, quando o Turco sacou que o cara era diferenciado, já era tarde;
    – Calebe teve muito mais chances com Sampaoli, Cuca prefere Pedrinho fora de forma. Calebe sempre se destacou, não dá para entender como não vem sendo aproveitado;
    – Neto é mais um exemplo.
    Ano passado uma reportagem mostrou que o Galo é o time da primeira divisão que menos utiliza jogadores da base.
    Cuca definitivamente não gosta de utilizar jovens@

  8. Bom dia!
    Acho que podemos esquecer Neto. Como eu já disse aqui, se eu fosse o pai ou empresário desse garoto, tiraria ele dessa barca o quanto antes. Estão de sacanagem com ele e com parte da torcida que clama pela presença dele em campo. E o pior é que ninguém explica nada. A falta de transparência no Galo é absurda! Num momento os (i)responsáveis nos fazem acreditar que estamos ricos e em um patamar elevadíssimo nas Américas, mas de repente, num estalar de dedos, somos o mais endividado clube do Brasil. Vagabundos! Não há heróis nem em campo e muito menos na direção do clube. Kalil, os “Sérgios”, os “mecenas”, o senhor Caetano e esse Cuca, vão todos parar no colo do capeta.

  9. Bom dia Massa e Guru

    Com vc disse Guru, quando vemos nossos adversários capitulando, ficamos cada dia mais p#tos de raiva com a nossa incompetência. Hoje se tivéssemos feito o dever de casa, estaríamos no mínimo em terceiro lugar com diferença de apenas dois ou três pontos do líder.

  10. Eduardo e amigos, o Galo é o time a ser batido esse ano, é assim que os adversários tem encarado o nosso tive. Vi uma entrevista de um meio campista do nosso adversário de hoje afirmando que hoje para eles é final de copa do mundo. Vi vários times saindo de campo vibrando a cada ponto conquistado sobre o nosso time esse ano, como se tivessem ganho campeonato. Digo isso para alertar e acordar nossos jogadores, porque só futebol bonito, toque de bola, muitas vezes na defesa, posse de bola não ganha jogo. Queremos nesse momento é raça do time todo. Chutar a gol com pontaria ao invés de toques que muitas vezes errados alimentam contra-ataques. Acorda Galo. Bom domingo a todos!

  11. Bom dia, prezados Atleticanos

    Brasileirão – jogo 25/38 – Atlético-GO (fora) – Quem diria que Cuca iria repetir o mesmo roteiro de sua vitoriosa carreira?

    Ou seja, começar mal o trabalho, como derrota em estreia e resultados iniciais decepcionantes.

    Em 07 jogos sob seu comando, apenas 01 vitória contra o Coxa.

    Vamos torcer pro time deslanchar.

    A Massa tá cabisbaixa e com a autoestima no chão.

    Nossos pontos perdidos: 18 (casa) e 18 (fora), num total de 72/114 pontos disputados. Ganhar fora, Gaalôô.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *