Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Quebrando a cuca

Max Pereira
@pretono46871088
@MaxGuaramax2012

Hoje, qualquer notícia sobre o Atlético é colocada, ou sob suspeição, ou no ninho das coisas estranhas. E a contratação do substituto de Jorge Sampaoli está se transformando em uma novela mal roteirizada, prenhe de um dramalhão que enrubesce de vergonha os autores clássicos e recheada de um suspense mambembe que, se pouco excita o imaginário do torcedor, incomoda e muito àqueles minimamente preocupados com o futuro do clube.

A volta de Cuca ao Atlético vem alimentando um disse me disse interminável no seio da massa que se divide entre o que muitos entendem como politicamente correto e outros um linchamento cruel e injustificável. Particularmente, não me julgo capaz de condenar o treinador simplesmente porque não disponho de elementos suficientes para formular qualquer juízo de valor. O máximo que pude fazer é me servir de matérias diversas que, longe de me levarem a qualquer certeza, trouxeram mais e mais dúvidas a respeito de um caso ocorrido há mais de 30 anos. O que tenho de concreto é a vida e a carreira do treinador de lá pra cá. E, nesse sentido, nada há que o desabone.

Assim, respeitando as mulheres e bem longe de desconsiderar o crime de estupro como algo abominável e absolutamente condenável, cujo autor deve ser responsabilizado e apenado nas formas da lei, entendo que, do ponto de vista do Atlético, esta questão perpassa por outros enfoques que passarei a analisar.

É preciso entender que nem todos que apoiam a volta de Cuca o fazem seja por acreditarem na sua inocência, seja por crerem na sua competência. As razões são outras. Muitos, dentro e fora do clube, querem a volta do treinador por entender que com ele estará quebrada de vez a chamada “ditadura” imposta por Sampaoli e, assim, estarão de novo à vontade na Cidade do Galo.

Da mesma forma, outros não querem a volta de Cuca não porque acreditam em sua culpa, mas porque, como sempre, querem tumultuar o ambiente ou porque temem que ele dê certo mais uma vez. Assim como as conquistas de 2013 e 2014 ainda acariciam a memória e os corações dos atleticanos, também incomodam e muito a não atleticanos e àqueles outros que, por motivos vários, não querem ver surgir aquele Galo forte e campeão preconizado pelos investidores e tão sonhado pela massa.

Outra coisa que precisa ser entendida é que, com ou sem Cuca, as pressões, as rejeições e os ataques serão inevitáveis. Nunca existirá unanimidade e os ataques ao Atlético nunca cessarão. A pergunta é: está o Atlético preparado para enfrentar tudo isso? A diretoria e os mecenas teriam tato e comando para administrar a tempestade que pode desabar sobre o clube? Tenho minhas dúvidas. Na verdade o problema maior do Atlético não é e nunca foi Cuca ou qualquer outro treinador. O problema está no próprio clube.

Aliás, é o próprio Atlético, historicamente inapetente e inepto em relação ao trato com o futebol. O Atlético iniciou a busca por um novo treinador tateando entre profissionais de perfil tão diferenciado, i.e., com características e filosofias de jogo tão diferentes uns dos outros, que não deixa nenhuma duvida de que o clube continua padecendo de um problema grave e antigo: a inexistência nos fóruns de decisão de alguém que conheça e entenda a fundo de futebol e de seus meandros. Ou estaria apenas buscando despistar os curiosos de seus verdadeiros alvos? Essa estratégia faz parte do processo, mas permito-me ficar com os dois pés atrás.

Sem medo de ser chato e repetitivo: o desafio maior não será de Cuca, como não seria de nenhum outro treinador e, sim do comando e dos gestores. Se com Sampaoli, famoso e rodado, fracassaram, com Cuca como será? Cuca vai necessitar de uma retaguarda e de uma estrutura que o Atlético hoje certamente não conseguiria oferecer. Saibam que o sucesso do trabalho do novo treinador depende da capacidade da diretoria e dos gestores de blindarem o seu trabalho e fazerem o clube resgatar a respeitabilidade.

Enfim, “Habemus” técnico. E ele é Cuca. Ser favorável ou contrário à sua vinda é legítimo e toda opinião deve ser respeitada. Mas, terá ele paz, por parte da torcida e da mídia, para exercer seu trabalho e cumprir o projeto de 2 anos? É isso que está em jogo.

49 thoughts to “Quebrando a cuca”

  1. Bem vindo, Cuca! Na minha opinião, demorou demais para que esse grande, relevante e vencedor personagem de nossa história retornasse ao Clube. Monta elenco e arma times como poucos (ou nenhum!) no brasil. Que aproveite o que de bom ficou do trabalho do ex treinador e corrija os erros. A expectativa é a melhor possível. O elenco está mais qualificado e o trabalho não começará do zero. Acho que o “ano que vem” chegou! Galo SEMPRE! SAN

    1. Gilberto Silva pode ser contratado como auxiliar, desde que retire a ação na justiça, contra o Galo. Bom de papo no vestiário, mas quer foder o Galo judicialmente, melhor curtir o barato dele noutro lugar. Aliás, importante lembrar, que Gilberto silva estava naquele vestiário, porque Cuca pediu. Valeu, Cuca! Em 2013, mais importante que a groselha do Giba, foi a bola q o Rafael Marques tirou de cabeça, deitado dentro do gol, em cima da linha, contra o newells old boys, la na argentina. Não acham? Quem mais estava lá? GALO SEMPRE! San

      1. Caro Barros PRETO E BRANCO >

        Certíssimo com relação ao CUCA e à GROSELHA na hora extra e a MAIOR importância do desprestigiado Rafael Marques (me lembro daquele bate rebate DECISIVO! Ufa!)

        isso q O Bom da Hora Extra, CRAQUE de Vestiário, fez e tá fazendo na linguagem boleira ñ passa do q chamam na velhacaria de TRAIRAGEM! Quem quer saber o q se passa em vestiário de jg de futebol? É cada uma!: Estranha essa fixação de alguns! Se tudo o q acontece nos vestiários vier a público, ora bolas! No NOSSO GALO tb tem O Cacarejador TRANSPARENTE! (Gilbo Silva, bom jogadorl, deveria se preocupar é com o papelão de cobrar HORAS EXTRAS do NOSSO GALO: Mal Agradecido, cara Sonso!)

        Tomara q o NOSSO Depto Jurídico pegue AQUI algumas lições com os ENTENDIDOS desse Nosso Cantinho (Tão entendidos de Direito e de Moral) E é grátis!

        EXTRA! Vc alertou sobre o dono da Barraca do Quiabo q vem de PEIXE!: Outro dia trouxeram o próprio Mão de Quiabo (q na loja do CAM entrega PAÇOCA em hrs vagas, o q pode gerar Extras no futuro!) e colocaram a MULHER do ASSOCIADO na roda…imediatamente AS VIÚVAS se sentiram OFENDIDÍSSIMAS, de tabela, e entraram na CAMbulhada…. Turma da barraca, viu, sô! Tem q respeitar!

        Abs!

  2. Concordo, penso da mesma forma. Os meandros do futebol no Brasil , na sua essência , são totalmente diferente da gestão de uma empresa, que possue uma forma linear e que em ultima análise, visa o lucro de qualquer jeito ,no final, o lucro financeiro é o parâmetro para medir o sucesso de tal empresa , o objetivo unico e final . Já no futebol não é bem assim, a fauna que orbita no mundo da bola é diversificada, e desgraçadamente amadora, geridos, quase sempre de forma irresponsável , negligente e na maioria dos casos , lesivas aos clubes. Vide o estudo recente do endividamento dos clubes brasileiros. No nosso galo não é diferente, pelo contrario , não sei como não sucumbiu até hoje pelas desastrosas administrções passadas que duram décadas, dívidas impagáveis passadas de gestoes a gestões , processos milionarios de jogadores medianos , zero custo beneficio. Como não cruzeiramos ainda? Parece, Max, que agora, pelo menos, há uma tentativa de reorganização, um esboço de planejamento e sinto voce cético com esta nova diretoria , procede?

    1. Caro Evandro, bom dia.

      Só hoje pude ver sua segunda postagem com uma pergunta a mim. Procede em parte. Não apenas e especificamente em relação ao projeto que para muitos não existe e que para mim é um processo pelo qual o clube efetivamente está passando, cujos resultados ainda não podem ser aferidos e que, e não podia ser diferente, sofre resistências internas e externas, além de ter problemas de execução de difícil solução, evidenciados pelo conjunto de razões que levaram Sampaoli a demitir-se e, pasme, com as bençãos e alívio da diretoria dos próprios mecenas.

      Quando falo de resistências internas falo de funcionários e atletas insatisfeitos com as mudanças que o processo obrigatoriamente impõe, de conselheiros, da situação e da oposição, temerosos de perder status, privilégios, influência e poder e dos próprios dirigentes habituados e confortáveis com o estilo de gestão cartorial que impera no clube desde sempre. E, por incrível que possa parecer, os próprios gestores, os maiores interessados no sucesso do “projeto”, acabam sendo dificultadores do processo, porquanto me parecem neófitos em futebol.

      Quando fali em resistências externas me refiro a um conjunto de agentes que estratégica e tacitamente se une contra o projeto. E são eles segmentos da mídia convencional, local e de fora do Estado, e alternativa (redes sociais), os inimigos tradicionais do clube e aqueles atleticanos apegados ao passado, descrentes e desconfiados por natureza, que porventura tenham diferenças pessoais ou ideológicas com diretores ou com os gestores, etc..

      E, vencida esta etapa e o Atlético se transformando em clube empresa que é a meta dos gestores, outros problemas poderão surgir. Mas, falo deles depois.

      Saudações atleticanas.

  3. Caro Jorge,

    Quando me referi àqueles que se somaram contra a volta de Cuca jamais pontuei algum segmento como maioria entre os opositores. E concordo com vc que muitos são contrários à vitória luta do treinador por temerem um fracasso.

    Nesse sentido, inclusive, destaquei a minha desconfiança no comando que, a meu ver, dificilmente terá condições e adotará atitudes necessárias a preservar o treinador e o trabalho.

    Ainda sobre as acusações que pesam sobre ele a sua defesa na época estava a cargo do jurídico do Grêmio, segundo eu li em algumas matérias. Livre de qq punição aqui e do risco de extradição, não apenas Cuca, como qq outro brasileiro naquela condição, sendo limitadamente culto e mal orientado, deixaria o julgamento rolar à revelia.

    Cuca falou sobre Robinho muito provavelmente sem nenhuma noção dos pormenores das acusações que pesam sobre o Pedalada, imaginando-o vítima de injustiça, o que seria bem possível. E cometeu o mesmo erro que muitos estão cometendo com ele, qual seja o de opinar, julgar e, principalmente condenar sem ter nenhum elemento concreto e confiável que possa lastrear esse veredicto.

    Condenar ou inocentar com base em sentimento é ruim e destrutivo.

    Saudações alvinegras.

  4. O Cuca é manso .
    Sabe indicar uns bons caras .
    Manda dar chutão pra frente e pede a turma pra dividir o rebote .
    Se não chorar com cara de piedade e tiver um time “arrumadinho” , já ‘tá bom .

    Só tem que conseguir uns 20 moleques que queiram jogar bola , e só.

    Muito ajuda quem não atrapalha .
    Eis o PROJETO da NOVA ORDEM !!!

    p.s.
    Será que ele vai trazer a medalhinha?
    Ajuda bastante .

    Ah , e que a diretoria não esqueça do Gilberto Silva

  5. Telê foi e voltou .
    Procópio foi e voltou .
    Leão ? Igualmente .
    Levir , a mesma coisa .

    Agora o Cuca pra mostrar o quão inovador é o “POJETO” que nos levará a OTO PATAMAR .

    Só rindo !

  6. “Aliás, é o próprio Atlético, historicamente inapetente e inepto em relação ao futebol ”

    Meudeusdoceu , crendeuspai, pelamordedeus , vem meteoro !

  7. Nooooosa , como tem CORNETA nesse espaço !

    E aí , já contataram o Gilberto Silva pra fazer da
    comissão técnica ?

    Vai chegar uma hora que vamos precisar dele ,
    aquele momento que a depressão toma conta
    do grupo .

  8. Caros,

    Ñ me interessa NADA q o CUCA aprontou na pré-história (os plantonistas da moral e da cara de pau estão eufóricos), muito menos o q ele faz ou fez no banheiro e no vestiário, o q ele come ou devora a prato pleno:

    AQUI É SO GALO, MANÉ! E ‘O Nosso 10 acabou de sair do flamengo!’

    A frase dita, o GRANDE KALIL em ação, e a dignidade dos AGRADECIMENTOS! ( PASSAR PANO é um grande sinal revelador do caráter, assim como tb é saber AGRADECER!)!

    Q a próxima pedida seja o litigioso catalão MESSI! Coragem Meninins! EU ACREDITO!

    Chega de perna de pau e jogador bonzim > O OTIMISMO É UMA FALÁCIA!

    Abs!

  9. Nesse mesmo sentido, Nestor Távora e Fábio Roque (2015) trazem à baila as preleções de Aury Lopes Júnior: “não existe, no processo penal, revelia em sentido próprio. A inatividade processual (incluindo a omissão e a ausência) não encontra qualquer tipo de reprovação jurídica. Não conduz a nenhuma presunção, exceto a de inocência, que continua inabalável”.

    Condenação a revelia = NADA.

  10. Caros,

    Quer queiram quer ñ CUCA é o cara q tava a frente de um dos MAIORES PLANTEIS já montados pelo NOSSO GALO em todos os tempos! O pessoal do JURÍDICO fique despreocupado e vá cuidar das suas obrigações!

    HONRA AO MÉRITO!

    CUCA demorou a voltar ao Galo pq havia uma dúvida sobre os méritos EXCLUSIVOS da grande fase recente > com a “SAÍDA” da cena do GRANDE Kalil, q TRABALHA muito bem atualmente, como na época, abriram-se as portas da controvérsia > no entanto, é preciso cercar o MESTRE CUCA de algumas garantias, o q o NOBRE TEXTO acima bem aponta, mas ñ haverá PAZ!

    Tirem isso de PAZ da CABEÇA e VIVAM as boas intenções! O apoio tá diretamente ligado aos RESULTADOS em campo, sim! Se NOSSO GALO ñ quiser NOVAMENTE, outro clube vai querer! FUTEBOL É GUERRA, simbolicamente! Mas liga-se tb à maneira como O COMANDO GERAL se relaciona com o TORCEDOR, q só ATRAPALHA! …A tal TRANSPARÊNCIA dentro do futebol é COMÉDIA, mas sou favorável, no FUTEBOL MODERNO, a ELIMINAR o intermediário! NOSSO Galo pode NEGOCIAR direto! PT!

    Um TOQUE de BASE!: parar com isso de REVELAR para VENDER! NOSSO GALO ñ é LOJA nem 49,01% de Shopping Center prá ficar de VITRINE! Vejo muito TORCEDOR mequetrefe torcendo pro NOSSO GALO revelar um ou outro jogador BOM para passar no SAL! Porra! Um clube MODERNO tem q INVENTAR dentro do monstro SIST os meios de segurar seu ATRATIVO! Q sentido tem daqui a pouco SAVIM (n sei se é Pelé ou Garrincha já q ñ sai da ponta direita), mas q sentido tem ENTREGAR o moleque pros outros depois de ser criado aqui no maior BEM BOM? Coisa de mequinha-que-queria-ser-grande! FATO! Eliminem o intermediário e passem o SAL no JABAZEIRO! (ops!).

    Obs.: Graças a Deus pela Ñ vinda do RG! Percebem? Cheio de RG aqui, pra q outro RG?! Cruses! Há um receio no ar do drama CUCA q já tá virando um TITITI > passar pra um TITTI > toquim pro lado, Tê demais tira um > Ih! aí o negócio virar TITE > CRÜZES 05! Toc toc toc!!!

    Outra coisa: vimos do q o PLANTEL atual é capaz! Tem q REFORÇAR! Tem certos e determinados jogadores e posições q ñ vale a pena continuar pagando prá ver: Atento COELHO! Viva NOSSO Rabbit & los Meninins’n’Cia, O alvo, o objetivo do NOSSO GALO é competir FORTE para faturar o Br! REFORÇOS PONTUAIS e de verdade (chega de Nego chegando pra aprender jogar futebol nos 30!)…

    O SPA TÁ FECHADO para reparos NA TEMPORADA PRESENTE!

    O COME QUIETO hj, só nO Ano Q Vem!

    Abr fraternal aos que ACREDITAM!

  11. Recentemente uma professora inglesa foi levada a julgamento por fazer sexo com um rapaz com idade menor que a do consentimento. Foi inocentada.
    Alegou ela que não era possível saber a idade do garoto, que parecia ter mais idade (ele não era aluno dela, pontue-se).

    Dizem que uma garota de 13 anos adentrou o hotel em que jogadores do Grêmio estavam hospedados, na Suiça, e lá houve conjunção sexual entre ela e alguns dos rapazes.

    Ora, certo é que uma menor não pode adentrar um hotel sem estar em companhia de seus responsáveis. Certo é que se uma menor adentra um hotel por seus próprios meios, e tem fenótipo que designa maior idade, então juntando a com b é plausível que não fosse possível inferir sua idade.

    Diga-se, por oportuno, que grupelhos paraestatais não ficaram indignados com o caso da professora inglesa que se aventurou com o mancebo saxão. Claro está que o caso desses grupos paraestatais não é combater a violência, é fazer proselitismo ideológico.

    Cuca tinha dois caminhos a escolher: defender-se das alegações lançadas contra ele na Suiça ou não fazê-lo. Como cidadão brasileiro em solo brasileiro não responde à justiça suiça, defender-se de algo que não lhe alcança seria perda de tempo. Aliás, me parece bem estranho como de repente uma condenação de um tribunal alienígena que não tem jurisdição sobre um brasileiro, condenação essa à revelia, passa a ser vista como inatacável pela turminha lacradora. Quer dizer, não há nada de estranho. É mera conveniência.

    Importante salientar que a condenação à revelia em matéria penal desrespeita os direitos humanos. É bem diferente de dizer que, se você não comparece ao tribunal civil para contestar uma dívida que se lhe façam, você admite a dívida.
    Tal inferência NÃO SE DÁ NO DIREITO PENAL, por óbvias razões.

    Sob qualquer ângulo que se olhe, Cuca é inocente, livre e sem contas a prestar à sociedade brasileira. E nem mesmo à sociedade suiça.

    Seja muito bem-vindo, Cuca.
    E você nos prestou outro enorme favor: nos livrar de grupelhos paraestatais ideológicos, ao menos temporariamente.
    Porque, óbvio, esse grupelho não vai desistir de capturar o Clube para fazê-lo se dobrar aos seus intentos. Por ora, nota MIL para a diretoria do Galo.
    É assim que se devem tratar grupelhos paraestatais disfarçados de torcida: com total desprezo.

    1. Maurício, boa tarde.

      Um última observação no caso Cuca/Suíça. Como bem lembrou um dos amigos desta confraria as leis daquele país são diferentes das nossas em vários aspectos. As diferenças culturais, históricas e econômicas explicam isso. Não dá para analisar e concluir nada com base na legislação brasileira. Em alguns países a conjunção carnal entre menores e maiores é vista como logo natural, desde que não haja imposição e força.

      Saudações atleticanas.

  12. Hoje, não consegui resisti a dar o meu pitaco, pedindo autorização aos citados:
    Assino embaixo Luciano Caladora e acrescento, ainda outro comentário, que concordo:
    ” GALO ROBERTO DE OLIVEIRA
    05/03/2021 às 17:39
    Confesso que Cuca não era meu preferido. Na verdade nem tinha um preferido, mas depois da matéria da UOL dizendo que a contratação do Galo era apoio a impunidade, então…seja bem vindo, Cuca!!! Fora lixoUol!!!

  13. Bom dia,

    Todos Atleticanos usuários deste espaço temos que abolir este assunto, para o bem do Galo.
    Quando falamos da influência negativa da torcida, somos questionados, então o que estão tentando fazer estes que se dizem torcedores, ajudar é que não é.
    Alguns nobres amigalos possuem visão diferente, seja por influência religiosa, desconhecimento dos fatos ou apenas falta de interesse aliado a gostar de lacrar.
    Só para citar algo que ainda não foi dito, a lei da Suíça não recrimina o sexo na idade dos 13 anos, apenas julga como ato violento se existir uma diferença superior a 4 anos entre os praticantes, daí, a condenação foi esta, apesar dele não participar do ato.
    No mais é só ti…ti…ti… e veja que dava para encher umas dez páginas de ti…ti…ti…
    Precisamos mudar este perfil do torcedor ou será sempre assim, só vai mudar os personagens, os gestores não podem em momento algum se curvar para essa turma que só quer tumultuar.
    Hoje vejo com clareza que parte de tudo acontecido na temporada passada foi inflado por este modus operantes, estamos sendo sabotados rotineiramente por estes e só o torcedor não percebe, e o pior, está sempre entrando na pilha.
    De minha parte, acabou, este foi o último comentário que faço sobre este assunto.
    Se alguém voltar ao assunto de minha parte, nem leio mais.
    Que venha o Cuca, dentro das opções do mercado é o melhor, interessantemente já esta acostumado a ser o sucessor do Sampaoli em outros trabalhos, isto certamente vai facilitar seu trabalho, seu sucesso nos trabalhos anteriores e seu passado vitorioso dentro do clube, também.
    Na temporada passada retirou leite de pedra e chegou no máximo com uma equipe nova e limitada, o que o credencia mais ainda.
    Li sobre sua saída do Santos e agora vinda para o Galo, alguns julgam que o mesmo agiu errado novamente.
    Primeiramente o exposto na mídia foi o combinado com o clube, assim digamos, ficou bem para ambos, porém, a realidade é que o Santos está bloqueado na FIFA por falta de pagamento de vários jogadores contratados, entre eles até o Soteldo que já não pertence mais ao clube, está foi uma das saídas que os interventores conseguiram para ficar livre desta dívida, devolveram ao Huachipato com empréstimo até o meio deste ano.
    A próxima punição que não está longe será perda de pontos, está vendendo todos os jogadores que se destacam para poder colocar as contas em dia, então, se este ano foi difícil, imagine a próxima temporada.
    O meninos da vila estão acabando, esta safra que hoje subiu é uma das últimas consideradas promissoras, já possuem jogadores até de 16 anos que subiram porque são apenas eles os destaque entre muitos, o que restou como o Sub20 só conseguiu ser o último colocado no campeonato brasileiro da categoria.
    Quando o Renato Gaúcho quis sair do Grêmio alegou falta de investimento por parte do clube, então imagine o Cuca no Santos.
    Aqui no Galo, sinceramente o Cuca terá tudo que pode precisar para ser campeão em todas as competições que participar, a única coisa que possa atrapalhar é a imprensa tentando criar um clima ruim, e a torcida entrar nessa também.
    Bom sábado a todos!

  14. bom dia Eduardo e massa e max pereira . sou a favor da volta do cuca. se ele tem problemas na justiça ele que se resolve ninguém comentou estes problemas do cuca em 2012 e 2013 porque?agora se começar a fazer cagadas no time a corneta vai piar. rsrs. na minha opinião tinha 2 treinadores que enxergo para ser treinador no galo renato Gaúcho e cuca. mas renato Gaúcho preferiu ficar no grêmio. então cuca seja bem vindo e espero agora que já está rico e não volta fazer aquilo no mundial .o Jemerson se for meu engano não vai ficar no gambás então diretoria reage já. falta lateral direito e um pitbull no meio do campo. ótimo final de semana a todos amigalos. vai galooooo.

    1. Somente isto e mais nada, Joaquim, falou tudo, tomara que ja esteja rico e se dedique ao futebol unica e exclusivamente, não abandone o barco na tormenta. Por via das duvidas, coloquem Gilberto SIlva a seu lado, pra eventuais recaídas. Abraço, amigo atleticano ,é um prazer ler de voce, coisa que somente interessam ao futebol, ao nosso galo. Tititi ,lacraduras, mimimi e filigranas juridicas , estamos fora , interessa é como ele tratará o galão, acredito em titulos e bom futebol .

  15. Bom dia Eduardo Ávila, Max e demais Atleticanos e Atleticanas.

    Excelente artigo!

    As observações, a visão e o que foi dito aqui será decisivo para o bom trabalho do Cuca.
    Todos os Atleticanos (as) precisam ler e refletir sobre o que foi dito com muita atenção. Principalmente o presidente, diretor, conselheiros e mecenas.

    Vou guardar esse artigo para reavaliar daqui a três meses!

    Saudações Atleticanas!

    1. Gilmar, boa tarde.

      Muitíssimo obrigado pelas palavras. Daqui a três meses vamos recuperar este texto e, aí, espero ter errado em meus temores. Torcendo de coração para dar certo.

      Saudações atleticanas.

  16. Falharam com sampaoli por um erro crasso de gestão, logo eles, empresarios muito bem sucedidos que comandam milhares de empregados , dando uma inexplicável , ,, imperdoáve, inacreditável carta branca a um engodo. Aquela célebre frase, tão atual , tão aplicada ao momento que o galo passou : dê poderes a um idiota e voce verá, seu caráter , seus erros. Mais ou menos isto, poder ilimitado, pra fazer o que bem entender , lambanças e fracasso na mesma proporção. Experimentem eles, fazer isto em suas empresas , estariam falidos, insolventes. Já com Cuca , com oitenta e cinco por cento de aprovação e quinze contra, se mostraram rigidos e o sabatinaram , mostraram a ele o projeto, a necessidade de titulos , de resultados, coisa que se fizessem com sampaoli, seriamos campeoes. Foram rigorosos , claros e objetivos, talvez pelo fato de terem boa memoria e lembrarem da mobilização da torcida no caso do pilantra tiago neves. Aquele tsunami , aquele NÃO , como um tapa na cara de quem propôs. O que voce amigo, escreveu , na minha humilde opiniao de torcedor, quanto ao dramalhão mexicano da contratação de cuca , o cerne d questão, é que o nosso galo ´e o alvo , sempre e sabem , que com um treinador de verdade e bons jogadores , seremos imbativeis, isto é o que realmente incomoda, muita gente. Local e no eixo, sempre prontos a sabotar tudo, agem sempre abaixo da linha da cintura, jogam baixo e sujo

    1. Evandro, bom dia.

      Escrevi no artigo que “o clube continua padecendo de um problema grave e antigo: a inexistência nos fóruns de decisão de alguém que conheça e entenda a fundo de futebol e de seus meandros”.

      Nesse sentido, entendo que erraram com Sampaoli e estão fadados a errar com Cuca e com qualquer outro treinador exatamente por falta de conhecimento do que o futebol exige, i.e., por não terem experiência e por não entenderem de vestiário é do próprio futebol, dentro e fora decampo. Gerir futebol é totalmente diferente de gerenciar ou administrar qualquer outro negócio. E poucos sabem disso.

      Espero de coração estar enganado, mas não consigo ser muito otimista.

      Saudações alvinegras.

      1. Concordo, penso da mesma forma. Os meandros do futebol no Brasil , na sua essência , são totalmente diferente da gestão de uma empresa, que possue uma forma linear e que em ultima análise, visa o lucro de qualquer jeito ,no final, o lucro financeiro é o parâmetro para medir o sucesso de tal empresa , o objetivo unico e final . Já no futebol não é bem assim, a fauna que orbita no mundo da bola é diversificada, e desgraçadamente amadora, geridos, quase sempre de forma irresponsável , negligente e na maioria dos casos , lesivas aos clubes. Vide o estudo recente do endividamento dos clubes brasileiros. No nosso galo não é diferente, pelo contrario , não sei como não sucumbiu até hoje pelas desastrosas administrções passadas que duram décadas, dívidas impagáveis passadas de gestoes a gestões , processos milionarios de jogadores medianos , zero custo beneficio. Como não cruzeiramos ainda? Parece, Max, que agora, pelo menos, há uma tentativa de reorganização, um esboço de planejamento e sinto voce cético com esta nova diretoria , procede?

  17. Prezado Paulo Silva: o fato incontroverso é o Cuca estava num quarto de hotel com mais três jogadores. Ali entrou uma mulher de 13 anos que relata ter sofrido abusos dos ocupantes do quarto. O Cuca estava no quarto? Ele alega que não tocou na mulher. Viu alguém tocar? O que fez diante disto? Se não houve nada diga: é mentira. Ninguém tocou na garota. Ela nao esteve ali. Ou: que houve sexo consentido com outros jogadores. Eu nao participei e por nao concordar sai imediatamente do quarto. Agora ficar alegando que é inocente porque não foi reconhecido; que foi julgado a revelia. Pra mim não é suficiente, mas respeito a sua opinião. Por fim, registro a nossa divergência quando você diz ” grupo de mulheres moralmente afetadas”, como argumento para defender seu posicionamento. Para mim deveríamos debater os fatos e não tentar desqualificar quem tem opinião diferente da nossa. Para mim todas as opiniões são relevantes, a minha, a sua, a da rainha da Inglaterra e de todas as pessoas.

    1. Mulheres afetadas moralmente não é pejorativo. Significa mulheres que se sentem afetadas com questões morais e que se envolvem na busca de correção de desníveis morais. É a pretensão desse grupo contrário ao Cuca. Elas estão agindo sob essa influência que é legítima só sob o ponto de vista do grupo. Vide o resultado. Não surtiu o efeito desejado embora tenha ocorrido uma grande mobilização. Eu disse ontem, foi, para elas uma vitória, sem dúvida. Eu não estou defendendo posicionamento pessoal. Não me envolvo nesse tipo de movimento por ser alheio à vida alheia.

      1. Boa tarde xará, Max e amigalos!
        Sem julgar ninguém faço a mesma pergunta sem resposta: Porque ninguém(alguns torcedores e mídia nacional) rejeitaram Cuca em 2012? Até então ele era um treinador azarão até ganhar a Liberadores com o Galo. Porque a mídia nacional não rejeitou Cuca no Palmeiras em 2016 quando foi campeão brasileiro???Porque a mesma mídia nacional não rejeitou Cuca quando o mesmo foi anunciado no Santos chegando à final da Libertadores??? Porque os mesmos torcedores do Galo e a mídia nacional não rejeitaram Robinho no Galo????? Porque???? Não existia internet antes???

  18. Bom dia!
    Se eu fizesse parte de um júri, e lesse os bem fundamentados comentários de Domingos Sávio, Paulo Roberto, Paulo Silva e do próprio Max, eu ia pedir pra mijar na hora de decidir. O que eu quero dizer com isso é que não se pode desprezar essas correntes de pensamento em relação ao Cuca. O que eu desprezo é a hipocrisia de uma imprensa decadente e cada vez mais sem credibilidade.
    Quanto a mim, não sou juiz, não sou versado em direito e diante do tribunal Divino, sou apenas mais um pecador que não se arrisca nem olhar pra pedra.
    Sou apenas um torcedor que quer ver o Galo ganhando sempre e de preferência jogando bem.
    Não fui um dos favoráveis à volta de Cuca, mas já que veio terá meu apoio enquanto o time estiver bem. Caso contrário vou mandá-lo pra merda também. Só isso.
    A Globo, Itatiaia, UOL, Yahoo, etc, falando e a vaca mijando, pra mim não faz a menor diferença.
    Eu só quero ser feliz e ver o Galo dando show amanhã.

    1. Parabéns… gostei do seu comentário!
      Principalmente essa parte aqui:

      …”A Globo, Itatiaia, UOL, Yahoo, etc, falando e a vaca mijando, pra mim não faz a menor diferença.
      Eu só quero ser feliz e ver o Galo dando show amanhã”.

  19. De volta ao passado,ou,estacionados em 2013,prezado?
    Qdo a gente pensa q finalmente o CAM voltaria o olhar p o futuro e se tornaria referência dentro e fora de campo,eis q vem a mesmice de sempre com o chute derradeiro colocando o pouco leite conseguido ao solo! Achava-se q a exigência seria subir o nível,aumentar o ganho técnico aparando as arestas do q havia sido feito,buscando sempre o aprimoramento; ledo engano! Cuca, em minha opinião, é retrocesso e o inverso de tudo q estes junins geração 2005 diziam,e, sinceramente,se queriam um projeto instável de curto prazo foram na pessoa certa,prova de que nem eles mesmos têm certeza do q querem e o “tal projeto” é frágil ao extremo. Q não seja o treinador a versão 2.1 do Leão,quem lembra da segunda passagem dele pelo @Atletico em 2007 sabe o pq. Tbm é bom q acaba de vez com essa viúvês q só faz amarrar o Clube ao passado. Sigamos, então!
    Saudações Atleticanas

  20. É, quando da primeira passagem do cuca no CAM o fato estava prescrito, queiram ou não, do mesmo modo na sua passagem por Palmeiras, Santos e não houve nenhum comentário sobre o assunto, mas só foi voltar para o galo que o assunto veio à tona e com repercussão, mídia do eixo do mal e torcida modinha das marias, mídia mineira , ainda sob o julgo dos interesses das marias, bastar ver que a grande ou a totalidade dos diretores dos diários associados são conselheiros ou já foram diretores das marias vaidosas e acham que nós somos cegos, inocentes, quantas conquistas ou tramoias.

  21. Bom dia Max!
    Bom dua a todos!
    ” O nosso 10 acabou de sair do Flamengo” esta foi a frase que o Cuca falou ao Kaliu e por isso sou eternamente grato a ele.
    Que seja bem-vindo!

  22. ……. E OS QUE SE AUTO DENOMINAM , HUMANISTAS , DEFENSORES DO BEM E DE CAUSAS NOBRES , COMO DIZEM , POR ACASO NÃO CONHECEM O PERDÃO????
    OU EXISTE ALGO MAIS HUMANO QUE O PERDÃO???
    CHEGA DE HIPOCRISIA.

    1. Perdão e compaixão para eles, os lacradores , somente se aplica a assassinos que matam pais de familias, evocam os direitos humanos. Hipocritas ,safados

  23. BOM DIA EDUARDO , MAX E MASSA ATLETICANA.
    O ATLÉTICO ACERTOU AO CONTRATAR CUCA , PARA O MOMENTO SE APRESENTA COMO O MELHOR NOME.
    O GALO É UM CLUBE GIGANTE , COM MAIS DE 10 MILHÕES DE TORCEDORES ESPALHADOS PELO BRASIL E PELO MUNDO.
    O GALO É O TIME DE TODOS , NEGROS , BRANCOS , SARARÁS , MORENOS , AMARELOS , , ESQUERDISTAS E DIREITISTAS.
    E UM TIME DESSA GRANDEZA NÃO PODE CEDER A PRESSÕES DE PEQUENOS GRUPOS IDEOLÓGICOS QUE QUEREM UTILIZAR “INDEVIDAMENTE” , O NOME DO CLUBE PARA DEFENDER OS SEUS INTERESSES .
    OS QUE ACUSAM CUCA ESTÃO SIMPLESMENTE USANDO O CLUBE COMO TRAMPOLIM , SABE-SE LÁ PRÁ QUE INTERESSES.
    ORA BOLAS , O FATO PELO QUAL ACUSAM O TREINADOR OCORREU HÁ QUASE 40 ANOS ATRÁS , A VÍTIMA NÃO RECONHECEU O TÉCNICO , CUCA SE DECLAROU INOCENTE E FOI CONDENADO NA SUÍÇA À REVELIA , SEM OUVIR O TÉCNICO E SEM PROVAS.
    ALÉM DO MAIS O BRASIL É UM PAÍS SOBERANO E INDEPENDENTE E NENHUM BRASILEIRO PODE SE SUBMETER A LEIS DE OUTRO PAÍS.
    ALÉM DO MAIS O QUE GEROU O FATO JÁ PRESCREVEU , PORTANTO , CASO ENCERRADO.
    OS ABUTRES DO EIXO RIO – SÃO PAULO QUE EXPLORAM ESSE CASO , CERTAMENTE NÃO QUEREM O BEM DO ATLÉTICO , MUITO PELO CONTRÁRIO .
    PORQUE ENTÃO , DAR OUVIDOS A ESSA GENTE??
    ADEMAIS , MESMO SE O ACUSADO TIVESSE PRATICADO O CRIME , O QUE DEFINITIVAMENTE NÃO É O CASO , NINGUÉM DEVE , NEM PODE SER ETERNAMENTE PUNIDO.
    “”SEJA BEM VINDO CUCA””.

  24. Salve massa, Max e Guru !

    Permita-me discordar de seu ponto de vista Max, mas se hoje temos uma certeza é que as coisas mudaram no clube e a época do amadorismo e da caça a técnicos medianos, tapa buracos, estagiários e dinossauros acabou definitivamente.
    A diretoria buscou técnico de ponta e que teria como principal característica o domínio sobre o elenco, até porque com a qualificação de um elenco como o nosso, precisamos ter um comandante que imponha respeito, senão os atletas fazem o que querem.
    Outra coisa vc acha realmente que Sampaoli foi um fracasso? Mesmo com todas as bizarrices e idiotices de El pelado, voltamos à liberta e voltamos a ser respeitados como postulantes a títulos. Ao fazer julgamento da era Sampaoli precisamos primeiro voltar no tempo e recordar as eras dos Micales, O. Oliveiras, Rodrigos Santanas e Mnacinis da vida.
    E para encerrar, quem seria este iluminado que vc qualifica como “alguém que conheça e entenda a fundo de futebol e de seus meandros” ? Se este ser especial existir, não só o Galo mas todos os outros times estarão à sua procura.

    1. JBHGALO, bom dia.

      Primeiro, em nenhum momento eu disse que era a favor ou contra a volta de Cuca. Tenho dúvidas a respeito disso, não muito em relação a ele próprio, nada em relação às acusações que fazem sobre ele e, sim, e em bastante escala, à capacidade da diretoria e dos gestores em blinda-ló e ao trabalho.

      Segundo, e sob este mesmo prisma, eu disse que quem fracassou fundamentalmente foram o comando e os gestores na passagem de Sampaoli e não propriamente o treinador argentino. Sampaoli errou si e muito. Mas, os erros do Atlético foram bem maiores e decisivos.

      E, terceiro, este “iluminado” como vc chama é mais fácil de ser encontrado do que você imagina. Victor hoje é o gerente de futebol do Atlético. Seria ideal se pudesse, com sua experiência e conhecimento de vestiário, transmitir e ser ouvido pela diretoria. Gerir futebol é totalmente diferente de gerenciar ou administrar qualquer outro negócio. E poucos sabem disso.

      Saudações atleticanas.

  25. Bom dia a todos!
    Acho um retrocesso e falta de critério a contratação do Cuca.
    Os discursos eram de um Galo novo, melhor, pensado para o futuro com projeto a médio e longo prazo. Bastou a saída do Sampaoli e a escolha do novo treinador para colocar em xeque tudo o que foi pregado ano passado.
    Chega o técnico Cuca que abandonou os três últimos clubes que defendeu no Brasil. Podemos esperar que ele cumpra o contrato, ou vai deixar o “projeto” do clube nas mãos, como fez no São Paulo, Palmeiras e Santos?
    Se na época em que ele foi campeão com Galo tendo grandes estrelas no elenco colocava o cargo a disposição a cada derrota, o que esperar do treinador com um grupo ainda em formação?
    Ele terá paciência para desenvolver o trabalho? Ele terá foco no trabalho?
    Sobre a condenação na Suíça pelo motivo que foi amplamente divulgado, ele terá tranquilidade, saberá lidar com as cobranças e questionamentos?
    O futebol da equipe será com troca de passes, jogadas ensaiadas, infiltrações, ou chutão pra frente?
    Como diria o treinador da célebre frase “vai subir com os pés na costa” , “vamos aguardar”.

  26. Bom dia Max. Bom dia a todos. Eu fui contra a vinda do Cuca, pois não acredito em sua inocência. Acredito até que ele não tenha tocado na adolescente como diz. Mas,no mínimo, foi omisso em relação a conduta dos demais jogadores, com os quais celebrou um pacto de silêncio sobre o que houve naquele quarto. Nenhum dos quatro , até hoje, fala o que houve ali. Se houve relação sexual consentida foi com quem? E não falam porque uma adolescente de 13 anos não pode consentir. Mesmo consentido é estupro de vulnerável. O Galo escolheu ficar refém disso. Eu achei profundamente lamentável o Cuca usar a imagem da filha, da mãe doente e da esposa para mostrar que é uma pessoa de família ao invés de enfrentar o mérito do fato. Ontem ouvi o Desembargador Alexandre Victor no Programa Bastidores dizendo que a violência contra mulher é repugnante, mas que depois de cumprida a pena ou extinta a possibilidade de cumprir, a pessoa tem o direito de seguir sua vida é exercer o seu trabalho. Não é bem assim nobre Desembargador tanto que para ocupar cargos públicos a investigação social é uma das etapas do concurso. Eu tenho minhas dúvidas se o Desembargador contrataria para seu Gabinete ou para trabalhar em sua residência uma pessoa com condenação dessa natureza em seus antecentes. Para mim uma péssima escolha da Diretoria do Galo. Mas , na ótica de Maquiavel os fins justificam os meios. E aí vai depender dos resultados no campo de jogo. Cuca vai se sentir acolhido no Galo, pois a maioria expressiva da torcida apoia a sua contratação e a diretoria vai fazer de tudo para blinda-lo. E com o poder econômico dos Menins e Guimarães essa blindagem é fácil. Veremos um grande esforço do Cuca para grandes conquistas e competência para armar times ele tem.de sobra e grana para contratar não faltará. A minha previsão é de sucesso no campo de jogo, aí essa situação voltará ao esquecimento e se alguém ousar a tocar no assunto será massacrado pela torcida pois os ídolos não possuem defeitos. Segue o baile .

    1. Prezado DOMINGOS SÁVIO. Saudações. Você escreveu:
      “Eu achei profundamente lamentável o Cuca usar a imagem da filha, da mãe doente e da esposa para mostrar que é uma pessoa de família ao invés de enfrentar o mérito do fato”.

      Qual o mérito do fato que o Cuca deveria enfrentar? Ele nem foi reconhecido pela suposta vítima e juridicamente nem deveria figurar no inquérito e nem no processo. Ele admitiu estar presente ao fato, mas isso não o inclui como partícipe e nem cúmplice. É no máximo crime omissivo. Sua condenação em tribunal alienígena se deu por revelia e não incluiu pena por estupro. Nem as alegações da vítima foram cabalmente provadas e tudo girou em torno de sua idade. Afinal, qual o fato relevante ficou realmente provado e capaz de ensejar tanta lenga-lenga depois de trinta e quatro anos? Enfim, que diferença faz eu, você, o rei da Bélgica, a rainha da Inglaterra ou um grupo de mulheres moralmente afetadas ficar ruminando esse imbróglio inútil?

    2. Prezado Domingos Sávio!
      Irreparável o seu comentário! No mínimo, Cuca foi conivente. Águas passadas…vida que segue. Sou contra o retorno do Cuca, pela forma como saiu do galo! Cuspiu no prato que comeu. Vamos dar tempo ao tempo e se mijar fora do penico a corneta vai tocar…
      Hoje e sempre, galo!!!

    3. Bom dia meu caro Domingos.
      Concordo em parte com você. também sou contrário à vinda de cuca, na verdade acho que o nosso Galo começou 2021 da pior maneira, contratando um técnico que ao contrário do que você diz, não esbanja competência. Claro que após décadas no meio futebolístico alguma coisa ele tem que entender técnica e táticamente, mas (NA MINHA OPINIÃO) falta-lhe caráter e não digo isso apenas pelo lamentavel caso berna. Refiro-me ao que ele fez com o próprio Galo no mundial, abandonando o barco sem ter terminado a viagem. Agora em relação ao Santos, publica que precisa descansar por algum tempo porque tem casos de doença na família. Menos de um mês após o término do campeonato Brasileiro já fechou com o GALO. Eu torço para que consiga bons resultados e leve o GALO a muitas conquistas mas, sinceramente duvido muito que tenha força e persistência, além da genica necessária para quando algum resultado adverso aparecer ele conseguir resistir. LAMENTÁVEL O GALO SE SUBMETER A ISSO aceitar um cara que já demonstrou reiteradamente, não ter decência profissional. Enfim mesmo que o Galo ganhe a tríplice coroa, não considero o cuca à altura da magnanimidade do clube. apesar dos pesares, AVANTE GALO.

  27. Bom dia Eduardo, atleticanas e atleticanos. Acabou a novela do novo treinador; Cuca é do Galo. Polêmicas à parte, todos nós sabemos que o CAM e o Galo são alvos constantes da mídia e de todos os que buscam algum tipo de visibilidade por que não há nesse país nada mais atrativo que notícias de nosso clube e time. Mesmo nossos adversários não resistem ao encanto proporcionado por notícias nossas e estão sempre ligados a tudo o que nos diz respeito. E é claro, há aqueles que veem oportunidade de se projetar na sociedade e na mídia ao atrelar a sua existência à imagem de nosso clube querido. Mas, aqui é só Galo.

    E como aqui é só Galo, o que interessa mesmo é a contratação do novo treinador, sendo o Cuca uma boa escolha tanto pelo que ele acrescentará ao time em termos técnicos quanto pela sua identificação com o clube que o alçou de forma definitiva e inquestionável no cenário mundial. Antes de treinar o Galo o Cuca era só um treinador mediano sem conquistas relevantes e até considerado azarado. Com sua volta, renova-se a expectativa de realização de um trabalho similar ao primeiro, acrescido de valor decorrente de sua experiência com novas conquistas e mais conhecimento. E o Galo só tem a ganhar com isso.

    O Cuca encontrará um Galo totalmente novo, renovado durante a última gestão técnica, com jogadores renomados já contratados e a promessa de reforços e apoio irrestrito da direção colegiada. Caberá a ele fazer essa máquina funcionar. Capacidade para desenvolver um excelente trabalho ele tem e é o que acende as esperanças da maior e melhor torcida de Minas.

    Para nós restou esse sábado que promete ser muito bom e um domingo com o Galo jogando em horário que só não é mais inconveniente que discurso de político.

    O GALO ESTÁ VIVO E FORTE, COM TREINADOR NOVO, PLANTEL EM CRESCIMENTO QUALITATIVO E MUITA EXPECTATIVA DE SUCESSO NA TEMPORADA.

  28. Bom dia. Prezado Max, começo meu comentário com a frase bíblica que todos deveriam conhecer e muitos do que conhecem, apenas conhecem. (•••) Não julgues para não seres julgado, pois com a mesma medida que medistes, será medido (•••). Hoje com rede social tem muita onda, alimentada também pela imprensa que vai atrás do que causa polêmica, porque polêmica gera notícia e imprensa vive de notícia. Então, hoje tudo que gira em torno de Racismo, Lgbtq etc…e Mulheres, é prato cheio pra explorar até onde gerar mais e mais notícias, se a pessoa for conhecida, então bingo. Hipocrisia a toda prova. Que Cuca seja bem vindo, terá um bom material A mãos, experiência vê juventude para mesclar, estou adorando ver os meninos jogarem, Felipe, Neto, Yago, Echaporã e Cia, acredito que com Cuca continuarão a ter chances, mas como disse a questão é não sucumbir a pressão, pq como todo mundo tem seu time de preferência e na imprensa tem torcida do lado de lá, que vão querer tumultuar como grupos de rivais que se imfiktran nas redes sociais se passando por atleticanos. Sampaoli não foi o esperado, mas não foi o desastre, a mentalidade mudou e hoje nosso patamar é outro.

    1. “Outros não querem a volta de Cuca não porque acreditam em sua culpa, mas porque, como sempre, querem tumultuar o ambiente ou porque temem que ele dê certo mais uma vez.”

      Prezado Max, creia-me, a maioria que não quer o Cuca, independentemente do episódio que ocorreu na Suíça, não ‘querem tumultuar o ambiente’, tampouco ‘temem que ele dê certo’. É bem o contrário. A crítica ao Cuca é por temor de dar errado mesmo. Por ele ser um treinador ultrapassado e instável. E agora, ainda, questionado em sua vida pessoal. A gratidão pelo que fez de bom no Galo não deixa de existir, mas ficou no passado. Da mesma forma, as coisas ruins que vieram por ele. Para muitos era hora de virar a página de 2013 e começar a escrever outras, igualmente vencedoras.

      Com relação às acusações que pesam sobre o Cuca, não tenho aptidão para juiz e nem conheço os detalhes do caso para dar minha opinião. Mas há muita coisa que estão dizendo aí que não procede.

      1) A imprensa não começou a falar desse caso porque o Cuca estava vindo para o Galo. Na verdade, quando aconteceu a condenação do Robinho que estava no Santos, o Cuca saiu em sua defesa e jornalistas que conheciam e lembravam da questão do Cuca desenterraram o assunto. Portanto essa questão do Cuca tem mais a ver com a opinião dele favorável ao Robinho do que com sua vinda para o Galo.

      2) A sociedade mudou muito de 1987 para 2021. Em alguns casos para muito melhor. Em 1987 jogadores acusados de estuprarem uma menina de 13 anos foram recebidos como heróis. Isso é inconcebível nos dias de hoje. E é muito bom que isso tenha mudado. Era vergonhoso o comportamento que havia no passado. O respeito ao próximo, aos mais frágeis, às minorias, aos diferentes é um sinal de uma sociedade mais evoluída.

      3) Portanto, são inúteis as discussões se o crime prescreveu ou não, se foi no estrangeiro ou no solo brasileiro e quais as consequências disso, se houve revelia no julgamento ou não. A condenação que agora ocorre é social. É a condenação de um comportamento que não pode mais ser tolerado pela sociedade. Assim como crimes contra a humanidade são imprescritíveis, o crime de estupro também se tornará imprescritível quando a sociedade evoluir um pouco mais e reconhecer que comportamentos como esse não podem nunca ficar impunes.

      4) Tudo o que disse antes é em tese. O caso específico não é do meu conhecimento, não tenho como opinar, mas há sim, atenuantes visíveis: o Cuca não foi reconhecido pela vítima e a pena de 15 meses, com certeza, pela sua extensão, não foi por estupro, do contrário, se contaria em anos.

      5) De qualquer forma, o Cuca foi acusado de um comportamento social inadequado. Deveria ter se defendido por advogados, não ser julgado a revelia. Novamente, não era questão apenas de direito, mas de comportamento socialmente reprovável. Ok, naquela época não se dava muita importância a isso é passou. Mas agora estava na hora de o Cuca contar de fato o que aconteceu, sua participação no episódio, se colocar totalmente contra qualquer tipo de violência contra a mulher e não dizer que foi ‘há muito tempo e nem lembro direito’. Ora, ele ficou um mês inteiro preso no estrangeiro e ‘nem se lembra direito’ do que aconteceu?

      6) Infelizmente sua ‘passada de pano’ para o Robinho só demonstrou que ele ainda não compreendeu que a sociedade não está mais aceitando esse tipo de comportamento abominável. Assim, fica muito difícil de falar ‘assunto superado’ como que o Atlético.

      7) Qualquer grande empresa, minimamente responsável, preza muito pela sua imagem e não quer vê-la associada a imagens negativas que possam denegri-la perante a sociedade. Portanto, independentemente de o Cuca ser competente ou não; de ser inocente ou culpado, não caberia ao Galo causar danos à sua imagem ae associando a um personagem que, inocente ou culpado, tem o nome associado a uma situação que a sociedade não tem tolerado mais.

      8) Porém, na segunda-feira, dia Internacional das Mulheres, o Galo apresenta o Cuca ao time e a seus torcedores e torcedoras. Não tiro a razão de quem está indignado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *