Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Pontuação e comportamento do Torcedor

Qual, entre nós Atleticanos, se auto intitula como chato? Eu respondo por mim. Sou! Não é privilégio do Torcedor do Galo, desde que o futebol existe, o comportamento é o mesmo. Cobranças, somos especialistas de tudo (tudólogo), desde esquema tático, contratações, escalações e até mesmo de gestão financeira. Jogador chega e tem uma contusão, impaciente que somos, já intitulamos de bichado e cacete na diretoria que não sabe contratar.

E vai continuar sendo dessa maneira, não existe racionalismo e o que o torcedor – de maneira geral – quer e exige é título toda temporada e em todas as competições. Reitero, não tenho essa leitura embasada na opinião do ex-presidente Kalil que se gabava em dizer que somos a mais chata do Brasil, mas opino por reconhecer em mim mesmo o quanto sou exigente. Chato!

Pois bem, ontem, em diversas redes sociais, me entupiram de dois temas. Um deles, relacionado a decisão judicial desfavorável às eleições recentes do Conselho Deliberativo. Todas elas dos mesmos personagens que insistem em criticar a diretoria. Acho oposição sempre necessária, críticas são saudáveis e construtivas, mas conspiradores abomino por falta de propostas. Não torço por diretoria, mas pelo nosso time do coração.

As outras sobre a ida dos jogadores Hulk e Edenílson em show sertanejo de um cantor que parece não ser Atleticano. Não conheço o aludido artista e tampouco aprecio esse estilo musical. Nas mensagens exaltando o primeiro e condenando o segundo. Que patrulhamento seletivo. Hulk pode, já Edenílson não? E teve gente – a mesma pessoa – que me enviou nestes dois sentidos. Hulk é foda, é o máximo. Edenílson irresponsável. Vai entender!

Pois, a mim, Torcedor do Galo com muita devoção, dedicação e orgulho, quero saber do jogador é dentro de campo. Nenhum deles me interessa para genro, mas sim para defender a camisa do Galo no gramado. Meus ídolos, eternos e até transitórios, justificam pelo que fazem no gramado. Dário, Reinaldo, Eder, Ronaldinho, Victor, Hulk e tantos outros serão eternos pelo encanto e conquistas que me proporcionaram. Vida pessoal deles, em nada me interessa, pois no campo sempre foram motivo de orgulho para a Massa.

E é com esse pensamento que vou logo mais ao Mineirão. Time desfalcado de quatro suspensos e alguns outros ainda no DM e em transição para o campo, mas que vai entrar no jogo buscando a vitória e os três pontos. Vencer hoje, dependendo dos demais resultados, pode nos brindar com a vice liderança e colar no primeiro colocado.

Nesse modelo de campeonato, pontos corridos, os mesmos três pontos de agora são iguais aos das primeiras rodadas e da reta final. Ganha quem chega na frente. Que venha o Bragantino, time encardido que sempre nos tira pontos. Embora não tenha vencido o Galo neste milênio, coleciona empates aqui e em Bragança Paulista.

Para virar esse roteiro, o treinador – considerando os desfalques mencionados e até mesmo eventual venda de jogador – creio que não terá grandes oportunidades para suas invencionices e riscos no nosso caminho. Éverson, até que cumpra alguma suspensão pelos cartões desnecessários, segue no gol; Bruno Fuchs, Lemos, Jemerson e Rubens (Arana deve entrar e ganhar mais minutagem); Bataglia, Edenílson e Zaracho; Pavón, Vargas e Paulinho. Já o Igor Gomes, preferido por boa parte dos Torcedores, corre por fora. É bem verdade que tem entrado bem e se destacado. Seja qual for o time, fundamental é vencer, pois nossos dois próximos compromissos – Fluminense e Fortaleza – serão longe do Atleticano.

*fotos: Pedro Souza/Atlético

34 thoughts to “Pontuação e comportamento do Torcedor”

  1. Porque será que SP, Curíntia, Flamerda, os Porcos, FluminenC, o Genérico do PR, Santos, Mequinha, só pra citar alguns, tem jogadores da base pra lançar no profissional, e nos temos que sofrer com Vargas, Patric, Denilson e afins ganhando milhōes e fazendo hora com a nossa cara, desculpa Ku D…..

  2. Como esta dificil ao galo conseguir resultados no gramado do mineirao . Mais uma vez, obrigado diretoria . Se pensassem no aspecto desportivo, não colocavam o galo para jogar neste pasto , so favorece o visitante que joga por uma bola no contra ataque, com mais espaço. Galo tinha enorme potencial esse ano, mas sinceramente parece que a diretoria vai por tudo a perder , e depois covardemente colocar a culpa no coudet, que esta fazendo muito no galo . Um time de primeira divisão brigando por titulos que possui apenas 1 atacante na reserva, bizarro

  3. Além, vamos aprender a reconhecer o bom trabalho que está a ser feito por treinador e jogadores, apesar a insistência da diretoria em tentar ferrar o ano do clube. Na minha opinião , só se deve vender jogador em começo ou final de temporado , isso é desorganização e falta de profissionalismo , de um clube que vende todo seu patrimonio e ainda assim so ve sua dívida aumentar . Sinceramente , futebol é repugante ,e só mesmo o torcedor que ama seu clube, enfiando seu dinheiro nele sem receber nada em troca , além da satisfação em ver um jogo e vencer . Vamos apoiar torcedor , porque o time é competitivo , mas infelizmente a diretoria depenou o elenco e isso vai dificultar muito as conquistas esse ano . O s burocratas do futebol estragaram o esporte, so pensam o encher o bolso e enriquecer com os clubes, opniao . Futebol virou mercadoria , e ainda esta tomado de corrupçao seja dentro ou fora das 4 linhas . Uma pergunta, porque o galo paga remunerações absurdas para meros intermediadores de negociações de atletas?Vamos criticar quem deva ser criticado para não acabarem com esse clube

  4. Duas considerações, o galo vende tudo e a dívida somente aumento , um absurdo . O clube virou um balcão de negocios, com titulares sendo negociados em plena temporada. Isso não existe, não atacantes reservas, o coudet está extraindo muito deste elenco, que é bom, mas absurdamente carente de reservas no ataque. O galo vende, e só paga juros , absurdo. Além, futebol d á nojo, olhem a anulação do gol do paulinho , identico ao gol do rony,, ou pior , forçacao de barra, e nada na imprensa do eixo de criticarem o var e afins. Quanta hipocrisia , em mesma situação , duas abordagens diferentes , completamente diferentes. toda vez que vejo futebol , desejo nunca ter assistido. Agora se calam e a regra é clara . Podem dar o titulo de vez para varmengo e varmeiras, como sempre , Futebol é um lixo

  5. Com esse treinadorzinho de merda não vamos ganhar nada. Não se tira um Pavon do time, ainda que ele não esteja numa noite feliz, porque além dele ser diferenciado não temos NENHUM SUBSTITUTO PRA ELE, SUA MULA. Não se tira um Igor Gomes do time porque o cara estava bem e NÃO TÍNHAMOS HOJE NENHUM SUBSTITUTO À ALTURA DELE, SEU B….
    .

  6. Um bom dia, falando de terras florminenC. E aqui tem galo tb. Nosso manto desfila pelas ruas de Petrópolis.
    Hj quero 3 pontos. Foco e vontade de vencer, mesmo com time desfalcado.
    Que seja com vitória.

  7. Boa tarde Ávila e amiGalos, pra hoje: Mateus Mendes, Fuchs, Lemos, Jemerson e Rubens, Batalha, Zaracho e Igor Gomes, Pavon, Cadu e Paulinho. Um grande abraço ao pessoal da Galo Metal! Sempre representando nosso clube.
    Long live Rock’n’roll!
    Vamos Galo!

  8. Blogueiro, gostaria de falar sobre a negociação do Allan, é brincadeira como a diretoria está levando essa negociação,o flamerda quer pagar 7,5 e colocar 1,5 de premiação por títulos conquistados,isso é assinar um atestado de incompetência,o flamerda quer comprar pagar o que quer,como quer.Acho que se tem proposta tem que vender sim, Allan,Nathan Silva mas com responsabilidade

    1. Já mudou essa propsta. Allan tem 20% e abre mão de 10% para o Galo. Pedimos 10, vale dizer, ficaríamos com 8.
      O Flamídia subiu para 9, sem condicionantes, com isso o Galo pega 8,1.
      É o que me foi dito.

      1. Não dá para atacar a diretoria neste momento. Dificuldade financeira não é aliada a ótimos negócios. Não dá para ficar com um jogador que ganha 450 e teve proposta de 900 . . . o cara (Allan) simplesmente não quer ficar e ponto! É vender pelo melhor valor possível e vida que segue. CRITICAR é muito fácil para quem não sabe como é difícil fazer futebol sem dinheiro. Bom que nosso Blogueiro é inteligente e bem informado. É correto nas cobranças e informações.

      2. Pelo que eu li, o Galo tem 70% dos direitos do Alan, o restante seria 20% do jogador e 10% do empresário dele. Nesse caso o Alan abrindo mão de 10% dele, o Galo ficaria com 80% do passe, se o Flamengo ofereceu 9, o Galo ficaria com 7,2M. Mas dizem que o Alan já aceitou a proposta do Flamengo, nesses casos é melhor vender, do que ficar com jogador com ma vontade por não ter ido pra onde ele queria.

  9. O adversário de hoje é um time que sabe jogar e têm seu valor… todo cuidado será pouco e o nosso GALO bom de briga precisa mostrar seu melhor futebol mesmo sem o HULK… que o Coudet não invente um daqueles rodízios sem cabimento algum!!!

  10. Bom dia, prezados Atleticanos

    Brasileirão – jogo 10/38 – Red Bull Bragantino (casa) – A tal “Hulkdependência” será mais uma vez testada. O time precisa aprender a produzir futebol inteligente, agressivo e envolvente, sem a principal liderança técnica.

    Eu escalaria o jovem Cadu pra enfrentar os jovens do Red, que fazem parte um projeto ousado e pioneiro no Brasil. Cadu não vai se intimidar, pois do outro lado estará o espelho da sua geração.

    Nossos pontos perdidos: 05 (casa) e 05 (fora), num total de 27/114 pontos disputados. É jogo pra ganhar, Gaalooôô!

  11. Eu particularmente não gosto de “sertanejo universitário” gostaria que eles se formassem logo e acabassem com essa música horrorosa.

  12. Assunto que dominou a semana : ALLAN , e as propostas que nunca
    ninguém viu chegarem oficialmente .

    Considerações :
    1.
    Fazer qualquer alusão na mesma linha de pensamento em que estejam ALLAN e CEREZO .
    Isso é como uma blasfêmia , independentemente de gerações

    2.
    Numa relação de conquistas do cara, qual a performance mirabolante dele que mereça destaque , a não ser o fato de fazer parte do COLETIVO ?

    3.
    Numa rápida olhada no trabalho dele temos que , por jogo , recebeu 597 bolas ; devolveu para o mesmo passador , 285 ; recuou para a zaga e/ou goleiro 117 ; fez 195 lançamentos para o FANTASMINHA e 2 para um ou outro atacante ; desarmou 17 vezes COM FALTA e 1 na boa , na dividida .

    Quando tentou bater um pênalti , PERDEU , e nos tirou da Copa do Brasil contra o valoroso e insuperável AFOGADOS da INGAZEIRA , aquele do goleiro do boné .

    Números INCONTESTÁVEIS para o melhor meio-campo do BRASIL .

    1. Prezado permita-me comentar:
      Apesar destes números negativos levantados em seu comentário, errou sim, entregou que me lembro 1 gol, mas longe de ser o delivery do Otávio.
      E apesar dos números negativos não vi nenhum clube vir aqui atrás do delivery.

      1. JBGALO ,

        não estou a comparar ninguém por aqui

        Conteste que ele entregou uma desclassificação para os AFOGADOS da INGAZEIRA

        Conteste que ele acertou , em TODA sua carreira no Atlético , apenas duas bolas que resultaram em gols

        Conteste que os desarmes dele são feitos , na maioria das vezes , com faltas

        Conteste que ele é um volante que corre ATRÁS de atacante , o que a gente cansou de ver

        Conteste que ele é o jogador que mais recua bola pra zaga e goleiro

        O ALLAN é HORROROSO !

    2. Calma Barata!
      O que tenho sentido é se o Allan é ou não importante para o time do galo atual. Nada mais do que isso. Uns acham que sim outros acham que não mas não nominam quem é o melhor na sua posição, repito, no plantel atual do galo . Para mim a discussão até então posta diz somente sobre isso. Comparações com jogadores excepcionais que já vestiram a camisa do galo, não vejo sentido. O time do galo é o atual e ponto final.
      Abraço e é sempre agradável ver o seu posicionamento.
      Mas hoje é o Bragantino que nos preocupa.

  13. https://aqui.uai.com.br/esportes/dois-clubes-europeus-estao-interessados-na-compra-da-saf-do-atletico/
    MAIS UMA NOTÍCIA MUITO
    TRISTE , O GALO SENDO OFERECIDO NO MERCADO COMO BANANA OU FARINHA NA FEIRA….. ………
    NÃO CONSIGO ENGULIR TAMANHA BARBÁRIE QUE ESSA GENTE VEM FAZENDO COM O NOSSO GLORIOSO CLUBE ATLÉTICO MINEIRO…..
    A PREVALECER ESSA PROPOSTA , ESSA SAF DO GALO SERÁ UMA VERDADEIRA BADERNA…….
    QUE DEUS SALVE A PAIXÃO DE MAIS DE 10 MILHÕES DE ATLETICANOS , DAS MÃOS DESSA GENTE………..

  14. MÁRCIO GUGU , ou PAULADA , era tido como “raparigueiro” , vivia com “as primas” na noite .

    Um dia , chegou um técnico que quis
    por ordem na casa , treino às 7 da manhã , pra pegar o MÁRCIO no contrapé e sacá-lo do time .

    Não adiantou : o zagueiro era o mais aplicado nos treinamentos , mesmo tendo estado a noite toda em
    “vigília” .

    Torcedor , larga mão dos caras !
    Se não for bem no jogo , desce o cacete .

    Fora isso , ninguém tem nada a ver com a vida do atleta .

    1. Pois é BARATA, eu gostava do MÁRCIO PAULADA no time atleticano. A despeito de ser zagueiro viril, hostil e brucutu, sabia zagueirar…

      E não é que chegou a usar a camisa da Seleção Brasileira no Sub-20. Foi campeão em Cannes, França, numa visita da Seleção que tinha Levir Culpi, Carlos Alberto Pintinho e outros.

      MÁRCIO GUGU foi viver em Uberlândia e por lá foi bem recebido pela cidade que o acolheu como filho da terra com a comenda de cidadão honorário.

      Na solenidade muitos jogadores de seu tempo estiveram por lá para prestigiá-lo. Também esteve presente para prestigiar o PAULADA o cronista esportivo e apresentador MILTON NEVES.

      Sobre MILTON NEVES, o AmiGalo LEO PEREZ citou o cronista na postagem de hoje como se pode ver. MILTON NEVES, embora do EIXO, nunca deixou de exaltar e glorificar o GALO para o Brasil.

      Vida longa com felicidades e paz para o MÁRCIO PAULADA e MILTON NEVES…

    2. Uma vez vi uma entrevista do jogador Valber zagueiro do São Paulo, falaram que ele bebia durante as folgas, e ele disse sim bebia e ganhei quatro títulos pelo SP, no dia de decisão eu dava meu sangue em campo.

  15. Bom dia Massa e Guru

    Sinceramente, torcedor que fica preocupado com jogador que foi ao show de um cantor Maria não e chato. É doente, isto sim.
    Jogador tem vida social sim, igual a qualquer torcedor e tem direito de ir aonde quiser, até na zona.
    Devemos sim ser chatos em cobrar é desempenho, vontade e compromisso, mas tudo dentro de campo e nos treinamentos.
    E aproveito para fazer uma breve defesa da postura de Alan neste imbróglio de sua ida para o Flamerda: pense vc torcedor trabalhando, suando a camisa, dando seu máximo e um colega de serviço que fica só na boa, falta ao trabalho, sai mais cedo e no final do mês ele ganha o dobro de vc?
    Pois e assim e Alan x Vargas! Compreenderam ou querem que eu desenhe?
    Avisa lá pro entregador de camisas que o jogo é contra o Massa Bruta e espero que ele não va jogar a lá Novohorizontino com um plantel de 18 milhões mensais.

  16. Igor Gomes , um jogador que a massa ja detectou que tem o espirito atleticano. Ataca , defende , corre o tempo todo , algfumas vezes nao faz um bom jogo , acontece , ate o monstro Hulk , algumas vezes nao atua bem. Igot Gomes , otima contratacao , o tempo vai mostrar

    1. POIS É , MAS AO QUE TUDO INDICA , O KÚ DET , NÃO VAI MESMO COM A CARA DE ÍGOR GOMES , QUE A MEU VER É UM JOGADOR MUITO SUPERIOR A HYORAN………
      NÃO CONSIGO ENTENDER ESSA IMPLICAÇÃO DO KÚ DET COM ÍGOR GOMES.

    2. EVANDRO ,

      já passou da hora do moço ser mais aproveitado , mesmo que seja entrando no decorrer dos jogos .

      É inteligente , consegue pensar rápido , lembra muito o RENATO PÉ MURCHO , “jogadorzaço” .

  17. Bom dia !
    Os jogadores estão no direito deles de divertirem, não gosto desse patrulhamento de torcedor na vida pessoal dos atletas. Hoje o celular virou uma arma para mal intencionados, que buscam acesso as suas redes sociais, fazem de tudo.
    Quanto ao Hulk ir ao show de um cantor azulado ninguém tem nada com isso, é o gosto musical dele.
    Reinaldo em sua época convivia com Milton Nascimento, Gonzaguinha que também eram simpatizantes do lado azulado. Tinha convivência com o radialista Tuti Maravilha e deitavam falação para cima do Rei.
    Deixem em paz a vida pessoal dos caras. Hoje existem formas, exames e fisiologia por exemplo, do clube saber se o atleta está com rendimento comprometido por excessos fora do ambiente de trabalho . Isso , realmente, é uma coisa chata e invasiva.

  18. Bom dia!
    Eu não critico Edenilson por ir ao show sertanejo e sim por ele frequentar a cidade do Galo. A possibilidade de ver esse sujeito em campo juntamente com Vargas é simplesmente desanimador.

  19. O RED BULL BRAGANTINO:

    Com 13 pontos ganhos é o 11º colocado (3V, 4E e 2D). O saldo é positivo de 1 gol. É o 5º melhor ataque (+14), inclusive melhor que o ATLÉTICO (+13), porém com uma pior defesa (-13) que o CAM (-7).

    Jogando fora de casa ainda não venceu e tem desempenho inferior ao ATLÉTICO. Como mandante tem resultados superiores ao GALO e em Bragança Paulista ainda não perdeu.

    Time provável (4-3-3): Cleiton; Andrés Hurtado, Léo Realpe, Luan Patrick e Juninho Capixaba; Lucas Evangelista, Jadson e Eric Ramires; Thiago Borbas, Sasha e Vitinho.

    Desfalques: Matheus Fernandes, (suspenso); e Helinho (lesionado).

    O técnico português PEDRO CAIXINHA, amigo de JOSÉ MOURINHO, fez bom trabalho no México onde foi campeão de um Apertura, campeão de uma Clausura e fechou a Liga dos Campeões da Concacaf com um vice-campeonato. Também atuou na Arábia, Catar e outros países.

    É um técnico estudioso e ofensivo que gosta de jogar pra frente estando com a bola; sem ela põe o time para recuperá-la o mais rapidamente possível. Gosta de jogo simples e com intensidade. É um treinador que vem agradando, mostrando valor e pode vingar no futebol brasileiro como ABEL e VOVOJDA.

    Os quatro últimos resultados do BRAGANTINO, que tem uma média baixa de idade (24 anos), foram até bons (E, V, V e D): empatou com o PORCO por 1 a 1 como visitante; ganhou de 2 a 0 do SANTOS em Bragança Paulista; ganhou de 2 a 0 do FURACÃO em Bragança; e perdeu de 2 a 1 para o FLU no Maracanã no último domingo em partida que começou forte e chegou a desperdiçar chances de gols no final do jogo quando chegou fisicamente inteiro. Não é um time bobo nem o técnico é um zé das couves.

    O ATLÉTICO é favorito, mas…

    Que o COUDET e os jogadores atleticanos não se esqueçam: (1) que todo jogo é jogado; (2) que todo lambari é pescado; (3) que no Brasileirão todo jogo é uma FINAL…

    VAMUUUUU, GALOOOOOOO!!!

  20. Na sexta feira, de meio feriado, estava caminhando pela Savassi, com minha camisa 11 listrada, com anúncio da Ricardo Eletro, quando tomei um grande susto com uma senhora sorridente que chegou apontando e gritando “olha o nosso Galo aí”.
    Passado o susto, veio a alegria, e reflexão sobre o bom momento que o Galo está vivendo e que deve ser comemorado .
    Por falar em comemoração, vamos a um dos temas do blog Canto do Galo de hoje . Entendo que a maioria dos jogadores tem uma vida sem privacidade e que sem excessos de bebidas ou “outras coisas” devem SIM participar de eventos e festas . Criticar o Hulck por ter participado de um evento sertanejo não deve ser de quem o acompanha diariamente . O cara é um “monstro” boa treinos e está sempre focado . Ele treina no Galo e em casa também . Prova do seu foco é que quando tem alguma lesão recupera se num piscar de olhos. Se a crítica foi que o cantor é cruzeirense que ótimo que o cantor teve a sensatez de posar com o manto .
    Sobre o tema do conselho entendo que a regra é clara e deve ser seguida “na risca” ou melhor “no preto no branco”. A argumentação é que a fraude estaria no fato de alguns eleitos não terem preenchido a regra estatutária de serem cotistas do Clube Labareda, da Vila Olímpica, ou da Sede de Lourdes em período não inferior a dois anos. Este item é muito fácil de ser comprovado através de uma perícia e entendo que os que não preencherem a regra devem serem convidados a se retirar do conselho e receberem o título de “persona non grata” no Galo .
    O cronista poderia ter entrado também num terceiro tema que é o último programa, no próximo do domingo, de um cara que mesmo atuando fora de Minas, no chamado eixão, sempre foi sincero com o glorioso: Milton Neves.
    Que este sábado seja sem susto, no gramado e na Savassi, e que tenhamos uma grande vitória para a torcida e os jogadores poderem comemorar sem serem criticados por alguns poucos que não consideram o maior direito constitucional que é o direito de ir e vir .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *