Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

O meu Galo Vingador está de volta!

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Será? A paz, a tranquilidade e até a volta da confiança têm nos permitido sonhar e projetar o futuro. A bem da verdade, para quem conhece nosso temperamento, esse sentimento existe até o primeiro revés na temporada. De qualquer maneira, aquele momento de turbulência – provocado por um treinador frio e sem as características e o sangue do Atleticano – por pouco tira o nosso rumo e referência.

Confiando – ainda que mineiramente – no jeito de conduzir a equipe do interino Thiago Larghi, aos poucos voltamos até a conviver melhor. Digo isso, ao perceber a tolerância entre Torcedores que creem cegamente e aqueles que, mesmo nas grandes conquistas, preveem maus momentos na sequência (otimistas e pessimistas, assim como nos tratamos internamente). Bastaram três boas apresentações, apesar da derrota na primeira delas, para a calmaria voltar à Cidade do Galo e espalhar pelo Brasil e pelo mundo, onde quer que exista Atleticano.

Os exemplos de Luíza de Farias e de Vinicius Caldeira, Atleticanos lá de João Pessoa, são comoventes. Ela – que nunca veio a BH – e ele – com apenas 4% da visão -, têm em comum conosco essa paixão inexplicável pelo Galo, e comprovam a força do nosso time do coração. Quem viu os vídeos de um, de outro e ou de ambos, certamente se emocionou. Paixão sem distância. Foram determinantes, ao lado da Galo Jampa, para o bom resultado do meio de semana.

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Pois, como dizia, voltamos a pensar no futuro e na temporada que está ainda no começo. Felizmente, estamos conseguindo consertar o erro de percurso. Se previsível ou não, agora pouco importa, o fato é que deixou de apresentar aquela terrível sensação de impotência que nos dominava. Temos coisas boas acontecendo, mas o time de Oswaldo não permitia qualquer projeção. Agora, sob a batuta – provisória ou não – de Larghi, podemos respirar.

Aquela crise nos impediu de conversarmos sobre outros assuntos, mas dois deles merecem ainda uma pequena referência, para depois um debate mais amplo. As categorias de base, agora sob novo gerenciamento, privilegiam atletas do passado e que saberão mostrar aos garotos o valor desta camisa preta e branca e a força da Torcida. Também, a questão da Arena do Galo que, durante este período, foi anunciada a ampliação de sua capacidade.

Imagem: divulgação

Vamos, ainda que rapidamente, mencionar o trabalho de Marques, com a participação de Éder Aleixo, Valdir Benedito, Hernani, Neguete, Edgar e outros que têm como propósito fundamental descoberta e revelação de jogadores para o futuro. Li que alguns atletas teriam sido fisgados na Copa São Paulo. Quem são? De onde vêm? Como a está avaliação deles e quais serão aproveitados? O Torcedor merece saber. O começo desta equipe de trabalho na base, criou boa expectativa no Atleticano e será comemorada com resultados.

Já em relação à Arena do Galo, o projeto ambicioso – embora polêmico – ficou esquecido do noticiário por alguns meses. Na época da votação no Conselho Deliberativo, circulou informação sobre prazo de início e provável inauguração da Casa do Galo, mas depois o assunto parou e – ao que sei – depende de votação na Câmara dos Vereadores.

Em meio ao início da temporada, contratações e primeiros jogos sem convencer, foi noticiada a ampliação da capacidade de 42 mil para 47 mil. Concomitante a isso, na segunda quinzena de janeiro – por meio de um dos patrocinadores deste projeto – foi anunciado que muita coisa teria sido feita e o início e novidades seriam ditas em breve. Quais seriam as boas novas e quando vamos comemorar o início das obras, com previsão segura da inauguração? Eu quero ver o Galo jogar na casa própria. Estou sexagenário, mas ainda tenho muita lenha para queimar, desde que a execução do projeto saia da gaveta.

57 thoughts to “O meu Galo Vingador está de volta!”

  1. Boa noite, Eduado!
    Para que vingue a sua “manchete”, penso que é darmos tempo ao tempo!
    Sou do tempo de “Zé das Camisas” na base do Galo. Ele sempre pregava que time se faz em campo.
    É do que estamos precisando!
    Portanto, vamos para o campo buscar mais vitórias, para que os jogadores tenham confiança em si próprios, e saibam que as derrotas servem para grande aprendizado.
    Assim, com treinador e jogadores querendo mostrar serviço, teremos, novamente, o NOSSO GALO FORTE E VINGADOR! Deixemos o resto para a diretoria.

  2. Boa tarde, Eduardo. O Galo ganhou dois jogos e já está está comemorando? Já vi esse filme antes e sei como acaba. E sei como vai acabar todos os filmes do Galo que começam em janeiro e terminam em dezembro. Pode me achar pessimista, mas basta lançar um olhar para o passado para ver que estou com a razão. Enquanto o Galo não tiver dois bons zagueiros e com volantes que desarmam bem (Arouca e Elias não são assim), vais sempre nadar e morrer afogado na praia. Aí o presidente resolve, tipo Nepolino, resolve investir. Trás Clayton 13 milhões jogados no lixo. Renova com o Léo Silva, trás Arouca terceiro reserva no Palmeiras, e por aí vai. Eu espero o dia que o Galo vai ser administrado com responsabilidade, chega de amadorismo. Saudações atleticanas e bora torcer pelo Galo.

  3. Eu concordo com todos que aqui cobram os reforços necessários para ter um time mais forte porém é sabido por todos que o nosso GALO está com o caixa zerado e o Presidente não quer fazer dívidas com credores etc… aliás nem sabemos ao certo se os credores querem ajudar tbm!!!

    Entao o mais certo para este momento é dar um voto de confiança a diretoria e apoiar o time, o que pra nós sempre foi costumeiro… pensamento positivo e acreditar na melhora gradativa do time!!!

    Entao

  4. Eduardo, vejamos:
    3 últimos times brasileiros campeões da Libertadores da América: Grêmio, GALO e Corinthians;
    3 últimos times brasileiros campeões da Recopa Sul americana: Grêmio, GALO e Corinthians;
    4 últimos times campeões da Copa do Brasil: Marias, Grêmio, Palmeiras e GALO;
    4 últimos times campeões brasileiros: Corinthians, Palmeiras, Corinthians e Marias.
    Onde que prova que tem time grande no Rio de Janeiro?
    Dos times citados acima: GALO, Marias, Grêmio, Palmeiras e Corinthians, o único que paga aluguel e não tem perspectiva de casa própria, é as Marias. O GALO já encaminhou a sua, os outros já as tem – não interessam os meios e oportunidades de cada um. Estrutura ganha títulos e isso o GALO trabalha para consolidar, seja estrutura física, seja estrutura de formação da base, seja sócio torcedor.
    Mas, cadê o Neneth? Abraços Eduardo.

  5. EduGalo, o estádio do Glorioso, acho que deveria ter capacidade de no mínimo 50.000 lugares, a nação alvinegra é muito grande. Aqui é só Galo p*&%@!

  6. O Estádio do Galo (prefiro estádio à arena) muito me agrada e entendo que os responsáveis pela sua construção devem se preocupar com os mínimos detalhes para que se torne destaque mundial. Sugiro que o Atlético crie um “site” para sugestões e acompanhamento das obras pelos Torcedores. Seguem as minhas sugestões: aumentar sua capacidade para algo entre 49 e 52 mil espectadores (49, 50, 51, 52 é Galo no jogo de bicho); dar um nome fantasia que o identifique com o Galo (Rinha do Galo, Terreiro do Galo etc.); homenagear os símbolos do Galo (sua Torcida, seus ídolos, sua tradição, suas goleadas… 9×2, etc.); torná-lo ponto turístico (como “La Bombonera”) mostrando a história do nosso Galo, que se confunde com a de BH; Enfim somos mais de 8 milhões que amam um gigante e serão milhares de ideias cheias de amor e paixão para elevar nosso Galo ainda mais. Viva o Galo!!! Quanto as categorias de base entendo que é preciso explicar o que foi planejado, quais os objetivos, o que está sendo feito e quais os resultados até agora. É preciso transparência e divulgação para ter o apoio da Torcida. Afinal o Galo é de todos nós!

  7. Não podemos nos iludir com os resultados, e continuar cobrando reforços para defesa.
    Me lembro que para formar o time campeão da Libertadores o Kalil só contratou o Rever e o Victor depois de pressão da torcida na qual ele chamou de chata na época.
    Se vier um bom lateral direito, um zagueiro de preferência Argentino e um bom volante marcador, entramos no patamar para buscar o Brasileiro.
    Esse time com os reforços e os jogadores comprando a ideia do Thiago Larghi tem condições de buscar o Brasileiro, mas a diretoria tá esperando o que?
    Deve tá esperando o Leo Silva ou o Adilson machucar ou entregar a rapadura.
    Acho nosso problema na zaga crônico e tem que ser resolvido vejamos:
    1-Leo Silva, limitadíssimo pela idade 39 anos.
    2-Gabriel, bom jogador mas em má faze esse ano.
    3-Felipe Santana, nunca me iludir com ele seu auge foi em 2013 estava 6 meses sem jogar bola e o Nepomuceno resolveu contratar, não convenceu ano passado, fez discurso que esse ano era diferente e foi mal contra a Caldense.
    4-Matheus Mancine bom jogador mas precisa se firmar fez uma péssima partida contra o Vila
    5-Maidana, ótima contratação tenho muita esperança nele mas precisa jogar e se firmar.
    6-Bremer boa revelação mas muito verde para os grandes campeonatos.
    Temos 6 zagueiros no elenco, mas nenhum que podemos cravar esse aí é titular absoluto, esse aí é o Xerifão.
    A solução é dispensar o Felipe Santana e trazer um zagueiro Argentino para seu lugar.
    Recuperar o bom futebol do Gabriel.
    Aposentar o Leo Silva mo fim do ano.
    Matheus Mancine, Maidana e Bremer são bons jogadores com certeza vão se firmar no tempo certo.
    NA MINHA OPINIÃO ESSE ZAGUEIRO É PRIORIDADE!!
    Saudações!!

  8. boa tarde Eduardo e massa,espero que nosso galo vingador esta de volta,em 3 jogos vimos numa mudança de tática e padrao de jogo,quem sabe aparece um novo carille no galo,rsrs,mais sempre a mesma pergunta e os reforços,lateral direito,esquerdo,zagueiro xerifao,vamos apoiar massa,sempre galo,vai galoooooooooooooooooooooooooo.

  9. Os bons resultados não podem iludir os mandatários.
    Gabriel é fraco na bola aérea e Leo Silva já não tem velocidade. Quando sai da área, só faz falta.
    Precisamos de zagueiro urgente.
    Daria uma chance ao Maidana.
    Felipe Santana foi decepção pura. Só tem tamanho. Não sabe se posicionar.
    Precisamos de outro zagueiro urgente.

  10. O time está em processo de melhora visível e vai evoluir ainda mais.
    Porém, se quisermos ganhar títulos importantes este ano vamos precisar buscar 1 lateral direito e 1 zagueiro, que cheguem pra assumir as posições. Do meio pra frente está razoável e a tendência é melhorar à medida que o entrosamento se afine. Mudamos o estilo de jogo lento do ano passado para um ataque rápido e leve. Isso faz toda a diferença.
    Ao contrário de alguns aqui, boto muita fé no Elias, ele tem qualidade indiscutível. Gosto também do Adilson, pois tem personalidade e não se omite no jogo.
    E acredito que teremos boas surpresas com os meninos da base, especialmente Marquinhos, Marco Túlio e Bruninho.
    Saudações aos amigos Atleticanos!

  11. Bom dia!! Entendo que estamos adormecidos como também estão nossos cartolas; nos iludir, empolgar com pequenas vitórias é infelizmente natural ao torcedor atleticano; pra quem anunciou negociações de aquisição do Wallace por 10 milhões euros, Copete, lateral uruguaio, propostas milionárias ao zagueiro Pablo e ao técnico Carille, inclusive dobrando seu salário por 3 anos, uai, o que aconteceu? Acabaram os recursos repentinamente? Os parceiros fugiram? Estão pela milésima vez aguardando milagres como em 2013 e 2014? Estão esperando algum fiasco pra agir? Onde está a competência pra enxergar o horizonte nesta temporada? Acorda MASSA, acorda diretoria!

  12. AmiGalos, dia 04 de Março, um domingo pela manhã, jogo contra as Marias.
    ALO DIRETORIA, LEVEM O JOGO PARA O MINEIRÃO.
    Ainda é tempo.
    Façam o mesmo preço daqueles que adquiriram o pacote, a torcida vai comparecer, além de ser um bom programa gera uma excelente bilheteria. O Galo é o time do povo, deem chance a Massa de apoiar o seu time do coração.
    Pensem, reflitam, tomem a melhor decisão.

  13. Nos próximos 3 jogos o Atlético vai poder manter a estratégia de explorar o contra ataque.
    Tupi e Figueira jogando em casa vão ter que propor o jogo e contra as marias deixa elas virem quente que o caldeirão tá fervendo.
    Por tanto acredito em mais 3 boas partidas do Galo e a efetivação do nosso Thiaguardiola.
    O Thiago está no caminho certo e a efetivação é consequência, que mesmo depois de efetivado ele não perca a humildade e os pés no chão.
    Jogando fechadinho com empenho e determinação da para sair com 3 vitórias importantíssimas, lógico que não vai ser fácil mas eu acredito, mesmo com um pé atrás por causa dessa defesa que gosta de entregar o ouro.
    Vamo que vamo Galão a torcida da empolgando de novo, se esse time der liga ninguém segura…
    Saudações!!

  14. Caros,
    As acontecidas são vitórias de PIRRO. Um Clube como o nosso Galo vive de vitórias sobre qq adversários, então fez o dever de casa e o fora de casa muito bem. No entanto, o mequinha-que-queria-ser-grande e o bota da Paraíba ñ são parâmetros prá nada, se o objetivo de fato for conquistar grandes feitos, p.e., vencer o Br18. São clubes de 2ª ou 3ª linha no futebol brasileiro. Ñ dá de jeito nenhum prá dizer q nosso time tá pronto, pq ñ tá. Tanto o mequinha qnt o bota, em determinados momentos, envolveram facilmente o sistema defensivo alvinegro. Vitórias são prá serem comemoradas, ñ prá tapar o sol com a peneira. Uma coisa uma coisa, outra coisa outra coisa. Ñ podemos nos acomodar no discurso fácil de q temos um bom time. Muito menos podemos chegar com a falácia pronta de q temos bom elenco pq ñ vê melhores no Brasil. Quer dizer q se ñ tem bons elencos no Br, necessariamente o nosso é bom? Raciocínio viciado esse do Sr. Paulo Silva e q contamina muitos. Time organizado sim, mas ñ apenas. É necessário contar com bons jogadores em todos os setores, uns 2 ou 3 ou mais q sejam decisivos. E uma regra 3 confiável. Ou ñ queremos conquista o brasileiro novamente? Time somente organizado, burocrático, certinho tudo em ordem, é bom prá aquela turma J…ZERO, vcs sabes, né? Ñ podemos nos acomodar com vitórias de PIRRO. Nosso elenco tem q ser reforçado…
    QUEREMOS…
    GALO SEMPRE!
    Obs.: O estádio bem q podia chegar na casa dos 50 mil e começar logo o,alicerce prá acabar com a agonia e voltarmos nossa atenção PRO TIME.
    Obs.: falando em alicerce, a nossa base e olheiros ñ conseguir melhores q os sofríveis patrick, gabriel e tb um bom volante…tem q trabalhar muito a nova turma da base.
    Obs.: ainda tem uma barca aí, ñ vamos nos esquecer, pq uma hora essa turma vai ter q jogar, aí nós já tamos cansados de ver o resultado, né?
    Tamos juntos!

  15. Que mistério tem o Atlético,que entra pelas casas e corações adentro? Já vi de tudo nos CAMpos de futebol. Vi valente trëmër,covarde virar herói, ateu rezar. Vi os brutos amando. E,já vi sim,eu vi,um cego no Mineirão “assistindo” a um jogo do Atlético.
    Sr. Vinícius_ e outros tantos mais_ é a prova viva de que Drummond não estava mentindo.CAM é GiGante irmão, Gigante…??? GALO

  16. Eduardo o sucesso do Thiago Larghi se deve por fazer o simples e pela sua humildade.
    Ele entendeu o que nós já sabíamos a muito tempo, TEMOS UMA DEFESA FRACA.
    Sabendo disso ele sacou o Samuel Xavier e Auroca do time colocou o Patricão e Adilson e tratou de fechar o time e jogar nos contra ataques.
    Deu super certo pois do meio para frente temos bons jogadores e com velocidade.
    Mas de vez em quando ainda tomamos uns sustos lá traz, por que nossa DEFESA É FRACA, precisamos de reforços para zaga, lateral direita, volante marcador.
    Como Leo Silva com 39 anos pode ser titular no Brasileiro?? não dá.
    Se o Adilson tomar cartão ou se machucar quem entra?? Auroca deixando a defesa exposta de novo.
    O Patricão ta fazendo um bom feijão com arroz mas precisamos de um reforço alí.
    Enfim efetivando ou não o Thiago Larghi PRECISAMOS DE REFORÇOS.
    E na minha opinião o único nome indiscutível e com mais de aceitação da torcida é o Cuca, mas é muito caro vale a pena???
    Esses próximos jogos vão dizer muito sobre o trabalho do Thiago larghi lembrando que ele ainda não pegou aquelas famosas retrancas do Brasileiro.
    Quando pegar uma retranca ele vai saber armar o time para propor o jogo sem levar contra ataque mortal igual ano passado se lembra??
    Quando o time ficar previsível vai saber armar o time com variações táticas??
    Enfim é muito cedo para efetivá-lo mas com certeza ele tá no caminho certo.
    Vai Galooooooooooooo!!!!

  17. Bom dia Xará e Amigalos!!! Concordo plenamente com o Zé Galo – Uberaba, acho que o galo em comum acordo com o time da enseada das garças deveriam tomar conta do mineirão, só basta ter um pouco de vontade política e administrativa!!!! Sou sócio torcedor e moro no interior, sempre que posso vou ver o Galão da massa, mas te confesso que já não suporto mais ir no Indepa, estamos apequenando nossa torcida!!! Vários amigos meu que sempre iam comigo hj não vão mais nos jogos no Indepa!!!! Além de termos que pegar 220 km da rodovia da morte (BR 381), ainda temos que ficar naquele estádio sem confirto, difícil de estacionar e dando dinheiro para o MICRÓBIO VERDE!!!! QUERO O MINEIRÃO DE VOLTA!!!!

  18. Bom dia Eduardo e amiGalos de plantão!
    Esse ano ficamos fora da Libertadores, e mesmo com um inicio de temporada conturbado e turbulento somos o maior protagonista do Brasil.
    O Galo é pop, o Galo é mídia, o Galo é ibope, o Galo é gigante!!!
    Contando os jogos contra Tupi e Figueirense são 11 jogos oficiais no ano, e 8 oitos ao vivo na Globo TV aberta, detalhe 5 jogos em sequência.
    Essa Copa do Brasil veio na hora certa o time está se acertando e as cotas são até maiores que na Libertadores.
    Com alguns ajustes e boas contratações com certeza vamos brigar pelos títulos e que o Thiaguardiola encontre as soluções para as carências do time e mesmo sem experiência conduza esse boeing chamado Clube Atlético Mineiro a voos sólidos e tranquilos.

  19. Ainda precisamos de reforços, se quisermos disputar algum título, principalmente na zaga. Com esta aí, é impossível ganhar o BR. Não caiamos no oba, oba. Também acho que alguns titulares deveriam ser poupados conta o Tupi. Teremos grandes jogos, na quarta e domingo.

    1. Cavallieiri é fraco. Tem braço curto. Além de tudo, é caro. Bobagem gastar dinheiro com goleiro reserva. Já estamos bem servidos para a posição com Giovanni e os promissores garotos da base. SAN

      1. Geovani está disputando com o trapalhão do lado fresco da Lagoa quem fica mais no departamento médico se amanhã o São Victor faltar poderemos confiar nos reservas?

      1. Concordo c os ami9alos acima. Salário alto. Se calçar as sandálias da humildade e baixar o salário consideravelmente, p mim valeria a pena, considero o um bom goleiro.
        Será que o Felipe ( ex curica e flamerda e atual Uberlândia) n serviria p reserva? Giovanni n me passa mta segurança, sem mta regularidade… Precisamos de um arqueiro reserva.

  20. Bom dia Eduardo e amigos do Galo.Ao longo dos últimos anos temos temos assistido a concorrência contratar jogadores que se destacam em campeonatos regionais, baiano,paulista etc., e se dado bem, os jogadores se valorizam e rendem milhões de euros aos cofres das Marias. Não é possível quem o Galo continue a ignorar as competições regionais como seleiro de revelações e oportunidade de bons negócios. Quem acompanha o Paulistão e outros campeonatos pode ver bons e jovens laterais, zagueiros etc. , mas não sei porque o GALLO continua de olhos fechados para este mercado,parece que ele só ouve e vê os jogadores indicados por empresarios.

    1. Porque ele (Gallo) é incompetente e parece de caráter duvidoso. Tinha que cair logo. Aproveitar o momento de calmaria depois da tempestade que ele arrumou e livrar dele.

  21. Bom dia.
    A meu ver Eduardo,este foi sem dúvida o maior acerto da diretoria com a reformulação das categorias de base.
    Conheço vários garotos,muitos com grande capacidade técnica,que tentaram jogar nas categorias de base e foram preteridos pelos “indicados” por empresários,jogadores canela dura,como dizia Kafunga,que tomam o lugar de quem conhece do riscado,por isto é que se vê no profissional jogadores que não acertam passe de 2 metros.
    Espero que esta turma que pegou a base realmente dêem privilégio pra quem joga bola,indiferente de interresses escusos que reinavam por aí.
    Vamos GALO ganhar o brasileiro.

  22. Ontem queria postar um comentário, elogiando seu belo e preciso texto, ‘começa a esboçar um time… ; não tive tempo, faço agora parabéns mais uma vez , , Eduardo , voce possue o dom de colocar em palavras, o que vai na cabeça e alma atleticana e voce nos dá voz para nossa humildes resenhas e comentários sobre nosso grande amor,o GALÃO da massa.
    A confiança voltou pelo fato de estarmos presenciando uma mudança drástica na atitude dos jogadores , na maneira de joga ; pelas comemorações dos gols, nota-se visivelmente um comportamento de quem veste esta pesada camisa alvinegra : dignidade, raça, comprometimento, gana de vencer. A mudança de comportamento é fundamental para nossas esperanças de dias melhores, a pasmaceira, o derrotismo, se Deus quiser ficou para trás.
    Precisamos reforçar o time em posições importantes; na zaga, na lateral direita , sinceramente, gostaria de um volante eficiente ; o problema deste Adilson , bom destruidor de jogadas é que é muito faltoso, muito afoito ; Gabriel não é zagueiro para ser titular, Leonardo Silva, que tem minha admiração , gratidão e respeito , também já está na hora de aposentar, que ele saiba fazer isto e sair por cima, este zagueiro que encarnou nossa camisa com muito profissionalismo e dedicação.
    Não acho que alexandre gallo tem cacife para ser nosso diretor de futebol, um erro deste novo presidente e que escancara , a olhos vistos, sua crueza no quesito futebol, não demora este gallo cai, não tem competencia para este cargo. Sigamos adiante , renovados na esperança do nosso clube entrar nos trilhos , aguardando as necessárias contratações , o momento é agora ,somente não enxerga isto , o neofito diretor.

  23. Bom dia EDUARDO, bom dia Amigos!

    EDUARDO, os dois pontos que você tocou são cruciais para o ATLÉTICO em razão do caráter ESTRATÉGICO que obviamente não pode contemplar erros.

    BASE:

    Como o Atlético é um dos Clubes com maior dívida, segundo o nosso atual Presidente (pelos menos teve coragem de falar assim, diferentemente do último que torrou grana em supersalários a ex-jogadores em atividade a troco de nada, aumentando o rombo) a revelação de jogadores da base é um dos poucos caminhos que nos resta para reequilibrar o caixa.

    As notícias que chegam sobre o cuidado com a BASE na nova Administração 7C parecem indicar que estão no caminho certo.

    Ainda não deu para ver os frutos disso, obviamente pela falta de tempo de maturação do projeto revelador de jovens talentos.

    Até aqui eu aprovo o que tem sido feito.

    O Santos paulista de há muito utiliza seus ex-jogadores como “olheiros” no processo de garimpo de jovens promessas. E sempre deu muito certo.

    Mas acho que a Comissão Técnica, ao trabalhar no fechamento do elenco, deveria ter como meta a manutenção de 1/3 com os garotos da BASE. Se o elenco fosse formado com 33 jogadores, ao menos 11 deveriam ser obrigatoriamente da BASE.

    O trabalho atual na BASE parece acertado. Mas só o tempo dirá!

    NOVO ESTÁDIO

    Estou qual você, ou seja, quero o novo Estádio e espero um dia vê-lo. O projeto só poderá ser considerado viável numa análise futura.

    Explico:

    Estão bradando que o novo Estádio custará “X”. Dia desses, como você falou, eles anunciaram um aumento de quase 5 mil lugares sem que o custo da obra aumentasse.

    EU NÃO ACREDITO!

    Outra coisa: disseram aos quatros ventos que o Estádio será erguido sem que o GALO gaste um centavo na obra.

    EU NÃO ACREDITO!

    Acho que tem migué nessa história de Estádio e não estou convicto de que possa ser uma boa para o GALO.

    Eu sou partidário que o ATLÉTICO e o outro time deveriam se unir para assumir a administração do Mineirão.

    Um erro estratégico do Estado de Minas Gerais foi embarcar no canto da sereia da Copa do Mundo para reformar não só o Mineirão, naquela PPP, como reformar o Independência.

    O maior erro estratégico foi a reforma simultânea do Estádio Independência, pois acabou com o Mineirão.

    Se não reformassem o Independência, o Mineirão estaria aí cumprindo a sua função para o qual foi construído.

    Vamos que o GALO construa o Estádio; e vamos que lá na frente o Clube se estrepe financeiramente pela obra.

    E vamos que o Estado de Minas Gerais, pelo novo Estádio do Atlético, venha de alguma forma passar a administração do Mineirão para aquele clube. Tudo pode acontecer. Eu já vi de tudo!

    Nesse cenário, o Atlético poderá ficar inviabilizado financeiramente enquanto aquele outro clube pode se aproveita de erros de nossa administração para crescer em cima.

    Há riscos disso sim!

    Já houve aquela questão do Shopping, de perda da autonomia decisória e…

    Outra coisa: não gosto da palavra ARENA. Prefiro ESTÁDIO.

    Em suma, só o tempo dirá se o tal novo Estádio terá sido uma boa.

    Agora, no tempo presente, uma consequência nefasta foi colocar o Independência como casa do Atlético.

    Não tenho nenhuma dúvida que a medida apequena numericamente a Torcida do Atlético.
    Sou favorável ao retorno de jogos ao Mineirão.

    Sei que isso não é possível pelas cláusulas contratuais etc.

    Mas que poderia ter mais jogos no Mineirão com ingressos mais baratos para trazer o Torcedor de volta, isso deveria.

    Valeu Eduardo!

    Bom sábado a todos!

    BICA BICUDO!

  24. Bom dia ami9alos!
    Penso que o interino TL, está fazendo o que mts anteriormente n fizeram c suas maneiras burocráticas de jogar. Ele está tirando leite de pedra e o time dá gosto de ver jogar, ao contrário por exemplo do time de O.O que dava calo nas vistas.
    O que mais me agrada até o momento,é a defesa que apesar de fraca, conseguiu deixar consistente.
    Em minha humilde opinião, depois de ganhar o clássico contra o Pirangui, creio que será efetivado.
    Um abraço a tds os atleticanos e atleticanas!

  25. Essa mudança de comando na base é interessante, mas a pergunta é uma só:
    – Está sendo feito esforço para tornar nossa base mais parecida, em termos de formação, captação e de investimento, com as bases que notoriamente mais revelam no Brasil (São Paulo, Fluminense, Santos e Grêmio)?
    Eu sinceramente não sei o que mudou desde que o pessoal lá assumiu. Vou bater na tecla de novo: Luan é paulista, Pedro Rocha é capixaba, mas o time lá do RS foi quem achou.

  26. Bom dia Eduardo, atleticanas e atleticanos que como eu gostam dos ditados populares. Diz um ditado árabe que se um cavalo vence uma corrida pode ser sorte. Se vencer duas pode ser coincidência. Se vencer três, aposte nele. O Galo está na fase da coincidência mas, como bom atleticano eu já estou apostando nele. Alguns entendem que para ter um bom time o Galo ainda precisa de alguns jogadores. Goleiro para a reserva, zagueiros, laterais, volantes, meias armadores e centro avante. Ou seja, precisa de um time inteiro. Eu não penso assim. Acho que o elenco do Atlético, embora não seja uma Brastemp é muito bom e dá para formar um ótimo time com os atuais jogadores. Tudo o que o Galo precisa é de ordem. Uma vez organizado e definido em sua postura, vários jogadores que hoje são execrados por alguns se firmarão e darão conta do recado com perfeição. Se estiver disponível no mercado algum jogador muito bom em condições favoráveis que se encaixem nas contas do Atlético, é claro que interessa. Mas, não vejo isso por aí. Por exemplo, que lateral, esquerdo ou direito, que possa ser contratado nessas condições está disponível no mercado? E qual é melhor que os que já temos? Nem os empregados e jogando dá para dizer que são. Volantes o Atlético tem de montão. Nenhum prestava até outro dia. Hoje alguns já veem qualidades no Adilson, no Gustavo Blanco que nem joga, no Arouca, no Roger Bernardo e por aí vai. Meias armadores não existem no Brasil mas, alguns querem contratar. O Cazares não prestava até o último jogo. Agora, só de falarem em trocá-lo já virou ídolo. O Pastor era outro cone mais velho, marcou quatro gols e já virou até catequista. Ora, me digam, que jogador seria capaz de mostrar talento jogando num bloco carnavalesco? Agora que o unidos da confusão foi para a dispersão, até o Patrick começa a aparecer. Repito, tudo o que o Galo precisa é de ordem. Organização tática, essa sopa de números que vemos por aí, qualquer uma serve. Se os jogadores forem organizados num tática qualquer, forem definidos em suas funções, receberem treinamento adequado e a certeza de quem são os titulares e quem são os reservas, garanto que todos jogarão e muito bem. Vejo alguns times no Brasil jogando bem, mas, não vejo elencos muito melhores do que o do Galo. Se o Galo se organizar fará frente a qualquer time do Brasil e quiça de fora também. Vamos Galo, se organize e vença a terceira. Você não vai virar um azarão mas, vai dar muita alegria para a massa. Se organize e até o Patrick vai virar ídolo. Se organize e seu elenco vai valer ouro. Um abraço para os amiblogs e amigalos que já estão apostando na terceira.

      1. Sem dúvida, Leonardo. Saudações. E se você observar as entrevistas dele vai perceber que ele tem tudo a ver com essa postura de unidade do elenco. Ele é agregador, diferentemente do outro que é encrenqueiro.

    1. Paulo bom dia, respeito sua opinião e acho que podemos formar um bom time, mas discordo de vc quanto aos reforços. Os reforços ansiados pela torcida não são de hoje, há quanto tempo esperamos um camisa 10? E um bom reserva ou até quem dispute a titularidade com Victor? E a zaga? Sobre a lateral direita creio que nem há discussão, pois nossos jogadores da posição são sofríveis. Pra campeonato Mineiro, o elenco que est ai vai bem, mas estamos pensando lá na frente, e sinceramente com o time que temos, seremos apenas coadjuvantes. Contratar quem? Ora o clube acredito tem profissionais capacitados para buscar jogadores, mesmo diante das dificuldades financeiras, e lembrando que temos um monte de jogadores que podem ser moedas de troca. Enfim, temos um bom time, porque não torna-lo ótimo com reforços pontuais?

      1. Bom dia! Muita calma nesta hora, não é mesmo JBHGALO! A nossa empolgação tende a nos cegar para a realidade. É fundamental que tenhamos confiança e entusiasmo. Mas não podemos nos iludir! As fragilidades do elenco e do time estão escancaradas e a Diretoria precisa ser cobrada quanto a isso: zaga, lateral-direita e primeiro volante são contratações fundamentais se se quer sonhar com algo. E tenho visto algumas movimentações de mercado bastante interessantes nos últimos dias. Se essa diretoria ficar dormindo, como está no momento (apenas emprestando jogadores da base) ou propondo trocas loucas com o Santos, daqui a pouco virá com o argumento de que não tem opções no mercado! Esse filme nós já vimos em relação à zaga nas últimas quatro temporadas! Parece até teimosia! Aff. Portanto, que o time engrene, mas não nos iludamos com Patric, Gabriel, Arouca e Adilson. Abraços

      2. JBHGALO, bom dia e saudações. Como você deve ter lido, não dispenso a ideia de contratar reforços. Se aparecer algum que faça diferença e se encaixe, digamos , no caixa do Atlético, ótimo. O porém é encontrar alguém assim. Se já temos jogadores que podem ser aperfeiçoados por que não acreditar neles? Eu não disse que nosso elenco é cheio de craques mas, qual é? Por que essa ânsia de buscar alguém de fora se já temos um elenco muito bom? Os jogadores que estão aqui não tinham a menor condição de mostrar trabalho com os treinadores que tinham e a zona de confusão que o Atlético se tornou. O Cazares chegou e encantou. No entanto, você é capaz de dizer como ele joga e em que posição ele oferece mais ao Galo? O cara só não jogou de zagueiro, apesar de uns “professores” acharem que ele tinha que defender. Não sei qual a sua profissão mas, duvido que você seja capaz de render o suficiente se não tiver condições adequadas de trabalhar. É isso o que venho dizendo, dê condições para os caras trabalharem e eles com certeza vão render mais.

    2. Muito bem colocado. Só discordo com relação a lateral direita. Ali está difícil demais.acredito we na base deve ter alguém melhor. Não é possível. Nas demais posição, acredito que bem organizado e trocando algumas peças (na zaga) da para chegar. Só não pode o diretor amador colocar um técnico fraco que deve perder emprego em breve, tipo Enderson e Carille. Para esses melhor efetivar o TL. Bem como trazer general e nem realizar a troca que disseram.

      1. Ricardo, bom dia. Eu não acho que tenha no Brasil, técnico que sirva para o Galo. Acho que todos, empregados ou não, serão sempre transitórios enquanto não mudarem essa política de contratações com salário garantido em caso de dispensa. Isso corroeu moralmente os treinadores e virou moeda de negociatas entre diretores, procuradores e demais interessados. Zagueiro o Galo tem desde que o time tenha salvaguarda na defesa. E laterais, onde existe um muito bom jogando no Brasil?

    3. Paulo Silva Grande abraço.
      Eu concordo com você um time organizado os jogadores rendem mais sem dúvida.
      Mas isso não pode mascarar nossas carências o time do meio pra frente tá bem, mas nossa defesa é fraca isso é fato.
      Leo Silva vai fazer 39 anos a quanto tempo pedidos um bom zagueiro para o lugar dele???
      Trouxeram o Maidana, ótima contratação na minha opinião, mas ele precisa se firmar.
      Nosso único volante marcador e que deu equilíbrio a esse time do Thiago é o Adilson e se ele machucar ou tomar cartão????
      O Elias precisa marcar mais para continuar de titular, talvez o Thiago faça o Elias render mais.
      O Patricão juntamente com o Adilson foram eles que equilibraram a defesa, o Patric jogando a feijão com arroz tá indo bem mas sabemos de suas limitações.
      Enfim nosso problema é a DEFESA e não é de hoje, sabendo disso e como não é bobo o Thiago Larghi montou o time fechado e explorando os contra ataques.
      Estou convicto que nossa DEFESA É FRACA e não caio “nessa mais não” achando que o time não precisa de contratação, precisamos sim no mínimo de um Lat Direito, um Zagueiro de preferência Argentino e um volante marcador e não me venham com Leandro Donizete.
      Com os reforços e o Maidana e Tomás Andrade de firmando com o Thiaguardiola fazendo um bom trabalho com certeza vamos brigar por títulos, eu acredito!!!

    4. Muito bem colocado Paulo.
      Precisamos é de organização.
      E o Thiagão tem feito isto com maestria.
      Que se efetive ele como treinador já.
      Porque épocas de resultados ruins todo time tem.
      E se ele não for efetivado, na próxima seca, adeus Thiago.
      É preciso blindar o rapaz agora e fazer um trabalho de longo prazo.
      Junto com o que o Eduardo escreveu: é o estádio novo, é o trabalho da diretoria.
      Menos o Gallo.
      Este já mostrou que é ruim demais.

    5. Bom dia a todos, o nosso GALO “PARECE” estar de volta e isso é ótimo. O time voltou a correr, dar carrinho, peitar adversário e,,,, jogar bola. Parabéns a nova comissão pela mudança, estamos apostando em vcs. Quanto a base, quem acompanha notava que o trabalho era muito mal feito, com empresários deitando e rolando. A tal estrutura que batemos no peito que temos, estava sendo muito mal utilizada. Revelamos muito pouco com tanto investimento. Vamos dar tempo aos novos comandante, mas acho que a nova diretoria acertou em cheio nas mudanças. Quanto ao estádio, nos moldes propostos, seria uma ótima, o palmeiras é o maior exemplo disso. Apoio irrestrito ao time mas sem se esquecer que ainda carecemos de reforços…GALO SEMPRE!!!

      1. Pablo Oliveira, Rogério 50, Broc, Rogério Ribeiro e Joaquim Portugal. Saudações e um forte abraço para vocês. Dizem que o ser humano é superior aos demais animais porque pensa. Eu, que penso, penso que não é bem assim. Para mim o ser humano é superior devido à diversidade do pensamento. Se todos pensassem exatamente do mesmo jeito onde estaríamos em termos de evolução? Bem atrás do que estamos hoje, com certeza. Por isso eu louvo a todos vocês pela diversidade de pensamento que demonstramos só nesse trecho do blog. É assim que o Galo continuará a crescer nesta temporada. O interino pensa diferente do infame OO. E só isso já trouxe melhorias ao time. O Ricardo Oliveira pensa diferente do “maricone”. E observem como ele está contribuindo para a unidade do grupo. Pensar diversamente não é motivo de discórdia ou incompreensão. É salutar. Em cada uma destas manifestações aqui agora é possível tirar algo útil ao Galo. Então, parabéns pra nós.

    6. Prezado Paulo, boa tarde! Tenho lido e gostado dos seus comentários! Peço licença para dialogar contigo sobre os comentários que fizestes hoje. De fato, o time do Atlético precisa antes de tudo de ordem. Com ela, o rendimento de cada jogador tente a se elevar substancialmente. Mas acho que a ordem não resolve todos os problemas, quando se tem a ambição da conquista de títulos. Não adianta, por exemplo, um time bem montado e taticamente organizado com um goleiro desqualificado. Seria um desastre. O Corintians do ano passado é um bom exemplo, porque conciliou organização tática e disciplina, com qualidade de seus jogadores. O time tinha Cássio no gol, Fagner na lateral direita, Balbuena e Pablo na zaga e Arana na lateral esquerda… só para falar da defesa! Era um time com jogadores qualificados! Ademais, qualidade individual costuma definir partidas e campeonatos. Por isso, alguns atletas são considerados craques e outros pernas de pau. Pois bem, temos bons jogadores no elenco e no time, sim! Todavia, há setores que carecem de qualificação: a lateral direita, por exemplo. Temos três jogadores e nenhum com o nível técnico para jogar no Galo. Na zaga, temos um problema crônico, cuja solução está por demais retardada. Há quatro temporadas carecemos de zagueiros. Isso já nos custou partidas e a possibilidade de continuar sonhando com títulos (Edicarlos que o diga!). Atualmente, Leonardo Silva, embora muito qualificado, não tem condições de jogar em alto nível; Gabriel, por sua vez, é para mim uma enganação. Nele foi depositada grande esperança em razão de suceder o craque Jemerson. O raio não caiu por duas vezes no mesmo lugar. (Isso costuma acontecer na Vila Belmiro… A gente precisa saber o motivo e aprender. Mas as divisões de base do Galo são assunto para uma outra prosa)! Gabriel não reúne qualidades suficientes para ser um bom zagueiro. Os comentários do Tite alimentaram ainda mais a nossa ilusão. Tomara que o convoque num arroubo de burrice e o jovem jogador seja vendido a preço de ouro. Tudo, menos ele na zaga do Galo! Portanto, precisamos de zagueiros, sim! Zagueiros com adequada estatura, senso de posicionamento, velocidade, capacidade de retomar a bola e de fazer interceptações. Você bem disse que temos volantes de “montão”. Você bem sabe que quantidade é diferente de qualidade. Temos bons segundos volantes (Elias e Gustavo Blanco), mas não temos bons primeiros volantes (Adilson, Roger Bernardo e Arouca já não tem o mesmo vigor e, a exceção de Arouca, também não tem qualidade para assumir a posição). Daí para frente, penso que podemos ir com o que temos. Otero está se saindo bem e continuo acreditando que em um time organizado, a qualidade e o brilho de Cazares, Roger Guedes, Érick, Marquinhos, Marco Túlio, Andrade, Bruninho, Ricardo Oliveira, aparecerão! Grande abraço e espero não tê-lo chateado!

      1. Caro Cláudio Castro, nem penso em me chatear com seus comentários sempre cheios de lucidez. É honra para mim trocar ideias com você e outros amiblogs, pois, sempre aprendo e cresço com isso. Quando eu digo que o Galo precisa de ordem, Cláudio, não quero dizer que é só isso. Aliás, Às vezes até digo que é só. Mas, não é. Essa ordem é elemento essencial para a apreciação do que dispomos. É a partir dessa organização é que todos os jogadores terão condições dignas de mostrar que tem talento ou não. Não é justo, por exemplo, execrarmos o Gustavo Blanco se ele nunca teve oportunidade efetiva de mostrar o seu futebol. Os poucos minutos que ele já entrou em campo fazendo parte de um bloco carnavalesco nunca serão suficientes para avalia-lo adequadamente. O mesmo pode ser dito para quase todos os atuais jogadores do Galo. Temos jogadores de nível muito baixo, sim. Mas, qual time não tem? Você citou alguns jogadores do Corinthians. Quem dava valor a eles antes de entrarem no ritmo e ordem proposta pelo Carille? Quem era Arana? No Galo tem jogadores no nível deles, desde que tenham oportunidade efetiva de mostrar isso. Oportunidade efetiva não é jogar o cara em campo durante alguns minutos quando o time estiver perdendo e querer que ele salve a pátria. Pois é. Da base falaremos depois. Hoje eu já estou falando demais mas, como é sábado e o blog não tem muito movimento, acho que dá para tolerar. Leia a minha resposta a alguns amiblogs logo antes do seu comentário. É o que eu penso da diversidade de ideias. Se eu não disser o que penso e você não disser o que pensa, como poderão ser aproveitadas nossas boas ideias?

      2. Ahhhh tá né meu caro Cláudio Castro; depois que ganhou e fez a campanha é muito fácil falar que fulano é fulano e tal né!! Quando começou a temporada era apenas um time sem valor algum, como somos “corruptiveis” pelo resultado final não?

    7. É meu caro Paulo Silva!! Estou batendo nesta tecla desde o ano passado após a demissão precipitada e burra do Roger Machado; e os torcedores sempre, sempre naquela descabida insanidade de escolher o bode expiatório do time, do elenco, daquele jogo, daquele campeonato; únicas exceções fiz ao Yuri e ao Pablo, atletas que estão ali por jogadas entre cartolas e empresários, subitamente suspeitos. Quero dar um exemplo da bipolaridade da ignorância de avaliação de atletas; o tal Danilo LE; o cara sozinho passou o trator sobre o nosso time numa final de campeonato quando os galácticos do GALO, Ruimbinho e Pratto Vazio, pipocaram na final; depois fez um ótimo início em 2017 pelo GALO, foi pra Ponte Preta e brilhou; então; este atleta é um lixo como dizem ou faz parte da insanidade do torcedor; segue o jogo,….

      1. Saudações Otávio. Tenho lido seus comentários e gosto deles. Eu também não gostei da dispensa do Roger Machado, para mim um injustiçado e como eu dizia era uma vítima da solidão do comando. Entregaram o elenco para ele viraram as costas e ele que se virasse. Foi embora e nada mudou, ou melhor só piorou. Por isso eu digo. Quem é capaz de mostrar serviço em meio a tanta desorganização? Num time treinado e organizado como nós estamos prestes a ver, não tenho dúvidas de que o Danilo mostrará muito mais do que já exigiram dele. Se o cara sempre foi escalado fora da posição, como render adequadamente? Nós torcedores do Galo, em nossa bipolaridade já queimamos muitos jogadores. Insanidade nossa, eu acredito.

      2. Boa tarde Otávio e amigos do Galo. Respeito sua opinião e ao mesmo tempo discordo, o Roger Machado foi o grande erro da gestão Nepomuceno. R.M. tem como maior trunfo como “treinador”, o Rural. Chegou ao Galo, ñ sei porque. vindo do Grêmio , de onde foi demitido deixando o Clube totalmente em confronto torcida x elenco. Isto é a verdade!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *