Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Pra onde vamos?

Ou, poderia ser, com que roupa eu vou? Parece não ter qualquer similaridade, mas só que tem. O que me preocupa sobre os rumos que irão nos levar com o futebol, nada mais é que o fim dessa paixão entre os torcedores. E não falo só do nosso Galo, mas dos demais e até mesmo pelo mundo todo. Virou guerra de facções, não rivalidade de torcidas, até mesmo sob a mesma camisa mesmo clube. Farei considerações genéricas para entrar na nossa seara. Inventaram o var para corrigir “erros” do passado, que vem comprovando que o que existia e continua até os tempos atuais é favorecimento mesmo. Digno de o torcedor dizer “roubo”.

Igualmente e amplamente negociado, instituíram as safs no Brasil, cuja grande finalidade até o momento comprovada é de dar calote em atletas e outros credores anteriores à sua criação. Concomitante a isso, embora sem vínculo a essa anarquia, venderam tanto espaço nos estádios e veículos que acabou invadindo as camisas de jogo das equipes. São verdadeiros abadás, que me recuso a usar, embora tenha várias. Só visto publicamente sem anunciante. Como se não bastasse, aí para vender unidades e encher os cofres dos fornecedores, uniformes totalmente descaracterizados com a história dos clubes. O business matou o torcedor raiz, entrando no campo de jogo e da organização das competições. Isso, leia-se cbf e seus subalternos como arbitragem e stjd. O interesse financeiro tem prioridade sobre o técnico.

Agora falando de Galo. Em meio a essa mixórdia oficial, onde nada mudou, com os times do eixo sendo sempre favorecidos. Um ou outro, notadamente aqueles que fazem “vista grossa” a essa sacanagem recebendo uma bonificação de cortesia. Isso vem de décadas, como um então dirigente ficou encarregado de implodir o clube dos 13, em troca de uma migalha. Agora tem essas tais ligas, que o nosso time optou por uma – até que veio ordem de investidor para mudar para a outra -, porém mais na frente mandou voltar para a anterior. Moralidade que o Torcedor Atleticano acreditava, nada!

Não bastasse o sistema ser bruto, comprovações não faltam para sustentar essa afirmação, iludimos (quer dizer fomos iludidos) com uma injeção financeira inimaginável ao entendimento de nós assalariados. Sem ser repetitivo, mas tínhamos um empreendimento (Diamond) que se alienado – isso tem menos de dez anos – pagaria todas as dívidas e sobraria dinheiro para investir no futebol. Dividiu o Atleticano, mas – lenta e sorrateiramente – foram nos convencendo e ao mesmo tempo jogando confete e serpentina para a Massa. Estádio, time de ponta, sem dívida e jogadores de reconhecida expressão. O que temos? Nada, nada, nada! Estádio de 400 milhões custou um bilhão, elevando ainda mais a impagável e desconfortável dívida. E nem era necessidade, Mineirão atende melhor, mas sim um capricho de quem injetava dinheiro no Galo. A saf não pode pedir uma recuperação judicial, já que a Assiociação deve a eles mesmo que investiram na compra. Cachorro correndo atrás do próprio rabo.

Se o estádio onerou muito mais ainda essas combalidas contas do Galo, o resultado chegou dentro de campo. Time desequilibrado, nem vou – como tenho feito – listar a perebada refuga que fez moradia no nosso Centro de Treinamento. Com salários aviltantes e desnutridos por falta de vontade ou apetite. Tem quem pareça estar fazendo favor em jogar no nosso time do coração, não estando nem um pouco preocupado com o desanimo do Torcedor. Exceções existem, sabemos reconhecer. De jogador que até nem tem rendido, por razões outras, mas que brigam em defesa das nossas cores. A questão é a pirâmide. Se lá na parte de cima permanece a morosidade e frouxidão, como cobrar e exigir de quem está correndo no gramado.

Troca de treinador não tem resolvido, reformulação do elenco vem sendo a pior, resta uma única alternativa. Trazer de volta o Atleticano para a arquibancada, para isso com contratações precisas e pontuais, sem devaneios de oportunidade de mercado. Nossas deficiências são conhecidas e não será o negocinho de ocasião que vai determinar. Time que quer ganhar jogos e comemorar títulos tem elenco de 30 profissionais, com dois ou três por posição, não esse arremedo de elenco onde um atleta é usado para duas ou mais funções nos jogos.
Contratar por empréstimo quem não tem condição de defender o Galo, mas que ao final – por razões contratuais – tenha de ser adquirido em definitivo. E caro! Ah! Então é simples, elenco e Torcedor? Sim, mas a alternativa para isso é mudança na parte superior da gestão. Se não de nomes, já que os caras são donos, de hábitos. Caso contrário, não sei para onde vamos e com que roupa.

Em tempo: Semana que vem, já de recesso dessa situação, Belo Horizonte sediará o 1º Congresso de Escolas de Futebol. Vai marcar o lançamento da União das Escolas de Futebol de Minas Gerais, reunindo nomes dos times mineiros, gestores e ex-atletas. Será no dia 13 de dezembro, sábado, na Avenida João Pinheiro 161.

*fotos: 1) Paulo Vilhena; 2) Pedro Souza/Atlético

26 thoughts to “Pra onde vamos?”

  1. Não culpo o Hulk. Ele é exemplo de profissional. Imagine o desespero dele dentro de campo, quando olha o seu entorno e vê um monte de cabeças bagre.
    Quanto à SAF (abreviatura de Safados), a turma tem certeza que está lidando com idiotas do lado de cá. Chegaram como bem-feitores desapegados mas era só uma maneira de colocar o pé na porta pra arrombá-la. São mercenários sem nenhum compromisso com a torcida e com o time. Sumiram com o dinheiro do Diamond. Duvido que por incompetência.
    O Galo não poderia estar em mãos piores. Voltarei a assistir os jogos quando esse chorume for lavado.

  2. SOBRE O TIME: Nosso Clube Atlético Mineiro virou associação altruísta…caridosa. Já tão insinuando PASSE LIVRE ao amontoado de espertalhões, SEM culpa de nada! O ELENCO é MÉDIOCRE, FROUXO, SIMPÁTICO! Q RATOS pagam os salários DESTES RATOS q fingem ser jogador de futebol?

    Buáá´! É tão difícil quebrar contrato no mundo do futebol…

    DESMONTA A PORCARIA! QUEBRA A HIERARQUIA DA MEDIOCRIDADE instalada, a começar pelos insignificantes DIRETORES …Olha o PLANTEL q A CORJA avalisou?!! Preju do carai, PQP!! Isso demora 2 a 3 anos prá consertar e olha lá…mas tem q MUDAR !! Acionar a barca!

    Acorda GALO ou A corda!

  3. Sobre OS ABENEGADOS e a associação com organizações BENFEITORAS..só mesmo a dignidade dos JORNALISTAS MINEIROS para gritar mais alto abafando CLAMOROSAMENTE esse antológico gol contra…aliás, temos excelente tapetaria na Califórnia, cabe tudo ali embaixo!!!

    Se não pode falar disso, vai falar daquilo?: daquilo o q? Vai lá, a incompetência p fazer nascer um mísero gramado natural onde era um terreno baldio da periferia de BH…INACREDITÁVEL! Bom pra quem?….joga essa tb pra debaixo do tapete!!

    Montar PLANTEL digno?

    Aumentando a aposta p um BI E MEI!! Na mão casada de Bracks e São Vitor, tudo pra esconder o faro fino e saudável dos 4RATOS!!

  4. agrada a quem postura do pipoka VERDE?, dentro de campo, diga-se!..tá jogando fora da posição?…pois ele, DONO DO TIME dentro de campo e fora dele, jga onde quiser…o cara tá sendo desonesto, querendo juegar la broma en las costillas ‘de los otros”…

    HÁ uns dois anos no barato o futebol do pipoka IMPLODIU, tem sido MEDÍOCRE, FROUXO E SIMPÁTICO!

    chegou a hora do adeus ao VERDÃO…é natural aos 40. Futebol tem prazo de validade. Estranho, mas fica o agradecimento e fica a saudade, e passa!

    Reconhecemos e respeitamos a idolatria, lembrando sempre q o ELENCO 21/22 era fantástico, tínhamos volantes, centroavantes, tínhamos um PLANTEL! O pipoka VERDE com todo respeito funcionou bem lá SOMENTE!

  5. Ávila, as reflexões de hoje bafejam a própria condição humana, quanto mais o futebol, que a gente peleja pra considerar importante no contexto existencial. Aliás , François Yvonnet, prefaciando livro de Edgar Morin, coincidentemente com o título parecido com seu tratado de hoje, “Para Onde Vai o Mundo?” ilustra que o homem não é apenas Homo Sapiens (enquanto sabe e sabe que sabe), mas também Homo Faber (fabricador), Homo Ludens ( enquanto se diverte, se exalta, se desgasta), Homo Oeconomicus (calculador e movido exclusivamente pelo interesse pessoal) e também Homo Demens (enquanto inventa, imagina ou Mata). Daí que o futebol e seus personagens , onde nos incluímos como adeptos, parece muitas vezes tão complexo e incontrolável feito a própria condição humana.

  6. Concordo com amigo apesar de minha opinião não valer absolutamente nada, Hulk tem falado demais, reclamado demais, rola no gramado (neymar) e rem jogado pouquissima bola. Não sou defensor deste ou daquele, eu sou atleticano, jogador e tecnico que se danem, mas ser o Sampaoli não é fácil, o time que vc escala nao rende, vc olha para o banco e só tem ameba. É como amarrar cachorro com linguiça.

  7. “Vergonha é roubar e não conseguir carregar”.

    Essa velha e SAFada frase está acontecendo conosco.

    ROUBARAM nosso Galo e não estão dando conta de levá-lo adiante.
    Incompetentes,imorais, dissimulados
    mentirosos ,fraudulentos…etc…etc…

  8. Bom dia xará e amigalos.

    Pra onde vamos? Espero que para a Série A 2026. É o que restou deste time de PIPOQUEIROS(Já devem estar se borrando de medo do próximo adversário aqui na Arena Meu Rival Venceu).

  9. Bom dia!

    Porque o Sette Camara, foi pedir pelo amor de Deus, para o Menin assumir o clube?

    Porque não procurou os milhares interessados em enfiar dinheiro no clube?

    Quem sabe, de repente hoje o clube seria todo do Vorcaro, vai lá saber.

    Não creio que NENHUM atleticano esteja satisfeito com o rumo das coisas, mas esse papo de estádio e shopping, para mim já deu.

    O shopping foi vendido e o estádio está lá.
    E agora, o que fazer?

    Tô c@gando e andando para bilionários,mas é preciso MUITO dinheiro pra movimentar toda essa merd@ que virou o futebol.

    Me desculpa pelos exabruptos e um abraço.

  10. Vou dar um tempo em alguns comentários, meu caro blogueiro democrático, sem abandonar este espaço democrático. As nuvens que andam pelo céu, nestes tempos de chuvas, estão bem mais escuras sobre o futebol brasileiro, muito mais sobre o nosso Galo!

  11. Bom dia Atleticanos e ao Mestre Eduardo D’Avila. Já tinha deixado de me manifestar no bloq para evitar ampliar o astral negativo e de desânimo que me acometeu desde a chegada desse técnico maluco que pouco conseguiu além do que o Cuca conseguiu com esse arremedo de time de futebol. Não sou visionário e nem precisava ser para vislumbrar um ano de 2025 péssimo como o Atlético está vivenciando. Lembro que em 2024, o time do Galo já demonstrava sinais claros de fraqueza e que tinha urgente necessidade de uma reformulação grande e qualitativa. O time chegou em duas finais mais pela fortuna do que por futebol (quantas foram as partidas boas que aquele time do tal de milito conseguiu fazer – acho que nem quatro durante todo o ano de 2024), tanto que perdeu feio as duas finais e deixou um esplendoroso desgosto e vergonha ao torcedor atleticano ao conseguir a proeza de perder um jogo dentro de casa com um futebol pífio para o nosso maior inimigo: a lata de lixo do futebol mundial ou seja flamidia, Além do fato de escapar fedendo na ultima rodada da segundona. Apesar disso, o que vimos no final de 2024 foi uma manifestação dos donos da SAF que não haveria grandes investimentos em 2025 e que buscariam outros investidores para reduzir a dívida. Chegou 2025 e as contratações que fizeram já sinalizavam a tragédia pela qual o time passaria. Rechearam o elenco com refugos do parmeiras e ainda trouxeram outros jogadores de pouca qualidade e não repuseram algumas saída, Tanto que time ficou aleijado: sem primeiro volante, meio armador e um ponta diretora de qualidade, piorou: a defesa, o meio campo e o ataque por incrível que pareça. O que já se rotulava como elenco carente em 2024 ficou muito pior em 2025. Agora vem os donos da SAF reclamar da torcida em razão das criticas e desânimo do torcedor. Por tudo isso que entendo que a solução para o Atlético é conseguir passar a SAF para outros donos, pois não vejo futuro com os atuais. Saudações Atleticana e desculpas pelo baixo astral.

  12. Salve Massa e Guru

    Encantador de serpente:
    “Um encantador de serpentes é um artista de rua, tradicionalmente da Índia, que usa a manipulação de instrumentos musicais de sopro, como a flauta, para “hipnotizar” cobras. A performance, que aparenta ser mágica, na verdade explora o comportamento natural das serpentes, que são atraídas pelo movimento da flauta e pelo cheiro, frequentemente urina de rato, que é pincelado no instrumento”

    O Galo tem seu encantador de serpente (Rubens Menin), que usa a sua fala mansa e compassada, sua fama de empresário de sucesso, seu carisma e sua atleticaniedade como armas de encanto.
    Vale lembrar que toda esta cobrança pesada existente hoje, começou justamente pela performance do nosso encantador de serpentes que em entrevista pós SAF, e no Galo Bussines Day, anunciou aos quatro cantos do mundo que seríamos uma potência no futebol, que pagaríamos as dívidas até 2026, que teríamos 4 Hulks e que teríamos um time para brigar com Palmeiras e Flamerda.
    Foram 9 milhões de serpente hipnotizadas.
    Hoje não temos time, não temos elenco, não temos comando, nossa dívida aumenta a cada minuto, estamos passando vergonha, salários estiveram atrasados, jogadores fanado merda o tempo todo e expondo o clube, torcedor afastado do clube, investidor preso.

    Mas o nosso manager e seu menino luxento continuam nos enganando e se defendendo que tudo está como planejado e alegando que tem gente torcendo pra dar tudo errado no clube, ou seja, eles não têm culpa de nada.
    Pelo jeito tem cheiro de urina de rato no Galo tb.

    1. Completando

      Não deixo de ser grato por eles terem socorrido o clube quando tudo parecia perdido e as portas fechando, mas a contrapartida foi um estádio, um CT.
      Se amanhã eles resolverem ser sinceros e transparentes com o torcedor, e assumirem que não entendem de futebol, erraram e continuam errando e que trarão gente competente para o lugar dos que aí estão, terão o meu apoio em qualquer ação, que fizerem para sanar as finanças e montar um time competitivo.
      O problema está na arrogância de assumirem seu erros publicamente

  13. HULK X SAMPAOLI

    Contra o FOR (1 a 0), a primeira substituição aos 66’ foi de HULK por BIEL…

    Ocorre que o GALO perdia a partida e HULK, ao notar que era o bola da vez pra sair, saiu andando, devagar e vagarosamente, como se o Atlético estivesse vencendo o confronto…

    Para piorar a encrenca, HULK, na zona mista, resolveu jogar m. no ventilador e expor de forma pública aquilo que precisava ser resolvido internamente, e jogou o treinador contra a Torcida…

    Agora temos uma CRISE NA CIDADE DO GALO desnecessária…

    PARA ONDE VAMOS?

    Um cenário de curto prazo poderá ser aquilo que o GERALDO GALO DOIDO bem alertou ontem por aqui…

    Se amanhã o CAM perder para o PAL e o VAS perder para o MIR, vamos para a última rodada exatamente como fomos pra última rodada em 2024 contra o CAP, quando o HULK perdeu aquele pênalti que o RUBENS tratou de salvar no rebote…

    Bom lembrar que CAM e VAS têm 45 pontos, com o Atlético com 11 vitórias e o VAS 13…

    Uma consideração matemática importante será entender que 45 pontos pode ser insuficiente para garantir permanência na Série A 26 e jogar a régua para cima…

    É que o FOR (40) pode alcançar os 46 pontos, caso vença os dois últimos confrontos…

    “Ah, sem chances disso acontecer”, dirá o gaiato otimista…

    Pelo sim, pelo não, o melhor será o GALO não contar com esse ovo no fiofó da galinha…

    Mamãe me acode!!!

    CULPADO

    Se tiver que achar um culpado pela perda do título da SULA, entre SAMPAOLI ou HULK, meu voto vai para o jogador…

    Esteve nos pés dele converter aquele pênalti pessimamente mal batido, como vários outros que ele errou no Atlético, inclusive contra o PAL na LA21…

    E mais: se o ATLÉTICO for rebaixado, pra mim o culpado será o HULK, o líder técnico do elenco, com salário de mais 3 milhões mensais (Tanaka), que já terá passado da hora de fechar seu ciclo no CAM…

    Claro, isso na minha opinião, que não tem a menor importância…

    1. Oh Ernest, o Sampaoli se tiver peito mesmo, barra o Hulk no restante dos jogos. Por incrivel que pareça o Kadu produziu mais que o Hulk na partida contra o Fortaleza. Sou a favor da saída do Hulk, mas do Scarpa e do Gabriel Menino também. Bernard, Roni, são jogadores ruins, mas ESFORÇO não lhes falta. O Hulk tá passando do ponto há muito tempo. O cara tentou inclusive bancar a permanência do Otávio (seu amigo) no Galo.

    2. “Se amanhã o CAM perder para o PAL e o VAS perder para o MIR, vamos para a última rodada exatamente como fomos pra última rodada em 2024 contra o CAP…” Isso não é exatamente a verdade, caro Ernest, afinal de contas, na mesma rodada, e se o Bragantino vencer o Vitória? E se o Fluminense Vencer o Grêmio? E se o Juventude vencer o Santos? E se o Flamengo vencer o Ceará? E se o São Paulo vencer o Internacional? E se o Corinthians vencer o Fortaleza? E se?… E se?…. E se?…

      CONCLUSÃO: É fácil ver as coisas pelo lado ruim somente para sustentar os próprios argumentos. Eu prefiro continuar a ver as coisas pelo lado bom.

      1. TEOBALDO,

        Apenas tracei um cenário entre tantos outros possíveis, não necessariamente prováveis…

        Amanhã será possível o CAM perder para o PAL, o VAS perder para o MIR e o FOR vencer em casa o COR…

        Aliás, o argumento não é meu, peguei emprestado do GERALDO GALO DOIDO com o qual concordei…

        Mas…

        Tá bom…

        Esqueçamos o FOR E O VAS…

        Se amanhã o CAM perder para o PAL, o que será provável, a última rodada será tensa para o Atlético, como foi igualmente tensa a última rodada do BR24 contra o CAP…

        Claro, na minha visão que não tem a menor importância…

  14. SAF mentirosa = TIME mentiroso

    SAF frouxa = TIME frouxo

    SAF pipoqueira= TIME pipoqueiro

    E têm muito mais adjetivos negativos para essa SAF de pessoas oportunistas que ficam querendo vender a idéia de salvadores da pátria.

    Enchem as bocas para falar besteiras, para se defenderem, mas não conseguem e não sabem nem investir o tal bilhão que botaram no futebol do clube.

    Se cercaram de pessoas despreparadas e a cada ano dessa SAF mentirosa, frouxa e pipoqueira, o clube só vai ladeira abaixo das vergonhas e chacotas.

    A dívida só aumenta, o timinho (elenco) montado é o retrato da incompetência profissional dos executivos envolvidos e o futuro, com esse modo operacional, é de mais decepções.

    Ou alguém em sã consciência ainda acredita no Papai Menin e seu filhinho mimado e luxento???

    Obs. 1: nesse país com suas leis, até que se prove o contrário, todos são inocentes, mas não podemos fechar os olhos para esse “investidor” de 300 milhões da SAF… crime organizado??? É isso mesmo??? Investigação???

    Obs. 2: cuidado Bolívar pois eles vão te fritar vivo dentro desse “Conselho”!!!

  15. Bom dia Ávila. Eu já estava desanimado com futebol, depois que fiquei sabendo que os Perrelas estão comprando a SAF do Democrata de Valadares, aí fica complicado. Só falta o Kalil comprar uma Saf do Vila Nova, ou de qualquer time do interior. Depois dessa treta do Vorcaro, vendo esses jogadores cabeça de bagres sendo negociados por fortunas e com as Bets a todo vapor, eu me recordo do Guimarães Rosa: só sei que nada sei, mas desconfio de muita coisa. Será que tem gato nesse telhado? Estou chegando quase na situação do Billy Kid no filme o retorno da lenda: acho que esse mundo não me cabe mais. A ladroagem, a Safadeza, a desfaçatez parece não ter limites. Desculpem meu pessimismo, mas o crime organizado está dominando tudo. Incrível e as pessoas achando normal essa farra de Saf e Bets????

    1. Ds meu caro.
      Suas opiniões fazem falta ao espaço. Deixa pra tirar férias junto com os jogadores. Se bem que pelo que estão jogando parecem que já estão.

      1. Uai, depois o Toninho de Juiz de Fora, vai te carraspanar, porque diante de sua convocação vou
        continuar manifestando as minhas asneiras e o pessimismo. Se bem que, a perda dessa Sula, pode ser um ganho. Se aquela bola do Bernard que bateu na trave entrasse, teriamos de aguentar essa tranqueira mais uns 10 anos. Espero que o Sampaoli cumpra a missão livrar o Galo da serie B e desse cardume de bagres que habitam a Cidade do Galo. O Sampaoli nos livrou da turma do Pastor Ricardo Oliveira (Cazares, Otero, Fabio Santos, Di Santo e segue relação). A conferir, eu acho que cabeças irão rolar….. Abraço

    2. Assino embaixo, caro amiGalo! Ontem à noite, assistindo a um programa de esportes, pensei exatamente nisso: “ladroagem, Safadeza e desfaçatez”. Não foi exatamente com essas palavras o meu pensamento ( e acho que até mais contundentes que as suas…), mas tudo pode ser resumido no que você diz. Tem mais: cheguei a ficar desanimado de voltar aos campos de futebol, uma vez que me sinto, às vezes, cúmplice ou até mesmo um bobo, pagando ingressos altíssimos e anualidade.

    3. [•••]”Desculpem meu pessimismo, mas o crime organizado está dominando tudo. Incrível e as pessoas achando normal essa farra de Saf e Bets????”
      Permita-me prezado Domingos Sávio, saudações Atleticanas!
      Diante dessa porta estreita que se tornou o Clube e para não ser acometido de um avc via bluetooth aos poucos vou fazendo parte desse grupo dos desanimados com o futebol, principalmente o q temos visto no do GALO. É muita farinha p o pirão de poucos, e, o q era diversão/prazer vai virando frustração com expectativa cada vez menor de q essa putaria – desculpe o palavreado – vá ter fim,pelo contrário só perceber casos recentes q vieram a baila envolvendo casas de aposta, mercado financeiro e por aí vai , q deram em nada,detalhe antes eram na moita,agora a luz do dia e segue o jogo como se nada tivesse acontecido. É a normalização da “farra” destacada no final de vosso comentário. Ávila fala da transformação das CAMisas em abadás com destaque p as “bets” se isso não for normatização do ilícito não sei mais o q é. Antigamente p vc ter uma CAMisa oficial era impossível,o jeito era zapear na Boutique Preta e Branca – 1ª loja do GALO lá em 1991- lamber os “beiço”, sair de mãos vazias ,porém jurando q um dia sairia do local trajando a Armadura Alvinegra ostentando apenas o Escudo. Não estamos juntos nessa,prezado! Conheço muitos/as Atleticanos/as q nutrem do mesmo sentimento,inconformismo e decepção.
      Forte abraço.

      1. Em tempo: Errata…
        …onde se lê / [•••]”Não estamos juntos nessa,prezado! Leia-se Não estamos SOZINHOS nessa,prezado!
        Fui acometido de um quase bluetooth… acontece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra mais sobre Canto do Galo

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading