Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Proposta para um bom debate

Casual 300x250Há tempos, por falha nossa e até mesmo em função das oscilações do time, que o blog não posta uma manifestação do leitor. Este era um dos compromissos com a massa desde o início deste nosso convívio. Um comentário de Wagner Gomes, recebido ontem à tarde, me levou à reflexão e optei por dividi-lo com os demais leitores, para que possamos debater sobre as observações feitas pelo leitor.

O momento é único, pois ainda temos chance nas duas competições e vamos seguramente para a quinta participação consecutiva na Copa Libertadores. O Atleticano contemporâneo acostumou com títulos e grandes temporadas. A de 2016, com todas as nossas críticas, a bem da verdade é muito boa. Estamos entre os quatro primeiros do Brasileiro e somos semifinalistas da Copa do Brasil. Somos o único time brasileiro com reais possibilidades de título nas duas competições, mas …

Do leitor Wagner Gomes

“À diretoria do meu querido CAM (sei de fonte segura que eles acompanham este blog, porque é confiável e exala os humores da massa).

Senhor presidente: sou um simples torcedor, vou aos jogos quando posso, torço há mais de 40 anos pelo Galo e não vou contar aqui o que já presenciei e senti. Sou um simples torcedor e faço parte deste turbilhão, deste tsunami preto e branco, desta torcida fantástica, cantada em verso e prosa mundo afora.

Sou um torcedor como outros milhares, dos grandes centros aos burgos longínquos e esquecidos, neste país continente, neste mundão de Deus. Somos a alma do Galo, somos o que move o clube, somos milhões de pessoas que acreditaram neste ideal que é ser atleticano, somos a Massa. Não necessitamos de faixas com letras garrafais pra dizer que somos povão, o mundo todo nos conhece.

Senhor presidente, nós respeitamos o seu trabalho, nós enxergamos seu esforço para montar um belo time, nós louvamos seu esforço e é justamente este o motivo desta carta: o seu esforço está sendo subestimado, o seu investimento está sendo muito, muito mal aproveitado. É nossa obrigação te passar isto, pois o momento crucial dos campeonatos, de hoje até meados de dezembro, e a situação cambaleante e pouco convincente do time, urge ouvirmos uma posição mais dura da diretoria, porque senão fica a impressão de omissão, o que sinceramente não acredito, repetindo que acredito que deseja o que todos desejamos, ou seja, um time bem treinado, envolvente, com gana de ganhar, e não este ajuntamento de jogadores sem treino, tática.

gupo em treino - 28-07-16
Fotos: Bruno Cantini/Atlético

Reúna e cobre. Tudo na conversa, apresentando dados e faça-os ver novamente o que o clube investiu, a contrapartida é exigida, atuações medíocres ,classificação sobre Ponte Preta e Juventude não basta, diga a seu treinador pra ser honesto e colocar os melhores pra jogar, Estamos com você, não é uma boa política não dar ouvidos à torcida, confrontar a torcida, porque no final, de uma forma ou de outra, tudo sai como quer a massa. “De preferência, com títulos.”

Caros, confesso que – sem discutir o mérito de conteúdo – me sensibilizou a intenção do Wagner. É perceptível que ele é um entre os 8 milhões de anônimos Atleticanos que quer contribuir de maneira leve e suave. O Wagner quer o que todos nós queremos. Vitórias, títulos, conquistas de acordo com a grandeza do Clube Atlético Mineiro. Tenho certeza de que suas considerações serão objeto de uma boa resenhar entre nós, Atleticanos da gema, bem como de que terá o retorno do destinatário da mensagem.

Que venham os onze jogos que nos faltam. Sete no Brasileiro e quatro na Copa do Brasil. Aqui é SÓ Galo, p….!

48 thoughts to “Proposta para um bom debate”

  1. Gostei demais o texto do nosso Wganer Gomes . Muito sincero, educado e com observações bastante pertinentes sobre o nosso Galo. Textos como estes, sim , que dão gosto ler e comentar .

  2. No GALO existe apenas um problema…E dois culpados Daniel por vender Jermerson e Daniel por contratar um TÉCNICO FROUXO, sem fibra, mto zen para quem foi um excelente jogador. Kalil é que tinha razão qdo disse que o mandou embora pq não era técnico para o GALO. Com MO SP o individual a nos salvar, coletivamente, somos pior que o Juventude.

  3. A diretoria tem que cobrar mas tem que ser capaz de avaliar o trabalho.
    Os número não mentem, o trabalho do treinador está muito inferior ao que se espera.
    Nas entrevistas pós jogo, nosso digníssimo treinador não consegue fazer a leitura do jogo, e para ser tudo obra do acaso.
    Então diretoria além cobrar, avalie e tome as devidas providencias. Porque perdemos uma das maiores oportunidades de historia de sermos campeão brasileiros.
    Eu como todo Atleticano não queremos negociata de titulo. Nosso somo de consumo é o campeonato Brasileiro, e a incompetência de não conquistar esse titulo não pode ser acobertada pela conquista da Copa do Brasil

  4. Amigo Eduardo, como é bom ver a MASSA atleticana esnobando e cobrando da diretoria.
    Depois dos Bilus e Mixiricas tivemos nosso lavador de almas, o Ronaldinho Gaúcho e dai para frente, não queremos menos que Pratto cheio.
    Valeu pelo espaço e, em especial, a leitura de tirar o fôlego do nosso amigo Wagner. 🙂

  5. A força para baixo que alguns atleticanos estão fazendo para o Galo perder os títulos que ainda disputa, bem como para ser eliminado da Taça Libertadores, só para poder culpar o Marcelo Oliveira, é digna de encômios dos mais fervorosos antiatleticanos. Interessante é que alguns deles apoiaram fervorosamente o Diego Aguirre enquanto ele esteve aqui – o verdadeiro responsável pelos problemas que estamos vivenciando este ano. Mas eu acho que eles vão quebrar a cara no final deste ano! Vamos Galo! Vamos Marcelo Oliveira! Vem coisa muito boa para nós ainda este ano!

  6. Concordo com todos e com tudo do que foi exposto aqui na resenha. Mas faço uma ressalva. A partir de hoje não reclamo mais, não da tempo. Daqui pra frente só podemos ter grito: PRA CIMA DELES 9ALÔOOO!!!!!!!!

  7. Estou começando a achar que a Massa tá ficando meio modinha. Antigamente nós íamos ao Mineirão sabiamos que não dava mas íamos assim mesmo. To achando a Massa branqunha demais, Cadê a negada da geral, os bororós da charanga, o povão mesmo? Quantas vezes assisti o Galo na geral com os caras com o pé sujo de massa depoi de sai de uma obra… Tempo bom…

    1. 80% dos ingressos para socio torcedor e os outros 20% o olho da cara, como que o povão do Galo vai ao campo, aliás campo que cabe só 20.000

  8. Prezado Xará, compreendo e até em certa parte, subscrevo o desabafo do companheiro Walter. Como contraponto, porém, acredito, sim, que o time adquiriu uma certa estabilidade ao longo dos últimos anos. Senão, vejamos: vice-campeão em 2012, campeão da libertadores 2013, campeão da Copa do Brasil em 2014, vice novamente ano passado, disputando o título (difícil, mas possível ainda) este ano e nas semi-finais de um torneio nacional. É um fato, está sendo feito um trabalho muito bom, precisamos, por óbvio, acertar alguns detalhes que nos farão mais incisivos nas disputas. Mas o objetivo, está sendo cumprido: chegar em finais e disputar títulos. Não se esqueçam que outros 20 times também estão trabalhando para isso e a competividade é grande mesmo. Em relação à Copa do Brasil, outra constatação: não existe vida fácil para time de série A, B, C, etc…A coisa mais comum do mundo em copas européias é ver times como Barcelona, Juventus, Manchester City, PSG sendo eliminados por times supostamente inferiores, inclusive de séries B e C. Em resumo, vamos cobrar, sim, mas sem paranóia ou obsessão por este título brasileiro. Resido em São Paulo há quase 10 anos e é notório, durante esse período, o quanto o Galo voltou a ser respeitado e temido por aqui. Todos temem pegar o Galo no Independência ou Mineirão lotados. Os palmeirenses, inclusive, já estão contando com 3 pontos a menos na campanha…

  9. Concordo que o time, tamanho o investimento, tem que ser cobrado. Agora, menosprezar o time do Juventude, dizendo que tinhamos que ter ganhado de 3 ou 4; aí já passo a discordar. Esse mrsmo Juventude tirou o São Paulo da competição e, jogou a vida contra o Galo. Passamos por eles…ótimo. O São Paulo ficou pra trás. Temis que melhorar sim. Principalmente na parte tática. O Marcelo está devendo sim. O time precisa ser melhor trinado. Mas, daí a acreditar que vamos golear todos os nossos adversários. ..vamos com calma.

  10. Marcelo Oliveira.
    Lembre-se que um time de carneiros comandados por um leão é muito mais eficaz que um time de leões comandados por um carneiro. Sua participação como líder, como orientador, como cobrador, como um incentivador, como um maestro dirigindo sua orquestra na boca do túnel é que poderá determinar o sucesso do Galo nos gramados.
    Os jogadores tem que entrar pilhados, dos titulares aos reservas, e permanecerem assim 24 horas por dia até o fim dos campeonatos.
    Esqueçam tudo que estiverem pensando fora a determinação de serem CAMPEÕES.
    A vitória em campo nasce no pensamento, na atitude!
    Nada de atacante “inofensivo”. Nada de defesa “educada”.
    Respeitem os adversários. Mas acima de tudo repeitem o Galo e a Massa!

  11. Meus caros, com relação ao comentário do amigo, discordo com os elogios ao presidente/diretoria. Os problemas relatados existem desde o início da temporada, com a contratação equivocada do Aguirre. Pra mim, a diretoria não se planejou para um plano B, em caso de o Murici dar pra trás. Aí contratou na correria e deu no que deu. Depois outro equivoco ao contratar o Marcelo. Treinador(atleticano), campeão, porém, vinha sendo bastante criticado pelos seus últimos trabalhos. Estamos vendo um altíssimo/incomum, número de contusões. Contusões são normais, e não se pode, de uma certa forma “culpar” o depto médico. Porém as contusões repetidas(recidivas), essas sim, devem ter um culpado. Difícil de entender o Dátolo, o M. Rocha, o Maicossuel, ficarem tanto tempo no DM e quando são liberados, voltam a sentir. Tem alguma coisa errada, que a diretoria deveria tomar uma atitude. Então, o time que estamos vendo jogar, é fruto do planejamento da diretoria. O Marcelo é limitado, quem contratou deveria saber disso. Se queria ganhar títulos, deveria ter se planejado melhor.

  12. E não se esqueçam: Chegamos na semi-final com uma derrota (pra um time da série C) uma vitória por 1x 0 em casa (em cima de uma time da série C) e dois empates contra a Ponte Preta…Acho que nem precisa falar mais nada né…

  13. Sou torcedor do Galo, faz parte do meu dia a dia, sentimento que muitos em comentários passados procuraram definir da melhor forma possível e que cada um tem o seu. Contudo, também amo futebol, gosto de um futebol bem jogado, belas jogadas, ver um time que sabe o que quer dentro de campo as vezes até inferior ao adversário tecnicamente, mas que proporciona belas jogadas, a marcação justa…enfim assisto vários jogos de vários times de vários países, por que além dessa paixão pelo Galo, também amo o futebol. Por isso, apesar do time estar bem na pontuação e classificado, ainda espero mais dentro de campo, mais futebol, mais prazer em ver um jogo e esse time pode mais…Vamos Galo ainda dá tempo…

  14. O Antônio Santos falou por mim, assino embaixo tudo que ele disse…Marcelo Oliveira e os preparadores físicos arruinaram o nosso ano, que tá certo ainda não acabou e ainda temos chances de títulos, mas sendo sincero com um time sem padrão de jogo, sem jogadas ensaiadas, com erros frequentes de escalação e substituições, com um treinador passivo a beira do campo que não dá instruções de posicionamento e sequer passa força ou tranquilidade ao time quando precisa, eu não acredito que ganharemos algo…infelizmente, pra recuperar o ano precisamos entrar 2017 com novo treinador, desculpem o desabafo!

  15. Existe a sensação de um certo comodismo por parte dos jogadores, que deixam transparecer entrarem em campo desatentos ou mal orientados sobre o que devem fazer ou como o adversário vai jogar. Mas também não se pode afastar a idéia de que há uma limitação advinda das características dos próprios jogadores e que resultam na estratégia de como o time joga.
    Assim, não sei se será a presença de diretores cobrando os jogadores a solução para os problemas que a torcida detecta no time e se vê nos comentários neste espaço democrático do Canto do Galo.
    No Brasileirão 2016 o time pecou no início da campanha, analisando os resultados. Mas o desempenho, tal como aconteceu no 2º turno do ano passado, com goleadas históricas em partidas importantes, deixou a desejar.
    Na Copa do Brasil deste ano os resultados e o desempenho são ruins. Dois empates, uma vitória e uma derrota.
    Até agora percebe-se que o talento individual de alguns jogadores suplantou a sensação de que falta um algo a mais no jogo coletivo do time, que abusa dos toques de bola, muitas vezes sem objetividade, isto é sem aquela agressividade em direção ao gol.
    É hora de planejar a temporada do ano que vem. Há necessidade de a diretoria trazer um beque, dois do meio campo (volante e meia) e um atacante rápido. É preciso renovar o time, trazendo jogadores mais jovens para dar uma coisa que facilmente detectável no time. A FALTA DE VELOCIDADE. No plantel atual há muitos “velhos” “experientes”, que talvez obriguem o técnico a cadenciar o jogo, isto é, a propor o jogo no toque de bola. Exemplo disso é a lentidão que existe na zaga, no meio de campo e nos atacantes. O meio de campo não consegue fazer a chamada transição rápida que faz com que o time não leve perigo constante à defesa adversária. Leo Silva e Leandro Donizetti não são jovens e parece que lhes falta folego na segunda etapa, deixando o Atleticano apreensivo. Rafael Carioca é outro que por suas características fica num setor tocando a bola para os lados, não se arriscando a dar um passe para a frente, com alguém infiltrando na área. Junior Urso está longe de ser aquele jogador capaz de a todo instante fazer a citada transição rápida, que também fica comprometida com Pratto ou Fred e Robinho, os quais sabidamente não são velozes. Por isso, a necessidade de contratar um atacante que tenha velocidade, para que o time não fique tão previsível (até aqui Clayton decepcionou).

  16. Prezados Atleticanos, impulsionados por este “turbilhão” de emoções, revivendo de forma plena e sem “vergonha” todos os nossos anos de muita dificuldade … vivemos sim um novo Atlético, consistente sim quando pensamos em projeção, mas ainda, surpreendentemente, vislumbrando com a cadeira cativa no topo de todas as competições, jogadores querem vestir a camisa do clube que tem a melhor estrutura do país, que (pelo menos é o que dizem), paga em dia seus compromissos e que está se encontrando …
    Observo uma grande mudança na maneira de torcer do Atleticano atual, até alguns anos atrás, mesmo que jogando a pior partida de sua vida, o simples fato de ter em campo um jogador com a camisa alvi-negra não nos permitia vaiar, xingar … era o Galo, pronto! Concordo que não vivemos um ano de ouro … sim, estamos à frente das maiores competições do Brasil, somos o melhor time, mas perdemos (ou estamos perdendo), aquela alma que nos impulsiona a acreditar … SIMPLESMENTE! Sejamos “puros” de coração para torcer com paixão … vamos ser campeões ainda este ano de uma das duas ou das duas competições, basta simplesmente … ACREDITAR! Estarei domingo no Horto como estarei até o final do ano em todos os jogos … porque acredito na camisa e neste clube, que tenho a honra de torcer! VAMOS GALO!

  17. Tem muita gente cobrando do Marcelo, e eu até concordo que ele não tá aproveitando bem esse grupo. Algum motivo tem. O Marcelo conhece futebol, mas é trava em alguns aspectos. Para um time evoluir bem com ele no comando, o grupo precisa ter alguns jogadores com características específicas. Tenho certeza que se o Atlético tivesse dois volantes no estilo do Donizete, mantendo centralizado Cazares ou Otero (buscando a bola atrás da linha do meio campo e não esperando lá na frente), e aberto um jogador como o Maicossuel ou Luan, o time teria a compactação que tanto falta. O problema é que o Marcelo tem uma determinada visão de jogo( meio que única, é verdade…), mas as seguidas lesões e desfalques o impedem de implantar em sequência sua forma de jogar. Na verdade, se a gente observar os times que estão jogando bem atualmente, nenhum tem uma alternância tática tão diferente como muitos falam. A diferença que vejo para o time do Atlético, é a pegada que tá faltando, e a recomposição mais eficaz ( pelo fato do Robinho quase não voltar ). Então vejo que faltam algumas peças pra esse mecanismo funcionar melhor. Outra questão é a insistência em escalar certos jogadores. O Levir foi teimoso, Aguirre foi teimoso, e o Marcelo está sendo teimoso também. Essas “convicções” de treinador às vezes surte efeito muito negativo. Mas enfim, se o Marcelo for mantido, essas questões precisam ser avaliadas com cuidado para 2017. Vamo Galo!!!!

  18. Nós mais velhos achamos graça nisso. Tudo bem, precisa ganhar algo esse ano. Mas para mim como tantos outros que viram o time perder aquele título para o são paulo em 77, no fundo do poço de 1993 em diante é engraçado. Mais um título brasileiro e já morro feliz. Um abraço.

  19. Ratifico todos comentários acima, somos unanimes em enxergar as falhas do nosso time em campo; a mídia, os apreciadores de futebol e principalmente nós, a massa atleticana estamos esperando o BOOM do futebol prometido pela formação deste elenco tão qualificado e muito caro. Será que não tem um filho de Deus que faça esse conjunto dar liga? Basta ver os times que flutuam a zona do rebaixamento dando a alma para conquistar as vitórias. Eu estou desconhecendo o futebol jogado no Galo, está parecendo a seleção do Dunga. O Galo tem qualidade, ninguém nega, mas falta o que caracteriza a história do nosso futebol atleticano, RASSA, pronto, falei.

  20. O galo jogando em casa sempre jogou esmagando o adversário os 90 minutos fazendo a massa sua maior aliada empurrando o time para grandes vitórias,agora esse time e cheio de firula toques sem objetivo,quando ta perdendo continua uma mesmisse que a torcida não tem nem como vibrar time sem alma sem coração.

  21. Eduardo, tá mais fácil de resolver do que parece. Esse ano precisamos de RAÇA para faturar a Copa do Brasil, pois futebol os cara já apresentaram (mesmo sem treinador). Fizeram os gols mais bonitos deste ano. Já para o ano que vem, com pouca coisa, ganharemos TODOS OS TÍTULOS. Precisamos de dois ou três VOLANTES de qualidade e de um técnico. E temos material até para troca (Hyuri, Clayton, Patric, Lucas Cândido, Carlos Eduardo e Carlos). Vender Rafael Carioca também pode ser uma boa, junto da dispensa do Dátolo e manutenção do Otero. Felipe Melo, Carlos Sanchez (Uruguay), Paulo Roberto (Sport), Walace (Grêmio), Thiago Santos (Palmeiras) e outros resolveriam nosso problema.

  22. Boa Wagner ! Meu pensamento vai de encontro ao vosso e digo mais ,se com este time mal treinado ,sem organização e sem gana ,nos encontramos nesta situação ,imaginemos com um time organizado,com um treinador estrategista ligado no que acontece dentro e fora do gramado – técnicos teem aos montes,treinadores muito poucos – e com fome de bola ? Este elenco pode render muito mais e aqueles que enxergam o óbvio são alcunhados de ‘cornetas’ antis e outros adjetivos que aqui não cabem. A paixão cega e às vezes oculta a realidade dos fatos, nosso CAM é muito grande só que tem pessoas que ainda não enxergaram isto . No home do GALO – atletico.com.br- tem um espaço [ ‘contatos ‘ ] em que sempre envio sugestões e algumas críticas baseadas naquilo que vejo,só que jamais recebi respostas para elas . CAM tem potencial para muito mais do que a realidade atual que estamos vivendo . Vejo muitos falando 3º colocado no BR e semi-finalista da CB quer mais o que (?) só que nesta altura do ano era para estarmos liderando esta bagaça com folgas,com real possibilidade de levantar todos os canecos – disputávamos 06 ,nos sobraram dois – acontece que estamos perdendo para nós mesmos, mal planejamento,gestão errada , política ,sacanagem,não sei dizer o que é, com a palavra o presidente … SAN

  23. Eduardo, acho errado as criticas na equipe. Podemos citar um ou 2 jogador que esta devendo muito e atrapalhando a equipe, e também a falta de um padrão definido. Mais, em geral o Atletico acredito que o galo está fazendo bem seu papel. Claro que precisa de titulos para confirmar tudo que fez. Veja final do primeiro turno foi muito bom. Infelizmente as contusões atrapalhou muito o trabalho, mais eu ainda acredito. E hora de apoio, final do ano ta ai, se não ganhar nada ai sim a massa deve cobrar. Vamos pra cima deles, ah, e não vamos esquecer dos erros que favoreceu tantos nossos adversarios e vem nos prejudicando.

  24. O que estou cansado de ver no Galo é isso: FALTA de ATITUDE e MARCAÇÃO FROUXA (de longe). – Sempre é assim, os adversários “comem a grama e dão o sangue” e o Galo joga tipo de “salto alto” como se já tivesse ganho. – ANOTEM AÍ: SÓ VAI GANHAR SE JOGAR APLICANDO A CHAMADA “MARCAÇÃO PRESSÃO”, onde cada um pega um. Se o Galo marcar de longe, vai ficar difícil… Mas, com a marcação forte sairemos vitoriosos neste 2016. – CONCLUSÃO:
    No futebol contemporâneo de resultados a MARCAÇÃO vence a técnica, tenham certeza disso!
    O curioso é que nenhum treinador aplica isso no Galo e nos outro times conseguem aplicar…
    É o chamado futebol pragmático de resultados: com marcação muito forte você aniquila as jogadas do adversário e, numa roubada de bola, faz um gol e mata o jogo! O Galo fez isso contra o Palmeiras no 1º turno lá em SP e vencemos.

  25. Caro rabino! Gomes como eu, o colega Wagner tem inteira razão. Desde o ano passado (com as mordomias implantadas pelo treineiro Levir, como folgas de 4 dias, abolição da concentração e desculpas esfarrapadas nas derrotas) eu venho pedindo que a diretoria assuma seu papel e cobre, cobre, quantas vezes forem necessárias, bata na mesa e diga aos jogadores para eles correrem, darem duro e pararem de fazer jogo de toquinhos pra lá e pra cá, como é mestre o SENHOR RAFAEL CARIOCA (invenção do Levir, pois antes tínhamos o Pierre e Donizete, dois leões, mas o Levir barrou os dois e promoveu o CARIOCA para desgosto geral dos atleticanos). Então assino embaixo do que diz o Wagner e que a diretoria tome providências, pois não basta só pagar os altos salários no final do mês, tem que pressionar essa turma que se acostumou com as mordomias do treineiro do ano passado. E também chamar às duras o Marcelo Oliveira, pois ele está devagar demais, sem comando para barrar determinados jogadores que não produzem nada, apenas enervam a nossa grande massa.

  26. Simples assim: Se nos jogos que restam do Brasileirão e Copa do Brasil o Sr. Marcelo Oliveira der um padrão tático a equipe(o que não existe até o presente momento) e arrumar o sistema defensivo(deixar a mania de começar a marcar o adversário em sua própria grande área), nós teremos grandes chances de no mínimo terminar o Brasileirão em segundo, porque o título já era e ganhar a Copa do Brasil. Concordo com as opiniões de vários atleticanos aqui que só estamos bem nas duas competições devido à qualidade individual do elenco atleticano e não ao cojunto. Reparem que em determinados momentos o time parece dormir em sono profundo e resolve acordar após uma jogada de talento individual dar certo……Não conte com a sorte Sr. Marcelo(ela já te acompanhou bastante até agora…) Se não ganharmos nenhuma das duas competições, pelo menos lutem com vontade e garra, porque a MASSA fará sua parte!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    1. Entendo que falta ao Atlético e demais times mineiros, uma visão estratégica para o fortalecimento do nosso futebol. Vejam a quantidade de jogadores pouco aproveitados nos plantéis de Atlético e Cruzeiro. Se esses jogadores sub aproveitados fossem emprestados ao América, para a disputa da Série A, estariam com ritmo de jogo, desenvolvendo-se e teriam visibilidade, tanto para aproveitamento em Atlético e Cruzeiro nas temporadas futuras, como para possíveis negociações, fortalecendo o caixa dos clubes; além ainda, de manter o América na Série A.
      Quanto ao time do Galo, especificamente, falta preparar alguém pra absorver toda a competência e o banco de dados de jogadores que o Maluf tem (Talvez Leonardo Silva que tem grande identificação com o Galo e já está na hora de ajudar o time fora das quatro linhas). Notem que surgem sempre jogadores de alto nível em times do futebol sul americano, que são comprados por times europeus, mas o Galo e Cruzeiro poderiam chegar na frente. Veja a qualidade do Atlético Nacional de Medelin, por exemplo. Quantos desses jogadores poderiam estar no futebol mineiro? Para solução imediata do Galo sugiro: Contratar o Técnico do Juventude, escalar o Patric como volante para melhorar a pegada e velocidade da parte defensiva, além do apoio ao ataque como elemento surpresa. Contratação urgente de um zagueiro novo, rápido e eficiente, para fazer dupla com o Gabriel.

  27. Junte ao problema crônico da defesa do Galo com um time sem organização e que tem como única jogada o chutão pra frente, só chegamos onde estamos devido ao grande nível dos atletas, não da mais para ter, ano após ano uma defesa entre as mais vazadas do campeonato, precisamos de um técnico, jogador já tem.

    1. Defesa vazada vem da falta de marcação. O galo deixa jogar, a defesa não é única culpada. Aliás, a defesa são os 11 jogadores. Time solidário é que ganha atualmente.

  28. Eu concordo com o leitor,e gostaria muito que o presidente tambem respodese sobre o nosso glorioso departamento medico que mais parece um hospital do sus de tanta gente por la,e diga -se que quando entrar dificilmente sai rapido de la,no passado tinamos o Guilherme,que depois que foi para clube paulista teve exato 2 leçoes , e saiu rapidamento no galo foi 18 em 4anos,agora esta leçoes do Datalo que nem tem seguencia,marcos rocha,etc eu custo acreditar que um time no porte do Galo com todos os recursos não consigua recuperar um jogados rapido,o clube deve um expliçâo a massa,não adianta esconder a verdade pois esto nos dar direito de pensar o que quizer.

  29. Endosso parcialmente o colega Wagner. Estamos aquém do potencial do grupo. O presidente contratou muitos e bons, caros jogadores. Suficientes para formar praticamente 03 times competitivos, para evitar o que ocorreu nos anos passados, quando despencamos por não termos reposição. Por isto, parabéns! Que sirva de exemplo e para 2017. Mas o que sabotou o desempenho foi a meu ver as seguidas contusões, que não deixaram o MO montar um time. Que o presidente mande auditar o depto. médico e a preparação física para aplicar as conclusões em 2017. Porque temos talvez a melhor estrutura física para o depto. de Futebol e apesar disto sofremos o maior índice de desfalques?

  30. Concordo plenamente com os comentários aqui expostos. Time sem padrão de jogo, erro absurdo de passes, deixa espaços enormes para ataques dos adversários, como exemplo houve 14 finalizações a gol do América, time praticamente rebaixado e lanterna do campeonato, outras 12 finalizações do Juventude, péssimo fisicamente, realmente é muito pouco com o elenco que tem. E digo mais, se encarar hoje nosso maior rival saímos em desvantagem, uma vez que apesar de ter um melhor elenco, nosso maior rival está mais organizado como time, mais entrosado, mais conjunto, itens que somente um bom técnico resolve e isto eles tem…técnico de futebol

  31. Meu caro Eduardo, cá na Europa conheci muitos atleticanos que passaram a torcer a admirar o Clube Atlético Mineiro, o Galão da Massa, a partir de 2012, quando Ronaldinho Gaúcho foi para o maior de Belo Horizonte, segundo números do TSE e não de estatísticos, números validados e que serão novamente co validados na eleição majoritária ao Alcaide da Cidade do Galo. Esses “novos” atleticanos convertidos, não conhecem fracasso, desde 2012 só convivem com um time de sucesso, senão vejamos: vice-campeão brasileiro em 2012 – aqui se valoriza e muito o vice-campeonato – campeão da Copa Libertadores 2013, campeão da Recopa em 2014, campeão da Copa do Brasil em 2014, vice-campeão brasileiro em 2015, lutando pelo título de campeão brasileiro em 2016, com chances reias é o terceiro colocado, um ponto atrás do segundo, semi-finalista da Copa do Brasil 2016, participou de todas as edições do maior torneio das Américas desde o ano de 2013 quando foi campeão e com 99,999% de possibilidades de estar na edição 2017, nenhum time brasileiro tem essa marca nesta década, é alvo de toda a imprensa em relação ao seu plantel, é o time brasileiro com maior número de selecionáveis em 4 países diferentes, possui a melhor estrutura de treinamento entre os maiores times do Brasil é um dos melhores do mundo, sendo inclusive a casa da seleção Argentina no Brasil, somos ganhadores dos três últimos títulos internacionais conquistados por equipes brasileiras – libertadores, Recopa e Florida Cup. Por favor, em respeito à história recente do CAM vamos parar de reclamar, vamos cobrar da diretoria e não de terceiros. Vamos parar de criar factoides e vamos mostrar que voltamos a ser o Clube Atlético Mineiro, que nós mais vividos conhecemos e que não somos torcedores, somos ATLETICANOS.

    1. Boa Carlos!!! Infelizmente o Galo está sofrendo com a “marialização” da torcida… Tudo é motivo pra chororô, reclamações infundadas e estapafúrdias! Bora agarrar com unhas e dentes nossas possibilidades (SIM elas existem…) e comprar essa briga! Pois como vc bem disse… somos ATLETICANOS!

  32. A questão agora é: priorizar a CB ou ir com tudo nas duas frentes? Questão muito complicada, considerando o terrível histórico de lesões que tivemos (e estamos tendo, vide Leo Silva) em 2016. No Brasileiro, para ser campeão, precisamos vencer 7 jogos e torcer contra Palmeiras e Flamengo. Na CB, são apenas 4 jogos, bastando empatar fora e ganhar em casa, sem depender de ninguém. Fica claro pra mim, que contra o Figueirense, até mesmo pelo nível do adversário, deveríamos entrar com time reserva ou, no máximo, misto (lembrando inclusive que vários jogadores estão pendurados, como o Robinho, sendo grande o risco de perder peças importantes para o confronto contra o Flamengo). O “elenco” do Galo tem obrigação de vencer o Figueira em casa, não importa quem jogue. Independente do resultado de quarta feira contra o Inter, contra o Flamengo no sábado entra com o time titular (pela importância do jogo, que pode renovar nossa esperança no Brasileiro). Assim, penso que não podemos abandonar totalmente o Brasileiro, mas administrar o elenco conforme os resultados forem acontecendo. Acredito que a estratégia mais correta seja pender sempre para a CB, por tudo dito acima.

  33. Bom dia Eduardo. Concordo com o nosso amigo Wagner Gomes, nos últimos anos ficamos acostumado a estar sempre nas cabeças como esse ano, apesar de nenhum titulo conquistado ainda, mas a MASSA acostumou a ver o time sempre pra frente, brigando como se aquela bola fosse um prato de comida para seu filho e essa atitude tem muito haver com o treinador da equipe. Vamos voltar um pouco no tempo e lembrar do Cuca, quando o time sempre jogava pra frente no abafa e ele na beira do campo incentivando ,brigando, pulando, gritando,cobrando. Naquele time tinha o R10 que vale que era diferenciado, mas se for comprar o nosso centroavante era o Jô, hoje temos Fred e Pratto, Tinhamos o Bernard, hoje temos Luan e Maicossuel, tinha mos o Tradelli, hoje temos Cazares e Otero, tínhamos o Rever, hoje temos Erazo e Gabriel. Nada contra o Marcelo Oliveira, mas hoje com esse time era a chance do Abel Braga, pois, ele é um paizão como os jogadores gostam e enérgico como a torcida gosta. Um pitaco: o jogo de volta contra o Inter a diretória não definiu o local ainda, pra mim seria no Mineirão com igressos a preço único de R$30,00 vende os quase 60 mil e a renda chegaria a quase R$1.800,000,00 pois ai teria a meia entrada. Abraços e AQUI É SÓ GALO

  34. Bom dia , Este problema ja vem desde 2013 ganhamos titulos mas o time era mediocre o time nao tinha forca se entregava a toa , e agora esta pior porque tem muitos jogadores que estao ali nao merece vestir a camisa do nosso Galo mas a diretoria nao esta vendo ou faz que nao ve sou Atleticano desde que nasci 59 anos atras , E vejo nosso Galo jogando muito pouco pela grandeza da sua torcida posso estar errado no meu raciocinio mas e isso que estou vendo muito obrigado.

  35. Fabio Santos, Donizeti, Junior Urso, Robinho e Pratto, esses devem ser poupados domingo para o jogo de quarta contra o inter; em minha opinião é o certo a fazer, ta na hora de mostrar que o que tem no plantel da pra vencer um Figueirense da vida.

  36. INFELIZMENTE,PARECE QUE VEMOS REEDIÇÃO DA TRISTE “SELEGALO”,POIS FOI MONTADO ELENCO CARO,VOLTAMOS A TER JOGADORES DE SELEÇÃO,MAS O RESULTADO NÃO CHEGA NEM PERTO DO ESPERADO(ATÉ AGORA,APENAS A TAÇA “FLÓRIDA CUP”,QUE DEU-NOS IMPRESSÃO E EXPECTATIVA DE SERMOS ,EM 2016,”PAPA-TÍTULOS”,CONQUISTAR TUDO QUE DISPUTÁSSEMOS!)POR MAIS QUE MARCELO TENHA CONQUISTADO EM OUTRAS EQUIPES,A DURA REALIDADE É QUE,EMBORA ORIGINADO DO GALO,SIMPLESMENTE “NÃO DEU LIGA”;PASSADOS MESES NO COMANDO,NÃO EXISTE PADRÃO TÁTICO,JOGADAS ENSAIADAS,ENTROSAMENTO(DEFESA,MEIO E ATAQUE “NÃO CONVERSAM”!ALÉM DISSO,ESPANTOSA É A DEFICIÊNCIA FÍSICA DE TODO O ELENCO,ABAIXO DE TDS AS DEMAIS EQUIPES,SENDO NOTÓRIA A FALTA DE EXPLOSÃO NAS ARRANCADAS,NA S RECOMPOSIÇÕES,PERDENDO NA VELOCIDADE ATÉ PARA JOGADORES QUASE QUARENTÕES! A EQUIPE COORDENADA PELO “FAMOSO” CARLINHOS NEVES PRECISA SE EXPLICAR! ESTARRECEDOR VER INCAPACIDADE DE TROCAS DE PASSES E AUSÊNCIA DE CHUTES DE LONGA DISTÂNCIA!O RESULTADO DO TRABALHO(SE É QUE EXISTE!) NÃO APARECE!QUE NÃO NOS DEIXEMOS ILUDIR COM POSIÇÃO NA TABELA,POIS O GALO SE NIVELA A TIMES DA PARTE BAIXA,PERDE PRECIOSOS PONTOS ,E PODERIA(DEVERIA,PELO DECANTADO ELENCO E ESTRUTURA)SER LÍDER ISOLADO COM FOLGA,SEM VACILOS HAVIDOS ATÉ AGORA!SANGUE NOS OLHOS,CORAÇÕES NO BICO DA CHUTEIRA,POIS AQUI É GALO,MASSA!

  37. Endoço o que o torcedor escreve. Tem que cobrar agora, para não perdermos um ano com esse time. Quem for jogar, tem que entrar com alma e amor, não por mais um jogo. Todos ricos e privilegiados em jogarem no Galão da Massa. Como assim… o Tite nada mais é que um motivador, psicólogo! Vamos dar uma pilha nesses jogadores, passem videos do time, da torcida, mostrem os sofrimentos e o amor que temos. Agora ou nunca, Galo querido.

  38. Du a bem da verdade contra tudo e todos o Galão na fase atual ocupa situação invejável no cenário esportivo nacional.Hoje somos o terceiro colocados no brasileirão, o que não é pouca coisa. Somos semi finalistas na Copa Brasil o que também não é pouca coisa. Para chegarmos nesta situação lutamos e sofremos muito. Só nos resta agora na reta final, ajustes finos. Estamos classificados mais uma vez para onde no meu entender devam ser dirigidas as atenções LIBERTADORES. A preparação deve começar AGORA senão vamos começar tardiamente. Salve o CAM maior time do Brasil na atualidade.

    1. Oportuno comentário wagner em sua carta ao presidente:exaltando mas tambem cobrando mais ação e conversa incisiva, nos moldes de uma coloquial, inefável e amadurecida relação que se procura desde os rincões desta prestigiosa agremiação à qual nos enfronhamos neste momento final de temporada. faço um aparte elogioso não menos dimensional ao caro dirceu, no sentido de nos imbuirmos em nossos esforços para a libertadores 2017, envolvendo nossa realização de louros que serão alcançados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *