Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Olhando para os lados e para a frente

Nessa reta final de temporada, quando ainda podemos vencer e conquistar títulos, até mesmo fechar o ano sem alguma grande conquista – pelo menos uma Galo, preferencialmente a Libertadores -, temos de conciliar o presente e sonhar com o futuro. Faltam apenas três jogos em cada Copa, sendo o único time brasileiro nas três principais frentes em disputa. No Brasileirão, a única situação em aberto para o Galo, resta avançar e recuperar pontos precisos perdidos para adversários que lutam contra o rebaixamento.

Foram mais de dez pontos, o suficiente para figurar no G4, nem considero a distância de 20 para o atual líder da competição. Passou, sem tempo de chorar e/ou reclamar, apenas alertar que não dá para vacilar contra qualquer adversário, Em contrapartida, na Libertadores e Copa do Brasil, estamos – invejavelmente – vivos e com boas chances de conquistar título(s). E com bom desempenho nessas duas, tanto que estamos nas semifinais de cada delas.

Na Copa do Brasil, até o momento, são sete jogos – entramos na terceira fase, time grande só participa depois da seletiva que elimina aventureiros -, e já eliminamos Sport (1v e 1d, passamos pelo saldo), CRB (1e e 1v, por goleada) e São Paulo (1e e 1v, na casa do time paulista). Quarta-feira saímos na frente com o Vasco (2 a 1) na nossa casa. Vamos ao Rio dependendo de um empate para avançar à finalíssima. Será jogo duro, mas confio no time cascudo que o Galo vem demonstrando ser de alguns jogos para cá.

Já na Libertadores, depois de fazer a segunda melhor campanha geral na fase de grupos (15 em 18 possíveis), temos pela frente o River Plate – exatamente os argentinos – que foi o primeiro colocado nesse quesito (16 pontos). Coisas do destino, do outro lado estão Peñarol (12) e Botafogo (10), ambos classificados com a segunda colocação nos seus grupos. O uruguaio exatamente no grupo do Galo. Depois eliminamos o San Lorenzo (1e e 1v) e fluminenC (1d e 1v, superamos também pelo saldo). Serão dois jogos com o River, o primeiro aqui e o segundo em Buenos Aires. Assim como na CB, adversário dificílimo, mas pelas mesmas razões, acredito que podemos chegar à grande final na capital argentina.

Vamos ter, creio que já na partida de volta com o Vasco (19/out), os retornos de Saravia e Zaracho, ambos importantíssimos ao treinador Milito. Otávio já retornou e bem no meio da semana. Já na primeira partida com o River (22), com o River, além dos três ainda contar com Fausto e Deyverson que não podem disputar a competição nacional. São jogadores importantíssimos para esse momento definidor do futuro do Galo, tanto para essa quanto para a próxima temporada. Ambas valem vaga para a próxima Libertadores, enquanto o campeão dessa Copa atual, assegura vaga em dois mundiais. O de 2024 e também em 2025, quando será implementada a nova fórmula de disputa.

Paralelo a tudo isso, ganhando ou perdendo, a direção Atleticana já tem de trabalhar o planejamento para a temporada seguinte. Mesmo considerando que esses títulos, conquistados ou não – caso apenas um e qual deles -, são determinantes à montagem do elenco para o próximo ano. É uma árdua missão e que não pode ser adiada. A temporada de 2025 tá logo ali, faltam apenas 90 dias para a virada do ano. Eu que não queria estar na pele de quem decide isso, haja equilíbrio e pés no chão para gerir esse momento. E a Torcida é exigente. Mas é muito presente. Quarta cheguei no entorno da nossa casa cerca de quatro horas antes do jogo. Que maravilha presenciar a chegada da Massa. É lindo ver a(o) Atleticana(o) ocupando os arredores e a esplanada. Um espetáculo de pertencimento. Boa sorte, Galo!

Em tempo: Sem intenção de polemizar, mas os preços lá continuam salgados. De ingresso, nas Copas, e os demais fundamentais. Estacionamento, que caiu de 120 para 100 reais, ainda muito mais caro que os 60 do Mineirão. E é a mesma Estapar. E nos bares também. Comprei uma porção de pastéis para engara a fome. Além do refrigerante latinha por 10 reais, a meia dúzia de pasteizinhos (minúsculos mesmo) tão vazios quanto o meu estomago faminto. Nuh! Fora isso, quero ver se o Vasco vai tratar o Atleticano com a mesma fidalguia que receberam aqui. O presidente Podrinho não tem ajudado. Só espero que não façam como o flamídia, que a cbf sempre marca primeiro aqui, para depois os dirigentes cariocas aprontarem com a Massa. De olho!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

12 thoughts to “Olhando para os lados e para a frente”

  1. Na Libertadores todo cuidado é pouco pois não basta só olhar para o adversário que é um time muito bom, treinado pelo cara mais amado pela torcida, tradicional e de camisa pesadíssima.

    A grande final será na casa do River e os caras vão fazer de tudo para estarem nesse jogo ao lado de seu povo… vão querer que absolutamente tudo conspire a favor deles nessa semifinal contra o nosso amado CAM… que a Conmebol seja imparcial como aparenta ser e escale os melhores para apitar esses jogos de muita pressão.

    Nosso presidente Sérgio Coelho precisa ficar antenado em tudo que se passa nos bastidores da entidade lá no Paraguai… os argentinos estão em polvorosa com essa chance de disputar e vencer a Libertadores em casa… têm muita coisa envolvida… abre o olho GALO.

  2. Estou focado nas Copas e espero gritar campeão em pelo menos 01 PIPOCA NÃO MEU GALÃO!!
    Brasileirão de pontos corridos só tem emoção quando tá brigando pelo título nossa situação de cumprir tabela é BROXANTE!!
    Que venha logo o jogo contra o Vasco e os jogos contra o River VAMOS MEU GALÃO PIPOCA NÃO HEM!!

  3. Salve Massa e Guru

    O termômetro do atual momento do time é a não citação do apelido dado a Milito, aqui neste espaço nas últimas postagens: Pardalito.
    Eu mesmo cansei de chamar o técnico assim.
    Milito continua escalando Batáglia de zagueiro, colocou Lyanco de lateral e insistiu com Fausto Vera e Bernard, ou seja, continuou com suas convicções, mas na verdade, o que o mudou foi a postura dentro de campo.
    E quando dentro de campo as coisas vão bem, na arquibancada faz o resto.

  4. Deixa de ser pão-duro, blogueiro! Já esqueceu dos ensinamentos do Padre Torga contra a avareza? Ah, infiel, vai arder no mármore do inferno!!!! Futurista, ele sempre vociferava: “Futebol é pra rico”!

    1. Teobaldo, veja só: o Presidente da Comebol já foi Presidente do Olimpia. Caso o River ganhe a,Libertadores ( que será decidida em Buenos Aires), o Olimpia irá disputar o Mundial de Clubes, que renderá 20 milhões de euros a cada participante. Então, na sua abalizada opinião, a Comebol vai ou nao, agir, nos bastidores para expulsar um jogador do Galo nesses jogos contra o River?

      1. Prezado Domingos Sávio, você não está seguindo os sábios conselhos do Padre Torga quando, do alto das Montanhas da Serra da Bocaina lá em Araxá, sob os olhares lacrimejantes do nosso anfitrião, o blogueiro, que estava ajoelhado, vaticinou: “Não levantais falso testemunho”!

  5. Tão importante quanto pelo menos ganhar uma das copas é conseguir conciliar o que se tem de melhor no Brasileiro. Um olho no peixe outro no gato, na tabela estamos mais pra baixo que pra cima, por isso vencer o vitória que é fraco é de extrema necessidade Nem sei se 45 esse ano vai livrar alguém do Z4, já que pelo menos um vai ficar brigando por aí. Então euforia a parte, muita calma nessa hora, e isso não é pessimismo é realismo, vamos fazer o dever de casa pois esse negócio de jogo atrasado não é garantia de vitória.

  6. Bom dia. Além de reforçar, o galo precisa equilibrar o elenco, trazendo lateral direito e um meia( esse jogador tem que ser diferenciado, mas tá cada vez mais raro). Com as saídas que estão programadas, o galo vai precisar desembolsar grana, por isso a importância dos títulos que estamos em disputa. Jogador bom não tá na esquina do mercado central viu Vitor? Vá atrás, negocie, desembolse e traga gente que quer títulos. Cadê os 3 hulks? Tá na hora de ir buscar.

    1. Bom dia Avila, bom dia Alhadas. Em relação ao meia, temos o Gustavo Scarpa, que tem , na minha opinião ( o que segundo o Teobaldo não Significa nada e segundo o Toninho Juiz Fora é asneira). Basta o técnico querer usar o Scarpa nessa posição. Na minha visão, eu contratava o Arias para a direita e colocava o Scarpa na armaçao. Agora temos de tirar do elenco o Mariano, os dois Igor ( Rabelo e Gomes) , o Mauricio Lemos, o Vargas, o Alan Kardec e o tristeza nas pernas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *