Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

O que podemos fazer?

Foto: Bruno Cantini / Agência Galo / Atlético - O que podemos fazer?
Foto: Bruno Cantini / Agência Galo / Atlético – O que podemos fazer?
Roberto Caldeira

Não é de hoje, nem de ontem que o Atleticano se acostumou a viver essa sina do sofrimento. Apoia, se decepciona, reclama, passa a semana toda triste, mas nada muda… Semana que vem tem mais sofrimento…

Se dizem que o brasileiro tem memória curta, o Atleticano abdicou da sua quando o assunto é Galo.

Falando em Brasileirão, a gente até esquece que não ganha há quase meio século. São incontáveis os vexames que esse time vem proporcionando a sua gente, tão apaixonada, e poucas vezes correspondida.

Vamos falar a verdade, amigos, mesmo que seja dura. Nas últimas décadas, quando é que pudemos ter alegria e orgulho do Galo?

Coloquemos a memória pra funcionar: 2013 e 14 foram um oásis num deserto de fracassos! Ah, mas a gente não gosta de futebol, a gente gosta é do Galo! Se não for sofrido não é Galo!

O escambau para essas falácias que só serviram para forjar um sentimento de que o Atleticano não pode ganhar! Que não pode ser feliz!

Alguns ainda tem a petulância de dizer que os títulos da Libertadores e Copa do Brasil fizeram nossa torcida virar modinha, porque o Atleticano raiz torce é pro Galo, contra o vento, seja na alegria e na tristeza, e coisas do tipo! O time perdendo e a torcida cantando que o rival é frouxo!

O escambau pra esse fanatismo cego! Chega de passar vergonha! Eu quero é raça! Eu quero é título! O Galo é gigante! E um clube gigante vive de títulos sim.

O problema é que os títulos, mesmo contando com a sorte, são privilégios de quem tem competência e ousadia!

Coloquemos de novo a memória pra funcionar: quantas vezes vimos isso na Sede de Lourdes?

Mas o que a gente pode fazer? A gente apoia e torce, mas nada muda… O que podemos fazer?

Podemos mudar a história do Galo, amigos! Disso eu tenho certeza! Mas como?

Primeiramente precisamos entender que as mesmas pessoas que já fracassaram e endividaram o Clube, muito provavelmente não vão mudar a história do Galo!

O problema hoje é o Sette! Ontem era o Daniel! Outros dias, era o Ziza, Guimarães, Cury, Brant, tantos outros! Quem será o próximo problema?

Segundo, precisamos entender que existem outras formas, bem sucedidas, de fazer futebol:

  • Democracia: Sócio Torcedor podendo votar e ser votado nas eleições do Clube;
  • Governança: Conselho renovado e participativo;
  • Profissionalização: Presidente (CEO) profissional competente e com dedicação exclusiva;
  • Futebol: Planos de Gestão e de Investimentos de médio e longo prazo na base de jogadores e no profissional;
  • Identidade: Resgatar e fortalecer e identidade de futebol do Galo Forte e Vingador;
  • Transparência Total: Auditoria, Compliance e Responsabilidade fiscal.
Foto: Foto: Bruno Cantini / Agência Galo / Atlético - O que podemos fazer?
Foto: Bruno Cantini / Agência Galo / Atlético – O que podemos fazer?

Para alguns pode parecer utopia defender essas bandeiras. Futebol é bola na casinha. Mas como colocar a bola na casinha sem saber fazer futebol?

Ouso dizer que utopia maior é pensar que um dia teremos um Clube verdadeiramente campeão se nada mudar.

Terceiro, precisamos entender a importância do papel do torcedor na vida do Clube. Não basta apenas apoiar e torcer. A gente precisa participar e ser representado.

Ter transparência para poder fiscalizar e cobrar uma boa Governança e Gestão no Galo (abre parêntesis: alguém hoje nos representa no Conselho e na Diretoria?).

Precisamos poder exigir competência e responsabilidade. Vale sempre lembrar Ferran Soriano: no futebol a Bola Não Entra por Acaso (leiam esse livro, se quiser eu empresto).

Mas, e aí? Muito legal tudo isso. Mas continuo sem entender. O que a gente pode fazer?

– Conheça bem as ideias de Renovação do Galo. Pesquise exemplos de outros Clubes e entenda porque são importantes. Fica difícil defender e acreditar em algo que ainda não entendemos plenamente.

– Dissemine essas ideias a novos torcedores. Lembre-os de nossa triste história de fracassos e vexames (quase meio século sem um Brasileiro).

Mostre-os, com argumentos, que existem outras formas de fazer futebol. Mas que isso só será possível se toda a torcida se unir e passar a exigir fazer parte do processo.

– Por fim, se engaje nessa luta. Somos todos torcedores, com seus afazeres profissionais, questões familiares e sociais e que desejam mudar o Galo. Mas sozinhos, sem apoio, ajuda e união não conseguiremos nada.

– Pense, reflita, e decida fazer algo diferente! Chega de sofrer!

– Eu quero meu Galo gigante! Eu quero meu Galo Forte e Vingador!

E você? O que vai fazer?

30 thoughts to “O que podemos fazer?”

  1. O texto ficou ótimo e concordo com tudo. Mas e aí? Estas propostas são defendidas pelo movimento Renova Galo?
    Existe um site do movimento para os torcedores se inscreverem para futura mobilização ou protesto?

    Quanto ao jogo contra o Bahia espero que Mancine coloque Jair e Martínez como volantes. E Marquinhos do lado esquerdo no lugar do Otero. Apesar do Marquinhos ao tentar ser ousado perder muito a bola, já pode ir um volante atrás dele para tentar recuperar a bola. Ainda assim é mais eficiente que Otero, que ultimamente fica apenas rebolando na frente do marcador, mas sem eficiência.

  2. A situação atual do GALO é péssima para as pretensões políticas do Sr. Kalil. Acredito que, no próximo ano, como já vem acontecendo, ele vai aumentar em muito a distância que tem tomado do Sr. Sette Câmara & Diretoria. Assim, entendo que a melhor maneira de quebrar a blindagem do Conselho Deliberativo do CAM é pressionando o Sr. Kalil a apoiar as mudanças que a torcida deseja, incluindo a renúncia da atual diretoria, pois, bem sabemos, ele tem o apoio de uma grande parcela dos Conselheiros. Caso não apoie o movimento de renovação do GALO, que comecem uma campanha de boicote à sua reeleição à PMBH. Porém quem vai por o guizo no gato??? E tem que ser rápido, pois a campanha para reeleição começará logo. A história nos mostra que, na raça humana, o “status quo” só é alterado pelo desejo de quem exerce o poder ou por uma revolução das massas. Como a 2ª opção é impossível (vejam nosso Brasil, na hora em que mais precisamos, sumiram os paneleiros e a turma do R$ 0,10), só restou usar um dos donos do poder (Kalil) para que os demais donos aceitem alguma mudança, mesmo que pequena. A mudança somente acontecerá pela via política ou jurídica. Em tempo: sem o apoio das Organizadas… desistam!

  3. POR ORA , O MAIS IMPORTANTE É SALVAR O GALO DA UTI , E PARA ISSO SÓ COM A RENÚNCIA DE TODA A DIRETORIA , CASO
    CONTRÁRIO EM 2020 SEREMOS REBAIXADOS ATÉ NO MINEIRO.

  4. Eu já estou fazendo a minha parte, cancelei o sócio torcedor e o canal premier. Acho que a única forma para chamar a atenção dos canalhas que são donos do Galo é mexer onde o calo aperta, no bolso $$$$$, talvez assim eles repensam em uma melhor relação entre clube/torcida.

  5. Gostaria de saber como podemos apoiar o Renova Galo. Existe um movimento para colher assinaturas de sócios em apoio ao movimento? Precisamos orientar a torcida para que seja possível uni-la em favor ao movimento!!
    Do jeito que tá não dá, até a Galoucura conseguiram comprar

  6. Falta esquema de jogo, manter a organização, a disciplina tática como fez o técnico do América. Não adianta subir todos desordenadamente para tentar fazer gol. No jogo contra o CAP teria que segurar ao menos o empate.

  7. Roberto Caldeira, texto perfeito.
    Dentre alguns de seus apontamentos:

    Governança: Conselho renovado e participativo;
    Profissionalização: Presidente (CEO) profissional competente e com dedicação exclusiva;
    Futebol: Planos de Gestão e de Investimentos de médio e longo prazo na base de jogadores e no profissional;
    Identidade: Resgatar e fortalecer e identidade de futebol
    Transparência Total: Auditoria, Compliance e Responsabilidade fiscal.

    Foi o que o flamerda fez e deu resultado. O ex presidente deles, Bandeira de Melo, foi bancado financeiramente por uma turma de empresários, para que ele tivesse dedicação total ao clube.
    A receita dada acima é a correta.

  8. Roberto Caldeira, palmas e mais palmas para seu texto de hoje… falou tudo aquilo que a grande maioria aqui quer ver acontecer com o nosso amado CAM!!!!!!!!

    A tristeza maior fica por conta da gente saber que lá dentro, a grande maioria não enxerga nada disso, ou melhor, fingem não querer ver que estas “””formas””” de se fazer futebol que você colocou tão bem no seu texto, seriam muito bem vindas para uma tentativa de se mudar o rumo do clube, pra melhor, com certeza!!!!!!!

    OBS.: a cada jogo que passa, nossa colocação é ameaçada pelos times abaixo na tabela… espero que todos os envolvidos lá dentro do nosso GALO tenham a capacidade de assimilar isso pois é muito preocupante nossa situação… não podemos perder de jeito nenhum pro Bahia!!!!!!!

  9. Boa tarde xará, Caldeira e amigalos decepcionados!!!!!!!!
    Belo texto e que deixa no ar o que é possível fazer para o GALO não afundar ainda mais em 2020! Acho válida a proposta de mais transparência na Administração do GALO e também participação e representação da torcida no Conselho tendo em vista que a safra de Conselheiros não entende absolutamente nada de futebol! Mas e aí….o Senhor 7 prepotente e Senhor de Si vai dar abertura pra isso???? Não vislumbro cenário melhor em 2020, infelizmente….Que venham mais 3 ou 4 pontinhos nesse calvário de Brasileirão….

  10. esse guga com um futebol ridiculo ainda continuar no galo , confirmou que o atletico e uma casa de mae joana , qualquer clube do brasil este cara seria emprestado( o problema e ninguem quer , e muito fraco)

  11. Acho que o primeiro passo é profissionalizar a Diretoria. Feito isso, partir para a segunda etapa, que é profissionalizar o clube. O Galo sempre foi muito amador. Gente apaixonada pelo clube, mas mais disposta a cantar o hino chorando mas derrotas, do que introduzir uma mentalidade vencedora em todos os funcionários do clube. Estava vendo as disputas de pênalti da final do brasileiro de 1977. Convido vocês a reverem no YouTube. Reparem que os jogadores do Galo vão pra bola numa displicência total e absoluta. Inadmissível!!! E isso em 1977…. Há 42 anos essa frouxidão é latente, notória, vexatória. Falta culhão ao Galo. Falta vergonha na cara!!! Parece que o fato de ter uma torcida mais apaixonada que as outras, transforma jogadores, treinadores e dirigentes do Galo, em pessoas que se conformam com qualquer coisa. Atitude vencedora. Vontade de vencer. Bagos rôxos…. Faltou isso em 90% da vida do nosso CAM…

  12. Bom dia! A rodada de quarta pode piorar ainda mais a situaçao do Galo, se perdermos do Bahia, e os concorrentes da parte de baixo vencerem, vamos terminar a apenas dois pontos da zona de rebaixamento, esta ai a grande administraçao voltada a sanear as dividas do Atletico, um erro atras do outro, o ultimo foi trazer esse treinador com perfil de rebaixar times! Grande massa apaixonada, preparem se para o pior!

  13. Bom Dia! Me desculpe tratar de um assunto, em parte, fora da pauta. Guga: pela decisão do todo poderoso Rui Costa, haja vista que temos uma diretoria como a da “Rainha da Inglaterra” (embora no Reino) existe superavit de recursos financeiros/administração profissional/organizacional comprometida com resultados. Enquanto que o CAM é uma “república de bananas”, tanto no comando administrativo (diretoria), que volta e meia está tendo que passar o “chapéu” para honrar compromissos, como nos dias atuais (folha de pagamento atrasada), quanto no comando de futebol (desnecessário mencionar erros). Reconheço que o “desrespeitoso” Guga é um ativo do Clube. Entretanto, perdeu a CREDIBILIDADE em continuar vestir a camisa do CAM. Como também a sua condição profissional. Haja vista que passará a ser hostilizado/marcado pela torcida.

    1. J. Araújo, eu mesmo serei um que vou mandar esse GUGA pra PQP… sorte a dele se não me encontrar pelas ruas de BH, aliás, qualquer um dessas porcarias que vestem nossa camisa… vou xingar sem dó nem piedade… pode parecer falta de educação da minha parte mas nesse momento, todos, inclusive o Presidente, Diretor, Treinador etc… merecem é muito xingamento, fato!!!!!!!!

  14. Bom dia, Massa e Guru!

    “O que podemos fazer?”. Esta indagação é a que venho fazendo em quase todos os meus comentários aqui, e eu acrescentaria a palavra já no final da frase. Tudo que foi escrito pelo nobre escriba de hoje é bonito e salutar, mas as ideias do RENOVA GALO ao qual aderi, se forem acatadas surtiram efeito a médio e longo prazo, e não temos tempo para isto. Precisamos já, neste momento procurar uma alternativa para frear os desmandos e bizarrices que podem ser feitos pela atual diretoria como: renovação de Elias, manutenção de RO, Victor, F. Santos, renovação de Leo Silva, manutenção de uma penca de jogadores medíocres e principalmente manutenção de Vagner Mancini. Se não agirmos agora, esta diretoria continuará a fazer idiotices e nós que ficamos de braços cruzados seremos tão culpados quanto eles.

    #O que podemos fazer já

  15. Bom dia amigos do Galo. Para que haja renovação é impressindivel que a atual diretoria renuncie. Para que 2020 não seja ainda pior que 2019, temos que exigir em faixas espalhadas pelas cidades a renúncia de todos diretores do CAM.

  16. Bom dia Caldeira. Concordo em numero grau e genero com o texto. E vou procurar me inteirar melhor do projeto e contribuir com vocês. É hora realmente de fazer algo de concreto. Parabéns pela iniciativa e perseverança. O nosso Galo agradece.

  17. O que EU posso fazer ?

    Apenas e tão somente alertar para um fato incontestável .

    Kalil não manda nada .
    Nepomuceno não tem nada a ver com isso.
    Nem Sette Câmara , nem Brant , nem Conselheiro algum ,
    haja vista todos serem colocados ali por indicações , com
    exceção daqueles que já exerceram a presidência e que
    pelo estatuto , me parece , têm cadeira cativa .

    Desde Fábio Fonseca ( minha primeira referência ) que a
    administração do Atlético vive às custas de “papagaios
    bancários” para ser tocada .

    E mesmo de dinheiro emprestado com tabeliães que , a
    título de ajudar o clube do coração , liberavam “algum”
    de última hora para fazer frente às despesas correntes ,
    estando eles mesmos na diretoria do clube .

    Chegou-se a perder o próprio estádio por débitos e por
    empréstimos não honrados .

    Reverteu-se esta situação sabe-se lá como .

    Em um determinado momento , alguns “abnegados e
    endinheirados” torcedores , escolhidos para participar
    da diretoria , assumiram a condição de “salvadores da
    pátria” das finanças do clube .

    E, na onda do profissionalismo que engolfou o futebol
    aquelas “promissórias” de antigamente , que muitas
    vezes eram esquecidas no fundo das gavetas , foram
    substituídas e , legalmente , COBRADAS .

    E o clube passou a ter dono . Ou DONOS !

    Então , prezado ROBERTO CALDEIRA , as formas de se
    fazer futebol , TÃO BEM ELENCADAS por você , devem
    ser discutidas com ELES , que todo mundo sabe quem
    são .

    Pra mim , e por mim , haja vista a calamitosa situação
    em que nos encontramos , deve-se partir para uma
    única e decisiva discussão , que é a de apoiar abrir-se
    a caixa-preta da instituição e colocar um S/A no nosso
    ( nosso , em termos ) CNPJ .

    Vamos ser realistas : centro de treinamento,shopping,
    Labareda , Vila Olímpica , nada disso NOS PERTENCE ,
    a única coisa que de fato nos interessa É TERMOS UM
    TIME DE FUTEBOL PRA TORCER .

  18. Bom dia a todos os atleticanos e atleticanas de todos os matizes!
    Bom dia Caldeira.
    Texto contundente.
    Temas que sempre critiquei nesse espaço e, muitas vezes fui hostililzado por isso.
    Conforme vc escreveu é preciso conhecer para entenderve apoiar.
    Não seria hora de se promover reuniões para os interessados justamente para se ter conhecimento sobre o movimento?
    Será que as “lives” na internet tiveram boas abrangências?
    TORCER SEMPRE SEM NUNCA PERDER A CAPACIDADE DE JULGAR!

    1. Caro Alberto

      Este mesmo questionamento sobre a evolução do movimento venho fazendo junto ao nobre blogueiro, mas nunca fui respondido. Quem sabe agora com mais esta sua indagação poderemos ter a resposta.
      Só para lembrar não estou criticando o movimento, até pelo contrário gostaria de vê-lo mais atuante, porque as coisas só mudaram se a torcida mudar e passar do apoio incondicional à cobrança incondicional.

      1. Prezado JBHGALO,
        Perfeito! Cobrança incondicional!
        Não chegamos a lugar nenhum com o apoio incondicional.
        É necessário um conhecimento mais profundo do que consiste esse movimento, para avaliar a viabilidade. Afinal de contas estamos falando sobre uma entidade de direito privado, com suas regras, as quais nós, meros torcedores não temos condições de altera-las.
        Creio que um contato face-a-face com os interessados podetia ser útil.

  19. A INCOMPETÊNCIA E IRRESPONSABILIDADE DA DIRETORIA É IMPRESSIONANTE.
    VEJAM BEM , AS CONTRATAÇÕES :
    BOLT.
    MARTÍNEZ.
    HERNANDES.
    NATAN.
    CHARÁ.
    ELIAS.
    R.OLIVEIRA.
    VINÍCIUS.
    TERANZ.
    SÓ PARA CITAR ALGUNS.
    DINHEIRO JOGADO FORA.
    EMPRESÁRIOS DOMINANDO ESSAS NEGOCIAÇÕES SÃO OUTRO PROBLEMA GRAVE.
    SETTE CÂMARA QUANDO ASSUMIU E CONTRATOU ALEXANDRE gallo DERAM ENTREVISTAS AFIRMANDO QUE O OBJETIVO ERA TRANSFORMAR O GALO EM UM TIME “”VENDEDOR “”, COMO PODE DAR CERTO UMA MENTALIDADE DESSAS.??
    APEQUENARAM O GALO AO CONFINAR A TORCIDA EM UM PEQUENO ESTÁDIO , QUE SÓ PODE SERVIR A TIME PEQUENO.
    ENFIM , AS ÚLTIMAS DIRETORIAS E EM ESPECIAL ESSA DIRETORIA ATUAL , NÃO TEM CAPACIDADE PARA COMANDAR O C.A.M.
    — TEMOS UMA GRANDE TORCIDA.
    — TEMOS UM PATRIMÔNIO E UMA ESTRUTURA INVEJÁVEL.
    — TEMOS UM ÓTIMO ESTÁDIO À DISPOSIÇÃO , QUE É O MINEIRÃO.
    FALTA COMPETÊNCIA , RESPONSABILIDADE , VISÃO E HONESTIDADE PARA COMANDAR UM TIME DA GRANDEZA DO C.A.M.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *