Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Protesto anônimo e/ou assumido

Enquanto seguem as intermináveis alterações em datas de jogos do Mineiro, o Galo continua agitando o Torcedor fora das quatro linhas. Além da preparação para a próxima partida, ontem foi dia de muitas especulações, afinal noticiário do Galo gera boa vitrine e repercussão aos interessados.  Uma faixa colocada por minutos à frente da nossa sede rendeu muita prosa nas redes sociais. O responsável pelo protesto contra uma eventual transação da SAF com o investidor Peter Grieve, sequer teve sua autoria conhecida, mas gerou grande repercussão. Protesto de um desconhecido!

Considerando que o interesse em informações negativas rende muito mais que as positivas, também não perderam tempo, com uma declaração de jogador campeão da Copinha São Paulo, aturando pelo Palmeiras. Kevin, com 20 anos, teria dito que deixou a base do Galo em 2018 por falta de recursos para pagar moradia numa pensão. Agora foi considerado o craque da Copinha. Respeito muito as opiniões e, em determinados momentos, também fico P da vida com alguns fatos no nosso time. Mas, convenhamos, protesto sem autoria, e jogador que se destacou quatro anos depois de sair daqui – a meu juízo – não teriam esse destaque.

Sou otimista por formação, confio e quero o melhor para o nosso time do coração, portanto, prefiro olhas para frente que pelo retrovisor. Já sobre uma eventual resistência com relação a SAF, creio que o mais indicado seria chamar para um bom debate e não se valer desse tipo de expediente. Nossa base, carece sim de melhor cuidado, ao que sei o próprio presidente assumiu a coordenação. Criticar, portanto, por uma promessa ter ido embora depois de quatro anos, me parece intempestivo.

Paralelo a isso, o treinador Coudet segue preparando o time para domingo buscar mais três pontos lá em Tombos. Uma boa notícia foi a liberação do Pavón para atividades de fisioterapia. Já mencionei aqui, confio muito na recuperação do atleta, apostando que ele será uma peça importante na temporada que está apenas iniciando. Reafirmo, ainda, que minha expectativa é que o treinador opte pela melhor formação. Tanto para buscar a vitória quanto para dar ritmo ao time que irá disputar vaga para a fase de grupos da Libertadores.

Pelo que vimos na primeira apresentação frente à Caldense, o sistema defensivo deverá – ou deveria – ser o mesmo. Até porque são as melhores opões. Éverson; Paulo Henrique, Bruno Fuchs, Jemerson e Dodô. O miolo da zaga e goleiro têm tudo para assumir a titularidade durante o ano, já os dois laterais carecem de apresentar melhor futebol que naquela partida. Ambos são opções de banco, entretanto Mariano e Arana seguem no DM.

Dali pra frente, temos muitas opções. Ao que imagino, baseado no que vi de cada jogador, entendo que têm vaga assegurada apenas Paulinho e Hulk. Fora eles, temos bons jogadores para brigar pela titularidade. Edenílson, deve ser um deles, mas precisa mostrar mais bola que vimos no sábado passado. Entre os recém chegados, temos ainda o Igor Gomes e Patrick, que com Zaracho – este no DM -, Allan, Otavio, Pedrinho, Ademir, Vargas e o próprio Pavón, entre outros estão na disputa por vaga no time principal.

Pra fechar, minha condição de Atleticano me confere – muito mais que a questão da faixa e do jogador sub-20 do Palmeiras – registrar meu lamento por situações concretas. Pela morosidade na quitação do 13º salário – agora atirada para fevereiro -, como também mais uma nova previsão – igualmente adiamento – para agosto da inauguração do Estádio do Galo. Só para explicar a primeira linha desta prosa de hoje, ontem a FMF alterou data e horário do jogo entre Galo e Democrata de Sete Lagoas. Seria quinta, dia 9 de fevereiro, 19h. Antecipou para a véspera, dia 8, 19h15, no mesmo Independência. Anote, ainda vamos ter muitas outras alterações.

*fotos: Pedro Souza/Atlético

11 thoughts to “Protesto anônimo e/ou assumido”

  1. Agora que disponho de tempo pra ir até a treinos (se deixarem…), estou desanimado. Falta o que todo atleticano deveria saber e que se resume numa palavra: TRANSPARÊNCIA. Vou ficar no meu canto, torcendo pela TV e alheio aos problemas de fora do gramado. Se tiver muito ruim, troco de canal para não me decepcionar tanto. Ligo num jogo do Real Madrid, Chelsea, Liverpool, Barcelona, etc.

  2. Não temos como fugir dessa situação e o próprio Presidente do nosso CAM já disse que é um caminho sem volta a tal da SAF… que seja então de 2 Bilhões de Reais à vista, tipo o cara chega, assina o contrato e deposita no dia seguinte esse valor cheio na conta do Clube… se ficar depositando merrecas a cada mês pra pagar contas, anotem aí… vai dar merda!!!

  3. Desculpe a volta meu Guru, mas todos estão alardeados com a dívida do clube e há desinformados inclusive colocando a culpa nos 4R´s de ter dobrado esta dívida.
    Segundo informações nosso ex presida que entrou contra a SAF entrou noc lube com uma dívida de 280M e saiu com 800M.
    Mas para dar a Cesar o que é de Cesar seria preciso fazer um levantamento de cada diretoria com qual débito ela entrou e com quanto saiu, ai sim, teríamos uma verdadeira imagem das irresponsabilidades de quem geriu o clube e nos deixou nesta draga de hoje.
    Mas quem tem culhão para trazer isto à tona?

  4. Bom dia, todos! Desculpe minha insistência, mas sabem por que uma faixa dá mais ibope que as notícias do time? Simplesmente porque não temos notícia sobre o time! A diretoria baniu a imprensa e a torcida do CT, aí ninguém sabe o que se passa lá dentro. Desafio alguém a dizer como foi o treino de ontem, foi coletivo, troca de passes, escanteios, jogadas ensaiadas? as únicas imagens que temos são enviadas pela diretoria. Será que só eu fico incomodado com isso. E as entrevistas coletivas ou individuais e matérias especiais que não tem mais. Reparem as notícias e imagens aqui no superesportes, são sempre as mesmas que não despertam nenhum interesse. Aí eu faço a última pergunta, essa situação interfere na qualidade técnica do time?

  5. Uma coisa é certa: no momento, o que temos, apenas especulações. Concordo e confio nos dirigentes do Galo quando o assunto é SAF. Como o processo está em fase incipiente de formação, não há o que informar para torcida, como muitos querem!! No mundo do futebol (como em qualquer outro ramo empresarial/financeiro, sim, o futebol é um negócio!!) as primeiras tratativas devem sempre guardar o máximo de sigilo possível! Sempre haverá o “olho gordo da concorrência” torcendo contra e para o negócio melar! Afinal, o futebol vive de “disputas” para alcançar seus objetivos!! A propósito, sem querer ser leviano, não duvido que a tal faixa “mequetrefe” possa ter sido “plantada por uma maria recalcada”, já que seu timeco/clubeco foi arrematado por 50 laskas….A conferir…

  6. Bom dia Massa e Guru

    Hummm muito estranho este protesto. E por coincidência logo depois que nosso ex presida tomou toco do MP. Não que eu queira levantar qualquer suspeita.
    Aliás, uma faixa mequetrefe feita a mão com tinta guaxe por um desconhecido, merecer todo este destaque é pior ainda.
    O Tal protesto solitário, teve mais destaque do que a invasão, pelas organizadas lá no CT das Marias.
    A barulheira toda é porque o clube não divulga as negociações da SAF e nem vai divulgar, porque além de ser um assunto estratégico, há no contrato cláusula de confidencialidade.
    Ai pergunto. Qual diretoria de time no Brasil, divulga as coisas internas de sua administração? Resposta: nenhum e aqui não vai ser diferente.
    Por mim estou tranquilo, porque atrás desta negociação, existem 3 empresas renomadas contratadas para avaliar o negócio e 4 empresários bem sucedidos e capazes, que botaram quase 1 BI de seus bolsos no clube.
    Se isto não for motivo para confiar, qual será? Mas repeito o contraditório.

    1. JBHGALO, ótimo dia

      Para deixar claro eu apoio os 4R’s, sem eles o clube nem existiria mais e isso é fato. Mas apenas te lembrando que as marias tinham um empresa de renome para negociar a venda dos clubes, e eles venderam por $400 mi, porém a associação recebeu $50mi e os $350mi restantes serão pagos com as receitas do time. Isso é que não pode acontecer com o GALO.

  7. Bom dia. Sobre a SAF, concordo em debater…mas vamos debater com qual informação? Creio q muitos estão apreensivos, inclusive eu, mas o problema maior é a falta de informações em relação a Saf, arena, dívidas…isso tira o sono. Por exemplo, fala se em 800 milhões a venda da saf…bom, como seriam pagos? A vista com o dinheiro prontamente revertido para quitar as dívidas da associação ou será aquele lorota de investimento ao longo do tempo que nada mais é que comprar fiado, ou pagar o clube com a própria renda do clube, isso é fria. Assim, é neste sentido…vamos debater como? A gente fica na verdade é reagindo com apreensão as especulações, informações truncadas jogadas na mídia. Na verdade como sempre foi, a coisa vai acontecer queira a torcida ou não. Não temos voz no clube, como já falei aqui em vários posts, somos apenas sócios ou torcedores de arquibancada, nada além disso. Vamos ver como vai ser… Saudações

    1. Prezado Jorge Chagas, a LEI DA SAF dá um prazo de até 10 anos (6 + 4) para que as dívidas das associações sejam pagas pelas SAF’s… Caso não sejam pagas, as dívidas voltam para as associações que, QUEBRADAS, não terão como quitá-las. Há tempos digo que essa lei está produzindo a “institucionalização do calote” e por isso mesmo, nenhum clube quebrado com o o nosso, deixará de aderir a ela. Minha reflexão para a sua dúvida: Alguém minimamente inteligente vai pegar uma grana dessas (hipotéticos 800 milhões) e quitar as dívidas imediatamente, se pode quitá-las em até 10 anos, ou mesmo nem quitá-las? Abraços!

      1. Pois é, mas aí a turma está comprando o clube fiado… é o valor do clube uai. Vender um coisa pra não receber…ou receber picado. Vê se alguém vende um ponto pro cara te pagar com o dinheiro do ponto…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *