Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Olho na TV, ouvido no rádio e mãos no secador

Iniciando hoje a antepenúltima rodada do Brasileiro, o Galo recebe o Bahia – um dos algozes inexplicáveis do primeiro turno – para manter vivo o sonho improvável do título nacional. Desde quarta-feira, naquele empate e partida inoperante frente ao Fluminense, venho me apegando a tudo para manter acesa essa chama de conquista.

Na verdade, olhando para o todo, concordo que fizemos uma campanha até acima do que chegou a ser esperado no início do ano passado, quando o time ainda era dirigido pelo tal de Dudamel. No Mineiro, chegamos a ocupar a quinta colocação e fomos eliminados das Copas Sul-Americana e do Brasil. O temor no Brasileiro seria um possível Z4 e sofrência durante toda a competição. Incontestável!

Porém, depois dessas tragédias e a chegada do Sampaoli as coisas mudaram. Ganhamos o Mineiro, saindo da desconfortável condição de sequer classificar para as fases finais, deixando isso para times sem estrutura financeira, administrativa e – consequentemente – nos gramados. Título assegurado e um início de Brasileiro fulminante, com o treinador até encantando ao Torcedor, começamos a sonhar alto e apoiar suas exigências, como contratações e salários sempre em dia.

Capitulamos em algumas partidas do primeiro turno, como contra Botafogo, Fortaleza, Bahia, Fluminense e Sport (as duas últimas em Belo Horizonte), depois reacendemos no returno, mesmo com adversários já sendo – como agora – cantados como campeões antecipados. Ocorre que esses times também cometeram e continuam cometendo vacilos imperdoáveis, mas o Galo, no momento exato de dar o bote e avançar, perdeu partidas inexplicáveis para Vasco e Goiás. E fez, como disse, um péssimo jogo no Rio frente ao Fluminense.

Mas o Atleticano é teimoso – nem tanto quanto Sampaoli – e continua acreditando naquelas reações que tivemos nos anos de 2013 e 2014. Entretanto, agora, além se manter e vencer as partidas restantes, necessitamos de tropeços do Internacional e Flamengo, que ainda estão à nossa frente na tabela de classificação. Ainda! Premonição?

Entre as várias manifestações que venho recebendo, uma delas até tem certa razoabilidade. Vejamos! Galo vence seus próximos adversários. Bahia (c), Sport (f) e Palmeiras (c). Flamengo empata com os dois próximos adversários: Corinthians (c), Internacional (c) e vence o São Paulo (f). Já o time gaúcho perde para Vasco (f), empata com o Flamengo (f) e vence na despedida o Corinthians.

Muito mirabolante, concordo, mas acho que os dois adversários podem até perder mais pontos que essa previsão. Isso daria a todos 70 pontos e o Galo teria uma vitória a mais. Olha, sou capaz de fazer algo inusitado se uma loucura dessas acontecer e nos assegurar o título. Sério, já fiz algumas, faria outra sem medo de ser feliz. A grande questão é o Galo vencer as três seguidas. Não é impossível, mas para quem viu os jogos com Vasco, Goiás e Fluminense, em que deixamos oito pontos no ralo, é muito difícil acreditar nesse milagre. Mas milagres existem!

Em meio a isso, ficamos ainda atordoados com informações desencontradas sobre o futuro do comando técnico do Galo. Sampaoli vai para a França ou fica no comando do time que ele obrigou a gastar 200 milhões de reais (por enquanto) para um projeto futuro? Reafirmo que muito me incomoda saber de tantas especulações e a diretoria e sua assessoria de comunicação assistir passivamente aos fatos. Tinham de ter, sim, dado satisfação ao Torcedor. Se é que se preocupam com a Massa.

Pra cima do Bahia, Galo! Só isso que o Atleticano quer, espera e deseja. Amanhã, se as coisas encaminharem, secar Inter e Flamengo, caso contrário vamos ter de secar aqueles que ameaçam nos tomar a vaga direta na Libertadores.

*fotos: Pedro Souza/Atlético

32 thoughts to “Olho na TV, ouvido no rádio e mãos no secador”

  1. Salve-nos Olympique!
    Leva esse embuste ainda hoje.
    Vargas foi barrado porque estava mal. Sendo assim, como é que ele entra pra tentar melhorar o time? Só na cabeça de um jumento mesmo.
    Precisamos de dois zagueiros urgentemente. Os que temos são péssimos.
    O Galo comprou Nathan e Hyoran é? E deu Cazares de graça? Tem dinheiro dando em árvore na Cidade do Galo. Esses caras gastam bem e gastam mal.
    Que ninguém mais peça a titularidade de Marrony.
    Alguém acredita que esse time vá fazer um bom papel na Libertadores?
    Eu não acredito!
    Fora todo mundo!!!

  2. TOCA PRÁ LÁ.
    TOCA PRÁ CÁ.
    TOCA PRO LADO.
    TOCA PRÁ TRÁS.
    RECUA PRÁ MÃO DE QUIABO.
    70% DE POSSE DE BOLA.
    MAS…….. NO FINAL PERDE O JOGO.
    UM TÉCNICO E UMA COMISSÃO QUE CUSTAM AO CLUBE QUASE 3 MILHÕES POR MÊS , APRESENTAR UM FUTEBOL RIDÍCULO DESSE SÓ PODE SER UM ENGANADOR.
    É MELHOR IR EMBORA E LEVAR TODOS OS SEUS CONTRATADOS.

    1. Boa tarde amigos do Galo. Alguém falou para o Sampaoli que o grande objetivo do NOSSO GALO era apenas disputar a Libertadores? Quem disse isto? É proibido ser campeão? Não houve tempo para trabalhar a equipe? Um ano é pouco para cobra resultados? O elenco é ruim? Sampaoli deve muitas explicações, muitas respostas a torcida do Galo.
      P.S. Durante a semana repórteres da Band, Super e outras emissoras disseram que as perguntas feitas a Sampaoli para a coletiva estão sendo alteradas. Aí fica difícil viu

  3. Oi Eduardo e Amigos, boa tarde!

    Daqui a pouco… rumo ao Calvário. Bunda no sofá, radinho no ouvido e olhos na tv.

    Quanto ao secador, todos os meus estão danificados de tanto utilizar.
    De nada adianta, pois o Galo nunca faz a sua parte.

    Quanto aos burburinhos, o silêncio da diretoria inflama ainda mais a língua dos fofoqueiros de plantão.

    Saudações Alvinegras,

  4. Meu Galo “marvado” virou um Galo “mediocre”.
    É apenas um time coadjuvante durante todo o campeonato.
    Com essas porcarias que tem, como? Sampaoli, Guga, Rever, Saha, e outros mais NUNCA
    vai ser PROTAGONISTA.
    Torço para que perca pro Bahia, assim a diretoria começa a enxergar que esse tecnico não motiva ninguém.
    O atual tecnico e elenco não ganhará nada…….. é a antiga e famosa SELEGALO.

  5. Comprar mais jogadores do nível dos que foram comprados recentemente só servirá para criar um clima de desinteresse no plantel. Vejam, p. ex., o Marrony, que tem, na minha visão, um futuro brilhante. Só que ele não joga, não começa como titular, fica só assistindo o Sasha, o Vargas e às vezes até jogadores de outra posição, de qualidade duvidosa, como p.ex., o Alan Santos jogarem MAL. E ele sem chance.
    Chega de contratar jogadores medíocres. Junta o elenco, separa os 30 melhores, vende, empresta ou dá os restantes. Na juntada inicial, colocar todos os sub-20 que foram campeões nacionais e que demonstram qualidades acima da média.
    A contratar alguém, sugiro que se contrate o Cazares, que era o melhor jogador do Galo, cracão mesmo, dado de mão beijada para o Corintians por conta de incompetência do técnico e direção do Galo. Abro também excessão para o Gemerson, pela história que ele tem no Galo.
    r

  6. E qual vai ser a atitude do seu time hoje Sr Sampaoli??????

    Toca pra cá… toca pra lá…

    Toca pra cá… toca pra lá…

    Toca pra cá… toca pra lá…

    E isso ganha jogo Sr Sampaoli??????

    Jogo não mas posse de bola sim!!!!!!

    Mas o CAM precisa ganhar esse jogo de qualquer maneira Sr Sampaoli??????

    Treinamos exaustivamente o toca pra cá e o toca pra lá, portanto, estou contando que o nosso ataque consiga numa única chance criada, fazer esse gol e 1 x 0 pra nós é goleada!!!!!!!

  7. Bom dia Amigalos!!!
    Já encheu o saco esta turma de defesa do Sampaoli, mas cada um tem sua opinião e tem de ser respeitada.
    Na minha opinião, o time joga um futebol medíocre de toques pra lá e pra cá que enche o saco. Jogadores fracos (onde estão os 200 milhões gastos) e pra encerrar, FORA SAMPAOLI, que venha Cuca ou o Renato Gaúcho, aí sim, podemos esperar algo.
    Abraço e bom FDS

  8. bom dia Eduardo e massa. vence e vencer mas o pardal e jogadores querem vencer. aí esta o Bahia a equipe que sempre digo aqui depois do jogo no primeiro turno tenho jogado a toalha. logo mas vamos ver tick e tock do time do pardal sampaoli toca para direita,toca para esquerda,toca para trás assim segue o time treinado pelo parda tick e tock.aff.não confio no pardal e jogadores no mínimo 3 lugar uma equipe que perdem pontos para Vasco. Goiás e flor não tem capacidades de ganhar um campeonato brasileiro. aja sofrencia mas logo.quero eu queimar minha língua e galo conseguir o milagre de ser campeão brasileiro mais o pardal e jogadores não querem. a galo sempre nos decepcionando. ótimo final de semana a todos amigalos. vai galooo.

  9. Bom dia xará e amigalos!
    Hoje na rodada 36 o Galo irá derrotar o Bahia gol de Savarino e Vargas. Amanhã Curintia e Vascão vencem CBFLA e o Inter. Na rodada 37 GALO vence o Sport com gol de pênalti batido por Tardelli aos 50 do segundo tempo. CBFLA e Inter empatam. Rodada 38 GALO vence Parmera no Mineirão por 2×0, Hyoran e Savarino. CBFLA perde para o São Paulo e Inter empatam com o Curintia. GALÃO campeão com 70 pontos e a mídia nacional calada!!! Premonição Gurú….

  10. ATENÇÃO DIRETORIA DO GALO :
    RÉVER – 35 ANOS
    TARDELLI – 35 ANOS.
    HULK – 35 ANOS .
    É PRECISO MUITO CUIDADO COM CONTRATAÇÕES , OU CORREMOS O RISCO DE TRANSFORMAR O GALO EM UM ASILO , COM O DEPARTAMENTO MÉDICO CHEIO DE JOGADORES CONTUNDIDOS.
    TAMBÉM COM UMA CATEGORIA DE BASE QUE NÃO REVELA SEQUER UM ÚNICO JOGADOR , ESPERAR O QUÊ??

  11. BOM DIA EDUARDO E MASSA ATLETICANA.
    SOU EXTREMAMENTE OTIMISTA , MAS NÃO ACREDITO MAIS EM TÍTULO NESSE BRASILEIRO , MUITO DIFÍCIL QUANDO DEPENDE DE OUTROS PARA CONQUISTAR ALGO.
    E AINDA MAIS COM ESSE POBRE FUTEBOL QUE ESTAMOS JOGANDO.
    O TIME DE SAMPAOLI HOJE NÃO PASSA DE UMA ENCERADEIRA , JOGANDO IGUAL CARANGUEIJO , PARA OS LADOS E PARA TRÁS.
    QUEM TEM UM GOLEIRO COMO EVERSON , GUGA , MEIAS COMO NATAN E HYORAN E UM CENTRO AVANTE COMO SASHA , NÃO TEM CONDIÇÕES DE GANHAR TÍTULO.
    TEMOS QUE REZAR MUITO PARA ESSES JOGADORES CITADOS ENCONTREM OUTRO TIME PARA NOS LIVRARMOS DELES DEFINITIVAMENTE.
    PARA AS PRÓXIMAS DISPUTAS QUE VENHA CUCA , GALLARDO OU ANGEL RAMIREZ.
    QUANTO AO COMENTADO RENATO GAÚCHO É UM BOM TÉCNICO , MAS MUITO POLÊMICO . ACHO QUE NÃO DARIA CERTO NO GALO.
    E QUE TAL O JORGE JESUS QUE ESTÁ SAINDO DO BENFICA ?
    VÁ EM PAZ SAMPAOLI E NÃO ESQUEÇA DE LEVAR TODAS AS SUAS CONTRATAÇÕES.
    PARA HOJE É TORCER POR UMA ÓTIMA VITÓRIA FRENTE AO FRACO BAHIA E ASSEGURARMOS UMA MELHOR CLASSIFICAÇÃO , TÍTULO É SONHAR DEMAIS.

  12. Bom dia!
    Não sou afeito a projeções, ainda mais em se tratando desse atual time do Galo. Só gostaria de assistir hoje à noite a uma bela apresentação do Galo, com uma boa vitória. Só isso!
    Eu acreditei no Sampaoli.
    Eu acreditei no Allan.
    Eu acreditei no Alan Franco.
    Eu acreditei no Sasha.
    Eu acreditei no Vargas.
    Eu acreditei nessa cambada toda.
    Esses infelizes cheios de dinheiro no rabo me fizeram desacreditar no Galo (pelo menos nessa temporada).

    Em tempo. Quero é que esse campeonato termine logo pra termos a definição sobre o futuro dessa comi$$ão técnica.
    Vai Olympique! Tire esse peso de nossas costas!

  13. Na espera ansiosa para ver o PROJETO F.C.
    em campo logo mais .

    Foi-se o tempo de aguardar um jogo para
    se deliciar com o prazer de ver futebol de
    qualidade ,

    Dentro daquilo que o Atlético a mim me
    oferece como torcedor a única motivação
    hoje é ver a CAMISA PRETA E BRANCA em
    campo, porque TIME mesmo ……

  14. MAX PEREIRA 12/02 18:23hs

    Aguardando de você as palavras chulas que
    eu possa ter usado para rebater o seu texto .

    Quanto à minha agressividade, que tal isso ?
    ” .. a torcida , como sempre , irracional .
    irreflexiva , e nada esperta … ” .

    Palavras tão doces, amenas, não é mesmo ?
    Nossa , adorei esse tratamento !
    A mim me trouxe tanto enlevo !

    É como diz o ditado :
    ” Pra cima de mim , não , violão ”

    E ainda tenho outras “cositas más” a trazer
    aqui , mas não hoje .

    1. JOSÉ EDUARDO BARATA, só uma ressalva,
      eu gosto de ser galista irreflexivo,
      acho muito bonito esse apodo.
      Deve ser porque não sei o que é isso.

    2. Bom dia a todos!
      José Eduardo Barata, sexta-feira,12/02/22020 às 13:35, a sua réplica foi perfeita, o cara vem falar que a torcida tem culpa dos fracassos do Atlético ao longo dos anos!
      Só queria que o MAX apontasse qual treinador ou jogador que a torcida contratou e se formos contar seguramente perderiamos as contas de quantos e quantos jogadores péssimos e dezenas e dezenas de péssimos distribuidores de camisa que a torcida do Atlético jamais contrataria.
      Saudações Atleticanas

  15. Bom dia Paulo. O Nadcho Fernandes tem 31 anos. Nós precisamos de um camisa10 bom de bola e experiente. Quem você indicaria? O Dodô tem 28 anos. Agora o Hulck realmente possui 34 anos. Contrato de dois anos. Eu discordo do amigo quanto a formação de asilo. O Flamengo foi campeão brasileiro contratando Rafinha, Felipe Luís, Everton Ribeiro( jogadores com mais de 30 anos). Na minha opinião mesclar juventude com experiência não é errado. Ronaldinho Gaúcho, Josué, Gilberto Silva, Alecsandro, Rafael Marques, Junior César, Pierre foram muito úteis no título da Libertadores. E no título da copa do Brasil, o Datalo é o Eduardo Carlos também.

    1. Bom dia, DOMINDOS SÁVIO. Você tem razão. Mesclar juventude e experiência é muito bom, afinal, é com nossos avós que aprendemos muitas coisas. O cracaço Nacho em quatro anos no River Plate jogou 170 partidas fez 24 gols e deu 23 assistências, média anual de 6. O Hyoran e o Sasha em um ano no Galo já fizeram mais que isso. Vão aprender muito com ele.

  16. Salve massa e Guru !

    Por mais críticas que Sampaoli mereça, os números são frios e estamos há 34 rodadas entre os quatro primeiros, mas ainda, mesmo remota, chance de brigar pelo título. Alguém de fora e vendo nosso histórico e colocação do ano passado, pode perguntar: porque a rejeição ao técnico cresceu tanto se o time mudou da água pro vinho e saiu de postulante a série B para postulante ao título? E a resposta se resume a algumas palavras: arrogante, teimoso, ante social e incoerente. Duvidar da capacidade de “el pelado” é um engano, mas como defende-lo se ele mesmo teima em querer o contrário?
    Mas falando do jogo de hoje espero que logo mais, ele abandone pelo menos uma de suas características, a de incoerente, e tire do time o seu protegidinho Vargas do time.
    Mas, hoje especialmente gostaria de ver outro jogador fora e pasmem um jogador que não tem comprometido mas nos tem feito mal. Rever. Sem ele pelo menos assim, podemos talvez fazer com que nossos jogadores larguem este modo caranguejo de jogar.

  17. Time ruim, jogadores medíocres, técnico ridículo, torcedor no direito de cobrar, diretoria não está nem aí para a torcida do sofrido galão da massa, dizer mais o quê ???

  18. Bom dia Eduardo, atleticanas e atleticanos de olho na tv, terço na mão e Galo no coração. è isso Guru, eu prefiro rezar que ouvir rádio. Só Deus para ressuscitar esse time sem vida do Galo.

    Na verdade eu nem queria estar aqui escrevendo algo sobre esse time, mas não consegui. Estou considerando que isso é desperdício de tempo e de talento, pois, não há nada que não tenha sido dito pelos amigalos que aqui comentam. Falar mais o quê de mecenas e gestores do CAM, e o quê
    falar de treinador e jogadores do Galo?

    Dos gestores eu posso falar da virada de intenções quanto à montagem do time. De uma creche com jogadores jovens que poderiam agregar talento técnico e valor financeiro ao plantel, resolveram agora montar um asilo e trazer jogadores velhos para a profissão, cansados certamente, milionários e mais preparados para lesões que chutes. Todos aposentarão no CAM, pois, depois de um contrato aqui nenhum outro clube vai quere-los. Então, será investimento terminal.

    Mas, como dinheiro a ser gasto não é meu e quem vai gastar está satisfeito, só posso pensar que dinheiro não traz felicidade, mas dá satisfação.

    Pois é, que o nosso sábado seja muito bom até às 19 horas porque depois nem Deus sabe.

    O GALO AINDA ESTÁ VIVO E PREPARANDO-SE PARA INSTALAR UMA CLÍNICA GERIÁTRICA PARA A COMISSÃO TÉCNICA.

      1. Bom dia Paulo. O Nadcho Fernandes tem 31 anos. Nós precisamos de um camisa10 bom de bola e experiente. Quem você indicaria? O Dodô tem 28 anos. Agora o Hulck realmente possui 34 anos. Contrato de dois anos. Eu discordo do amigo quanto a formação de asilo. O Flamengo foi campeão brasileiro contratando Rafinha, Felipe Luís, Everton Ribeiro( jogadores com mais de 30 anos). Na minha opinião mesclar juventude com experiência não é errado. Ronaldinho Gaúcho, Josué, Gilberto Silva, Alecsandro, Rafael Marques, Junior César, Pierre foram muito úteis no título da Libertadores. E no título da copa do Brasil, o Datalo é o Eduardo Carlos também.

    1. PAULO SILVA ,

      além de fluido seu texto agora vindo
      espaçado nos permite uma leitura a
      mais agradável possível .

      Quanto à clínica geriátrica serão os
      bons velhinhos a nossa TAUBUA de
      salvação , podemos estar certos .

      1. Bom dia JOSÉ EDUARDO BARATA.
        Eu estou ficando cansado de escrever.
        Estou achando isso tudo muito monótono,
        parecendo jogo do Galo.
        Imagine só, se eu canso de escrever assentado,
        o que esperar desses velhinhos que estão
        chegando pro asilo de Vespasiano?

  19. Brasileirão – jogo 36/38 – Bahia (casa) – Time “caseiro”. Sem torcidas no BR, só jogou bem no Mineirão e ganhou a maioria. Vencer é dar o troco neles, que deitaram e rolaram em Salvador, na vitória de 3×1, no primeiro turno. Os R$ 200 milhões investidos pelos mecenas atleticanos vão ter que esperar. G4 é que estão conseguindo esta Comissão Técnica e elenco muito bem remunerados. Que lutem por premiação maior, já que os vacilos do sistema defensivo e do ataque nos tiraram o título. Nossos pontos perdidos: 09 (casa) e 35 (fora), num total de 105 pontos disputados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *