Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

O jogo que não terminou

Paulo Peixoto

Com a volta de Cuca ao comando do Galo, tenho a sensação de que a partida contra o Palmeiras pela Libertadores, amanhã, será o prosseguimento daquele 1 a 1 que tirou o CAM da final da competição sul-americana, em pleno Mineirão.

Essa sensação ocorre porque os dois elencos são praticamente os mesmos, salvo poucas saídas e chegadas de atletas. Os treinadores e suas comissões também são os mesmos e, portanto, detêm todas as informações que precisam do adversário.

O que mudou de lá até aqui foi que Cuca saiu do Galo e retornou apenas na semana passada, perdendo todo o ritmo e a própria evolução do trabalho realizado no ano passado. Nesse aspecto, é evidente que o Palmeiras leva alguma vantagem em relação ao Galo.

Mas devemos fazer essa avaliação separando o Brasileirão da Libertadores. Se no rali de regularidade que é o campeonato nacional o Palmeiras é destacadamente superior ao Atlético até aqui, na Libertadores a disputa no sistema de mata-mata coloca Galo e Palmeiras em condições de igualdade. Não vejo favoritos em condições normais.

Contudo, a situação tende a deixar de ser normal para o nosso lado quando temos a real possibilidade de não podermos contar com atletas importantes por questões médicas e suspensão, casos de Arana e Allan, respectivamente. São desfalques muito importantes. E resta ainda saber se Zaracho estará na sua melhor forma.

Mas é aí que entra a virtude de um treinador estrategista que tem demonstrado nos últimos anos uma excelente condição de armar taticamente os times que dirige. Foi assim com o Santos, em 2020, que tinha um elenco bastante voluntarioso, mas muito jovem e inferior ao do Galo em 2021, por exemplo. Cuca já deu mostras do que é capaz.

É claro que nenhum trabalho repete outro trabalho nas mesmas situações. E, seguindo esse raciocínio, Cuca terá que se desdobrar para passar pelo Palmeiras tendo tido muito pouco tempo para recolocar esse time do Galo-2022 nos trilhos novamente.

Penso que as duas últimas derrotas no Brasileirão podem ter muitas lições para serem tiradas e aproveitadas nos dois jogos contra o Palmeiras nos 17 jogos que ainda restam no campeonato nacional.

Uma das lições que eu vejo envolve o bom meio-campista Nacho Fernández. Por que contra o Corinthians o Galo foi muito bem no primeiro tempo e mal no segundo tempo? Por que contra o Internacional foi o inverso?

Contra o time paulistano, Nacho foi muito bem. Contra o time gaúcho, não foi bem. É importante observar que contra o Corinthians o argentino jogou como um terceiro atacante, desobrigado da marcação afeita aos meio-campistas.

Contra o Internacional, Nacho jogou como terceiro jogador do meio de campo do Galo, tendo a sacrificante tarefa de impedir os avanços do adversário. É claro que o Galo foi mal, porque Nacho não é um bom marcador nessa função.

Como Hulk, Ademir e Keno também não marcam, apenas cercam e tentam incomodar, o Galo ficou demasiadamente capenga no setor defensivo. E bastaram três ataques do adversário para saírem os três gols. Que fase!

Nacho jogando mais livre é um grande jogador. Tanto é assim que o experiente Marcelo Gallardo, técnico do River Plate, o escalava quase sempre como 1 dos 3 atacantes do time argentino, que foi nos últimos anos o rei da América. Nacho era titularíssimo.

Então, isso, para mim, ficou muito claro nos dois últimos jogos do Galo. Se puxarmos pela memória, nas escalações do Turco Mohamed com Nacho no meio-campo e outros três atacantes na frente, o Galo também se mostrou frágil defensivamente e enfrentou dificuldades nas partidas que disputou.

A questão é que com Nacho jogando como terceiro atacante o time teria que abrir mão de um velocista e muitas vezes faria um jogo mais centralizado. São muitas as variáveis, mas que exige tempo de treino e muito trabalho.

Não sei o que Cuca pensa sobre esse raciocínio. Mas na reta final de 2021, com a volta de Keno após suas contusões, Nacho acabou perdendo a titularidade.

Com Nacho ou sem ele no time titular, ainda acho que, por mais que o Palmeiras esteja mais bem organizado neste momento, o Galo é capaz de equilibrar essa disputa. Basta que os jogadores tenham a cabeça fria, paciência e muita determinação.

Só por curiosidade: no fatídico jogo do 1 a 1 em 28 de setembro do ano passado, Cuca escalou o Galo com Éverson; Mariano, Nathan Silva, Alonso e Arana; Allan, Jair, Zaracho e Nacho; Vargas e Hulk. Nacho foi o terceiro atacante naquele jogo em que o Galo jogou muito bem: fez 1 a 0, deixou de fazer o segundo com Vargas, mas viu o pecado capital de Nathan Silva que nos custou a eliminação.

Emoção e estratégia não faltarão nesses dois confrontos.

Outra emoção foi a perda ontem do grande atleticano, jornalista e amigo Márcio Renato. Por 27 anos nos acostumamos a lê-lo nas páginas do extinto Diário da Tarde, periódico dos Diários Associados, sempre falando sobre o nosso Galo, atento aos desmandos e oportunismos no CAM e demonstrando sua atleticanidade sem deixar o rigor profissional que o jornalismo exige.

Grande Márcio Renato, descanse em paz! As homenagens hoje são para você, que deixa o pay-per-view para ocupar o camarote celestial em boas companhias.

Ao Sérgio e à Renata, seus filhos e jornalistas como o pai, deixo o meu abraço e os meus sentimentos.

Fiquem em paz! Vai, Galo!

25 thoughts to “O jogo que não terminou”

  1. boa tarde Eduardo e massa e Paulo Peixoto. a lambança que o manso fez contra o inter foi demais. por acaso o manso estava acompanhado o galo? pela equipe que ele pos jogar contra o inter acredito que não. entrar com nacho preguiça e morto.ademir fumacinha que não joga nada. Allan butineiro. jair morto. alonso entregador e Nathan silva peladeiro ai foi demais. se entrar com estes amontoadas de peladeiros vamos ser engolidos pelos porcos amanhã. abre olho manso.aff.alias vejo passar pano neste péssimo nacho preguiça não tem como devolver a equipe argentina como este jogador engana muitos iludidos. aff.então manso e jogadores ok sobrou para nos foi a libertadores é foco total se formos eliminado pelo porcos será o fim de 2022.acorda porraa.vai galooo.

  2. Acredito que o CUCA e sua comissão técnica sabem muito bem como joga esse poderoso e favorito Palmeiras, bicampeão da América e líder isolado do BRASILEIRÃO, com 10 pontos a frente do GALO. NÃO TEM DISCUSSÃO, O PALMEIRAS É O FAVORITO, mas não está decidido, cabe a CUCA e seus jogadores surpreender e classificar o GALO, lembrando que são 2 jogos. CUCA tem que apresentar um FATO NOVO, algo que surpreenda o ABEL, já que ambos se conhecem, se estudam. O Palmeiras hoje é o time MAIS COPEIRO DA AMÉRICA. A comissão técnica é catimbeira, aquela reclamação com arbitragem durante o jogo faz parte, uma hora é o ABEL, outra hora o auxiliar, depois o outro, aí vem um jogador do banco, o terceiro goleiro reclama, tudo orquestrado. Dentro de campo, os campeões da catimba são o goleiro WEVERTON (cai cai), zagueiro GOMES (covarde e simulador), RONY e WESLEY (principais simuladores de faltas). Mas esse time joga bola, muda de estratégia durante o jogo, gosta da bola aérea, do contra-ataque, tem preparo físico e lideranças em campo. Como ABEL, possivelmente, escala o time contra o GALO: WEVERTON, ROCHA, GOMES, MURILO e PIQUEREZ. (esses 4 dificilmente vão passar do meio de campo). DANILO e ZÉ RAFAEL. (esses 2 jogam mais fixos mas atacam também). VEIGA, SCARPA, DUDU e RONY ou WESLEY. ( aqui está uma das armas do Palmeiras, DUDU e SCARPA estão jogando muito, SCARPA, além de meia, durante o jogo se transforma num lateral direito e ROCHA vira terceiro zagueiro, DUDU, RONY e VEIGA voltam pouco, aí está o contra-ataque mortal). E o GALO, como CUCA vai se armar para barrar esse poderio verde? Acho que deveria vir com: EVERSON, MARIANO, NATHAN, ALONSO e DODÔ. (4 defensores para dificilmente passar do meio de campo, segurar mesmo). OTÁVIO, NACHO, ZARACHO e PEDRINHO. (4 meias para combater e jogar com intensidade e coragem). KENO e HULK. (KENO não precisa voltar tanto, já que o ROCHA é terceiro zagueiro, e HULK tem que jogar dentro da área, pisar na área, quero ver zagueiro fazer falta nele, uma hora o VAR pega, o juiz apita). Enfim, é jogo de paciência, de estudo, de estratégia, se sair pra cima, é tudo que o ABEL quer, tá planejadinho esperando isso. Acho que RABELLO está abaixo de ALONSO, NATHAN e JEMERSON. Penso que RUBENS, como MEIA é apenas esforçado, até agora só vi transpiração. Como LATERAL, não sabe fazer a função, não é especialista.

  3. BOA TARDE A TODOS.
    O PROBLEMA DO BURACO NO MEIO CAMPO DO GALO , NÃO É CAUSADO POR NACHO , MAS POR JAIR QUE É UM JOGADOR MUITO LENTO E DE POUCA PEGADA.
    CONFIO NO CUCA E TENHO CERTEZA QUE O TÉCNICO VAI ESCOLHER A MELHOR ESCALAÇÃO PARA DERROTARMOS O PALMEIRAS AMANHÃ.

  4. Prezados Amigalos
    Realmente existe alguma coisa muito errada com o Zaracho. Um jogador jovem que se machuca em treino? Recuperação física: de que? Quase não jogou este ano e precisa se recuperar fisicamente, não dá para engolir. Acho que a diretoria precisa esclarecer a imensa torcida do Galo. Gente como eu que acha que sem o Zaracho não temos time competitivo. Matam o Jair e o Allan e ainda por cima prejudica o jogo da ponta direita e do próprio Hulk pois ficam sem o vai e vem do Zaracho. Não temos um reserva para o Zaracho, poderíamos treinar o Otávio para a função, sei lá.
    Mas vamos para dentro do Palmeiras do mesmo jeito.
    Um abraço a todos

  5. Bom dia Massa, PP e Guru

    Paulo, sou admirador assíduo de suas postagens, que sempre trazem boas análises e otimismo, porém desta vez vou discordar.
    Negar que Nacho é um bom jogador, não vou, mas não acho que ele mereça a titularidade no time.
    Se a presença dele em todas as partes do campo para uns é digna de elogios, para outros trata-se de um jogador que não sabe o que fazer, uma verdadeira barata tonta.
    Na realidade quando Nacho veio, esperávamos que ele fosse aquele camisa 10 que tanto a massa pedia, mas infelizmente não é.
    Portanto cabe ao jogador entender a sua função dentro de campo e só fazer o que realmente está ao seu alcance, porque do jeito que tá, ele está queimando seu filme.

  6. Se teve algo de positivo nas derrotas para Corinthians e Inter, digo então que por terem sido pelo Brasileirão, passa batido pois esse torneio já era pra nós, agora, amanhã com mando do nosso CAM e a MASSA em peso pra apoiar, os jogadores precisam dar uma resposta dentro de campo pois uma derrota e já era a Libertas também!!!

    Cuca não vai fazer mágica pra remontar os cacos deixados pelo tal Turco, toma um tempinho pra acertar um time que era muito mal treinado mas todo e qualquer Atleticano têm um fio de esperança que já pra esse jogo de amanhã, algo melhore e que venha uma vitória, mínima que seja, amém!!!

  7. E os jogadores ?
    Keno fez aquele gol e a turma, empolgada, disse que ele “resgatou” o futebol do ano passado .
    Deve ser a tal MEMÓRIA TÁTICA .

    E o NACHO ?
    A diretoria trabalha pra trazer as informações do RIVER que contêm as LEMBRANÇAS do futebol que ele jogava por lá .

    RABELLO e NATHAN disputam preferência NEGATIVA , RÉVER é melhor que eles ( tem muita MEMÓRIA arquivada ) , ALONSO é o XERIFE da Cidade do Galo , é o nosso JOHN WAYNE ,

    ALLAN é o quê mesmo ?
    Não sei .

    Assim é o Atlético hoje :
    um time medíocre , que não jogou bola esse ano !

    Só tem um ingrediente que pode mudar alguma coisa :

    VERGONHA NA CARA , que está em falta em LOURDES !

  8. Bom dia!
    Confesso que li até onde você disse que Allan é desfalque importante. Eu não sei em que planeta você vive e ou que futebol anda assistindo.
    Não confio num homem sem palavras como esse Cuca, nem acho ele estrategista coisa nenhuma. O Palmeiras é o favorito pra ganhar do Galo no Mineirão. A não ser, que esse bando de jogadores sem vergonha, crie vergonha na cara e volte a jogar a bola.

  9. E o MANSO disse que agora “viu os erros do Atlético” e vai consertar tudo .

    Será que ele não tem televisão em casa e não tinha visto o time jogar este ano ?

    Ah ! , ele veio para ficar até outubro, apesar de receber até dezembro .

    Dizem por aí que ele vai arrumar o estrago do Toninho Gente Boa , sem compromisso de ganhar nada , depois vai para a seleção .

    O que é que ele veio fazer aqui então?
    Passear , tapar buraco ?

    Chamassem o técnico do Pitangui que faria o mesmo .

  10. Não sei o que o Atlético foi fazer em Porto Alegre .

    Ficasse aqui para “descansar” os jogadores ( eles estão exaustos ) , não gastava dinheiro , e perdia por W.O. , pelos mesmos 3 a 0 .

    É muita falta de planejamento dessa diretoria !

  11. Com esse futebolzinho de várzea, Libertadores só a de 2023. Essa temporada terminou mais cedo para o GALO. Que belo legado nos deixou “ele turco tonto”, com a complacência dessas competentes diretoria e comissão técnica. Esse timeco não é nem a sombra do de 2021.

  12. Bom dia! Seu comentário está correto. O acerto é tático e Hulk não tem se mostrado um líder equilibrado. Suas constantes reclamações desviam o foco dos demais jogadores. Lamento as saídas de Savarino, Dylan e Marrone. Jogadores que proporcionavam velocidade, alternativas no ataque. Foram vendidos por valores abaixo do mercado. Fazem muita falta. A prova está na falta de efetivo rendimento do ataque.Por serem jovens, recompunham o meio e a defesa. Foi um equívoco suas saídas. Hoje, com o que temos, precisa o time estar compactado no meio e no apoio a defesa. Estamos tomando uma quantidade de gols que não aconteciam no ano passado. Passar a abraçadeira de capitão para o Alonso, pedir ao Hulk que se contenha em seus impulsos de reclamações. Tá manjado e com isso ele perde o respeito e a empatia com todos que por ele torcem, mesmo não sendo atleticanos. Que o time se concentre e tenha intensidade (palavra tão falada por todos treinadores). Sds.,

  13. Geralmente diagnósticos errados levam a soluções equivocadas. Que o diga o ‘planejamento’ da diretoria do Galo para 2022. A insistência em esperar que viesse a funcionar um trabalho que dava todas as demonstrações que não iria vingar pode ter sepultado o ano de 2022 para o Galo com sérias implicações na parte financeira do Clube. Quem pagará o estrago? Acho que agora fica claro como más escolhas feitas por dirigentes personalistas levam um clube da grandeza do Atlético a ter uma dívida monstruosa como agora. As decisões para defender o indefensável foram individuais e baseadas no orgulho, na soberba e na arrogância. Mas a colheita dos estragos será de todo aquele que ama o clube. Novamente pergunto, quem pagará o estrago feito?

    Vejo entre as ‘viúvas’ do Turco um certo ‘alívio’ pelo time perder dois jogos seguidos depois da sua saída. São mesmo sem noção! Outros, para passar pano de um péssimo comandante do elenco, preferem jogar a responsabilidade nas costas dos jogadores. Ora, é praticamente o mesmo elenco campeoníssimo do ano passado. Por que em 2021 quiseram ganhar e agora, em 2022, não querem mais? Isso não faz sentido nenhum! Principalmente considerando que há um prejuízo financeiro enorme para os próprios jogadores, sem contar para os seus currículos, o fato de não ganhar nada o ano inteiro.

    Mas ainda que, por hipótese, pudesse admitir o tal do ‘corpo mole’ dos jogadores, é também para isso que existe um treinador, um comandante do elenco. Para não deixar o ritmo cair. Veja se há ‘corpo mole’ no também campeoníssimo Palmeiras! Eles são bi-campeões da Libertadores e principal favorito ao tri. É que lá tem comandante de verdade. E diretoria exigente com o desempenho. Aqui, os passa-pano e os chapas-brancas preferem acreditar que ‘não dá para ganhar todo ano’. Pensamento de fracassado!

    Mas o que aconteceu com o Galo é que tivemos um incompetente na direção do elenco que destruiu paulatinamente todo o entrosamento e automatização de jogadas que havia antes. Isso não é algo que se recupere em dois treinos. É impressionante ver como passadores de pano para o péssimo treinador anterior queiram agora cobrar resultados imediatos do treinador atual. O Cuca já diagnosticou que os jogadores estão ‘correndo errado’. Claro! Se ninguém determina o jeito de jogar, é cada um por si e a desorganização para todos. Isso foi ‘construído’ ao longo de meses, sob as barbas da diretoria e de ‘profissionais’ regiamente pagos para fazer a gestão do futebol. Inacreditável!

    Os jogadores são os mesmos que nos deram títulos no passado. São apenas eles que podem nos dar conquistas nesse momento. Eles sabem como fazer, pois já fizeram no passado. Precisam apenas de um bom ‘regente’ para a orquestra, pois ela está profundamente desafinada, exceto para os chapa-brancas e passadores de pano que fizeram ouvidos moucos e usaram uma venda nos olhos. O resultado está aí. Jogar a responsabilidade para cima dos jogadores que estão correndo e lutando, sem sucesso, pois sem organização, é covardia e improdutivo. Não falta motivação e vontade de vencer. Falta organização e método. Agora é hora de apoiar os jogadores e apostar que o novo ‘regente’ vai afinar essa banda para tocar ‘por música’ como no ano passado.

    1. CUCA x ABEL FERREIRA, esse duelo vem se repetindo desde 2019/2020: final da LIBERTADORES Palmeiras x Santos, em jogo único, vitória do Palmeiras e título para o ABEL. Em 2021, semifinal da LIBERTADORES Palmeiras x GALO, em 2 jogos, 2 empates, classificação do Palmeiras e rumo ao título. O ABEL ganhou do CUCA 2 vezes seguidas em mata mata, o cara conhece, tem o time na mão, são os atuais campeões da América e são sim, os favoritos, estão em melhor momento. O GALO está em má fase, com vários jogadores mal, aí o coletivo não funciona. CUCA, um dos responsáveis pelos títulos de 2021, mas, também, um que ajudou a fazer a bagaceira que está em 2022, tem a chance de dar o troco no ABEL. TOMA CUCA, QUE O FILHO É TEU, SE VIRA!

  14. “Nacho jogando mais livre é um grande jogador. Tanto é assim que o experiente Marcelo Gallardo, técnico do River Plate, o escalava quase sempre como 1 dos 3 atacantes do time argentino, que foi nos últimos anos o rei da América. Nacho era titularíssimo”. ESSE TAL DE GALLARDO NÃO PASSA DE UM INCOMPETENTE. NÃO SABE DE NADA!!!

  15. Bom dia!!!! Por mais que respeite a opinião alheia, fica muito difícil dar continuidade à leitura do texto quando o autor afirma textualmente que naX00000 fez um bom jogo “tal”; meu Deus, quando este cara entrou em campo? Não passa de um engodo, um traste dentro de campo, não combate, não agride, não finaliza, não sabe bater na bola, não sabe e não tem condições de inverter uma bola, pasmem, não sabe bater um escanteio como deve fazê-lo um profissional; enfim; este atleta que custou aos cofres 80 milhões é a pior negociação da história do CAM, maior prejuízo já visto. Não vou assistir ao jogo se for escalado, entramos com 10 em campo,…..e Zaracho hein, ehhhhh Zaracho, tu és de vidro meu filho? Ou tá faltando competência aos profissionais do DM?

  16. Bom dia, Peixoto e Canto do Galo!!!

    Ótima resenha Peixoto!!! Concordo contigo que “o Galo se mostrou frágil defensivamente…”.

    Sobre o jogo contra o Inter, a despeito da derrota cruel por 3 a 0, até enxerguei alguma melhora no time, como no jogo ofensivo que foi outro. O Galo criou muito e faltou fazer. E o Inter deu três chutes que entraram. Futebol tem dessas coisas…

    Sobre o sistema defensivo, aí o time apresenta um problema crônico e recorrente, fruto da herança maldita do Turco, ainda. Os gols de contra-ataques e o Inter fez dois dos três gols assim.

    Isso decorre daquele buraco no meio-campo que decorre da falta de compactação do time que decorre da falta de empenho na marcação dos homens de frente. Ninguém volta para ajudar a marcar, a recompor e brigar pela bola quando esta é perdida para o adversário…

    Até no Real Madrid os caras de frente voltam para marcar e fazer a linha de proteção e contenção, a primeira linha, para blindar a defesa, mas no Galo isso não acontece. A defesa continua exposta e o Cuca deve corrigir isso, como assim o fez na temporada passada e acertou o time que padecia do mesmo problema herdado de Sampaoli. Nisso, os times do Sampaoli e do Turco se parecem: gostam de atacar, defendem mal e sofrem muito por gols nos contragolpes pelo buracão que fica no meio-campo.

    Cuca, no pós-jogo, disse ter visto os erros do time e prometeu corrigi-los. Acredito que vai dar certo, mas reconheço que pode faltar tempo para salvar a Liberta e o Brasileirão….

    Então, não vai ser fácil corrigir os defeitos do time pela falta de tempo para tanto…

    E precisamos admitir, a diretoria do Atlético errou muito: o Turco em momento algum deu mostras de ter acertado o time. Na derrota contra o Fluminense já era para ter sido trocado.

    Penso que o Turco seja o pior treinador do Atlético de todos os tempos: pegou uma Ferrari e transformou numa charrete. E conseguiu transformar o Galão no c@ball# p@4@gu@i@, aquele fantasma que de vez em quando costuma baixar no espírito do time que vira aquela inconha em campo…

    Ô LÔCO!!!

  17. É, cada um tem sua opinião. Eu não sei quantos jogos o Natcho fez pelo Galo, mas posso contar nos dedos os jogos em que ele teve ótima atuação. No Frigir dos ovos, acho que é um custo benefício duvidoso. Concordo mata mata não tem favorito. O Palmeiras vai jogar como o Inter jogou, só não me venham depois falar que fomos surpreendidos ou o time entrou desatento, chega né.

  18. Bom dia. A fisiologia tem de explicar essa situação de Zaracho, pqp. Tem algo errado que não aparece. Estão fazendo o que l ano galo?
    Espero realmente que cuca, encontre uma maneira de jogar e vencer este jogo. Depois equilibrar para o restante da temporada. Um passo de cada vez, mas com passos firmes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *