Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Pra seguir tem de vencer

A única alternativa que o Galo tem para continuar sonhando com a Libertadores é vencer o Paranaense na noite de hoje. O Atleticano, ao que estamos sentindo, está confiante na reação do time. Pelas vendas, seguramente, vamos lotar as arquibancadas da Casa de Shows da Pampulha, outrora um estádio de futebol chamado Mineirão. É vergonhoso para Minas Gerais, pelas imagens que circularam ontem, aceitar o desmonte promovido pela concessionária e o governo de Minas do saudoso estádio de futebol de tantas glórias aos clubes mineiros.

Em razão das duas derrotas nas primeiras partidas da competição, o Galo que só venceu na terceira rodada, agora se vê na obrigação de superar todos os próximos compromissos. Hoje, será a última partida em Belo Horizonte, depois vamos – pela ordem – ao Peru (Alianza) e Paraguai (Libertad) para buscar a vaga na sequência do torneio continental. Para tanto, inevitavelmente, temos de vencer hoje o chato Paranaense. Na partida de ida, em Curitiba, fomos derrotados pelo adversário. Vencer ou vencer, como um bom Galo de briga, mais uma vez é o nosso ideal.

O otimismo, mesmo considerando que o Atleticano está com os pés no chão, domina as prosas e motivam para este confronto. Time por time, ao que sinto, somos superiores. Entretanto, o Paranaense, além de muito bem treinado e que ao longo dos tempos tem se destacado no futebol brasileiro e sul-americano, vem motivado como o favorito à primeira colocação do grupo G da Libertadores. Mesmo estando, teoricamente, embolado a sequência é favorável aos concorrentes.

O Galo, com apenas três pontos (aquela derrota para o Libertad em BH desequilibrou nossa expectativa), ocupa a terceira colocação. Como demonstrei acima, joga essa em casa e depois duas vezes fora do território brasileiro. Já o Libertad, que tem a mesma pontuação e figura na lanterna sai duas vezes e fecha em Assunção frente ao nosso time. Logo a nossa frente, com quatro pontos, o Alianza, que recebe hoje o Libertad e na sequência – também em Lima – pega o Galo. Ambos, peruanos e paraguaios, em briga direta conosco pela vaga. Tá duro!

Com relativa folga, nosso concorrente na noite de hoje, o Paranaense que já soma sete pontos. O time rubro-negro da capital do Paraná, ao contrário do Galo, depois da partida de hoje, receberá o Libertad e o Alianza em seus domínios. Tínhamos tudo para estar nessa condição, infelizmente, em função da péssima estreia em Belo Horizonte – quando fomos derrotados em casa pelos paraguaios por um gol, ocasionou toda essa angústia na Libertadores. Casa cheia, time em ascensão, são nossos antídotos para reverter a tendência até o momento.

Para hoje, com exceção da turma do DM, o treinador terá todo o elenco à disposição. Apenas Arana, Allan, Rabello e Kardec seguem na transição. Otávio e Pedrinho seguem afastados por mais tempo. Alguns, pelo que se ouve, podendo já retornar frente ao Palmeiras no próximo final de semana pelo Brasileirão. Hoje, para buscar a vitória, contamos com o reforço do atacante Paulinho. Creio que Coudet deverá ir com Pavón, Hula e o próprio Paulinho. Pra cima deles, Gaaalooo!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

21 thoughts to “Pra seguir tem de vencer”

  1. AQUI É GALO……..
    ÍGOR GOMES , ENTROU E MUDOU A CARA DO JOGO , GOMES TEM QUE SER TITULAR……….
    GAAAAAALÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔ.

  2. Boa tarde, Eduardo e Massa.
    Comecei empolgado a ler sua crônica, mas nos comentários, parece que reapareceram os “tais pra baixo” que malham sempre, especialmente a diretoria.
    Ainda bem que quando começaram os comentários otimistas e proveitosos, não vi mais os comentários dos sem noção.
    Pra hoje, comungo com todos os de bem: é ganhar ou ganhar.
    E temos time pra isso. Time que tem que estar atento às “maldades” inimigas, pois os paraguaio é malandro, treinador experimentado.
    É Gaaaaaaloooooo!
    Um comentário sobre ontem:
    Excelente resultado para o Galo em Sete Lagoas: 1×0 para o Cuiabá.
    Mas, fica a questão da “maldade” no jogo: Faltou malandragem ao CSA quando levou um time acostumado a jogar na Arena Pantanal para competir com “raposinha” na Arena do Jacaré! Kakakakakakaka

  3. Ô Júlio! Júliooooo! Cê taí? O que você nos diz do seu timeco que conseguiu a proeza de perder pro Cuiabá? Hein Júlio…falaí, seu …..!

  4. Bom dia!
    Vencer, Vencer e Vencer
    Com qualquer time que o Coudet mandar a campo.
    Mais do que nunca ,hoje é dia de ir com toda nossa raça. Honrar o nosso hino.
    Li sobre a investida do rubro-negro carioca sobre o Allan. Para esse time não nem que escutar proposta. Será um punhalada na torcida.

  5. 1X0 Hoje é goleada, precisamos dos 3 pontos de qualquer jeito, ganhando hoje ficamos bem nas 3 frentes.
    E a cada vitória a confiança aumenta e o time passa a jogar melhor.
    Tomara que as coisas no campo engrenem para conquista de títulos pois fora dele o lado financeiro tá terrível, a torneira aberta e o dinheiro do shopping vai sumir com pagamentos de salários e despesas geradas por essa diretoria.
    Antes eu era super a favor da venda do Allan por 50 milhões hoje sou contra POIS VAMOS PERDER O JOGADOR E O DINHEIRO VAI SUMIR SEM ABATER DÍVIDA NENHUMA!!
    TERRÍVEL FINANCEIRAMENTE ESSA GESTÃO!!

  6. Só vou torcer, rezando, porque se o cara “inventar” muito, pode dar zebra, já que temos tudo pra ganhar. Hoje, como vai fazer frio, tomara que ele fique sentado lá num canto, fora da beira do gramado, sem reclamar, gesticular e gritar, Deixe o Hulk comandar o time de dentro.

  7. Bom dia amigos do Galo. Acredito que o NOSSO GALO vai fazer um bom jogo hoje, só a vitória interessa, o time está ganhando confiança, jogadores antes cobrados pelo baixo desempenho, agora estão subindo de produção e contribuindo para melhoria do conjunto. Coudet finalmente está conhecendo melhor o elenco e respeitando mais as características de cada jogador, como é o caso do Pavón, que passou por um processo de fritura junto a torcida, em função das tentativas e erros que foram feitas na escalação e posicionamento deste jogador em campo.
    P.S. : Alguém consegue explicar isto : ” Pedrinho, de 25 anos, está emprestado pelo Shakhtar ao Atlético-MG até o fim de junho de 2023. O clube alvinegro quer mantê-lo no elenco e negocia com os ucranianos a renovação do empréstimo por mais um ano, com opção de compra.” éPRACABÁ

    1. É um absurdo isso Ricardo!!
      Mas não me espanta pois essa DIRETORIA ADORA TORRAR DINHEIRO.
      Mas vamos os fatos: Pedrinho ganha 800 mil por mÊs tem 30 jogos pelo galo e nenhum gol É INIMIGO DO GOL, tem 01 assistência PÉSSIMO CUSTO BENEFÍCIO.
      Em menos de um ano 2 lesões sérias, mas essa diretoria adora torrar dinheiro afinal tem de onde tirar, acabaram de adiantar um dinheiro da Multiplan para pagar salários.
      É voo fretado pra cima e pra baixo, a Arena MRV vai ser multiuso muito usada para shows aí me colocaram gramado natural é gostar de torrar dinheiro, daqui a pouco vai ter que colocar gramado sintético o que já poderia ter sido feito agora.
      Mas para quem dobrou a dívida em 3 anos (1.5 bilhão), dobrou o orçamento da Arena MRV mais de 1 bilhão, acabaram com o manto da massa por falta de pagamento, tomara que pelo menos no campo as coisas vão bem pois fora dele tá osso!!

  8. Bom dia!
    Temos time pra vencer e vencer bem. Tomara que o Hulk fale apenas com os pés. Tá chato demais a choradeira do super herói. Que Paulinho e Vargas acertem a casinha. Que o Galão da Massa vença l!
    Ah ..ontem o ex rival mostrou que está em franca evolução. Conseguiu perder só de 1×0 pro time que o Galo meteu 4 na casa deles.

  9. BOM DIA!!!

    O FURACÃO:

    Na Liberta 23 é o 1º colocado do Grupo G com 7 pontos que foram alcançados em duas vitórias e um empate, tendo quatro gols marcados e dois gols sofridos.

    No BRASILEIRÃO é 7º colocado com 12 pontos (4V e 3D) e na COPA DO BRASIL venceu a 1ª partida em casa contra o Botafogo por 3 a 2.

    No último sábado, pelo Brasileirão, visitou o Bragantino na terra da linguiça, com o time alternativo e praticamente reserva, priorizando competição, e levou taca do Red Bull por 2 a 0 com gols de Borbas e SASHA. De quebra, perdeu FERNANDINHO por lesão que será desfalque na partida de hoje…

    É aquilo no futebol: rodar elenco tem hora que funciona e tem hora que não. E não funcionou para o CAP no último jogo pelo BRASILEIRÃO. Se tivesse vencido o jogo contra o BRAGANTINO, agora estaria no G3 e na frente do ATLÉTICO. Mas como o futebol não tem “se”, o GALO se aproveitou do rodízio do CAP e pulou para o G4 do BR23, o que foi ótimo. Ótimo também foi o CUIABÁ em Sete Lagoas ontem.

    Todavia, na perspectiva da LIBERTA 23, o rodízio do CAP terá descansado o time para enfrentar o CAM logo mais. Bom considerar que o CAP fará na sequência, em casa, duas partidas finais contra o LIBERTAD e o ALIANZA, respectivamente, o que coloca o FURACÃO em ótimas condições para alcançar a 1ª colocação do Grupo G.

    Como o GALO precisa desesperadamente da vitória, o CAP vai procurar encaixar aquele contra-ataque fatal para matar o jogo. Aí é que mora o perigo para o time de COUDET que precisa ser muito assertivo para impor o jogo, matar contra-ataques sem expulsões e fazer ao menos um gol para garantir a vitória em uma partida perigosa e de muitos riscos.

    A tendência do CAP é fechar a casinha, jogar pelo empate e em cima de erros do ATLÉTICO que fará uma partida nervosa ante as circunstâncias.

    O time provável do técnico PAULO TURRA (4-3-3) deve ser: Bento; Madson (Khellven), Pedro Henrique, Thiago Heleno e Fernando; Hugo Moura, Erick e Christian (Vitor Bueno); Canobbio, Pablo e Vitor Roque.

    E fechando: GALO e FURACÃO fizeram recentemente duas partidas: na 2ª rodada da Liberta, na Arena da Baixada, o CAP venceu por 2 a 1. E na 3ª rodada do Brasileirão, em BH, o CAM venceu por 2 a 1.

    É jogo duro com favoritismo do GALO que só interessa vencer, vencer e vencer…

    Bamo, bamo, GALOOOOOOO!!!

  10. Boa tarde, prezados Atleticanos

    É o jogo da sobrevivência na LB. Só 01 resultado interessa. Foco nele.

    No Mineirão, seremos milhares de vozes e corações representando milhões de Atleticanos espalhados por MG, Brasil e mundo afora.

    Enviaremos energia positiva para os cérebros, pernas e pulmões dos nossos craques, para que tomem as melhores decisões, tanto na defesa (nos livrando dos perigos), quanto no ataque (nas finalizações ou assistências aos companheiros melhores colocados).

    Já ganhamos deles pelo BR em 29.04 e é um time enjoado. Mas, confio em nossos craques empurrados pela Massa vibrante, sufocante e contagiante. Bora ganhar, Gaalooôô!

    1. Pra seguir têm de vencer… e vamos vencer meu amigalo Ávila!!!

      É com esse pensamento positivo que a MASSA Atleticana vai invadir a Pampulha para apoiar o nosso amado CAM!!!

      Mesmo com o gramado do Mineirão muito mal tratado, vamos pra cima do Furacão pois só mesmo uma vitória interessa e ela virá!!!

      OBS.: muito em breve estaremos livres dessa porcaria de Minas Arena e sua Casa de Shows, fato!!!

  11. Bom dia xará e amigalos!
    Hoje é dia mais um Show da torcida! Vamos lotar o PASTOrão da Pampulha e vencer o Paraguaiense! GALO terá que jogar com inteligência e determinação para furar a retranca deles. Paraguaiense com 7 pontos e na liderança do grupo vai querer jogar por um pontinho só(olho no Vitor Roque heim!!!). Então Coudet pela lógica deverá mandar a campo nossos três atacantes(Paulinho, Hulk e Pavón). Acredito que para começar teremos Everson, Mariano, Nathan Silva(ou Maurício Lemos), Jemerson e Rubens, Battaglia, Hyoran e Zaracho, Paulinho, Hulk e Pavón. GALO tem time para ganhar do sempre chato Paraguaiense no PASTOrão e dar um enorme passo para a suada classificação. GALO TEM HULK! HULK! HULK! VAMO GALÔ FAZER ESSA MASSA FELIZ!!!!!!!!!!!!!!

  12. Bom dia, acredito que Coudet escalará Everson, Mariano, Nathan, Jemerson e Rubens; Battaglia; Pavón, Zaracho e Hyoran; Hulk e Paulinho, mantendo o 4-1-3-2 que usou em absolutamente todos os jogos desde que no Galo chegou. Pavón segue como meia pela direita, atacando e defendendo. Penso que, o Galo tem 5 jogadores titulares absolutos: Jemerson, nosso melhor zagueiro, Arana, Allan, Zaracho, cracaço e o Hulk. Desses, apenas os machucados não jogam. Jogo duríssimo, 1 a 0 é goleada! Vamos que vamos, rumo ao campo e à classificação. SAN

  13. bom dia Eduardo e massa. hoje vencer e vencer não temos outro caminho se não for a Vitória. uma pedreira pela frente este atretico paraguaio mas sou mais Galo. que os jogadores entram com sangue nos olhos raça e vontade de ganhar. este DM do Galo não cura ninguém Kardec deve ter formação de médico a tanto tempo no DM. arana a quase 9 meses no DM. Allan 2 meses. pedrinho bichado meses no DM. Otávio mais de um mês no DM. o 2023 acaba e estes jogadores não voltam a jogar. piadas. repito sem reforços esquece taças este ano o rural não conta.rsrs. Galo 2×0. vai Galooo.

  14. Bom dia Massa e Guru

    O papel da torcida hoje será fundamental, não só pelo apoio, mas principalmente pela paciência, pois este genérico paraguaiense é um time tinhoso.
    Alô zaga atleticana, pelo amor de Deus, não vamos dar mole pro tal de Vitor Roque, que sempre tem nos causado dor de cabeça!
    Estarei lá firme e forte e espero no fim da partida, estar gritando o nome do entregador de camisas, pessoa a quem ainda tenho minha ojeriza.

  15. Bom dia. Lutemos pelos 3 pontos. Foco e raça. Que nosso técnico tenha a leitura correta da partida e faça as substituições adequadas e quando necessárias .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *