Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Reabilitação, ainda que tardia

Foto: Bruno Cantini | Atlético

Encerrada uma das semanas mais entediantes ao Atleticano, o que o Torcedor espera é que os onze escalados para a partida de hoje honrem a camisa e a tradição, que em 110 anos caracterizam o nosso time. Cabe ao treinador, que é bancado pelo diretor de futebol, escolher o que ele entende ser melhor em busca da vitória. Este diretor, por sua vez, cargo de confiança da diretoria, precisa mostrar a que veio com resultados que convençam ao maior patrimônio do Galo: a Torcida!

Ao que lemos e ouvimos, o Atleticano não se mostra nem um pouco animado e satisfeito com o que Galo vem reservando na temporada. Título perdido, depois de abrir considerável vantagem, eliminações em competições de mata-mata (uma por fugir da rinha e outra por incompetência) e agora descendo a ladeira na tabela de classificação. Isso, depois de liderar e entrar na paralisação da Copa como vice-líder. Agora, já ocupando a sexta posição.

Ontem, o amiGalo Roberto Caldeira, trouxe à nossa reflexão números apavorantes de entra e sai só neste 2018. Entre as dezenas, de uma situação e da outra, jogadores que vieram e acabaram seguindo outro destino, tal sua incapacidade técnica para atuar num time profissional. O que é isso? Falta de visão, de planejamento e – consequentemente – de seriedade no trato profissional ao cargo que lhes são confiados. Eleger a diretoria é papel do Conselho. Definir nomes para o Conselho fica a cargo da diretoria. Enquanto isso, o Torcedor – o que mais sofre com a situação – fica isolado das decisões sobre a administração, finanças e – especialmente – sobre a montagem do elenco a cada temporada.

Ao que sinto, no meio da Massa, à direção Atleticana pouco importa o sentimento do Torcedor. Serve, exclusivamente, para estatística. Não pensam, por exemplo (direção, comissão técnica e jogadores), que quem coloca a cara na rua, no dia seguinte a uma derrota ou perda de título, é exatamente esse Torcedor. Que faz o Galo ser o time mineiro e um dos brasileiros com uma legião de apaixonados. Jogadores, via de regra, vão embora. Depois entram na Justiça querendo receber até hora extra em período de concentração para os jogos.

Pois bem, se não tem compromisso profissional com o contrato assinado, que, a partir de hoje, já neste jogo com o Corinthians, tentem salvar sua passagem por aqui entrando em campo e se doando em busca das vitórias. Vencer os paulistas hoje, depois deste amargo agosto, será determinante às nossas pretensões neste 2018.

Foto: UAI | EM

Sonhar com título, depois de vexames como os dois recentes, já não passa na cabeça do mais otimista Atleticano. Buscar o G4 ainda é possível, desde que os escalados pelo Thiago Larghi – como disse no meio da semana – tenham compromisso e vergonha na cara. Do contrário, sequer pensar em G6, é contar pontos para atingir índice que não ameace riscos maiores. Classificar para a Libertadores seria homenagem e reconhecimento a esta Torcida que tanto demonstra fidelidade ao time do coração.

Se não for Libertadores, o resto pouco importa, desde que não seja Z4, uma vez que essa diretoria já mostrou – com atitude – desrespeito ao Atleticano abdicando da Copa Sul-Americana. Ao contrário do que propõem alguns amiGalos aqui deste nosso espaço, qualquer que seja o resultado de hoje no Itaquerão, quarta-feira eu vou ao Horto ver Galo e São Paulo. Por mais que tentem me maltratar, desde a direção, passando pela comissão técnica e elenco, eles jamais irão abalar minha Atleticanidade.

Vou aos jogos muito tempo antes de alguns desses terem nascido, desde diretores, treinador e jogadores. Nem por isso, me considero mais Atleticano que muitos que se julgam nessa condição. Sou um entre oito milhões que se sentem desrespeitados pelos profissionais que estão na Cidade do Galo.

Que venha a vitória!

42 thoughts to “Reabilitação, ainda que tardia”

  1. Que jogo medonho! Só se salvaram José Welison e Maidana. O que aconteceu com Chara? O time do curica é horrível e o Galo conseguiu ser tão ruim quanto.

  2. Boa tarde, amigalo Eduardo. Quer saber como vai o jogo de hoje e os demais até o fim do ano? É fácil, basta olhar como tem sido os jogos do Galo nos últimos anos. Jogar para fazer 45 pontos. E como será ano que vem? Será igual esse ano. Se a mentalidade é a mesma, a ação será a mesma. Consequentemente, a reação (resposta), será a mesma. Saudações alvinegras.

  3. Deixaram o estagiário “trabalhar” e seu projeto de muambas segue firme.

    Pq aqui, acreditamos e torcemos para qualquer zé ruela q passar na rua e derem um cargo importante, e há quem ache q isso sempre é virtude

    Torcida auto bajuladora, iludida e tacanha permitindo amadorismo se alastrar e perpetuar.

    Já se vão décadas, não se enganem. Gostaria q 2013 fosse o ponto da virada, mas tem sido duríssimo admitir ao longo dos últimos anos q foi apenas um ponto fora da curva.

    Desculpe Eduardo, gostaria de ter palavras melhores, mas são as únicas q tem já há um tempo, por isso até evito participar do debate.

    1. Parabens Ita. Voce identificou o problema. Definiu muito bem a ideia a situação. Conheça a verdade e ela te libertaras. Nossa torcida se contenta com o muito pouco. Torcida mais apaixonada? Como mensuraram isso? Me admira muito ver um estadio ovacionando jogadores de qualidade tecnica mediana como se fosse um craque. Ze wellisson Maidana sao aceitos como solução. Adilson e Luan dois jogadores com histórico de contusões sao esperanças como pilares de um time campeão? O clube vira laboratório de empresarios e nós ainda aplaudimos Contratações dos Therans Natans Edinho Thomas Andrade .Me desculpem mas com esse pensamento vamos continuar cono time de meio de tabela. Em meiados da decada de 70 o atletico vivia crise financeira grave. O Presidente Walmir Pereira bancou Barbatama tecnico dos juniores e disse pra torcida a verdade wue nao tinhamos dinheiro pra nada. A solucao foi os jogadores do clube. Revelamos muitos bons jogadores. Angelo Danival . Alves e outros que em campo jogavam com vontade. Alem de cerezo Reinalfo Marcelo Paulo Isidoro. Me esqueci do Heleno . O mesmo fez nelson campos com Telê e fizemos um campeonato brasileiro muito bom com Eder Lopes Vander Luis e Marquinos no meio de campo. O Eder Lopes nao era craque mas a vontade era real…

  4. Olá amigos.
    Hj será um jogo extremamente dificil, e o juiz sempre pode ajudar eles.
    Pra mim temos que lutar por vaga na Liberta mesmo, porque com esse time ai titulo é impossivel, temos que ser realistas.
    Mas mais uma vez estou sem confiança…

  5. Boa tarde Eduardo e massa. Disse tudo Eduardo. Ok esperar destes amontoados de jogadores do galo,treinador e diretoria eu particularmente nada. Aliás espero sim mas 11 pontos nosso objetivo para 2018.estou pessimista com o jogo do galo contra os gambás. Mas como meu sangue é preto e branco vou sempre acreditar numa Vitória hoje. Mas para acontecer o cone 2 não pode perder tantos gols.
    O cazares vira um camisa 10 de verdade e que nossa zaga não entrega. Vai meu galão. Vai galoooooo.

  6. O que esperar de um time em que o jogador de maior salário é o INÚTIL ELIAS ; BUNDA DE CHUMBO.; Em que o diretor de futebol diz que a principal meta do time é VENDER ; VENDER ; VENDER.
    Esse ALEXANDRE gallo precisa ser DEMITIDO. O presidente 7 C. tem que tomar providências logo se não quiser afundar o time.
    Denílson ; Teranz ; T.Andrade ; Nathan ; etc…. com uma barca dessas onde iremos parar ???
    Apesar de tudo o negócio é partir prá cima do Curintia hoje e vencer. Só resta isso.

  7. Ainda bem que ainda tenho a tarde/noite de Sábado pra beber todas e mais algumas, assim, chego na hora do jogo calibrado pra ver o nosso amado CAM… só bebum mesmo pra ver este time jogar… se não perder já estará de bom tamanho trazendo um mísero ponto pra casa!!!!!!!!!

    Obs.: semana foi cheia pro nosso GALO… dois dias de folga, regenerativo, sauna, piscina, academia, reuniões, rachão e mais nada… treinamento de finalizações, isso nem pensar né treinador???????

  8. Embora meio desesperançado com esse elenco, assistirei ao jogo logo mais com o espírito de vitória.
    Esse histórico de o Galo encontrar dificuldade para vencer fora de casa é preocupante. Há que suar a camisa, caso contrário a derrota pode nos surpreender. Avante, Galo!!!

  9. Este técnico inovador e estudioso vai colocar o dextro, pela esquerda, e o sinistro Tomás Andrade, pela direita. Depois, entra com Nathan e Denilson. Já ganhamos.

  10. Duas verdades que vão acontecer agora: 1- O Pastor marcará pelo menos um gol em cada partida. 2- A construção do estádio do Galo começará impreterivelmente em 60 dias. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    1. Com todo respeito, suas postagens em algumas oportunidades – como agora – não tem a graça que julga ou imagina.
      Se é mesmo Atleticano, como a maioria que aqui frequenta e comenta, muitas vezes se coloca na contra mão. Que acha de, como o blogüeiro e a maioria que participa deste debate, de mostrar a cara e a nome da identidade?

    2. só uma verdade agora:comente só sobre seu time.deixe o Galo por conta de seus milhões de Atleticanos.O ESTÁDIO NEM COMEÇOU E VOCÊS JÁ ESTÃO NESTE DESESPERO.QUANDO COMEÇAR,O LABORATÓRIO QUE FABRICA O REVOTRIL VAI FICAR TRILIONÁRIO E O GALBA VELOSO COM LOTAÇÃO ESGOTADA.

  11. Bom dia, Eduardo e Massa!

    Ganhamos um importante reforço pra hoje: Elias não joga! Minha felicidade estaria completa de F. Santos também tivesse saído do time, mas já é um progresso. Que nunca mais volte!

    O retorno de Adilson é fundamental, o time ganha muito em marcação no meio e na saída de bola, além de deixar Cazares e Chará livres pra criar jogadas e chegar ao ataque. Só espero que o Larghi não invente de colocar o Luan na armação, ele tem que jogar aberto pela direita.

    Dadas as circunstâncias recentes um empate será um grande resultado, mas eu quero mesmo é a vitória, de preferência acompanhada de uma boa exibição. Sinto que a arbitragem vai dar uma ajudinha pro curica sair da maré ruim em que se encontra, por isso os caras tem que entrar ligados e comer a bola hoje.

    Vamos nos reabilitar e de quebra afundar os gambás na crise. Reage Galo!

    Saudações Atleticanas!

  12. Oi Eduardo e Amigos, bom dia!
    Rumo ao calvário. O que esperar dessa raça de descompromissados com a nossa Instituição?
    Independente de qualquer coisa, sou Atleticano e continuarei torcendo por uma vitória.
    Sem Elias em campo, talvez esse seja o nosso único reforço e a esperança de uma possível vitória.
    Entretanto, para mim, a desesperança já me contaminou. Mas como o Galo é Galo, tudo pode acontecer.
    Saudações Alvinegras,

  13. Bom dia a todos. Prezado Eduardo Ávila. Parabéns pela lucides de seu texto. Eu só gostaria de pontuar uma questão: na quinta feira 15 integrantes de uma torcida organizada do nosso galo foram para a sede de uma torcida do time rival para um enfrentamento com niveis de violência lamentáveis. Muito estranho….enquanto isso nem um protesto para cobrar Elias Alexandre Galo sergio sete camara e thiago Larghi e também o leo silva que deu uma entrevista dizendo que o time tá jogando bem…que tá tudo normal..quanto ao jogo de hoje vamos ver se o Luan cala a boca e joga bola para fazer jus a titulariedade reclamada e os quatrocentos mil que recebe mensalmente

  14. Engraçado que todo mundo reclama do calendário que não tem tempo para treinar e o Galo com semana cheia e depois de 2 péssimos resultados só treinou 2 dias quarta e quinta aí fica difícil o jogador acertar o gol pois não treina.
    É essa moleza que tem que acabar no SPA 5 estrelas Cidade do Galo, depois dos péssimos resultados tinha que treinar dobrado.

  15. Vamos meu galo “marvado”.
    Temos que fazer 45 pontos
    Aí, ganhamos o ano…
    Só isso, não é muito, eu sei.
    Mas com o medroso desse técnico e seu guia espiritual RO, é onde podemos chegar…
    Muito triste….

  16. Bom dia pra todos da massa atleticana.
    Vejo que alguns escritores já estão começando a se contentar com à classificação pra libertadores e isto não pode acontecer, ficar entre os 3 do Brasileirão não é meta de vencedor. O galo tem e precisa ser e campeão brasileiro. Gosto e admiro o técnico atleticano mas se não está dando certo Levir culper urgente ai sim vocês verão estes jogadores mostrarem serviço. Hoje tem que dar galo, e não Corinthians. Até aqui o galo tem se sido o orgulho dos mineiros, não errei, o galo tem sido a vergonha dos mineiros. Abraços extensivos.

  17. Semana cheia de folga, regenerativos e bobinhos , treinar que é bom, nada. De positivo, a saída do Elias. O time vai melhorar muito na marcação. O que me preocupa é a fase do pastor que parece mal fisicamente , talvez pela idade.
    O time paulista está sob forte pressão, técnico pressionado e presidente cobrando todos. É um jogo para explorar esta situação . Um gol no início abre o adversário e teremos espaços pra Chará e Luan. Se não ocorrer será aquele ferrolho que eles fazem. O Galo tem q saber jogar o jogo. Não gostaria de falar isso, mas preocupa a arbitragem. Em jogos de muita pressão no Itaquerão tendem a tremer e : pênalti . Sei não … vai lá faz o resultado logo e não da margem p qq coisa.

  18. Bom dia a todos os atleticanos e atleticanas de todos os matizes!
    Bom dia Ávila!
    “Torcedor espera é que os onze escalados para a partida de hoje honrem a camisa e a tradição, que em 110 anos caracterizam o nosso time.” Gostaria que isso acontecesse, mas até o momento pouco a jogadores demonstram tal vontade ( vergonha na cara).
    “O que é isso? Falta de visão, de planejamento e – consequentemente – de seriedade no trato profissional ao cargo que lhes são confiado”.
    Com uma situação como esta descrita por você, sejamos sinceros, devemos orar aos céus para que alguma mudança venha a acontecer. Não creio que por tudo que foi apresentado até o momento, possamos sonhar com o G4 ou G6. Lembrar que no primeiro turno empatados com o são paulo, perdemos para Palmeiras, Grêmio e Internacional.
    Será que a vergonha na cara apareceu do nada naquele grupo de jogadores?
    Mudanças ocorrem quando se mudam os homens e/ou as atitudes. Os homens são os mesmos. Aguardemos pelas atitudes.
    Somos 8 milhões de desrespeitados!
    TORCER SEMPRE sem NUNCA perder a CAPACIDADE de julgar!
    .

  19. Bom dia massa e Guru. E lá vamos nós de novo para mais uma partida difícil, não só pelo fato de se jogar no campo do adversário e com a torcida contra, mas pior ainda, sem a devida confiança na nossa própria capacidade. A instabilidade da equipe ocasionada por resultados medíocres diante de equipes tão quão, dão da devida noção de nosso estágio atual. Mesmo com 17 rodadas e 51 pontos ainda a disputar, a sensação que sentimos no momento é de dever cumprido por estarmos chegando aos 45 pontos, necessários para se livrar da zona da degola. Muito pouco, para um clube de nossa grandeza e com a torcida que tem; mas talvez muito em comparação com o time do ano passado que nos deixou aflitos e quase desesperados nas rodadas finais do segundo turno. Mas eu ainda não joguei a toalha, e vou confiar até quando matematicamente não houver mais chance de pelo menos a liberta.

    Nota de agradecimento: Obrigado STJD por nos poupar de ter de aturar o bunda de bigorna por dois jogos. Se em outras oportunidades vcs nos ferraram, desta vez, nos ajudaram.

  20. Bom dia!!
    Jogo super difícil, não tivemos competência para ganhar dos fraquíssimos Vasco e Vitória agora temos uma sequencia pesadíssima pela frente.
    Se ganhar hoje pega moral para ficar firme no G6 se perder continua a despencar e o Thiago Larghi não chega até Outubro com o Rodrigo Santana assumindo interinamente.
    Se empatar não deixa de ser um bom resultado pois ganhamos 1 ponto e seguramos o Corinthians.
    Muitas emoções nos esperam nesse mÊs de Setembro espero que sejam positivas.
    Saudações!!

  21. Bom dia, Eduardo e Massa atleticana!
    Espero pra hoje à noite na arena pixuleco, muita concentração, vontade, entrega. E que os critérios usados para substituições de quem vai mal na defesa e no meio campo, sejam os mesmo pra quem estiver perdendo gols lá na frente. O que eu quero dizer com isso é que embora o nosso camisa 9 seja o artilheiro do time, ele não pode ser considerado imexível. Se estiver bem, ajudando a equipe, abrindo espaços pra quem vem de trás, e colocando a bola na rede nas oportunidades, que fique em campo. Caso contrário, que o treinador não demore em resolver o problema, substituindo-o caso se faça necessário.
    Com dois bons volantes marcadores em campo, espero Cazares mais próximo de Chara e RO. Nada de jogar recuado como nas últimas partidas. Assim sendo, acredito na vitória. Lembrando que na noite de aniversário de um dos principais times da CorrupçãoBF, o Galo provavelmente terá que fazer 2 ou mais gols pra valer 1.

    1. Bom dia Galo Roberto!!
      Como as alterações do Thiago Larghi são sempre previsíveis eu posso te adiantar quais vão ser:
      Galdezani no lugar do Adilson
      Tomas Andrade no lugar do Luan
      Nathan no lugar do Cazares
      Tomara que dê tudo certo e agente consiga uma grande vitória!!!

  22. Bom dia. Não fui ao jogo diante do Palmeiras, mas hoje devo ir. Sairei cedo de Santo André, e pretendo retomar hoje mesmo pro ABCD.

    Acredito num jogo em que o Corinthians demonstrará uma vontade muito grande de vencer, pois o presidente Sánchez deu uma esculacho no elenco após a eliminação pro Colo-colo.
    O time paulista tem três motivações:
    1) Virar a página da eliminação da Libertadores;
    2) Ganhar uma moral na sequência do Brasileirão e na semi da Copa do Brasil;
    3) Manter o emprego do Loss, este sendo também a meta do presidente paulista, pois o salário do técnico é 40 mil reais.

    Essa semana o Thiago Larghi foi cobrado pelo presidente, tanto que promoveu mudanças no time titular. O Superesportes, inclusive, fez uma matéria indicando que o Galo voltaria atuar com o sistema que lhe garantiu os últimos títulos, enfatizando dois volantes marcadores e o retorno do Luan à titularidade.

    Creio num num bom jogo, com as duas equipes buscando a vitória.

    Que no duelo entre alvinegros, o mineiro saia vencedor!

    1. Bom dia Pedro, bom dia massa.
      Como vc relatou , o Corinthians tem vários motivos pra endurecer o jogo contra o GALO.
      Por outro lado, os motivos do Galo poderiam ser bem maiores se a equipe, diretoria e comissão técnica tivessem um pouquinho de amor ao Clube.
      Eu sou Atleticano, sofro com as derrotas , mas honestamente, não consigo confiar nem um pouco neste time.
      Tomara que eu queime a língua. Tomara que o Glorioso traga na mala , uma VITÓRIA dentro de ITAQUERA.
      Tenhamos um sábado de Luz , Paz e Saúde, com as BÊNÇÃOS DO GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO

      1. Bom dia, Valdir.

        Não sou psicólogo, mas avalio momento alheio dentro da perspectiva de situações, distantes do futebol, pelas quais passei, assim como, acredito, a maioria aqui.

        No quesito qualidade conhecida do elenco, creio que estamos bem melhor servidos do que o clube paulista. Afinal, o Corinthians deposita no futebol do paraguaio Romero, a esperança de um bom resultado. Muito pouco, pois o esforçado meia guarani não põe medo nos torcedores rivais.

        Entretanto, o chamado “Timão” entrará pilhado. As circunstâncias que exigem do clube uma reação são recentes, estão bem vivas na mente de cada jogador corintiano.

        Já se passaram meses das nossas últimas eliminações, o que faz com que já tenham sido cicatrizadas as feridas decorrentes. Saída do G4, g 6 ou g seja lá o que for, não possui o mesmo efeito no animus do jogador que a despedida de uma competição eliminatória ainda fresca. Nesses casos, com saídas precoces de competições, nasce a vontade de dar uma resposta rápida. Hoje enfrentaremos um time imbuído neste espírito.

        Só duas coisas podem salvar o Galo dessa conformidade com a rotina ganha uma aqui, perde outra ali, desprovida de ambição:

        1) Uma inesperada sequência de bons resultados, que faça renascer um gostinho pelo campeonato, e a ideia de que é possível conquista-lo. Algo como quatro vitórias seguidas, no embalo da imprensa.

        2) Uma mudança de comando técnico.

        Um sábado em pentecoste para todos.

    2. PEDRO
      Uma coisa é certa: ambos entram em campo sob muita pressão. Por jogar em casa, a pressão maior é sob o Corinthians. Espero que o Galo faça um jogo inteligente e saiba tirar proveito disso.
      Saudações,

      1. Tem uma diferença que me chama muito atenção, agora que resido em terras bandeirantes.

        A imprensa esportiva. A diferença em relação a mineira.

        Imagine que você, jogador de futebol, tenha um desempenho ruim. Aliás, venha tendo nos últimos jogos.

        Agora imagine que todos os dias, um apresentador de TV visceral, ex-idolo do clube que lhe emprega, no comando de um programa com audiência, e, sobretudo REPERCUSSÃO em todo estado de São Paulo, lhe desça o “porrete”, transpondo até os limites éticos, lhe atribua adjetivos pejorativos, tais como “perna de pau”, dizendo que o clube joga dinheiro fora com os seus salários.

        Em Minas não tem um programa esportivo da TV como o Jogo Aberto. Até tinha, o melhor da TV aberta no quesito. Mas a Bandeirante vendeu o espaço da versão mineira, para uma igreja neopentecostal.

        Será que faz falta um programa, de grande alcance, exibido no horário do almoço (nobre), comandado por um sem noção que, embora odiado por muita gente, não tem medo de falar, para dar uma chacoalhada nos jogadores em Minas Gerais?

    3. Boa tarde Pedro Henrique e amigos do Galo. O NOSSO GALO caindo literalmente na tabela, vexame após vexame não se encontra, aparece o presidente dizendo estar satisfeito com o trabalho do “técnico” e manifesta a intenção de renovar com ele para 2019. O que esperar para o futuro do NOSSO GALO.

  23. Bom dia Eduardo e amigos ATLETICANOS. Falou tudo mestre no mais vamos esperar uma boa atuação hoje com uma vitoria pir qualquer placar 1×0 é goleada e embalar para sapecar is bambis na quarta. Abraços e AQUI É SÓ GALO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *