Paulo Peixoto
Começamos muito bem 2022. Mesmo que o time tenha ainda muito para evoluir, ter vencido o seu maior rival interestadual faz muita diferença. Por isso digo que começamos muito bem o ano.
Tão importante quanto ter colocado mais essa taça na vitrine foi o CAM acumular os seus primeiros R$ 5 milhões no caixa. Isso também faz muita diferença, pois o clube está longe, mas muito longe mesmo, de poder dispor desses recursos.
O segundo aspecto a ser destacado é que a vitória sobre o rival interestadual vai dar tranquilidade para o Galo seguir na sua pré-temporada. E isso é também muito importante, visto que logo após o time carioca fazer o segundo gol em Cuiabá as cornetagens contra o novo treinador tiveram início.
É péssimo criar um ambiente hostil sem nenhum motivo para colocar Antonio Mohamed no paredão. Julgar um treinador pelo seu trabalho incipiente é até crueldade.
Já disse aqui nesse nobilíssimo espaço atleticano que vou aguardar a evolução do trabalho do novo treinador para poder avaliá-lo.
Repito que não consigo ter nenhum tipo de expectativa com Mohamed até este momento, simplesmente porque nunca tinha visto o seu trabalho e só agora estou podendo acompanhar.
O próprio Mohamed já disse que está procurando interferir pouco no time multicampeão. Ele quer conhecer os estilos dos jogadores, o conjunto do grupo, está se ambientando e procurando ganhar a confiança da comunidade atleticana.
Ele já mostrou não ser nenhum maluco de mudar as coisas em um time que é multicampeão. Ele pode até ter um time diferente na cabeça, mas vai devagar fazer as suas alterações. É o que penso pelo que ouço e observo.
Então, é preciso dar tempo ao tempo. A pré-temporada segue o seu curso até chegar o momento da decisão no Campeonato Mineiro. Daí pra frente estará valendo, e Mohamed sabe disso, claro.
Como sabe também que antes disso tem outro clássico a ser jogado contra o maior rival e que o Galo campeão da série A precisa vencer o rival da série B. Na pior das hipóteses ele não pode perder.
Mas nem a hipótese de um eventual tropeço no clássico deve ser motivo para atirar pedras no trabalho do técnico argentino.
É evidente que ninguém é favorito se não entregar garra e disposição para vencer. Então, tem que jogar o clássico como deve ser jogado um clássico. Com seriedade, segurança e muita vontade de vencer.
Da mesma maneira, se o Galo tivesse sido derrotado no domingo passado para o time carioca o trabalho de Mohamed deveria seguir normalmente, apesar da dor de cabeça. Assim deve ser o pós-clássico. Ganhando, empatando ou até perdendo contra o maior rival, que vai querer jogar o jogo da sua autoafirmação S/A.
O terceiro aspecto do jogo de domingo são as virtudes e defeitos mostrados pelo Galo de Mohamed. As maiores virtudes, a meu ver, foram a consistência do meio-campo com Allan e Jair, o futebol enorme jogado por Arana, a determinação inabalável do Hulk e a segurança transmitida pelo goleiro Everson.
Os maiores defeitos pra mim foram a zaga nos lances capitais do rival e a quantidade de erros no último passe durante todo o primeiro tempo. Por isso o Galo pouco finalizou. No segundo tempo esse aspecto foi visivelmente corrigido.
O jogo foi bom para mostrar o que precisa ser corrigido, aperfeiçoado e também o que poderá vir a ser alterado. Em que pese ter havido falhas, ainda é muito cedo para avaliar o desempenho deste ou daquele jogador. A temporada está só começando.
E é sempre bom lembrar que enfrentamos um time bastante qualificado e candidato aos principais títulos, como é o Galo.
O fato de Nacho Fernández ter jogado do início ao fim mostrou que ele será mesmo a principal opção de Mohamed na armação das jogadas do Galo, como já anunciou o treinador desde a sua chegada.
Acho que pesa na escolha do treinador o conhecimento que ele tem sobre o trabalho de Nacho no River Plate da década passada, onde ele era extremamente valorizado, respeitado e adorado.
Nesse cenário, Zaracho, Savarino e Ademir vão ter que brigar por espaço nesse time. Até mesmo Vargas. A ver. São todos jogadores importantes no elenco do Galo.
Eis aí um ponto alto para a cornetagem rolar solta. O problema é que todos nós cornetamos sem saber se a solução é mesmo aquela que julgamos ser a melhor.
O melhor caminho, então, será sempre cobrar o treinador por bons desempenhos, mas no momento em que começar a valer.
Bem-vindo a 2022, multicampeao!
Bom dia Eduardo ,paulo e Alkteticanos! o jogo contra o asqueroso serviu para demonstrar os defeitos no esquema tático e que a defesa piorou drasticamente. alias foi um horror. Para quem perdeu Junior Alonso e viu Godin com seu substituto , começou a ter grande preocupação: o uruguaio foi o pior jogador em campo disparado não acertou nada, não marcou e foi facilmente vencido por jogadores medianos do asqueroso. quanto ao meio campo , vi algo diferente do redator de hoje – muito mal taticamente, perdemos o meio campo para um elenco que tem jogadores como Arão . O a tal de Arrascaeta, que não vem jogando nada, fez festa em cima de um esquema mal montado e desorganizado no meio campo do Galo. por isso o Galo foi dominado pelo asqueroso que somente não marcou no primeiro tempo por uma questão de sorte e ruindade de seus atacantes. Irreconhecível o que jogaram Mariano, Nathan, Allan Jair e Savarino- muito abaixo do que podem.
Logico que um jogo apenas não define o que o time pode demonstrar neste ano , mas ascendeu a luz da preocupação . que Godin e Mohamed demonstrem que têm condições de estar no galo logo. Não dá para repetirem os erros e a má impressão deixada neste jogo.
Apenas para finalizar, o golo venceu porque teve lampejo do time do ano passado e por ter Arana Hulk, Nacho, Keno, Vargas e agora Ademir. Esperava muito mais do time, mas valeu como conquista e para início de temporada. Saudações Atleticanas
Zaracho + 10!
Lá vai nóis! Agora é beliscar o mineiro.
Não entendi se o galo foi campeão, houve falhas de ambos, parece que o galo perdeu, muita exigencia, creio que falta paciencia, os que são os torcedores, tecnicos? afinal o que queremos?
O que tem de entendedor de futebol aqui. Tem um que chama o Nacho de preguiça. Tem outro que pede a saída do Allan. Devem ser os mesmos que pediam a cabeça do Everson. Lamentável.
Vou te dizer o que é lamentável, lamentável é não respeitar a opinião dos outros. É difícil para você respeitar quem pensa sobre outra perspectiva? Só o que você pensa é o certo?
Falou seu infeliz.
Nacho é craque, o Galo é ele, Hulk e mais nove
boa tarde Eduardo e massa e Paulo Peixoto. foi espetacular a Vitória em cima da mulambadas. cbflixo e TV lixos.mas não podemos fechar os olhos pelos erros graves da equipe. Nathan silva e Aposentado Godin falhou na zaga e Allan não conseguiu acompanhar o jogador do flamerda nos 2 gols então no segundo Allan não viu nem o cheiro da bola.sobre nacho preguiça para mim deveria ser reserva se zaracho o motor da equipe ficar na reserva para o nacho preguiça vou cornetar EL Turco até 2050.rsrs.para mim é zaracho e mais 10.o EL turco não é de dar chances aos jogadores da base prefere os os inúteis Guga avenida e tchê tchê peladeiro.as falhas grosseiras do Godin se fosse na Europa era reserva dos reservas, aliás era reserva do poderoso equipe italiana que briga para não cair para série B. EL Turco precisa dar chances a Guilherme Castilho. Vitor Mendes. Neto.etc.abre o olho EL turco. vai galooooooooooo.
Contra o Flamengo ficou claro uma coisa, o Turco pode escalar 3 atacantes + Nacho ao mesmo tempo, mas o meio campo fica muito enfraquecido, e consequentemente a zaga fica muito exposta tmb, regredindo ao modo Sampaoli. Agora ao contrário dos companheiros, eu não duvido vermos em breve, Vargas e Ademir, como titulares absolutos, pois ele não me parece o tipo de técnico que escala por nome. O Nacho continua cansado, assim como ano passado, quero ver até onde vai a paciência do Turco com ele
Defesa exposta , Godin ‘tá na tábua da beirada ,
“marcação alta” , “4.2.4 do Turco não dá ” , ……..
Então ‘tá !
Não vi NINGUÉM se referir à falha de marcação
do ALLAN nos dois gols que tomamos ( e teve
mais , porém nos safamos )
Permitiu a entrada com a bola dominada dos
atacantes sem mesmo exigir o comprovante
de vacinação .
Encarregado de neutralizar Arrascaeta ,não deu
conta do recado , foi péssimo na cobertura no
primeiro gol e permitiu ao meia armar a jogada
do segundo .
Que tal deixarmos o manual de análise de jogo
de lado ( página 2 , § 3 ) e observarmos sem
paixão o que de fato ocorreu em campo ?
Ah! , o Allan é inimputável .
Prezado José Eduardo Barata, que bom que você voltou
Fiz o mesmo comentário em outro blog em relação a jogador Allan, eu de minha parte não nutro nenhuma admiração pelo futebol praticado por ele, jogador que só sabe passar a bola para trás.
Ele falhou nos dois gols do adversário, o primeiro então foi triste de ver o Arascaeta passar por ele sem nenhuma dificuldade.
A função dele no jogo era marcar o Arascaeta, função está que ele não conseguiu executar pois ele foi engolido pelo Arascaeta.
Eu gostaria muito de ver o time com o Otávio e Jair.
LEONARDO ,
só dei uma passadinha rápida e vi que continua a mesma coisa de se culpar “sistemas” e o último na jogada é quem paga o pato .
O Allan “não achou” o Arrascaeta , mas ele é o Allan , não é mesmo ?
É PRACABÁ !!!
Recolho-me novamente .
SAUDAÇÕES ALVINEGRAS
E GALÃO DA MASSA FAZ A MASSA FELIZ.
Nossos ilustres escribas hoje em dia, ao elogiar o trabalho tem que tomar o cuidado para não soarem como complacentes.
Pois os cornetas estão de prontidão sempre.
Mas temos um grande time, um treinador inteligente e conhecedor de táticas. Ele chegou na miúda está ganhando o elenco e aos implantando suas ideias.
O mundo anda tão imediatista. Isso ´é muito cruel.
Borá meu Galo faz a massa feliz
Excelente postagem, Paulo Peixoto. Pinço, com a devida autorização, o que considero importante: 1) vitória sobre o rival interestadual vai dar tranquilidade para o Galo seguir na sua pré-temporada; 2) É péssimo criar um ambiente hostil sem nenhum motivo para colocar Antonio Mohamed no paredão. Julgar um treinador pelo seu trabalho incipiente é até crueldade (CORREÇÃO: COVARDIA); 3) O próprio Mohamed já disse que está procurando interferir pouco no time multicampeão. Ele quer conhecer os estilos dos jogadores, o conjunto do grupo, está se ambientando e procurando ganhar a confiança da comunidade atleticana (GRANDE MÉRITO DO MORRAMITCHELL); 4) A pré-temporada segue o seu curso até chegar o momento da decisão no Campeonato Mineiro (CORREÇÃO: CAMPEONATO RURAL); 5) Mas nem a hipótese de um eventual tropeço no clássico deve ser motivo para atirar pedras no trabalho do técnico argentino (VAI LEVAR PEDRADAS, SIM, E MERECIDAS, SE NÃO VENCER O CSA-MG, MAS O PLANEJAMENTO DEVE SER MANTIDO); 6) Nesse cenário, Zaracho, Savarino e Ademir vão ter que brigar por espaço nesse time (ZARACHO É TITULARÍSSIMO, JUNTAMENTE COM ALLAN, JAIR, NACHO E HULK. Ademir, Savarino, Otávio e Vargas devem ser mantidos motivados para serem acionados a qualquer momento, mas nem de longe devem ser considerados titulares. Pelo menos por hora).
Bom dia,
Analise minha do treinador é como uma onda, cheia de alto e baixos.
Ponto forte é demonstrar a esperteza de não provocar um choque de cultura, ou mudança radical de estilo de jogo, como vimos no Flamengo.
Porém, ele está nitidamente excluindo jogadores de base do grupo principal, Calebre, Nathan Silva e Dylan Borrero (Que julgo base pela vinda tão novo), estão sendo os únicos com reais oportunidades.
Fico triste em ver o Castilho, Neto e Vitor Mendes sem oportunidades reais.
Atacantes da base certamente deverá ser emprestados, se não ficaram com o ano perdido.
Preocupo em querer a contratação do Tchê Tchê, não pelo jogador, mas pelo valor e o que significaria sua contratação.
O jogo em questão demonstrou algo promissor, porque demostrou que nosso continua jogando bem fora de casa , afinal a torcida maior era Flamenguista e nosso time jogou de igual para igual.
Daí o empate foi bom, se fosse em outro local poderia ter sido vitória já no tempo normal.
Pelo que foi dito ontem pelo Everson, os 11 batedores já foram definidos anteriormente, dá a entender que as alterações também, já que 3 delas vieram do banco.
Acredito que com a qualidade do elenco e para manter o envolvimento e pegada da equipe, é uma estratégia muito boa já deixar jogadores no banco e em campo sabendo que, podem dar o máximo sem se poupar em 60 minutos porque nos outros 30 restantes serão substituídos, e aos substitutos também é interessante saber que irão entrar num momento que a defesa adversária já está cansada e vendo o andamento do jogo .
Não devemos crucificar o Godin, mas acredito que acendeu a lâmpada do alerta, acredito no Vitor Mendes para a posição ou o Rever, Igor Rabello na esquerda não, por favor.
Agora estou aguardando pelo Brasileiro, não sei qual é a sensação do mineiro que mora em Minas, mas eu que moro fora a 38 anos, não consigo me empolgar com nenhum jogo do campeonato local, vejamos quando chegar o rival local e as finais.
Hoje começa a Copa do Brasil e segunda fase da Libertadores, vejamos o que tem pela frente para nosso futuro.
Ao Eduardo peço para solicitar que coloquem mais os links do blog do Canto do Galo em destaque na página de esporte, vejo outros que estão em destaque todos os dias, mesmo não sendo postagens diárias e as vezes temos dificuldade para o acesso, hoje mesmo, só pelo email e para ver o de ontem não dá, já que a chamada anterior (“mais uma decisão para o Galo”) esta com data de 16/11/2021.
Boa Terça a todas!
Bom dia, Canto do Galo!!!
Esse time do Atlético nas mãos de Sampaoli tinha muita vocação ofensiva pela implantação do 4-3-3, com pontas bem abertos e agudos, porém com a defesa exposta pela marcação alta que colocava a zagueirada para correr de costas para o gol adversário a fim de tentar conter os contra-ataques, em vão.
Na era Cuca este corrigiu a peneira defensiva trocando a marcação alta por uma marcação mais baixa, com apoio inclusive dos ponteiros e de Hulk que também voltavam para montar uma linha de contenção para tanto blindar a zaga quanto abrir espaços para puxar contra-ataques mortais.
E o Atlético 21 teve a temporada mais vitoriosa de sua história, com um ataque eficiente, uma zaga bem protegida, blindada e segura e um time equilibrado em todos os setores.
O time de Mohamed, nesse início de trabalho, parece com uma inclinação mais ao estilo Sampaoli do que ao estilo Cuca de pensar o jogo.
El Turco gosta de formar uma linha ofensiva, ao atacar, com quatro na frente (4-2-4), e justamente por isso há um buraco no meio campo que voltou a expor a zaga.
Tanto Godín quanto Natan espanaram nesse 4-2-4 (ao atacar) do Turco a tal ponto que o torcedor de mídia social está pedindo a contratação de dois novos zagueiros, eis que estão a ver a nova dupla de zaga como lenta, estabanada e insegura.
O certo é que El Turco vai precisar ajustar a equipe e corrigir esses defeitos de seu sistema de jogo e isso é normal em todo início de trabalho, inclusive com Cuca.
Todos os jogadores do atual elenco tiveram maus e bons momentos, inclusive Hulk quando chegou, Keno, Allan, Vargas, Savarino e principalmente Everson que teve a conta do Instagram de sua esposa atacada pelos torcedores de sofá.
Chegou a hora de dar tempo ao tempo e da torcida exercitar a paciência e segurar ansiedades. El Turco não é bobo e deve ter visto onde precisa corrigir o time.
BOM DIA EDUARDO E MASSA ATLETICANA.
ALLAN , SEGURAMENTE É UM DOS MELHORES JOGADORES DO GALO E NA MINHA OPINIÃO É O MELHOR VOLANTE DO FUTEBOL BRASILEIRO.
O MESMO DIGO DE NACHO FERNANDES , É O MELHOR MEIA DO FUTEBOL BRASILEIRO.
TEMOS UM TIME FORTE E CERTAMENTE VAMOS BRIGAR POR TODOS OS TÍTULOS NESSE ANO.
DE PREFERÊNCIA SEM PRIORIZAR NENHUM DELES , COMO FOI ANO PASSADO.
QUEM QUER UM , FICA SEM NENHUM.
Bom dia Avila. Bom dia a todos. Ontem o Turco participou de uma resenha em rádio Argentina. A matéria está publicada no site do UOL. Sugiro a todos a leitura. O Turco revela fatos preocupantes: primeiro que tomou conhecimento que Alan ” não bate pênaltis no jogo”; segundo: que os jogadores reservas lhe sugeriram para colocar o Guga ou o Tche tche para bater pênalti no lugar do Alan. Ontem no programa Bem Amigos, o Everson falou que antes das cobranças das penalidades já havia definição prévia dos onze que fariam as cobranças. O Turco fala que definiu os cinco e o restante ficou a cargo dos jogadores. Quanto aos jogadores, o Galo destinou 35% da premiação para divisão entre eles. E a informação é que já pagou a premiação pelas conquistas da Copa do Brasil e do Brasileirao. Isto é muito importante.
Bom dia a todos. Texto, devidamente dimensionado para o momento atual do galo. Ponderado, mas com pitadas de interrogações, que somente com o tempo é que teremos as respostas. Eu disse aqui no nosso espaço, que o que mais valeria nesse jogo seria a forma como o treinador jogasse o jogo. Um teste de gala, para o galo. Título? Por justiça, já deveria ser nosso e com justiça conseguimos. Fora isso, é o que o blogueiro tem reiterado, caça níquel da CBF-globolixo.
Fim da festa, as análises, em ambiente muito mais tranquilo, claro, servirão para mostrar tanto ao treinador, quanto a torcida, o time que temos e o que se pode esperar dele e do técnico ( leitura de jogo, domínio de grupo, etc).
Ao que parece, quanto ele retirou Keno e Savarino, mostrou que já está conhecendo melhor o grupo. Só espero que os ditos acima, não se sintam donos do time e criem climão no grupo.
Parabéns GALO!!!! Mais um título para sua gloriosa história. Com trabalho e humildade, vamos escrevendo estas páginas.
PS.: debater de forma bem técnica sobre essas SAF’s, seria um tema bom aqui, antes de nos concentrarmos mais na temporada? O que esperar dessa moda que está começando a arrebanhar alguns clubes no Brasil?