Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Torcida do Galo atenta aos novos desafios

Com as atenções divididas entre a sequência do Mineiro – atuando ainda com time alternativo – e o retorno dos principais jogadores, já sob o comando do treinador Cuca nos próximos dias, o Atleticano demonstra confiança na temporada 2021. Estamos entrando novamente em momento de fechamento da cidade, desta vez sem paralisação do futebol e das competições, desde que a situação não se agrave.

Ontem, pela manhã, fiz uma de minhas últimas incursões pelas ruas de Belo Horizonte. Agora, nessa nova realidade, vou ter de acompanhar a Massa pelas redes sociais. Ao jogo de hoje, pelo menos, estou com presença confirmada. Só de estar no front da partida no Mineirão, confesso que ameniza meu sofrimento depois da abstinência de quase um ano acompanhando pelo rádio e televisão.

O novo comandante da equipe Atleticana, Cuca, deverá assistir ao jogo de Curitiba, uma vez que só na próxima semana estará definitivamente em Belo Horizonte e na Cidade do Galo. Será outra oportunidade dos jovens valores que subiram das categorias de base mostrarem qualidade para um possível e eventual aproveitamento no time principal. Talison, Felipe, Neto, Savinho, Calebe, Matheus Lima, Echaporã e outros.

Paralelo a isso, o novo e conhecido treinador já sinalizou para a direção Atleticana sobre a necessidade de reforços para o setor defensivo. Pelo que li, fala-se em Miranda e Jemerson, mas – eu – entendo que o segundo seria interessante para compor elenco e o outro nem tanto. E mais, precisamos de zagueiro que assuma o lugar ao lado de Alonso e resolva definitivamente esse problema crônico. Volante também tá na pauta. Ah! E ainda penso num lateral direito.

Para esse compromisso de hoje à noite – 20h30m –, horário ridículo, é fundamental mais uma vitória. O América, consolidando sua condição história de segundo time de Minas Gerais, segue com 100% de aproveitamento e vem disputando – palmo a palmo – a liderança da competição com o Galo. Ganhando hoje, seguimos na dianteira, pelo saldo de gols.

Além do coelho, Caldense, Patrocinense, Athletic e outros times do interior, vêm brigando por vaga no quadrangular decisivo do campeonato mineiro. Creio que, se não a partir do próximo compromisso com a Patrocinense (quarta rodada) – em local ainda a ser designado pelo FMF –, frente ao Coimbra (quinta rodada) o time titular estará em ação.

A liderança ao final do turno classificatório é importante na fase de mata-mata, uma vez que o melhor posicionado joga por dois resultados iguais. Ano passado, enfrentamos o América e Tombense – semi e final – com desvantagem e vencemos os quatro jogos para assegurar o título. Entrar com vantagem sempre foi e será interessante para a busca de mais um título estadual.

Duas interessantes atrações podem estar reservadas ao Atleticano na noite deste domingo no Mineirão. O retorno de Tardelli, que foi poupado na semana para apurar forma física, e a estreia de Hulk com a camisa do Galo. Sobre esse, a meu juízo, o Galo ganha muito em temos de pontaria e potência no chute. Nossos atacantes vinham pecando nos dois quesitos pelo Brasileiro. Há quem aposte que serão dois gols do novo candidato a ídolo. Até sugerem que um deles será de fora da área ao melhor estilo do jogador. Tomara!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

25 thoughts to “Torcida do Galo atenta aos novos desafios”

  1. Fim de primeiro tempo.
    Hulk…ah se fosse o Sávio jogando essa bolinha…
    Queria saber porque da insistência com Borrero. Porque não o Neto?
    Tardelli se movimenta muito bem, é muito inteligente mas não tem ninguém pra dialogar com ele.
    Zaracho é do Galo.

  2. Acho que o Galo não tem que contratar mais ninguém. Tem é que dar força para a meninada da base, botar zagueiros para treinar junto com o time A, escalá-los para o banco e ir colocando-os em jogo no final das partidas para ganhar experiência e segurança. Só assim vai conseguir formar jogadores.

    Se for para ficar comprando qualquer meia-boca, como é o caso da maioria das contratações realizadas nos últimos 2 anos, é preferível cancelar a base e trabalhar só com o primeiro time.

  3. Boa noite!
    Falam em contratar volante mas não vão dar uma chance pro Blanco? . No mineiro é a hora de testar esses caras, ao invés de emprestar. Acho que o Castilho merecia uma chance depois do bom futebol do campeonato passado.
    abraços e boralá Galo…

  4. Boa tarde amigos do Galo. Desculpem, mas diante da omissão da mídia esportiva de Minas, quero registrar aqui minha indignação com o que fizeram com a URT, mudaram o mando de campo e ainda obrigaram a equipe a deslocar mais de 400 KM para beneficiar o rebaixado. Toda equipe da URT teve que deslocar mais de 400 Km, para jogar em Sete Logas, pura covardia e parcialidade para que o time da série B pudesse vencer o jogo. Que vergonha!!!!!!

  5. Bom dia xará e amigalos!!
    GALO necessita de mais 4 reforços pontuais para brigar por títulos em 2021: Um zagueiro, um volante que saiba marcar e conduzir o jogo, um lateral direito e um atacante velocista. Do jeito que está Junior Alonso não pode machucar nem ficar suspenso, assim como Keno e Guga. Imaginem vocês o Mariano marcando um atacante do River Plate na Libertadores! E aí?????
    Quanto a Miranda, já assinou com o São Paulo ontem. Jemerson seria uma boa, mas o contrato dele com os gambás vai até o final de junho deste ano. Vamos esperar até lá???????

  6. Caro Evandro Pereira, Eduardo e amigos,

    Só hoje pude ver a segunda postagem do Evandro Pereira, comentando o meu artigo “QUEBRANDO A CUCA”, publicado neste espaço sempre graças à gentileza e o carinho do nobre blogueiro, o que muito me honra. Neste post o Evandro me pergunta se procede a sua impressão de que eu não estou muito otimista com as mudanças que estão sendo acenadas no Atlético.

    Curiosamente o nosso grande guru, Eduardo de Ávila, nos brinda hoje com um ensaio cujo título “ Torcida do Galo atenta aos novos desafios”, expressa com fidelidade o momento atual. Também estou atento aos novos desafios que estão se impondo ao Atlético e muito preocupado com as possíveis tempestades que ainda podem, para não dizer devem, desabar sobre a Cidade do Galo.

    Sim, meu caro Evandro, sua intuição procede em parte. Não apenas e especificamente em relação ao projeto que para muitos não existe e que para mim é um processo pelo qual o clube efetivamente está passando, cujos resultados ainda não podem ser aferidos em sua plenitude e que, como poderia ser diferente, sofre resistências internas e externas, além de ter problemas de execução de difícil solução, evidenciados pelo conjunto de razões que levaram Sampaoli a demitir-se e, pasme, com as bençãos e alívio da diretoria dos próprios mecenas.

    Quando falo de resistências internas falo de funcionários e atletas insatisfeitos com as mudanças que o processo obrigatoriamente impõe, de conselheiros, da situação e da oposição, temerosos de perder status, privilégios, influência e poder e dos próprios dirigentes habituados ao confortável estilo de gestão cartorial que impera no clube desde sempre. E, por incrível que possa parecer, os próprios gestores, os maiores interessados no sucesso do “projeto”, acabam se mostrando dificultadores do processo, porquanto me parecem neófitos em futebol.

    Quando falei em resistências externas me refiro a um conjunto de agentes que estratégica e tacitamente se une contra o projeto. E são eles segmentos da mídia convencional, local e de fora do Estado, e alternativa (redes sociais), os inimigos tradicionais do clube e aqueles atleticanos apegados ao passado, descrentes e desconfiados por natureza, que porventura tenham diferenças pessoais ou ideológicas com diretores ou com os gestores, etc..

    E, vencida esta etapa e o Atlético se transformando em clube empresa que é a meta dos gestores, outros problemas poderão surgir. Mas, falo deles depois e de forma específica.

    Saudações atleticanas.

  7. Boa tarde! Vamos vencer o jogo hoje com um resultado de placar alto no mínimo 3,com Hulk eTardeli jogando bem.Esse ano conseguiremos mais taças que disputaremos,tudo em primeiro. Um bom domingo para todos.

  8. Mais um jogo pro nosso CAM se impor e conquistar os 3 pontos…

    Seja com Hulk/Tardelli ou com a garotada, esse time alternativo têm tudo pra fazer outro bom jogo e mostrar seu valor…

    A grande maioria de torcedores aprovou a volta do Cuca e agora o tempo vai mostrar se essa foi a melhor escolha do Presidente/Diretor e o Grupo Gestor…

    O que a Torcida Atleticana quer ver é um time bom, equilibrado, vibrante e vencedor dentro de campo…

    Que assim seja em 2021!!!!!!!!

  9. Bom dia,

    Na escalação que foi escrita, substituiria o Borreto pelo Neto.
    O horário terrível do jogo, creio que seja para não coincidir com a final da Copa do Brasil.
    Quanto ao mineiro vimos ontem infelizmente a ação da federação e dos juízes já em campo, pênalti inexistente para o América e jogo deslocado de Patos de Minas para Sete Lagoas, ridículo.
    Alegações que só beneficia sempre os mesmos.
    Bom domingo a todos!

  10. Bom dia, caros atleticanos

    Hulk pode estrear. Que bom seria ter o Mineirão lotado. Garanto que alguns pais iriam fantasiar os filhos de Homem “Arana” e outros de Incrível Hulk. Galo está virando time de “super heróis” o que alimenta o imaginário infantil. Voltando à realidade adulta, precisamos de 02 zagueiros “velozes e furiosos” (tipo Otamendi) e 01 lateral direito que defenda bem seu território, sem dar espaços.
    Para os titulares hoje, vai o recado: “mantenham esse futebol alegre, continuem partindo pra cima na marcação alta e divirtam-se buscando os gols a todo o momento”. Tá bonito de se ver.

  11. A mim me importa o Atlético em campo ,
    e hoje lá estarão aqueles com a obrigação
    de honrar o MANTO , tenham 17,27 ou 37
    anos .

    Vestiu a preta e branca pode dar jeito de
    correr e esfolar-se em campo, seja contra
    qualquer adversário

    Teremos mais uma vez a oportunidade de
    ver aquele que estava se “adaptando” aos
    “conceitos” do futebol brasileiro , aquele
    que estava sem condição física , o mesmo
    que não tinha afinidade com a bola que é
    usada por aqui e outras sandices que nos
    enfiaram goela abaixo .

    Impressionante , ele resolveu tudo isso
    como num passe de mágica .

    Vamos lá, depois do macarrão e de uma
    Bud bem gelada .

  12. Bom dia, caros atleticanos

    Hulk pode estrear. Que bom seria ter o Mineirão lotado. Garanto que alguns pais iriam fantasiar os filhos de Homem “Arana” e outros de Incrível Hulk. Galo está virando time de “super heróis” o que alimenta o imaginário infantil. Voltando à realidade adulta, precisamos de 02 zagueiros “velozes e furiosos” (tipo Otamendi) e 01 lateral direito que defenda bem seu território, sem dar espaços.

    Para os titulares hoje, vai o recado: “mantenham esse futebol alegre, continuem partindo pra cima na marcação alta e divirtam-se buscando os gols a todo o momento”. Tá bonito de se ver.

  13. Bom dia!.
    Hoje às 17:00h vão chegar bem. O problema é a chegada das 20:30h que não chegam nuncaaaa!!!
    Se eu pudesse escalar, meu time hoje seria:
    Rafa..zeroque.
    Talisson
    Rabelo
    Algum outro da base que não seja Gabriel
    Dodô
    Neto
    Zaracho
    Sávio
    Hulk
    Tardelli
    Marrony

    URT…ô time ruim!!!

  14. BOM DIA EDUARDO E MASSA ATLETICANA .
    O TIME GANHOU CONFIANÇA E ISSO É FUNDAMENTAL NO FUTEBOL .
    HOJE , ESPERAMOS MAIS TRÊS PONTOS SOMADOS E A LIDERANÇA.
    SOBRE A CONTRATAÇÃO DO ZAGUEIRO , PREFIRO JEMERSON , MAIS NOVO E MAIS HÁGIL QUE MIRANDA , QUE AOS 36 ANOS , NADA MAIS PODE ALMEJAR QUE A APOSENTADORIA E NÃO PODEMOS ENCHER O ELENCO DE JOGADORES EM FIM DE CARREIRA.
    AGORA , NO MEU ENTENDIMENTO A NOSSA MAIOR CARÊNCIA É NO GOL , E A CONTRATAÇÃO DE UM GOLEIRO É URGENTE.
    SEM UM GOLEIRO QUE FAÇA A DIFERENÇA NENHUM TIME GANHA TÍTULOS.
    SÃO AS DEFESAS IMPOSSÍVEIS QUE LEVAM OS TIMES A GANHAREM TÍTULOS.
    ATENÇÃO DIRETORIA :
    UM GOLEIRO COM URGÊNCIA.
    RENATO EM 1971.
    VÍCTOR EM 2013 – 2014
    SÃO GOLEIROS DESSE TIPO QUE LEVAM OS GRANDES CLUBES AOS TÍTULOS.
    E MAIS RECENTEMENTE VEJAM OS MILAGRES QUE O GOLEIRO DO PALMEIRAS ESTÁ FAZENDO , PEGANDO TUDO.
    QUEREMOS GOLEIRO JÁ.

  15. “Se houver uma camisa branca e preta pendurada num varal durante uma tempestade, o atleticano torce contra o vento”.

    A célebre frase não deixa dúvida: a camisa do Galo é sagrada. E deve ser defendida.

    Sendo a lei o único marco a ser observado, e sendo só a autoridade legal constituída capaz de exigir o seu cumprimento, qualquer outro que o faça contra o Galo NÃO É ATLETICANO.

    Mesmo quando o Galo, por razões quais sejam, fica em dívida com a lei (débitos trabalhistas e fiscais, por exemplo), torcemos contra o vento. Que ao menos a camisa balance, mas não esgarce. Não alimentamos o vento. Torcemos contra ele.

    Quem abdica de seu espaço de fala, conquistado sob o argumento de SER ATLETICANO, e o cede a grupelhos paraestatais que produzem a tempestade contra a camisa do Galo, à revelia da lei, NÃO RESPEITA A MÁXIMA DE DRUMMOND. Não é, portanto, atleticano.

    Precisamos resistir à tempestade que se forma dentro de casa. Dentro da lei. Sem violência. Mas não dá para chamar de atleticanos grupelhos e articulistas que semeiam o vento.

    O Galo tomou sua decisão. Dentro da lei. Respeitem, gostem ou não dela.
    Ou tenham a honradez de admitir que a camisa do CAM não é o seu amor maior. É só objeto a ser capturado para servir ao seu amor verdadeiro, o ativismo ideológico.
    Ou seja: assumam que não são atleticanos, e alimentem a tempestade. Resistiremos. Dentro da lei e sem violência, resistiremos a qualquer tempestade. Inclusive a produzida em casa.

    Fred que nunca jogou, você jamais me decepciona, pois eu NUNCA ESPEREI NADA DE VOCÊ em favor do Galo. A mim, você nunca enganou.

  16. Bom dia Ávila. Bom dia a todos. Em relação a reforços para a zaga o São Paulo já anunciou a contratação do Miranda . O Galo segue negociando com o Gemersom. Eu concordo plenamente com o Avila( um bom reserva). Precisamos de mais um zagueiro para formar a zaga titular com Alonso. Em relação a,partida de hoje seria ótimo uma sequência de jogos para o centroavante Felipe. Eu manteria ele com a 9, juntamente com Hulck e Marroni no ataque. O Tardelli já conhecemos e o mineiro é oportunidade de avaliar e dar sequência para o jovens. Deixaria o Felipe jogar mais uns três jogos seguidos. O Borrero poderia ser substituído pelo Neto e o Talissom assumir a lateral direita em substituição ao Mariano. Na minha opinião Borrero é Mariano, Gabriel, Calebe e o Nathan podem zarpar. Interessante o Sampaoli indicou o Gerson do Flamengo como prioridade para as contratações no Olimpique. Espero que em seguida indique o Nathan, Everson, Sascha para a equipe francesa.

  17. Salve massa e Guru !

    É parece que estamos vivendo um novo tempo no clube e o que se tem visto é jogadores com vontade de jogar. Tardelli se esforçando e abrindo mão de salários para permanecer no clube, o esforço de Hulk em entrar em campo logo e a volta antecipada de Vargas aos treinos, sinaliza que a era do SPA Atleticano está com os dias contados, isto também impulsionado pela a garotada que está pedindo lugar ao sol.
    Precisamos de jogadores talentosos sim, mas de nada adianta talento, se não houver força de vontade e pelo jeito este ano não vai faltar este ingrediente no clube.
    Será que viveremos uma reedição do Galo Doido?

  18. O nome ideal para zagueiro do galo é o Messias do América, para mim formaria uma excelente zaga com o Junior Alonso. O galo poderia comprar ele e mandar de bônus o Borreiro, Maidana, Bueno, Calebe (para ganhar ritmo)

    1. FABRÍCIO ,

      todos os três zagueiros do América, o Messias ,
      o Anderson e o Bauermann são melhores que
      os nossos .

      Fico a imaginar os caras que contratam para
      o Coelho se tivessem a grana do Atlético ………

  19. bom dia Eduardo e massa. que raio de horário de jogo é este aqui o jogo vai ser 23.30.aff.esta cbflixo e globolixo fazem ok quer com o galo.sobre os jogos espero eu que o treinador tira do elenco os péssimos Gabriel e mariano estes encostos so atrapalha o time e que põe os jogadores da base,ótimo domingo a todos amigalos. vai galooooooo.

  20. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Enquanto os medalhões descansam, merecidamente, os garotos vão dando conta do recado. Fala -se em Miranda para compor a zaga do galo. Se vier, não será solução. Precisamos de jogadores ágeis e jovens e o Miranda, com 36 anos, já deu o que tinha de dar. O Jéferson seria uma ótima opção. Além de identificação com o galo, é ainda jovem, rápido e pode ser a solução para a zaga. Pena que o Sampaoli não tenha visto nele o jogador que o galo precisava . Estava no mercado e o preço não era exorbitante. O meu sonho de consumo para a zaga do Galo está no Palmeiras. O paraguaio Gomes, mas é apenas um desejo pois o Palmeiras e o valor envolvido impedem qualquer iniciativa. Vamos aguardar os próximos capítulos quanto a contratação urgente de um defensor que solucione o problema defensivo do galo. Mas até que o novo defensor chegue, o galo poderia testar o Jair junto com o Alonso, quem sabe? O time do galo, com o plantel atual, para mim seria:
    Rafael, Guga, Alonso, Jair e Arana, Zaracho, Alan Franco e Fernandes, Keno, Huck e Marrony.
    Hoje e sempre, galo!!!

  21. Bom dia Eduardo, atleticanas e atleticanos.
    Duas palavras chamaram a minha atenção nessa semana: Lacração e lacradores. E parece que o Galo gostou delas porque virou um lacrador. Três rodadas do ruralminas e o Galo que já lacrou as duas primeiras vai lacrar a terceira também neste domingo e em horário que só não é pior que discurso de político. Virou mania marcar jogo do Galo lacrando a rodada e em horários e datas diferentes dos demais clubes como se ele, Galo, fosse diferente dos demais. Claro que jogar sabendo de todos os outros resultados ajuda, mas essas datas e horários estão estranhos.

    Como tudo na vida do Galo é diferente e a modernidade virou moda no clube, vai que isso tem a ver com alguma estratégia de marketing esportivo, como por exemplo, a venda da transmissão dos jogos para outros mercados. Além da grana da transmissão tem a exposição dos jogadores que poderão ser observados numa vitrine eletrônica. Porém, se o Hulk e o Tardelli jogarem, veremos só dois jovens em campo, Calebe e Sávio. Tomara que o Talison entre no lugar do Mal riano e o Neto no lugar do Borrero. Se não, estarão lacrando a juventude.

    Hoje é domingo e tem jogo do Galo, apesar do horário infame.

    O GALO ESTÁ VIVO, ATIVO E VIROU LACRADOR DE RODADAS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.