Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Providências sobre os difamadores anônimos

Pois bem, conforme anunciado, repasso aos amiGalos detalhes sobre minha peregrinação de terça-feira, buscando melhor entendimento e funcionalidade deste nosso espaço Atleticano. Estive no provedor, UAI; depois, na Delegacia Especializada, onde registrei Boletim de Ocorrência contra quem – escondido em pseudônimo e e-mails fakes – fez acusações ao blogueiro; e por fim, em uma reunião com advogados especializados em crimes cibernéticos.

Apraz-me informar aos leitores de boa índole o que se passou, uma vez que aqueles covardes e moleques que se escondem sob a carapaça ou carapuça – tanto faz – de nomes e endereços fictícios, não merecem satisfação. Vamos. No UAI, em conversa com quem tem mais experiência que o neófito blogueiro, cheguei a conclusões que colocarei em prática. Sempre procurei dar espaço, voz e vez às diferentes opiniões, até mesmo a quem contrapõe (alguns até ríspidos) ao ponto de vista deste escriba. Já disse, não sou, mas, sim, estou blogueiro.

O faço com o sentimento Atleticano, buscando o melhor ao nosso time do coração. Tampouco me considero dono da verdade e mais Atleticano que qualquer outro. Somos todos tanto Atleticanos quanto o Eli Porco, citado aqui pelo Paulo Henrique Paiva Clemente, que nunca veio a um jogo do Galo. Sofreu, chorou e comemorou como nós. Continuarei a missão, entretanto, com mais cuidado (já em prática) na aprovação de comentários. Sem, embora, chegar ao extremo de cadastro prévio e outros procedimentos seletivos. Existem blogs que não permitem a opinião do leitor, isso em minha concepção tira a essência do que propomos. Sem a alma da Atleticanidade, não justifica toda essa dedicação.

Não me preocupo e nem me ocupo em agradar a todos, mas, sim, em falar daquilo que gosto, do nosso Galo. Número de comentários, ao contrário do que chegou a ser mencionado, não me serve de balizamento e/ou satisfação. Serei, portanto, mais rigoroso. Peço que me ajudem os que querem somar, sobretudo, evitando discussões com quem pensa diferente, mas tem o Galo como nossa grande e maior paixão. Textos mais concisos, uma vez que a mediação é feita muitas vezes no sinal de trânsito, sala de espera, viagens, entre outras situações emergenciais.

Imagem: Superior Tribunal Federal

Já na Delegacia, após registrar o B.O. com os dados acessíveis dos difamadores, aventou-se que pode – “suspeição” – ser apenas um elemento ou até mesmo fazer parte de um complô contra o blog. Um deles usa e-mail do Reino Unido, United Kingdom, com a intenção clara de se manter no covarde anonimato. Insuficiente, entretanto, para a investigação. Trata-se de VPN – Virtual Private Network (Rede Privada Virtual) -, própria de quem se utiliza de meios desta natureza para este tipo de comportamento. São sites que tentam ocultar, mas a Polícia dispõe de meios para a apuração.

Enfim, com os advogados, tratei sobre uma eventual e futura ação. Cabe pedido de retratação e pena de detenção. Pensava em algo pecuniário, não para o blogueiro, mas – por exemplo – condenação em cestas básicas ou coisas do gênero em favor de alguma instituição filantrópica. Não tenho a intenção de me valer disso para auferir vantagem pessoal, como sugeriram os difamadores.

Portanto, caros amiGalos, faço este post extra só para informar aos leitores deste nosso espaço sobre as providências tomadas. Agora é esperar o andamento da investigação e avaliar sobre a efetividade de futuro procedimento. Eles sumiram desde o final de semana. Um deles até ficou de mandar postagem para ser publicada, foi cobrado via e-mail, mas optou também pelo silêncio. Hoje pela manhã, isso mesmo, depois de quatro dias e com o resultado de ontem, ele reapareceu dizendo que vai enviar o prometido texto. Agora, não, seu texto e seu comentário vão dormir juntos na lixeira. Vida que segue!

Em tempo: Esse tipo de gente não merece ocupar lugar numa prisão, onde devem ser recolhidos bandidos de maior periculosidade, como homicida, latrocida e de colarinho branco. Não para covardes difamadores que tentam se esconder e não têm colhão de assumir publicamente.

57 thoughts to “Providências sobre os difamadores anônimos”

  1. Eduardo,
    Nos Atleticanos torcemos contra o vento.

    ” A queda do GIGANTE repercute mais que a vitória do medíocre. Nos não vivemos de títulos. NOS VIVEMOS DE CLUBE ATLÉTICO MINEIRO.”

    Você tem todo o nosso apoio

    Agora, o nosso time tá dando calo nas vistas. Já nao estou aguentando mais piadinhas .

  2. Boa noite amigalos !
    Caro Eduardo, não vi tais manifestações mas me solidarizo com vc e acho que o seu procedimento é o mais correto . Justiça neles !!!
    Quanto às penas deve optar por prestação de serviço comunitário fazendo faxina em prisões junto aos presos…

  3. Obrigado pela citação ao meu falecido amigo Eli ele visse não acreditaria. Quanto ao tema tem todo o meu apoio. Hoje é o dia mais feliz da minha vida. Depois de seis horas de cirurgia, não fiquei viúvo… Obrigado meu Deus! Por me dar essa alegria que já me fez deixar pra trás a derrota de ontem. Agora é brasileirão. Vai dar certo. Mesmo com essa diretoria. Vai dar certo!

  4. Aê Dudu, saudações Alvinegras! fizeste o certo, pau na moleira dos sem identidade_ nova categoria dos q acreditam q a grande rede é terra de ninguém_ … Abraço e confirmo minha solidariedade já expressa à vossa pessoa…TMJ ? irmão!!!!

  5. Eduardo, conte com minha solidariedade. Algumas pessoas não conseguem aprender o significado da relação liberdade/responsabilidade e muito menos ainda o sentido do respeito com o próximo. Aí, pela falta de argumentos, mas principalmente pela falta de caráter, se acham no direito de ofender e difamar os demais, ancorados na suposta imunidade do anonimato da internet. Covardes! Por mais trabalhoso e desgastante que seja é necessário dar um basta nesse tipo de coisa. Parabéns pela iniciativa! Conte com todos nós, 100% Atleticanos.

  6. Este Eduardo também é muito chato, e esta é minha opinião. Goste ou não. Não precisamos também de gente e descontrolada. Já que não é blogueiro, mas está blogueiro. Tem que aceitar as adversidades das opiniões, exceto às ofensivas e que não atendem sua linha de raciocínio, para mais ou para menos.

    1. E qual seria a diferença de ser ou estar blogieiro? Qual delas exige tolerância? Sabe do que está sendo tratado?
      Li e reli vossa manifestação. Terei de pedir ajuda aos universitários.

    2. Cara, sua situação é melhor que a minha. Se acha o blogueiro chato, tem toda a liberdade de dar o fora. No meu caso, gosto muito do blog, mas acho um porre ler mensagens como essa sua que não acrescentam nada de útil e servem apenas para instigar confusão. Porém eu não tenho poder de mandá-las diretamente para a lixeira, coisa que o blogueiro ‘chato’ teria, mas parece que sua paciência com os ‘malas’ é infinita. Então continuo por aqui sendo obrigado a deparar com verdadeiros chatos como você que infestam esse espaço de discussão de atleticanos. Mas você não! Você não precisa continuar com esse problema. Pode ir com Deus. Não deixará saudade.

  7. Boa tarde, Eduardo. Nem todo dia leio seu blog de tanta raiva que passo por causa do pseudo presidente do nosso querido Galo. Então, não estava sabendo dessas coisas. Espero que estes “haters” não te façam desanimar. De desânimo já basta o que o pseudo presidente nos causa.
    Abraço e força amiGalo.

  8. Caro Eduardo,
    Continue fazendo seu primoroso trabalho frente ao melhor blog do Galo na internet.
    Parabéns pelas medidas tomadas.
    Mas não se afete com isso. Você é uma pessoa do bem e muito querida.
    Isso aí é coisa de gente pequena e mal amada!
    Segue o jogo e vamos nos preocupar com o que realmente importa!

    Tá osso esse nosso Galo hein!

    Some logo Nepomuceno! Chega! Já deu!

  9. Assim Falava Riascos: o cruzeiro é uma merda, o cruzeirense, claro, é uma merda…
    Fora com eles. Simples assim.
    Aqui é SÓ Galo!

  10. Eduardo, sei que talvez não seja hora, já que passa por um momento conturbado. Mas gostaria de sua ajuda para esclarecer um fato que em intrigou. Vi em.outronespaco uma matéria que dizia: De saída, Nepomuceno emprega sogra com alto salário no galo. Logo depois a matéria foi retirada. Saberia dizer se isso realmente aconteceu. Caso não queira publicar, não há problema. Mas se possivel, puder me responder fico grato.

    1. Caro, duas considerações. O fato não me abalou, apenas me instigou a fazer o BO. Buscar fazer com que moleques assumam seus delírios, poderia ter jogado na lixeira, mas achei oportuno tomar a atitude. Quando à denuncia, tomei conhecimento aqui mesmo, por postagem de um amiGalo no blog. Se confirmada, a meu juízo, é ato que merece ser revisto pela direção Atleticana.

    2. Caros Júlio Oliveira e Eduardo,
      Como a única rede social que possuo é o Whatsapp, repasso a informação que ouvi em um programa de rádio. Ao tomar conhecimento da matéria, disseram os participantes desse programa, Nepomuceno utilizou uma rede social para esclarecer a situação. Teria confirmado a contratação da sogra, em cargo de responsabilidade para gerenciar os hotéis da Cidade do Galo, sob a justificativa de que a mesma possui experiência e expertise no assunto. Ainda, negou que a sogra receba “alto salário” como a reportagem afirmou, inclusive revelando o salário da profissional: 4 salários mínimos. ( Diferente do informado no jornal, de que o salário seria alto ao ponto de assustar membros do direção do clube).
      Essa informação foi repassada em um programa esportivo de rádio, no horário de almoço.
      Ah, ainda em tempo: não estou defendendo, nem defenestrando, tal contratação. Apenas repassando informações, embora não as tenho comprovado.
      Saudações alvinegras.

      1. Valeu! Fico duplamente feliz com a informação. 1) Pelo esclarecimento; 2) Perceber a importância e validade dos comentários no blog. Bem utilizado, claro. ObriGalo, amiGalo!

  11. Eduardo, já disse, Aqui é ou não só GALO? tá na hora de dar um basta nesses calhordas que se escondem atrás de um teclado, tá na hora de mostrar que internet não é um terreno sem Lei. Maldita inclusão digital, gente sem o menor preparo para ter Liberdade de expressão e não se esqueça das MARIAS que também infestam o blog. Tamo junto. Saudações Alvinegras. Lixeira neles.

  12. Caro Eduardo, outras pessoas já estão tomando atitudes como a sua, o Dep. Jean Wyllys, os jornalistas Juca Kfouri e Mauro Cezar Pereira e vários outros. Os covardes que se escondem na Internet não podem ficar impunes. Quem não sabe usar a ferramenta e que não assume as consequências de seus atos tem que ser excluído. Bela atitude!!!!! Temos que parar com “deixa pra lá”, pois foi “deixando pra lá” que a situação chegou nesse. Que a justiça seja feita.

  13. Caríssimo Eduardo,

    Meu nome é Ricardo e somos colegas de blog no UAI. Não nos conhecemos pessoalmente, mas de tanto ouvir nosso amigo em comum Benny falar de você, me sinto mais que seu colega. Talvez o amor pelo Atlético faça isso mesmo: transforme desconhecidos em grandes irmãos.

    Acabo de ler este seu post. Não sei o que ocorreu, mas posso imaginar. Não sei em que posso te ajudar, mas se puder, por favor me avise. Falo como atleticano, parceiro de UAI e, sobretudo, homem — coisa que esta gente “anônima” jamais entenderá do que se trata.

    Receba meu abraço, minha solidariedade e principalmente meu carinho.

    Ricardo Kertzman

  14. A inveja, o destempero de pessoas sem índoles, caráter, faz com que pessoas de bem como você Eduardo sofra revezes durante seu período de ‘estar blogueiro’. Solidarizo-me com você e acredite estou continuando a me deleitar com seus textos e de seus leitores AmiGalos, como eu.
    Vamos em frente e continuar a debater o que interessa, nosso CAMpeão, nosso Clube Atlético Mineiro, não resisto, nosso Gaaaaallllllloooooo…. isso que importa.
    Abraços a todos AmiGalos de verdade.

  15. Caro Eduardo nos solidarizamos contigo, e como já havia dito antes quem se presta de ataques e infâmias não é digno de consideração e deve expurgado deste espaço, utilizados pelos atleticanos expressarem suas opiniões mesmo com divergências, mais com respeito, pois o objetivo da massa atleticana é ver o clube nos mais altos patamares de conquistas no campo e em outras esferas. Saudações atleticanas

  16. Caro Eduardo, tenho como base de minha conduta a liberdade de expressão e o direito ao contraditório, respeitando sempre opiniões divergentes e a reflexão sadia acerca das críticas, independente da origem, desde que honestas e transparentes.
    A diversidade de opiniões é, para mim, direito sagrado, que merece respeito e e análise equilibrada.
    Não posso, porém, aceitar agressões de qualquer espécie, ainda mais quando anônimas e/ou revestidas da ignomínia e da falsidade, onde se homiziam os covardes, fracos e tíbios.
    Sou solidário a você, como não poderia deixar de ser.

    1. Boa noite a todos. Estive fora o dia inteiro e só agora a pouco soube das novidades desse blog. Concordo com a colocação do amigalo Danilo e tb a lembrança do José Antônio dos dois jornalistas e deputado. O xará fez bem em denunciar esses pseudo homens e estamos juntos. Agora em outubro faço 64 anos e acompanho o GALO desde 9/10 anos de idade no estádio Independência levado pelo meu pai, pois bem xará não entendo muito de leis e ainda mais leis cibernéticas pois meu ramo é matemática e adm. financeira mas se puder ajudar no que for preciso estarei a sua disposição. Abraços a todos e saudações atleticanas.

    1. Cada um não, rapaz! Não leu o título do blog? qui é só Galo!… Significa, desenhando para você, que o espaço é para Atleticanos conversarem entre si… “Concordar ou discordar do blogueiro” concordamos ou discordamos nós… Você vá fazer isto no azul calcinha… Raspa, Maria!

  17. Apoiado Eduardo aqui não casa de mãe Joana, é Blog sério que podemos trocar informações e tb falar do nosso GALO!
    Vamos em Frente!

  18. Desculpa Guru por misturar os assuntos…só pra completar…salvam para 2018 pra mim dos que jogaram só: Vitor+-, Gabriel, Bremer, Felipe Santana, Mancini, Marcos Rocha, Fabio Santos, Adilson, Elias, Blanco,* Roger Bernardo, Otero, Luan. Por ai da pra ver que estamos bem limitados.

    *acho que merece mais chances

  19. Prezado Eduardo,

    Não sei bem do trata esse assunto, até porque, fiquei um bom tempo sem acessar o blog.
    Mas venho me solidarizar com você, contra qualquer tipo de violência e difamação…
    Se precisar de apoio dos amiGalos…..Tamojuntoemisturado.

    “Somente sendo um pra saber”.

  20. boa tarde Eduardo e massa,boa ideia correr com estas marias infiltradas aqui,o galo de 2017 foi um vexame atras do outro,não consegue ganhar do todo poderoso londrina que fecha a porta já,ontem jogamos com menos 4 jogadores fred cone,robinho,Valdivia cai cai,cazares morto em campo,que vergonha que estes jogadores nos passa cada decisão se borram,chega,gora so acredito nos 46 pontos e em mais nada,ja tenho mais de 40 anos e não quero ter um enfarte por causa destes peladeiros,reage galoooooooooooooooo.

  21. Caro Eduardo, fez bem em apertar o cerco aos anônimos covardes. E fará melhor ainda simplesmente deletando o lixo eletrônico que esses incapazes geram. Nada a ser reciclado. Mal sabem eles que as fezes que digitam são o próprio alimento que eles consomem. Que sumam de vez dos comentários. Ou que assumam a real identidade e sejam produtivos, o que acho impossível de vir acontecer.

  22. Essa situação não pode tirar nosso descontentamento com esse vexame. Me desculpe, Eduardo, mas meu descontentamento com a atuação pífia do nosso time, é bem maior que qualquer sentimento contra esse bla bla bla de internet. Preocupe-se com nosso time, que é mais importante. FORA FRED! FORA ROBINHO! FORA CAZARES!

    1. Fora Marlone, Fora Cleyton, Fora He Man, Fora Valdivia, Fora Alex, sem falar nos que jogam pouco mas sabemos que é meia boca…Leonam, Yago, Erazo se não esqueci de mais nenhum…ai ja deu com o seus foras 11 jogadores…ano que vem vamos ter que contratar um outro time.

  23. Caro Eduardo, este tipo de gente não merece respeito algum. É aprofundar nas investigações e dar a ele o castigo merecido. Sugeriria prestar serviços comunitários num asilo, fazendo serviços de limpeza geral, pois cestas básicas não vai ser a punição mais adequada. Conte com o nosso apoio, estamos aqui para o que der e vier. Saudações atleticanas!

  24. Muito bem Guru. Que nosso espaço seja preservado e que as divergencias de opiniões se mantenham apenas entre aqueles que amam o time. Apesar de que eu muitas vezes debato com alguns cruzerenses no proprio Uai, desde que o debate se mantenha em um nivel aceitavel, quando sai disso eu simplesmente ignoro, mesmo assim os debates que faço é sempre em jogos do Galo, ja que a mim pouco importa o time deles, mas como voce sabe a preocupação de la é constante com a gente, e até se a gente fizer um amistoso no fim do mundo aparece um de la pra falar as ladainhas de sempre. Mas que esse espaço esteja preservado e livre de contaminações alheias ao nosso amor ao Galo.

  25. Ih, xará… Deve ter nego agora se escondendo debaixo da cama, tendo que aguentar a própria chatice naquele vão apertado… Num vai guentáááááá!!!!!

  26. Boa Tarde a Todos! Como já expressei minha solidariedade, no dia que Vc levou o assunto a público, agora, nos resta aguardar o resultado dos Orgãos envolvidos na investigação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *