Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

O que nos une é o Galo

 

 

Aproveitando essa pequena trégua nas competições, em que pese a tensão que passamos – afinal qual torcedor de qualquer que seja o seu time não vive sob esse efeito (?) -, farei uma postagem meio desabafo e a outra metade desafio. Diferente do meio a meio do copo cheio ou vazio, onde cada qual defende suas convicções com otimismo e/ou pessimismo, a prosa hoje é no sentido de saber o que desejamos ao time do nosso coração. Somos milhões, igualmente milhões de histórias sobre nossa saga Atleticana. Em décadas na arquibancada conheci muita gente, nesses dez anos de blogueiro me aproximei de muitos outros e pude ouvir relatos maravilhosos.

Concomitante a isso, tratando a todos com a mesma atenção, aproximei e fizemos amizades que teve origem na nossa devoção e paixão pelo Clube Atlético Mineiro. Troco mensagens com vários e sofro como qualquer Torcedor do Galo que tem a mesma vontade de comemorar vitórias e títulos, quando esse desejo não acontece. Entretanto, não diria que sofro ou decepciono, percebo alguns pouquíssimos que são emocionalmente destrutivos. Não imagino e tampouco sei sobre a pessoalidade e se também agem dessa maneira no seu dia a dia com a família, trabalho e outros momentos íntimos que a vida nos reserva e beneficia a quem sabe lidar com a busca da felicidade. Em resumo, no meu caso, tenho buscado sempre a serenidade, quase me convertendo ao estoicismo. Mas isso é outra conversa.

Aqui, como disse acima e está nas considerações do blog, falamos SÓ de Galo que é a razão dessa nossa prosa diária já por alguns muitos anos de convivência. Esse espírito de Atleticanidade, que nos levou a usar várias derivações como essa e até a conjugar nesse caso Atleticanizar. Daí vieram várias outras de igual cunho, teor e intenção dessa nossa comunhão em torno do Galão. Como, por exemplo, Bom diGalo, GaloDia, amiGalo, Atleticanismo e tantos outros que saem e soam de maneira harmoniosa nas resenhas de quem sabe e conhece o que é ser membro dessa Massa. Sei que, assim como eu ao redigir, agora passa na memória do leitor tantos momentos maravilhosos nos estádios da vida. A minha peregrinação já contei, recontei e cansei o leitor de tantas repetições. Nossas boas lembranças superam e apagam a dor.

 

 

Digo tudo isso e insisto nessas considerações, por uma única razão, o Galo precisa do Atleticano unido e com boas energias para chegar ao final da temporada com motivos para nos orgulhar. Será muito distante do que sonhamos, eu sei, mas é o que ainda é possível cobiçar na temporada. Não consigo acreditar que exista algum Atleticano que seja torcedor do caos. Somos Torcedores do sucesso. Daí vejo e não aprecio com tristeza, pessoas apostando no pior, e usando as redes sociais para atacar e denegrir a instituição que juramos fidelidade e muito amamos. Os Atleticanos amam o Galo e acompanham o time em diferentes estádios levando seu grito de guerra. Reclamam, xingam, questionam, mas não conspiram contra. Nesse caso, com tristeza, percebo que existe quem seja torcedor de diretoria e não do clube.

Previsões terríveis de derrotas e goleadas, eliminações nas Copas, rebaixamento e até expressões debochadas que em nada ajudam, sim tumultuam o ambiente lá dentro e também aqui entre nós que fazemos parte da arquibancada nos estádios. Desde os tempos do cimentão até os dias de hoje nas cadeiras. Temos ainda dez jogos no Brasileirão, sendo seis em casa e quatro fora, precisando fazer um terço dos pontos – dez em 30 – para afastar o fantasma do rebaixamento. Dois decisivos para a conquista da Sula. Confio e acredito, mas li e ouvi que não será alcançado e dito de maneira grosseira e grotesca, insistindo em ridicularizar o time que dizem ser torcedores. Acho inconcebível, pois esse gozo estéril frusta tão e somente a quem procura o prazer pela sua frustração.

Feita essas considerações, como disse no início – de desabafo e desafio -, quero crer que o Torcedor Atleticano – ainda que sem BR, CB, LA em 2025 – quer sim fechar e comemorar o ano com o hexa (muito nosso), Sul-americana e já planejar a temporada seguinte na Libertadores e série A do Brasileirão. Também em busca do hepta, apesar de a cbf – contando com a acomodação das federações (no nosso caso a fmf) – vir aos poucos matando os estaduais. Para isso, com certeza, os Atleticanos deverão encher o nosso estádio no sábado e terça, tanto frente ao Ceará – pelo BR – quanto o Del Valle – na SA -, em busca das vitórias. Assim, como no caso do sub17, sei que eu vou junto a – quem sabe – mais de 40 mil Atleticanos que apoiam o time do nosso coração. Aqui é SÓ Gaaalooo, po##@!

*imagens: arquivo do blog

22 thoughts to “O que nos une é o Galo”

  1. Falar mal do time do Galo, só Atleticano tem o direito. Se outros disserem, pau neles sem dó e sem piedade. O futebol prá mim não tem valor nenhum. Mas entre as coisa que não tem nenhum valor ele é o mais importante. Entenderam? Pois bem. Acredita no Galo eu acredito e sempre continuarei a acreditar. O que eu não entendo, é que desde que compraram o Galo, eu faço força, eu penso, eu faço planilha, eu pego números e mais números, e não consigo chegar ao resultado que os donos do Galo nos passam nas intermináveis entrevistas e nos balanço, balancetes, demonstrativos contábeis e correlatos que nos expõem. E olha que entendo um pouco deste riscado. senão vejamos: O Galo tinha um dívida de 1.8 bi. Foi vendido por este valor, com um aporte inicial de 900mi.Cantaram aos quatro ventos que com este valor poderiam quitar um valor ´próximo de 1,1 da dívida, naquela jogada(chama o credor e oferece um valor menor que o débito total para pagamento a vista). Faltariam mais 900 mi para aportes futuros, pelo que eu sei nos 04 anos seguintes. Passado alguns anos a dívida do Galo chegou a 2.4 bi. Me restam muito poucos fios de cabelo na ¨cobertura¨ e eu não consigo desatar esse emaranhado contábil. Alguém pode me tirar desta labirinto????? Serei eternamente grato. VAMO LÁ MEU GALÃO DA MASSA.

  2. Oh Teobaldo lá na minha terra, eles dizem a beleza acaba, mas a feiura só aumenta. Kkkkk . Uma pergunta: o que a mulher tem, com seis letras, começa com b e termina com a? E não é o que a sua mente libidinosa tá pensando.

  3. Tenho meus momentos de pessimismo, porém sempre aqui neste espaço democrático, já que, considero que a grande maioria de amiGalos que aqui transita gosta sim do nosso CAM. E, desse modo, quando sou pessimista, é sempre pensando que “roupa suja se lava em casa”. Traduzindo: nós podemos falar aqui, mas lá fora não. Resumindo, concordo em número, grau e gênero com a lição que o blogueiro dá na gente hoje. Prova disso, que, mesmo sendo pessimista, às vezes, aqui neste espaço, já estou com meus dois ingressos comprados para os dois próximos jogos, além de ter hasteado uma nova bandeira em frente à minha casa, bem nesta fase na qual disse “fora Sampaoli” para o ano que vem.

  4. Caro Amigo temporão saudações Atleticanas.
    Furando a “bolha” e entrando no embate comunidade vs redes sociais – tenho aversão á elas,todas – percebe-se q pode haver diálogo com confronto de idéias evitando assim o conflito q na maioria das vezes é desnecessário,onde o vivente mesmo estando certo está errado, o q acaba em ataques fúteis e baixos por parte de interlocutores q nem se olham no espelho,pois o receio é grande de enxergar o q não quer. Aqla máxima: acuse o outro daquilo q vc é. Atacar quem pensa diferente com “classe” é o novo normal,o q p mim só demonstra falta de argumentos e perspectiva limitada. Dito isso plagiando a T.O GALOsofia: GALO, logo existo.
    Prá cimmmmaaa q sábado p.v. o GALO joga o jogo mais importante da temporada. É isso…
    Viva o GALO e a História do seu Povo

  5. Salve Massa e Guru

    Sei que vários de nós estamos insatisfeitos com o futebol apresentado pelo time e não sem razão, afinal o sofrimento e a frustração pós partidas são justificáveis.
    Mas o momento não é de cobrar boas atuações e sim obter resultados. Que seja de meio x 0 o importante é ganhar.
    A nossa próxima temporada esta aí, batendo às portas e se vai se boa ou ruim, dependerá única e exclusivamente dos nossos resultados de agora.
    Então não adianta ficar lamentando termos no elenco jogadores como : Gabriel Menino, Rony, Biel, Natanael, Renier, F. Vera e outros por ai.
    Não adianta lamentar e cornetar Hulk e Arana por não serem os mesmos de temporadas passadas. Não adiantar berrar contra as administrações e bizarrices feitas pela SAF, Brats e Vitor.
    A hora é de apoio e saber que temos que empurrar esta carroça até conseguirmos os objetivos de ganhar a sula e fugir da zona da degola.
    Depois? depois é outra conversa.

  6. Bom dia Avila e Atleticanos! Não vou criticar quem está animado com a possibilidade de ter o título da sulamericana, A minha preocupação é com a queda no brasileirão que está mais acentuada do que nunca. Cabe lembrar que o Atlético é o time com a pior campanha do returno e com o pior futebol de todos. Isso é fruto da incompetência e falta de visão que desde 2024 já indicava que o elenco era bem ruim e só piorou de lá para cá. Realmente estou muito pessimista com a probabilidade desse fraquisssimo elenco conseguir tirar o Atlético dessa derrocada

  7. Bom dia Eduardo.

    Parece que a torcida atendeu a sugestão da diretoria e priorizou a compra de ingressos para sul-americana. Muito provavelmente, teremos 40 mil(ou perto disso), na terça feira.

    Para sábado, creio que devem fazer alguma promoção, pois a procura de ingressos está baixa.

    Abraço.

  8. E A HULKDEPENDÊNCIA?!!

    O próprio Hulk reconhece que não está bem ao ponto dele dizer, no pós-jogo contra o Del Valle, que parou de dar entrevistas “para focar e voltar aquele Hulk”…

    Mas será que o Time ainda tem a HULKDEPENDÊNCIA das últimas quatro temporadas (21, 22, 23 e 24)?!!

    Duas situações conspiram em desfavor do ídolo neste momento ruim do Time e dele na temporada 25…

    A primeira é a idade. Como o Brasil é o lugar onde mais se joga no planeta o calendário acaba sendo muito cruel com ele no alto de seus 39 anos…

    Não dá para o cara estar em campo, 90 minutos, em todos os jogos. Ele precisa ser poupado e entrar pontualmente, como entrou contra o Del Valle, para ter condições de performar e decidir, como decidiu…

    Outra situação é o Elenco que não ajuda. O Atlético tem gente ruim demais do lado do Hulk e aí fica difícil…

    Em todo o caso resta saber se o Hulk ainda tem lenha para queimar no Atlético. Como ainda tem muita água pra passar debaixo da pinguela atleticana, o final do ano deve sentenciar a história de HULK no Atlético, para o bem ou para o mal…

    Se o GALO terminar CAMPEÃO DA SULA, e fora da ZR no BR25, tudo vai terminar lindo e o HULK será ainda mais gigante e ídolo imortal no Atlético…

    Se o GALO terminar REBAIXADO, e estamos a 2 pontos da ZR, a bela história do Hulk no Atlético vai a priori pelo ralo…

    O HULK, como todo Super-Herói, merece um final feliz…

    Que os deuses do futebol digam “Amém e Viva o Galo!”…

    1. ERNEST!
      Acompanho na íntegra o seu posicionamento a respeito do hulk. O que falta ao hulk, apesar da idade, são boas companhias. E neste quesito, o ataque do galo deixa a desejar. Em anos anteriores, o hulk tinha o Paulinho como um belo coadjuvante. E hoje, quem ajuda o hulk? Monólogo não fura defesas, diálogo sim!
      Sou partidário de que o hulk ainda tem lenha pra queimar, desde que seja em banho Maria e não em fogo alto.
      Abraço!

      1. Boa tarde a todos amigalos.
        Análise bem racional e inteligente, Sr. Ernest.
        Também tenho opinião de que muitos torcedores estão exigindo demais do Hulk. Considerando que a idade vai pesando, como querer que seja o mesmo de 2021, olhando suas companhias atuais, quase todas de baixo nível. Contratações horrorosas feitas este ano. Esperando uma boa reformulação para 2026 e utilizar jogadores mais novos que aguentem calendário duro e clima hostil.
        Abs.

  9. Bom dia Ávila. Bom dia a todos. Eu sou irreverente e as vezes até inconveniente. Faça analogias e uso linguagem figurada. Nunca quis comparar ninguém com jumento. Quando digo jumentisse é com o significado de sem relevância. Não tenho a inteligência e nem a elegância de um Teobaldo. O Steve Wonder captou o espírito da coisa e acabou sendo mal interpretado quando repetiu a zoação. Ontem eu disse que a comparação da MINHA PESSOA com jumento, pode caracterizar ofensa ao animal (kkkkk). Clarice Lickespector tem um texto muito legal sob a vantagem de ser bobo. Sou um desses aí. Mas de quebra, eu aprendi mais um ditado: mulher feia e desaforo não se leva pra casa. Há controvérsia, viu Marcelo, a mulher tem muitas habilidades que superam a questão estética. Não basta ser bela! Mas ai, seria papo para mesa de boteco e uns chá de camomila. Padre Torga dizia futebol é diversão. Saudades do tempo que gritavamos da arquibancada: Dinho Seleção, Ah é mexerica! E quando o Cafuringa baixava a cabeça e partia pra cima do lateral. Tinha até um jogador do Internacional que era Bira BURRO! Hoje tudo é levado a ferro e fogo! A gente só quer levar um pouco de alegria nesses tempos sombrios. Desculpem eventuais jumentisses, asneiras, frutos do abuso da amizade com o blogueiro. Eu sou apenas um rapaz latino americano…

    1. Nada de carraspana. Essa, introduzida aqui pelo DS, é uma curtição entre amiGalos. Já a do post de hoje tem a intenção de, com a leveza e a alegria da nossa Atleticanidade, elevar o astral da Massa.
      Sigamos!!!

      1. Bom dia xará e amigalos. GALO vai faturar a Sul-americana, permanecer na Série A do Brasileirão e a SAF e sua trupe aprenderem a lição para 2026. Tô sonhando acordado….

      2. Passou carraspana sim, e muito bem passada, blogueiro. O Domingos Sávio mereceu o “sabão” que, certamente, teria o apoio e o perdão do Padre Torga. Parabéns!

    2. DOMINGOS SÁVIO!
      Hoje você brilhou como Domingos o sábio! A leveza da interpretação dada ao termo juvementisse, encerra todas as questões que envolvem a palavra. Nao se deve levar ao pé da letra um termo em sentido figurado. Parabéns!
      Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra mais sobre Canto do Galo

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading