Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

O melhor de Minas em primeiro lugar

Depois de oito rodadas, somando seis vitórias e dois empates, o Galo confirmou a condição de líder geral da competição. Vai às semifinais, onde enfrenta o Athetic, com a vantagem de dois empates ou uma vitória e um derrota com o mesmo saldo de gols. Na outra semifinal, entre os dois outros de Belo Horizonte, a mesma vantagem é do América.  O time verde e preto jogou e fez o resultado, escolhendo o próximo adversário. Se empatasse ou perdesse, teria pela frente o mesmo complicado time do Tombense. Correu em busca da vitória. Interessante, o segundo melhor colocado – Athetic – vem do mesmo grupo forte do Galo e teve mais pontos que o primeiro colocado da chave C.

Disputando o troféu Inconfidência, que assegura ao campeão a quinta e última vaga mineira na Copa do Brasil de 2024, estão Pouso Alegre, Vila Nova (ambos do mesmo grupo do Galo) e ainda Tombense e Democrata de Valadares. O Ipatinga, que chegou a ameaçar, depois de iniciar a competição em atraso por questão judicial, acabou ficando na condição de fim de festa. Não aspira nada e nem corre riscos. Pois o regulamento prevê um triangular entre os três piores para definir os dois rebaixados. Caldense, Patrocinense e Democrata de Sete Lagoas, coincidentemente todos da chave B, que classificou o América.

Fiz essas considerações, pois – em momento oportuno – ainda quero sugerir um bom debate sobre esse campeonato estadual. Temos, no caso mineiro, talvez o pior e mais confuso regulamento. Tanto que na última semana surgiu aquele imbróglio sobre a ordem de classificação para as semifinais. O Galo, melhor geral, pega o Athetic, melhor segundo colocado, que – como disse – teve mais pontos que o líder da chave C. O time de São João del Rey fez 15 pontos contra apenas 12 do classificado naquela outra chave.

Além disso, anomalias como já disse aqui durante a semana, como no caso de o Ipatinga receber Galo e coelho no seu estádio e o Democrata de Sete Lagoas, que ontem atuou em Cariacica como visitante, também saiu para jogar com o Galo. Vale dizer, um time do interior recebeu dois da capital e não veio a BH nenhuma vez. O outro, ao contrário, não recebeu nenhum e saiu duas vezes. Some-se a isso, essa bandalheira de jogos do mineiro disputado em outros estados, foram dois jogos, um no Distrito Federal e esse no Espírito Santo. Com certeza, uma zona!

Dito e postado esse desabafo, vamos ao jogo. Gostei do que vi. Embora, como de costume, o Galo inicie fogoso e – ainda no primeiro tempo – cedendo terreno, o que deixa o Atleticano inseguro. No início de cada etapa, corremos risco de tomar gol, sendo que na segunda vencíamos por apenas um gol de vantagem. Fora isso, frente a um adversário bem organizado, mas com uma enorme diferença técnica, o time foi construindo o resultado.

O primeiro gol, depois de quatro minutos, acabou confirmado pelo VAR. Coincidente e concomitantemente, no confronto do Espírito Santo, o gol do lanterna Democrata Jacaré – em menos tempo – também teve de ser confirmado pelo mesmo VAR. Eita bandeirinhas! Hyoran, que ainda continua devendo, marcou o primeiro. Sasha, depois que Pavón desistiu de insistir em chutar direto ao gol, servido pelo argentino ampliou. E Vargas, aquele da penalidade de quarta e que perdeu gol feito no início do jogo de ontem, acabou se redimindo e fechou o placar e a garantia do primeiro lugar geral.

Ao que vimos, posso sonhar que o comprometimento na Colômbia – sendo o mesmo – deverá nos levar a um bom resultado na partida de ida pela Libertadores quarta-feira. O mesmo espírito e vontade de buscar o resultado é o que quer e espera todo Atleticano para a temporada de 2023. Pra fechar, como a opção foi pelos reservas, Pavón pode ter começado a se redimir. Depende apenas dele. Ah! Hulk entrou em campo, entendi como uma homenagem ao Torcedor de Valadares, já no primeiro lance por pouco deixa o seu gol. Por outro lado, Nathan Pescador, que sempre defendi aqui e até insinuei ser ele melhor opção que Hyoran, vem atirando fora as poucas oportunidades que lhe são oferecidas. Entrou ontem e foi um fiasco.

Por fim, com todos os jogos no mesmo horário, fiquei focado no Galo, mas de olho na rodada. Essa situação de transmissão simultânea, considerando ainda que os dois adversários eram os Democratas, causou muita confusão. O comentarista de arbitragem, confessamente acompanhando do estúdio os dois jogos, entrava numa transmissão pra falar da outra. Com isso, pérolas como Democrata Jacaré na partida de Valadares e Democrata Pantera no jogo de Cariacica foram hilárias para o ouvinte. Sobre esse ex-árbitro, não posso morrer sem uma explicação dele – que decidiu três brasileiros – sobre o de 1999 quando tirou a conquista do Galo.

Em tempo: O maior adversário do Galo na atualidade, depois de rivalizar com o Vila, América e azulinos, é a parcela de Atleticanos que torcem por diretoria e não pelo time.

Inacreditável, capitaneados por antigos dirigentes, contaminam essa nova geração.

Uma coisa é criticar, mas o que estou percebendo é que são torcedores de facção política interna. Muito triste! Mais que isso, na verdade, um tiro no saco!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

27 thoughts to “O melhor de Minas em primeiro lugar”

  1. Na minha opinião agora tem que focar todas as forças na libertadores ir com time titular para Colômbia e reserva na primeira contra o Atletic
    Time titular tá se formando com Everson, Saraiva, Lemos, Jemerson, Dodô, Alan Edenilson, Zaracho, Patric, Paulinho e Hulk
    Time reserva
    Mateus Mendes, Mariano, Nathan Silva, Rever, Rubens, Otávio, Igor Gomes, Pavon, Pedrinho, Vargas e Sasha.

  2. Prezados Amigalos
    Na quarta vamos jogar a pouco mais de 2.300 metros de altitude. Não é exagerado mas pode dar um cansaço em jogadores como Edenilson, Mariano , Maurício Lemos, Rever , Pedrinho e Patrick. O técnico tem que ficar atento ao desgaste no segundo tempo e tratar de fazer o resultado ainda no primeiro. No mais continuo acreditando na evolução da equipe e acho que da pra trazer 3 pontos .
    Vamos pra dentro deles meu Galão querido.
    Um abraço a todos

  3. Boa tarde.
    Assistindo ao jogo de ontem, me lembrei do jogo contra o Carabobo.
    No intervalo no Mineirão, 4 sujeitos levando um balde de terra a tira colo, tentando tapar os buracos no gramado. Provavelmente eles devem ter entrado no borderô do jogo como ‘despesas’, sendo que a manutenção do gramado deveria ficar por conta da minas arena.
    Abraços.

  4. Bom dia! Não é pelo gol de ontem que vou mudar minha opinião sobre o Yororivel. Em síntese sobre todo nossos meias. Inclusive o Natan, que tinha expectativa de ser um nome confiável, foi decepcionante. Assim sendo, minha avaliação é, que sem um autêntico camisa 10, não vamos chegar a título algum. No meu entender o Zaracho é um bom coadjuvante. Quanto ao Athetic devemos ficar com “as barbas de molho.”

  5. BOM DIA EDUARDO E MASSA ATLETICANA……….
    VOLTO A ESSE ASSUNTO DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA O FUTURO DO NOSSO GALO….
    MUITOS ATLETICANOS ESTÃO SE DEIXANDO LEVAR E ACREDITANDO QUE ESSA
    “”SAF”” , SERÁ A SALVAÇÃO DO GALO………… NÃO SERÁ.
    QUANDO OS 4 R ASSUMIRAM A ADMINISTRAÇÃO DO ATLÉTICO , SEGUNDO ELES MESMOS , SE VENDESSEM O SHOPPING , O ATLÉTICO PAGARIA TODAS AS SUAS DÍVIDAS , E AINDA CONSTRUIRIA O ESTÁDIO
    , PASSANDO A SER UM CLUBE SUPERAVITÁRIO.
    E COM ESSE ARGUMENTO CONVECERAM A TORCIDA E O CONSELHO A APROVAREM A VENDA DO SHOPPING……….
    MAS , A REALIDADE FOI OUTRA , VENDERAM METADE DO SHOPPING , MAS NÃO PAGARAM NENHUMA DÍVIDA , E TOMARAM EMPRESTADO NOS BANCOS MAIS 500 MILHÕES PARA FAZER O ESTÁDIO………
    AGORA ACABAM DE VENDER O RESTANTE DO SHOPPING , MAS SEGUNDO A IMPRENSA , ESSE DINHEIRO SERÁ PARA PAGAR SALÁRIOS ATRASADOS E OUTRAS PENDÊNCIAS………
    NESSA ADMINISTRAÇÃO DOS 4 R A DÍVIDA TRIPLICOU E A SITUAÇÃO FINANCEIRA SE AGRAVOU MAIS AINDA……..
    “”AGORA PROMETEM QUE A “”SAF”” SERÁ A SALVAÇÃO DO GALO , MAIS UMA GRANDE MENTIRA , POIS ESSA SAF , SE VIER , SERÁ DEFINITIVAMENTE O FIM DO NOSSO GLORIOSO CLUBE ATLÉTICO MINEIRO…………..
    VEJAM O EXEMPLO DE CRUZEIRO , BOTAFOGO , BAHIA E VASCO , ESTÃO INDO DE MAL A PIOR , OS TAIS DONOS DA SAF , NÃO INVESTIRAM UM ÚNICO CENTAVO NO FUTEBOL , PRORROGARAM AS DÍVIDAS E ESSES TIMES NESSE ANO LUTARÃO PARA NÃO SEREM REBAIXADOS……….
    FINALIZANDO , TIME BRASILEIRO QUE VIRAR SAF , NESSES MOLDES ATUAIS , TERÁ DECRETADO O FIM DO BOM FUTEBOL………
    SERÃO SIMPLESMENTE , TIMES DO MEIO DA TABELA PARA BAIXO ……..
    “”SAF”” É UM GRANDE ENGÔDO.

  6. Bom dia!
    Ontem tive que visitar uma querida tia, internada num hospital de Juiz de Fora e não pude ver o jogo. Só acompanhando o resultado pelo celular. Confesso que fiquei agradavelmente surpreso com o resultado. Ao chegar em casa assisti aos melhores momentos da partida e gostei do que vi.
    Podem falar o que quiser mas Hyoran sabe cobrar escanteio muito melhor que o nada saudoso Nacho preguiça Fernandes.

    1. É totalmente injusta sua opinião e marcação de desprezo pelo jogador Nacho. Parece que ele nada contribui para o ter ganho três campeonatos em 2021. Ocupar todos os espaços do campo, de forma incansável e sem esquecer do combate e dos lances que serviam ao time, é fazer um julgamento para denegrir a imagem daquele extraordinário jogador. Teve Covid em grau que debilitou sua condição física. Também teve problemas de adaptação e desrespeito com sua individualidade. Deveria ter sido utilizado de forma mais inteligente pelo treinador, poupando-o de parte ou até jogos inteiros. Fomos ingratos com ele e a diretoria não cumpriu com os pagamentos com o River Plate. Desejo que ele continue sendo o craque que é, com seu profissionalismo, caráter e decência, que demonstrou ter de sobra.

      1. MARCOS LC,
        Você tem todo o direito de gostar e de defender o referido jogador, assim como eu tenho o direito de não gostar nenhum pouco do futebol praticado por ele, enquanto jogador do Galo, afinal, ele nunca soube sequer cobrar um escanteio, faltas e até mesmo pênalti. E o Galo marchou firme pra conquista do bi campeonato brasileiro, depois que Cuca enxergou que deveria barrá lo e deixar Zaracho de titular. Se a sua memória não te ajuda, confere o que acabei de dizer, talvez dando um Google. Blz? Comenta lá no seu espaço que eu prometo não me meter lá pra discordar.
        Na minha opinião, a saída de Nacho preguiça Fernandes foi um grande reforço pra os cofres do Galo e principalmente para o time.

        1. A questão não é de direito, pois temos também de ter responsabilidade e senso de equilíbrio com nossas opiniões. Divergências fazem partes e a critica construtiva deve prevalecer. Também não somos dono da verdade. Zaracho e Nacho nunca disputaram a mesma posição. Quanto sos escanteios, parece que é seu único argumento, alguém o escalava para bater. Vamos deixar o cara em paz e que ele siga sua vida como os valores que tem. Se não podemos ajudar e ser grato, que não sejamos injustos. Por falar em salário: os demais jogadores devem estar ganhando muito pouco. Não preciso consultar Google para constatar o que vi. Sds.,

  7. Ontem resolvi guardar minha corneta e assistir ao jogo como se estivesse na arquibancada e gostei do que vi.
    Pavón apesar de longe do q joga,provou q no futebol é impossível jogar sem um ponta. Seu segundo tempo fala por si. Com sequência de jogos poderá ser bastante útil.✓
    Trinta e poucos minutos do 2º tempo apareceu a tal pressão q o Coudet fala. Teve hr q tinham 3/4 jogadores pressionando jogador adversário buscando desarme. ✓
    Acerto de bolas longas pegando o adversário sem cobertura tbm apareceu. Parece q o entendimento da estratégia do treinador dá seus primeiros sinais de q pode haver encaixe do time com o decorrer das partidas ✓
    Na expectativa de ver como este time vai se portar frente a um adversário q sai p o jogo e ñ fica o tempo todo recuado. 4ª feira será um bom teste.✓
    Apesar de ainda haver sofrência na criação de chances de gol por conta dos meias ainda se esconderem do jogo,nota 6 ao GALO nesta partida.✓
    Longe do ideal,foi “bão” mas nem tanto…
    Looding…
    Saudações Atleticanas

  8. O Galo, com o time alternativo e com três atacantes “(Pavon, Sasha e Vargas) ou (Ademir, Hulk e Vargas)”, enfim fez boa partida numa condição de jogo muito ruim: gramado péssimo e horário calorento (34′ em Valadares).

    Era jogo para começar às 18h, mas a FMF não consegue nem isso. Uma bagunça, digo, incompetência. Com mais de cem anos organizando o futebol mineiro, a FMF não sabe até hoje que Governador Valadares bate fácil os 34′ graus de temperatura em jogo às 16h. Até a FIFA, na Copa do Mundo no Qatar, considerou a temperatura local como justificativa plausível para ajustar o calendário e horário dos jogos…

    Sobre o jogo, algo de muita importância aconteceu na partida: o Coudet enfim escalou três atacantes…

    Os três atacantes são importantes por dois aspectos: tanto dificultam a saída de bola a partir do goleiro pela marcação tripla do tipo alta que força o chutão e tira o espaço do adversário para o jogo, quanto oferecem mais amplitude e profundidade à equipe, facilitando a posse ofensiva da bola no campo do adversário. E foi o que aconteceu. Um time mais ofensivo pelos três atacantes que deixou a equipe, mesmo alternativa, mais leve, mais rápida, melhor distribuída e mais organizada…

    Com a partida de ontem o Galo completou a carga de 10 jogos com Coudet (8 pelo Mineiro e 2 pela Pré-libertadores). Nesses 10 jogos Coudet tentou implantar sua filosofia de jogo e rodou todas as peças e colocou todos para jogar e fez suas experiências.

    Que o Coudet tenha percebido ontem que o Atlético, pelo elenco que possui, atua melhor com três atacantes do que no seu esquema tático preferido. Até que isso, o 4-1-3-2 de Coudet, funciona bem com vários times, inclusive na Europa. Não tem funcionado bem no Atlético justamente pela falta de peças para tanto.

    Em suma, com os 10 jogos e pelo período de experiência até aqui, pode-se aplaudir Coudet pelo esforço e dedicação de tentar fazer o melhor.

    Mas a luta continua….

    1. CARO AMIGALO ERNEST , A FMF NÃO MARCA HORÁRIO DE JOGOS , SIMPLESMENTE ELA ACATA O QUE A GLOBOLIXO DETERMINA.
      ESSA SIM , EMISSORA DO MAL , A GLOBOLIXO HÁ MUITO TEMPO PERSEGUE E SEMPRE PREJUDICA O NOSSO GALO , É ELA QUEM MARCA OS HORÁRIOS DOS JOGOS NOS ESTADUAIS , BRASILEIRÃO E COPA DO BRASIL…………
      FELIZMENTE NA LIBERTADORES NOS LIVRAMOS DESSES AGENTES DO MAL.

  9. E o VAR (Vamos Ajudar a Raposa) no jogo do Coelhinho Pompom? Hilário. Eu sou capaz de apostar a ponta da minha unha do dedo mindinho da mão esquerda que o Coelhinho Pompom vai ser roubado na semifinal do campeonato da roça. Alguém duvida? Abraços e um bom domingo a todos!

      1. Discordo, respeitosamente. A essência do esporte é a competitividade, e o Coelho fez o que se esperava: competiu e venceu. Assim como o Galo, que fez ótimo jogo, mas, se perdesse, acabaria por classificar o próprio Democrata GV, em face do empate em Cariacica. Enfim, não deu para eliminar um rival que gostaríamos, mas no esporte não pode haver espaço para “entregas e conchavos”, como o seu post sugere. O espírito sempre deverá ser de empenho e desportividade, e que o mais bem preparado vença, respeitado o “sobrenaturalde Almeida”. Sou Galo até depois da morte, e que ele vença, sempre. Sempre com lealdade ao desporto!

        1. Não há problema nenhum em discordar, Antônio Chaves. Para mim o importante é fazer o outro pensar. E, no meu pensar, não há nada de antiético ou anti-desportivo na minha narrativa. Esse tipo de modo de disputa permite aos times mais inteligentes escolher o adversário. E por mais que esteja morto o CSA-MG, ao Coelhinho Pompom seria preferível enfrentar a Tombense. No meu entender a inteligência de escolher o melhor caminho também diferencia o campeão. EXEMPLO: Alemanha, na Copa 1974, perdeu para a Alemanha Oriental para fugir de Brasil e Holanda. Você lembra quem ganhou a Copa 1974? Certamente! Tão certo quanto não se lembra da derrota da Alemanha para a xará comunista. Os germânicos foram antiéticos? Não! Foram inteligentes! Abraços e obrigado pela leitura!

  10. Bom dia massa e Guru

    Dever de casa cumprido e vamos em frente.
    Ontem, mesmo jogando co os reservas o time não sofreu sustos e não sei se pela fragilidade do adversário, o time até mostrou algum futebol.
    Se o Guru se decepcionou com o pescador, entendo que é porque esqueceu do água de salsicha do Sacha.
    Que jogadorzinho ridículo! Apesar do gol, não teve mais nenhuma participação na equipe e para piorar teve a seu lado o insosso Vargas.
    Enfim agora é arrumar as malas e ir para Bogotá em busca da classificação na fase de grupos da liberta.
    Para finalizar, muito bacana a recepção do time em GV, porém no fim do jogo o caus. A gente que defende a continuidade do rual, justamente por causa do pessoal do interior, começa a repensar este apoio, já que é nítido que os estádio não têm estrutura para receber o Galão da massa.
    Por enquanto estão deixando a desejar!

  11. Rema , HYORAN , rema , porque sua vida no Atlético não está fácil .

    Fez o gol , meteu uma bola na trave cobrando a falta por baixo da barreira , colocou um escanteio com açúcar e com afeto pro VARGAS , três ou quatro toques de primeira para deixar um companheiro em condição de evoluir na jogada ( diferente do pseudo craque que só joga pro lado ou pra trás ) , enfim , foi correto em campo .

    Mas , a rejeição a você é crônica , comparável a que sofreu o Gerson tempos atrás .

    Então , tem procurado time para se transferir ?

    1. Prezado BARATA,

      No início da década de 90 passou pelo CAM um lateral direito que a torcida pegou no pé e pôs para correr do Atlético. Seu nome era Paulo Roberto…

      Pois bem, esse Paulo Roberto saiu do Atlético e foi jogar noutros cantos, tal a pressão da torcida em cima do cara…

      Mas o mundo dá voltas. Não é que o Paulo Roberto se transformou no grande Paulo Bayer. Estimo que o cara deve ter consultado alguma cigana que o sugeriu decerto a mudança do nome profissional…

      Talvez o Hyoran devesse fazer o mesmo, mudando o nome de guerra. Como se chama Hyoran Kaue Dalmoro, talvez mudasse para “Kauê” ou “Dalmoro”. Eu prefiro “Dalmoro”…

      Kkkkk….

      No Atlético, penso que o Hyoran ainda vai penar com a Massa que costuma ser implacável com alguns.

      Sobre Hyoran, gosto do futebol dele e vejo que ele tem bola para estar no Galo. É um jogador muito técnico, com bom passe e boa batida na bola…

      Mas vai explicar isso à Massa…

      1. ERNEST ,

        é uma carga difícil demais de carregar essa marcação ferrenha que um jogador (qualquer jogador) sofre .

        Ele , jogador visado , sabe que vai ser criticado , faça o que fizer em campo .

        Ontem ele foi de longe o mais lúcido jogador em campo , já o fora contra o Patrocinense , se não me engano .

        Repare : um passe mal dado por ele tem um peso avassalador sobre a sequência de sua atuação .
        Nota-se , claramente , que o nervosismo o consome .

        Outros podem errar à vontade que têm sempre alguém que o justifique .

        É uma covardia o que fazem com esse jogador .

        Por outro lado seguem enaltecendo o limitadíssimo ALLAN .
        Assim é o futebol !

    2. Prezado J. E. Barata,

      Estou muito feliz por Hyoran, Vargas e Sasha calarem a boca do modinhas vaiadores.

      A propósito, Hyoran jogou muito, simples assim.

  12. bom dia Eduardo e massa. ótima Vitória e bom treino para os reservas. daqui a pouco aparece as viúvas do péssimo Hyoran,pavon.igor Gomes a elogiar estes fraco jogador de várzea. aliás se igor Gomes e pavon.Hyorran for jogador de futebol eu sou astronauta. kkk.São fracos e peladeiros de várzea. agora é descansar porque na quarta-feira temos uma pedreira pela frente na libertadores. vai galooo.

  13. Tudo dentro do esperado nas Minas Gerais. Galo líder, classificado com folgas. Vai jogar a fase decisiva com a tal vantagem dos resultados iguais e é o franco favorito, certamente será o Campeão estadual. Não vejo outro time em condições de nos enfrentar. Isso não é soberba, é constatação.

    Na Libertadores, iremos enfrentar pedreira, porque jogar na Colômbia nunca foi fácil, independente de qual equipe for. Passando, iremos para a fase de grupos e aí sim vamos ter uma noção de onde o time do Eduardo Coudet pode chegar. Tenho boas expectativas. Os jogadores estão se entendendo melhor em campo, o entrosamento e condição física estão em franca evolução.

    Alguns torcedores, infelizmente, estão sempre reclamando, nunca satisfeitos. Particularmente, tenho curtido muito essa fase de ouro do Atlético. Somos respeitados e temidos no país afora. Temos elenco de primeira qualidade, ídolos em campo, como Hulk, que arrasta multidões. Entramos hoje pra disputar qualquer torneio na parte de cima. Quem não valoriza isso é muito rabugento.

    Saudações!

    1. Discordo, respeitosamente. A essência do esporte é a competitividade, e o Coelho fez o que se esperava: competiu e venceu. Assim como o Galo, que fez ótimo jogo, mas, se perdesse, acabaria por classificar o próprio Democrata GV, em face do empate em Cariacica. Enfim, não deu para ser eliminado um rival que gostaríamos, mas no esporte não pode haver espaço para “entregas e conchavos”, como o seu post sugere. O espírito sempre deverá ser de empenho e desportividade, e que o mais bem preparado vença, respeitado o “sobrenaturalde Almeida”. Sou Galo até depois da morte, e que ele vença, sempre. Sempre com lealdade ao desporto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *