Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Perdão, Coudet! Bendita multa!

Essas duas brincadeiras do título, seguramente, foram os dois posts Atleticanos que mais circularam ontem pelas redes sociais. Com a mudança do clima, arrisquei uma saída rápida no domingo, tempo suficiente para algumas abordagens de Torcedores no mesmo sentido. Não diria que me tornei critico ferrenho do argentino, mas assumo que desde aquela infeliz entrevista, passei a olhar de soslaio (esguelha) para o treinador que depositei muita confiança.

Assim como acreditei, me chateei, agora reconheço que Chacho está dando a volta por cima. Bom pra ele e para o Galo, consequentemente para a Massa que é o meu lugar. Porém, com todo respeito ao cidadão argentino, radicado aqui na Cidade do Galo, ainda tem de me provar muito mais que isso. Até zoei num dos poucos grupos que participo, quando ele avançar nas duas Copas (Brasil e Libertadores) e assumir a liderança isolada e folgada do Brasileirão, terá meu indulto.

Brincadeiras à parte, verdade é que depois daquela instabilidade – que por pouco gera uma enorme crise interna – o time se encontrou e vem conquistando vitórias importantes. Evidentemente que tem o dedo do treinador, não só pelas escolhas nas escalações – jogo a jogo -, pois cabe a ele equilibrar algumas alterações em função de problemas físicos com o desgaste do duro calendário brasileiro. E é inegável que, depois daquela turbulência, comando técnico e jogadores encontraram o caminho desejado pelo Atleticano.

Estamos ainda na sétima rodada, chegamos aos 13 pontos em 21 possíveis, depois de amargar um começo complicado no BR e até mesmo nas duas outras competições. Amanhã, no Mineirão, vamos ter um difícil desafio – pela Libertadores frente ao Paranaense – onde apenas a vitória nos mantém vivo em busca de avançar no torneio continental. Na Copa do Brasil, só na semana seguinte, o duelo final com o Corinthians, depois que construímos a vantagem de dois gols em Belo Horizonte.

Com relação ao Brasileiro, dentro da previsão que faço desde tempos passados, estamos exatamente na medida necessária. Defendo, em média, vencer em casa e empatar fora. O treinador Cuca, em outras palavras, dizia que era fazer quatro pontos – também em média – com cada concorrente. Sendo assim, fizemos até o momento quatro jogos como visitantes e três na condição de mandante.

Nessa lógica, seriam os exatos 13 pontos que temos neste momento. Lógico que sem a precisão pretendida. Em que pese o péssimo resultado em casa com a derrota para o Vasco e a outra fora com o Botafogo, conseguimos duas boas vitórias fora (Cuiabá e Coritba), que nos devolveram esse déficit na tabela de classificação. Portanto, três em casa (X três, nove) e quatro fora (X um, quatro), somados chegamos ao especial e místico 13 (que é o número do Galo).

Confiante no time, que ontem chegou da capital paranaense e já foi logo para o treinamento, embora não tenha qualquer ilusão em conquistar todas as vitórias e todos os títulos. Comedidamente vou seguir meu roteiro. E minha rotina é, sempre foi e será de não perder jogos do Galo em Belo Horizonte e – ainda que eventualmente – uma ou outra partida decisiva fora da capital que se veste de preto e branco. Aqui é Gaaalooo, po##@! Com a força e com a fé Atleticana. Assim seja!

Em tempo: Bendita multa, tomara que esta cláusula me faça pedir perdão!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

32 thoughts to “Perdão, Coudet! Bendita multa!”

  1. Tarrrde a todos amigalos!!
    Acho que está começando a fazer sentido o rodízio tão contestado pela maioria de nós atleticanos. O fluminense já está começando abrir o bico, cruzeiro e botafogo não demoram a sofrer com falta de elenco. Com jogos em meio e finais de semana, viagens continentais, é humanamente impossível aguentar a carga em alto nível, se não rodar o elenco, não entrega qualidade com intensidade. Eu acho.

  2. Esperar até domingo pra constatar se realmente houve evolução vencendo o time do Palmeiras pq até agora só pegou cachorro morto…

  3. Uma outra questão de ordem além do COUDET e VJr e ainda relacionada com a partida contra o COXA…

    Tem sido recorrente nos COMENTÁRIOS de notícias do ATLÉTICO, na INTERNET, muitas postagens com reclamações e sarcasmos relativos a penalidades dadas para beneficiar o GALO. Contra o COXA, então, a internet bombou:

    Um internauta disse: “Pode investigar essa arbitragem, não é só jogadores que estão envolvidos nesses esquemas de apostas. Esse pênalti não é pênalti nem se fosse a favor do Corinthians ou Flamengo.”.

    Outro gaiato ficou absurdado: “Ok que a gente já se acostumou com os pênaltis arranjados pro Atlético-MG. Mas esse de hoje foi demais, hein! Absurdo total!”…

    Uma internauta, uma flamenguista, só pode, foi sarcástica: “Sem meu WRIGHT eu não consigo…”…

    Outro, em CAIXA ALTA, foi dramático: “JÁ VIROU ROTINA, A CADA DEZ VITÓRIAS DO GALO, SETE SÃO DECIDIDAS EM MINUTOS FINAIS COM PÊNALTIS INEXISTENTES EM QUE OS ÁRBITROS NEM ACIONAM O VAR…”…

    Um atleticano contrarrazoou num papo reto e como deveria ser e basta: “Lembrem-se de uma coisa. Pênaltis só existem contra o Atlético-MG. Os que forem a favor sempre serão contestados, roubados e inexistentes. O eixo RJ/SP e demais incomodados piram com o Galo ganhando!”…

    É isso aí!!!

    E não nos iludamos. Na hora H e decisiva, o EIXO vai agir na mão grande e nem pelota vai dar para reclamações da MASSA, nota do Clube, carta-vídeo para a CBF e fOd@-se o GALO…

    Se se emendasse todas as cartas de repúdio que o CAM já fez para a madrasta daria para empilhar a capivara em tira de papel da Terra à Lua…

    E é por essas e por outras que o atleticano não deveria se preocupar em responder ataques e zoeiras contra o CAM na internet. Nunca vi corintiano ou flamenguista fazer isso e, quando lá respondem, o fazem tirando onda, sarro, zoando e não estão nem aí para aquilo que chamam de “mimimi”…

    Então é isso: é dormir de olho aberto e deixar berrarrrr quem quiser berrarrrr contra o CAM…

    bé béééée béééée…

    Vamo que vamo!!!

  4. Perdão Coudet não… obrigado HULK que foi pra mídia dizer as verdades sobre esse tal de rodízio que entre aspas, não estava dando certo e que preferia jogar com um time titular para assim os jogadores irem se conhecendo mais e ganhando entrosamento… o Treinador só mudou o jeito do time depois dessa dura que levou de quem realmente manda dentro de campo… nosso jogador mais comprometido com a camisa alvinegra Atleticana desde quando chegou na Cidade do GALO, HULK!!!

  5. Os 4Errados contratam a preço de ouro um publicitário para alavancar a imagem do ATLÉTICO Brasil afora .

    Até agora , o que se conseguiu foi ganhar o título de MISS SIMPATIA !
    Chacota nacional !

    Daí chega uma notícia que torcedores da Paraíba , terra do HULK , sonham com um jogo nosso lá valendo pelo Brasileiro .

    Vai ser feriado na cidade , gente disputando ingresso na porrada , e um acontecimento no qual a MARCA ATLÉTICO será eternizada na região .

    Vamos ver se essa diretoria de gabinete com ar refrigerado consegue alcançar a VOZ DO POVO .

  6. Bom dia Massa e Guru

    Sabe porque o futebol desperta paixões? Porque no futebol podemos mudar de opinião , assim como se muda de roupa.
    Eu particularmente ainda estou com aversão ao entregador de camisas pelo faniquito dado naquele fatídico dia, mas não ficarei envergonhado se no final do ano, tiver gritando o nome dele em alto e bom som.
    Torço pelo Galo e por todos aqueles que fizerem bem ao clube, indiferente se em algum momento tenha fica p$#% de raiva com eles.
    A cornetagem está em meu DNA, assim como o apoio quando o time entra em campo. E é com este espírito que estarei lá amanhã.
    Quem sabe no final da partida, muito e envergonhadamente depois de tantas críticas, eu já não estarei gritando o nome do técnico? Assim espero.

    1. Tudo vale, só não pode é mudar de clube, sendo o Galo o nosso time do coração. De lá pra cá, um ou outro, podemos admitir. Daqui não sai ninguém.

  7. Bom dia amigos do Galo. Bom dia amigos do Galo. Convenhamos que o campeonato Mineiro é o título mais importante do curriculum do atual treinador do NOSSO GALO, e que ele ainda não é um treinador reconhecido como técnico de ponta, um estrategista capaz de aproveitar o máximo da capacidade de cada jogador. Coudet, tem que rever alguns dos seus conceitos, buscar o apoio da torcida, falar menos e aproveitar a oportunidade de ouro que está tendo ao comandar um dos três melhores elencos do Brasil. O Galo tem mostrado evolução, o torcedor está mais confiante e a classificação para a próxima fase da Libertadores certamente vai impactar positivamente na confiança do elenco no trabalho deste treinador e do torcedor no trabalho dele.
    P.S.: Vejo o contato do CAM / Coudet, como um absurdo tanto pelos valores como também pelo prazo de vigência .

  8. Não obstante o entusiasmo do blogueiro democrático, continuo achando que o time alcançou estes 13 pontos mais por causa do bom elenco do que dele propriamente. E ganha principalmente quando o comandante Hulk está dentro de campo. Torço, repito aqui, para estar enganado e me penitenciarei, sem dúvida, se enxergar o dedo deste técnico em algum sucesso nos três certames que o Galo disputa, provando que tem mesmo um esquema de jogo. Mas, por enquanto, não creio nele. Hoje, já posso dar o prazo de validade prá ele: final de junho! E, confesso, como todo atleticano doente, rezo pra que eu esteja enganado.

  9. Que continue assim, depois da trágica coletiva o mínimo que o Coudet tem que fazer é trabalhar dobrado para da a volta por cima.
    Muito melhor agente ir bem com o Coudet do que ter que demiti-lo por maus resultados…
    Esse elenco foi todo montado e planejado para ele, outro técnico não ia fazer milagres e encontraria muita dificuldade.
    Que bom que parece que ele encontrou um time titular Everson, Mariano, Nathan Silva, Jemerson, Rubens, Bataglia, Pavon, Zaracho, Hyoran, Paulinho e Hulk.
    Daqui a pouco tem Allan e Arana para entrar no time titular.
    Que sigamos com os bons resultados e com uma grande vitória amanhã!! é importantíssimo avançarmos na Libertadores.

  10. Bom dia!
    Futebol desse elenco ainda pode melhorar mais, contudo acho que para disputar o título brasileiro o grupo está abaixo dos demais concorrentes ao título. Não temos um elenco como o de 2021 para superar os adversários e arbitragem num campeonato tão longo como o brasileiro. Quem sabe, com o time ajustado, o técnico sabendo aproveitar o potencial do elenco, podemos conseguir um dos torneios de mata mata .
    Se houver as contratações que precisamos na janela do meio do ano e não nos distanciarmos dos líderes, aí sim poderemos almejar o título do brasileiro.

  11. O técnico é. Os técnicos são . Podem não ser e talvez até não sejam efetivamente catalisadores das reações endógenas de um jogo. Todavia, fazem parte do mundo do futebol e seus penduricalhos . Ou já teriam sido alijados do esquema, os 22 jogadores se movendo mais baratas tontas do que já são e os clubes com uma despesa a menos. Ruim com eles. Irremediavelmente ruim com eles.

  12. bom dia Eduardo e massa. critiquei o argentino várias vezes e se for para criticar critico outra vez. mas agora ele está acertando a equipe e vou dar uma pausa. rsrs. mas ainda aparece aqui dois ou três viúvas do argentino que não gostem que críticam o argentino. precisam urgente em reforços na abertura da janela. lateral direito. camisa 10 e 9 para ser titulares ou bom reservas. dinheiro o Galo não tem sevira diretor de futebol. os 4 donos. porque com este jogadores não vamos longe nas competições. vai Galooo.

  13. Vasco e libertad do paraguai , jogaram contra o galo , como se disputassem uma final de copa do mundo , depois voltaram a seu miseravel noirmal, sua sofrivel rotina e existencia de entregar a paSSoca {meu note nao tem cedilha} , pra todo mundo . Assim, sao todos os times que nos enfrentam , a gloria deles , vencer o galo. Na verdade, morrem de inveja de nosso clube, de nossa torcida. Teve, sim, em ambas partidas, o dedo do treinador , com sua burrice e teimosia , escalando errado, substituindo pior. De tudo isto, o que importa realmente , pois perder e ganhar faz parte do jogo, foi a nova atitude dos jogadores apos a acachapante derrota para o botafogo , outro que jogou a vida contra nosso galo , pareciam dopados , e contra outros times jogam como se tivessem acabado de comer uma feijoada. Acredito muito no galo e amanha, teremos de vencer custe o que custar , o paraguaience vira retrancado , como todos que jogam contra nosso galo. Paulinho e Hulk , se Deus quiser , estarao iluminados vai GALOOOOOOOOOOO

  14. Bom dia, todos! Amigo, Eduardo, sei que aqui “É só Galo”, mas não dá para deixar de comentar sobre o absurdo que o Viny Jr passou mais uma vez. Na verdade, como negro eu me vi sendo também vítima naquele momento do jogo. Infelizmente, estamos assistindo uma escalada do racismo em todo o mundo, principalmente aqui no Brasil. O futebol, como meio de inclusão, deve ser usado para acabarmos com essa violência. O Galo é Preto e Branco, assim quem ofende o Branco ou o Preto não pode ser considerado atleticano. Boa semana a todos, inclusive aos racistas.

    1. Torcedores calhordas, canalhas, vagabundos, deveriam ser expulsos dos estádios e presos; mas uma pergunta a qual sinceramente ainda não tenho a resposta; o Real Madrid tem no seu time titular o Militão, Hudigher, Alaba, Kamavinga, “Thumeni”, Rodrigo e outros; por que só o Vinícius é visado? Nada justifica mas será que é pelo desrespeito que ele tal qual aquele outro do PSG cometem com o adversário em campo e torcedores rivais? Tomar as dores dos nossos sem aprofundar os fatos é fácil né!!

      1. Caro Otavio

        Pertinente seu comentário. Sou negro, preto ou seja lá o que queiram denominar ou nomear e sei que as vezes passamos por situações constrangedoras. Velada e inveladamente.
        Mas no caso do Vinicius Junior, como no Real Madrid existem outros negros não seria a hora destes jogadores serem solidários com o VJ e terem abandonado a partida? Por que não o fizeram?
        Seria o maior e mais impactante protesto anti racista já existente no futebol
        Gostaria imensamente de saber.

  15. Interessante como as coisas acontecem debaixo de nossas vistas e grande parte no universo dos torcedores se deixa levar por narrativas que acabam consagrando o que eles querem como verdade .

    Em 1970 aconteceu na seleção, quando Zagallo insistia em escalar Roberto , Paulo César e Marco Antônio , mas foi emparedado pelo grupo liderado por Carlos Alberto , que o encostou no banco e colocou em campo Tostão , Rivelino e Everaldo .

    Mas a máquina da imprensa não aceitou isso e passou para o mundo que o Lobo foi o grande arquiteto daquele time dos sonhos .

    Aqui aconteceu o mesmo com o ATLÉTICO, e em que pese declarações dos jogadores mostrando a realidade , públicas por sinal , a torcida eleva a grau de santidade os tais técnicos que não apresentaram ABSOLUTAMENTE NADA em novidades táticas e/ou técnicas , rendendo-se às decisões dos próprios jogadores .

    Agora , de novo :
    a reação do time , COINCIDENTEMENTE , se dá após uma dura entrevista do líder dos atletas , que disse sem rodeios que eles precisavam jogar com a característica de cada um sendo mais bem explorada .

    Como num passe de mágica , aquela zorra nas escalações para atender o “projeto Coudet” sumiu .

    Voltou o time a jogar no velho e surrado 3 no meio e 3 no ataque .

    E o que o torcedor exalta ?
    A “capacidade” do 30MILHÕES em arrumar a equipe com suas “mexidas” .

    É PRACABÁ !

  16. Bom dia xará e amigalos! É isso aí Gurú. O time melhorou sem dúvida. A tão falada evolução apareceu nos últimos jogos do GALO. Apesar disso vamos devagar com andor porque o Santo é de barro. Acredito que El Chacho Coudet se rendeu ao futebol ofensivo com três atacantes. A teimosia dele que deu certo no fraquíssimo campeonato mineiro não deu liga no início das competições importantes do ano como Libertadores, Copa do Brasil e Brasileirão. Coudet talvez tenha calçado a sandália da razão e da humildade. Com a volta de Arana, Allan e Alan Kardec teremos mais opções táticas e mais qualidade. Dias ainda melhores virão…

  17. Em relação ao treinador, de acordo com o chefe do time (Hulk), Coudet é bom de diálogo. Diferente do Cuca. Sendo assim, a melhora do time é mérito do Hulk, postura dos jogadores e flexibilidade do treinador.

  18. Bom dia!
    Amanhã é partir pra cima e vencer.
    Mudando o rumo da prosa, quero enaltecer a diretoria por se solidarizar ao Vinícius Jr que tem sofrido com os MALDITOS RACISTAS ESPANHÓIS.
    FORÇA VINÍCIUS JR!!!

    1. LA LIGA de racistas de mierdas!!!

      OBS.: prezado amigalo Roberto de Oliveira, na minha humilde opinião, se eu sou o Vini Jr., iria procurar de todas as formas uma saída para rescindir o contrato por justa causa e ía pra Inglaterra onde o futebol é um trilhão de vezes melhor de se jogar em todos os sentidos… que essa LA LIGA se foda com todo o seu racismo nojento!!!

      1. E acho até que jogadores brasileiros jamais deveriam sequer pisar naquelas bandas de pessoas nojentas, asquerosas e malditas.

  19. BOM DIA,CANTO DO GALO!!!

    COUDET tem suas convicções e vai morrer abraçado com elas.

    Claro, que o treinador tenha vida longa com felicidade e paz no ATLÉTICO…

    E seja abençoado e escale três atacantes, sem rodízio e definindo um time titular. Rodar o elenco só quando precisar e para a turma do CK alto…

    Bamo, bamo, COUDET!!!

  20. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    É verdade que conseguimos as 2 vitórias fora de casa, Cuiabá e Coritiba. É verdade que o índice de aproveitamento até agora de 62% pode ser considerado nada desprezível. Mas não podemos, ainda, ficar eufóricos porque as vitórias do galo fora, foram contra times da prateleira de baixo. Vamos aguardar um pouco mais, quem sabe o jogo de amanhã, para melhor avaliarmos a ascendência do galo. O que me encuca nas decisões de Coudet, é poupar jogadores por poupar. Se fosse por desgaste da competição, o Hulk, provavelmente o mais idoso jogador do galo no jogo contra o Coritiba deveria ser poupado, pois é a esperança do galo no jogo de amanhã. Portanto, não acredito nessa de poupar todos os jogadores com exceção do Hulk. Será que o Hulk, como diz Barata, é quem dá as cartas na escalação do galo? Será que o Hulk não pode ser preservado porque além de ser o principal jogador é também o “orientador” do time do galo em campo? Esses questionamento continuam e somente serão elucidados a partir das próximas partidas, principalmente a de amanhã contra o genérico!
    Vamos aguardar confiando, desconfiando!
    Hoje e sempre, galo!!!

    1. ÂNGELO ,

      em sua vida de boleiro , quantos atletas você viu assumindo a equipe em campo ?

      Reza a lenda que houve um que , reunindo o grupo antes do apito inicial , dizia para os companheiros :

      ” esqueçam o que o cara falou no vestiário e vamos fazer o que NÓS combinamos ” .

      O 30MILHÕES não vale NADA , parceiro , e vai ganhar título aqui porque tem um cara como o HULK pra resolver a parada .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *