Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha?

Max Pereira
@pretono46871088
@MaxGuaramax2012

O Atlético precisa passar por uma profunda reformulação de conceitos e métodos de sua gestão e, em particular, no trato do futebol profissional. Projetos exitosos, como o DNA do Atlético, devem ser continuados e potencializados. Profissionalização, transparência e compliance. Este é o post fixado na conta do Twitter da coluna Preto no Branco (@pretono46871088) no Fala Galo e postado em 5 de janeiro de 2020. E o momento atual vivido pelo Glorioso o torna vividamente atual.

Não sem coincidência no artigo “DIAS DE GALO. DIAS INSANOS”, publicado ontem, dia 11, naquele espaço, defendi que “o Atlético vive um dos períodos mais insanos de sua historia. E a torcida, como sempre, irracional, irreflexiva e nada esperta, está mais uma vez atrapalhando” e busquei chegar à raiz dos ataques virulentos, covardes e odiosos, como estes dirigidos a Everson e à mulher dele, a Sampaoli e ao próprio clube. Mas algo me diz que o buraco é muito mais embaixo.

Quem vê os jogos do Atlético de algum tempo para cá está ficando, cada vez mais, com a nítida sensação de que há algo de muito estranho acontecendo no reino da Dinamarca alvinegra. É que o Atlético sempre tem a bola, mas não cria, não agride. Sem poder de infiltração, sem conseguir quebrar as linhas do adversário, a posse de bola atleticana é aparente, estéril. Rigidamente condicionados em uma ideia de jogo posicional, os jogadores atleticanos raramente fazem o diferente e criam.

O elenco do Galo é de operários táticos e não possui nenhum jogador diferenciado, aquele craque capaz de fazer o diferente, subverter a ordem pré-estabelecida. Sampaoli e a atual diretoria sabem disso. Hulk e as contratações sinalizadas indicam a intenção de agregar qualidade. Ainda bem que há o reconhecimento de que o time atleticano tem limitações de ordem técnica.  É claro que agregar experiência também é interessante. Mas, qualidade é essencial e o elenco atual padece por falta dela. Essa, porem, é apenas uma das razoes que faz o time funcionar como água mole que bate em pedra dura e não fura, a agua acaba, quer dizer, o jogo acaba e o time pela segunda vez consecutiva saiu de campo sem marcar um gol sequer.

Salta aos olhos, como já dito, que os problemas do Atlético vão muito além das questões de ordem tática e técnica. Ir além a partir daqui, porém, é como andar em um campo minado, vez que, de concreto, muito pouco é dado a conhecer, o que favorece essa enxurrada de “notícias” e especulações, quase sempre tendenciosas, que estão varrendo as redes sociais. Aqui e ali surgem mil e uma justificativas para este jogo insosso, sem brilho e sem imaginação do Atlético. Alguns falam que é preciso acabar com uma panela que estaria corroendo os interiores do clube. Acusação grave que joga contra o Galo, pois mina o ambiente.

Fatos objetivos como o surto de COVID que seguramente foi um corte no desempenho do time nunca são objeto da atenção que merecia. Particularmente, não tenho dúvida de que o fato de toda a comissão técnica ter comparecido a uma festa e ter-se contaminado tenha afetado a relação do grupo com ela.

O Atlético é hoje uma legião estrangeira. Entre comissão técnica e elenco, vários estrangeiros aportaram à Cidade do Galo e isso, sem falar dos brasileiros de diversas origens e formação que também vem chegando ao clube, traz, naturalmente, um choque cultural e modifica os paradigmas da instituição. E isso, além de relevante, não pode ser desprezado. Também não é de se estranhar se nos dermos conta de que os dirigentes antigos falharam na gestão do ambiente e que os atuais ainda não tenham se apercebido da importância disso.

É fácil intuir, pois, o alto grau de complexidade dos problemas do Atlético e também concluir que procurar falar deles como se estivéssemos discutindo o sexo dos anjos é insano.  Discutir se a culpa dos resultados ruins que estão tirando o Atlético da disputa do título é tão somente dos jogadores ou de Sampaoli é tão rasa quanto discutir quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha. Ou alguém duvida que a culpa seja do próprio Atlético que ainda não entendeu que só será vencedor e um time do mundo se reformular os seus conceitos de gestão do futebol?

46 thoughts to “Quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha?”

  1. Boa noite!
    A mídia agora saiu com o interesse cúpula atleticana em Renato Gaúcho. Admirei o gaúcho como grande ponta direita e o admiro como treinador do Grêmio, mas…como jogador da seleGalo foi péssimo e como treinador pro Galo, já estou escaldado com estrelas no comando técnico do CAM. Senão, vamos lá, Rubens Minelli, Geninho, Luxa, Dorival Jr, Marcelo Oliveira, Auruori e se não me esqueci de nenhum outro, agora Sampaoli. Por isso, apesar de Roger e outros, ainda prefiro apostas, como Tele Santana, Procópio Cardoso, Barbatana, Vantuir Galdino e Cuca (enquanto aposta, não agora).

  2. SEGUNDO A RÁDIO DA MASSA E DO COMENTARISTA PAULO ROBERTO , SAMPAOLI ESTÁ DE SAÍDA E RENATO GAÚCHO ESTÁ APALAVRADO PARA SER O NOVO TÉCNICO DO GALO.
    DISSERAM QUE JÁ HOUVE CONVERSAS ENTRE O GALO E RENATO GAÚCHO.

  3. Oi Eduardo, Max e Amigos, boa tarde!

    Realmente, falta qualidade técnica no plantel atual.

    Faltam jogadores que desequilibram. Por isso ficamos nesse “chove e não molha”. Toque pra lá… toque pra cá.
    Praticam um futebol irritante.

    Pior, o que fazer com esses jogadores contratados e que até o momento não justificaram vestir a camisa do Galo e respectivos salários? Haja barca…

    Fico na esperança da chegada de jogadores diferenciados, capazes de fazer a Torcida sonhar com títulos.

    Uma coisa que me intriga também é o não aproveitamento de jogadores da Base. É medo? Ou ali serve apenas de Colônia de Férias?

    Cadê a Base?

    Saudações Alvinegras,

  4. MALDITA CAMISA BRANCA. APOSENTA ISSO.
    Nunca dá sorte. Venho repetindo isso há tempos, antes até do jogo contra o Goiás. Por que o segundo uniforme não pode ser todo preto???
    Se jogar contra o Sport de branco não vai vencer.
    Eta zica braba…

    1. Boa Noite,

      A sina da camisa branca esta explicada pelo regulamento da CBF e o desempenho do Galo fora de casa.
      O mandante escolhe seu o seu uniforme, e quase em todos os jogos nosso a escolha é o primeiro uniforme, ao visitante cabe utilizar uniformes diferenciados, então daí normalmente se joga com o número dois.
      O Galo particularmente possui o melhor desempenho em casa e o pior fora.
      Creio que o fator casa tem maior influência do que o fator camisa.
      O mais é pura superstição.

  5. NATAN E HYORAN FIZERAM UMAS POUCAS BOAS PARTIDAS E ENGANARAM A TODOS NÓS , DIRETORIA E TORCIDA. ORA , TODOS SABÍAMOS QUE OS DOIS NÃO TINHAM FUTEBOL PARA VESTIR A CAMISA ATLETICANA , MAS , SIMPLESMENTE NOS DEIXAMOS ENGANAR.
    O MESMO PODE OCORRER COM EVERSON E SASHA , POR EX. FAZER ALGUMA PARTIDA BOA E NOS ENGANARMOS NOVAMENTE.
    O GALO , PODE GANHAR AS ÚLTIMAS TRÊS PARTIDAS DESSE BRASILEIRO , MAS NÃO NOS PODEMOS NOVAMENTE SER ENGANADOS POR UMAS POUCAS PARTIDAS.
    SAMPAOLI E ALGUNS JOGADORES JÁ DEMONSTRARAM SEREM IMCOMPETENTES , NÃO SERÃO TRÊS PARTIDAS QUE VÃO MUDAR TUDO ISSO.
    ESSE TIME DE SAMPAOLI É IGUAL CARANGUEIJO , SÓ ANDA PRÁ TRÁS E PARA O LADO.

  6. Boa tarde amigos do Galo. Tenho minhas dúvidas, quanto ao futuro da participação do NOSSO GALO na Libertadores da América sob o comando técnico do Sampaoli . Justifico. O Galo de Sampaoli não demonstra evolução, joga feio e o futebol apresentado é improdutivo, despretensioso, onde o que se destaca em campo é a falta de vontade de vencer. Jogadores são contratados, alguns nem sequer jogam e são encostados, outros são esquecidos no elenco, inexplicavelmente o que dá certo em um jogo já não aparece no outro. Ninguém, absolutamente ninguém entende o que Sampaoli quer para o NOSSO GALO.

  7. O Marqueteiro Saltitante adotou o regime
    “Home-Office” para as performances do
    seu time : só ” trabalha em casa ” .

    Li isso no twitter e achei ótimo .

  8. Acabei de trocar ideia com o MAX PEREIRA
    e venho reiterar a minha conduta como um
    SIMPLES TORCEDOR que tem como ÚNICO
    prazer ver um jogo de futebol de seu time .

    Passa longe de mim acompanhar CRÍTICO
    DE ARTE a fazer a ” RELEITURA ” ou mesmo
    lançar “UM NOVO OLHAR” sobre o futebol ,
    crendeuspai !!!!!

    Como eu disse , há quem goste .
    EU DETESTO !

  9. Se você for um criacionista, logicamente a galinha veio primeiro.
    Se você for um evolucionista a galinha surgiu a a partir de um tiranossarro e o Galo só ispiano.

  10. boa tarde Eduardo e massa e max pereira. não sei quem nasceu primeiro se foi o ovo ou a galinha. so sei que vai fazer 50 anos sem ganhar o maldito brasileirão. quando o pardal sampaoli chegou e fez uma limpeza com refugos. d Santos. pastor pipoqueiro. bolt.jose welison. e outras barcas pensei agora o galo vai ser campeão brasileiro. me enganei e me iludir com este professor pardal simplismente trouxe suas barcas de refugos caríssimos e com salários altíssimos e para ficar em 3 ou quarto lugar no brasileirão. simplesmente alguém ja percebeu que Nathan e Hioran antes de ser comprado estava jogando muito e depois que foram comprados simplesmente sumiram como estes peladeiros enganaram esta péssima diretoria. sobre Everson também sou contra discriminação contra ele e família se ele é titular não tem culpa. temos 3 jogos e lhe digo se o galo ganhar é contra o Bahia e contra sporte e Palmeiras é derrota certa.não confio no pardal sampaoli e jogadores. triste realidade. a galo sempre nos decepcionando. vá galooo.

  11. Caros,

    VIVA O DIA DA GROSELHA!

    E DO JABÁ COM RAPADURA E PAÇOCA! ABAIXO A FEIJOADA! ABAIXO, ACIMA! Eta o f-s!

    E como a facção JABAZEIRA do PORTÃO SETE esculhamba O NOSSO GALO, hein? A TORCIDA?

    Lá vai descendo o OPERÁRIO TÁTICO pela paralela da diagonal! > o operário avança pelo TERÇO da área perigosa contra nós mesmos, pisa a bola decomforça maltratando e retrocede 3 QUARTO, toca de lado no operário a meio mt, q tic tac fura em bola, ai o operário atrasa mais 1 TERÇO e pisa na bola de NOVO e tropeça na área TB, e o campo de jg acaba…aí entra o ENGENHEIRO da OBRA PRONTA elétrico e saltitante, no futuro…tudo tão LINDO esses floreios, até parece LADO DE LÁ!

    A TORCIDA Ñ PODE SER ACHINCALHADA!

    Todo respeito AO ATLETICANO sangue ALVINEGRO: RESPEITEm A TORCIDA! Sejam ou ajam como HOMENS! Torcida ñ e patrimônio, ñ SE mede em termos de JABÁ, ñ tem valor de cifra. A TORCIDA É O CLUBE! A TORCIDA tá por aí, n entra em campo, e tem q ser cativada, a categoria da TORCIDA é de SIMBOLO MAIOR, tal O GALO, tal a CAMISA, o Escudo! RESPEITE A TORCIDA, torcida ñ é facção! Ñ vamos entrar em campo minado!

    E Q incapacidade é essa de FALAR DE FUTEBOL no CAMPO de jg! SÃO B..ões ou mal intencionados ESSA patota? ou o MUNDO TODO ñ ainda entendeu a porra do POJETO do futuro? O q se passa na cabeça desses INTRANSIGENTES conversa mole de uma nota só?

    Quem QUESTIONA PROJETO? … sequer se questiona mais se ELETRO segue ou ñ no Clube. Tanto faz… O q se questiona é Q PORRA DE TIME É ESSE dentro de campo presentemente. N? O atual o q veste e nos representa, q ganha muito bem e q tá entrando em campo e ENTREGANDO o jg e o campeonato…é NEGO conversa mole POJETO! …Ah CARAI!

    LUIZ FERNANDO 11/02/2021 às 15:22 Boa tarde, José Eduardo! “Em algum lugar deste projeto a médio e longo prazo, deve ter uma cláusula que a curto prazo não se pode ganhar nada. É a única explicação para um time tão vacilão quanto o nosso. Fazer o que, neh?”

    FAZER O Q para enquadrar os VACILÕES?

    1º e – ou + importante, colocar a letra R no POJETO! É PROJETO! …é PROJETO! PRONTO!

    2º: prestigiando Os OPERÁRIOS: Pq os atuais abandonaram a OBRA? pq? Pq? E se são OPERÁRIOS, táticos ou sei lá o q, pq tão de ENTREGADORES de RAPADURA e ENTREGANDO a PAÇOÇA tb, de brinde?…

    3º Sempre houve, sim, mesmo em jgs históricos MAMÃO COM AÇÚCAR, tal contra o coritiba em 1985, contra a portuguesa em 1996-7(?), entre outros, sempre houve MUITA interferência EXTERNA agindo contra NOSSO GALO! E muita INCOMPETÊNCIA tb…uma hr vamos ter q encarar isso: A INCOMPETÊNCIA de disputar as COMPETIÇÕES com o animo de VENCER! Sem esquecer jamais O GARFO!

    4º Ñ CREDITÁVEL: a FORMAÇÃO de um PLANTEL de jogadores com espiríto DERROTISTA, uns agregados de mal formado. A verdade é essa. Quem ñ viu, nesse BR, jgdr NOSSO literalmente pisando na bola (né expressão ñ, PISANO mesmo na gorducha) ou furando bisonhamente em jgda DECISIVA como presenciamos no último jg?…

    Capítulo a parte: E as bolas q vão no NOSSO GOL e entram como se fossem todas chutadas por EDER E NELINHO,.. basta chutar no cara q tem uma ESPOSA q deve ser respeitada e, ela mesma, evitar ficar batendo roupa com torcedor em rede social. EVERSO seu frango COVARDE, tire seu esposa dessa, deixe só AS suas VIÚVAS no bate boca com os atleticanos…! …É brincadeira!

    …pulano a cerca das VIÚVAS: 7º: PERNA DE PAU tem NOVA e RENOVA definição, q de NOVO num tem porra nenhuma: “elenco do Galo é de operários táticos…blá buá buá…blá”…OPERÁRIOS TÁTICOS?: Ora essa, é cada uma! E ñ pega o pessoal q tá trabalhando duro, aí sim, lá na construção dA ARENAMRV dos Meninis y Guimarães e bota prá suar nessa NOSSA CAMISA?

    REGRA DE OURO: A curto prazo se pode VENCER! Sim, Srs e Sras & afins! VENCER VENCER VENCER! Estamos a esquecer dessa CLÁUSULA PÉTREA?
    REGRA DE PRATA: jamais haverá TIMES em campo tal outrora, com 3,4,5 ou mais anos jogando junto, ACABOU A MAMATA; O time hj em dia é o FORMADO e é o do MOMENTO! Esqueçam essa BALELA de time em FORMAÇÃO! Aliás, isso NUNCA existiu! FATO! O Jg é jgd.
    REGRA DE LATÃO: Abaixo sem DÓ nem PIEDADE o PERNA DE PAU (fora o beijador de camisa e o raçudo prá inglês ver e num comprar, aliás, nem chinês mais táo comprando o tipo) Chinês é SÓCIO do P7?

    NOSSO GALO ñ pode depender de OPERÁRIOS PREGUIÇOSOS sendo q lá no futuro a Arena tá a todo vapor, parem com a GROSELHA! Q coisa feia!

    Obs final: MECENAS, escuta essa?!?: O INVESTIMENTO tá alto: coloquem no PROJETO!: Proibido MAMADOR e o JABADOR barato dos fartos recursos do NOSSOS Meninins. Oh MECENAS! Deixa de bobageNS, MECENAS, saiam do boné desabado dessa PATOTA SubADOSLESCENTE entregadora de rapadura q nunca bateu uma laje na vida nem nunca capinou um lote e mal jgam um video game no play back!

    Obs aos Mecenas:

    SUGESTÃO pensamento POSITIVO verdadeiro, meia boca ñ, até pra dar linha no ELETRO SALTITANTE > projeto de EMBUSTE! O barça e Messi tão a muito em rota de colisão. Ñ falam mais a mesma língua. Messi quer falar PORTUGUÊS! CONTRATEM MESSI!

    MECENAS, ok, MESSI vai ter q ralar muito aqui, NUNCA foi OPERÁRIO! Tem essa bronca aí q tem q ser resolvida! Ainda tem o ELETRO e os amantes de OPERÁRIOS ..e um ou outro mais! …VAI MECENAS! EU ACREDITO!

    O dinheiro é meu, é nosso, MANÉ? ñ! Então, VIVA OS MECENAS! Deixem os MECENAS trabalharem!

    Abs!

    1. Boa tarde, Viana!

      Meu comentário, direcionado ao companheiro José Eduardo, teve a única intenção de fazer uma ironia com os resultados de nosso time quando está em situações favoráveis. Comentei no post dele pois me parece que ele não aceita muito esta conversa de projeto, o que compartilho, por isto utilizei da expressão “Fazer o quê” para demonstrar minha opinião de que não podemos fazer nada… Enfim, sou apenas um Atleticano que, neste ano, vai comemorar 50 anos de idade e aconteça o que acontecer minha condição de Atleticano não vai mudar.

      Abraço,

  12. “o Atlético vive um dos períodos mais insanos de sua historia. E a torcida, como sempre, irracional, irreflexiva e nada esperta, está mais uma vez atrapalhando”
    Prezado Max, meu ponto de vista à respeito da raiva dos torcedores é a seguinte:
    – técnico (que para mim está mais para um estelionatário do que técnico de futebol);
    – o time ao longo o campeonato só piorou, ele NUNCA consegui arrumar NENHUM SETOR DO CAMPO;
    – suas indicações para contratações são as piores possíveis;
    – sua comissão técnica abocanha mais de R$2.500.000,00 por mês;
    – etc. etc…..

    Max o cara tem que ser cobrado sim, e, muito, ele não tem competência para tal cargo em uma equipe de ponta do futebol brasileiro.

    1. Caro Leonardo, boa tarde.

      Em momento algum eu disse que Sampaoli não deve ser cobrado. Ao contrário, neste e em outros textos venho apontando erros. Só disse que ficar colocando apenas nas costas dele e dos jogadores a responsabilidade de tudo de ruim é injusto e ingênuo.

      Os ataques feitos pelas mídias mineira e nacional e por alguns segmentos das redes sociais têm em sua origem interesses heterodoxos e inconfessáveis.

      As cobranças, portanto, não podem e nem devem potencializar estes ataques, cujo alvo fundamental é o próprio clube. Sampaoli, Everson, a mulher do goleiro, Hyoran e Guga,que voltaram a ser atacados são apenas bodes expiatórios usados para desestabilizar o ambiente e minar o que de bom possa estar sendo feito no clube.

      Projeto ou não, o Atlético precisa de tranquilidade, de processos contínuos e de não correr riscos de descontinuidade.

      Cobrar racionalmente é uma coisa. concorrer para a saída intempestiva e tumultuada de Sampaoli é jogar contra o clube.

      Como cobrar, o que deve ser cobrado e quais outras correções de rota precisam ser feitas podemos conversar depois.

      Saudações atleticanax

  13. GALO ROBERTO ,

    será que o Mercado Livre tem esse produto pra oferecer ?

    Temos que ajudar de alguma forma.

    Talvez na China a gente encontre isso , afinal é o país da moda .

    Eu nunca vi tanta alucinação no trato do futebol , crendeuspai !

  14. Texto limpo, objetivo , corretissimo. Que ressalta, além das mirabolantes teoria das conspirações , bastidores obscuros e traiçoeiros, onde a pratica esportiva de puxar o tapete do próximo é corriqueira, e diz o que realmente interessa , o ponto central da questão, do futebol pifio, covarde e burocratic : : A IMENSA , GRITANTE FALTA DE QUALIDADE DO ELENCO. Do elenco milionário que se supunha galatico e que não passa de mediano, desgraçadamente mediano. E um treinador responsável , em conjunto com os medianos, pela derrocada, queda e perda inadmissiveis de pontos escorridos pelo ralo. Não vi no seu belo texto, nenhuma referencia ou critica a estas lambanças , que agrediram a torcida atleticana. Concordo com a critica à estúpida agressão ao goleiro e familia critico e condeno com firmeza. Agora, amigo, análise esteril e rasa é condenar a vaia, a vaia, que estaria presente se houvesse publico, a vaia que catalisa a raiva da torcida por presenciar este grotesco, ridiculo futebol apresentado

    1. Caro Evandro, bom dia.

      Não me lembro de neste texto ou em outro, condenar a vaia justa, o protesto justo, a cobrança inteligente e necessária. Sampaoli é verdade que indicou vários jogadores, alguns com acerto, outros nem tanto. Erra e acerta.

      Do seu time titular, Arana, Savarino, Keno, Rever, Guga, Jair, Allan e Hyoran não foram indicados por ele. Se Savarino está no Atlético agradeçamos a Dudamel que foi quem o indicou.

      Sampaoli apostou sim em um time de operários táticos. Gênios criativos, jogadores diferenciados são raros, O Atlético tinha um, Cazares, e o escorraçou. Quando chegou ao Atlético o primeiro jogador que Sampaoli mencionou deixando claro que queria contar com ele foi exatamente Cazares. Aconteceram muitas coisas e Sampaoli capitulou diante da pressão daqueles queriam ver Cazares longe do clube e também fechou as portas para o equatoriano.

      No artigo escrevi que Sampaoli e o comando alvinegro sabem da necessidade de agregar talento e experiência ao elenco. As contratações já efetivadas e aquelas outras especuladas sinalizam isso claramente.

      Saudações atleticanas.

  15. O Galo entra em campo “amarrado” e fica assim até o final. Não explora seus pontos fortes.

    Para ter sucesso em jogar amassando o adversário, há que se ter infiltrações pelo meio, ultrapassagem pelas pontas. Não se vê nem uma nem outra. Pelo lado esquerdo, com o Keno e o Arana, ainda se vê alguma coisa. E foi daí que veio grande parte dos gols.

    Os demais foram, quase sempre, de contra-ataque, com o time retomando e bola em seu campo e partindo em velocidade para o gol adversários. Ultimamente nada acontece. É zagueiro rolando a bola de um lado para outro. Resultado: gol, que é bom, nada, mas recorde de passes por partida acontece em todos os jogos.

    Saudade do Galo Doido, que quase sempre abria o placar nos primeiro 15 minutos, com correria e deslocamentos do 4 atacantes, infernizando a defesa dos adversários. No começo da era Sampaoli, foi assim. De repente, a partir do jogo com o Fortaleza, no campo deles, a intensidade e a movimentação diminuiu, passando para a sonolência dos jogos de hoje.

    Vamos ver se para o ano o esquema muda. A propósito, acho que o Galo não deveria contratar mais ninguém, a não ser que um craque, mas craque mesmo, daqueles de fechar o tempo, tipo Ronaldinho. É fazer uma seleção dos que podem ser aproveitados, que tenham algum futuro, deixar lá uns 30 jogadores e vender / dispensar os restantes.

    A comprar sugiro o Gemerson, pela história que ele tem no Galo, e o Cazares, que era o único jogador cracão, fora série, que o Galo tinha, e que foi engrandecer time adversário por absoluta incompetência de nossos treinador e dirigentes.

  16. Bom dia a todos!
    Quem nasceu primeiro eu não sei.
    Sei que com esse lesco,lesco o Atlético do cabeça de OVO não vai a lugar nenhum.
    Guga pisa na bola e toca pra trás,Allan pega na bola e toca pra trás ou erra o passe,Vargas pisa na bola e toca pra trás.
    Esse futebolzinho e tão objetivo quanto um vôo de GALINHA.
    Saudações Alvinegras

  17. Bom dia,

    Post muito apropriado para a atual situação vivida pelo nosso Galo.
    Realmente o que se vê hoje é uma falta de intensidade, isto aliado a forma de jogar com linhas altas deixa o jogo aglomerado em meio campo e muito enfadonho.
    Acredito sim que existe caroço neste angu.
    Jogadores de futebol nos tempos de hoje podem ser definidos como jovens que tiveram suas adolescência e até parte da infância interrompidas por concentrações e competições que os afasta de parte da sua vida, aliado a isto, são jovem quase sempre de baixa instrução educacional que infelizmente também são deixadas de lado, tudo pelo sonho de ser jogador de futebol.
    Por outro lado ganham muito dinheiro o que também os deixam quase sempre deslumbrados e mimados, sempre tendo e podendo fazer quase tudo, quando as torcidas deixa é claro, kkkk.
    Em contradição a tudo isto vem as obrigações deles junto a instituição que os paga, não se julgam trabalhadores comuns, e não são mesmo, porque em 1 ano podem ganhar mais do que um trabalhador ganhará em toda sua vida profissional.
    O termo mimado é potencializado no tocante a se sentirem ofendidos com qualquer coisa relativa a não ter suas vontades satisfeitas, seja elas a titularidade, um elogio ou apenas não se sujeitarem a cobrança, seja do técnico, torcida ou até diretoria, daí em contra partida assistimos esse total desinteresse deles dentro de campo.
    Só mesmo quem não quer ver é que não vê. Esta muito claro.
    Não procuro achar culpados, mas, quando o grupo quer ele se supera (Inter), seja por falta de comando técnico (Inter), seja por falta de técnica e capacidade (Sport), ou apenas cumpre com o seu contrato, entrando dentro do campo e tocando a bola para o lado (Galo).
    Alguma coisa tem que ser feita, Sampaoli não sei se é o motivo dessa falta de vontade da equipe, se é um grupo, uma panelinha, ou todos, também não sei, mas alguma coisa tem de errado.
    Não deixo também as ocorrência como o surto de covid-19 fora desta suposição assim mesmo como o comportamento de parte da torcida, ao ficar atingindo jogadores e familiares fora das quatro linhas.
    Estamos a 3 partidas do final de um campeonato onde todos ficaram cerca de um ano se preparando, muitas horas de esforço, muita coisa deixaram de fazer, de viver e aproveitar, não acredito que por apenas revanchismo ou vaidade jogaram tudo por terra, isto se já não o fizeram.
    Tenho que acreditar que tudo isto que escrevi não passe apenas de tentativas de justificar o injustificável, nunca vi tamanha má vontade em ser campeões.
    Espero apenas os 9 pontos nos jogos restantes para mudar meu modo de pensar.
    Boa sexta a todos.

  18. Não vejo a hora de começar o Mineiro .

    O time “filosófico” do Peladeiro deverá
    arrasar seus adversários de maneira
    impiedosa .

    Estou com dó do Meridional, do Usipa
    e do Bela Vista , do Valerio, essa turma
    que se prepare para os 80% de posse
    de bola da garotada do Peladeiro .

    Irão conhecer o poderio dos CANHÕES
    do HULK , similares aos de Navarone ,
    e o esquema implantado pelo GÊNIO
    batizado de SONOLENTO .

  19. Bom dia!
    Prezado Max, concordo com tudo que foi dito.
    O Atlético, mais parece um cofre, onde as informações parecem estar trancadas a sete chaves.
    E ao que parece, o período de pandemia fez com isso se potencializasse ainda mais.
    O Sr. Sampaoli e sua comitiva de estrangeiros são adeptos a toda essa clausura, não aceitando nenhuma interferência e questionamento a suas ações e ao seu trabalho.
    Até as perguntas feitas durante as entrevistas coletivas, são editadas pela assessoria de imprensa do clube, de modo, a não causarem nenhum aborrecimento e saia justa a esse senhor.
    Outro fato que nos causa muita estranheza, é que a diretoria não se manifesta, não cobra e nem vem a público para dar qualquer informação ou justificativa do está acontecendo dentro do clube.
    Com tudo isso, cresce as especulações e as fakes vão se multiplicando entre as mídias e os torcedores, causando toda essa celeuma e potencializando toda essa “crise” e penumbra que o clube vem enfrentando nos últimos dias.
    Que a reformulação venha logo, principalmente de cima para baixo, permeando todas as estruturas do clube!
    Saudações!

  20. WELLINGTON SOUZA 11/02 21:54

    O fato de um jogador com a bola do MESSI
    entender que está sendo tolhido em campo
    forçado por esquemas malucos de um cara
    picareta na beira do campo não tem nada a
    ver com ele ser ou não um “Professor” .

    Ele sabe o QUE joga , COMO joga , e ONDE
    deve estar para melhor desempenhar seu
    maravilhoso futebol .

    Aí vem um PENSADOR e determina o que
    ele deve fazer em campo .

    Historinha para embalar o diálogo
    ============================
    Em 70 , Carlos Alberto , Gerson e Pelé se
    reuniram e DECIDIRAM :
    – sai Marco Antônio e entra Everaldo
    – Piazza vai pra zaga
    – Tostão joga de NOVE
    – e Rivelino entra na ponta

    Tudo isso em contraponto ao Zagallo .

    Os jogadores, principalmente os gênios ,
    sabem exatamente o que deve ser feito
    em campo e como um “professor” pode
    ATRAPALHAR um jogo .

  21. Bom dia Max. Bom dia a todos. A indignação da torcida é com o seguinte fato: derrotas para Goiás e Vasco recentes que nos tiraram a liderança do campeonato e um título que não ganhamos desde 71. E o técnico escalou três zagueiros contra o Goiás. Escalou o Savarino na ponta esquerda contra o Fluminense. E Hioram perde pênalti contra Vasco. ALONSO deixa um nanico fazer gol de cabeça contra o Goiás. Arana entrega a rapadura contra Vasco. A gente vê o Fortaleza ganhar de 3×0 do Vasco e se pergunta pq perdemos para esse time. Sinceramente torcida não é o problema pois ela não comparece em campo e o Sampaoli foi taxativo: para ele time é que motiva torcida e não torcida que motiva time e disse mais que elogios ou críticas são desconsiderados por ele. Não sou a favor de mensagens em redes sociais dirigidas a família de jogador. Mas pelas mensagens que li dirigidas a esposa do Everson não vi ofensas ou ameaça a ela ou até ao Everson. Penso que estão usando isso como cortina de fumaça para desviar o foco. Meu caro Max lá em Araxá ensinam que a culpa da paisagem inadequada não é da janela. Como disse José Trajano: o futebol do Galo é o mais irritante do país. Reveja os dois últimos jogos, contra Goiás e Fluminense e você vai entender a indignação da torcida com o técnico e o time. A torcida quer disputar o título. O técnico e o time ….

    1. Caro Domingos Sávio, bom dia.

      em nenhum momento isentei os jogadores ou o treinador de qualquer responsabilidade sobre as más e burocráticas atuações do time. Aliás, jogadores e treinador vêm m irritando há algum tmpo.

      Apenas disse e repito que o buraco é muito mais embaixo e dei alguns exemplos, sem esgota-los, de que os problemas do Atlético são muito mais complexos.

      Falei do surto de Covid e lembro agora que o vírus reduziu drasticamente o condicionamento físico de vários jogadores. Já escrevi neste espaço que a partir do ultimo terço do jogo o time morre fisicamente. Vários jogadores começam a se arrastar em campo. Já comentei também em outras oportunidades que o elenco atleticano é muito reduzido e que Sampaoli aproveitou muito pouco o time de transição e a base.

      Por tudo isso, conclui e lembro de novo que o maior problema do atlético é ainda de gestão do futebol.

      Saudações alvinegras

  22. “… e a torcida , como sempre , irracional , irreflexiva
    e nada esperta , está mais uma vez atrapalhando …”

    Ah! , e tem uma tal de “compliance” também e fico
    a pensar como o SEMPRE reagiria a isso tudo .

    A ” BOLHA” ‘tá igual pinto no lixo , crendeuspai !!!!!!!!

    1. Barata,

      O SEMPRE, torcedor símbolo do atlético, a quem tive a alegria de conhecer pessoalmente, se vivo estivesse certamente estaria hoje jogando com o time incondicionalmente como SEMPRE e certamente estaria preocupado com a tal de Compliance, mesmo porque, mesmo naquela época, dentro dos conceitos e da dimensão do futebol daqueles tempos, ele já acompanhava tudo, sabia de tudo e estava SEMPRE presente.

      SEMPRE orgulhosamente SEMPRE fez parte de uma bolha: a dos atleticanos autênticos.

      Boa tarde.

      1. MAX PEREIRA ,

        pra cima de mim não , meu caro , essa
        conversa sua não vai vingar, não queira
        pautar torcedor com selo de qualidade
        de autenticidade .

        E outra, essas matérias suas estão mais
        para tese de mestrado e/ou doutorado
        do que bola rolando em campo .

        Há quem goste , eu detesto .

        1. Barata,

          O seu direito de não gostar ou mesmo de detestar os meus textos é sagrado e inalienável.

          Gostaria muito de debater, provocar, ser provocado, criticado positivamente ou não, sempre no campo das ideias.

          Infelizmente nem sempre é possível. Assim, prefiro adotar o silêncio quando em troca do que escrevo recebo falas chulas, agressivas.

          Você aludiu à uma figura carismática, singular, que tive o prazer de conhecer pessoalmente. Um atleticano visceral, incondicional. Quis fazer uma homenagem ao SEMPRE a partir do que vc próprio escreveu.

          Lembro-me que em relação a outro artigo já trocamos ideias.

          Espero que continuemos assim sem nos pautarmos um ao outro. O respeito caminha por uma via de mão dupla. E vc, até então, tem o meu.

          E ainda bem que tem quem goste de outras cores, senão, um mundo monocromático seria insuportável.

          Boa noite.

  23. Quem nasceu primeiro foi o ovo, BOTADO POR MIM, produto de MUITA RAIVA provocada pelo Atlético. Pronto, o mistério está defeito! Abraços e uma boa sexta-feira para todos!

    1. Há controvérsias,caro Teobaldo!
      _ Me convença…
      _o mundo inteiro sabe q ninguém sabe se a galinha já existia antes do referido evento botaovístico…
      _dizem até q foram alguns extraterrestres disfarçados de babysauros q construiram o 1º ninho…
      _não vamos engomar a tapioca
      vamos as provas…
      Cópia da foto meio amarelada e sem autenticação do evento,tem?!
      Matéria de um destes youtubers influencers entrevistando dois ex interinos analisando o ovo,tem??!!
      Caso não tenha “iBagens”dos influencers ao lado dos ex interinos analisando o ovo,o evento não aconteceu! O certo é q quem está a botar ovos é a mídia nacional e mineira pelo fato de terem retirado deles a galinha dos ovos de ouro,o pão de queijo e as suculentas mangas antes disputadas a tapas com os miquinhos moradores da CdG. E como estão sangrando,viu!
      Forte abraço Alvinegro, saudações!

  24. BOM DIA EDUARDO , MAX E MASSA ATLETICANA.
    FUTEBOL É BOLA NA REDE , VITÓRIAS E TÍTULOS.
    É CLARO QUE PARA ATINGIR ESSES OBJETIVOS O TIME PRECISA TER COMANDO , ORGANIZAÇÃO , DISCIPLINA , ORDEM , FOCO E DETERMINAÇÃO , TUDO ISSO , EM SINTONIA , OBEDECENDO UMA HIERARQUIA.
    SE CONTINUARMOS COM SAMPAOLI , JOGADORES FRACOS COMO EVERSON , GUGA , SASHA , HYORAN , SEGURAMENTE NADA CONQUISTAREMOS NESSE ANO.
    ESSAS INDICAÇÕES DE SAMPAOLI FORAM UM DESASTRE PARA O GALO.
    O FUTEBOL APRESENTADO PELO TIME DE SAMPAOLI É IMPRODUTIVO , COM UMA POSSE DE BOLA ESTÉRIL , DE TOQUES PARA O LADO E PARA TRÁS.
    ESSA CONTRATAÇÃO DE SAMPAOLI SE TRANSFORMOU EM UM ENGÔDO , O GALO ADQUIRIU UMA FERRARI E RECEBEU UM FUSCA.
    MUITOS PEDEM , MAS NA MINHA OPINIÃO O GALO NÃO DEVERIA RENOVAR O CONTRATO DE TARDELLI.
    TARDELLI É PASSADO , VELHO , SEM PREPARO FÍSICO E EM FIM DE CARREIRA.
    E DEVERIA SER ESTABELECIDA UMA IDADE MÁXIMA DE 30 ANOS PARA A CONTRATAÇÃO DE JOGADORES. ALÉM DESSA IDADE É MUITO ARRISCADO.
    E QUALQUER QUE SEJA O NOVO TÉCNICO CONTRATADO , A DIRETORIA TEM QUE COBRAR DIARIAMENTE RESULTADOS.
    UM OUTRO DETALHE IMPORTANTE É SOBRE A INDICAÇÃO DE JOGADORES PARA CONTRATAÇÕES.
    A DIRETORIA TEM QUE CONTRATAR JOGADORES PARA O TIME E NÃO PARA O TÉCNICO. CHEGA DE TÉCNICO FICAR INDICANDO JOGADORES , POIS ISTO NÃO DÁ CERTO.
    O TÉCNICO VAI EMBORA , AS CONTRATAÇÕES FICAM , VEM OUTRO , FAZ UMA LISTA DE DISPENSA , EXIGE MAIS CONTRATAÇÕES E ACABA VIRANDO UMA ESPIRAL INTERMINÁVEL , COM UM CLARO PREJUÍZO PARA O CLUBE.
    ACREDITO NOS 4 R , E ACHO QUE O CAMINHO TRAÇADO PARA O CLUBE POR ESSE GRUPO DE EMPRESÁRIOS VAI DAR CERTO. A CURTO , MÉDIO E LONGO PRAZO.

    1. Bom dia a todos , acreditar nos R 4 é acreditar na segunda divisão, até mesmo porque foi está turma q jogou o Atlético na segunda divisão:
      PRESIDENTE : RICARDO GUIMARÃES
      VICE PRESIDENTE: SÉRGIO COELHO
      DIRETOR FINANCEIRO: RENATO SALVADOR
      PATROCINADOR MASTER : MRV , RUBENS MENIN
      É A MESMA COISA Q DAQUI 15 ANOS, WAGNER PIRES , ITAIR MACHADO E SERGINHO VOLTAREM PPARA O CRUZEIRO. NOSSA TORCIDA SE VENDE POR BANDIDOS Q JOGARAM O CLUBE NA SEGUNDA DIVISÃO.
      ACORDA TORCIDA DO ATLÉTICO SE NÃO VAI SER TARDE DEMAIS.

  25. Parabéns pela reflexão, que, infelizmente, até em mídias importantes da imprensa mineira, não se vê a qual insiste em manter o círculo vicioso do qual o Galo é prisioneiro e lidera a chamada máquina de moer técnicos.

  26. Bom dia Eduardo, Max Pereira, atleticanos e atleticanas preocupados em comer o ovo e matar a galinha ou matar a galinha e ficar sem o ovo. Aforismos por aforismos eu fico com o de James Joice que diz: ” Tudo é muito caro quando não é necessário”.

    Caro Max, você repetiu o que os torcedores que ocupam esse blog vêm dizendo o tempo todo. O CAM é mal administrado, o Galo tem elenco fraco, o CAM contrata mal, o Galo não revela jogadores, o CAM vende mal, etc. Todo torcedor sabe disso e clama por mudanças. O problema é que tais mudanças ensejam uma completa reestruturação. Não é possível apenas repaginar a capa tem que rescrever a história toda.

    E embora uma boa parte da torcida não queira compreender isso, o CAM tem que ser refeito, porque aquele Galo romântico que sempre nos aglutinou em torno da paixão, morreu.
    E com o galo morto não teremos mais ovos.

    Você disse bem quando afirmou: “O Atlético precisa passar por uma profunda reformulação de conceitos e métodos de sua gestão e, em particular, no trato do futebol profissional”. É exatamente isso, mudança de conceitos, o que está sendo proposto atualmente.

    E não pode ser como sempre se tentou fazer antes. Mudar só o time, ou seja, a capa, e continuar com todo o mais do mesmo jeito. Infelizmente, para nós atleticanos, mudar conceito é algo que não se consegue de um dia para o outro. Muda-se conceito, no caso, mudando a história. E isso demanda muito tempo. Mas, está sendo feito.

    Especificamente quanto ao time de futebol, a torcida sabe que esse elenco fraco que o Galo tem é capaz de produzir um bom time que pode fazer muito mais que tem feito. O que falta é direção competente. Isso resume tudo. Nem é preciso apontar culpados.

    O Galo, que virou realmente uma legião estrangeira, contrata mal e sem critério objetivo, por isso tem um elenco caro, porém sem valor. Nenhum desses jogadores que aqui chegaram vale o preço pago por ele. E tudo é caro quando não é necessário. Não temos jogador capaz de assumir a responsabilidade de mudar o jogo de dentro do campo, sem esperar o comando do técnico. Só temos jogadores fracos, submissos a esquema tático improdutivo e o resultado é o que se vê. Outro aforismo diz: “Quando a cabeça é fraca o corpo padece”. Com um treinador ruim o time só pode ser ruim.

    Uma excelente sexta-feira e um bom fim de semana para nós, embora saibamos que com o Galo jogando no sábado o domingo deva ser de ressaca.

    O GALO AINDA ESTÁ VIVO, JOGANDO MAL, DESPERDIÇANDO AS OPORTUNIDADES DE SUCESSO, MAS CONTINUA SENDO O NOSSO GALO.

    1. Paulo Silva, depois do excepcional texto do Max, seu comentário traduz tudo que gostaria de acrescentar. Obrigado a ambos. Com ou sem Sampaoli e vendo o péssimo resultado do jogo apresentado pelo elenco do Galo atual (infelizmente, concordo com aqueles que dizem que perdemos o campeonato mais fácil dos últimos anos), não vou entrar na pilha de ficar caçando culpados e detonando tudo e todos (pra mim isso não serve nem como desabafo, entendo quem pensa diferente). É continuar torcendo e lutando para que as mudanças continuem no Galo! Só isso nós fará ganhar os títulos que merecermos. Aqui é Galo sempre!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *