Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Que venham outras vitórias ainda neste 2022

Nada como uma vitória para acalmar ânimos e espíritos rebeldes. De muitos, pois tem quem nem nos títulos do ano passado conseguiram festejar. Digo do Atleticano raiz, aquele que vai ao jogo e que chora na derrota e acredita ser o melhor do mundo nas vitórias. Me coloco, ainda que parcialmente, entre esses. Parcial, pois na condição de ainda estar blogueiro, sugere e exige tentar um certo equilíbrio.

Ontem, num domingo atípico, onde comecei com missa de sétimo dia de um amigo jornalista – Rogério Peres, Atleticano de coração e alma -, almoço pela cidade e fila de seção eleitoral. Nessa última foi uma hora de espera, que me oportunizou – como nas duas anteriores – papear longamente sobre o Galo. O Atleticano, pés no chão, vibra com a vitória e os três pontos. Porém ainda sonha com muito mais nos nove jogos que faltam.

Serão cinco como visitante (Santos, Flamengo, Fortaleza, São Paulo, Corinthians) e quatro em Belo Horizonte (Ceará, Juventude, Botafogo, Cuiabá). Em tese, reitero que sem a pretensão de se afirmação absolutamente verdadeira, dá pra vencer os compromissos em casa e buscar de cinco a oito pontos fora de nossos domínios. Time por time, essa matemática pode sim sugerir isso.

Desta maneira, seriam de 17 a 20 pontos em nove partidas – 27 possíveis -, mas em se tratando de Galo qualquer tese pode ser desmentida. Tanto para cima quanto para baixo. Fato é que, se conseguir algo em torno de 15 pontos, ao que imagino seriam suficientes para a vaga na fase de grupos da Libertadores. O confronto com o Santos, no meio dessa semana, irá nos sinalizar o que podemos esperar nessa reta final. Aguardemos!

De volta ao jogo de Sábado, quando superamos o bem treinado Fluminense, reafirmo que não gostei da atuação do nosso time. Fomos envolvidos pelo adversário, mas – acredito – que a nova formação da zaga com o Jemerson deu mais consistência ao setor que andava muito vulnerável. Questionei a escalação do Rubens, que fez sua pior partida deslocado na lateral, mas alguém defendeu que ele teria entrando no sacrifício. Não fosse escalado então!

Acho que a zaga deve ser Jemerson e Alonso, optaria nesse momento do Guga e Dodô nas duas alas. Éverson, claro, que precisa ser registrado, foi b em e salvou quando o jogo ainda estava no zero. Otávio também tem lugar no time, fechando o meio com ele, Zaracho e um dos dois Allan ou Jair. Nenhum dos últimos vem repetindo as atuações do ano passado, mas é o que temos. Allan – com algumas atuações de peladeiro – precisa se controlar mais e, ao que penso, esquecer seus chutões de fora da área. Quase todos vão parar no anel superior do Mineirão.

Já lá frente, nada diferente de Pavón, Hulk e Keno. Esse não poderá atuar frente ao Santos, uma vez que recebeu – infantilmente – o terceiro cartão amarelo. Ou provocou? Nem sei! Só sei que totalmente desnecessário. Por fim, Hulk voltou a encantar, em que pese aos 5m do 2T não ter servido Pavón, na cara do gol o que seria nosso segundo tento. Depois o fez para Ademir que vacilou. Além disso, chamou a atenção e sensibilizou ao Atleticano ele – ao lado dos quatro filhos – entrar em campo para esse compromisso que atormentava a cabeça do Torcedor. Ouvi muitos registros dessa ordem. Foi legal!

Que venha o Santos, se vencer, acredito que no domingo vamos próximo aos 40 mil Torcedores frente ao Ceará. Ah! Sem aqueles sinalizadores idiotas que só prejudicam e sugerem multa financeira e até mesmo perda de mando de campo. É muita idiotice!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

11 thoughts to “Que venham outras vitórias ainda neste 2022”

  1. Boa tarde,
    Sobre os comentários do atleticano (???) Joaquim Portugal, só tenho a dizer :
    Quem fala merda, como você e outros baba ovos do blogueiro, merece sim ser criticado.
    O galo estava bem em todas as competições e a turma da fofoca resolveu investir na demissão do treinador; era um tal de ganhar do Botafogo não vale nada, empatar com o Plameiras lá em SP é vergonha, empatar com o Cuiabá fora é uma tragédia, e assim por diante.
    Deu no que deu.
    Por isso fica caladinho e aprende a respeitar as opiniões contrárias às suas.
    Ou chama o Cuca e vai fazer uma vigem de turismo com ele pra refrescar sua cabecinha.

    1. o viúva do EL Turco outra vez aqui. pensei que já tinha sumido para China. México. Argentina. repito se fosse o Eduardo já tinha bloqueado a tempos no blog por falta de respeito aos amigalos. então vazaaaaa.

      1. Eu sei que o voto é secreto, mas você tá com cara de Bozominion revoltado….
        Errei ?
        Só pra lembrar, se você não entende de democracia, esse é um espaço democrático, e desde que eu não ofenda a honra de ninguém, tenho direito de frequentá-lo, tanto ou até mais que você , que só fala merda.
        Fui.
        Lembranças ao Cuca!

  2. Melhor que a vitória de sábado, só a derrota de ontem!
    Um presidente incompetente, petulante, desleixado, tentando se aproveitar do Atlético e de ícones do clube como o Galo Doido, Reinaldo, Rubens Menin, etc para se reeleger… UM ABSURDO!
    Sette, apenas nos faça um favor, nunca mais apareça nem fale em nome do Galo!
    PS: Uma olhada rápida no Portal da Transparência e vemos Domenico Bhering recebendo 14 mil reais da campanha do ex-presidente por prestação de serviço. Ajuda a explicar o fracasso nas urnas.

  3. Vou repetir pois se faz necessário registrar:

    – o STJD com seus juízes rubronegros e tricolores, que nunca foram com a nossa cara, farão de tudo para nos prejudicar mais uma vez e acredito que vão tentar de todas as formas punir o nosso CAM com perda de mandos de campo, tudo isso por causa de sinalizadores que são proibidos e alguns insistem em levar pro Mineirão… BOLA FORA dessa Organizada!!!!!

  4. Bom dia Massa e Guru

    Futebol realmente é uma caixa de surpresa. Em outros jogo, tivemos o domínio total de partidas, perdemos um caminhão de gols e saímos com maus resultados.
    Pois no sábado demos a bola pro adversário, fomos pressionados, corremos um perigo imenso de tomar gol, fomos dominados e ganhamos o jogo.
    Se não jogamos bem, pelo menos Cuca nos poupou de ver Natan Silva e Jair em campo, mas o meio de campo com Otavio, Allan e Zaracho não criou nada.
    Sinceramente, estou torcendo pra este campeonato acabar logo e vou fazer uma provocação aqui:
    As voltas de Natan pescador e Hyoran,não seria melhor dos que as porcarias que temos no banco hoje?
    Com a palavra os amigalo.

    1. Me caro JB na minha opinião os dois são fraquíssimos. É que nossa memoria é seletiva mas perdi as contas das vezes que Xingamos os dois aqui nesse espaço. Eu acredito que temos laterais fracos de um lado e do outro, Sabe-se la quando Arana volta e mesmo ele estava entre altos e baixos. Jair surpreender por parar de machucar direto mas em compensação caiu demais de produção. Estão tentanto uma logistica pra trazer o tal do Paulinho que jogou apenas duas vezes na Alemanha, uma aposta de oportunidade de mercado, politica de quem não tem bala na agulha que outros tem. Os que vc citou nem titulares são nos times que estão ao contrario do Ademir que era o principal jogador do Kuei e até agora não disse a que veio. Mas ao meu ver, Lateral e volante são peças fundamentais para um bom sistema defensivo, pq não adianta nada atacar o tempo todo e tomar gol com um ou dois ataque do adversario.

  5. Bom dia xará e amigalos! GALO fez o primeiro gol no FluminenC na hora certa. Um primeiro tempo do nosso time digno de time rebaixado. FluminenC só não fez porque “São Everson” salvou mais uma vez. O também protegido time carioca dominava totalmente o atabalhoado GALO até cometer um vacilo. E vacilar com Hulk e 99% de chance de tomar gol. No segundo tempo a defesa de peneira melhorou um pouco e com um jogador a mais a fatura foi liquidada. Bom para Hulk e para aliviar a pressão. Que a “zica” ou “nhaca” tenha nos deixado. Cada jogo é uma decisão. Ainda precisamos de 2 ou 3 pontos para começarmos a vislumbrar algo melhor para 2023….(E o Ademir heim!!!! Até minha falecida vovó faria aquele gol!!!!!)

  6. Massa atleticana, como diz nosso arqueiro, não adianta jogar bonito, o negócio é a vitória. Também achei que o galão jogou aquém do que pode, não entendo a escalação do inoperante fumaça, muita vontade e pouca inteligência, quanto ao Hulk, esse TEM de ser fominha mesmo, os demais do ataque NÃO fazem gol nem a pau. O Keno com o preciosismo habitual, só querendo fazer gol se for bonito, passe só de três dedos, etc.,precisa entender o momento do jogo e do time ,Sasha, zaracho,Ademir, Pavon, Jair e Allan não acertam o gol. No mais buscar esses,18pontos pra festa bonita na arena do galão ano que vem.

  7. Ademir não pode ter vaga nesse time. Perdi a voz xingando esse coalhada. Típico jogador de pelada, famoso leão de treino.

  8. Vencemos em um jogo que tivemos 29 por cento de posse de bola. Perdemos os outros 6 quando tivemos de 60 a 80 por cento de posse. É pra se pensar. O Palmeiras joga assim contra os grandes, da a bola e explora os espaços, o Galo vem ficando com a bola e dando os espaços, quando o time é muito bom isso é normal, mas quando um jogador de cada setor já não consegue jogar o que vinha jogando, talvez seja o momento de dar a bola e explorar os espaços, afinal esse papo de DNA que o nosso é assim, assado, é conversa pra boi dormir, vc joga conforme o que tem nas mãos e o que tem pela frente. Que venha pelo menos a pré libertadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *