Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Oi! tchau!

Não consigo admitir que depois dessa longa espera, vamos finalmente ver os principais jogadores com o treinador definitivo para a temporada e logo após entrar em nova paralisação do futebol. Confesso minha decepção com essa medida, uma vez que aguardava segunda-feira uma eventual reunião onde seria debatida a situação.

Ao juízo que a vida me sugere, entendo que obedecidos protocolos sanitários, com os estádios ainda sem público, seria possível o prosseguimento das competições. Para essa avaliação, necessário seria que todos os interessados se reunissem e chegassem a um consenso sobre a continuidade do campeonato estadual.

A crise é séria, todos nós sabemos, mas – entendo – as partidas do mineiro em nada prejudicariam o lockdown anunciado no início dessa semana. E mais, como estamos todos trancados dentro de casa, os times em atividade seriam uma opção aos amantes do futebol que estão sem lazer. As crianças têm as programações infantis da TV e o compromisso escolar on-line. Adultos estão condenados ao desespero. Os que têm home, ainda se ocupam com o trabalho, mas e as outras coisas?

Enfim, não sou profissional da área, estou expondo apenas o meu sentir. Já fiquei meses trancado sem ver a rua, sei o quanto foi alucinante aquele momento. E sem o Galo como agravante. Seguirei em office na minha atividade profissional e compromisso com esse nosso espaço. Com o time atuando ficaria muito mais romântico.

Sobre o jogo de hoje, o primeiro e último sob o comando do Cuca e com os profissionais liberados, até que a vacina esteja disponível ao alcance de todos, tenho boa expectativa. Ao que estamos ouvindo e lendo, o treinador irá utilizar força máxima. A grande atração da tarde/noite será a estreia de Nacho.

Até então, os garotos e reservas asseguraram quatro vitórias em igual número de jogos. Somando os 12 pontos possíveis, o Galo ainda tem o melhor ataque (12) e a segunda melhor defesa (dois), com um saldo de dez gols. Só o número de gols é duas vezes e meia o número de tentos marcados para o segundo melhor ataque (três times nessa condição).

São números estimulantes, ainda considerando que até então vínhamos poupando aqueles que chegaram à terceira colocação no recente Brasileiro. O UAI/EM fez uma enquete entre os Atleticanos sobre o time a ser escalado por Cuca. Pelo resultado, o treinador se mostra em sintonia com o Torcedor, com sua provável escalação. Excetuando o goleiro (Rafael teve 84%), ao que parece ele vai optar pela sequência de Everson, e Tardelli em tratamento na fisioterapia, os demais serão os mesmos preferidos pela Massa.

Será o período de observação para definir o elenco da temporada. Ao que percebemos, devem chegar ainda um lateral, um zagueiro e possivelmente outro volante. Dos quase 50 à disposição, seis garotos retornam ao sub-20 e outros mais experientes viram moeda de troca ou até mesmo podendo ser liberados e fazer caixa aos cofres.

Até breve!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

31 thoughts to “Oi! tchau!”

  1. Não pude ver o primeiro tempo.
    Pelo que os comentaristas disseram Nacho comeu a bola.
    Vi o segundo tempo, ou seja, não vi absolutamente nada. Hulk achando que é um garoto e carregando a bola pelo meio até perder ou se equivocando num passe mais profundo.
    Quando vi a escalação do Cuca com a volta de Allan e Jair, deu pra ver que ele não viu nada do Galo e escalou basicamente o time de Sampaoli. Fez exatamente como Levir que não viu, não sabe e não conhece.
    Pra mim o time tinha que ser o que estava nas mãos do interino, mas…o Cuca é o Cuca, ou não.
    Agora é esperar a boa vontade desses governantes imbecis que veem onde não tem e não veem onde tem.
    Ficar em casa tendo o salário caindo na conta todo mês é fácil. Difícil é pra quem tem que ir pra luta e não poder por causa da sandice de homens despreparados com apoio de idiotas mal informados.

  2. NÃO FOI À TÔA QUE O RIVER GANHOU TUDO NOS ÚLTIMOS ANOS.
    ESSE NACHO FERNANDES JOGA DEMAIS , UM CRACAÇO DE BOLA. ESTÁ EM TODOS OS LUGARES DO CAMPO , É O MAESTRO DO TIME.
    ME LEMBROU MUITO O TRI CAMPEÃO MUNDIAL , GÉRSON , O CANHOTINHA DE OURO.
    GRANDE CONTRATAÇÃO DO GALO .

  3. Não entendo a necessidade da contratação de mais um lateral. Imagino que se refira a LD, mas até o momento o Guga é soberano com Talisson e Mariano lutando pela sombra. Guga é o melhor de todos? Não! Mas está longe de ser ruim. Pra mim seria gastar dinheiro a toa, a não ser que ele ou Mariano saiam.
    Hoje enxergo um zagueiro titular como principal necessidade do clube. Volante? Só se tivermos oportunidade de mercado, e ao meu ver o Guilherme Castilho deveria ter sido melhor aproveitado, e seu início de campanha no Juventude demostra cada vez mais que merecia uma oportunidade.

  4. Na verdade é hipocrisia atras de hipocrisia. Paleativo atras de paleativo. Num país onde não se tem respeito as leis porque as leis são verdadeiras peneiras com mais brechas do que as defesas dos times treinados pelo sampaoli, oque deve ser feito não é feito, porque tem sempre um de plantão pra dizer que fere isso, fere aquilo e ai vamos nos arrastando nessa pandemia. O Futebol era uma das poucas diversões que restava ao cidadão que esta quieto em casa. Fizeram algum estudo? Por causa do futebol aumentou as internações? Por causa dos Futebol o virus se alastrou? Ou foi por pura incompetência e interesse politico de um e de outro que a coisa ta desse jeito. É desanimador saber que qualquer um que esteja la em cima tomando as decisões é cada um pior que o outro. Que ninguem mexe nas leis por interesse proprio e que o nosso povo infelizmente também não faz por onde. Acho que vou religar meu karaoke..

  5. Deveríamos estar lutando por vacinas, coisa que esse governo incompetente não fez! Quanto ao futebol, vou sentir muita falta, mas se essa medida for necessária para diminuir o avanço da Covid 19, vou aceitá-la com resignação. Mais de 2.600 mortes diárias não é brincadeira e a cada rodada vários jogadores são infectados. Isso é fato!Concordo com o Lisca!

    1. Igual aos anteriores.

      “Em consideração à sua pessoa, sempre presente aqui no blog, estou autorizando a publicação. Rogo, pelo Galo, evitar – sutilmente ou não – considerações de cunho político. Somos Atleticanos, da direita até a esquerda, católicos, evangélicos e kardecistas, então vamos elevar o pensamento ao Galo.”

  6. Já está tão deprimente toda essa situação da Pandemia e pra piorar o astral, tiraram o nosso GALO de campo por mais um período sem disputas…

    Que DEUS nos abençoe com muita saúde, sabedoria e paciência pra suportar tudo isso, amém…

    E que o time possa se mostrar com fome de bola e faça um bom jogo hoje, vencendo e com goleada!!!!

  7. Minha opinião é que o futebol deveria continuar, PORÉM com protocolos mais severos.
    Limitar a 18 o número de atletas por jogo. No banco de reservas, só o TÉCNICO E O MÉDICO.
    Se contar um diretor, um auxiliar técnico, um massagista e dois roupeiros… No total máximo de 25 pessoas por delegação. Hoje são 40.
    Outra sugestão, os jogadores ficarem na concentração desde o momento do exame do covid (36h antes) até o jogo.

  8. Minha opinião é que o futebol deveria continuar, PORÉM com protocolos mais severos.
    Limitar a 18 o número de atletas por jogo. No banco de reservas, só o TÉCNICO E O MÉDICO.
    Se contar um diretor, um auxiliar técnico, um massagista e dois roupeiros… No total máximo de 25 pessoas por delegação. Hoje são 40.
    Outra sugestão, os jogadores ficarem na concentração desde o momento do exame do covid (36h antes) até o jogo.
    Com regras mais rígidas, entendo que o futebol poderia continuar.

  9. bom dia Eduardo e massa. vou dar um exemplo aqui em Portugal o futebol não parou mesmo com milhares de infetados e centenas de mortos todos dias e com ambulâncias na fila porque não tinha vaga nos hospitais . o país ficou 2 meses quase tudo fechado agora que começou a reabrir. sobre o time acho que não era hora de por os titulares,aliás tem titulares que nem reservas servem. se o cuca tirar o Rafael para por o Everson frangueiro amanhã ja começo a corneta .alias todos nós sabemos que o ponto fraco do galo éa defesa principalmente no gol. se for continuar com rever.Guga.everson.allan na equipe simplesmente vamos ficar no quase de novo.entao diretoria precisamos pelo menos 3 jogadores para ser titulares. ótimo final de semana a todos amigalos. vai galoooooo.

  10. Já que temos aqui manifestações sobre as medidas
    restritiva a nós impostas , sinto-me no direito de
    emitir a minha opinião .

    Impressionante o massacre mental que a imprensa
    canalha e ideológica conseguiu impor a toda Nação.

    Li aqui que países ” civilizados” já reconheceram a
    gravidade da doença .

    Reconheceram e trataram de enfrentá-lo .
    O Japão , como exemplo , segue aberto e tratado .

    Para ficar por aqui , São Lourenço , Carmo do Rio
    Claro , Guaxupé , Varginha , Porto Seguro , Porto
    Feliz, Rancho Queimado, São Pedro dos Crentes ,
    e mais e mais cidades que , com eficiência , com
    cuidado e responsabilidade , como o prefeito de
    Criciúma tem agido , enfim , essas cidades estão
    a mostrar ao ” mundo civilizado ” como não se
    dobrar à sanha desses políticos bandidos que ,
    mais uma vez , ASSALTAM a Nação Brasileira e,
    dessa vez , de forma monstruosa , pois que os
    recursos disponibilizados , FARTOS , foram mal
    utilizados , até mesmo desviados .

    É MUITA HIPOCRISIA , É UM DEBOCHE , o que
    temos assistido .

    Como aceitar os PUTEIROS ABERTOS 24 horas
    e os SHOPPINGS POPULARES abarrotados de
    gente TODOS OS DIAS e o resto FECHADO e
    PUNIDO por esses CANALHAS ?

    POLÍTICOS HIPÓCRITAS !
    Povo sem noção , domesticado , sem reação ,
    a ver sua LIBERDADE jogada no ralo .

    Assistam ao vídeo do prefeito de Aparecida ,
    depois sentem no sofá e se deleitem com a
    pipoca , se forem capaz .

    1. Farei a mesma consideração feita ao Wellington segundos atrás.

      “Em consideração à sua pessoa, sempre presente aqui no blog, estou autorizando a publicação. Rogo, pelo Galo, evitar – sutilmente ou não – considerações de cunho político. Somos Atleticanos, da direita até a esquerda, católicos, evangélicos e kardecistas, então vamos elevar o pensamento ao Galo.”

    2. Barata e Wellington têm Prestígio. Eu só tenho Diamante Negro, por isso não sou publicado quando extrapolo… só um pouquinho, é bom ressaltar. Em tempo, o nobre blogueiro esqueceu de citar os ateus. Estamos em tempos de mimimi elevado, caríssimo! Portanto, cuidado para não ser taxado de ateufóbico!

  11. A meu juízo o novo técnico ( quando chega o
    Gilberto Silva ? ) deveria lançar os tais efetivos
    aos poucos para que eles fossem preparados
    para serem titulares de fato .

    Mudando tudo de uma vez pode ser que eles
    se “QUEIMEM” , pois não estão acostumados
    com o futebol que a equipe vem jogando até
    aqui .

    Só de imaginar o Keno X1 ” se achando “, o
    Boneco de Olinda ” se arrastando ” ao sabor
    do vento , aquele guri correndo sem noção
    pra nunca chegar , enfim , só de imaginar o
    velho ranço em campo me causa tremores .

    Mas , vamos ver .

  12. Bom dia,

    Não é espaço para se falar de política, mas, infelizmente no Brasil atual tudo é movido por política.
    Por isso creio que #Moratoriafiscal já.
    Creio que resolveria o caso, veríamos quem é quem e qual o interesse há por detrás das decisões tomadas.
    Grande parte sem recursos, sem como obtê-lo e os impostos todos mantidos, governantes utilizando da pandemia para aumentar seu rendimentos, sugando mais e mais do governo federal.
    E como hoje o presidente resolve fazer algo, vão ao supremo impedir e depois estes mesmos ficam na maior cara de pau transferindo a responsabilidade para quem amarraram as mãos.
    Mas o que nós estamos vendo desde o início é uma tentativa de atingir a toda a população da forma que puder, ou seja, trazer o terror, botar o terror como diria na gíria.
    E assim fizeram quando viram que as pessoas que possuem planos de saúde estarem mais asseguradas, sequestraram os leitos particulares e agora fazem o mesmo com o futebol, a finalidade é clara, atingir aqueles que podem ficar tranquilos em casa só assistindo.
    Afinal não tem protocolo?
    E aí será 15 dias ou até a vacina?
    Julgo que só acaba isso depois que o país quebrar de vez, desde que os impostos sejam mantidos, é claro.
    Quanto ao futebol, vejo que a diretoria juntamente com o treinador deveria procurar manter ao máximo estes jogadores no clube, já que não da no elenco.
    Daí creio que o Sávio e o Dylan deveriam descer ao sub 20 com os demais.
    Echaporã e Wesley os substituiriam.
    Antecipar os fins de contratos de Bueno e Mariano, emprestar o Nathan.
    Assim recolocar mais 3 jogadores, existe claramente lugar para um centro avante da base.
    Em último dos casos, manter os jogadores juntos em uma equipe do interior que irá disputar a série “D”.
    Na verdade não sei o que é o pior, o desânimo bate quando começamos a pensar nestes assuntos.
    Bom jogo hoje, a solução está na mão da população, é ficar em casa quem pode, e manter o que está dando certo.

    1. Em consideração à sua pessoa, sempre presente aqui no blog, estou autorizando a publicação. Rogo, pelo Galo, evitar – sutilmente ou não – considerações de cunho político. Somos Atleticanos, da direita até a esquerda, católicos, evangélicos e kardecistas, então vamos elevar o pensamento ao Galo.

  13. Será que até no campeonato Mineiro o Galo vai tentar ser campeão ano que vem? Pelo andar (lentokdown) da carruagem…
    Pelo menos dá tempo de Tardelli se recuperar…hum…mais aí ele fica mais velho…
    Se Everson começar no gol aí concluo que é a “politicagem correta” ou o empresário de Rafael que é fraco mesmo. Certo é que a vontade da Massa que se dane.

  14. Concordo em parte com o democrático blogueiro. Mas, infelizmente, concordo com a proibição, simplesmente por se tratar de uma coisa: estamos no Brasil, onde se abre uma fresta de porta passa uma boiada! Jogadores, na totalidade, será que lá fora respeitariam os distanciamentos? E as pessoas indispensáveis para a estrutura que cobre uma partida de futebol? São quantas pessoas? Todas respeitariam os protocolos? Os próprios jogadores, ao marcarem seus gols, respeitariam protocolos e simplesmente levantariam o polegar um para o outro? Infelizmente, meu caro blogueiro, nessa aí estou com muitos países civilizados e estados do próprio Brasil que já reconhecerem a gravidade da pandemia. Um abraço.

    1. Só concordo com 300% do seu comentário, Marcos. Acrescento que no último jogo do Galo, contra o Patrocinense um jogador deste teve que ser levado por uma ambulância (tirada de um hospital) para um hospital onde poderia ocupar o lugar de um doente de Covid. Isso seria justo?

      1. Prezado Ávila!
        Muito oportunas as suas observações quanto à utilização deste espaço. Política e religião, cada qual com a sua predileção ! Aqui é só futebol: aqui é só Galo!

        1. Quando trato das coisas de saúde, aos 74 anos, não fi-lo porque qui-lo (como dizia o Jânio…) simplesmente. Até porque, recolhido em casa por razões óbvias, uma das poucas coisas que vejo na TV é futebol, principalmente o nosso galo e até mesmo secando o time do Barro Preto. Contudo, ainda fico com a ciência, repito, a ciência, e não com política ou religião, pelo menos aqui neste espaço democrático.

  15. Bom dia Eduardo, atleticanas e atleticanos.
    Vida social às vezes requer alguns sacrifícios. Se já estamos há um ano afastados do prazer de assistir no estádio a uma partida de futebol, agora nem de longe pela TV poderemos fazer isso.
    Mas será isso realmente um sacrifício? Ficar em casa ao lado das pessoas que amamos não pode ser tão sacrificante assim.

    O tempo vai passar e como diz o ditado, ele é remédio para todas as dores da alma. Fico triste, mas conformado e como bom mineiro que sou não vou opinar sobre a paralisação dos jogos. Não sou a favor e nem contra, muito antes, pelo contrário.

    Uma boa sexta-feira para nós, com jogo do Galo para diminuir a tristeza.

    O GALO ESTÁ VIVO, ATIVO E INTEGRADO À SOLUÇÃO DOS PROBLEMAS DA SOCIEDADE QUE EXIGE INTERAÇÃO DE TODOS.

  16. Ótimo dia a todos,

    Porque não deixar a equipe que estava atuando? Um campeonato que deve ser utilizado como laboratório, observar quem terá condições de se firmar ou não, daqui a alguns dias inicia-se a libertadores (assim espero), depois teremos copa do brasil e brasileiro 21.

    Ao meu ver já irá começar as bobagens de colocar um goleiro duvidoso, e desmotivar um que tem condições de ser titular.

    1. Exatamente pela proximidade da Libertadores o time principal precisa jogar para pegar ritmo. Com a paralisação do campeonato quando isso poderia acontecer?

      1. Daniel, ótima tarde

        Aproveita e faz uma pré temporada, veja como o Guardiola roda o elenco nos torneios que o City participa. Essa é a minha opinião.

  17. Bom dia!
    Lamentável tudo o que vem acontecendo, inclusive os governantes completamente perdidos nessa questão sanitária. Essa medida desesperada só vai piorar as coisas.

  18. Bom dia Eduardo. Bom dia a todos. Sinceramente não entendo critério do Galo. Retornaram seis jogadores ao sub 20. Idade não deve ter sido o critério pois Savinho com 16 anos ficou entre os profissionais. Desempenho no Mineiro tbem acho pouco provável pois Felipe Felício na oportunidade que teve jogou, na minha opinião, melhor que Savinho. E a opção do técnico pelo Everson?

    1. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos.
      Se houver a paralisação do campeonato, serão apenas os jogos? E os treinamentos como ficam? Continuam ou serão também suspensos? Neste caso, os contratos dos jogadores também serão suspensos? Este é um imblolio de difícil solução, portanto, passo batido… como torcedor, claro que gostaria de jogos!
      Hoje tem galo em campo. Deveriam, ao meu juízo, prestigiaram a molecada até que houvesse uma decisão quanto à continuidade ou não do campeonato.
      Hoje e sempre, galo!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *